sábado, 26 de março de 2011

SESSÃO CHAMADAS: Amor e Revolução

Eliana visita set de gravação de Amor e Revolução

Imagem

Eliana visita o set de Amor & Revolução, novela que estreia dia 4 e merecerá o engajamento de todos os programas do SBT. Cercada por Cláudio Lins, José Guera, Glauce Graieb, Reinaldo Gonzaga e Nico Puig, a loira leva a cena ao seu programa, domingo.

SESSÃO ANÚNCIO: Rebelde

jorge Fernando está de volta à atuação

Jorge Fernando. Foto: TV Press

Depois de emplacarem na Globo dois casais alucinados - com Os Normais e Separação?! -, Fernanda Young e Alexandre Machado voltam para a sexta à noite com uma nova e insólita dupla. Macho Man conta a história de um ex-gay que vai precisar do apoio da amiga ex-gorda para conseguir se adaptar a uma vida heterossexual. "Já se fez história de homem que vira mulher e vice-versa, adulto que vira adolescente e vice-versa, rico que vira pobre e vice-versa - até de hétero que vira gay já se fez. Por que não se fazer a história de um ex-gay na TV?", justificou a autora. "Todos nós somos ex alguma coisa em certa altura da vida", completou Alexandre.

A produção marca a volta de Jorge Fernando - que acabou de dirigir o folhetim Ti-ti-ti - à atuação. Na produção ele interpreta Nelson, ou Zuzu, como é chamado no salão de beleza onde trabalha, que deixou de ser homossexual quando foi atingido pelo salto de uma travesti na pista de uma boate gay. "Estou preparado para me entregar na mãos do Alvarenga. Acredito que esse personagem será também uma reciclagem para mim como diretor", garantiu Jorge Fernando, se referindo ao diretor da produção, José Alvarenga Jr. Já o papel da ex-gorda ficou sob responsabilidade de Marisa Orth, que já havia trabalhado com os autores e o diretor em Os Aspones e em Os Normais - O Filme. "Todos vão se identificar porque é uma epidemia, tanto de obesidade, como de anorexia. Chega uma hora que minha personagem fala: sabe qual a minha sobremesa nos últimos dois anos? Pingar um pouco de adoçante no dedo e ficar chupando", brincou Marisa. "Acho que no final eles vão descobrir que foram feitos um para o outro", adiantou Alexandre.

Seguindo o exemplo das outras produções do casal em parceria com Alvarenga, o elenco da série é enxuto. Além do casal principal, estão escaladas Rita Elmor, Rodney Facchini, Natalia Klein e Luanna Gimenez, que interpretam funcionários e clientes do salão Fréderic's, onde se passa a maior parte da trama. "Como nos outros trabalhos, optamos por pessoas que não são tão conhecidas, mas são ótimos atores", explicou Alvarenga. Além do elenco fixo, o diretor já tem uma lista de participações especiais que, até o momento, também não inclui atores conhecidos do grande público. "Seguimos nessa linha pois acho que novos personagens sempre contribuem muito para o ritmo, a dinâmica. Enfim, sempre acrescenta", justificou Alvarenga. Além disso, o diretor também apostou em um visual da época das discotecas, nos anos 70. "Isso também fica claro na trilha sonora que escolhemos", destacou, sem dar maiores detalhes.

Com sete episódios já escritos e uma encomenda de 14 no total, Fernanda Young, Alexandre Machado e José Alvarenga Jr. não descartam a possibilidade de uma continuação do seriado. "Nosso foco é na qualidade. Se a encontramos, os desdobramentos acontecem", definiu o diretor. Apesar disso, ele acredita que a encomenda da Globo pode aumentar. "Quando se trata de Fernanda e Alexandre, o número de capítulos sempre aumenta", analisou.

Macho Man - estreia dia 8 de abril, na Globo.

Depois de romântico em 'Viver a Vida', ator é vilão em 'Rebelde'

Michel Gomes vive um vilão adolescente e revoltado em 'Rebelde'. Foto: TV Press

Acostumado a viver marginais nas telas do cinema, Michel Gomes mostrou um lado mais descontraído em sua estreia em novelas, quando interpretou o romântico Paulo de Viver a Vida. Agora, em Rebelde, ele é o revoltado João Alves, um vilão adolescente que apronta poucas e boas contra os "mocinhos" da trama. Para viver João, Michel diz que não precisou de uma grande preparação. Estudou antecipadamente os primeiros 20 capítulos da trama e pôde entender bem o personagem. "Estou amando fazer um vilão. Me divirto com as maldades dele", exagerou.

O personagem tem um grande problema de aceitação em relação à sua origem. Ele veio de uma família humilde, que enriqueceu graças ao esforço de seu irmão mais velho Lupi, de Rocco Pitanga. "Ele tem vergonha de um dia ter sido pobre e por isso esconde os familiares de todos. É bem coisa de moleque mesmo", entregou o ator. Além de tudo, João tem muitas brigas com o pai alcoólatra. E ainda é apaixonado por Pilar, filha do diretor da escola. Ele faz de tudo para estar sempre ao lado da amada. Desde entrar no grupinho que ela faz parte até compartilhar de suas armações.

