sábado, 5 de setembro de 2009

SESSÃO ABERTURA: As Noivas de Copacabana

Review: Descolados – 01×07


Retomando um pouco das suas histórias originais, Descolados apresenta um bom episódio esta semana. Poderia ficar até melhor se para todos os três protagonistas acontecesse algo realmente interessante.

Felipe é o que tem o maior destaque. Suas dúvidas quanto ao emprego de modelo de uma marca que ninguém conhece lhe traz tanta satisfação quanto angústia. São duas sensações bem comuns aos jovens que procuram algum rumo na vida.

Vale lembrar que não chega a ser um plot original porque ele já havia pensado duas vezes sobre seguir essa carreira em um episódio anterior. O bom é que aqui ele toma a decisão definitiva e abre caminho para novas possibilidades do personagem.

Não é o caso da Lud, que mais uma vez patina em uma situação também um pouco repetida. Ser preterida pelo namorado quando ela está a fim de curtir algumas horas com ele já foi visto, ainda que antes não fosse um namoro de ambos os lados. De qualquer forma é uma linha de história que somente prepara terreno para se resolver depois, daqui a uma ou duas semanas e, aqui, diz pouco.

Um grande defeito da série até este episódio é que nenhum problema dos personagens realmente os perturba. Serve apenas para a história da semana e quase nunca se estendem aos outros das semanas seguintes. Teco era o que tinha algo mais próximo disso, a preocupação em ser descoberto em São Paulo. Embora o desdobramento disso tenha acontecido algumas vezes, serviu apenas para contar uma situação cômica que de fato mostrar dificuldades para o personagem.

Nesse episódio o plot de Teco é engraçado e também fraco para a série. Como nem ao menos apresenta um gancho para um desenvolvimento daqui pra frente é quase certo que ninguém nunca mais lembrará do flagra que Lud deu nele.

Cama de Gato: Carmo Dalla Vecchia será paciente terminal


Para viver um personagem em estado terminal, Carmo Dalla Vecchia usou um "olhar" não muito comum para quem vê a morte se aproximar: o lado bom. No próximo folhetim das 18 horas da Globo, "Cama de Gato", o ator será Alcino, um homem que, depois de descobrir que está com uma doença terminal no cérebro, resolve fazer com que todos que estão a sua volta vivam melhor. "Em vez de se abater quando descobre que vai morrer, o Alcino tenta ajudar os outros antes desse dia chegar. Para conseguir ser convincente, estou tentando ver a morte como o personagem", conta ele, que usou o Budismo, religião que adotou há 12 anos, para ajudar nessa construção. "A filosofia principal do Budismo é que você seja feliz independentemente dos seus problemas. Todos nós vamos morrer um dia. Foi por aí que comecei minha composição", revela.

E, para conseguir fazer com que seu melhor amigo e sócio, o ganancioso Gustavo, de Marcos Palmeira, deixe de ser tão "apegado" ao dinheiro, Alcino vai usar um método, no mínimo, cruel: vai abandoná-lo no meio de um lugar deserto para que ele reflita sobre sua atual situação. "O personagem acaba 'armando' essa 'cama de gato' para seu amigo com o apoio da esposa de Gustavo. Mas acaba que ela aproveita a situação para dar um golpe no seu marido", adianta, se referindo à personagem de Paola Oliveira, Verônica. Além de tentar dar o golpe em Gustavo, também vai se envolver com Alcino, para conseguir a outra metade da empresa de perfume que os dois abriram juntos. "Vai acabar que, mesmo bem intencionado, ele vai colocar o amigo em uma 'roubada'. Gustavo vai acabar abandonado no deserto, como se tivesse morrido", conta.

A locação do deserto da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes são os Lençóis Maranhenses. A equipe também gravou em Galinhos, no Rio Grande do Norte, e em Carolina, no Sul do Maranhão. Para as gravações, Carmo levou sua câmara digital profissional que comprou para ir ao Chile, lugar onde seriam gravadas as cenas de Gustavo perdido na floresta. Por conta da gripe A, a equipe acabou optando por gravar em território nacional. "Comprei a câmera por causa do meu personagem em 'A Favorita'. Essa foi minha maior herança do Zé Bob, o gosto pela fotografia", lembra ele que, na novela de João Emanuel Carneiro, interpretou o jornalista que fazia sucesso com as mulheres.

Review: Descolados – 01×06


Um episódio bem a cara da MTV, pois todo ele se passa numa festa à fantasia lá no apartamento dos três protagonistas. Melhor ainda, a festa é fantasia de capa de disco. Nunca vi uma festa assim, não sei se é original. De qualquer forma muita gente fará a partir de agora. O álbum branco dos The Beatles é uma boa pedida.

