Sabia que a cena de “Baila comigo” em que Helena revela a Quinzinho quem é seu pai foi gravada sem repetições e não precisou ser repetida? Leia abaixo essa e outras curiosidades sobre as oito Helenas de Manoel Carlos:
1) Manoel Carlos conta que a ideia para a trama dos gêmeos de “Baila comigo” (1981) partiu de uma notícia veiculada por jornais sobre um filho do ex-presidente João Goulart que reivindicava parte da herança. Quinzinho e João Vitor, interpretados por Tony Ramos, foram separados no nascimento: o primeiro foi criado pela mãe, Helena (Lilian Lemmertz), e o outro ficou com o pai, Quim (Raul Cortez), que se tornou um rico empresário na Europa.
2) A longa cena em que Helena conta que Quim é pai de Quinzinho foi gravada em uma só tomada, sem ser repetida. Na véspera, Lilian e Tony Ramos jantaram na casa do ator para discutir como fazer a interpretação. "É uma prática comum do teatro", diz Julia Lemmertz. A emoção foi tanta, que os dois choraram por quase uma hora depois da gravação!
3) A casa onde morava a Helena de “Baila comigo” existia e ficava na Joatinga. Apelidada de Casa Grega, ela ficou famosa no bairro.
4) Entre “Baila comigo” e "Felicidade", "Sol de verão" (1982) foi a única novela do autor na Globo que não teve Helena. "A personagem era florista, e achei engraçado chamá-la de Flora".
5) Antes de serem Helena e Álvaro em “Felicidade” (1991), Maitê Proença e Tony Ramos já haviam arrancado suspiros do público com as cenas de amor do seriado "Sorriso do lagarto", que acabou três meses antes da novela: "Amo trabalhar com o Tony. Estar ao lado dele me enobrece".
6) Maneco aposentou suas máquinas de escrever para "Felicidade". A Globo deu dois computadores ao autor e lhe disponibilizou um instrutor.
7) "História de amor" (1995) foi a primeira novela das seis de Regina Duarte, na época com 30 anos de carreira. Ela só voltou ao horário numa participação em "Estrela guia" (2001).
8) Você sabia que o momento preferido de Regina Duarte em suas Helenas é a troca de bebês em "Por amor" (1998)? "Foi ‘a’ cena!", afirma a atriz.
9) A atriz ficou apreensiva ao saber que a Helena de "Por amor " trocaria os bebês e ainda hoje reprova a atitude: "Olha em que situação horrorosa aquela mulher se meteu. Fiquei chocada".
10) A sinopse de "Por amor" estava escrita dez anos antes de a trama ir ao ar. Com outros projetos, Maneco a adiou.
11) Você sabia que o triângulo amoroso de “Laços de família (2000), com mãe e filha, quase esteve em "História de amor"? A trama foi considerada pesada para as 18h.
12) O primeiro par de uma Helena virou pai da heroína anos depois. Em "Laços de família", Vera era filha de Fernando Torres, que era casado com a Helena de Lilian Lemmertz. Ao lado da quinta heroína do Maneco, o ator fez seu último papel na TV.
13) Você sabia que Manoel Carlos rebatizou Lúcia de Lúcia Helena na adaptação de "Presença de Anita" para manter a tradição? A atriz era Helena Ranaldi.
14) Manoel Carlos morava em Nova York quando convidou Christiane Torloni para viver a Helena de "Mulheres apaixonadas" (2003). "Voei para os EUA para encontrar o Maneco e conversar sobre a personagem".
15) Durante a novela, Maneco enviava bilhetes escritos com caneta tinteiro e livros de arte para Christiane Torloni. "Era quase uma volta aos anos 40", lembra a atriz.
16) O autor, que dá enfoque jornalístico a todas as suas tramas, muitas vezes finalizava os capítulos de "Mulheres apaixonadas" em cima da hora para incluir notícias. "Lembro que, às vezes, eu lia uma reportagem de manhã; chegava um adendo de tarde; nós gravávamos, e, à noite, já ia ao ar uma cena com aquilo que eu tinha lido de manhã", conta Torloni.
17) O primeiro parto real a ir ao ar em uma novela foi em "Páginas da vida" (2006) e foi "conduzido" pela terceira Helena de Regina Duarte, que era obstetra. Os pais interpretaram a si mesmos na telinha.
18) Você sabia que Taís leu em jornais que seria Helena antes de receber o convite para ser a Helena de “Viver a Vida” (2009)? Ela ficou nervosa até ter a confirmação, que chegou em uma ligação de Maneco.
19) Você sabia que Taís Araújo entrevistou as outras Helenas no programa "Superbonita", do GNT, dois meses antes de a novela estrear? "Foi uma delícia saber das experiências de todas as atrizes", conta a atriz.
20) Ao contrário do que circulou há um tempo, Lilia Cabral não será Helena de Manoel Carlos, já que o autor terá sempre outro papel especial para ela: “Lilia é uma grande atriz. Gosto dela como antagonista das Helenas”. A atriz concorda: “Se eu for Helena, quem vai ser a vilã do Manoel Carlos?”