Assim que soube do teste para o papel, Michel logo se interessou e conta que teve de correr atrás, como qualquer um. "Eram mais de 300 candidatos. Cheguei no estúdio muito nervoso, mas na hora relaxei. E deu tudo certo". Junto com a conquista do papel, veio a notícia e a surpresa de que contracenaria com uma atriz que admira. "Eu já queria mesmo fazer esse papel, mas quando soube que ia contracenar diretamente com a Zezé Motta, que representa minha mãe, me animei mais ainda. Ela é maravilhosa!", elogiou.

Nascido e criado na comunidade de Vila Vintém, em Padre Miguel, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Michel Gomes começou a carreira aos 10 anos, fazendo teatro na associação de moradores. Depois, entrou para o grupo de teatro Nós do Morro, que desenvolve diversas atividades culturais em comunidades carentes. Daí para entrar para a TV foi um pulo.

Mesmo depois de participar do episódio Palace 2, do programa Brava Gente, exibido pela Globo em 2000, só se decidiu pela carreira de verdade quando atuou em Cidade de Deus, em 2002, quando interpretou o personagem Bené quando criança. "Foi aí que vi que estava no caminho certo e decidi que queria isso para a minha vida", lembrou. Michel também esteve no filme Diabo a Quatro e na série e no longa Cidade dos Homens. Mas seu papel de maior destaque, sem dúvida, foi no filme Última Parada 174, onde interpretou Sandro, protagonista da história. Pelo menos até agora, já que Michel promete uma grande atuação na pele de seu vilão adolescente. "Estou agarrando essa oportunidade com todas as minhas forças. Vai ser muito bom para a minha carreira, afinal é meu primeiro papel de maior destaque na tevê", concluiu.

Rebelde - Record - Segunda a sexta, às 19h.

Insensato Coração: Wanda e Beto terão reviravolta


Os personagens de Natália do Vale (Wanda) e Petrônio Gontijo (Beto) em Insensato Coração sofrerão uma reviravolta. Segundo o jornal Diário de SP, Wanda vai refazer sua vida após passar momentos longe do marido Raul (Antonio Fagundes) e dos filhos.

Já o advogado Beto, que foi traído por Úrsula (Lavinia Vlasak), será o novo "pegador" do pedaço. Ele irá colecionar conquistas amorosas.

Cláudia Raia é Melhor Atriz em prêmio da Globo; veja lista


Gravada um dia antes de ir ao ar no Domingão do Faustão, a entrega do prêmio Melhores do Ano homenageou os trabalhos já consagrados de nomes como Ivete Sangalo, Murilo Benício e Irene Ravache e também premiou revelações como Mayana Neiva, Restart e Tiago Leifert.

Eleita melhor atriz pelo papel de Jaqueline em Ti-ti-ti, Cláudia Raia fez questão de homenagear sua colega Mariana Ximenes. "Quero dividir esse prêmio com a Mariana. Acho que ela fez um dos grandes trabalhos da televisão brasileira e tem um enorme talento", afirmou. Cláudia disse que passou um momento pessoal difícil, mas que o ambiente da novela ajudou a compensar. "A Ti-ti-ti para mim foi uma grande alegria. Foi em um momento bem complicado. Foram as mãos de Deus que me tiraram de um momento difícil e me deu só alegrias", afirmou.

O prêmio de melhor ator também foi para a novela Ti-ti-ti, com Murilo Benício colhendo os louros por sua atuação como Ariclenes.

Confira a lista completa dos vencedores:


Melhor Comediante
Leandro Hassum

Melhor Atriz ou Ator Mirim
Clara Tiezzi

Melhor Atriz Revelação
Mayana Neiva

Melhor Ator Revelação
Raphael Viana

Melhor Atriz Coadjuvante
Irene Ravache

Melhor Atriz
Cláudia Raia

Melhor Ator
Murilo Benício

VALE TUDO: Odete exige que Raquel deixe o país


No capítulo de “Vale Tudo ” que vai ao ar na terça-feira,dia 29, Odete (Beatriz Segall) segue Raquel (Regina Duarte) até o quarto e exige que ela deixe o país e se afaste de Ivan (Antonio Fagundes).

Inconformada com o pedido, Raquel se recusa e Odete promete destruí-la.

Odete convida um funcionário de Raquel para trabalhar com ela. Ao aceitar, informa a Valter (João Bourbonnais) que ele vai ajudá-la a destruir uma pessoa.

SESSÃO CHAMADAS: Vamp

Elenco vai ao lançamento de "Amor e Revolução"


Graziela Schmitt e Cláudio Lins.


Ivan de Almeida e Lui Mendes.

Fátima Freire e Mário Cardoso.

Thaís Pacholek e Carlos Artur Thiré

Antônio Petrin e Gustavo Haddad

Cláudio Cavalcante e Gabriela Alves

Fábio Villa Verde

Luciana Vendramini

Gustavo Haddad e Joana Lima Verde

Patricia de Sabrit e Marcus Coqueiro

O autor Tiago Santiago e a atriz Lúcia Veríssimo

Tiago Santiago apresenta a novela "Amor e Revolução" no Centro Maria Antônia, em São Paulo

Araguaia: Madá vê uma luz e ouve a voz de Apoena


Sozinha, Madalena (Laura Barreto) começa a brincar com um jogo das palavras e se diverte construindo frases. De repente, ela é interrompida por um vento, uma luz e uma voz que lhe chamam a atenção: "Você é o meu pai?", pergunta. A garota continua a conversa.