Apesar da novidade da estrutura do episódio tudo o que se passa é igualmente bem episódico e cai no esquecimento logo que os créditos finais aparecem. Aliás, é algo que cada vez mais Descolados utiliza pra si. Histórias cada vez mais isoladas em seus respectivos episódios e sem formar uma linha evolutiva.

É o caso das cenas dos episódios anteriores. Vendo-as dá a impressão que os antigos relacionamentos de Lud, Felipe e Teco darão as caras para complicar a vida deles, mas não, o que acontece é apenas uma lembrança que todos esses são apenas “pegadores” e nada mais.

Lud é a personagem que mais tem variação nos seus conceitos de relacionamentos. Já vimos ela reclamar de ser “traída” numa relação frívola e logo em seguida transar com o amigo de apartamento sem qualquer consequência. Afinal ela aceita ou não o amor livre?

Nesse episódio ela está agindo de maneira mais antiquada possível. Dois rapazes estão afim dela e ela, claro, só por um deles, mas ela não o ataca em respeito a sua suposta namorada. Uma situação bem de colégio, longe de qualquer ousadia para uma série moderna e descolada.

O tal lado mais ativo fica, numa tradição machista, para os homens. É a linha de história de Felipe e amigo, que disputam quem fica com mais garotas. Ao menos é divertido as investidas deles, mas não salva de não ter utilidade para a série.

Um desperdício maior é Teco. Passa o episódio inteiro praticamente parado num sofá todo chapado por alguma droga. Essa falta de ação do personagem somente se traduz em piada nos últimos instantes do episódio, quando desfila na sua mente as imagens da festa. É muito pouco para um protagonista.

Um episódio sem brilho, mas que pelo menos é mais interessante que o fraco da semana passada. Seria bom para a série abandonar a fantasia de Malhação que ela se vestiu, e com urgência.

Review: Descolados – 01×05


Nesta semana Descolados decepciona ao conseguir descer ao nível das tramas infantilóides da série para adolescentes Malhação. É de espantar como a proposta que visava mostrar o caminho que trilha os jovens adultos independentes se transforma, sem nenhum disfarce, em algo tão dispensável.

Acompanhe a lista: moçoilas que são mais espertas que os rapazes, principalmente em ideias para se dar bem em algo; rapazes que são mais bobos que crianças, principalmente quando em bando; desenvolvimento previsível; desfecho agitado e sem conseqüências; todos ficam de bem no final, sem brigas.

Tudo acima está em qualquer episódio da série para aborrescentes da Globo e também nesse episódio dessa semana da série da MTV. Sem tirar nem por. Um desastre total que até começa engraçadinho mas cansa com tantas repetições do esquema ‘enganar o amigo’.

Em resumo Lud contrata o DJ Lester para tocar no clube Roxo mas o deixa nas mãos de Felipe, Teco e amigos. Após deslocar o ombro vão para o hospital e então para o clube. Só isso, acabou a história.

Apenas um plot no episódio desperta algum interesse, mas que no final resulta em nada. Felipe está de namorico com uma amiga e logo, lógico, como é característica da série, transam sem demora. Nada de novo se não fosse o fato dela pedir para um amigo assistir ao sexo.

Essa situação poderia mostrar uma grande ousadia para Descolados, só que a coisa caminha para a comédia. O amigo da garota dorme enquanto os dois transam. Ok, é engraçado e fica o mistério no ar. Afinal, porque o cara dorme num momento tão inapropriado?

De maneira frustrante, para enterrar de vez o episódio, a explicação do sono inoportuno não é dada e ainda se sai pela tangente, com o amigo não conseguindo dormir numa segunda sessão de transa com mais vigor.

Review: Amorais – 01×10


O episódio dessa semana foi quase todo sobre o estranho relacionamento de amizade, com possibilidades de pode se tornar “colorida”, entre a Giane Albertoni e Karina.

No decorrer da série, deu para ver como Karina é obcecada pela modelo e apresentadora e realmente não mede esforços em ser famosa também. Depois de ficar orgulhosa em sair no fundo de uma foto da Caras e fingir que salvou Giane de um assalto, a namorada de Fernando executa o próximo passo do seu plano rumo à fama: se tornar a melhor amiga de Giane e conseguir aquela vaga de apresentadora de TV ao lado dela.

Depois de chegarem chapadas de uma balada, começamos a perceber como as duas estão cada vez mais íntimas, chegando ao ponto de Karina experimentar as roupas da loira sem permissão e essa achar a atitude normal. E como as duas agora são “unha e carne”, Albertoni pede para Karina fingir que é a namorada de Gui, seu namorado com objetivo de fugir dos paparazzi. Ignorando completamente que está comprometida com Fernando, Karina aceita na hora.

