sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Diretor de 'O Astro' diz que Globo está investindo em novelas mais adultas

Cena do assassinato de Salomão Hayalla, inspirada em Assassinato em Gosford Park
Cena do assassinato de Salomão Hayalla, inspirada em "Assassinato em Gosford Park"

Dinâmica, curta, com diálogos inteligentes, muitas referências cinematográficas, cenas de sexo, ótimas interpretações e uma atmosfera meio kitsch meio retrô. Esta é a novela do futuro. Ou do presente. “O Astro”, remake de Janete Clair no ar na faixa das 23h da Globo foi feita para dialogar com um público diferente do da novela das 21h. É o que diz o diretor de “O Astro”, Mauro Mendonça Filho. Leia abaixo a íntegra da entrevista:

UOL -  Por que você acha que a Globo resolveu investir em novelas no horário das 23h? Teve influência da alta audiência que as reprises do canal “Viva” têm obtido ou é também para concorrer com outras produções de outras emissoras que vão ao ar no mesmo horário?

Mauro Mendonça Filho - Existe uma demanda por uma dramaturgia mais adulta, na qual os autores possam desenvolver temas mais delicados com certa tranquilidade. Uma novela das 21hs tem classificação de 12 anos. A das 23hs, 16 anos. Aliado a isso, percebeu-se que tem muita gente chegando tarde em casa, a fim de ver novelas e séries. A Globo vem sentindo que precisa dialogar com esse público. Outro dia, o Tiago Leifert, do esporte, falou que ‘não somos mais o País do Futebol, mas o País das Novelas’. Acho que ele está certo.”
UOL -  Então a Globo descobriu um novo segmento de público de novelas, mais jovem, mais sofisticado e com menos paciência para certos clichês da teledramaturgia tradicional?
Mauro Mendonça Filho - Acho que esse público é ávido pela renovação do gênero e celebra as mudanças que dão certo. O sucesso de "Cordel Encantado" é um bom exemplo. Mas os clichês nunca deixarão de existir. Clichê só existe porque funciona, senão não seria clichê.

UOL -  “O Astro” terá 64 capítulos. Você acredita que o futuro das novelas é serem mais curtas?

Mauro Mendonça Filho - A novela longa nunca deixará de fazer parte do cotidiano do brasileiro. Ela é como um companheiro, alguém íntimo. Você vai para a casa, sabendo que vai encontrá-lo. Acho, porém, que esse formato de 60 capítulos também chegou para ficar, pois é uma novela mais ágil, mais dinâmica, sem barriga. Você fica com vontade de não perder nem um capítulo sequer.


Alex Carvalho/TV Globo
Regina Duarte se inspira em cena clássica de Bette Davis no filme "A Malvada" para "O Astro"

UOL -  Na cena da festa que antecede o assassinato de Salomão Hayalla, há uma clara referência a “Assassinato em Gosford Park” de Robert Altman, inclusive na maneira com que a câmera desliza por entre os convidados. Clô Hayalla diz, em determinado momento, “apertem os cintos que a noite será turbulenta”, frase de Bette Davis em “A Malvada”. O assassinato de Salomão também lembra cena de “Watchmen”. Que outros filmes você usa ou utilizará como inspiração na novela?

Mauro Mendonça Filho - Num sentido geral, me inspirei em Pedro Almodóvar, pela renovação do melodrama; em Hollywood dos anos 50, pelo glamour das festas; nas novelas das 22h dos anos 70, pela adequação ao novo horário das 23h; na série “Mad Men”, pelo comportamento sexual no trabalho; em “Hamlet”, pela tragédia após o crime de Salomão; em Quentin Tarantino, que é o rei do retrô; em David Cooperfield, que faz magia com o uso de mídias modernas e em Brian de Palma, que faz suspense, inspirado em filmes do passado. Pincei referências ora aqui, ora ali de filmes como “Ladrões de Bicicleta”, “Lenny”, “Watchmen”, “Caçadores de Emoção”, “Assassinato em Gosford Park”, “Estômago”, “Um Beijo Roubado”. Mas a grande referência é a própria Janete Clair, a lembrança de novelas como “Irmãos Coragem”, “Pecado Capital” e “Pai Herói”.

UOL – Quando você foi criticado no Twitter por suas referências, disse que essa patrulha da originalidade é muito chata. Por quê?
Mauro Mendonça Filho - Quando falo da “patrulha da originalidade” não quero dizer que sou contra a criação original. Falo desse movimento que vem da internet, essa coisa de não deixar passar nada de ninguém, de tudo ser comentado, dissecado e por vezes execrado. Também não sou contra a liberdade da internet, mas sempre onde há excessos, aparece a polícia, o clima de denúncia, de patrulha, que quando não atinge, soa até ingênua. A verdade é que todo o audiovisual trabalha com referências, seja filme, TV, comercial, clipe etc. É uma eterna cadeia. A própria cena do “Watchmen”, na qual me inspirei, vem de uma cadeia. Vou provar:  sou fã absoluto do Alan Moore, não do filme, mas li a HQ umas quatro vezes. Veja o caso do personagem Comedian, o mesmo que é jogado pela janela. Ele foi inspirado em outro personagem de um quadrinho dos anos 1950, chamado Peacemaker. A associação Comedian/Joker (o Coringa do Batman), é fácil de ser feita. Esse Peacemaker foi provavelmente inspirado em algum Flash Gordon ou similar dos anos 30, que se inspirou em Meliés, que se inspirava na literatura infantil do século 19. Que nome dão para a cena da escadaria em “Os Intocáveis”, de Brian de Palma, totalmente igual à cena do “Encouraçado Potemkim” ou a “Dublê de Corpo”, do mesmo Brian de Palma, inspirado em “Janela Indiscreta”? Que nome dão para “Kill Bill”, que é totalmente igual ao original do Bruce Lee? No fundo, soa até engraçado, uma cena de morte de uma novela no Brasil causar essa pequena polêmica, pois ainda estamos a anos-luz dos efeitos especiais das produções do cinema Sci-fi americano. No fim das contas, nada disso tem a menor importância.