"Eu me chamo Madalena. E você? Apoena? Que nome mais bonito", diz para a voz, sorrindo.

A cena vai ao ar nesta terça-feira (29/3/2011)

Insensato Coração: Léo mata Andrade com três tiros


Léo (Gabriel Braga Nunes) tenta fugir de Florianópolis porque não consegue o dinheiro exigido por Andrade (Paulo Vespúcio). Só que, ao chegar na rodoviária, é surpreendido por Andrade, que surge armado. Léo é obrigado a entrar em um carro e dirigir até uma casa. No meio do caminho, Léo aproveita uma distração de Andrade e provoca um acidente.

Léo sai do veículo ileso, mas Andrade não tem muita sorte. Léo então pega a arma e dispara três tiros contra Andrade.

A cena vai ao ar no sábado (26/03).

ARAGUAIA: Amélia denuncia Max para o delegado


Depois do atentado com Vitor (Thiago Fragoso), em que o poderoso Max (Lima Duarte) quase tirou a vida do rapaz, Geraldo (Ângelo Antônio) vai até a estância para colher alguns depoimentos. Logo após ouvir a vítima, o delegado pede para conversar com Amélia (Júlia Lemmertz) que, decidida, responde: "Claro, delegado, faço questão".

A cena vai ao ar nesta segunda-feira (28/3/2011)

Queda-de-braço pelos protagonistas

Divulgação/TV Globo

Existe uma grande disputa por protagonistas na Globo. Algo quase sempre acompanhado por altas doses de estresse. Nessas horas é até comum uma produção provocar desfalques no elenco da outra, em função da urgência do momento.

Só como exemplo, “Insensato Coração” tirou Paola Oliveira de “Cordel Encantado”.

Já em se tratando de Alinne Moraes, sempre na lista de 9 entre 10 autores da emissora, o diretor Roberto Talma garantiu à equipe da macrossérie “O Astro”, que estreia no segundo semestre, que não existe o risco de perdê-la.

Segundo ele, a atriz viverá mesmo um dos principais papéis.

Tiago Santiago convenceu Silvio Santos a rever plano de gravações de "Amor e Revolução"


A mudança na estratégia de gravação de “Amor e Revolução”, que estreia dia 5 no SBT, só foi possível depois de uma conversa particular entre Tiago Santiago e Sílvio Santos, que por sua vez, aceitou os argumentos do autor.

Ao contrário de suas antecessoras, que entraram no ar praticamente prontas, "Amor e Revolução" vai estrear apenas com uma boa frente de capítulos finalizados.

Isso permitirá a realização de alterações no rumo da história e dos personagens, se houver a necessidade. Aliás, um modelo de muito tempo adotado por Globo e Record para suas produções.

O diretor Reynaldo Boury e o próprio Santiago ficarão atentos à repercussão da novela. O primeiro grupo de discussão, inclusive, deverá acontecer logo no primeiro mês de exibição.

O autor de “Amor e Revolução” tem contrato com o SBT até 2013, e, pelo combinado, precisa escrever mais duas novelas.

Ele revela já ter algumas ideias para esses futuros trabalhos, mas prefere não divulgar os detalhes agora.

SESSÃO CHAMADAS: Cordel Encantado

Matheus Nachtergaele volta à TV como um profeta na próxima novela das seis


Mantenha os ouvidos atentos às palavras de Matheus Nachtergaele. A partir do dia 11 de abril, quando estrear "Cordel encantado", a próxima novela das seis da Rede Globo, profecias hão de brotar de seus lábios. Por vezes, ele vai falar de fé:

- Tenho a sensação de que me comporto diante da beleza que são os rituais religiosos como um antropólogo capaz de ver inclusive a profissão de ator como um rito. Um rito com uma forte função social. Ser ator no Brasil é acreditar que você pode fazer o seu próprio povo se ver e se descobrir - diz o paulistano de 42 anos, escalado para o elenco do folhetim das 18h no papel de Miguézim, profeta fundador da fictícia cidade de Vila da Cruz.

Outras vezes, a porção profética de Nachtergaele vai falar de política:

- Miguézim vive na fissura provocada pelo dom de iluminar os outros: é capaz de se divertir com o que conhece, ao mesmo tempo em que sofre com a dor de saber. Já eu... eu me alegro com a sensação de que, politicamente, o Brasil está caminhando para uma boa direção. Mas sofro com a impressão de que muita coisa de base deixou de ser feita.

Já sobre a arte, Matheus Nachtergaele, dentro ou fora das novelas, sempre há de falar. Segundo seus colegas, ele sequer tem a escolha de não falar dela.

- Para Matheus, ser artista não é profissão. É doutrina - diz a atriz Dira Paes. - Tive a honra de atuar no primeiro trabalho dele como diretor, o filme "A festa da menina morta", e pude vê-lo exercendo todas as suas potencialidades artísticas, que não são poucas.