Os três vão ao bar e Karina aproveita a ida ao banheiro do casal para roubar o valioso anel de Giane. Só que ela não contava que Gui flagrasse o momento sem ela perceber e conta pra sua namorada, que não acredita. Quando Fernando pergunta para sua namorada como ela conseguiu o anel, a aspirante a apresentadora mente dizendo que sua “amiga” que lhe deu de presente.

Como Karina vem agindo de forma cada vez mais independente de Fernando, Renata percebe que o relacionamento do pai com a loira não está fazendo bem para ele e o aconselha a terminar com a vigarista. Fernando começa a refletir que não está feliz de como está a sua vida: além de ser assistente de um empresário inescrupuloso só para Karina conseguir a vaga de apresentadora, agora é “corno de aluguel”. O pior que sua namorada não se importa com os sentimentos do cara.

No final, Giane resolve mostrar para Karina que sabe que foi ela quem roubou seu anel e começa a humilhá-la, lembrando do teste desastroso que Karina fez para apresentar o programa. Mas depois, sem nenhuma explicação lógica, Giane começa a dar uns amassos na sua “melhor amiga”. Agora é esperar para ver esse fato é o início de um triângulo amoroso inusitado ou faz parte de algum plano da famosa modelo para desmascarar de vez a loira. A série está entrando no seu rumo final e só está começando a mostrar como o casal pode chegar perto do fundo do poço só para conseguir o que quer. Nota 7 para o episódio.

Em Setembro venha Viver a Vida!

A Lei e o Crime em DVD


A distribuidora Focus Filmes será a responsável em lançar em DVD a primeira temporada da série brasileira "A Lei e o Crime", produção da Rede Record. Sem previsão de material Extra, com imagem em 1:33:1 (4x3) o box com áudio e legendas apenas em português chegará às lojas no dia 28 de outubro ao valor sugerido será de R$99,90.

Aguinaldo Silva pensa em ser autônomo


Contratado da Globo desde 1978, Aguinaldo Silva afirmou à coluna que pensa em não renovar seu contrato com a emissora, que vence em junho de 2010. "Sou exclusivo de um canal, mas isso é bom só quando não há concorrência", disse, referindo-se aos investimentos em dramaturgia de Record e SBT. A ideia de Silva é trabalhar por obra, para prestar serviços a várias emissoras. "Não tem sentido ficar tanto tempo preso a um contrato, esperando para produzir", contou ele, que escreve a série "Cinquentinha". Além da renovação com a Globo, o novelista revelou ter mais duas propostas de exclusividade, mas que a ideia de ser seu próprio patrão o atrai.

Débora Falabella exclusiva de Passione


Além de Rodrigo Lombardi, confirmado como Mauro Santarém - um dos principais papéis de "Passione", próxima novela do Sílvio de Abreu, substituta de "Viver a Vida" na Globo - também já é possível antecipar a escalação de Débora Falabella, que vai fazer par com ele."

"Passione" só deve estrear entre os meses de junho ou julho do ano que vem.

'Viver a Vida' tem polêmica sobre aborto


Manoel Carlos vai falar sobre aborto em Viver a Vida, novela que começa dia 14, na Globo. Antes de virar modelo famosa, Helena (Taís Araújo) namora André (Antonio Firmino, com Taís na foto). O namoro é de pouco tempo, mas a paixão entre eles é forte.

Antes de terminar o romance, Helena conta a André que acha que está grávida. Logo em seguida, recebe uma proposta muito boa para desfilar em Nova York. Aconselhada por seu agente, que argumenta que não pode perder essa grande oportunidade, acaba fazendo um aborto e André não fica sabendo de nada.

As cenas de Helena lembrando da conversa da gravidez com o ex aparecem em flashback, no terceiro capítulo, quando a irmã dela engravida de um marginal e comenta que quer fazer um aborto.

Miguel Falabella finaliza o 1º capitulo de novo seriado


Miguel Falabella trabalhou duro e já finalizou o primeiro capítulo do seriado “Vida Alheia”, que será entregue à direção da Rede Globo na próxima semana.No caso de aprovação, Claudia Jimenez e Wladimir Brichta deverão ficar com os papéis principais dessa atração semanal sobre o mundo das celebridades e a sua relação com a mídia.

