sábado, 12 de julho de 2008

O pagamento de Pantanal


A reprise de Pantanal, que continua aumentando a audiência do SBT, revelou vários atores, como Cristiana Oliveira e Marco Palmeiras, e alavancou as carreiras de outros, como Cláudio Marzo e Jussara Freire.E, conforme prometido pelo canal paulista, os artistas que, em 1990, integraram o elenco da novela, na extinta TV Manchete, estão recebendo o valor referente a sua participação, com as devidas correções.Vale lembrar que a moeda vigente, na época de produção da trama, não era o Real e, sim, o Cruzado Novo, do Governo José Sarney (1989). Depois, veio o Cruzeiro (1990 a 1992), do Presidente Fernando Collor. A novela foi gravada em 1989 e exibida, em 1990.Porém, em sua maioria, os atores que já receberam seus cachês (em cota única pela obra, e não mensal) parecem satisfeitos com o valor.Sérgio Reis, que interpretou Tibério, está feliz com o montante que, no entanto, prefere não revelar. Ele também aprovou a reexibição da trama.Luciene Adami, que fez a Guta, foi outra que já recebeu e aceitou bem o valor que lhe foi destinado. Mas, ressaltou a desvalorização do salário que recebeu na época, comparado ao que ganhou hoje do SBT:“A emissora que está exibindo, cumpriu seu papel em pagar, mas houve a desvalorização da moeda. Por isso, o valor total não é nem aquele que ganhei por um mês de gravação. Mas, não tenho do que reclamar”, disse ela. Elaine Cristina, que volta à tevê em breve na novela Revelação, na mesma emissora paulista, está conformada com o valor, dizendo que o cálculo está correto:“Não tenho do que reclamar! Precisamos ressaltar a importância de Pantanal. Uma novela como nunca foi feita na teledramaturgia”, ressaltou a atriz. Já Cristiana Oliveira, um dos destaques da trama de Benedito Ruy Barbosa, no papel de Juma Maruá, ainda irá receber seu cachê, segundo informações de sua assessoria. Ítala Nandi, que participou recentemente de Caminhos do Coração, já foi procurada pelo SBT para receber.“A novela foi fantástica, e acho interessante sua reexibição. Mas, ainda não recebi o valor, embora estejamos em contato”. José de Abreu, que também participou da novela, chegou a postar em seu blog, hospedado no BlogLog, a informação de que o SBT lhe ofereceu cerca de R$ 7 mil. Insatisfeito com o montante calculado, o ator disse que entraria na justiça. E ainda comparou o valor que a Globo costuma pagar aos atores, no caso de reprises de suas tramas, no Vale a Pena Ver de Novo.“Importante, a título de esclarecimento, acrescentar que a Globo, quando reprisa uma novela, paga aproximadamente um salário atual. (...) por 10 meses de trabalho, corrigido, com férias e 13º. Dá mais ou menos 100% do que se recebe por um trabalho, hoje. São questões que devem ser avaliadas”, concluiu ele.

Beleza Pura Internacional (ainda não confirmado)


* Trilha Sonora Internacional divulgada no Globo.com em 06/06/2008:

1. Labels or Love - Fergie
2. Pocketful of Sunshine - Natasha Bedingfield
3. Present - Vanessa Amorosi
4. My People - The Present
5. Love Song - Sara Bareilles (tema do núcleo jovem)
6. Postcards - Sparkadias
7. When We Were Kids - The Galvatrons
8. American Boy - Estelle feat. Kanye West
9. Love is You - Thomas Godoj
10. Like You'll Never See me Again - Alicia Keys
11. Black and Gold - Sam Sparro
12. Tattoo - Jordin Sparks
13. That Girl - Raven-Symoné
14. J1 - Mallú Magalhães

SESSÃO CHAMADAS : Amazônia




Embalado no sucesso de Pantanal, a rede manchete estreiou a novela AMAZONIA em 1991.

Ciranda de Pedra : Laura descobre que Frau Herta ama Natércio

Depois de armar uma confusão para ser a acompanhante de Natércio e acabar expulsa do hospital, Frau Herta volta para o local e encontra com Laura no quarto do advogado. A governanta tenta convencer a ex-patroa de que está ali à sua disposição. “Não acredito em uma palavra sua”, diz Laura.

Mas Frau Herta continua falando: “Isto não faz diferença! O que importa é o que é melhor para o dr. Natércio”. A governanta se rebaixa e diz que vai ficar quieta por ali, para dar a paz que o patrão precisa. Laura acha aquilo tudo muito estranho até que a ficha cai: “Você ama Natércio!”. De repente tudo o que aconteceu no passado começa a fazer sentido. Laura não está conseguindo acreditar em sua descoberta. Que absurdo, Frau Herta amar seu ex-marido! E a governanta não nega. O que Laura irá fazer? Bater novamente em Frau?

As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima segunda-feira (14/07).