Pela barba grossa que Matheus vem ostentando, Miguézim já deu seus primeiros sinais de vida, transformando as feições do ator e cineasta. Há 14 anos na TV, ele emplacou pelo menos quatro personagens marcantes: o travesti Cintura Fina de "Hilda Furacão" (1998); o herói pícaro João Grilo em "O auto da Compadecida" (1999); o vidente Helinho de "Da cor do pecado" (2004); e o peão Carreirinha de "América" (2005).

- Atuar não é um ofício fácil. Com o tempo, você percebe que as pessoas, suas espectadoras, o conhecem mais do que você a elas. Você sai de casa para tomar um chope e nota que todo mundo te olha. Os personagens te deixam exposto, nu. Às vezes, você se pergunta: "Será que eu quero isso para mim?". Outras vezes, você adora. Fazendo novela, o que muda é o fato de que você nunca sabe a trajetória completa que seu personagem pode ter. Em "Cordel encantado", já me contaram que Miguézim guarda um mistério. Mas ninguém me contou qual - diz Matheus, cuja trajetória se mistura com a evolução do cinema brasileiro desde a Retomada.

"Rebelde" marca 7.8 pontos de média nesta sexta (25)

A novela "Rebelde" desta sexta-feira (25), registrou baixa audiência e se viu ameaçada pelo SBT no horário.

Segundo dados do Ibope, a trama marcou 7.8 pontos de média com picos de 9 e share de 13.9%, ficando na vice-liderança no horário, o SBT fechou em 3º lugar com 6.3, a Band em 4º com 4.1 e a Globo liderou com 22.0.

"Morde & Assopra" marca péssima audiência e bate novo recorde negativo

A novela "Morde & Assopra" estreou na última segunda (21) se consolidando nos 32 pontos de média, depois disso a trama assinada por Walcyr Carrasco só bateu recorde negativo e nesta sexta (25) não foi diferente.

Júlia se irrita com Abner e joga tinta no fazendeiro (Morde & Assopra/TV Globo)

Segundo a prévia, a novela marcou 23.1 de média com picos de 27 e 40.3% de share, a Record ficou na vice com 8.3, o SBT em 3º com 6.1 e a Band em 4º com 3.5.

"Ana Raio e Zé Trovão" atinge picos de 9.2 pontos e marca boa audiência

A novela "Ana Raio e Zé Trovão" está marcando bons índices na sua reta final.

Nesta sexta (25), a trama marcou 7.3 com picos de 9.2 e share de 12.0%, fechando em 3º lugar isolado no ranking das emissoras. No horário a Record foi vice com 10.7, a Band ficou em 4º com 3.0 e a Globo líderou com 25.8 segundo a prévia.

Confira a média de "Ribeirão do Tempo" pelo Brasil

"Ribeirão do Tempo", novela de Marcílio Moraes, será esticada mais uma vez, 3 de maio é a data provável para a exibição do seu último capítulo.

A trama, que está no ar desde 18 de maio de 2010, vem colecionando audiências modestas Brasil afora, com exceção de Belém e Rio de Janeiro, os índices estão ligeiramente abaixo do esperado pela alta cúpula da Record.

Confira os dados:

Belém - 19
Rio de Janeiro - 15
São Paulo - 11
Fortaleza - 11
Brasília - 10

PNT (Painel Nacional de Televisão ou Média Nacional) - 10

Lúcia Veríssimo faz Graziela Schmitt chorar, diz jornal

O tempo fechou nos bastidores de "Amor e Revolução" na quinta-feira. De acordo com informações da coluna "Zapping", do jornal Agora São Paulo, Lúcia Veríssimo deu um piti e xingou produtores da trama. Até um secador de cabelo foi jogado no chão. Tudo isso porque Graziela Schmitt, protagonista do folhetim, atrasou por mais de um hora as gravações de uma sequência.

Mas o atraso da moça teve um motivo, a loira estava gravando com o patrão para o "Programa Silvio Santos". Ainda segundo a coluna, quando finalmente chegou no estúdio, Graziela foi destratada por Lúcia e foi às lágrimas. O caso foi encaminhado à direção do folhetim.

Procurado pela coluna "Zapping", Reynaldo Boury, diretor da novela, disse desconhecer qualquer atrito. Já Lúcia Veríssimo não respondeu as ligações.

"Amor e Revolução" é escrita por Tiago Santiago com a colaboração de Renata Dias Gomes e Miguel Paiva, sua estreia está confirmada para o dia 5 às 22h15.

Mulher de Fases ganha especial na HBO



Assista hoje a um especial sobre MULHER DE FASES, série baseada no livro “Louca por Homem”, de Claudia Tajes.

Baseada no livro “Louca por Homem”, de Claudia Tajes, MULHER DE FASES é uma crônica moderna sobre os relacionamentos e sobre a busca de nós mesmos e de um amor. Em 13 episódios, com meia hora de duração cada, a série acompanha as aventuras de Graça, uma mulher de 30 anos, recém-divorciada, louca para ser amada e começar uma vida nova.

Nessa busca, Graça relaciona-se com vários tipos de homens e acaba adotando hábitos, gostos e comportamento de cada um deles. Ela descobre que encontrar um homem ideal não é uma tarefa fácil e que, ao contrário dos contos de fadas, na maioria dos casos é o príncipe que se transforma em sapo.

O especial será exibido hoje (26/03) às 20h20 na HBO com reprise no domingo às 15h10.