SESSÃO BRIGAS: Caminho das Índias

"Alma Gêmea" marca audiência estável nas tardes da Globo


A reprise de "Alma Gêmea" segue mantendo os bons indices da 1ª semana de exibição no "Vale a Pena Ver de Novo"; De acordo com dados consolidados a novela conquistou 17 pontos de média nesta quinta-feira na Grande São Paulo.

Em tempo: Malhação também conseguiu melhorar os indices nesta quinta-feira. Dados consolidados afirmam que a novela marcou 21 pontos de média na Grande São Paulo.

Tiago Santiago no SBT: Meta e atingir média acima de 10 pontos


Ficou para 2010 a estreia de Tiago Santiago no SBT. O dramaturgo, que deixou a Rede Record em julho, trabalha no remake de Uma Rosa com Amor, novela de Vicente Sesso exibida pela Globo em 1972. A meta, segundo Santiago, é atingir médias de audiência "acima de dois dígitos", condição para que o folhetim dê lucro.

O contrato do autor de Os Mutantes com o SBT prevê outras três novelas, de 180 capítulos cada. Além de obras de Sesso, Santiago tem à disposição, na emissora de Silvio Santos, um acervo com textos de Janete Clair e da rede mexicana Televisa.

Uma Rosa com Amor é, nas palavras de Santiago, "uma comédia romântica deliciosa, no meio de um melodrama" e uma trama de "temas universais", como pobreza, família, amor, paixão e relações de amizade. A novela conta a história de Serafina Rosa Petroni, uma moça que vive com a família em um cortiço no Bexiga, bairro paulistano em que foi criada.

Solteira desde que o noivo a deixou e ameaçada de despejo pelas dificuldades financeiras da família, Serafina tem a chance de mudar de vida ao ser contratada para um casamento de fachada. O matrimônio é com seu patrão, o francês Claude, que precisa com urgência de um visto de permanência no Brasil, onde espera obter uma fortuna em investimentos.

De acordo com o autor, a nova Uma Rosa com Amor será uma versão do texto de Sesso, que autorizou a adaptação. "Estou atualizando a novela, revendo as gírias. Quero transportá-la para a época atual e mostrar a São Paulo de hoje. Uma novela de época também teria muito sabor, mas seria mais difícil de produzir."

Santiago acredita que a novela irá ao ar no começo do ano que vem. O horário ainda não está fechado, pois depende da definição da programação do SBT para o próximo ano. São cotadas para o elenco as atrizes Lucélia Santos e Luciana Vendramini. A direção deve ficar a cargo de Del Rangel.

"Bela, a Feia" marca 6 pontos nesta quinta


As últimas emoções de "Caminhos das Índias" seria o grande causador do ibope baixo de "Bela, a Feia" segundo executivos da emissora, tanto que não se planeja mudança em seu horário de exibição.

Os "comandantes" da emissora acreditam em uma grande melhora após o fim de "Caminho das Índias"; em tempo o capitulo de ontem marcou apenas 6 pontos de média na Grande São Paulo.

Audiência de quinta (03/09)


Paraíso - 28

Caras & Bocas - 35

Jornal Nacional - 39

Caminho das Índias - 52

A Grande Família - 38

Castrinho volta a gravar "Poder Paralelo"


Afastado do trabalho há dois meses por motivos de saúde, Castrinho voltou a gravar "Poder Paralelo" esta semana. Por conta de uma grave crise de diverticulite, o ator ficou internado durante 19 dias em um hospital e precisou passar por uma cirurgia delicada.

Castrinho, que interpreta o traficante Pavão, fez suas cenas escondendo com um lençol a bolsa de coleta de líquidos que ainda está usando.

SESSÃO HUMOR: Toma Lá, Dá Cá

Marcos Mion pode entrar nas novelas da Record


No ano que vem, Marcos Mion estreará um novo programa na Record. Segundo a colunista Keila Jimenez, do jornal O Estado de S.Paulo, a atração será voltada ao público jovem, entrando no ar nas noites de sábado. Danielle Souza — a Mulher Samambaia — também estará no comando. No entanto, Mion pode ganhar mais espaço na emissora, que não descarta a possibilidade de aproveitá-lo em suas novelas. Ele atuou em Bicho do Mato, de 2006.

Público não aprova nome provisório da próxima novela das 7


O nome provisório da próxima novela das 7 não está agradando o público.

Em uma comunidade da novela, no site de relacionamento Orkut, os integrantes dizem o nome é muito feio e isso pode estragar a trama.

'Bom Dia, Frankenstein' está prevista para estrear no dia 11 de janeiro, substituindo "Caras & Bocas".