Resenha: Ciranda Cirandinha - DVD


O Brasil é conhecido mundialmente por suas novelas, que traz uma estrutura narrativa bem diferente das americanas. As brasileiras misturam elementos tradicionais das novelas com elementos de séries de TV, filmes e obras literárias, tornando-as um produto diferenciado das novelas normalmente produzidas nos EUA.Talvez seja por isso que no Brasil não se invista tanto em outros gêneros narrativos. Com isso, ficamos atrás na produção de séries televisivas. Uma ou duas vezes por ano, são lançadas minisséries, as quais, no Brasil, tiveram início nos anos 80, com uma década de atraso em relação aos EUA e três décadas depois da Inglaterra.
Talvez seja por isso que é tão difícil escrever e produzir séries brasileiras, já que, tanto a televisão quanto o público, estão acostumados à narrativa de novelas. Quando uma série é produzida por um canal de televisão - e não por uma produtora independente - corre-se o risco de se confundir com a narrativa ou a interpretação noveleira. Como resultado, temos poucos produtos de qualidade nessa área.As séries de televisão sempre foram encaradas como produto típico americano e as novelas como produto típico brasileiro. Mas, de quando em quando, surge uma produção na linha série televisiva brasileira que faz diferença e se destaca. “Ciranda Cirandinha” é uma delas.

Tendo apenas sete episódios no DVD, a série não teve tempo de se desenvolver, mas com a amostragem apresentada já se tem uma idéia do que poderia ter se tornado.A trama traz a trajetória de quatro amigos que por motivos diversos vão morar juntos em um apartamento.
Tentando ganhar a vida para pagar o aluguel, cada um dos jovens tem um sonho impossível de se realizar, tendo em vista a dura realidade brasileira do final dos anos 70. Ainda fortemente influenciados pelas ideologias de filósofos e pensadores que fizeram nome nos anos 30 e 40, esses jovens que retratam a geração hippie, filhos da ditadura militar, são os últimos representantes brasileiros de uma ideologia sufocada pela repressão cultural e política. Algo que daria seu último suspiro nos anos 80, com a abertura política. Pois seria varrida pela “geração coca-cola” que, ao chegar aos anos 90, já não tinha mais nenhum resquício daquilo que fora um dia uma geração jovem moldada pelos sonhos e ideologias e não pelo capitalismo e a necessidade de fazer um sucesso na vida. (por Fernanda Furquim - Veja resenha completa aqui).

Beleza Pura : Felipe atira diamantes no mar

Felipe está pronto para dar fim aos diamantes –e de uma forma que ninguém espera. Com as pedras na mochila, ele sai de casa sabendo que Sônia, Alex, Márcia, Olavo e Mateus/Tânia irão atrás dele. Afinal, todos querem o tesouro que Felipe esconde e prometeu jogar no mar para vingar a morte de seu irmão.

É o que acontece. Felipe arranca em sua moto e é perseguido por todos –de carro, táxi e até ônibus. O garoto pega o rumo de uma praia deserta, onde há um balão a sua espera. Com a mochila nas costas, Felipe corre para terminar sua fuga espetacular. Com velocidade, ele pula no cesto e desamarra o balão.

“Pega!”, “ Segura o maluco!”, gritam os gananciosos amigos. O balão começa a subir e Mateus, o mais rápido de todos, ainda consegue se pendurar em uma das cordas, mas Felipe a desamarra e consegue escapar, para desespero de todos.

“Vocês nunca mais vão ver esses diamantes! Nunca mais!”, grita Felipe ao mesmo tempo em que dá tchau aos que ficaram na areia. Ele cumpre a promessa e atira as pedras no mar.
“Eu não acredito que ele fez isso!”, revolta-se Olavo.

A cena deve ser exibida na próxima segunda-feira, 14/07.

Flora volta para a prisão!

Com a ajuda de Silveirinha, Flora consegue os extratos bancários de Donatela.

Durante um encontro com Lara, enquanto mostra à filha esses números, Flora é surpreendida pela chegada de um homem.

Ele já chega a chamando de ladra e, enquanto Lara sai para pedir socorro, o estranho simula que Flora o atacou fazendo um corte no próprio supercílio. “Foi você! Você tentou me matar!”, diz o homem diante de Lara, que já está de volta, e fica perplexa.

A polícia chega, mas Flora consegue escapar. Ao contar o ocorrido a Silveirinha, Flora descobre que a idéia fora do próprio mordomo! “Na primeira prensa, ele abre o bico e entrega que fui eu que contratei ele pra fazer o serviço. Eu, ou seja, a Donatela”, explica Silveirinha.

Flora pede ajuda a Irene e as duas procuram um advogado. Mas é nessa hora que entram os policiais e dão voz de prisão à Flora, que volta para a cadeia.

As cenas devem ser exibidas a partir do dia 14/07, segunda-feira.

Antonio Calloni está confirmado no elenco de Caminho das Índias

Mais um nome para integrar o elenco de Caminho das Índias, nova novela de Glória Perez. Segundo informação do jornal O Dia desta sexta-feira (11), Antonio Calonni está confirmado no elenco da trama.

Com previsão de estréia em 2009, Antonio que atualmente está na novela Beleza Pura, no papel de Eduardo, será pai de Duda Nagle. Duda será um bad-boy e César, papel de Calonni, o protege quando ele apronta suas loucuras.

Essa relação de pai e filho servirá para Glória Perez falar sobre a falta de limites da juventude.

Prova de Amor de volta na telinha da Record


A Record bateu o martelo e oficializou a volta de Prova de Amor na grade da emissora.