UOL - Há muitas cenas de festa em “O Astro” e muitas em outras novelas. Por que as cenas de festa funcionam tão bem?

Mauro Mendonça Filho - Os autores adoram uma festa, onde todos estão reunidos e coisas constrangedoras podem acontecer. Mas a verdade é que dá um trabalho danado gravá-las, pois os atores são muito brincalhões, ficam muito tempo sem fazer nada, a figuração fala alto, toda hora temos que pedir silêncio, ordem. A direção e a equipe ralam em dobro. Mas percebo que funciona. Gosto de fazer uma festa, com a câmera dentro dela, perdida entre os convidados. Em uma festa boa, na vida real, depois de uns goles, a gente perde a referência do tempo e do espaço (e, às vezes, de si mesmo). Procuro passar esse clima.

UOL -  A polícia entrou no caso Salomão Hayalla e, ao contrário de outras novelas, parece mais realista. Foi uma opção estética de ter diálogos e policiais menos estúpidos?
Mauro Mendonça Filho - A gente esbarra no clichê policial, pela tangente. Não acho que estamos tentando ser realistas e sim fazer um Poirot moderno, com o investigador vivido pelo Daniel Dantas, obcecado com a solução do crime. Algo como um “Zodiac”, sem perder o romance, a tragédia. Márcio Hayalla também vai ficar também obcecado com a solução desse crime e se portará como um Hamlet, inconformado. Não faltarão emoções.

UOL -  Não espero que você conte quem será o assassino de Salomão Hayalla, mas espero que você me responda que não vai ser o Felipe [como na versão original], estou certo?

Mauro Mendonça Filho - Isso é segredo de Estado. Só posso adiantar é que haverá surpresas.

*Colaborou Edu Fernandes

Com confissão de Wanda e assassinato de Léo na cadeia, "Insensato Coração" atinge pico de 50 no Ibope

Após ser condenado por Cortez, Léo morre ao ser jogado do alto de um pavilhão na cadeia
Após ser condenado por Cortez, Léo morre ao ser jogado do alto de um pavilhão na cadeia

Conforme suspeita e postado aqui no blog NOVELAS ON-LINE, a assassina de Norma (Glória Pires) foi mesmo Wanda (Natália do Valle). Ela deu três tiros na auxiliar de enfermagem para impedir que ela entregasse o filho à polícia.

Quem descobriu tudo foi Marina (Paola Oliveira), após Wanda tentar devolver a pulseira que havia tirado do cadáver de Norma. A sequência foi ao ar no quarto bloco da novela e deu pico de 50,1 no Ibope.

O capítulo final de "Insensato Coração" ligou todas as pontas soltas das tramas e subtramas da novela e revelou o misterioso assassino de Norma (Glória Pires).  Numa reviravolta emocionante, embalada ao som de música clássica e Rolling Stones, Norma se vinga de Léo depois de morta, denunciando-o a Cortez (Herson Capri) por meio de Jandira (Cristina Galvão). O empresário, preso na mesma penitenciária, paga o "chefe da cadeia" para eliminá-lo. O rapaz é empurrado do alto de um prédio, depois de ser condenado pelos presos à moda romana - com o polegar para baixo.

Em outra reviravolta, Natalie Lamour (Deborah Secco) se candidata a deputada e se elege, sob uma plataforma de combate à corrupção.

Raul visita Léo na cadeia . Ele diz que Wanda vai recorrer em liberdade e que o filho destruiu a vida da mãe. O filho diz que denunciou Raul para fazê-lo pagar por tudo que ele fez. Ele  diz que só duas pessoas o amaram: Wanda e Norma. "Elas mataram por mim", disse.
 

Sessentão, Osmar Prado comemora ser galã em "Cordel Encantado"

Osmar Prado, o delegado Batoré de "Cordel Encantado", da Globo, comemora a retomada de seu personagem e o feito de ser um dos galãs da novela das 18h.

"Tenho motivos para estar muito feliz da minha vida. Estou com 64 anos, fazendo sucesso, galã da novela das 18h, competindo de igual pra igual com os meninos. Eles que se cuidem! Ando de moto, toco bola pra eles, faço gol. O que eu quero mais?"

O ator completou 64 anos na quinta-feira, dia 18.

Para quem não sabe, Prado tem uma paixão tão grande por moto que em 1999 foi garupa do piloto Leandro Mello na última etapa do Campeonato Brasileiro na categoria Superbike Stock, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A dupla chegou em 5° lugar.

"Com 17 tive a primeira moto. Hoje tenho duas. A paixão vem do meu pai, que era motociclista, e meus tios", contou.

Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo
Osmar Prado no papel de Batoré em "Cordel Encantado"
Osmar Prado no papel de Batoré em "Cordel Encantado"
Adeus à peruca
Quando estreou no folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes Prado era apenas um delegado palhaço, capacho de Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso). Nas últimas semanas, Batoré enfrentou o rei louco, se mostrou um homem romântico ao se apaixonar pela jovem Antônia (Luiza Valdetaro) e está prestes a viver um grande romance com a rainha Helena (Mariana Lima), com direito à aposentadoria da peruca.

A novela acaba no dia 24 de setembro.

"Acho que era de se esperar que ele fosse forçado a tomar uma atitude. Essa relação que se inicia com a rainha Helena, que até então era uma personagem misteriosa, é um desabrochar dos dois. Acho que ambos vão se ajudar. Ela com sua grande experiência na Corte, com toda uma educação, e ele, embora um pouco bruto, como um amante", explicou.

E pra quem torce para que o menino Nidinho (João Fernandes) seja adotado pelo delegado, Prado adiantou que "é bem capaz disso acontecer".

