terça-feira, 20 de julho de 2010

TELETEMA: Senhora do Destino

Marisa faz dança sensual para Ari, em “Ribeirão do Tempo”


Marisa (Daniela Galli) dança para Ari (André de Biasi), na boate Mico Leão, em “Ribeirão em Tempo”.

Querêncio (Taumaturgo Ferreira), que também está na apresentação, não gosta do que vê e avisa para o amigo Romeu (Zé Dumont), que a dançarina é a mulher de sua vida. O artesão fica nervoso ao ver Marisa ir embora com o prefeito depois do show.

Frustrado, ele a chama para conversar no dia seguinte. Marisa diz que Querêncio sabe a vida que ela leva, mas a dançarina afirma que realmente gosta dele.

A cena está prevista para ir ao ar no dia 23/7.

Passione: Clara tentará matar Totó para ficar com herança


Os planos de Clara (Mariana Ximenes) para dar o golpe em Totó (Tony Ramos) seguem a todo vapor nas próximas semanas de “Passione”. Depois que a vilã conseguir fazer com que o italiano assine um papel que lhe concede o direto de herdar toda a sua fortuna, Clara tentará matá-lo.

Para isso, ela conseguirá afastar toda a família do sítio, na Itália. Gemma (Aracy Balabanian) irá para a Suíça na companhia de Alfredo (Miguel Roncato). Já Agostina (Leandra Leal) voltará ao Brasil na companhia de Dino (Edoardo Dell’Aversana), enquanto Adamo (Germano Pereira) irá fazer companhia à prostituta Francesca (Marcela Valenta).

Com o sítio vazio, Clara irá arrumar uma emboscada para Totó. Ela, após jantar com o marido, diz que vai ao celeiro pegar as roupas penduradas na corda. Ao chegar ao local, ela colocará fogo e começará a gritar desesperadamente por Totó.

Assustado, o italiano vai até o local e é surpreendido por um pedaço de madeira que cai sobre sua cabeça e desmaia. Apesar de concluir o plano com sucesso, a loira ficará assustada com o fogo se alastrando pelo celeiro e acabará puxando o corpo de Totó para fora do local, antes que seja consumido pelas labaredas. Porém, minutos depois ela ficará inconsolável, por não ter tido coragem de executar o assassinato do camponês até o fim. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 2 de agosto.

Após fiasco de "Tempos Modernos", autor diz que nunca pretendeu fazer revolução com a novela


O novelista Bosco Brasil negou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que ao escrever a sinopse de “Tempos Modernos”, que, em sua reta inicial, fugia dos padrões mais usados pelos tradicionais folhetins, tentou promover uma revolução na teledramaturgia brasileira. “Nunca prometi fazer uma revolução. Por um motivo que desconheço isso acabou colando na novela”, afirma.

Porém, os baixos índices da trama em seus primeiros meses levou o autor a promover mudanças, transformando a novela em uma história mais tradicional, com o objetivo de elevar a audiência. “Tempos Modernos” chegou ao fim com 26 pontos de média, cinco abaixo do alcançado por sua antecessora, “Caras & Bocas”, de Walcyr Carrasco.

Bosco acredita que a queda vertiginosa das tramas da faixa das sete nos últimos anos foi um dos motivos do fraco desempenho de sua novela. “É horário crítico, basta aferir a queda da audiência. O número de pessoas que estuda à noite aumentou, as pessoas não conseguem chegar em casa tão cedo”, afirma.

Filme adolescente Desenrola vira série no Multishow


Longa-metragem sobre e para adolescentes, Desenrola vai virar série no canal pago Multishow.

A série segue o conceito de transmídia: será um produto diferente a contar histórias complementares à do longa, que, antes de virar filme, foi uma websérie.

Desenrola é uma produção colorida e leve sobre a perda da virgindade. A protagonista Priscila, uma menina romântica de 16 anos, quer transar com o galã do colégio, um garoto mais velho (Kayky Brito). Priscila é interpretada por Olívia Torres, a Rita de Malhação ID.

O filme não tem grandes pretensões _a não ser divertir e fazer bilheteria.

A série do Multishow irá girar em torno de dois personagens que se destacam no filme: Boca (Lucas Salles) e Amaral (Vitor Thiré), os engraçadinhos do colégio.

Segundo Rosane Svartman, diretora de Desenrola, a série deverá se chamar Sem Noção. Serão 20 episódios de 15 minutos cada um. As gravações começam na próxima semana. A estreia está prevista para novembro.