Protagonizada por Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado, Prova de Amor foi à sucessora de Essas Mulheres e a primeira novela da emissora da Record a ser totalmente gravada no Rio de Janeiro, cidade que até então só servia de cenário para as novelas globais.

Com um grande elenco vindo da Globo, formado de jovens estreantes aos veteranos, a atração da Record foi considerada uma opção à inovadora Bang Bang da concorrente carioca, em 2005.

Apesar de ter uma grande missão, que seria recepcionar bem os acostumados com produções globais, Prova de Amor conseguiu atingir o objetivo desejado. Enquanto na concorrente carioca, uma trama inspirada no velho oeste, com personagens pouco caricatos e sem uma história sustentável, na Record encontrava-se tudo que o telespectador das 7 buscava: ação, romance e drama em uma trama dinâmica e contemporânea.

Prova de Amor conta a história de Clarice Luz e Daniel Avelar, que planejavam um casamento após a notícia da chegada de um filho. A busca da felicidade plena, um objetivo comum das novelas, também tinha de praxe um vilão Lopo Jr. (Leonardo Vieira) que armou de todas as formas a separação do casal. Paralelo ao romance do casal protagonista, a novela de Santiago também tratava do seqüestro e exploração de crianças para o trabalho infantil.

Com 229 capítulos, sendo que eram previstos pouco mais de 140, chegou a ter problemas em sua reta final devido ao longo do período de exibição.

A emissora ainda não definiu data nem horário de reprise da novela Prova de Amor.

Lauro César Muniz pode fazer sua última novela na Record

A novela Vendetta, de Lauro César Muniz, está confirmada na Record e já entrou em produção.

O autor vai fazer essa próxima novela da Record, mas pode ser a última. De acordo com a coluna Canal 1, a Globo tem interesse na sua volta.

E com as recentes modificações na cúpula da emissora carioca, já não existem motivos para que o seu retorno não aconteça.

Novela "Chamas da Vida", terá personagem pedófilo

A autora Cristianne Fridman vai abordar um tema delicado em "Chamas da Vida". Na trama, o ator André di Mauro interpreta Lipe, um pedófilo.

Ele é fotógrafo e secretamente se corresponde com adolescentes pela internet. Uma de suas vítimas será Vivi, personagem de Letícia Colin.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

SESSÃO ABERTURA : Dancin Days




Abertura original da novela Dancin' Days exibida pela TV Globo no ano de 1978.

Veja as audiências da noite de quinta

O grande destaque das audiências da noite desta quinta-feira foi o programa "Por toda a minha vida" sobre o grupo Mamonas assassinas. Mesmo exibido até tarde da noite conseguiu uma boa média.

Nos demais programas da noite, o que se vê é estabilidade. Novelas da Record, "Amor e intrigas" e "Chamas da vida" perderam dois pontos cada, em relação à noite de quarta, mas continuam com boas audiências. "A favorita", na Globo, ganhou um ponto, mas também se mantém estável. O mesmo acontece com a reprise de "Pantanal", no SBT.

Veja os outros números:

Malhação, 25
Ciranda de pedra, 23
Beleza pura, 30
A favorita, 38
A grande família, 29
Casos e acasos, 22

Os mutantes, 17
Chamas da vida, 17
Amor e intrigas, 16

Pantanal, 14

Ana Rosa volta à Globo em 'Três irmãs'

Ana Rosa está de volta à Globo. A atriz acaba de fechar a sua participação na próxima novela das 19h, "Três irmãs", que estréia em setembro. Na história de Antonio Calmon, ela será Virginia, mãe das protagonistas, vividas por Claudia Abreu, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli. A atriz, que estava sem contrato com qualquer emissora, desde o fim do ano passado, foi convidada pelo diretor do folhetim, Dennis Carvalho.

_ Além de ser mãe das três irmãs, ela é farmacêutica, dona da drogaria da cidade. O pai das meninas, Augusto, abandona a família quando elas ainda são muito pequenas. Ele morre anos depois, mas, mesmo assim, ela permanece apaixonada por ele, que era um homem muito envolvente _ adianta a atriz _ Ela também terá uma ligação muito forte com o Greg (Rodrigo Hilbert), a quem considera como filho.

A saída da Record, onde participou de três novelas ("Essas mulheres", "Bicho do mato" e "Caminhos do coração"), foi amigável. O contrato da atriz com a emissora, que durou três anos, acabou no meio de "Caminhos do coração".

_ Eu queria voltar à faculdade de cinema, mas não poderia fazer junto com a novela. Aí, preferi não renovar. A direção da Record entendeu perfeitamente e o Tiago (Santiago, autor), inclusive, escreveu um final muito digno para a minha personagem, a Dalva _ afirma.

Ana faz questão de lembrar que não trocou uma emissora pela outra. Nem agora nem quando assinou com a Record.

_ Quando acabou "Senhora do destino", a última novela que fiz na Globo, eu estava sem contrato. A Record me chamou e fiquei três ótimos anos lá. Agora, eu estava sem contrato há seis meses. Fui convidada pela Globo e resolvi voltar. E assinei só para a novela _ esclarece.

A atriz é, segundo o Guiness, a recordista mundial de participações em novelas. Seu nome está no livro, que registra a sua atuação em mais de 50 produções.