Quanto à famosa peruca, ele explicou que Batoré vai tirando aos poucos. "Ela (Helena) vai tirar pela primeira vez, vai dar confiança a ele", adianta.

Calvo, o ator afirma que jamais usaria o acessório.

"Jamais usaria peruca por várias razões. Primeiro porque uso capacete toda hora e a minha preocupação com a calvície seria limitar a carreira, mas ser baixo e careca abriu um leque de possibilidades incrível", disse. "E o ator não tem altura, quantidade de cabelo, nada. Tem que ser bom no que faz. Eu posso ser galã também, do jeito que sou", completou.

"Não levo desaforo pra casa"

Mas tudo são flores nos bastidores. No início do mês, alguns veículos de comunicação disseram que Prado teve uma briga feia com a diretora do folhetim, Amora Mautner. O motivo seria o excesso de gravação, que estaria estressando o ator. Admitindo ser explosivo, ele mostrou-se incomodado com a história.

"Eu tenho potencialidades para ser explosivo como toda pessoa tem. É uma mistura de italiano com espanhol. Não levo desaforo pra casa. Há situações que você tem que responder. Algumas pessoas conseguem se controlar, eu não", explicou.

"E a notícia foi infundada. Quem plantou disse que eu estava fazendo beicinho e batendo pé. Com 64 anos de idade e 55 de carreira eu já passei dessa fase e exijo respeito. Nunca reclamei de excesso de trabalho, tanto que em 'Sinhá Moça', além de ser co-protagonista, eu fazia teatro", completou.

O ator não explicou os detalhes da briga por ser um assunto "a ser discutido em salas de bastidor, com as pessoas certas", mas que agora está tudo resolvido.

Quando terminar a novela, Prado pretende viajar com a família e as três filhas. O ator não tem projetos, mas disse que personagens vão chegando ele vai fazendo.

Deborah Secco será mãe de adolescente na TV


Deborah Secco, 31 anos, aposenta hoje o furacão Natalie Lamour pela maternidade. Em seu próximo trabalho na TV, a série "Louco por Elas", da Globo, a atriz será Giovana, ex-mulher de Léo (Du Moscovis), com quem tem uma filha adolescente.

As gravações começarão em outubro.

"Amor e Revolução" vai mostrar o assassinato do estudante Edson Luís

Cléber Martins vive o estudante Edson Luís em Amor & Revolução (19/8/11)
"Amor e Revolução" vai mostrar o assassinato do jovem estudante Edson Luís de Lima Souto, interpretado pelo ator Cléber Martins. As cenas começam a ser exibidas nesta sexta-feira (19).

Edson foi o primeiro estudante assassinado pela ditadura militar e sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5.

Maria (Graziella Schmitt) assiste ao assassinato do estudante, que protestava contra a alta do preço da comida no restaurante Calabouço.

Stênio Garcia frequentará bailinhos da terceira idade em novela

O ator Stênio Garcia, 78, será um dos protagonistas da turma da terceira idade em "A Vida da Gente".

A próxima novela das 18h da Globo terá um núcleo forte de pessoas mais experientes, que inclui também a atriz Nicette Bruno, 78
.
Entre as cenas a que terão direito os personagens, estarão divertidos bailinhos.


João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo
O ator Stênio Garcia

Rafael Almeida inspira-se em Andre Agassi para viver tenista em "A Vida da Gente"

Rafael Almeida vive o tenista Miguel na nova novela das seis
Rafael Almeida vive o tenista Miguel na nova novela das seis

Rafael Almeida deixou para trás o físico magrinho que sempre exibiu. Em "A Vida da Gente", próxima novela das seis, ele dará vida ao tenista Miguel. Por isso, está investindo em um condicionamento físico digno de um atleta. "Normalmente, quem joga tênis começa muito cedo. Para convencer como tenista, eu tenho que ter a preparação física de um deles", explica o ator, que está malhando e jogando tênis de segunda a sábado. "Estou fissurado nessa preparação física do personagem. Eu treino quatro horas por dia e muito mais vezes na semana do que foi pedido como laboratório para fazer o Miguel", valoriza.
 
Na trama de Lícia Manzo, Miguel será um rapaz de origem humilde que ganha uma grande oportunidade para jogar tênis graças à treinadora Vitória, interpretada por Gisele Fróes. "O tênis é uma atividade cara, mas ele se destaca e a treinadora acredita muito no potencial dele", conta. Para viver as dificuldades e emoções de um atleta, Rafael leu "Agassi: Autobiografia", livro sobre a vida do famoso tenista americano Andre Agassi. Além disso, toda vez que vai treinar, o ator observa a forma como os adeptos do esporte se comportam. "Acho importante eu treinar para poder desenvolver a coordenação motora e o trabalho físico. Mas observar os tenistas é tão importante quanto. Só assim eu vou entender os trejeitos, as manias e as emoções deles quando estão na quadra", destaca. Apesar de nunca ter praticado o esporte antes de começar a fazer a preparação para o personagem, Rafael acredita que está se saindo bem e admite que se apaixonou pelo tênis. "Estou viciado. Tenho certeza que vou continuar jogando depois da novela", revela.

Depois de estrear em "Páginas da Vida" como o pianista Luciano, Rafael fez "Malhação" e interpretou Raul Seixas em "Por Toda Minha Vida". Depois disso, o ator viajou pelo Brasil com a peça "Garotos" e começou a produzir videoclipes com alguns amigos. A experiência deu tão certo que ele abriu sua própria produtora de cinema, a Virtus Filmes. Enquanto se mantinha longe da tevê, ele conta que passou por um momento mais recluso e voltou-se totalmente para o estudo do cinema. "Eu me dediquei ao crescimento artístico e busquei referências em filmes nacionais e internacionais. Estava mais preocupado em aprender e evoluir", filosofa. Nessa época, Rafael deixou de lado a vaidade e ficou barbudo e com um ar mais desleixado. Mas acabou percebendo que estava descuidando muito da aparência e da saúde e resolveu mudar seu estilo de vida. Foi nesse momento que a oportunidade na novela de Lícia Manzo apareceu. Depois de vários testes, ele garantiu seu lugar no elenco e mudou de vez sua rotina. "De uma vida mais dentro do meu quarto, estudando, agora passo o dia inteiro na quadra e na academia", compara.

