sexta-feira, 28 de maio de 2010

SESSÃO CHAMADAS: Riacho Doce

Globo desiste da terceira temporada de "Ó Paí, Ó"


O elenco da série "Ó Paí, Ó" está decepcionado com a Globo, que desistiu do projeto. A emissora não vai mais produzir a terceira temporada.

O diretor de núcleo Guel Arraes e a diretora da série, a baiana Monique Gardenberg, até tentaram convencer a cúpula global de que o programa tinha um bom retorno no Ibope, mas a conversa não evoluiu.

A segunda temporada marcou 20 pontos em São Paulo. Em Salvador, o seriado chegava a dar 46 pontos – índice de final de capítulo de novela das oito.

O seriado Separação, por exemplo, que atualmente ocupa o mesmo horário que Ó Paí, Ó nas noites de sexta, marca apenas 15 pontos no Ibope.

Passione: Casamento de Diana e Gerson deixa Mauro decepcionado


No capítulo previsto para ir ao ar no dia 12 de junho, Mauro vai ficar encantado ao ver Diana vestida de noiva. Ela se prepara para casar com Gerson.

No dia da cerimônia, o pai de Diana a espera no carro para levá-la à igreja. Mauro, que já ouviu poucas e boas do amigo depois que começou a namorar Diana, entra na sala no instante em que a jornalista desce as escadas para ir ao encontro do pai e fica encantado ao ver a amada vestida de noiva.

No momento em que eles se encontram, Mauro não consegue esconder a admiração pela jornalista.

“Uma Rosa com Amor” muda de rumo a partir do final de junho para elevar audiência


O novelista Tiago Santiago mudou os rumos de “Uma Rosa com Amor” nos capítulos que serão exibidos a partir do final do mês de junho. Após prometer que a trama do SBT não usaria histórias de violência, o novelista voltou atrás e usará o recurso, no qual utilizava frequentemente nos tempos de Record.

A partir do próximo mês, quem assistir o folhetim perceberá a mudança. Serão acrescentadas cenas de tentativa de sequestro, tiroteios e atentados. Em entrevista à coluna Outro Canal, Santiago revelou o motivo de injetar cenas de ação na novela. “Quero muito chegar aos dois dígitos”, conta o autor, que acredita que pelo fato de a trama ter sido elaborada para a faixa das 19h, e ter sido exibida apenas às 20h15, teve sua audiência comprometida. “Para esse embate [contra telejornais], preciso de pirotecnia, de mais ação. Vamos começar com uma série de atentados contra a vida de Serafina”, afirma.

Na história, Zé Pistola (Zé Du) perseguirá a protagonista Serafina (Carla Marins) em meio ao trânsito. Ele atira em direção à moça, entretanto, não a acerta. Para fugir, Serafina corre entre os carros, mas é atropelada. Porém, o impacto da queda da moça será amortecido, já que ela cairá sobre um papelão.

“Separação!?” poderá não ter nova temporada na Globo !


Apesar de ter satisfatórios índices de audiência, a Globo poderá não produzir uma nova temporada de “Separação?!”.

A série, protagonizada por Débora Bloch e Vladimir Brichta, irá ao ar até o dia 13 de agosto sem previsão de um esticamento, diferente do que ocorreu com “A Vida Alheia” e “S.O.S Emergência”, que foram prolongadas.

Uma pena, a série é muito divertida, claro que poderia sofrer alguma refomulação.

Angélica volta a trabalhar como atriz em minissérie da Globo


Angélica é cotada para participar de uma minissérie na Globo. De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira, 26, pelo site O Fuxico, a apresentadora foi convidada por Daniel Filho para integrar o elenco de ‘As Cariocas’, que ainda não tem data para estrear.

Foram convidadas também Alinne Moraes, Adriana Esteves, Alessandra Negrini, Paola Oliveira, Deborah Secco e Fernanda Torres. Acreditava-se que Juliana Paes fosse integrar a lista, mas seu nome ficou de fora.

Angélica volta às telinhas como atriz depois de um recesso. Um dos seus últimos trabalhos foi em 2004, no filme ‘Um Sonho de Verão’. Antes, participou da novela ‘Um Anjo Caiu do Céu’ e do longa ‘Xuxa e o Mistério da Feiurinha’.

A minissérie deve ter dez episódios e será baseada nas crônicas do livro homônimo de Sérgio Porto. Tudo indica que cada episódio será protagonizado por uma personagem diferente.

SESSÃO BEIJO: Luz do Sol

‘É cedo para se preocupar com Passione’, diz Silvio de Abreu


Autor de Passione, Silvio de Abreu nega rumores de que a cúpula da Globo estaria tensa por causa da audiência da novela, que nos últimos dias não passou de 33 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

"Acho que é muito cedo para tanta preocupação. A novela estreou há uma semana e quatro dias, é muito pouco tempo. Pegamos um horário com um trilho médio de audiência já consolidado em torno dos 35 pontos. Acredito que a novela tem tudo para elevar a média do horário", disse ele ao blog.

Abreu conta que só tem recebido elogios da direção da emissora. Ele também afirma que não pensa em reduzir a quantidade de palavras em italiano do núcleo de Tony Ramos, que poderiam estar dificutando a compreensão de parte dos telespectadores. "Vamos dar mais tempo e continuar a fazer um bom trabalho como a gente tem feito até agora", afirma.

Maitê Proença e o sexo

Silvio de Abreu também comentou as declarações de Maitê Proença. Em seu blog, a atriz escreveu que cenas de sexo de sua personagem, Stela, estariam sendo cortadas na reedição dos capítulos da novela, que ficaram muito longos.

Eis o que afirma Abreu:

"Os ajustes que estão sendo feitos são apenas mesmo para acertar o tempo. É natural que isso aconteça no início de uma novela. É quase impossivel, ao escrever, saber o tempo certo das cenas no ar. Não existe nenhuma recomendação para que se diminua as cenas de sexo ou qualquer coisa do gênero. Todos os atores indistintamente estão tendo cenas ou trechos de cenas cortadas. Eu poderia usar as cenas em outros capítulos, mas não quero comprometer o roteiro, gosto de ligar uma cena com a outra acompanhando um raciocinio lógico. Nenhuma informação será perdida nos cortes e, se por algum acaso forem, serão repetidas mais para frente. O que importa é conservar a coerência da história e da narrativa".

O autor continua:

"Toda a dedicação em cima de Passione na hora da edição tem sido justamente para respeitar o tempo da ação, comédia e suspense da novela. Stela vai continuar tendo suas cenas de sexo com o mesmo estilo e bom gosto com que Denise Saraceni as tem realizado. O problema é que nenhum ator gosta de ter o seu trabalho cortado, mas o que se há de fazer se temos um tempo exato no ar e ainda estamos nos ajustando a ele?"