Audiência de quarta (02/09)


Alma Gêmea - 17

Malhação - 17

Paraíso - 25

Caras & Bocas - 32

Caminho das Índias - 46

Bela, a feia - 9

Poder Paralelo - 10

"O Velho Chico": Benedito Ruy Barbosa entrega sinopse de novela à TV Globo


De acordo com informações do Jornal Extra, embalado pelo sucesso do remake de “Paraíso”, Benedito Ruy Barbosa entregou para a direção da Globo a sinopse de “O velho Chico”, novela escrita para o horário das oito que terá o Rio São Francisco como cenário. A trama mostrará a vida dos ribeirinhos e abordará temas polêmicos como a transposição do rio.

SBT pede agilidade para encerramento de "Veu de Noiva"


Já existem ordens no SBT para que as gravações de "Vende-se um Véu de Noiva" terminem o quanto antes, informa o jornalista Flávio Ricco.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas os seus trabalhos deverão estar concluídos antes do próximo "Teleton".

Viver a Vida: Chamada musical da novela

Globo usa efeitos especiais para gravar cenas de macaco em "Caras & Bocas"


De acordo com informações do Jornal O Globo, por determinação do Ibama, o macaco de “Caras & bocas” não pode contracenar com menores de idade.
As cenas dele com Isabelle Drummond, Miguel Rômulo e David Lucas são resultados de efeitos.

Caminho das Índias: Durante surto, Tarso vê Michael Jackson


No próximo surto, Tarso (Bruno Gagliasso) é cercado por curiosos e vira motivo de deboche. “Muita gente que a gente pensa que morreu não morreu! Michael Jackson não morreu! Tá escondido num hotel que eu sei onde é!”, dirá ele.

Segundo informações do jornal Extra, Melissa (Christiane Torloni) vê a cena e ajuda o filho. Enquanto isso, Tônia (Marjorie Estiano) descobre que ganhou uma bolsa para estudar no exterior.

Ti Ti Ti ganha uma nova versão na Globo


Exibida entre agosto de 1985 e março de 1986, a novela Ti Ti Ti terá uma nova versão produzida pela Globo. Segundo o colunista José Armando Vanucci, este é o projeto que tem mais chances de ganhar uma vaga na faixa das sete, substituindo Bom Dia Frankenstein. O remake do sucesso de Cassiano Gabus Mendes será escrito por Maria Adelaide Amaral e contará com Cássio Gabus Mendes no papel de Victor Valentin.

Sinopse

Ti Ti Ti conta a história da eterna briga entre os estilistas Victor Valentin e Jacques Leclair (que na versão original foram interpretados por Luís Gustavo e Reginaldo Faria, respectivamente). As grandes criações de Valentin são vestidos de bonecas criados por Cecília, uma mulher com problemas mentais e mãe desaparecida de Jacques. E para complicar a situação, os filhos dos costureiros se apaixonam e lutam por um final feliz.

'Viver a Vida': Marcos e Helena se encontram em Búzios


O primeiro encontro entre Marcos (José Mayer) e Helena (Taís Araújo) vai acontecer em Búzios, no Rio de Janeiro, na novela Viver a Vida, escrita por Manoel Carlos.

A nova novela global mostra, no primeiro capítulo, um grande desfile que comemora o aniversário do balneário. Aproveitando a oportunidade de estar em sua cidade natal, Helena, que é modelo, dá uma longa entrevista para a repórter Cláudia (Bianca Ramoneda), que está produzindo um programa especial sobre a vida e a carreira dela para a televisão.

A jornalista passa o dia conversando com pessoas que têm relação com a vida da entrevistada, como sua mãe Edite (Lica Oliveira), seu irmão Paulo (Michel Gomes), seu pai Oswaldo (Laércio de Freitas) e o padrasto Ronaldo (César Mello).

Depois de passear pela praia, ruas de Búzios e pela pousada de Edite, Helena e Cláudia resolvem fazer uma pausa para o almoço e escolhem o bar de onde podem acompanhar a montagem da estrutura para o desfile que ocorrerá à noite. O papo é interrompido pelo telefonema de Ellen (Daniele Suzuki), que traz más notícias sobre a irmã de Helena, Sandra (Aparecida Petrowky). Preocupada, a modelo precisa anotar um número, mas não tem como.

Marcos (José Mayer), que está numa mesa próxima e a observa, gentilmente lhe estende uma caneta. Quando desliga o telefone, Helena comenta que é raro ver uma caneta de tinta nos dias de hoje. Ele joga charme dizendo que herdou do pai o hábito de escrever coisas sérias com tinta. A modelo fica surpresa com a resposta, mas Osmar (Marcelo Valle), o produtor do desfile, interrompe o clima e a chama para ensaiar. Ela se despede e o empresário, interessado, a acompanha com os olhos até a saída.