Apesar de admitir estar bem mais preocupado com a aparência física, ele afirma que não está apostando no "sex appeal" do personagem. "Eu quero fazer um tenista da forma mais convincente possível. Se ele vai fazer sucesso eu não sei. Não tenho o objetivo de ser galã", argumenta o ator, que também é modesto quando o assunto é sua atuação. "Hoje não sei me rotular se sou um bom ator. O que eu sei dizer é que eu me considero muito mais entregue à arte e muito mais confiante", avalia. Enquanto estiver gravando "A Vida da Gente", Rafael quer continuar se dedicando às suas duas paixões: a música e o cinema. Por isso, não quer parar de cuidar dos videoclipes de sua produtora. "Com certeza vou ter de selecionar mais os projetos nos quais eu vou entrar. O meu foco agora é a novela", conclui.

Globo preferiu não gravar tiro na cabeça na cena da morte de Leo, em ‘Insensato Coração’

Apesar de prevista no roteiro – esta era uma das 13 cenas secretas que os autores escreveram para o último capítulo de “Insensato Coração” -, a morte de Leo (Gabriel Braga Nunes) sofreu uma alteração horas antes de ser gravada, na última segunda-feira (15). A Globo considerou pesado demais exibir uma sequência em que o vilão levaria um tiro na cabeça para depois ser jogado do alto de um prédio na cadeia. Preferiu optar por uma versão mais simples, mas não menos forte. O bandido será segurado de cabeça para baixo por dois presos e sob olhar atento de companheiros que lotam o pátio para o banho de sol. Ao perceber o que acontece, a turba enfurecida começa a gritar “joga, joga!”. E assim Leo será lançado para a morte. Um final tão forte quanto o anterior para o vilão.
Outros finais de personagens já estão definidos na novela das nove. Natalia Lamour (Deborah Secco), por exemplo, vai virar deputada federal e contratará Roni (Leonardo Miggiorin) como assessor parlamentar. Já Paula (Tainá Muller) será condenada a serviços comunitários depois de agredir Kleber (Cássio Gabus Mendes) e terá de servir quentinhas. Entre os casais com final feliz estão Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antonio Fagundes), Rafa (Jônatas Faro) e Cecília (Giovanna Lancelotti) e André (Lázaro Ramos) e Leila (Bruna Linzmeyer) – este último terá um relacionamento aberto.

Wanda mata norma e apodrece na cadeia em “Insensato Coração”

Já vamos adiantar que nada ainda é confirmado. Mas rola boatos nos bastidores da Globo que a cena em que mostra Wanda (Natália do Vale) matando Norma (Glória Pires) já foi escrita e entregue nas mãos do diretor Dennis Carvalho.
De acordo com informações, Wanda levará seu amor cego pelo filho psicopata às últimas consequências. A mãe do homem que Norma sempre alimentou uma paixão doentia não pensa duas vezes e atira três vezes na milionária. A ex do Raul (Antonio Fagundes) acredita que dessa forma, livrará seu flho Léo (Gabriel Braga Nunes) da cadeia.
No último capítulo, ao que tudo índica, Wanda vai pagar pelo crime e mofará na cadeia.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Último capítulo revelará o assassino de Norma e promete fortes emoções

São 12 suspeitos: final revelará o verdadeiro assassino (Foto: Insensato Coração/ TV Globo) 
Os suspeitos: final revelará o verdadeiro assassino (Foto: Insensato Coração/ TV Globo)
 
 
Quem matou Norma (Gloria Pires)? Na sexta-feira, 19/08,  esse mistério e muitos outros serão desvendados, quando for ao ar o último capítulo de Insensato Coração. Desde o assassinato da viúva, o público está tentando descobrir o culpado, que apresenta os 12 suspeitos apontados pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares: Cortez (Herson Capri), Eunice (Deborah Evelyn), Fabíola (Roberta Rodrigues), Ismael (Juliano Cazarré), Jandira (Cristina Galvão), Léo (Gabriel Braga Nunes), Marina (Paola Oliveira), Raul (Antônio Fagundes), Sueli (Louise Cardoso), Tia Neném (Ana Lúcia Torre), Wagner (Eduardo Galvão) e Wanda (Natália do Vale). 

Léo sequestrou Marina: a amada de Pedro corre risco (Foto: Insensato Coração/ TV Globo) 
Léo sequestrou Marina: a amada de Pedro corre risco (Foto: Insensato Coração/ TV Globo)
 
Mas muitas outras emoções estão guardadas para a despedida da novela da nove. Marina foi sequestrada por Léo e Pedro (Eriberto Leão) precisa salvar sua mulher e o bebê que ela está esperando. Será que o vilão vai escapar da Justiça e se dar bem no final?

André (Lázaro Ramos) vai ter que encarar o tratamento do câncer e retomar a sua vida... Assim que Carol (Camila Pitanga) decidir com quem, afinal, ela vai ficar: André, pai de seu filho e sua paixão de adolescência, ou Raul, um cavalheiro com quem ela pode ter a família certinha que sempre sonhou?

Natalie arrumou emprego fixo, mas será que ela vai se contentar? (Foto: Insensato Coração/ TV Globo) 
Natalie em seu emprego fixo: será que ela terminará longe dos flashes? (Foto: Insensato Coração/ TV Globo)
 
E Natalie (Deborah Secco), vai tomar jeito e parar em um emprego estável, como Haidê (Rosi Campos) quer? Ou vai reconquistar a sua fama e os seus fãs, depois da fase de urucubaca ao lado de Cortez? Kléber (Cássio Gabus Mendes) acabou de descobrir que é pai de Eduardo (Rodrigo Andradde) e ficou em choque. O preconceito dele pode afastá-lo de Sueli e do próprio filho? Ou o jornalista vai conseguir mudar? Será que Eduardo vai aceitar o pai?