Record exibirá cena de casamento católico em “Bela, a Feia”


Uma das últimas cenas da novela “Bela, a Feia” será gravada em uma igreja católica. A cena já foi escrita pela autora Gisele Joras, que entregou o texto à direção da emissora na última quarta (26). O fato curioso é que a Record tem como proprietário o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Na cena, estão previstas a presença de um padre, além de outros detalhes comuns em um casamento católico. Na história, Bela (Giselle Itié) subirá ao altar vestida de véu e grinalda para se casar com Rodrigo (Bruno Ferrari). Porém, segundo a coluna Outro Canal, durante a cerimônia, ocorrerá um acontecimento inesperado, que ainda é mantido sob sigilo pela novelista.

Outra novidade de “Bela, a Feia” é que a protagonista ganhará um terceiro visual no desfecho do folhetim. Ela não aparecerá nem tão feia como antes, nem tão chique como Valentina. Bela voltará a usar óculos e tiara, após contar aos amigos da agência que, na verdade, ela e Valentina são a mesma pessoa.

Tempos Modenros lança trilha internacional

Confira abaixo a trilha sonora internacional de Tempos Modernos:



01. CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE - Queen (tema de Ramón e Bárbara)
02. LOOKING FOR PARADISE - Alejandro Sanz featuring Alicia Keys
03. STONE COLD SOBER - Paloma Faith (tema do núcleo da Galeria do Rock)
04. STRAWBERRY SWING - Coldplay (tema de Ramón e Ditta)
05. RUN - Snow Patrol
06. KINGS AND QUEENS - 30 Seconds To Mars (tema de Jannis e Túlio)
07. BOYS DON´T CRY - Jay Vaquer (tema de Nelinha e Renato)
08. ROCKET MAN - John Kip (tema de Portinho e Deodora)
09. TRUST ME - Xandra Joplin (tema de Ditta)
10. LIGHT MY FIRE - Exílio (tema de Ramón)
11. SMILE - Sílvia Machete
12. LIKE A LOVER (O CANTADOR) - Renato Russo (participação de Fernanda Takae)
13. F... COMME FEMME - Marysa Alfaia (tema de Nara e Zeca)

Esgotou a pegada


Não foi o orçamento que determinou o fim de “As pegadoras”. Foi a avaliação de que o formato cansou. Além disso, nos bastidores, fazer o casting ficou difícil, as apresentadoras davam problemas etc.

‘Passione’ reeditada e seus efeitos


Os capítulos de “Passione” vêm sendo reeditados, num quebra-cabeça para a história ganhar agilidade e se adequar ao tempo de duração dos capítulos no ar. Isso frustra o elenco. Em seu blog, Maitê Proença, que vive a bela da tarde Stela, escreveu: “Não é culpa de ninguém, mas dos personagens complexos, como Stela.

Fica só a ação, aquilo que conta a história, ela traindo ou mentindo. Caíram fora cenas inteiras que mostravam cumplicidade com o mordomo, alívios, dúvidas, satisfação com a versão que colou, e até belos momentos de sexo. Pena. Mas é para agradar a você que vê”.

ESPECIAL: Globo 45 Anos - Arquivo N - parte 1

Audiência de quarta (26/05)


Sinhá moça - 15

Malhação - 20

Esvrito nas estrelas - 28

Tempos modernos - 26

Passione - 33

Ribeirão do Tempo - 11

Bela, a feia - 14

Uma rosa com amor - 6

CRÍTICA: Canal Viva - o canal para público amplo


Canal da Globosat que estreou na semana passada, o Viva vem fazendo a alegria de muita gente. Tanta gente que nem parece TV paga. Isso porque a ideia inicial do negócio era a segmentação: canal francófono para os francófilos, de documentários para os amantes do gênero etc. Mas, com a perspectiva da classe C aderindo à assinatura de televisão, houve um rearranjo e eis que chega uma opção “para todos”. O Viva é o Fusca do cabo.

A grade é importantíssima e resultado de uma estratégia bem-pensada, já que não há produções originais, só empacotamento. O novo canal é voltado para a rainha do lar que adora novelas, programação popular e filmes dublados. Mas, de quebra, vem caindo no gosto de outros públicos também. É natural, já que sua programação lembra a da TV aberta. Tem atrações para todos os gostos.

Então, o autor de novelas Carlos Lombardi, por exemplo, um aficionado por seriados americanos no cabo, me contou que virou freguês do Viva. “Por motivos narcísicos”, ele explica, já que ali estão reexibindo “Quatro por quatro” (Letícia Spiller, na foto acima, era a Babalu), novela dele. Mas não só isso. Lombardi se entusiasmou ao dizer que, por exemplo, assistiu ao primeiro capítulo de “Por amor”, porque “adora o primeiro capítulo de todas as novelas”.

O Viva é um programão simplesmente para quem gosta de TV. Por exemplo, estão em cartaz atualmente imperdíveis episódios de “Sai de baixo” e do seriado “Mulher”. Vi “Dona Caca vem aí”, com Miguel Falabella fazendo sua mãe. Morri de rir e recomendo.

Ana Paula Arósio: promotora com ar romântico


No papel de uma promotora pública em "Na forma da lei", Ana Paula Arósio aparecerá em cena com figurinos elegantes, como o da foto acima. Sua personagem no seriado de Antônio Calmon, Ana Beatriz, usará saias, tailleurs e blusas com muito volume e detalhes. Sua marca, porém, serão broches em forma de flor, para atribuir um ar romântico ao resultado final.

Já o cabelo ondulado na altura da orelha dará o tom moderno à personagem.

- Quis fazer um corte romântico, mas cosmopolita e urbano - conta o caracterizador Luiz Camargo.

Na história dirigida por Wolf Maya, Ana Beatriz resolve estudar direito depois do assassinato do seu namorado, que acontecerá no dia do noivado deles. Após viver um período traumático, com a ajuda de terapia e do seu sucesso profissional, ela conseguirá se recuperar e levar uma vida normal.

Conheça o filho do Tenente Wilson de 'Força tarefa'.


No último episódio da segunda temporada de "Força-tarefa", o Tenente Wilson (Murilo Benício) e Jaqueline (Fabíula Nascimento) terminarão assim, felizes como na foto ai de cima, ao lado do filho, Bruno Felipe.

Só que ele se mostrará um pai muito atrapalhado. Quando estiver cuidando sozinho do bebê, até esquecerá a mamadeira do menino no fogo. A cena (fofa) está prevista para ir ao ar dia 8 de junho. É a que encerra a temporada.

O programa vai voltar ao ar no ano que vem.

Audiência de terça (25/05)


Sinhá Moça - 14

Malhação - 21

Escrito nas estrelas - 29

Tempos modernos - 27

Passione - 33

Força-tarefa - 18

Bela, a feia - 15

Ribeirão do Tempo - 13

Uma rosa com amor - 6

SESSÃO ABERTURA: Caça Talentos

Milena Toscano substitui Juliana Paes: mocinha de temperamento quente


Milena Toscano será a substituta de Juliana Paes, que está grávida, na próxima novela das 18h de Walther Negrão. A atriz, que estreou na Globo numa participação na novela "Começar de novo", em 2004, agora fará um dos papéis principais num folhetim da emissora. Ela conta ao blog que interpretará a veterinária Manoela, que, de casamento marcado com o personagem de Thiago Fragoso (ele será dono de um frigorífico), pensará se subirá ou não ao altar depois de conhecer o peão vivido por Murilo Rosa. A atriz conta que não cabe em si de tanta felicidade.

