Vamp foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário às 19h pela Rede Globo entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992. A novela foi exibida em 179 capítulos. Foi escrita por Antônio Calmon com colaboração de Tiago Santiago, Vinícius Vianna e Lílian Garcia. Direção de Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Jr.
Foi reapresentada entre 04/01 e 02/07/1993 na faixa vespertina Sessão Aventura. Reprisada também a partir de 11/04/2011, às 15h30, no canal Viva (canal de TV por assinatura pertencente à Rede Globo).
Sinopse
Em Armação dos Anjos, litoral carioca, o capitão reformado Jonas Rocha, viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura, também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos - além daqueles comuns a uma família numerosa - ao entrar em contacto com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha para a gravação de um videoclipe.
Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível Conde Vladimir Polanski - o Vlad -, chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia, o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do Capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.
Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o Capitão Jonas.
Também está em Armação o bandido Jurandir, fugindo de Cachorrão, um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes do Padre Estevão, fica amigo da garotada e recebe o apelido de Padre Garotão. A batina, no entanto, não é tropeço para seu louco namoro com a bela jovem Marina, a protegida de Cachorrão.
Destaque ainda para as trapalhadas da família de vampiros liderada por Matoso, casado com Mary e pai de Motosão e Matosinho. E a dupla de caçadores de vampiros Alice Penn Taylor e seu fiel escudeiro Augusto Sérgio.
Elenco:
NEY LATORRACA - Vlad (Conde Vladimir Polanski)
CLÁUDIA OHANA - Natasha / Eugênia
REGINALDO FARIA - Capitão Jonas Rocha
JOANA FOMM - Carmem Maura
FÁBIO ASSUNÇÃO - Lipe
NUNO LEAL MAIA - Jurandir
PATRÍCIA TRAVASSOS - Mary Matoso
OTÁVIO AUGUSTO - Matoso
GUILHERME LEME - Gerald
VERA HOLTZ - Alice Penn Taylor
MARCOS FROTA - Augusto Sérgio
PAULO GRACINDO - Cachorrão
EVANDRO MESQUITA - Simão
BETH COELHO - Jezebel
MARCOS BREDA - Rafa / Diogo
DANIELA CAMARGO - Lena
BEL KUTNER - Scarleth
CAROL MACHADO - Dorothy
RODRIGO PENNA - León
HENRIQUE FARIAS - Nando
PEDRO VASCONCELLOS - João
JULIANA MARTINS - Esmeralda
FREDERICO MAYRINCK - Pedro
AMORA MAUTNER - Paula
JONAS TORRES - Daniel
LUCIANA VENDRAMINNI - Jade
JOÃO REBELLO - Sig
FERNANDA RODRIGUES - Isa
JOSÉ PAULO JR. - Tico
IGOR LAGE - Pingo
ANDRÉ GONÇALVES - Matosinho
FLÁVIO SILVINO - Matosão
ALEPH DEL MORAL - Rubinho
CLEYDE YÁCONIS - Virgínia
BIA SEIDL - Soninha
VERA ZIMERMANN - Marina
PAULO JOSÉ - Ivan
ZEZÉ POLESSA - Silvia
FRANCISCO MILANI - Max
TONY TORNADO - Pai Gil
AÍDA LEINNER - Branca
OSWALDO LOUZADA - Padre Eusébio
MARCOS ALVISI - Padre Estevão
INÊS GALVÃO - Joana
MARCELO PICCHI - Moreira
NORMA GERALDY - Hemengharda
HILDA REBELLO - Hermínia
JORGE CHERQUES - Frei Bartolomeu
EDUARDO MACHADO - Frei Ambrósio
REJANE SCHUMANN - Maria Carmem
WALDEMAR BERDITCHEWSKY
ERNANI MORAES - Barros
LUÍS SALÉM - jornalista que narra os estranhos fatos que ocorrem em Armação dos Anjos
JORGE FERNANDO - Vicentinho Fernando
FELIPE PINHEIRO - Giron
GIULIA GAM - Lúcia T
RITA LEE - Lita Ree
CLÁUDIA RAIA - Celeste
MARIA ZILDA BETHLEM- Telma
CRISTINA PEREIRA - Luiza
GIANFRANCESCO GUARNIERI - delegado que prende Jurandir
Curiosidades:
Vampiros, rock, suspense, comédia e um elenco de muitos atores jovens foram os ingredientes de Antônio Calmon para emplacar esse sucesso. Uma inesperada surpresa, com roteiro incomum e muitas novidades a cada capítulo. Valorizada a direção de Jorge Fernando, empolgante ao dirigir cenas de ação e os embates com as legiões de vampiros.