A série estréia dia 11/04 às 20h30 na HBO, HBO2 e HBO HD.

Acesse o site da série: http://www.hbo-br.tv/mulherdefases/

sexta-feira, 25 de março de 2011

SESSÃO CHAMADAS: Vamp

VALE TUDO: Odete descobre o caso de Ivan e Raquel


Odete (Beatriz Segall) passou dois meses fora, mas voltou com tudo e agora está focada em descobrir se Ivan (Antônio Fagundes) está traindo sua filha Heleninha (Renata Sorrah).

Como boa raposa que é, Odete encontrou um ponto fraco de Luciano (Jairo Lourenço), braço direito de Ivan e vai agir para que o rapaz a ajude a desvendar o mistério.

Afirmando que vai mexer seus pauzinhos para que Daniela (Paula Lavigne), namorada do auxiliar de seu genro na TCA, não consiga ser modelo na Tomorrow, Odete consegue o apoio de Luciano.

Mesmo traindo a confiança do amigo, diz à Odete que Ivan e Raquel (Regina Duarte) estão apaixonados. E para completar, inocentemente diz que tudo começou quando se reencontraram na assinatura do contrato de Catering.

Odete mata dois coelhos: agora tem certeza do caso dos dois e também tem que engolir a inconveniente situação de ser cliente da Paladar, empresa da rival de sua própria filha.

Mas isso não vai ficar assim e Raquel que se prepare para a tormenta que vai precisar enfrentar. Não perca as emoções de Vale Tudo. Essas cenas vão ao ar nesta sexta-feira.

SESSÃO ANÚNCIO: O Beijo do Vampiro

Daniel de Oliveira estrelará série sobre brasileiros no exterior


O ator Daniel de Oliveira será um dos protagonistas da minissérie "Brazucas".

A nova produção é da O2, de Fernando Meirelles, com a TV Globo.

A trama vai tratar da vida de brasileiros no exterior.

Dois Corações e um final

Divulgação/TV Globo

A propósito, em “Araguaia”, o autor Walther Negrão está escrevendo os dois últimos capítulos da novela e deve enviá-los à produção entre quinta e sexta-feira.

Tudo indica que serão gravados dois finais: um em que Solano (Murilo Rosa) termina com Estela (Cléo Pires) e outro em que ele fica com Manuela (Milena Toscano).

A ideia de deixar o protagonista sozinho perdeu força. E o verdadeiro desfecho só será escolhido e revelado no dia da apresentação. “Araguaia” chegará ao fim no dia 8 de abril.

Fernando Pavão poderá viver protagonista da novela "Navegantes" na Record

O ator Fernando Pavão (2011)

“Vidas em Jogo”, --novela que entrará no lugar de “Ribeirão do Tempo”, na Record--, ainda nem estreou, mas informações sobre sua substituta, “Navegantes”, escrita por Lauro César Muniz, já circulam nos interiores do Recnov.

O mais cotado para viver o protagonista é Fernando Pavão, recém-saído da minissérie “Sansão e Dalila”. Trata-se de um ator que agrada bastante a Muniz. Eles, vale lembrar, trabalharam juntos em “Poder Paralelo”, também da Record.

“Navegantes”, título provisório da trama, é uma história atual, com elementos de mistério e suspense, que tem seu início em 15 capítulos filmados em um transatlântico de luxo. Tudo começará com o desaparecimento de um passageiro importante.

O sumiço deste passageiro vai desencadear várias hipóteses. Caiu no mar? Foi acidente? Suicídio? Ou assassinato? As investigações irão unir vários personagens que não se conheciam e se estenderão depois para terra firme, no Rio de Janeiro.

Ainda é muito cedo para se chegar ao elenco ideal, no entanto, além do próprio Fernando Pavão, “Navegantes” deverá contar com Paloma Duarte, Mel Lisboa, Miriam Freeland e Bianca Rinaldi. Ignácio Coqueiro já está garantido na direção-geral. As primeiras gravações acontecerão no segundo semestre.

SESSÃO CHAMADAS: Amor e Revolução

Atraso nas gravações de "Morde & Assopra" leva ator a dormir no Projac


A nova novela das 19h da Globo, “Morde & Assopra”, chega hoje ao quinto capítulo com seu andamento prejudicado devido ao atraso nas gravações. Os atores e a equipe continuam se desdobrando.

O principal problema está relacionado à cidade cenográfica, que não ficou pronta no período previsto, por causa das chuvas no Rio de Janeiro, atrapalhando o cronograma.

Atraso também na viagem ao Japão e mudanças de alguns personagens e atores são outros fatores, que comprometeram a ordem dos trabalhos. Em função disso, os artistas estão sendo muito exigidos e não disfarçam o cansaço.

Adiantado mesmo, apenas o autor Walcyr Carrasco, que já entregou mais de 30 capítulos para a equipe de produção. A história estreou com 12 episódios editados e sonorizados, mas a intenção era entrar no ar com 20 prontos. Não deu.

Na tentativa de recuperar o tempo perdido, gravações invadem a madrugada, e há casos até de profissionais que acabaram dormindo no próprio Projac, como o novato Anderson di Rizzi.