- Minha personagem é muito forte, determinada, tem o temperamento quente, não é uma mocinha assim nos moldes antigos. E ela voltará da cidade onde estudou para a casa dos pais (que serão interpretados por Lima Duarte e Júlia Lemmertz), que vivem na região do Araguaia. Ela resolverá morar e trabalhar lá - conta Milena, que fazia parte do elenco de "Os caras de pau".

A atriz, que começará um workshop com a equipe da nova novela (Cleo Pires será a antagonista) no início de junho, conta ainda que não tem medo de animais e que, como fará uma veterinária, já está aprendendo algumas coisas da profissão.

- Como será uma região de fazenda, vou aprender a montar a cavalo melhor também. Mas tenho respeito e carinho pelos animais - diz ela, que também fez uma participação na minissérie "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", em 2007, e, no ano passado, tingiu os cabelos de louro (foto abaixo) para atuar em "Malhação", mas depois voltou a ser morena.

Totó se casará com Clara: 'E brigará com a família'


A inocência de Totó, personagem de Tony Ramos em "Passione", vai se estender por muitos capítulos na trama de Silvio de Abreu. O viúvo será totalmente enganado pela dupla de vilões Clara (Mariana Ximenes) e Fred (Reynaldo Gianecchini) e, apaixonado, vai acabar se casando com a golpista. As cenas da cerimônia foram gravadas na Toscana, na Itália, onde a equipe da novela adiantou sequências até o 61º capítulo.

- O Totó será surpreendido pela paixão e se casará com a Clara - adianta Tony. - E vai entrar em conflito com sua irmã e filhos por causa dela.

Tony revelou ainda que já gravou cenas emocionantes com Aracy Balabanian, que faz sua irmã na novela. Em uma delas, sua personagem, Gemma, tentará alertar Totó de que ele está sendo enganado, chamando a atenção para a grande diferença de idade entre ele e Clara. O viúvo, porém, vai dizer que ela é amarga.

- Este é um tema polêmico, interessante. É maravilhoso para um ator com mais de 40 anos de carreira poder trabalhar essas emoções - disse Tony, que gravou cenas de paixão com Mariana Ximenes. - É muito bom fazer esse tipo de trabalho com alguém tão profissional como a Mariana, uma atriz talentosa e carismática.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Márcio Garcia grava cenas de "Na Forma da Lei"


Márcio Garcia e Carolina Ferraz acordaram cedo nesta segunda-feira (24/5) para trabalhar. A dupla gravou cenas para a nova série da Globo, "Na Forma da Lei", no terraço de um prédio luxuoso de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

O seriado, escrito por Antônio Calmon, tem estreia prevista para o segundo semestre, na Globo.

Adriano é assassinado em "Bela, a Feia"


Em "Bela, a Feia", da Record, Ataulfo (André Mattos) revira o apartamento de Adriano (Iran Malfitano) na tentativa de encontrar o pen drive com as informações do desvio de dinheiro da Mais Brasil.

Ao chegar em casa, o vilão leva um susto ao ver "Dona Eulália" ali e Ataulfo assume sua verdadeira identidade. Adriano reconhece o bandido e exige o dinheiro que ele lhe roubou, mas Ataulfo avisa que ele não está na posição de exigir nada. Durante a discussão, os dois brigam e Ataulfo atira em Adriano, que cai morto.

A cena está prevista para ir ao ar no capítulo de "Bela, a Feia" de terça-feira (25).

Passione: Danilo provoca irmão ao beijar garota


Fogo amigo é pouco para descrever a desolação de Sinval (Kayky Brito) no capítulo de Passione que a Rede Globo exibe nesta terça, 25, às 20h55, logo depois do Jornal Nacional. Tudo começa quando o irmão mais velho dele, Danilo (Cauã Reymond), vence uma prova de ciclismo.

Até aí, tudo bem. O problema é que, para celebrar a vitória, ele tasca um beijo em Fátima (Bianca Bin) - mesmo sabendo do interesse do irmão caçula pela garota, só para provocá-lo.

TRILHA SONORA: Quatro por Quatro

Nacional


01. O CHAMADO - Marina (tema de Suzana)
02. GURU - Dalto (tema de Vinícius)
03. CARRO E GRANA - Leoni (tema de Ralado)
04. SE EU ME APAIXONAR (WHEN I FALL IN LOVE) - Rosana (tema de Tatiana)
05. PAIXÃO - Alceu Valença (tema de Raí)
06. SEMPRE TE QUIS - Daniela Mercury (tema de Clarice)
07. PICADINHO DE MACHO - Sandra de Sá (tema de abertura)
08. DANÇA DA SOLIDÃO - Marisa Monte (participação especial Gilberto Gil) (tema das quatro vingadoras: Babalu, Tatiana, Auxiliadora e Abigail)
09. CLUBE DA ESQUINA II - Flávio Venturini (tema de Bruno)
10. METADE - Adriana Calcanhoto (tema de Babalu)
11. TÃO LINDA - Conexão Japeri (tema de Pedrão)
12. SAUDADE - Nana Caymmi (tema de Auxiliadora)
13. INDECISO CORAÇÃO - João Bosco (tema de Abigail)
14. ALGUÉM COMO TU - Dick Farney (tema de Fátima)


Internacional


01. ALWAYS - Bon Jovi (tema de Bruno)
02. SHORT DICK MAN - Gillette (tema de Danilo)
03. KISS AND SAY GOODBYE - N-Phase (tema de Ralado e Duda)
04. IT'S A RAINY DAY - Ice MC
05. I SWEAR - Bill Power
06. GOODNIGHT GIRL - Wet Wet Wet (tema de Ângela)
07. DROP ON BY - Peter Valentine
08. WHAT DID YOU DO - Double You (tema de Tatiana)
09. TAKE A TOKE - C&C Music Factory (tema de Raí e Babalu)
10. EVERLASTING LOVE - Gloria Estefan (tema de Abigail)
11. SUNDOWN - Gordon Lightfoot
12. IS THIS THE LOVE - Masterboy
13. BABY IT'S YOU - Smith (tema de Vinícius)
14. GIMME GIMME YOUR LOVE - Cameleon (tema de Paula)


SE EU ME APAIXONAR (WHEN I FALL IN LOVE) - Rosana


TAKE A TOKE - C&C Music Factory

SESSÃO GRANDES ATORES: Jorge Dória


Jorge Dória, nome artístico de Jorge Pires Ferreira (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1920), é um ator brasileiro.

