No último capítulo da novela “A Vida da Gente”, as protagonistas Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manuela (Marjorie Estiano) terminaram em harmonia. Ana ficou com Lúcio (Thiago Lacerda) e Manu com Rodrigo (Rafael Cardoso).
A novela deu média de 25 pontos no Ibope de São Paulo, com picos de 28. Em Porto Alegre, onde se passa a história, chegou aos 33. Cada ponto equivale, pela nova medição do instituto, a 60 mil domicílios da Grande São Paulo. Os dados são preliminares.
Rodrigo, ao perceber que sua paixão por Ana passou, escreveu uma carta para a ex-tenista. Ele explica que enquanto esperava o resultado da cirurgia lembrou-se de quando ela e Manuela eram crianças. Seguiu-se então um flashback da história dos dois na novela, enquanto Ana também escrevia a ele uma carta de despedida em que ambos concluem que na vida adulta seguiram outras afeições.
O melhor, no caso, é uma cena em que Eva vai ao hospital visitar Manuela e leva sopa de abóbora que ela gostava tanto quando era criança. No entanto, a mãe das protagonistas faz questão de frisar que ela tinham que agradecer a Ana, que foi quem pediu que ela fosse visitá-la. Quando Eva sai, as filhas e sua mãe Iná (Nicette Bruno) decidem tratá-la como um caso clínico e distanciá-la do convívio familiar. Manuela então analisa que a avó é quem sempre foi a mãe de ambas.
Marcos (Ângelo Antônio) continua o mesmo sonhador de sempre e acaba indo morar com a filha Sofia (Alice Wegmann) “provisoriamente, até eu decidir a minha vida”. E como a novela faz questão de frisar que a vida segue vários clichês e que as pessoas dificilmente mudam de comportamento, o personagem acaba conhecendo outra mulher no clube e joga a mesma conversa de pai que cuida dos filhos como uma mãe.
Alice (Stephany Brito) reconciliou-se com seu pai biológico Renato (Luiz Carlos Vasconcelos) e disse a ele que tinha uma imagem idealizada tanto dele quanto de seus pais adotivos.
Nanda (Maria Eduarda) confessa a Manuela que sente falta de Lui (Marat Descartes) e que adoraria muito dividir com ele o fato de ter crescido e hoje ser responsável por Francisco (Victor Navega Motta). O menino ouve e resolve convidar o vizinho pianista para fazer companhia para a madrasta.
Jonas (Paulo Betti) ficou com sua ex-secretária Ângela (Sylvia Massari). Da mesma forma que Marcos e Eva, no entanto, o comportamento do advogado não se modificou e ele continua trocando a mulher pelo trabalho.
O capítulo se encerra com um discurso de Iná em homenagem ao tempo, que foi tema de abertura da novela, e com cenas do futuro dos personagens. Lourenço (Leonardo Medeiros) está em frente ao computador pensando num título para seu novo livro e escolhe “A Vida da Gente”.
A última cena, conforme havia dito a autora no lançamento da novela, foi uma homenagem a "Por Amor", de Manoel Carlos, com Ana, Manu, Rodrigo, Lúcio e Júlia andando de mãos dadas.