“Não será uma série de ficção normal”, avisa Rosane. Cada episódio terá seis minutos de dramaturgia (situações vividas por Boca e Amaral) e o restante do tempo preenchido por enquetes nas ruas.

Lucas Salles, protagonista de Desenrola e da série do Mulstishow, também estará na nova temporada de Malhação.

Análise da abertura de ‘Ti Ti Ti’


Apesar da grande repaginada na trama, agora mais ágil e contemporânea (agregando inclusive temas de Plumas e Paetês, outra obra do mesmo autor), o remake de Ti-ti-ti que estreara ontem recebeu uma abertura quase igual a original de 1985.

A briga entre carretéis, tesouras, agulhas, fitas e linhas permaneceu quase intacta. O que é um grande ponto positivo, já que a ideia é simplesmente sensacional, oriunda do período áureo criativo de Hans Donner nos anos 80. Modificar esse conceito seria no mínimo uma perda de tempo.



No entanto, os objetos, que antes eram reais e manipulados por um jogo de linhas e imãs, agora são totalmente modelados e animados graças a moderna computação gráfica, produzindo ângulos de câmera e movimentos mais fluidos e naturais. O que não impediria, entretanto, que a “artesanalidade” empregada anteriormente fosse mantida em 2010 com mais propriedade com técnicas mais apuradas de stop-motion, por exemplo. Embora eles tenham optado pelo caminho mais fácil, não quer dizer que foi o menos interessante.



O logotipo harmônico, pregnante e bem construído também não precisou se alterado. Sua representação como um bordado sobre um tecido, aliás, tornou-o ainda mais interessante. Enfim, uma abertura de encher olhos, vibrante e irreverente que desperta inclusive um sentimento nostálgico para os que acompanharam a primeira versão.

Mas o maior erro, foi a música, onde o ritmo, não condiz com a abertura, e acaba destoando, uma pena, já que quem canta é a grande Rita Lee.

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: TiTiTi

Hoje em “Passione”: Stela se desespera ao descobrir que Danilo viajou para a Itália


No capítulo de hoje de “Passione”, Stela e Agnello tentam disfarçar a surpresa com o reencontro. Clara finge estar ofendida com Gemma e mas Totó a defende. Francesca mente para Adamo e tenta convencê-lo de que conseguiu um novo emprego. Stela faz muitas perguntas a Agnello e cria um constrangimento durante o jantar ao falar sobre a forma como o italiano se sustenta no Brasil. Mauro e Diana se divertem na praia e aproveitam o tempo para namorar. Diógenes se preocupa com o envolvimento do filho com Diana. Gerson se irrita com Melina quando a irmã fala sobre seu relacionamento com Diana.

Clara manda Francesca continuar enganando Adamo. Totó estranha o fato de Adamo não querer encontrar uma namorada. Agnello diz a Fred que gosta de Lorena, mas ele não acredita. Lorena comenta com as amigas que sua mãe não gostou de Agnello. Stela se desespera ao descobrir que Danilo viajou para a Itália. Sinval vai ao aeroporto, mas não consegue impedir o irmão de embarcar. Fátima tenta consolar Sinval. Candê tenta dar continuidade ao processo de adoção de Amendoim. Berilo e Jackie conferem os detalhes da festa surpresa de Jéssica. Jéssica fica furiosa ao descobrir que Berilo saiu com Jackie e demite a secretária.

Melina exige explicações de Saulo ao descobrir que Mauro deixou de ser vice-presidente. Clô consegue enganar Jéssica e a leva para a festa surpresa. Gemma desconfia que Clara esteja planejando algo para tirar Totó de casa à noite. Clara fica tensa ao chegar no restaurante. Francesca surpreende Adamo ao encontrá-lo no hotel. Melina leva Fred para sua casa.

“Sai de Baixo” é o programa mais procurado no "Viva"


Prestes a completar dois meses no ar, o “Sai de Baixo” já é considerado o programa mais procurado no “Viva”, novo canal da Globosat. Números oficiais a respeito devem ser divulgados nos próximos dias.

O humorístico, do bem, com Tom Cavalcante, Marisa Orth e Miguel Falabella, entre outros, saiu do ar em 2002.

Elenco de “Corações Feridos” começa a ser escalado no SBT


O elenco de “Corações Feridos”, próxima novela do SBT, começou a ser escalado. Alguns nomes cogitados já estão em fase de fechamento de contrato e prontos para as gravações, que começarão em breve.