Filho de militar, estreou no teatro em 1942 e no cinema em 1948, com o filme "Mãe".

Quando iniciou sua carreira na televisão, em 1970, atuando em uma novela da TV Rio, "E Nós, Aonde Vamos?", já era um ator consagrado no cinema e no teatro.

Atuou nas peças "A Gaiola das Loucas" (seu maior sucesso como protagonista no teatro brasileiro), "O Avarento", "Escola de Mulheres", "A Presidenta", "A Morte do Caixeiro Viajante", entre outras.

No cinema foi também roteirista, além de ator premiado em filmes como "Maior que o Ódio", "O Assalto ao Trem Pagador", "O Beijo", "Minha Namorada", "Bonga, o Vagabundo", "Como é Boa a Nossa Empregada", "A Dama do Lotação" e "Perdoa-me por me Traíres".

A partir da sua criação de Lineu na primeira versão de "A Grande Família", em 1972, Dória se tornou uma presença constante nas novelas e nos programas de humor da TV. Sua última participação foi no "Zorra Total", da Rede Globo. Atualmente encontra-se afastado da televisão em função de graves problemas de saúde.

Carreira na Televisão
1999/06 - Zorra Total (Rede Globo) - Mateus / Maurição
2003 - Malhação .... Carmello
1999 - Suave Veneno .... Genival
1998 - Era Uma Vez… .... Rodolfo "Rudy" Reis
1997 - Zazá .... Ângelo Pietro
1996 - Vira-Lata .... Moreira
1994 - Quatro por Quatro .... Santinho
1993 - Olho no Olho .... Átila
1992 - Deus nos Acuda .... Tomás Euclides Rodrigues Garcia
1992 - Tereza Batista .... Emiliano
1990 - Meu Bem, Meu Mal .... Emílio Castro
1989 - Tieta .... Padre Hilário
1989 - Que Rei Sou Eu? .... Vanoli Berval
1987 - A Rainha da Vida (Manchete) .... Carlos Valadares
1987 - Brega & Chique .... Herbert Alvaray
1985 - Jogo do Amor (SBT) .... Otávio
1984 - Livre para Voar .... J.J. (Jardim Julião)
1983 - Champagne .... João Brandão
1983 - Parabéns pra Você .... Baby
1981 - O Amor é Nosso .... Sandoval
1980 - Cavalo Amarelo (Bandeirantes) .... Barbosa
1979 - O Todo Poderoso (Bandeirantes) .... Cristiano
1978 - O Pulo do Gato .... Bubby Mariano
1978 - Aritana (Tupi) - Boaventura
1975 - O Noviço .... Ambrósio
1972/75 - A Grande Família .... Lineu

E o vale a pena ver denovo?


O Canal Viva estreou triunfante, com as reprises das saudosas novelas Quatro por Quatro e Por Amor (para a alegria de seus fãs nostálgicos), além do retorno de seriados consagrados da TV Globo. E nem por isso, a sessão de novelas da própria Globo deixa de ter seu destaque evidenciado.

Para substituir Sinhá Moça, já apareceram 5 candidatas aptas para suceder. Por enquanto, "só" 3 prosseguem na disputa. E pelo andamento da seleção, certamente não será uma novela das 6.

A primeira candidata a aparecer é a que tem mais apoio maciço de seus fãs. Celebridade, exibida entre 2003 e 2004, já aparece desde 2007 nessas candidaturas, mas é agora que tem uma certa vantagem de favoritismo. Pelo menos por enquanto, porque vai ser preciso editar muita cena. Se bem que a inesquecível luta de tapas entre Maria Clara (Malu Mader) e Laura Prudente (Claudia Abreu) não deve ficar de fora...

A novela foi escrita por Gilberto Braga e teve ainda Marcos Palmeiras, Marcio Garcia, Bruno Gagliasso, Déborah Secco, Juliana Paes, Hugo Carvana, entre outros.

Cobras e Lagartos também tem forte apelo popular, e pode ser a substituta também. E é uma novela das sete que fez grande sucesso, salvando o horário na época, em 2006. O mesmo ano em que passou Sinhá Moça. Ou seja, de abril até outubro, quando Sinhá terminou, ambas as novelas dividiam a atenção do público antes do Jornal Nacional, e tiveram seus sucessos.

Cobras foi escrita por João Emanuel Carneiro e teve Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira como mocinhos. Carolina Dieckmann e Henri Castelli foram os vilões. Mas foram a dupla Taís Araújo e Lázaro Ramos que fizeram o maior barulho na trama, como Ellen e Foguinho. Lázaro foi até indicado ao Emmy de melhor ator.

Em 2006, também passava Belíssima, que era outra séria candidata ao Vale a Pena, mas perdeu força, ao passo que Sílvio de Abreu acabou de entrar no ar com Passione. A Globo não gostaria de coincidir com um autor ter duas novelas em exibição, mesmo que isso tenha acontecido algumas vezes na década. Agora mesmo, entre 2009 e 2010, houve esta coincidência, com Walcyr Carrasco, no ar com a reprise de Alma Gêmea, e a inédita Caras e Bocas (que não deve demorar tanto para voltar ao ar).

Na atual seleção de candidatos, a que mais surpreende é a presença de Beleza Pura. Exibida ainda em 2008, com Regiane Alves, Edson Celulari, Carolina Ferraz, Humberto Martins, Christiane Torloni e Reginaldo Faria no elenco principal. Sua repentina reprise poderia acontecer em uma forma de homenagear a autora da trama, Andréa Maltarolli, que faleceu no ano passado.

O Clone, que por pouco não foi reprisada no lugar de Alma Gêmea, também não está descartada. Mas há a probabilidade de que, se quiser, reprisa só em 2011, ano em que sua estreia completa 10 anos.

E pra você, leitor, qual novela merece ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, no lugar de Sinhá Moça?

Promessa é dívida!


Pessoal da Record jura, de pés juntos, que a sua nova novela “Vivendo o Amor” e o seriado “Sansão e Dalila” irão com toda certeza estrear ainda este ano.

E que uma outra série, “A História do Rei Davi”, também já teve a sua produção autorizada.

Girassol começa a brotar


Suzana Pires, por sua vez, foi escalada para o papel que seria da Maria Fernanda Cândido em “Girassol”.

Fechou na sexta-feira. E com a chegada de Milena Toscano, a Globo finalmente definiu os protagonistas da história, também responsáveis por um triângulo amoroso. Ela fará a mocinha; Murilo Rosa, o herói; e Cléo Pires, a vilã.

Nomes que se juntam a Bruna Marquezine, Maria João Chiappetta, Thiago Fragoso, Raphael Viana, Mariana Rios, Cinara Leal, Fernanda Lisboa, Raquel Puina, Turíbio Ruiz, Ricardo Castro, Yunes Chami, Lima Duarte, Eva Wilma, Julia Lemmertz, Emílio Orciolo Neto e Totia Meirelles, além de Regina Duarte e Edson Celulari em participações especiais.