Novelas da Record seguem na vice liderança


Amor e Intrigas registrou nesta quinta-feira, dia 10, 16 pontos de média, 17 de pico e 25% de share. Exibida na faixa das 22h36 às 23h26, a novela ficou em segundo lugar isolado no ranking das audiências. A trama é escrita por Gisele Joras e dirigida por Edson Spinello.

A novela escrita por Tiago Santiago com direção de Alexandre Avancini, exibida nesta quinta-feira, dia 10, ficou com 17 pontos de média, 19 de pico e 24% de share. Os Mutantes garantiu o segundo lugar isolado na faixa das 21h05 às 21h55.

Nesta quinta-feira, dia 10, a novela escrita por Cristianne Fridman e com direção geral de Edgard Miranda manteve o segundo lugar isolado na audiência, marcando 17 pontos de média, 19 de pico e 25% de share. Chamas da Vida foi ao ar das 21h55 às 22h36.

Christiane Torloni será Melissa em Caminho das Índias

Christiane Torloni, que atualmente grava Beleza Pura no papel de Sônia, já está reservada para a nova novela que Glória Perez está escrevendo para a Globo.

Na nova produção, Christiane será mãe do personagem de Bruno Gagliasso e terá que lidar com o problema de esquizofrenia de seu filho. Caminho das Índias tem estréia prevista para Janeiro de 2009.

Pantanal registra pico de 16 pontos no Ibope

A novela "Pantanal" continua registrando ótimos índices de audiência ao SBT.Nesta quinta-feira (10/07), das 22h09 às 23h30, a trama registrou 14 pontos de média e pico de 16.

No capítulo, Jove e Juma voltaram ao Pantanal, mas negaram o convite de Zé Leôncio para morarem na fazenda e foram para a tapera. Jove também disse ao velho do rio que ele se parece com seu pai e perguntou se ele não seria seu avô, mas o velho negou.

A Favorita: Leonardo será assassinado

As reviravoltas em A Favorita vêm com tudo nos próximos capítulos. O relacionamento homossexual que irá acontecer entre Catarina (Lília Cabral) e Cléo (Paula Burlamaqui), vai sacudir a trama de João Emanuel Carneiro.

Leonardo (Jackson Antunes), o marido violento, será assassinado por Cléo. Antes, Catarina vai sair de casa com os filhos e morar com os pais. Algum tempo depois, Catarina e Cléo passam a morar juntas.

Segundo o jornal Extra desta sexta-feira (11), Leonardo jamais irá aceitar essa relação e acabará sendo assassinado.

Chamas da Vida : Demorô apanha no reformatório

Demorô (Dáblio Moreira) apanha no reformatório para onde a polícia o leva. À noite, os outros meninos pegam Demorô de surpresa e batem nele. Demorô fica muito machucado e planeja fugir do local.

A cena vai ao ar a partir do capítulo de Chamas da Vida desta sexta-feira, dia 11.

Globo antecipa reviravolta de "A Favorita"

A novela "A Favorita" (Globo, 21h) sofrerá uma reviravolta na trama daqui a duas semanas, informa o colunista Daniel Castro.

Segundo o colunista, Donatela (Cláudia Raia) passará a ser acusada formalmente de ter matado seu ex-marido, crime que sempre atribuiu à inimiga Flora (Patrícia Pillar).

A reviravolta estava prevista na sinopse, mas teria sido antecipada por causa da relativa baixa audiência, de acordo com o colunista. A Globo nega.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Chamas da Vida: Autora comemora índices da novela

A nova novela das dez da Rede Record, Chamas da Vida, estreou na noite de ontem (8) com média de 19 pontos de audiência e picos de até 24 pontos, segundo dados preliminares. Foi uma das melhores estréias de novelas da emissora.

Amor e Intrigas, de Gisele Joras e que ocupava até então o horário das dez, tinha estreado em Novembro passado às nove da noite com 12 pontos de média.

Já Caminhos do Coração, novela de Tiago Santiago, e a última desde então a estrear no horário das dez, tinha conseguido 17 pontos de média.

A trama, cuja realização é assinada por Edgard Miranda, beneficiou do "efeito sanduiche" ao ver a sua estréia acontecer entre Os Mutantes e Amor e Intrigas, outros dois grandes sucessos da Record.

Confira as audiências de 09/07

Para prestar atenção: 'Malhação' teve 25, ótimo número para o programa, e mais alto que o de 'Ciranda de pedra'. Na Record, 'Chamas da vida' marcou 19 e 'Amor e intrigas', 18. Já 'Mutantes' ficou em 16.

"A favorita", 36
"Beleza pura", 28
"Malhação", 25
"Ciranda de pedra", 22
"Chamas da vida",19
"Amor e intrigas", 18
"Os mutantes", 16
"Pantanal", 13

* A audiência da novela Água na Boca não foi divulgada.

SBT ainda não tem previsão de estréia para Revelação

Apesar de já ter 20 capítulos inteiramente editados, Sílvio Santos ainda não trabalha com uma eventual data de estréia para Revelação.
As gravações da novela, que Íris Abravanel vem escrevendo com supervisão de Yves Dumont, continuam acontecendo em ritmo acelerado e a estréia do folhetim só ainda não ocorreu muito por conta de Pantanal, que tem vindo a alcançar bons índices de audiência.