Além de Antonio Abujamra, que teve como último trabalho a novela “Poder Paralelo”, também estão confirmados os ex-globais Adriana Lessa e Flávio Tolezani, diz o site Na Telinha.

Adriana Lessa fez parte do elenco da Globo durante quinze anos. Seu último grande trabalho na emissora foi em “Senhora do Destino”, de Aguinaldo Silva. Mais recentemente, fez parte do programa “TV Fama”, da RedeTV!.

Já Flávio Tolezani fez uma pequena participação – embora de notável importância – em “A Favorita” ao interpretar Marcelo Fontini, marido de Donatela – personagem de Cláudia Raia – assassinado por Flora, de Patrícia Pillar.

Está gravada, mas será que vai ao ar?


Uma cena de “Araguaia”, próxima das 18h da Globo, mostrando Cleo Pires nua, à beira e dentro de um rio, foi gravada em São Felix do Araguaia.

Como não poderia deixar de ser, observando todos os cuidados que uma novela desse horário exige.

“As Cariocas” marca retorno de atores à Globo


A próxima série da Globo, “As Cariocas”, que será escrita por Euclydes Marinho, será marcada pelo retorno de alguns atores à emissora carioca.

Lavínia Vlasak, Luciana Vendramini e Gabriel Braga Nunes são alguns dos que se afastaram da Globo há uns anos e estão de volta, diz o site Na Telinha.

Lavínia se desligou da emissora em 2005 para viver o principal papel de “Prova de Amor”.

Luciana Vendramini saiu em 2004, após o término de “Da Cor do Pecado” e teve como último trabalho no SBT, na novela “Uma Rosa com Amor”. Já Gabriel Braga Nunes trocou de casa em 2005 e foi protagonista de três novelas na Record, “Essas Mulheres”, “Cidadão Brasileiro” e “Poder Paralelo”.

“As Cariocas” tem estreia prevista para agosto.

SESSÃO HUMOR: Sai de Baixo

Substituta de “Passione” começa a gravar em setembro


A Globo vai movimentar cerca de 25 atores nas externas de “Insensato Coração” em Florianópolis, trabalhos que serão conduzidos pelo diretor Dennis Carvalho a partir de setembro. Gilberto Braga e Ricardo Linhares, autores, optaram pela permanência no Rio em vez de viajar com a equipe.

O elenco da substituta de “Passione” está fechado e confirmado há meses, e agora que a história entrou em produção, os nomes começam a ser divulgados. Daniel Dantas é um exemplo. Longe das novelas desde “Ciranda de Pedra”, em 2008, ele atendeu convite da direção e irá pertencer ao núcleo rico da história.

O personagem será um ex-genro da milionária Nathália Timberg, playboy falido, que vive de bicos. Também farão parte do mesmo núcleo dos endinheirados Ana Beatriz Nogueira, Herson Capri -um banqueiro, e Jonatas Faro, todos pertencentes a uma mesma família.

Gravação de “As Cariocas” estão adiantadas; seriado estreia em agosto


O seriado “As cariocas”, dirigido pelos diretores Daniel Filho, Amora Mautner e Cris D’Amato, está com as gravações adiantadas na Globo.

A previsão de estréia é para o mês de agosto e provavelmente nas noites de terça-feira, para substituir o lugar de “Na Forma da Lei”, seriado policial de Antônio Calmon.

Audiência de segunda (19/07)


Sinha Moça -15

Malhação - 18

Escrito nas estrelas - 23

Ti-ti-ti - 29

Passione - 35

Pérola negra - 4

Esmeralda - 4

Uma rosa com amor - 7

Ana Raio e Zé Trovão - 8

Os mutantes - 5

Ribeirão do Tempo - 8

Escrito nas estrelas: Ricardo revela que Daniel não é seu filho


Uma revelação promete causar polêmica nos próximos capítulos de "Escrito nas estrelas". Em cena prevista para ir ao ar no próximo dia 30, Ricardo (Humberto Martins) vai revelar para Vitória (Nathália Dill) que Daniel (Jayme Matarazzo) não é seu filho.

O segredo, há anos guardado pelo médico, virá à tona numa viagem para Petrópolis. A princípio, Ricardo, Vitória e Jane (Gisele Fróes) iriam juntos para a casa da serra, mas a médica terá problemas com o ex-marido e não poderá ir junto.