A propósito: a cidade cenográfica de “Morde & Assopra” já tem recebido expediente, mas não se sabe ainda quanto tempo vai levar para o diretor Rogério Gomes colocar ordem na casa.

Além dos problemas informados, há também a questão do perfeccionismo do diretor Rogério Gomes, que faz questão de acompanhar cada detalhe da produção. Sempre atento a tudo.

Mesmo com correria atual, a qualidade do trabalho tem impressionado e arrancado elogios da direção da Globo e do autor Walcyr Carrasco.

Sob encomenda


Se tudo correr como ficou estabelecido na renovação do seu contrato, que vai até 2016, Manoel Carlos terá que escrever duas microsséries e uma nova novela na Globo.

O autor, às vésperas de morar durante algum tempo nos Estados Unidos, por enquanto não está pensando em trabalho.

Tema de abertura


A banda Calypso regravou o sucesso "Entre Tapas e Beijos", da dupla Leandro e Leonardo, especialmente para ser o tema de abertura do seriado “Tapas & Beijos”, que a Globo vai exibir nas noites de terça-feira.

Todo o trabalho está sendo produzido pela equipe de Hans Donner e mostrará bonequinhos decorativos de bolo de casamento em situações divertidas.

Insensato Coração: Natalie recebe a visita de Haidê e Douglas no hotel

No capítulo de Insensato Coração que a Rede Globo exibe nesta terça-feira, dia 29, às 21h10, logo após o Jornal Nacional, Douglas (Ricardo Tozzi) convence Haidê (Rosi Campos) a visitar Natalie (Deborah Secco) no hotel.

Haidê (Rosi Campos) e Douglas (Ricardo Tozzi) encontram Natalie (Deborah Secco) no hotel em que ela mora (Foto: TV Globo / João Miguel Junior)

A diarista fica intimidada com as guloseimas que a filha pediu, mas ainda mais preocupada com o futuro e felicidade de Natalie, Haidê resolve ir visitá-la. A mãe deixa claro que acha que Natalie está errando ao se envolver com Cortez (Herson Capri).

Elenco e equipe de Cordel Encantado gravam cenas no Rio São Francisco

O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e a rainha Cristina (Alinne Moraes) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e a
rainha Cristina (Alinne Moraes)
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Dos dias 15 a 20, a equipe de Cordel Encantado esteve nos municípios de Canindé do São Francisco, em Sergipe, e Olho d’Água do Casado, em Alagoas, gravando cenas da novela. O cânion do Rio São Francisco, que passa pelos dois estados, foi o lugar escolhido pela equipe de direção para ambientar a primeira fase da trama. Durante os quatro dias de filmagem, aproximadamente 70 profissionais do Rio de Janeiro, entre equipe de produção, de direção e elenco, trabalharam com outras 100 pessoas da região, incluindo os figurantes do núcleo do cangaço e da realeza.

O diretor Gustavo Fernandez gravou imagens do Complexo do Xingó, como é conhecida a região, logo nas primeiras visitas ao lugar. A grandiosidade do cânion impressionou o diretor e foi destacada nas cenas para demonstrar o deslumbramento da realeza com a natureza do Brasil. Gustavo fala sobre as gravações no local:

- Esse ambiente sertanejo com o rio e a vegetação bem característica da caatinga é perfeito para mostrar o forte contraste que há entre os dois universos da novela.

Carmo Dalla Vecchia, que interpreta o rei Augusto, fotografava tudo encantado com a beleza da região. O ator comenta sobre o cenário:

- Além de contar a história esteticamente, estar aqui facilita muito o nosso entrosamento com o personagem.

Cláudia Ohana posa como Benvinda em cena do bando de cangaceiros (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Cláudia Ohana posa como Benvinda em cena do bando de cangaceiros
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

A cena da partida da corte de Seráfia, após a morte da rainha Cristina (Alinne Moraes), foi realizada no leito do rio São Francisco com a ajuda de uma plataforma flutuante que serviu de porto. Para produzi-lo, baús de vime, chancelas (suporte para o brasão da família real), bandeiras, cadeiras e baldaquins (uma espécie de guarda-sol) foram transportados em um caminhão do Rio de Janeiro. Por avião, foram levados os objetos mais frágeis como chocalhos de prata, espadas da guarda real e taças de cristal. A equipe de figurino levou 20 malas e precisou sujar com barro as roupas de Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e Cristina para a cena em que os dois travam uma briga na mata. Além desta cena, a dupla também gravou o momento quando a carroça da rainha cai no penhasco, que contou com a equipe de efeitos especiais.


Herculano (Domingos Montagner) cavalga com sua mulher Benvinda (Cláudia Ohana) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Herculano (Domingos Montagner) cavalga com sua mulher Benvinda (Cláudia Ohana)
(Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Cláudia Ohana e Domingos Montagner também gravaram como seus personagens, Benvinda e Herculano. Mulas, cachorros e cavalos de sertanejos da região foram usados para as filmagens. Ao todo, participaram cerca de 20 figurantes caracterizados de cangaceiros que, no bando de Herculano, levavam lampiões, bíblias e trouxas de roupa. O tom seco e árido das cenas ficou por conta da vegetação com seus cactus enormes e o barro típico do sertão.