Falabella elogia escolha de Grazi para protagonista de sua novela

"Não tenho o menor preconceito com o fato de ela ser ex-BBB", afirma Miguel Falabella.

Visivelmente incomodado com as últimas notícias que davam conta de sua irritação por conta da escolha de Grazi Massafera para protagonista de Negócio da China, Miguel Falabella acabou desmentindo esses boatos.

Autor da próxima novela das 18h da Globo, que tem a difícil tarefa de reerguer o horário, Falabella optou antes por elogiar a atriz afirmando que ela se saiu extremamente bem nos testes para protagonista de sua novela e que ela tem bastante química com Fábio Assunção, já escalado para mocinho da novela.

Negócio da China tem estréia prevista para dia 6 de outubro, substituindo Ciranda de Pedra.

Próxima novela de Manoel Carlos terá gravações na Antártida

Ainda nem Caminhos da Índia estreou e a Globo já está planejando a próxima novela das 8.

Prevista para estrear no segundo semestre de 2009, a trama de Manoel Carlos, com o título provisório de Viver a Vida, deverá contar com cenas gravadas em Petra, na Jordânia, e na Antártida, informou o jornal O Globo desta quarta-feira (9).

O nome já foi título de uma produção que o autor escreveu para a Manchete, em 1984. Páginas da Vida foi a última novela do autor na Globo.

Na Argentina, a trama de Manoel Carlos vem registrando altos índices de audiência.

domingo, 6 de julho de 2008

SESSÃO ABERTURA : Sassaricando




Abertura de Sassaricando, telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas entre 9 de novembro de 1987 a 11 de junho de 1988.

A Favorita : Halley vai preso!

A parceria de Orlandinho e Halley estão com os dias contados.

Por ordens do pai, o playboy é capturado e levado em uma van. Quando Halley acha que conseguirá respirar aliviado, ele vê a notícia na televisão de que Bruninho teve a prisão decretada.

Desesperado com a possibilidade de ser preso no lugar do empresário, pede ajuda a Alícia. Ao descobrirem o paradeiro do milionário, os dois tentam encontrá-lo para tentar dar um fim nesta confusão, mas caem numa armadilha preparada por Bruninho e Halley acaba preso.

Cilene dá uma lição de moral no filho, que implora para a mãe libertá-lo. “(...) Vou deixar você aí refletindo mais uns dias sobre tudo o que aconteceu“, diz a manicure, que usa sua amizade com o delegado para deixar o filho dormir na cadeia.

As cenas devem ser exibidas a partir do dia 07/07, segunda-feira.

A Favorita : Zé descobre ligação entre Flora e Donatela

É muita coincidência! Assim como Donatela, Flora conta a Zé Bob que fez parte de uma dupla sertaneja.

Curioso e desconfiado que é, o jornalista comenta com Maíra que pode existir uma relação entre as duas mulheres.

Numa loja de discos antigos, Zé Bob descobre um LP de Faísca e Espoleta e vê que Flora e Donatela formavam uma dupla sertaneja. Agora, ele quer ir até o fim: “Vamos aos jornais da época. Tá tudo microfilmado. Agora quero saber de tudo!”.

Os dois jornalistas tanto pesquisam, que acabam descobrindo o crime que faz parte do passado das duas. “A Flora matou o marido da Donatela...”, conclui Zé.

As cenas devem ser exibidas a partir do dia 08/07, terça-feira.

Ciranda de Pedra : Bruna rompe noivado com Rogério

Quem convive com Bruna já percebeu que a jovem não está muito feliz com o noivado com Rogério. Em vez de esbanjar felicidade, ela mostra a todos que está cheia de dúvidas sobre o futuro. Mas no dia do jantar de noivado ela não vai conseguir fingir que está tudo bem e firmar um compromisso que não é de sua vontade.

Durante o evento, Frau Herta esbarra em Rosa propositalmente e faz com que a empregada derrube vinho no vestido de Bruna. Assim, a menina é obrigada a ir ao quarto trocar de rouba. Frau Herta revela o caminho do quarto de Bruna a Afonso. Ele vai atrás dela e a agarra. No início, Bruna tenta afastar Afonso, mas depois acaba se entregando. De volta à sala, Bruna se dirige à cerimônia de noivado. Mas interrompe os dizeres do padre ao dizer que não pode assumir o compromisso por ter pecado: “Não posso ser sua noiva, Rogério. Agora, não posso mais”.

As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima quarta-feira (09/07).

VALE A PENA LER DENOVO



Sassaricando foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas entre 9 de novembro de 1987 a 11 de junho de 1988, apresentada em 185 capítulos. A novela foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 9 de julho de 1990 e 11 de janeiro de 1991, as 13h30, em 135 capítulos.