Ao chegar em Petrópolis, Ricardo começará a ter lembranças do acidente que vitimou Francisca (Cássia Kiss) e contará para Vitória como tudo aconteceu. Os dois tiveram uma discussão séria, na qual Francisca lhe acusou de não dar a devida atenção à família. Os dois, na ocasião, chegaram a falar em separação.

Ao relembrar as cenas do acidente, Ricardo contará a Vitória que, exaltada, Francisca acabou caindo da escada. Minutos antes de morrer, muito ferida pela queda, ela lhe contou o segredo: Daniel não é seu filho. Mas não teve tempo de revelar quem é o pai do rapaz.

- Então Daniel não é seu filho? - perguntará Vitória.

- Eu nunca amei meu filho menos por causa disso - dirá Ricardo. - Amei Daniel desde o segundo que ele nasceu. Um amor que não tem barreiras, que nem a morte consegue diminuir.

Ricardo ficará apreensivo com a reação de Vitória, mas a moça irá apoiá-lo:

- Eu imagino como deve ter sido difícil guardar isso.

Ricardo dirá ainda que fez um exame de DNA, em segredo, que comprovou que ele não era mesmo pai de Daniel. E que sempre guardou este segredo porque queria que ele preservasse a imagem que tinha da mãe. Mas que agora decidiu contar porque acha importante que Vitória, que será mãe do filho de Daniel, saiba a verdade.

Danilo transa com Clara na Itália. Depois, é preso com drogas


Os próximos capítulos de "Passione" prometem muita emoção. Primeiro, Danilo (Cauã Reymond) viajará para Itália atrás de Clara (Mariana Ximenes), já que o esportista não consegue esquecer a noite que teve com ela. Segundo o autora da novela, Silvio de Abreu, lá, os dois vão se reencontrar e transar.

- Clara vai trair o marido, Totó (Tony Ramos). Depois, ela começará a armar um plano para matar Totó e ficar com todo o seu dinheiro. Mas Danilo não participará disso, não quer tomar parte - conta o autor.

Mesmo assim, Danilo vai se envolver em confusão. Ele será preso com drogas durante uma noitada na Itália com Clara.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SESSÃO BRIGAS: Tieta

Entrega de capítulos de "Ti Ti Ti" está adiantada na Globo


“Ti Ti Ti” estreará na próxima segunda (19) com 42 capítulos já escritos. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o motivo de tantos capítulos já roteirizados se deve ao fato de a novelista Maria Adelaide Amaral pretender guiar a trama com uma grande frente, para evitar problemas, como possíveis imprevistos ao longo do folhetim.

Já a equipe de figurinistas da trama está providenciando novas roupas para o personagem Victor Valentim, vivido por Murilo Benício.

Tudo porque o ator perdeu dez quilos em dois meses e as roupas usadas nas primeiras semanas de gravação ficaram enormes em Benício.

No ar, o ator aparecerá usando roupas com toques de toureiro.

Vídeo de Araguaia é apresentada aos autores


Os autores Walther Negrão, Renato Modesto e Jackie Vellego estão de volta a São Paulo, depois de quatro dias no Araguaia acompanhando as gravações da próxima novela das seis, substituta de “Escrito nas Estrelas”.

Lá, eles puderam assistir a um vídeo especial, produzido pelo diretor Marcos Schechtman, com imagens já gravadas da novela com as participações de Cleo Pires, Emilio Orciolo Neto, Milena Toscano e Murilo Rosa, entre outros.

O cenário da região entra como um ingrediente a parte. O elenco estará a partir de amanhã em Pirenopolis, para nova sequência de gravações, que inclui o registro da tradicional encenação da “Cavalhada”. É quando Edson Celulari irá se juntar ao grupo.

“Araguaia” continua com estreia marcada para o dia 27 de setembro.

Insensato Coração: Novos nomes são confirmados


Aos poucos a Globo vai completando o elenco de “Insensato Coração”, novela do Gilberto Braga e Ricardo Linhares, escolhida para substituir “Passione”.

Fernanda Paes Leme acaba de ser confirmada, como prima do personagem de Eriberto Leão, um dos protagonistas, e apaixonada por ele.

Além da Fernanda, “Insensato Coração” também terá a importante participação de Nathália Timberg. O seu último trabalho nas novelas foi em “Negócio da China”, do Miguel Falabella, exibida em 2008.

A personagem estará no mesmo núcleo de uma família formada por Helena Fernandes, Luigi Baricelli, Jonatas Faro e Thiago Martins.