Para saber o final desta história, só mesmo ficando ligado no último capítulo de Insensato Coração, que vai ao ar na sexta-feira, 19/08! Você não vai perder, não é?

Malhação: Letícia Spiller vive uma mãe que sofre com a perda do filho


Letícia Spiller (Foto: João Cotta/ TV Globo) 
Letícia Spiller interpreta a dona de brechó Laura, que perdeu o filho há um ano em um acidente de moto
(Foto: João Cotta/ TV Globo)
 
Na nova temporada de Malhação, que estreia na Rede Globo no dia 29 de agosto, Letícia Spiller vive Laura, uma mulher divorciada e mãe de Débora (Juliana Lohmann) e Douglas (Pierre Baitelli), filho que morreu há um ano em um acidente de moto e cuja perda ainda tenta superar. 

Laura é dona de um brechó e loja é alugada por Juarez (Jackson Antunes), um rico empreendedor. Ela se dedica arduamente a este trabalho, principalmente quando a falta de Douglas a aflige.

Escrita por Ingrid Zavarezzi, a história tem direção de núcleo de José Alvarenga Jr., direção geral de Mario Marcio Bandarra e direção de Ajax Camacho. Além dos novos atores, o elenco traz Letícia Spiller, Kadu Moliterno, Virgínia Cavendish, Soraya Ravenle e Anderson Müller.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais um troca-troca envolvendo Jesuíno, Açucena, Felipe e Dora


Bianca Bin e Jayme Matarazzo são flagrados em momento descontraído durante gravação de "Cordel encantado". Na cena, o casal se prepara para o casamento de seus personagens, princesa Aurora e príncipe Felipe, em Seráfia.

Aliás, como é difícil acompanhar a vida amorosa do quarteto principal da novela das seis! Os casais são mexidos a cada semana. A partir do dia 20, acontece novo troca-troca: Jesuíno (Cauã Reymond) volta a ficar com Açucena (Bianca Bin), e Felipe (Jayme Matarazzo) e Dora (Nathalia Dill) retomam a relação. O cangaceiro interrompe o casamento da ex e leva Açucena consigo, e o noivo percebe que gosta mesmo de Dora.

Final de Natalie foi alterado em "Insensato Coração"

O final de Natalie Lamour, personagem interpretada por Deborah Secco, na novela "Insensato Coração" foi alterado. 

Segundo Ricardo Linhares, que divide a autoria da trama com Gilberto Braga, em vez de virar deputada, Natalie iria ganhar um reality show focado nela, com uma câmera a acompanhando 24h por dia, estilo "The Osbournes". 

Na última semana da trama os autores disseram que todos os outros desfechos estavam previstos desde a sinopse original. 


João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo
A atriz Deborah Secco como Natalie sua personagem na novela "Insensato Coração"

Aguinaldo Silva diz que "Fina Estampa" pode ser esticada

Aguinaldo Silva participa de bate-papo no Rio (18/7/2011) 


Aguinaldo Silva, autor da próxima novela das nove da Globo, afirma que sua trama nem começou, mas pode ser ampliada. "Um passarinho me disse que Fina Estampa terá 202 capítulos. Mas não eram 185? Nem estreou e já aumentou? Mas o que vier eu traço", postou ele em seu Twitter.

"Fina Estampa" estreia no dia 22 de agosto, substituindo "Insensato Coração", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Malhação: Gil Coelho vive um rapaz galanteador na nova temporada

Gil Coelho (Foto: TV Globo/ ) 
Guido(Gil Coelho) é galanteador na trama
(Foto: TV Globo/João Cotta )
 
Na nova temporada de Malhação, que tem estreia prevista na Rede Globo para o dia 29 de agosto, Gil Coelho será Guido, um galanteador na trama. O “Don Juan” da ficção trabalha em uma locadora de vídeo e irá viver um affair com Laura, personagem de Letícia Spiller.

Escrita por Ingrid Zavarezzi, a história tem direção de núcleo de José Alvarenga Jr., direção geral de Mario Marcio Bandarra e direção de Ajax Camacho. Além dos novos atores, o elenco traz Letícia Spiller, Kadu Moliterno, Virgínia Cavendish, Soraya Ravenle e Anderson Müller.

Ex-mulher de PC se envolve com Jurandir

No episódio de Tapas e Beijos que vai ao ar nesta terça, dia 16/08, Sueli (Andréa Beltrão) e PC (Daniel Boaventura) descobrem que Jurema (Leticia Isnard), ex-mulher do dentista, está tendo um caso com Jurandir (Érico Brás). Sueli não fica muito contente com a descoberta, mas tenta disfarçar o ciúme e finge não se importar com o novo relacionamento do ex. Já PC alerta Jurandir sobre as loucuras de Jurema, mas o garçom parece não ligar para os comentários do dentista.

 

Jurema tenta provocar Sueli e aparece na Djalma Noivas querendo comprar um vestido para o seu casamento. Com o comportamento completamente alterado, a ex de PC não para de falar como está feliz em seu relacionamento com Jurandir. Sueli mantém a pose e a atende como uma cliente normal, mas Fátima (Fernanda Torres) fica com medo de deixar a amiga sozinha por causa do temperamento de Jurema. Em um momento de distração da vendedora, a ex de PC some levando um vestido de noiva. As amigas decidem fechar a loja antes que a louca volte, mas escutam um barulho e se escondem dentro do provador. Quando o vulto passa perto das duas, Sueli bate com a bengala na cabeça da pessoa e elas descobrem que se tratava de Armane.