Úrsula (Debora Bloch) tenta amenizar o calor do sertão com a ajuda do mordomo e amante Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)
Úrsula (Debora Bloch) tenta amenizar o calor do sertão com a ajuda do mordomo e
amante Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)



O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) (Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)
O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia)
(Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)

Viajaram para o cânion do rio São Francisco os atores Carmo Dalla Vecchia (rei Augusto), Alinne Moraes (rainha Cristina), Debora Bloch (Úrsula), Luiz Fernando Guimarães (Nicolau), Emílio de Mello (General Baldini), Guilherme Fontes (Zenóbio), Claudia Ohana (Benvinda) e Domingos Montagner (Herculano). Cordel Encantado tem autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, direção-geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.

'Morde & assopra': Júlia e Abner dão seu primeiro beijo


"Morde & assopra" mal começou e o primeiro beijo de Júlia (Adriana Esteves) e Abner (Marcos Pasquim) já acontece. Tudo ocorre, é claro, depois de uma tremenda discussão entre eles. Júlia afirma para Abner que nada fará com que ela desista da escavação nas terras dele. Mesmo com toda a firmeza da paleontóloga, o fazendeiro não resiste e lhe dá um beijo, confessando que tem um forte sentimento por ela.

O romance dos dois, no entanto, não vai ser nada fácil. Júlia se aborrece com o beijo e os dois brigam ainda mais. A cena deve ir ao ar na próxima segunda-feira.

Andreia Horta muda o visual para fazer 'Cordel encantado'


Depois do sucesso como a médica Rosângela em "A cura", Andreia Horta vai estrear numa novela da Globo. Ela mudou o visual para viver Bartira, mulher de Farid (Mouhamed Harfouch) e mãe de Salim (Matheus Costa) em "Cordel encantado".

A escalação de Andreia para a trama das seis coloca um fim na possibilidade de uma continuação para a série de João Emanuel Carneiro este ano.

Carolina Dieckmann vai viver piriguete em 'Fina estampa'

Em "Fina estampa", Carolina Dieckmann pode se redimir com o público, que a rejeitou em "Passione". Aguinaldo Silva reservou para ela uma personagem no melhor estilo piriguete.

Com a saída de Juliana Paes, ele reescreveu o papel que ofereceu a Carol.

Produções da Record estão paradas por falta de um galã


A produção da minissérie "O rei Davi", da série "Chapa quente" e da novela "Navegantes", na Record, estão paradas por falta de galã.

Marcos Pitombo e Leonardo Vieira estão escalados para "Vidas em jogo", próxima novela da emissora.

Ângelo Paes Leme e Caio Junqueira estão em "Ribeirão do Tempo" e, com a debandada de vários atores para a Globo, a Record não tem ninguém disponível.

Léo vai trabalhar em hotel em Santa Teresa, em 'Insensato Coração'


Depois da tentativa mal sucedida de abocanhar a grana de Carmem (Nívea Maria), Leo (Gabriel Braga Nunes) terá que recomeçar a vida - e seus trambiques - por baixo. Como não consegue se encontrar com Marina (Paola Oliveira), que está em Milão, ele procura emprego num hotel em Santa Teresa e aceita a vaga de maleiro em troca de moradia.

O vilão de "Insensato coração", no entanto, arma uma cilada para o gerente ser acusado de roubar 300 euros de um hóspede e toma o lugar do cara. É o início de um novo golpe.

Adriana Esteves interpreta a paleontóloga Júlia na trama das 19h que estreia nesta segunda-feira


Desfiar o vocabulário técnico dos paleontólogos virou algo natural para Adriana Esteves, assim como apreciar uma bela escavação e falar de dinossauros a cada duas frases. Reflexo da extensa preparação para entrar em cena como a cientista Júlia de "Morde & assopra", que estreia amanhã na TV Globo, às 19h. A novela de Walcyr Carrasco, com direção-geral de Rogério Gomes, tem uma história criativa que flerta com uma ficção delirante, mas retratará o universo da paleontologia com fidelidade técnica. E, para que fique tudo irrepreensível, a atriz teve a assessoria de especialistas (um grupo do Museu Nacional acompanha, inclusive, as gravações), assistiu a filmes e visitou sítios arqueológicos no interior de São Paulo.

Os efeitos deste laboratório frenético que vem durando meses ficam potencializados com o apetite de Adriana - uma obsessiva confessa - em embarcar completamente no ambiente de sua personagem.

- Agora, acho que "sou" paleontóloga - anima-se, enquanto fala: - Aprendi tudo o que pude sobre o assunto. Já aconteceu de a gente estar gravando e eu dizer: "Esse jeito de escavar está errado!". Aí chamaram um especialista e estava errado mesmo. Quando a novela acabar, a paleontologia também acabará para mim. E chega um novo papel, com outros desafios... Esta é a delícia do trabalho do ator.

Adriana estava há tempos longe das novelas - a última que fez foi "A lua me disse", em 2005. Quando a produção já estava perto do fim, engravidou de Vicente (ela tem ainda Felipe, de 11 anos, de sua união com Marco Ricca, e Agnes, de 13, de um casamento anterior de Vladimir Brichta e que considera sua filha) e precisou se afastar do vídeo. Em 2007, voltou num papel totalmente diferente de tudo o que já tinha feito na TV: a cômica Celinha de "Toma lá dá cá". Em 2009, quando o humorístico estava prestes a sair do ar mas ainda continuava em produção, veio o convite de Dennis Carvalho para ser Dalva de Oliveira na microssérie de Maria Adelaide Amaral, "Dalva e Herivelto".