Record irá reprisar a partir do dia 31 ‘Os Mutantes’


A Rede Record já está anunciando em sua programação a reprise da trilogia de ‘Os Mutantes’, que deverá entrar no ar dia 31 de Maio. Com apenas o nome da segunda temporada, a mais famosa, a emissora pretende exibir desde o primeiro capítulo da primeira temporada, chamada ‘Caminhos do Coração’, até o último da última temporada, chamada de ‘Mutantes – Promessas de Amor’.

As três temporadas deverão ser compactadas, já que ambas juntas possuem quase 2 anos de duração de exibição.

Ainda não se sabe o horário de exibição. Mas o mais cotado é o das 7 da noite, pois assim, os índices serão mais satisfatórios para a emissora dos bispos, já que no mesmo horário, a emissora concorrente exibe a pior novela das 7 de todos os tempos, ‘Tempos Modernos’, justo o nome.

SESSÃO FALHA NOSSA: Especial tapa na cara

Audiência do fim de semana


GLOBO (sexta):

Sinhá moça - 14

Malhação - 20

Escrito nas estrelas - 27

Tempos modernos - 26

Passione - 30

Separação?! - 15


GLOBO (sábado):

Escrito nas estrelas - 21

Tempos modernos - 19

Passione - 25


GLOBO (domingo):

Os caras de pau - 14

SOS Emergência - 13



SBT (sexta e sábado):

Uma rosa com amor - 6 e 5



RECORD (sexta):

Bela, a feia - 13

Ribeirão do tempo - 10

Depois de personagem doce em novela, Leonardo Machado luta em seriado


Leonardo Machado, que interpretou o Léo de “Viver a vida”, e Mateus Silva treinam defesa pessoal numa academia na Barra. É para fazer bonito em cena no seriado “Na forma da lei”, da Globo. Leonardo foi escolhido via testes.

- Adorei o teste dele - diz o diretor-geral da produção, Wolf Maya.

Na novela de Manoel Carlos, o ator era marido de uma paciente de Ariane (Christine Fernandes) e usava barba, como mostra a foto abaixo.

Luana Piovani, uma das estrelas da série, também está fazendo aulas de tiro para "Na forma da lei". A estreia do programa está prevista para junho na Globo.

VALE A PENA LER DENOVO


Caça Talentos foi uma série-novela infantil desenvolvida por José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho) com o autor Ronaldo Santos e a autora Patrícia Moretzoshn; roteiros de Ronaldo Santos, Mauro Wilson, Denise Bandeira e Gilberto Loureiro com direção de Roberto Vaz e Carlos Magalhães. Exibida pela Rede Globo de 16 de setembro de 1996 a 20 de novembro de 1998, de segunda a sexta às 11h30. Está sendo reapresentada pelo canal fechado Viva, todos os sábados e domingos, às 8h.

Protagonizada por Angélica, era exibida após o programa Angel Mix, também apresentado por ela. Tempos depois, passou a ser exibida dentro do Angel Mix. A idéia original era fazer uma novela de verdade no horário da manhã, para jovens, e ser um complemento ao Angel Mix. Mas a novela fez mais sucesso que o programa, em uma época em que produções desse tipo viraram moda. Mas as constantes prolongações da trama (que resultou na saída conturbada de suas duas vilãs, vividas por Ana Furtado e Helena Fernandes) levou a audiência para baixo.

Sinopse:
Bela sofreu um acidente de carro ainda bebê, onde seus pais morreram. Achada por duas fadas atrapalhadas, Margarida e Violeta, foi levada para o Mundo Mágico e criada como se fosse uma fada com poderes. Quando cresceu, Bela descobriu que não era uma fada e que havia vindo do Mundo Real, onde vivem os seres humanos.

Bela é então mandada para o Mundo Real para fazer sua escolha: ficar no Mundo Mágico, ou ficar no Mundo Real onde perderia seus poderes e suas lembranças sobre o outro mundo. Para permanecer no Mundo Real, enquanto fazia sua escolha, Bela não poderia beijar ninguém, senão deixaria de ser fada e ficaria ali para sempre.

Bela vai parar na agência "Caça Talentos", e lá se apaixona por Arthur, o dono da agência. Após muitos problemas, confusões e tudo mais, Bela e Arthur resolvem se casar. Tendo que contar para Arthur de onde veio, Bela o leva para o Mundo Mágico.

Elenco:
ANGÉLICA - Bela
EDUARDO GALVÃO - Arthur
RUY REZENDE - Júpiter da Silva
ANTÔNIO PEDRO - Tremedeira
CLÁUDIA RODRIGUES - Karina
TONY TORNADO - Avalanche
ÍGOR LAGE - Souboy
PAULA SANIOTTO - Pepê
MARILÚ BUENO - Margarida
BETTINA VIANY - Violeta
EMILIANO QUEIRÓZ - Honorável Kelvin (Bate)
RENATA CASTRO BARBOSA - Artemísia
JORGE NEVES - Lipe
ÉDER MARTINS - Candinho
MÍRIAN FREELAND - Carol
PEDRO GARCIA - Renan
DAVID PINHEIRO - Lobo
ADRIANA GARAMBONE - Diana / Bárbara
ALMIR JÚNIOR - Rafa
GUSTAVO PEREIRA - Pequinho
ANA FURTADO - Drica (Mulinha)
HELENA FERNANDES - Silvana Karloff
ERNESTO PICCOLO - Max
LUÍS CARLOS TOURINHO - Rato
TATO GABUS - Aroeira
GUILHERME LEME - Zack
ERI JOHNSON - Óron
MÁRCIO GARCIA - Drácula
LEILA LOPES - Rosinha
ROGÉRIO CARDOSO - Zeus da Silva
ALEXANDRE PICARELLI - Pipoca
ORLANDO DRUMMOND - Zaratrusta
LÚCIO MAURO - Marvim
RICARDO BLAT - Calixto
ANA PAULA TABALIPA - Palmira
GISELLE FRAGA - Soninha
MÁRIO FRIAS - Alex Júnior
RAIMUNDO DESOUZA - Soupai
OSCAR MAGRINI - Rei Arthur
VIRGÍNIA NOWICK - Dalila
CLÁUDIA MAURO - Úrsula
MOACYR DERIQUÉM - Leonardo
MATHEUS ROCHA - Plínio
NUNO LEAL MAIA - Billy
SILVIA GUIMARÃES - Ruth
LUIGI BARRICELLI - Ludovico
CECIL THIRÉ
JULIANA OLIVEIRA - Dani
MARIA POMPEU - Dona Selma
ROBERTO LOPES - Zé do Bode
DUDA RIBEIRO - Jacobina
MÁRIO GOMES - Roque
GEÓRGIA GOMIDE - Mamma
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA
JORGE PEREGRINO
ANA BEATRIZ WILTGEN
JULIANA TEIXEIRA
DANIEL FONSECA
ILYA SÃO PAULO
DERCY GONÇALVES - avó de Bela

Mauro agarra Diana e lhe dá um beijo na boca. Ela retribui com um tapa


O triângulo amoroso que envolve Gerson (Marcello Anthony), Diana (Carolina Dieckmann) e Mauro (Rodrigo Lombardi) promete esquentar "Passione" na semana que vem. Depois de ter se decidido a ficar com o piloto de Stock Car, Diana será agarrada por Mauro, ficando confusa.