A trama, que substitui Caminho das Índias, estreia no dia 14 de setembro, na Globo.

Glória Perez termina de escrever os últimos capítulos de "Caminho das Índias"


Glória Perez acaba de informar que terminou de escrever os últimos capítulos da novela "Caminho das Índias". - Comemorando com vocês. Atcha, gente! andei sumida, concentrada nos últimos capitulos! Acabei de escrever FIM!!!!!Ufa! a gente se fala logo mais!, disse em seu Blog. Agora é só esperar o que Glória reservou para Maya, Raj, Bahuan e principalmente para a vilã Yvone.

Caminho chega ao fim no próximo dia 11 e Viver a Vida, novela de Manoel Carlos assume o horário a partir do dia 14.

SESSÃO CHAMADAS: Queridos Amigos

Aguinaldo Silva com um difícil dilema: se aposenta ou não?


Aguinaldo Silva sempre usa o seu blog para botar a boca no trombone. Dessa vez, o autor da nova minissérie global Cinquentinha, com estreia prevista para 2 de outubro, está com uma dúvida: se aposenta ou não?

“Devo eu, como diria Giovanni Improtta, aposentar-me? Parto de uma vez por todas e sigo al mare, sem mais nenhum compromisso até o fim dos meus dias? Este é, nas últimas semanas, meu grande dilema”, desafaba o autor, referindo-se a seu famoso personagem de Senhora do Destino, interpretado por José Wilker.

Apesar da dúvida, se continua com a carreira, ou não, Aguinaldo diz ter outras propostas e compara-as com uma lavanderia industrial. “Neste momento, tenho três senhores diferentes a me oferecer ajuda. São três propostas imperdíveis. Mas, todas resultam no fato de que, como se fosse uma lavanderia industrial, eu teria que lavar e passar trouxas e trouxas de roupa. Quero eu continuar fazendo serviços pra fora? E, nesse caso, a qual desses gentis senhores devo dedicar meus esforços?”, conta Aguinaldo.

E o dramaturgo continua: “Alguém aí, bem pragmático, dirá: 'A quem te pagar mais, ora'! Sim, pois o que rege os destinos deste mundo insano (e consequentemente os nossos) é o vil metal, a grana, a bufunfa. E aí reside o problema... pois, além das três propostas que falei, existe uma quarta proposta... e ela foi apresentada por mim mesmo”, diz Aguinaldo.

Depois, ainda duvidoso sobre o seu futuro profissional, emendou: “O que é que eu faço? Aceito a ajuda de um dos dois senhores e continuo bancando a chola peruana... ou me aposento? Ah, meu Deus, que dilema!”, escreve o novelista.

Será que Aguinaldo já está com alguma novela em andamento. Vamos esperar o próximo capítulo do blog do autor. Mas, vale lembrar que seu contrato com a Rede Globo acaba em dezembro de 2009.

Record deve inaugurar novos estúdios para novelas no Rio


A Rede Record deve inaugurar dois novos estúdios para novelas no Rio. No total dez terá espaços para dramatúrgia. A trama de Marcílio Moraes que começa a ser pré-produzida no mesmo mês, deve usar novos estúdios.

O presidente Lula foi convidado a inaugurar os estúdios da RecNov, o Projac da Record no Rio. Se for, ficará lado a lado com o dono da TV, Edir Macedo, que tem nos calos o Ministério Público, e afrontará a Globo, com quem o bispo está em guerra.

Audiência de terça (01/09)


Alma Gêmea - 16

Malhação - 19

Paraíso - 25

Caras & Bocas - 34

Caminho das Índias - 49

Toma lá dá cá - 23

Bela, a Feia - 7

Poder Paralelo - 10

SBT já prepara novela que vai marcar a volta de Luciana Vendramini


Lucélia Santos e Luciana Vendramini já foram escaladas para “Uma rosa com amor”, novela que Tiago Santiago, ex-Record, está adaptando para o SBT. A produção da trama começou depois que o autor se reuniu com Vicente Sesso, responsável pela história original. A história deverá estrear em outubro, ocupando o lugar de “Vende-se um véu de noiva”.

Luciano Szafir pode ir para o SBT


Uma contratação que pode pegar muitos de surpresa, é a possível ida do ator Luciano Szafir para o Sbt, o ator que teve seu último trabalho na novela Promessas de Amor, foi assediado pelo próprio Sílvio Santos com auxilio de Tiago Santiago, o ator que tem contrato com a Rede Record até 2010, Silvio Santos se prontificou a pagar a recisão do contrato, suspeita-se que o ator poderá receber R$ 20.000, o dobro que ele recebe atualmente na sua emissora. Procurado pelo Jornal, o ator não quis comentar sobre o assunto.