- Fiz as duas personagens ao mesmo tempo e foi uma loucura - lembra ela: - Fiquei muito emocionada com a Dalva. Na época, tudo o que dizia respeito a ela me deixava à flor da pele, nem conseguia conversar sobre o trabalho. Eu me entreguei, parei de fazer exercícios, engordei seis quilos, senti que envelheci fisicamente. Foi algo, sei lá, sobrenatural.

Em janeiro de 2010, a minissérie chegou ao fim e ela se recolheu. No mesmo ano, quando Rogério Gomes a convidou para "Morde & assopra", Adriana achou que era uma boa hora de voltar às novelas:

- Eu estava pronta e com saudades. Novela não é moleza, cansa muito, o ator precisa estar preparado. Por isto, fiz apenas dez folhetins em 22 anos de profissão.

Esta disponibilidade para um trabalho, diz, inclui uma entrega física também. No caso de "Dalva e Herivelto", significou engordar e "envelhecer". Agora, Adriana está abaixo do seu peso, malhando muito, entre musculação e corrida.

- Cuido bastante da alimentação e exercício me faz bem - explica, enquanto belisca um pão de queijo no café do Parque Lage, no Jardim Botânico, onde a entrevista aconteceu: - A Júlia, por ser paleontóloga, precisa parecer lépida em cena e mostrar desenvoltura ao saltar nas escavações.

Se Júlia salta, Adriana "dá cambalhotas". É assim que a atriz se refere a este trânsito entre o humor rasgado e o drama.

- Estes papéis tão diversos me levaram a lugares que eu nem sonhava conhecer - comemora: - É como dar cambalhotas.

Os "lugares" a que ela se refere não são concretos, mas o fato é que o trabalho também a transportou, objetivamente, para longe mesmo. Por causa de "Morde & assopra", a atriz conheceu, e adorou, o Japão. No primeiro capítulo, sua personagem encontrará o crânio de um réptil marinho no Monte Fuji: para concluir uma tese, Júlia precisa fazer um achado científico importante. As cenas foram gravadas in loco, em dezembro do ano passado.

- Foi uma viagem sensacional, e Vladimir ainda me acompanhou - vibra: - Vimos as cerejeiras em flor, é algo incrível de que nunca vou me esquecer.

O café acaba, e a atriz, que apareceu para a entrevista com um vestido "estilo paleontóloga", ajuda a ajeitar o cenário no momento da foto. Ela faz a linha despachada. "Sou prática", resume. Este espírito ajuda na hora de administrar o trabalho de horários incertos e a família grande.

- Tenho um esquemaço familiar - conta: - Meus pais moram perto e meu pai é pediatra, olha que sorte. Além disso, as pessoas que trabalham na nossa casa estão com a gente há anos. E somos uma família muito unida, me considero uma mãe apaixonada, do tipo que fica dizendo que os filhos são gênios. E entre as crianças a harmonia é total. Não tem essa de meio-irmão. Todo mundo é irmão inteiro.

Antes de se casar com Vladimir, eles ficaram noivos por um ano (estão juntos há sete). E ela engravidou na lua de mel:

- Gosto de tudo certinho.

O equilíbrio e a serenidade que Adriana transmite não chega a ser novidade. Mas é uma conquista em que ela foi auxiliada pela psicanálise que não larga "de jeito nenhum". Foi o que a ajudou a retomar o prumo durante a novela "Renascer", em 1993. Bombardeada por críticas, ela sofreu. Só voltou a trabalhar dois anos depois, na minissérie "Decadência". A atriz se diz em paz com o episódio.

- Eu tinha 23 anos, estava fazendo um trabalho lindo, dirigida pelo Luiz Fernando Carvalho, mas virei tema de piadas quase diárias de um jornal - relembra, sem fugir do assunto: - Eu sou uma pessoa séria, aquilo me chateou muito. Foi muito difícil, fiquei descrente da minha capacidade. Olhando para trás, penso: como pode uma pessoa se sentir tão desiludida aos 23 anos, com a carreira começando? Eu me recuperei. Hoje teria distanciamento e sabedoria suficientes para dar uma resposta.

A "moça séria" revela ainda que não consegue ter nada inacabado na vida.

- Eu me formei em inglês e cursei Comunicação até o fim - conta: - Além disso, fiz balé clássico muitos anos, ensaiava horas e horas todos os dias. Não é obstinação com a perfeição, é uma espécie de paixão também por fazer tudo direito.

Este caminho pelo lado "direitinho" da vida trouxe, ela garante, muitas recompensas:

- Claro que faço reflexões sobre envelhecer ( ela tem 41 anos que não aparenta), às vezes penso como vai ser o futuro, e tenho um medo de chuva e trovoada além do aceitável. Mas sou deslumbrada com a minha vida. Tenho filhos que são um sonho, um marido que é uma loucura, e acho meu trabalho o melhor do mundo. Nunca imaginei que a vida fosse me proporcionar tantas alegrias. E aqui estou eu.