No dia seguinte, PC flagra Sueli e Jurandir conversando e não gosta do que vê. A vendedora também não fica satisfeita com o interrogatório do dentista e acaba falando que o traiu. Arrependida do que disse, ela vai ao consultório pedir desculpas para PC. Reconciliados, os dois vão para a casa da vendedora, mas uma terceira pessoa invade o apartamento e ameaça a noite romântica.

Veja como Leo morrerá em 'Insensato Coração'


insensato coração 
 
 insensato coração 
 
 insensato coração 
 
 insensato coração 
 

Norma é assassinada

Norma é assassinada (Foto: Insensato Coração / Tv Globo) 
Norma é assassinada (Foto: Insensato Coração / TV Globo)
 
Depois de Norma descobrir todas as mentiras de Léo, os dois brigam e a ex-detenta o ameaça com uma arma. O vilão, porém, é mais esperto e foge. "Você vai se arrepender", promete ele antes de sair dali pulando a janela.

Momentos depois, já recuperada do golpe, Norma vai pegar o celular no chão quando vê que alguém entra no escritório com uma arma apontada para ela. "Não faz uma besteira dessas", implora em vão. A arma dispara três vezes, acertando à queima-roupa a ex-detenta. Norma cai no chão morta, na cena que vai ao ar nesta terça-feira, 16/08.

Será que Léo voltou à mansão e se vingou de Norma? Não perca o capítulo de hoje!

Covarde, Guilherme mente para Dulce sobre viagem para o Rio de Janeiro

Dulce diz que acha estranho Tânia nunca visitar Amadeu (Foto: Morde&Assopra/TVGlobo) 
Dulce diz que acha estranho Tânia nunca visitar Amadeu (Foto: Morde & Assopra / TV Globo)
 
Apesar de ter prometido para Tânia (Carol Abras) que ia contar para Dulce (Cassia Kiss Magro) a verdade sobre a viagem para o Rio de Janeiro, Guilherme (Klebber Toledo) não tem coragem dizer para a mãe que não a levará para a cidade carioca. Sem saber da mentira, a faxineira elogia o filho e diz que voltou a ter orgulho dele.

Já pensando em abandonar a família, Guilherme sonda a mãe para saber se Júlia (Adriana Esteves) poderia ajudar Dulce caso a faxineira precisasse de alguma coisa. "Claro, a Júlia não me faltaria nunca. Eu vou sentir falta dela. Você não vai levar eu e o teu fio pro Rio de Janeiro?”, pergunta. Incapaz de dizer a verdade para a mãe, Guilherme sustenta a mentira.

Dulce confessa que voltou a se orgulhar de Guilherme (Foto: Morde&Assopra/TVGlobo) 
Dulce confessa que voltou a se orgulhar de Guilherme (Foto: Morde & Assopra / TV Globo)
 
Dulce então confessa que está orgulhosa do filho. “Errar você errou. Mas levantou o cabeça, tá trabalhando. E agora você só pensa primeiro no teu fio. E convenceu essa moça a aceitar o teu fio. Eu tou tão orgulhosa, Guilherme”, diz a faxineira, emocionada. Guilherme fica sem jeito e diz que vai ver Amadeu no quarto. Sozinho, o loiro pega o filho no colo. “Eu vou ter que te deixar. Você vai ter que entender. É pelo meu futuro”, confessa.

Será que Guilherme vai continuar enganando Dulce? Continue assistindo aos capítulos de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na quinta-feira, dia 18 de agosto.

Cláudia Abreu e Assunção voltam a atuar juntos em novela das nove

F  inetpub Canvas  bancoimagens Dramaturgia Anteriores Celebridade 2004 12056 e1313078859445 Cláudia Abreu e Assunção voltam a atuar juntos em novela das nove
Claudia Abreu e Fábio Assunção na novela Celebridade (Foto: Gianne Carvalho/TV GLobo)

Cláudia Abreu e Fábio Assunção voltarão a contracenar juntos, oito anos depois de interpretarem os vilões de Celebridade (2004).

Os atores foram reservados para os principais papéis da novela de João Emanuel Carneiro que substituirá Fina Estampa, às 21h, em 2012, na Globo.

Ainda sem título, a nova novela de João Emanuel Carneiro vai contar também com Patrícia Pillar, Murilo Benicio, Cauã Reymond, Tais Araújo, Adriana Esteves e Carmo Dalla Vecchia.

Com direção de núcleo de Ricardo Waddington, a nova novela será quase integralmente ambientada em um subúrbio do Rio.

No entanto, a principal preocupação da equipe da novela é o medo de que a atriz Claudia Abreu engravide, como aconteceu nas últimas vezes em que ela foi reservada ou convidada para alguma novela.

Atualmente mãe de três filhos e grávida do quarto, Claudia recusou pelo menos três papéis para fazer novelas nos últimos cinco anos, ao descobrir uma nova gravidez.

Globo contrata autor de novelas que faz sucesso em Portugal

ng1280625 e1313509161583 Globo contrata autor de novelas que faz sucesso em Portugal
O autor de novelas Rui Vilhena, novo contratado da Globo (Foto: Divulgação)

A Globo contratou o autor de novelas Rui Vilhena. Amigo do novelista Aguinaldo Silva, Vilhena se muda para o Brasil em setembro, com contrato de trabalho de dois anos.

Em Portugal, Vilhena tem sido responsável por sucessos teledramatúrgicos abusando de temas polêmicos como homossexualidade e preconceito, eventualmente chocando o público. Recentemente, escreveu para a TVI Tempo de Viver, Olhos nos Olhos e Sedução.

A vinda do autor português ao Brasil teve a ajuda de Aguinaldo Silva, que intermediou as negociações com a Globo.

master class aula 02 019a 300x228 Globo contrata autor de novelas que faz sucesso em Portugal
Vilhena e Silva depois de almoço no Rio (Foto: Reprodução)

Em 2010, Silva declarou que “Vilhena era o autor de novelas portuguesas que tinha mais técnica” e o único a entender do gênero. “Acho mesmo que a TV Globo o devia contratar até porque é um autor nato”, disse Silva sobre o amigo.