Trama
Há muitos anos, o pobretão Aparício Varella dera um grande golpe do baú. Deixou Rebeca, o grande amor de sua vida, no Rio de Janeiro, para casar-se com Teodora, uma ricaça paulista. A poderosa Teodora era a mais velha e menos desmiolada das três filhas do presidente das tecelagens Abdalla, membro da comunidade árabe de São Paulo.
O tempo passou e as três herdeiras Abdalla - Teodora, Lucrécia e Fabíola - tornaram-se três megeras, esnobes e, naturalmente, detestadas pelos maridos. Fabíola enviuvou e fica controlando a vida do único filho, Tavinho. Lucrécia casou-se com Aprígio, irmão de Aparício, e o casal tem uma filha, Camila. Teodora assumiu a presidência, ao lado de Aparício, mas quem dá as ordens é sempre ela. A extravagante Fedora é a filha dos dois. Aprígio, por sua vez, envolveu a empresa da família em negociatas escusas com uma perigosa irmandade de fanáticos sectários de um líder conhecido apenas por "Ela". Seus seguidores agem clandestinamente, nos fundos de uma boate, mas estão prestes a ser desmascarados pelos astutos Guel e Camila.

Morador de um cortiço de São Paulo, Guel teve a família arrasada pelo sumiço de seu pai, Ricardo de Pádua, que um dia saiu para comprar cigarros e não mais retornou, fato que deixou sua mãe, Aldonza, traumatizada. O casal tivera quatro filhos: Guel, a divertida Tancinha ("me tô meio que divididinha"), Isabel e Juana. Aldonza trabalha na feira do bairro, com as três filhas, batalhando pelo sustento da família e pelos estudos de medicina de Guel. Só que Guel nunca foi à faculdade como conta para a mãe e as irmãs.

Detetive da Interpol disfarçado, Guel, e Camila, descobrem a identidade secreta de "Ela". Na realidade, "El A", sigla de "El Achid". Achid Calux, o milionário árabe, escondido sob a falsa identidade de Bóris Aidan, planeja acabar com a vida de Aparício Varella. Fedora é na realidade filha de Achid Calux, fruto de um antigo relacionamento da juventude. A família nunca aprovou essa relação, pois Achid sempre fora misterioso e alvo dos piores comentários. Teodora teve de deixar Achid para se casar com Aparício, que assumiu a paternidade de Fedora naturalmente. Achid nunca desistiu de pôr as mãos na fortuna de Teodora e em sua filha.

Em um sinistro pacto feito pelos seguidores de "Ela", Aprígio introduz o perigoso bandido Leonardo Raposo, assassino inescrupuloso, no seio dos Abdalla para que se case com a sobrinha Fedora para em seguida matá-la. Ao casar-se com Fedora, Leonardo pensa em eliminá-la de todas as formas, de olho na fortuna. Num diábolico plano para matar a esposa, Leonardo explode o jatinho onde estava Teodora, matando a sogra por engano.

Assim, Aparício, agora viúvo e feliz, toma as rédeas da empresa da família. Livre da pressão e dos berros de Teodora, ele só pensa em sassaricar e recuperar o tempo perdido no casamento fracassado. Pensa também em voltar para Rebeca, o antigo amor, recém-chegada a São Paulo. Rebeca havia sido contratada como estilista por Teodora, e assim passava a trabalhar no mesmo prédio que Aparício.

Viúva e voltando do exterior, Rebeca é agora uma distinta e elegante senhora, mas sem um tostão no bolso, associando-se às amigas Penélope Bacellar e Leonora Lammar com o objetivo de caçar um marido milionário. Sabendo do intuito de Rebeca, Aparício deixa a presidência e finge ser um simples faxineiro, empregado da fábrica. Enquanto se disfarça de faxineiro e lorde inglês, tenta conquistar Rebeca, Penélope e Leonora, sem que elas saibam que estão envolvidas pelo mesmo homem. Mas Teodora Abdalla vem do além para atazanar de vez a vida do pobre viúvo.



Elenco
Paulo Autran - Aparício Varella
Tônia Carrero - Rebeca Rocha
Cláudia Raia - Tancinha (Constância de Pádua)
Eva Wilma - Penélope Bacellar
Irene Ravache - Leonora Lammar
Edson Celulari - Guel (Jorge Miguel de Pádua)
Maitê Proença - Camila Abdalla Varella
Lolita Rodrigues - Aldonza de Pádua
Carlos Zara - Ricardo de Pádua
Marcos Frota - Beto (Alberto Bacellar)
Jandira Martini - Teodora Abdalla Varella
Cristina Pereira - Fedora Abdalla Varella (Fefê)
Diogo Vilela - Leonardo Raposo (Leozinho)
Alexandre Frota - Apolo
Rômulo Arantes - Adônis
Angelina Muniz - Bel (Isabel de Pádua)R
oberto Bataglin - Tadeu
Laerte Morrone - Aprígio Varella
Maria Alice Vergueiro - Lucrécia Abdalla Varella
Ileana Kwasinsky - Fabíola Abdalla
Lourival Pariz - Achid Callux (Bóris Aidan)
Denise Milfont - Juana de Pádua
Marcela Muniz - Diana
Alexandre Lippiani - Tavinho (Otávio Abdalla)
Stella Freitas - Dinalda
Aldine Müller - Brigitte
Ney Santanna - Nicodemus
Jorge Lafond - Bob Bacall
Bárbara Thiré - Bia
Marco Miranda - Ariovaldo Almeida Prado