Convocação


O SBT continua convocando os artistas de “Ana Raio e Zé Trovão” para receber o que têm de direito pela reprise da novela.

Alguns já estão ok, mas muitos ainda não atenderam ao chamado, feito inclusive através de anúncios em jornais do Rio e São Paulo.

Evandro Mesquita, por exemplo.

Quem recebeu o seu garante que é um dinheirinho interessante.

Record teme erros do passado e capricha no cenário e na caracterização de nova minissérie


Além de gravações em Madre de Deus, cidade localizada na região de São João Del Rei, em Minas Gerais, a Record planeja realizar externas de "Sansão e Dalila", a sua próxima minissérie, em Niterói e num município do Nordeste a ser definido.

Os cuidados foram redobrados nesses trabalhos de pré-produção, para que os erros apresentados em “A História de Ester” não se repitam. Há, entre tantas preocupações, visível esforço no sentido de se evitar as falhas cenográficas ou de caracterização dos personagens.

A direção da emissora informa que a minissérie terá uma cidade cenográfica no seu complexo de estúdios, o Recnov, no Rio, em uma área que corresponde à metade da ocupada pela novela “Ribeirão do Tempo”. Será um pequeno povoado. As edificações estão adiantadas e tudo ficará pronto na primeira semana de setembro. Até lá, serão realizadas externas em outros locais e cenas de estúdio, com início no final da semana que vem.

SESSÃO BEIJO: Celebridade

"Passione" terá a morte de importante personagem nos próximos capítulos


Silvio de Abreu ainda não revela quem será o próximo falecido na sua “Passione” e nem mesmo em que circunstâncias vai acontecer essa morte.

Mas será um dos protagonistas. Isso é certeza. Uma ação que irá acontecer depois do centésimo capítulo. Bem de acordo com o previsto na sinopse.

Há quem aposte na morte de Totó (Tony Ramos) ou de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro).

Passando a régua no faturamento


Estima-se no SBT um prejuízo de R$ 4 milhões com o encurtamento em 35 capítulos de "Uma Rosa com Amor".

Deram ordens para terminar, depois se arrependeram e aí não havia mais como retomar.

E, isto, no instante em que a novela vai atingindo a sua melhor audiência.

Entre 6 e 8 pontos.

Complicado.

"Ti Ti Ti" terá romance gay logo na primeira semana


Nova novela das sete da Globo, "Ti Ti Ti" promete muita polêmica logo na sua primeira semana. O ator Gustavo Leão interpretará Osmar, personagem gay que vai assumir a homossexualidade para o pai logo nos primeiros capítulos da trama.

Osmar viverá um romance com Julinho (André Arteche), porém ele irá durar pouco na novela. Depois de comemorar a vitória de Julinho em um concurso de cabeleireiros, Osmar decide viajar para visitar sua mãe, Bruna (Giulia Gam). Ele vai na companhia de Marcela (Ísis Valverde), mas um trágico acidente impede que ele chegue no seu destino.

Osmar morre e Julinho fica inconformado. Parte da família de Osmar não sabia da sua orientação sexual e muitos acreditarão que o bebê que Marcela espera é dele.

Reginaldo Faria recusa papel em "Ti Ti Ti"


O ator Reginaldo Faria desistiu de interpretar um coronel nordestino no remake de “Ti Ti Ti”, que estreia nessa segunda (19) na Globo. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, ele teria declinado da participação, por não querer interpretar um personagem com sotaque. Na história, o coronel seria um marido ciumento, traído pela esposa com o estilista Jacques Leclair.

Com isso, a novelista Maria Adelaide Amaral, responsável pelo remake, pretende criar um novo personagem para Reginaldo Faria na trama, para que possa homenageá-lo na história. O veterano ator interpretou no original de “Ti Ti Ti”, em 1985, o protagonista Jacques Leclair, vivido na nova versão por Alexandre Borges.

Miguel Falabella diz que público não entende texto de "A Vida Alheia" e critica jornalistas


O autor do seriado “A Vida Alheia”, Miguel Falabella, revelou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que a audiência na casa dos 17 pontos na capital paulista era esperada por ele, já que parte dos telespectadores não entende o texto do programa. “Nunca pensei que fosse dar 60 pontos. A mídia dos 140 caracteres [o Twitter] te tira da concentração de uma leitura mais aprofundada. Essa geração é dificílima. É diferente”, critica Falabella.