Em cena prevista para ir ao ar na terça-feira, a jornalista irá atrás de Mauro na metalúrgica lhe cobrar satisfações. Irritada, ela vai querer saber o que ele foi fazer à noite, na frente de seu prédio. E por que ele não contou a Gerson que esteve lá.

- Você se diz tão honesto, tão transparente... Por que mentiu pro seu amigo? - vai perguntar Diana. -
O que você queria lá na porta do meu prédio? Me enfrentar? Me amedrontar?

Nesse momento, Mauro vai agarrar a jornalista e lhe dar um beijo apaixonado. Antes de tentar se soltar, Diana irá retribuir o beijo. Mas logo em seguida, dará um tapa no rosto de Mauro.

Ela dirá que não quer nada com ele e que se casará com Gerson. Mauro pedirá desculpas a Diana, alegando que perdeu a cabeça.

Depois que Mauro deixar a sala, Diana se lembrará do beijo e passará as mãos sobre os lábios. Será que a jornalista ficou confusa?

Malu Mader será editora de moda e ex-mulher de Victor Valentin


Longe das novelas desde "Eterna magia", de 2007, Malu Mader clareou e cortou um pouco os cabelos para fazer Suzana, editora de moda da revista “Moda Brasil”, em “Ti-ti-ti”. Na foto ela posa depois de passar pelas mãos de um conhecido cabeleireiro carioca.

Na nova novela das 18h da Globo, que tem estreia prevista para julho, ela também será a ex-mulher de Ariclenes (Murilo Benício), que, depois, fingirá ser o famoso estilista espanhol Victor Valentin.

Na novela de Maria Adelaide Amaral, Suzana ficará dividida quando descobrir que Valentin é uma farsa. Ela não saberá se conta a verdade sobre a verdadeira personalidade do costureiro ou se leva à frente a "grande ideia" do ex-marido.

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Senhora do Destino

domingo, 23 de maio de 2010

Precaução


Para evitar mais transtornos, a direção da Rede Globo orientou seus autores a não abordar em novelas e seriados temas como política e eleições.

Vale recordar o que aconteceu recentemente com a campanha dos 45 anos da emissora, acusada pelo PT de fazer propaganda disfarçada para José Serra, do PSDB.

Por precaução e para não parecer partidária, essa é a ordem na dramaturgia e também deve se estender aos programas de humor.

SBT atravessa momento de relativa tranquilidade em sua teledramaturgia


Nos últimos meses foram muitas as informações colocando em dúvida a continuidade de Del Rangel à frente da Teledramaturgia do SBT.

Muitas delas, ainda por causa de sua infeliz temporada na Bandeirantes, e também, ou principalmente, em função dos baixos índices de audiência registrados em seus primeiros tempos na Anhanguera.

Agora, ao que parece, o panorama é outro - apesar da conhecida instabilidade do SBT e especialmente de seu dono.

De qualquer maneira, é impossível não observar que há, atualmente, certa ordem e tranquilidade na teledramaturgia do SBT.

“Uma Rosa com Amor”, em exibição, está cumprindo linearmente o seu papel e “Corações Feridos”, de Íris Abravanel, vai entrar em seguida, com as gravações se iniciando em 1º de agosto.

Isto, além da promessa de outras três ou quatro produções nos próximos dois anos.

O que resta é buscar uma melhor audiência. Os resultados precisam aparecer. E pra ontem.

O rei do lixo Olavo pode ser o misterioso pai de Totó em "Passione"


A novela “Passione” mal começou e já deixou o público com uma grande dúvida. Quem seria o homem pelo qual Bete (Fernanda Montenegro) se relacionou no passado, engravidou, e teve um filho, Totó (Tony Ramos), doado para uma família italiana?

As primeiras pistas começarão a aparecer já nos próximos capítulos da novela. Ao revelar a família que se casou com Eugênio (Mauro Mendonça), grávida de outro homem, ninguém questionará a matriarca da família Gouveia sobre quem é o pai da criança. Entretanto, Bete não conseguirá esconder o nervosismo ao ver Olavo (Francisco Cuoco) passeando com sua esposa, Clô (Irene Ravache), nos arredores de sua casa.

Ela passará mal e dirá: “É ele, só pode ser ele”. Depois disso, ela irá procurar informações sobre Olavo na internet, e descobrirá que ele ficou rico ao se tornar o “rei do lixo”. “Quem diria... É ele, não resta dúvida. Meu Pai do céu, como é que ele foi parar na porta da minha casa justo agora?”, o que aumentará as suspeitas dos telespectadores de que o rei do lixo é o pai de Totó.

"S.O.S Emergência" terá novos episódios; seriado terá baixa no elenco


Com bons índices de audiência e que reconquistaram a liderança no horário para a Globo, "S.O.S Emergência" ganhará novos episódios, porém terá uma baixa em seu elenco.

Segundo a coluna Controle Remoto, a Globo encomendou mais dez episódios da série, que a princípio teria apenas cinco. A previsão é que o final da temporada vá ao ar em setembro.

Apesar do sucesso do programa, haverá a saída de uma das atrizes do casting. Trata-se de Maria Clara Gueiros, que estará em "Lado a Lado" - título provisório da próxima novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, cuja estreia está agendada para o primeiro semestre de 2011.

TV Cultura exibe série infanto-juvenil sobre Copa do Mundo


Na esteira da Copa do Mundo, a TV Cultura exibirá, a partir deste sábado (22), uma série de cinco curtas que traduz o clima da competição em que as crianças são protagonistas. A emoção de assistir um jogo pela primeira vez, a união na torcida e o futebol de rua improvisado são alguns dos temas retratados na produção, intitulada "A Minha Copa do Mundo".

O programa será exibido às 16h dos sábados e, aos domingos, às 12h.

Os curtas nasceram de um intercâmbio inédito entre a TV Cultura e emissoras e produtores da Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Uruguai.

A ideia nasceu na Argentina e o trabalho geral de coordenação da série é da emissora educativa argentina Encuentro. Participam ainda do projeto o Canal Once (México), a TV Nacional (Uruguai), o RCN (Colômbia), além de uma produtora boliviana.