Em conversa com o blog, Vilhena confirma sua vinda ao Brasil, mas “por problemas de contrato”, diz não poder revelar suas funções na Globo.

“O Aguinaldo é um grande amigo e deu a maior força. Gosto muito dele e tenho a sorte de partilhar com ele a mesma paixão pela escrita”, conta Vilhena.

Nascido em Moçambique, Rui Vilhena se formou em comunicação social no Brasil e estudou em Los Angeles, onde frequentou um curso de produção para TV e cinema. Morava havia 15 anos em Portugal.

Audiência de segunda (15/08)



O Clone - 18

Malhação - 21

Cordel Encantado - 28

Morde & Assopra - 34

Insensato Coração - 43

Amigas & Rivais - 6

Cristal - 6

Uma Rosa com Amor - 5

Amor e Revolução - 4

Rebelde - 12

Vidas em Jogo - 11

Sthefany Brito volta a fazer novela

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2011/04/13_2043-stefany-brito.jpg

Parece que agora vai.
A atriz Sthefany Brito está de volta à TV Globo em uma novela. Em "A Vida da Gente", próxima novela das seis, ela será Alice, filha biológica de Vitória (Gisele Fróes), mas criada por Suzana (Daniela Escobar) e Cícero (Leonardo Medeiros). A jovem vai sair atrás da mãe biológica.
A última novela da moça foi "Desejo Proibido" em 2007, no papel da meiga Dulcina Botiquário.

Açucena se veste de noiva mas não se casará.


Nos próximos capítulos de "Cordel encantado", Açucena (Bianca Bin) se vestirá de noiva e chegará a entrar na igreja para se casar com o príncipe Felipe (Jayme Matarazzo). Mas uma reviravolta na trama de Thelma Guedes e Duca Rachid fará com que Jesuíno (Cauã Reymond) viaje até Seráfia e impeça, de última hora, a união. Estas são as primeiras fotos da atriz vestida com a roupa que usará nas cenas do casamento, previstas para irem ao ar a partir do próximo dia 18.

Arrasado com a ida de Açucena para Seráfia, Miguézim (Matheus Nachtergaele) finalmente conseguirá identificar o rosto do rei que aparece em suas visões salvando a Flor do Sertão: é Jesuíno. O profeta então irá revirar o tesouro de Seráfia, há anos escondido com ele, em busca de uma pista que ligue o filho de Herculano (Domingos Montagner) ao reino de Seráfia.

Miguézim achará um retrato de Serafim D'Ávila, junto com um pergaminho que ele não conseguirá ler. O profeta então tentará identidicar aquele homem que aparece na imagem. Ele pedirá fotos antigas a Herculano e Cândida (Ilva Niño), mas não achará nada. Irá então até a casa de Benvinda (Cláudia Ohana). E a mãe de Jesuíno terá, entre as fotos de seus antepassados, uma igual a de Miguézim.

Quem esclarecerá o mistério será a rainha Efigênia (Berta Loran). Ao ver o retrato de Miguézim, ela lhe contará a história de Serafim D'Ávila: governador de uma capitania hereditária no Brasil, ele se perdeu da mulher e do filho durante uma invasão francesa. Depois de muito procurá-los, sem êxito, resolveu retornar à Europa e fundou o reino de Seráfia.

Efigênia contará ainda que sempre soube que Serafim deixou enterrado, em solo brasileiro, um tesouro que deveria ser entregue a seus descendentes. Ao constatarem que Jesuíno é então herdeiro de Serafim, Miguézim e Efigênia vão convencê-lo de que ele é um nobre. Logo, poderá se casar com Açucena.
O filho de Herculano irá atrás de sua amada. Jesuíno pegará um navio rumo a Seráfia e chegará lá no dia do casamento. O filho de Herculano chegará na igreja na hora do "fale agora ou cale-se para sempre". Ao ver seu amor de infância, Açucena desistirá do casamento e largará Felipe no altar.

Márcio e Lili comemoram: plano de Clô dará errado em 'O Astro'


Lili, personagem de Alinne Moraes em "O Astro", vai passar por maus bocados depois que ela e Márcio (Thiago Fragoso) se mudarem para a casa de Clô (Regina Duarte), nos próximos capítulos da novela de Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira.

A viúva de Salomão (Daniel Filho) fará de tudo para infernizar a vida da futura nora, com quem ela implica desde que a conheceu, na festa promovida por Samir (Marco Ricca), num dos primeiros capítulos do folhetim.

Em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 23, a matriarca irá organizar um jantar chique com um único objetivo: humilhar Lili diante dos convidados. Ela armará uma mesa chique, com diversos talhes e copos, crente de que a moça irá se confundir com as normas de etiqueta.

Mas Lili irá seguir todos os movimentos de Márcio e não passará vexame. Entre os convidados estarão Herculano (Rodrigo Lombardi) e Amanda (Carolina Ferraz); Amin (Tato Gabus Mendes), Jamile (Carolina Kasting) e Nádia (Vera Zimmerman); e Assunção (Reginaldo Faria) e Miriam (Mylla Moreira).

Na foto, Thiago e Alinne aparecem nos bastidores da gravação da cena em que os dois personagens comemoram o sucesso de Lili no jantar, já no quarto.

- Você foi perfeita, meu amor - dirá Márcio.

Globo pensa em fazer remake de "Dona Flor e Seus Dois Maridos"



Grande marco da literatura brasileira, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" poderá ganhar uma nova versão na Globo. Segundo a coluna "Zapping", do jornal Agora São Paulo, a emissora carioca pretende homenagear o centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2001) com uma nova releitura da minissérie em 2012. 
Por ter perdido os direitos sobre as obras de Jorge Amado e Dias Gomes, hoje nas mãos das famílias dos escritores, a Globo celebrará o centenário em outras iniciativas.
Vale lembrar que o clássico romance, publicado originalmente em 1966, já teve versões para a TV, cinema e teatro.