SESSÃO BEIJO: Capitu

Record faz pesquisa para decifrar fracasso de "Feia"


Primeira coprodução da Record com a mexicana Televisa, " Bela, a Feia" não emplacou. Anteontem, marcou 5,4 pontos no Ibope da Grande São Paulo, deixando a Record em terceiro lugar, atrás do SBT. Foi a pior audiência da versão brasileira de "Betty, a Feia", um sucesso mundial, desde sua estreia, há quatro semanas.Na média acumulada desde o primeiro capítulo, "Bela" tem 8,4 pontos. Suas antecessoras na faixa de horário foram melhores. "Promessas de Amor" e "Os Mutantes" tinham, respectivamente, 10,3 e 18,4 pontos nos 20 primeiros capítulos.

A expectativa de Record e Televisa era alcançar 20 pontos com a história da falsa mocreia.Para entender o que há de errado com "Bela, a Feia", a Record faz desde ontem pesquisas com grupos de discussão. Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da emissora, nega que a sondagem tenha sido antecipada. "Sempre fazemos [pesquisa] no primeiro mês", diz."Bela" terá hoje seu 22º capítulo. Em "Poder Paralelo", as pesquisas com telespectadores ocorreram no final de junho, quando a trama já estava com dois meses de exibição.

Na Globo, as pesquisas acontecem por volta do 40º capítulo.Silveira acredita que "Bela" está sendo "prejudicada" pelo final da novela das oito da Globo, que vem marcando 50 pontos. Além disso, anteontem o número de televisores ligados foi menor em São Paulo no horário nobre, por causa do calor.

"A gente não vê nada de errado com a novela. Vamos esperar acabar esse momento ["Caminho das Índias'] para fazer uma avaliação segura", diz.

"Viver a Vida": Manoel Carlos quer fazer novela quase ao vivo


Assim como aconteceu em suas últimas novelas, Manoel Carlos vai ter poucas frentes de capítulos em “Viver a Vida”.

A novela vai herdar "capítulos quase quentes". "Queria ver o capítulo hoje e escrever o de amanhã", diz o autor, que, minutos antes, apontava a ansiedade como um problema ao envelhecer: "Viver a vida é estar em paz com esse universo meu, estar tranquilo, sem grandes ansiedades. O problema é a ansiedade. Estar cheio de desejos. Isso é que, às vezes, gera intranquilidade. É preciso estar calmo".

Ao todo, Maneco, como é conhecido, escreve de 40 a 50 páginas diariamente para a nova novela, que, apesar de suas aflições com a velhice, terá a mais jovem Helena da história de suas protagonistas. A personagem praticamente fixa nas tramas do autor desde "Baila Comigo" (1981) será vivida agora por Taís Araújo.

Maneco, que já costumava incluir "várias coisas por adendos no dia da gravação ou um dia antes", quer agora "estreitar ao máximo a distância entre escrever e produzir".
A novela quase ao vivo do autor exige agilidade e paciência de seu elenco: em "Páginas da Vida" (2006), os atores reclamavam por ter de decorar os tais adendos no dia ou horas antes da gravação.

Em "Viver a Vida", ele diz que já avisou Camila Morgado, que fará o papel de uma comentarista de economia, da possibilidade de entrar até mesmo ao vivo. "Ela sabe disso: pode ser chamada se acontecer uma coisa muito grave na economia", afirma.

Record deve mudar horário de "Bela, a Feia"


O fracasso de Bela, a Feia, que ontem registrou minúsculos 5 pontos de audiência levou a Record a estudar a mudança de horário da novela.

Em princípio, concluiu-se que o embate com a novela das oito da Globo não é uma boa estratégia. Transmitir a novela mais tarde é uma das alternativas com mais chances de emplacar.

Globo poderá ter seriado que aborda os bastidores das novelas na grade de 2010


A Globo poderá ter um seriado com temática televisiva em sua grade de programação do ano que vem. A história, cuja autoria é de Cláudio Paiva, irá abordar os bastidores de uma novela com direito a narrativas paralelas: a do folhetim e a que se passa por trás dele.

Segundo a coluna Controle Remoto, o título da atração ainda não foi definido mas sabe-se que roteiro está sendo montado por Nílton Braga e a direção será de Maurício Farias. O programa deverá ir ao ar como especial de fim de ano e caso seja aprovado, irá estrear em 2010 em regime de temporadas de 3 meses.