Datas de exibição dos episódios

Dia 22/5 (16h): "Paixão Verde Amarela"

Dia 23/5 (12h): "Um Dia Especial"

Dia 29/5 (16h): "Esquadrão de Ouro"

Dia 30/5 (12h): "Como se Joga Futebol"

Dia 5/6 (16h): "Sai Pra Lá Urucubaca"

SESSÃO HUMOR: A Comédia da Vida Privada

"Passione" tem terceira pior quinta-feira da década


A novela das oito da Globo, Passione, marcou anteontem 30,7 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Foi a terceira menor audiência de uma novela das oito nos últimos dez anos. Só não foi inferior às registradas por Viver a Vida em 24 e 31 de dezembro passados, respectivamente 20,2 e 20,7 pontos. Mas eram feriados, quando o número de televisores ligados desaba. Portanto, a audiência de anteontem foi a menor média da faixa das 21h da Globo em um dia útil.

Mas o que estaria levando uma boa e movimentada novela como Passione a cravar recorde negativo?
Há que se considerar que Passione está pagando o preço de ter recebido a audiência do horário em um patamar menor do que suas antecessoras. Mas a explicação pode estar na TV paga e no uso do televisor como tela de computador, para ver DVD e jogar videogame.

Acompanhe essa comparação:
Há quase quatro anos, em sua primeira quinta-feira no ar, Páginas da Vida marcava 49,8 pontos. No mesmo horário, a Record tinha 8,5 e o SBT, 7,9. Anteontem, enquanto Passione alcançava 30,7, a Record registrava 9,8 e o SBT, 6,0. Ou seja, a Globo caiu 19,1 pontos, mas o crescimento da Record foi inferior à queda do SBT. Band e Rede TV! também apresentaram quedas.

Para onde foi o público perdido?
Uma parte dos telespectadores de 2006 desligou o televisor. Uma outra parte, bastante significativa, manteve o televisor ligado, mas não na TV aberta.
Na primeira quinta-feira de Páginas da Vida, o relatório do Ibope creditava 3,8 pontos aos chamados "outros canais" e 2,8 aos "outros aparelhos" (DVD, videogame). Anteontem, os "outros canais" marcavam 11,7 pontos no horário de Passione e os "outros aparelhos", 3,9.

Em outras palavras, em quatro anos a sintonia nos "outros canais" triplicou.
O Ibope trata com "outros canais" cerca de 200 canais, entre eles os pagos, os UHF, os recebidos por antenas parabólicas e até os de circuitos internos de segurança. Esse agrupamento de microcanais já representa, de acordo com o relatório de quinta-feira, a segunda maior audiência, maior do que a Record, no horário da tradicional novela das oito da Globo.

Pode ter sido um caso isolado. Na quinta-feira, a TV paga teve dois jogos importantes. No horário de Passione, estavam em campo Estudiantes e Internacional, jogo que interessava principalmente à torcida são-paulina.

A TV paga, porém, mesmo nos maiores clássicos, não tem força para marcar os 11,7 pontos atribuídos aos "outros canais" (a audiência dos jogos de quinta-feira na TV paga só será conhecida em uma semana). Sozinha, ela não explica essa fuga de público.

Record adia novela "Vivendo o Amor"


A Record adiou a estreia de Vivendo o Amor, sua segunda produção em parceria com a rede mexicana Televisa.

A novela, a princípio, estrearia no final deste primeiro semestre na faixa das 19h. Mas Vivendo o Amor, agora, só deve dar as caras na tela da TV depois de setembro.
Vários motivos levaram a Record a postergar a produção. Primeiro, a emissora quer testar a faixa das 18h e 19h com a reprise de Caminhos do Coração, a partir do dia 31.

Segundo, a Record precisa de mais tempo para construir sua segunda cidade cenográfica, no Rio de Janeiro, perto da primeira, a de Ribeirão do Tempo. Além disso, os protagonistas de Vivendo o Amor ainda não foram escolhidos.

A novela será uma adaptação da mexicana Cuidado con el Ángel, cujo original teve a ex-RBD Maite Perroni como protagonista. Margareth Boury assinará o texto e Ivan Zettel, a direção-geral.

Novos episódios dos internos


O seriado “S.O.S. Emergência”, no ar aos domingos, depois do “Fantástico”, ainda não pegou, mas tem a confiança da direção da Globo.

A sua equipe foi informada que, em vez de junho, a ordem é dar andamento aos trabalhos até setembro.

Letícia Spiller e Paola Oliveira protagonizarão novo seriado da Globo


As atrizes Letícia Spiller e Paola Oliveira já têm novos trabalhos na telinha. Elas estarão no seriado “Afinal, o que as Mulheres Querem?”, dirigido por Luiz Fernando Carvalho.

Na série, baseada na pergunta feita pelo pai da psicanálise Sigmund Freud, Letícia, que acabou de interpretar Betina em “Viver a Vida”, será Sofia, a terceira mulher do personagem principal, Newman, interpretado por Michel Melamed. Além dela, Paola Oliveira, que esteve em “Cama de Gato”, também acertou seu ingresso na trama. Ela será Lívia, artista plástica e primeira esposa de Newman.

As gravações do novo programa, que contará com seis episódios, estão previstas para serem iniciadas no mês de julho. Além das duas atrizes, também estão confirmados no novo seriado os nomes de Tarcísio Meira, Dan Stulbach e Vera Fischer.

"Ti Ti Ti" será ambientada no bairro do Tatuapé, em SP


A nova novela das sete, “Ti Ti Ti”, que está sendo desenvolvida pela autora Maria Adelaide Amaral, será ambientada no bairro do Tatuapé, que também serve de cenário para outra trama que está no ar na emissora, “Passione”. A novidade foi revelada pela novelista em entrevista coletiva realizada na última quinta (20) em São Paulo.

O remake mostrará várias histórias de sabotagem no universo da moda, como a de um estilista que descobre que seu principal concorrente fará um desfile e resolve antecipar o seu apenas para esvaziar o evento do rival. Os papeis principais serão vividos por Murilo Benício, que interpretará o estilista Victor Valentim, e Alexandre Borges, que dará vida ao concorrente Jacques Leclair.

Para viver Valentim na história, Murilo Benício foi obrigado a dar uma repaginada no visual. Após viver um policial em “Força Tarefa”, ele iniciou uma dieta para perder 11 quilos. Até o momento, o ator já conseguiu perder sete.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele, que ainda não começou a gravar a novela, revelou que optou por não ver a trama original, no qual seu papel foi interpretado pelo ator Luiz Gustavo. “Eu não quis ver nada. Luiz Gustavo é um gênio. Eu ficaria muito intimidado”, conta.

SESSÃO BRIGAS: Viver a Vida

"Corações Feridos" já tem 20% do texto escrito


Apesar de "Uma Rosa com Amor" se estender na grade de programação do SBT até o mês de outubro, o ritmo de produção de texto de "Corações Feridos", sua sucessora, é veloz.

Segundo a coluna Canal 1, cerca de 20% da novela já foi escrita e entregue à direção de dramaturgia da emissora, presidida por Del Rangel.

"Corações Feridos" deverá ter 100 capítulos.

SBT reprisará "Ana Raio e Zé Trovão" a partir do dia 7 de junho


O SBT surpreendeu o público ao veicular na manhã deste sábado (22), as primeiras chamadas para a reprise da novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, produzida pela extinta Rede Manchete, entre os anos de 1990 e 1991.