Herculano não consegue entregar Úrsula à polícia



Decidido a entregar Úrsula (Débora Bloch) para a polícia, Herculano (Domingos Montagner) leva a duquesa ao lugar onde combinou. O capitão a prende em uma árvore e tenta não dar ouvidos. Úrsula se desespera e implora para ser libertada. Herculano tapa a boca dela com um pano e vai embora, arrasado. Quando a polícia se aproxima do local, o capitão resolve voltar para resgatá-la. Quando Batoré e Petrus (Felipe Camargo) chegam, não encontram ninguém. A cena deve ir ao ar na quinta (18/8)

Norma descobre romance de Eunice e Ismael e demite o capanga

Norma descobre romance entre Ismael e Eunice (Foto: Insensato Coração / Tv Globo) 
Norma descobre romance entre Ismael e Eunice (Foto: Insensato Coração / TV Globo)
 
Eunice (Deborah Evelyn) vai à mansão de Norma (Gloria Pires) em busca de doações para um evento da Liga da Família Carioca. Mas Jandira (Cristina Galvão) avisa que a dona da casa não pode atendê-la e quem aparece para a surpresa de Eunice é Ismael (Juliano Cazarré).

Em um primeiro momento, Eunice acha que foi seguida, mas logo se dá conta de que foi enganada pelo amante: “Eu pensando que você era um pobre coitado. Você trabalha para uma das mulheres mais ricas do Rio de Janeiro! Você mentiu para mim!”.

Ismael é demitido, mas antes deixa a arma com Norma (Foto: Insensato Coração / Tv Globo) 
Ismael é demitido, mas antes deixa a arma com Norma (Foto: Insensato Coração / TV Globo)
 
Os dois começam a discutir e Ismael tenta arrastá-la para fora dali. É quando Norma os flagra: “Alguém pode me explicar o que está acontecendo aqui?". “Briguinha de namorado”, explica Jandira. Eunice insiste em dizer que foi tudo um mal-entendido, mas Norma já percebeu tudo e chega a ameaçar entregar a perua. “Você não sabe do que sou capaz”, rebate Eunice, que sai de lá furiosa.

A confusão também sobra para Ismael, que acaba sendo demitido: “Essa foi a última lambança que você aprontou”. Norma ainda pede que Ismael deixe a arma antes de sair e ele lhe dá um aviso: “Toma cuidado.”
O que será que Ismael quis dizer com isso? Não perca a cena nesta terça-feira, 16/08.

Guilherme diz para Tânia que não sente nada por Alice



Apesar de fazer planos com Tânia (Carol Abras), Guilherme (Klebber Toledo) ainda fica muito mexido quando encontra com Alice (Marina Ruy Barbosa) pelas ruas de Preciosa. Tânia já percebeu e decide confrontar o namorado, mas o rapaz afirma que já esqueceu a ex. Guilherme percebe Alice na praça e olha fixamente para ela. Você ainda sente alguma coisa por ela, não é??, pergunta. ?Imagina, eu gosto de você! A Alice é passado?, afirma Guilherme. A cena vai ao ar na quarta (17/8) 

Globo faz nova encomenda para as autoras de "Cordel Encantado"

Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de Cordel Encantado

Restam apenas mais 11 capítulos para Thelma Guedes e Duca Rachid completarem os trabalhos de "Cordel Encantado", com exibições inicialmente previstas até 23 de setembro.

Mas pelo que já está conversado, elas não terão muito tempo de férias entre uma novela e outra, como normalmente acontece na Globo.

Em recente reunião com o diretor Manoel Martins, foi solicitado à essas autoras - mais uma vez em dupla – que iniciem praticamente na sequência um novo projeto, para posterior avaliação e, se for o caso, exibição ou na faixa das 6 ou das 7 da noite.

Trata-se da fusão de duas histórias bem humoradas, rascunhadas há alguns anos, e que promovem uma integração bem interessante dos seus personagens adultos com os infantis. O elenco, dentro das novas normas estabelecidas pela emissora, não deve ultrapassar a casa dos 28 ou 30 atores.

Thelma e Duca, com contratos até 2012, já foram chamadas para renovar.

Autor de "Insensato Coração" vê trajetória vitoriosa e aguarda posição da Globo sobre roubo de capítulos


Faltando quatro capítulos para o encerramento de “Insensato Coração”, o autor Ricardo Linhares, que divide os trabalhos com Gilberto Braga, faz uma avaliação bem positiva da novela.  “Foi uma trajetória vitoriosa”, declara.

A produção, ressalta, é o programa mais visto do Brasil, com folga e, cada capítulo tem, aproximadamente, o dobro da audiência da soma de todos os concorrentes.

“Revertemos a curva descendente da audiência do horário. Há anos, toda novela das 9 apresenta média geral menor do que a antecessora. Até julho, a de Insensato já era superior a da novela anterior”, destaca.

De acordo com Linhares, “Insensato Coração” apresentou uma narrativa inovadora, ousada, que no início causou certa estranheza em parte do público, com relação ao ritmo imposto. Mas, ainda segundo ele, logo isso se tornou curiosidade, porque havia sempre coisas novas acontecendo.

Na sua opinião, foi uma trama adulta, forte e polêmica, que não deixou o telespectador indiferente, principalmente por abordar, de forma realista, temas espinhosos, que estão presentes no dia a dia da maioria das famílias brasileiras, como a marginalidade dos filhos da classe média e a homofobia, além do esfacelamento da família, provocado por um filho que optou pelo banditismo.

Quanto ao vazamento de capítulos, Linhares aguarda atitudes da Rede Globo.

“É a emissora quem tem que tomar providências sobre a venda ou roubo dos capítulos. Quem faz isso deveria ser responsabilizado criminalmente. É roubo de propriedade intelectual.”

SESSÃO HUMOR: Valéria e Janete - Zorra Total