"Bela, A Feia" perde vice-liderança para o SBT


A Record ainda não conseguiu emplacar "Bela, A Feia", a primeira novela produzida em parceria com a Televisa. Os índices continuam caindo e na noite desta segunda-feira (31) foi quebrado um novo recorde negativo.

Exibida entre 20h31 e 21h30, a adaptação de Gisele Joras marcou apenas 5 pontos de média e ocupou o terceiro lugar no Ibope. O SBT, com o "Você se Lembra?", obteve 6 pontos; a RedeTV!, com o "TV Fama" e parte do "RedeTV! News" ficou em quarto lugar com 3 pontos e a Globo, com o "Jornal Nacional" e "Caminho das Índias", garantiu 42 .

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: A Favorita

Audiência de segunda (31/08)


Alma Gêmea - 16

Malhação - 19

Paraíso - 27

Caras & Bocas - 36

Caminho das Índias - 50

Globo fará nova edição de suas novelas para vender ao exterior


A Rede Globo resolveu reeditar cenas de suas novelas e minisséries. A medida adotada tem como objetivo extrair subprodutos das tramas globais para serem comercializados no exterior.

Núcleos e personagens de várias novelas estão tendo suas cenas separadas, para serem editadas novamente. A emissora carioca pretende criar mininovelas e microsséries, o que facilitará a entrada da Globo em outros mercados, sobretudo o europeu, que preferem produções menores.

Novelas como “A Lua Me Disse” e a série “Som & Fúria” foram as primeiras produções a ganhar uma versão reduzida.

Record define diretor da próxima novela de Marcílio Moraes


A Record definiu nos últimos dias o diretor da próxima novela de Marcílio Moraes, titulada provisoriamente como "Ribeirão do Tempo". A trama irá substituir "Poder Paralelo" na faixa das 22h a partir do primeiro trimestre do ano que vem.

O diretor escolhido foi Edgard Miranda, responsável pela direção geral de "Chamas da Vida", de Cristianne Fridman. Edgar também dirigiu, ao lado de Alexandre Avancini, "Prova de Amor" e "Vidas Opostas" - sendo a última também escrita por Marcílio.

Inicialmente a Record havia escolhido Ivan Zettel para a direção de "Ribeirão do Tempo". Zettel substituiu Avancini em alguns episódios de "A Lei e o Crime" e foi o responsável pela produção de "Luz do Sol".

Em tempo

A próxima novela de Marcílio Moraes terá o auxílio de uma cidade cenográfica. Essa será a primeira vez que o canal montará uma cidade fictícia no Rio de Janeiro para uma trama totalmente brasileira. De todas as 12 produções da casa desde 2005, apenas "Bela, A Feia" e "Cidadão Brasileiro" contaram com esse recurso. No caso do folhetim de Lauro César Muniz, a cidade foi montada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

Veja a 1ª chamada de "Cama de Gato", a próxima novela das seis

A Rede Globo começou a exbir nesta sexta-feira (04) o teaser da próxima novela das seis, "Cama de Gato".



História
Um homem solitário, cercado pelo luxo que conquistou, com uma carreira bem-sucedida de perfumista, e sufocado pelo rancor que guardou daqueles que o humilharam quando ainda era pobre. Um homem solitário em uma imensidão de areia, onde de nada valem seu poder e dinheiro. Um homem solitário que precisa se safar de uma armadilha criada pelo melhor amigo de infância, que pretendia apenas salvá-lo de sua arrogância. Essa é a trama inicial da próxima novela das seis, Cama de Gato, que teve suas cenas iniciais gravadas no Nordeste, com os atores Marcos Palmeira (Gustavo), Carmo Dalla Vecchia (Alcino), Isabela Garcia (Mari), Ed Oliveira e Rodrigo Rangel (em participações especiais como os capangas que perseguem Gustavo). Com estreia prevista para setembro, Cama de Gato tem autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes, e direção-artística de Ricardo Waddington.

A novela estreia dia 05 de outubro, substituindo "Paraíso".

Globo prepara mega divulgação de "Viver a Vida"


O elenco de "Viver a Vida", trama de Manoel Carlos que estreia na segunda-feira 14 de setembro, já foi informado que muitos atores serão convocados para participação no "Domingão do Faustão". A estratégia da Globo é divulgar ao máximo a nova novela e, assim, aproveitar a boa fase de "Caminho das Índias", que está com audiência acima dos 50 pontos. "Vídeo Show" e "Fantástico" também estão na lista dos programas que terão na pauta assuntos ligados a "Viver a Vida", novela que abordará a profissão de modelo e falará sobre superação, tratamentos contra a dor e reabilitação. Na próxima semana a Globo aumentará o número de chamadas para a estreia da história de Manoel Carlos.