Na chamada, o SBT anuncia a reapresentação da trama a partir do dia 7 de junho na faixa das 22h15. Com a exibição da novela, a linha de shows da emissora deverá passar por novas mudanças de horário.

O canal de Silvio Santos resolveu mudar sua grade noturna, após sofrer derrotas para a Band no horário nobre, sobretudo após a estreia dos programas da emissora do Morumbi, em parceria com a produtora argentina Cuatro Cabezas.

Na chamada, o SBT anuncia que a trama será exibida numa versão mais compacta, com menos capítulos, para dar mais ritmo a história. Ao todo, a novela da Manchete teve 251 capítulos. No elenco estão nomes como Almir Sater, Nelson Xavier, Irving São Paulo, Giuseppe Oristânio, Carolina Ferraz e Helena Ranaldi, entre outros.

Regeane é vista no Mato Grosso na segunda, 24


Regeane (Vivianne Pasmanter) leva uma vida simples no Mato Grosso (Foto: João Cotta/ TV Globo)Desmemoriada e levando uma vida simples. É assim que Regeane (Vivianne Pasmanter) aparece no capítulo que está previsto para ir ao ar na segunda-feira, dia 24, em Tempos Modernos, às 19h15, logo após o telejornal local.

Desde que sofreu o acidente que vitimou Albano (Guilherme Weber) , a filha mais velha de Leal (Antônio Fagundes) mora no Mato Grosso, trabalha numa lojinha e é conhecida como 'Maria Ninguém'. Os donos deste pequeno comércio, Fátima (Rita Porto) e seu marido (Sergio Monte), também ofereceram abrigo a Regeane, cujo paradeiro pode estar perto de ser descoberto.

A notícia de que Regeane está viva chega até Josefa (Maria Lídia Costa), que vive numa casa que fica perto do lago onde o acidente aconteceu. Ela vê uma foto trazida por um caminhoneiro, que lhe dá as coordenadas sobre como localizar Regeane. A reação de Josefa é imediata. Ela decide ir ao Titã, falar pessoalmente com Leal. Mas, infelizmente, ela encontra Maureen (Paula Possani) em seu caminho, que a impede de chegar até o pai de Regeane.

‘Malhação’: não sobra pedra sobre pedra


As mudanças em “Malhação” serão de arrasa-quarteirão. A partir de agosto, o elenco estará 100% renovado. Nos bastidores, a equipe — até a cenografia e o figurino — também será totalmente trocada. Os testes para os atores já começaram.

Uma nova cidade cenográfica — em outro local do Projac — será construída para o programa. A direção-geral caberá a Adriano Melo e Leonardo Nogueira. Ambos começaram em “Malhação” e estavam trabalhando em “Viver a vida”.

A busca por elenco da nova “Malhação”, comandada pelo produtor Luiz Antônio Rocha, está acontecendo em várias frentes, inclusive na Internet. Muitos adolescentes vêm sendo convidados para testes via Facebook.

‘Passione’ no ar na internet


Quem achava que o “Big Brother” conseguia acontecer com igual força na internet e na TV por causa de sua própria natureza interativa precisa rever os seus conceitos. O trabalho em internet, bem-feito, pode funcionar para programação que à primeira vista não se presta tanto ao efeito participativo.

Todo esse nariz de cera — jargão jornalístico para “enrolação” — é para falar do site de “Passione”. Lançado pouco antes da estreia do folhetim, ele impressiona. Não se trata de uma derivação da novela, de um serviço complementar, ou de uma “versão virtual” do que se vê na TV. O site tem vida própria, conteúdo exclusivo. Além disso, não é um empilhado de aplicativos inúteis que enfeitam mas não levam a lugar algum. Boas ideias dispensam uma vitrine de tecnologia na linha dos cintos de inutilidades.

Por exemplo, ganchos finais do capítulo da véspera aparecem resolvidos na internet, em videozinhos. Não é a continuação da cena que foi ao ar na TV e sim algo feito só para a internet, a expressão do perfeito casamento das duas mídias.

Isso me lembra uma adolescente muito esperta, que, na época do “Big Brother”, se referia ao reality como algo que “passava” tanto na TV quanto na internet, sem distinção, nem hierarquização.

O site de “Pasione” conseguiu dar um pulo do gato que era, até agora na web, exclusividade do “BBB”. Com essa existência múltipla, não é só o espectador e o internauta que lucram. A televisão sai ganhando.

TELETEMA: Tempos Modernos

Audiência de quinta (20/05)


Sinhá moça - 13

Malhação - 20

Escrito nas estrelas - 26

Tempos modernos - 25

Passione - 31

A grande família - 23

A vida alheia - 15

Uma rosa com amor - 6

Bela, a feia - 12

Ribeirão do Tempo - 9

‘Vida alheia’ à vontade


Programa criado por Miguel Falabella, “A vida alheia” teve sua temporada estendida até setembro.

A encomenda da direção da Globo acaba de ser feita a Falabella, que, de qualquer maneira, já se preparava para mais uma temporada em 2011.

CRÍTICA: ‘Ribeirão do Tempo’


Estreia da última terça-feira na Record, “Ribeirão do Tempo”, de Marcílio Moraes e com direção-geral de Edgard Miranda, é uma espécie de compilação de várias fórmulas conhecidas. Não é à toa que o resultado final remete a novelas dos anos 80. Tudo lembra algo que já se viu na TV, não necessariamente na Record. Tem o ambiente interiorano de folhetins das 18h; uma cidade pacata que terá de se defender da ambição desmedida de um poderoso grupo econômico que quer construir um resort “destruindo a natureza”; e um jornal que sobrevive a duras penas se equilibrando entre a falta de recursos e a dignidade de não “se vender aos poderosos”. Apareceu até um personagem misterioso, à la Velho do Rio.

A produção tem qualidades. A cenografia é uma delas. Se não chega a oferecer nada de muito inovador, está longe do improviso. Marcílio não é um autor inexperiente, mas, pelo menos na Record, nunca mais repetiu o texto delicioso de “Essas mulheres”. Ainda assim, correto, fica bem acima do nível colegial dos diálogos de tramas apresentadas na emissora, como a dos mutantes e seres afins.

Do elenco, pelo menos nessa primeira semana, saíram-se bem Antônio Grassi, Eduardo Lago, Jacqueline Laurence e Caio Junqueira. Por outro lado, Bianca Rinaldi parece pronta para estrelar uma novela mexicana. E Cássio Scapin e José Dumont protagonizaram um concurso de caretas aguerrido. Difícil dizer quem venceu.

Um detalhe, que é quase uma regra nas novelas da emissora, em “Ribeirão do Tempo” não faltou: sequências aéreas abrindo o capítulo de estreia. Desta vez, um sobrevoo na locação (linda, aliás). Mas o problema é esse: virtudes avulsas não servem para um resultado final satisfatório.