Participações
Fernanda Montenegro
Tony Ramos
Jorge Fernando
Cecil Thiré - São Sifrônio
Rogério Fróes - Marcos
Antônio Abujamra - Totó
Myrian Pérsia - Funcionária do spa
Bia Montez - Funcionária do spa
Suzy ArrudaCésar Filho
Henriqueta Brieba - Falecida avó de Dinalda
Benjamin Cattan - Inspetor Mário Della Costa
Sérgio Britto - Luiz Guilherme
Célia Biar - Dona Kiki
Raul Gazolla - Rubinho
Paula Burlamaqui - Modelo no apartamento de Camila
Ariel Coelho - Garçom

Ciranda de Pedra : Idalina pega dinheiro emprestado com Urânia

Após dar seu último salário a Afonso para pagar a cadeira de rodas da mãe do golpista, a situação financeira de Idalina ficou muito complicada. Tanto que a moça acabou se endividando com Elzinha por não conseguir pagar os perfumes que comprou. Agora Idalina vai buscar uma solução para os seus problemas financeiros, mas a moça nem imagina com quem está negociando...

A idéia parte de Patrício: “A senhora pode emprestar dinheiro pra Idalina... Pense só nos juros! Do jeito que ela está desesperada, vai aceitar qualquer taxa que a senhora oferecer...”, propõe a Urânia. A mãe logo gosta da idéia, mas para o plano dar certo é Patrício quem vai conversar com Idalina. Ele convence a moça a pegar dinheiro emprestado com Urânia. Quando a trambiqueira vai negociar com Idalina, ela explica que precisa cobrar juros: “Com toda essa carestia, se eu não cobrar juros, quando você devolver, o dinheiro já não vale mais nada”. Mas não revela quanto Idalina terá que pagar. Desesperada do jeito que está, a moça aceita o negócio na hora!

As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima segunda-feira (07/07).

Três Irmãs: Primeiras cenas da novela em Bali são gravadas

Em busca de ondas perfeitas e um belo visual, a equipe de Três Irmãs, próxima trama das 19h da TV Globo, viajou para Bali, na Indonésia, para gravar as primeiras cenas da novela de Antonio Calmon. “Consultamos os especialistas em surfe, que nos disseram que, durante esta época do ano, Bali era o lugar ideal com garantia de boas ondas”, explica o diretor de núcleo Dennis Carvalho.

Dois meses antes das gravações, o diretor geral José Luiz Villamarim viajou com uma equipe para a Indonésia para fazer uma pesquisa de locação. Foram quatro dias em busca dos melhores lugares para as cenas de Três Irmãs. O objetivo era mostrar não só as praias, mas também a cultura e o povo daquele país. “Apesar das dificuldades, por conta da falta de estrutura local, a Indonésia é um país fascinante. Ao chegar em Uluwatu, um dos lugares mais bonitos em Bali para o surfe, fiquei impactado com a imagem. A luz é maravilhosa”, conta Villamarim.

Antes de viajar para Bali, no final de maio, a equipe e o elenco – Maitê Proença, Paulo Vilhena e Rodrigo Hilbert – receberam uma cartilha de viagem, com informações sobre o local. Além de dicas práticas sobre hospedagem, moeda local, roupas apropriadas e alimentação, o guia trazia um pequeno dicionário e curiosidades sobre a cultura balinesa.

Três Irmãs é uma novela de Antonio Calmon, com direção de núcleo e geral de Dennis Carvalho e direção geral de José Luiz Villamarim. A próxima novela das 19h da TV Globo estréia em setembro.

A Grande Família crava 30 pontos de média

O seriado da Globo, "A Grande Família" está indo cada semana melhor. Na último episódio, parecia que o programa tinha uma coisa diferente que prendia a atenção do telespectador na frente da televisão. O destaque foi o concurso para eleger a vovó mais bonita. Nessa quinta (03/07), o programa cravou 30 pontos no IBOPE.

SBT receberá 40 milhões da Globo por quebras de contratos

Segundo informações da coluna Zapping, do jornal Agora, os autores de novelas Glória Perez e Walter Negrão, que assinaram com o SBT em 1995, mas romperam o acordo e decidiram voltar para a Globo, perderam na Justiça a ação movida pela emissora paulista por quebra de contrato.
De acordo com a publicação, na semana passada, o SBT recebeu R$ 24.477.115,69 de Glória Perez e R$ 17.888.306,99 de Walter Negrão. A Globo, que foi quem tirou os autores do SBT, pagou o valor da rescisão.

Já a multa de Benedito Ruy Barbosa, que também rescindiu com o SBT, na mesma época dos outros autores, e voltou para a Globo, ainda não foi paga, de acordo com a emissora de Silvio Santos.

Rede Record terá 3 novelas no Ar

Com a estréia de Chamas da Vida, nova novela da Rede Record, na próxima terça-feira, dia 8, a emissora de Edir Macedo vai exibir três tramas em sua grade de programação. A primeira será Os Mutantes, que que começará às 20h50, seguida de Chamas da Vida, que deve ser levada ao ar quase 22h e, por fim, virá Amor e Intrigas, que entrará a partir das 23h. No entanto, assim que terminar Amor e Intrigas - no dia 23 - não se sabe se o horário triplo para a dramaturgia continuará existindo. Tudo porque não foi definida a atração que entrará no lugar do folhetim.