O ator também questionou a imprensa, que tem criticado seu seriado. Recentemente, “A Vida Alheia” foi classificada por um crítico como a ‘comédia do rancor’, devido ao fato de a trama ser usada para se vingar das revistas de fofoca. “Me vingar de quê? Sou 'vedeta' há anos! Manda esse povo [jornalistas que o criticam] arrumar uma faxina pra fazer que vão viver melhor! E até ganhar melhor, na maioria dos casos”.

Além disso, Falabella disse que os profissionais da imprensa estão pegando pesado com o programa em suas críticas, pelo simples fato da trama ser uma ironia aos jornalistas de celebridade. “Que corporativismo é esse? Então os jornalistas são intocáveis, carmelitas descalças, aquelas clarissas em silêncio? Que coisa ginasiana!”, opina.

SESSÃO CHAMADAS: Memorial de Maria Moura

Mais investigativo


Autores de “Força-tarefa”, Fernando Bonassi e Marçal Aquino estão trabalhando com a equipe do Instituto de Criminalística de São Paulo para escrever a terceira temporada da série.

As novas histórias, que só vão ao ar em 2011, terão uma linha mais investigativa. As edições anteriores foram mais de ação.

O texto de estreia (serão 12 episódios) será entregue a José Alvarenga, diretor do programa, em agosto.

Audiência do fim de semana (16, 17 e 18/07)


Sinhá moça - 18

Malhação - 21

Escrito nas estrelas - 27 (sexta) 20 (sábado)

Tempos modernos - 35 (sexta) 20 (sábado)

Pasisone - 33 (sexta) 28 (sábado)

Separação - 15

Os caras de pau - 13

S.O.S. emergência - 17

Pérola negra - 6

Esmeralda - 5

Uma rosa com amor - 7 (sexta) 6 (sábado)

Ana Raio e Zé Trovão - 8 (sexta) 7 (sábado)

‘Tudo junto’, mas não aos domingos


“Tudo junto e misturado”, novo humorístico da Globo, que deve entrar no ar em setembro, não será mais exibido aos domingos como já havia sido planejado pela emissora.

O programa, com Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Fabíula Nascimento e Débora Lamm, deverá ser apresentado às sexta-feiras.

A ideia da direção é pegar outro perfil de audiência.

Mais atual que nunca


Seriado exibido no início dos anos 90, “Delegacia de mulheres” vai voltar ao ar na Globo. Escrita por Maria Carmem Barbosa, a série será dirigida por Roberto Farias e tem previsão de ser lançada em 2011. Não será um remake. O programa, que mostra a rotina de uma delegacia voltada exclusivamente para as mulheres, terá novos personagens.

Na época, o seriado, com Eloísa Mafalda no papel de uma delegada e Stella Miranda como um assistente social, foi programado para ter 23 episódios, mas só foram exibidos 18. O tema, ao contrário de hoje em dia, não estava tão fundamentado.

“Hilda Furacão” não será mais exibida pelo Viva


A partir de 28 de julho, a minissérie "Memorial de Maria Moura" está de volta. Ela estreia no canal Viva no lugar de "A Casa das Sete Mulheres", na faixa das 23h45. Exibida originalmente em 1994, a obra é uma adaptação do romance homônimo da escritora Rachel de Queiroz e conta a saga de uma mulher que enfrenta os problemas de uma sociedade machista no século XIX. O sucesso no Brasil levou a comercialização em diversos países como Angola, Bolívia, Canadá, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A protagonista Maria Moura é interpretada pela premiada Glória Pires, a quem todas as histórias e personagens paralelas se remetem. A minissérie trata de temas como a luta por justiça, os amores impossíveis e as mortes. Tudo de acordo com a época, apresentada com contexto social rude e frio no qual a posse de terras significava não apenas poder econômico, mas também poder político e posição social.

Na contramão das regras sociais estabelecidas por um sistema patriarcal, na qual a submissão feminina é uma constante, a protagonista é capaz de tudo por sua liberdade, tornando-se cruel com seus adversários e extremamente leal com os que a apóiam. O elenco traz nomes como Bete Mendes, Rosamaria Murtinho, Marcos Palmeira, Lui Mendes, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Chico Diaz, entre outros. De Jorge Furtado e Carlos Gerbase, "Memorial de Maria Moura" tem direção de Denise Saraceni.

Memorial de Maria Moura
Estreia quarta-feira, dia 28, às 23h45
Horários alternativos: de segunda a sexta, às 5h e 12h