O enredo aos poucos foi se transformando numa chanchada de terror. A comédia chegou ao clímax quando Ney Latorraca dançou uma coreografia mórbida ao som da música Thriller, imitando Michael Jackson.
Toda essa anarquia não ofuscou o lado romântico da novela com o casamento de Jonas e Carmem Maura (Reginaldo Faria e Joana Fomm).
A novela possuiu títulos provisórios: Os vampiros vão atacar, Sangue Preto, Azul Veneno e Crepúsculo, e na época, foi lançado um álbum de figurinhas, com os personagens da novela, que virou um grande sucesso. Bem como uma trilha sonora complementar, Rádio Corsário, com as músicas que tocavam na rádio da novela.
No elenco afiado, muitos foram os destaques: o hilário casal de vampiros Matoso e Mary (Otávio Augusto e Patrícia Travassos), a dupla de caçadores de vampiros Alice Penn Taylor e Augusto Sérgio (Vera Holtz e Marcos Frota), e o chefe dos vampiros Vlad, grande momento de Ney Latorraca. Tudo isso apesar dos "defeitos" especiais, ainda muito precários - os atores mal conseguiam falar com as dentaduras postiças, por exemplo.
Ney Latorraca comentou sobre Vamp em seu livro Muito Além do Script:
"Eles queriam resgatar a figura de um galã que eu nunca fui. Na primeira cena que gravei em São Paulo, com Jorginho (Fernando), dou uma mordida em (Cláudia) Ohana. Eu tinha de olhar para a câmera e dizer 'Gostoso', mas na hora troquei para 'Gotoso! Gotoso memo!', lembrando minha infância. Fiz isso para o personagem estourar. (...) A ideia era fazer um vampiro simpático. Virou coqueluche."
Destaque também para o elenco infanto-juvenil. Foi a primeira novela de Fernanda Rodrigues e André Gonçalves, crianças na época.
A atriz Débora Bloch e a cantora Paula Toller (do Kid Abelha) foram as primeiras sondadas para viver Natasha, papel que acabou ficando com Cláudia Ohana.
A novela contou com a participação de Giulia Gam em seu início, vivendo uma amiga roqueira de Natasha. Ainda na fase final, Maria Zilda e Cristina Pereira também marcaram presença ao interpretarem ex-mulheres de Matoso.
Além do Brasil, a novela teve Lisboa e Veneza como cenários. Ao som do grupo Enigma - famoso na época por misturar músicas sacras e profanas - Cláudia Ohana dançou numa praça em Veneza, em meio aos pombos. Sem saber que as músicas do Enigma eram proibidas em toda a Itália, a produção da novela foi abordada por policiais que interromperam a gravação. Levada ao ar, a cena é uma das mais marcantes de Vamp.
Duas novidades marcaram a linguagem desenvolvida em Vamp: a gravação de diversas cenas no formato de videoclipe - sem palavras, muita ação, sucessão rápida de planos - e a transformação do último take de cada capítulo num quadro de história em quadrinhos, idéia do diretor Jorge Fernando.
A maquiagem usou próteses dentárias, lentes de contato de diversas cores e recursos variados para a caracterização dos vampiros.
A novela também tratou da proteção das tartarugas marinhas. O merchandising ecológico surgiu de uma parceria da Rede Globo com a Fundação Boticário de Proteção à Natureza. Na trama, a ecologista Soninha (Bia Seidl) ensinava o Capitão Rocha como salvar as tartarugas que ficavam presas nas redes de pesca.
Em 2002 Antônio Calmon apresentou nova trama com vampiros - O Beijo do Vampiro - mas sem a mesma repercussão que Vamp. Ney Latorraca também retornava numa participação especial - não como Vlad, mas como outro vampiro: Nosferatu.
Teve média geral de 50 pontos.Foi reprisada onze meses após seu término, entre 4 de janeiro e 2 de julho de 1993, na Sessão Aventura, as 17h00, em 130 capítulos, tendo sido a última novela apresentada na faixa, com grande sucesso, e, média geral de 40 pontos no Ibope.
álbum de figurinhas lançado no rastro do sucesso da novela