A Favorita: Maria do Céu sofre na cidade grande

Desde que decidiu ir para São Paulo, Maria do Céu (Deborah Secco) passou a sofrer as conseqüências de suas escolhas. Sem dinheiro, inclusive para comer, a retirante resolve pedir esmolas na rua. Mas sua iniciativa não é bem vista pelas mulheres que vivem na área que, ao perceberem que a menina bonita está ganhando mais dinheiro do que elas, a expulsam do local. Sem ter para onde ir, ela vai até a casa de Cilene (Elizangela) pedir ajuda a Luma (Thiarê Maia), com quem fez amizade numa sessão de fotos. A anfitriã da casa, ao vê-la, a convida para trabalhar, mas Céu recusa a proposta. Penalizada com a situação, Cilene lhe dá dinheiro para voltar para casa.

Ao chegar a Triunfo, Céu se depara com a família desesperada com a possibilidade de ser despejada, já que Edivaldo (Nelson Xavier) foi enganado e deve três mil reais ao verdadeiro proprietário. Ela conta a história para Cassiano (Thiago Rodrigues), que se sensibiliza e pega o dinheiro com Lara (Mariana Ximenes), alegando que precisa ajudar uma família com problemas. Mas a menina, a contragosto do pai e da irmã, usa o valor para comprar um vestido caríssimo pelo qual havia se apaixonado em São Paulo. Certa de que pode conquistar o amor de Cassiano (Thiago Rodrigues), Céu vai à procura de Lara em uma exposição e revela que a roupa que está usando foi um presente que o operário deu a ela com o dinheiro da namorada. Não satisfeita, ainda interfere na apresentação de uma instalação de Alícia (Taís Araújo) e acaba expulsa do evento. Desolada, vaga pela cidade, mas finaliza a noite jantando em um restaurante sofisticado e, sem dinheiro para pagar a conta, sai do local algemada em um carro de polícia.

A Favorita : Cida será assediada por Átila e Leonardo

Cida, personagem de Cláudia Ohana em "A Favorita", mal chegou à casa de Copola (Tarcísio Meira) e já está causando polêmica na família. A "ovelha negra" da casa vai ser assediada na próxima semana pelos dois cunhados, Átila (Chico Diaz) e Leonardo (Jackson Antunes). "No passado, ela teve um envolvimento com o marido da irmã", adianta Cláudia, ao explicar o assédio de Átila sobre Cida. O ex-amante ficará com ciúmes ao saber que Leonardo, o marido de Catarina (Lilia Cabral) deu em cima da caminhoneira e vai questionar se a moça ainda sente algo por ele.

CONFIRA O ELENCO COMPLETO DE "TRÊS IRMÃS"



uma novela de ANTÔNIO CALMON

Estréia prevista para 15 de SETEMBRO, com:


REGINA DUARTE - Lourdes

ANA ROSA - Vírginia

VERA HOLTZ - Violeta

MAITÊ PROENÇA - Walkíria (Vilã)

CLÁUDIA ABREU - Dora (Protagonista)

CAROLINA DIECKMANN - Suzana (Protagonista)

GIOVANNA ANTONELLI - Alma (Protagonista)

MARCOS PALMEIRA - Bento

PAULO VILHENA - Eros

RODRIGO HILBERT - Greg

MARCELLO NOVAES - Sandro

DUDU AZEVEDO - Xande

BRUNO GARCIA - Galvão

CECÍLIA DASSI - Nathália

KAYKY BRITO - Paulinho

TATO GABUS - Orlando

SOLANGE COUTO - Janaína

AILTON GRAÇA - Jacaré

DEBORA DUARTE - Bernadete

MALU GALLI - Liginha

ROBERTO BONFIM - Pacífico

BETH GOULART - Leonora

GRAZIELLA MORETTO - Valéria

LUIS GUSTAVO - Vidigal

MARCOS CARUSO - Dr. Alcides

OTÁVIO AUGUSTO - Chuchu

GUILHERME PIVA - Glauco

MARIA EDUARDA - Carminha

LEONARDO CARVALHO - Alfredão

RAFAEL CIANI - Toninho

JULIANA SCHALCH - Juliana

ANTÔNIA FRERING - Silvie L’eclair

ALOÍSIO DE ABREU - Prefeito Nelson Santana

CAIO VAZ - Thor

IVAN MENDES - Pedro Henrique

BRENNO LEONE - Zig

CAIO VIDAL - Gibo

ITOR NOVELLO - Marquinhos

THAVYNE FERRARI - Rafinha

MATHEUS COSTA - Lucase

JOSÉ WILKER - Augusto

NÍVEA STELMANN - Karen


colaboração de:

Ângela Carneiro

Flávia Lins e Silva

Duba Elia

Guilherme Vasconcelos

Adriana Chevalier

Leandra Pires

direção geral:DENNIS CARVALHO

Confirmado: Sassaricando de volta em agosto na Globo

Por essa ninguém esperava. Preocupada com a baixa audiência que ronda as suas tramas no período da tarde, a Globo bateu o martelo na última quarta-feira e resolveu desenterrar um de seus grandes sucessos nos anos 80: "Sassaricando", novela de Sílvio de Abreu, estará de volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 04 de agosto. A intenção da reprise, por sua vez, estará unindo o útil ao agradável, pois faz parte de um projeto que visa, em parceria com a CEDOC, restaurar as antigas novelas da emissora num excelente projeto de recuperação, passando de polegadas para uma mídia.