segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lado a Lado: abertura retrata questões sociais do início do século XX

A abertura de Lado a Lado, que estreia nesta segunda, dia 10, na Rede Globo, faz uma ode à liberdade e aborda importantes temas que fervilhavam no início do século XX, época em que a nova novela das seis é ambientada.

Veja bastidores das gravações da abertura de Lado a Lado, a nova novela da Globo das 6 (Foto: TV Globo) 
Veja bastidores das gravações da abertura de Lado a Lado, a nova novela da Globo das 6 (Foto: TV Globo)
 
Criada pela Central Globo de Comunicação, a abertura dá atenção especial aos detalhes, trazendo imagens em close e em câmera lenta que intercalam as situações sociais que afligem os protagonistas da trama.

Atores acertam detalhes antes de rodar abertura (Foto: TV Globo) 
Atores acertam detalhes antes de rodar abertura
(Foto: TV Globo)
 
As classes menos favorecidas são representadas pela roda de samba, capoeira e futebol, pela destruição dos cortiços e pelo nascimento da primeira favela carioca.

As mais abastadas, simbolizadas por uma mulher borrifando perfume no colo, tomando uma xícara de chá, escrevendo uma carta e por uma empregada vestindo um corselet para modelar o corpo da patroa.

O surgimento das favelas e a aristocracia carioca no início do século XX, no Rio de Janeiro (Foto: TV Globo) 
O surgimento das favelas e a aristocracia carioca no início do século XX, no Rio de Janeiro (Foto: TV Globo)
 
O tema de abertura traz o clássico samba-enredo 'Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós', que deu o título do Carnaval carioca à Imperatriz Leopoldinense em 1989, quando comemorava o centenário da abolição da escravatura no Brasil.

O tema de abertura traz o clássico samba-enredo 'Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós' (Foto: TV Globo) 
O tema de abertura traz o clássico samba-enredo 'Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós'
(Foto: TV Globo)
 
Lado a Lado é uma novela de João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Vinícius Coimbra.

Salve Jorge: personagem de Nanda Costa será mãe de um menino, Júnior

Rodrigo Lombardi, Nanda Costa e o pequeno Luis Felipe Mello  (Foto: João Miguel Jr./ TV Globo)) 
Rodrigo Lombardi, Nanda Costa e o pequeno Luis
Felipe Mello (Foto: João Miguel Jr./ TV Globo)
 
Em Salve Jorge, próxima novela das nove da Rede Globo, Morena (Nanda Costa) sonha em seguir carreira artística, mas teve seus planos interrompidos por causa da inesperada gravidez do pequeno Júnior (Luis Felipe Mello). Na foto, Nanda Costa aparece posa ao lado do ator mirim e de Rodrigo Lombardi, que vive Theo, por quem Morena vai se apaixonar.

Na trama de Gloria Perez,Theo é membro da Cavalaria do Exército e devoto incondicional de São Jorge. Ele não entra nas competições de equitação sem antes amarrar, nos cascos do cavalo, a fitinha vermelha benzida.

Salve Jorge é a próxima novela das nove da Rede Globo. Escrita por Gloria Perez, traz no elenco talentos como Cleo Pires, Dira Paes, Flavia Alessandra, Letícia Spiller, Caco Ciocler, Giovanna Antonelli e outras estrelas. A direção de núcleo é de Marcos Schechtman.

Para se tornar queridinha do enteado, Fátima enche o menino de presentes


No episódio de ‘Tapas & Beijos’, da próxima terça-feira, dia 11, a presença de novas – ou velhas – ameaças aos casamentos de Sueli (Andréa Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres) enfurecem as vendedoras da Djalma Noivas. E vale tudo para garantir a atenção dos maridos.

A aproximação de Lucilene (Natália Lage) de Jorge (Fabio Assunção) faz Sueli dar um jeito de chamar a atenção do marido. Ao descobrir que o marido está lanchando com a nova funcionária em vez de lhe fazer companhia no almoço, Sueli não pensa duas vezes e radicaliza: coloca um piercing na língua. Tudo na tentativa de superar a tatuagem de escorpião da nova dançarina da La Conga, tão comentada pelos homens, e mostrar para o dono da boate que ela também pode ser diferente e sensual. O que ela não imagina é que uma infecção no local pode acabar com seus planos.

Já Fátima se oferece para ir com Armane (Vladimir Brichta) ao aniversário de seu filho mais velho e, pela primeira vez, confrontar Clotilde, a ex-mulher. Ela vai à festa toda produzida e compra vários brinquedos de presente para se tornar a queridinha do aniversariante e dos irmãos. Mas sua presença não agrada a ex-mulher de Armane, que agora está solteira e volta a ser a pedra no sapato da vendedora.

“Fora de Controle” pode ganhar nova temporada na Record



A série “Fora de Controle”, dos autores Marcílio Moraes e Gustavo Reiz, pode ganhar uma nova temporada na Record em 2013. Protagonizada por Milhem Cortaz, Claudio Gabriel e Rafaella Mandelli, a produção saiu do ar antes do previsto devido à baixa audiência – por volta de 6 pontos.

“Fora de Controle” mostra o universo das investigações na cidade do Rio de Janeiro, onde um crime é investigado e resolvido a cada programa, mostrando como o funcionamento da cidade interliga todos os tipos de moradores e visitantes.

A propósito, a Record vai levar a primeira temporada da série para a Mipcom, feira de TV realizada em Cannes, na França, no mês outubro. “Rei Davi” e “Máscaras” também constam no pacote.

Record quer adaptar obra de Eça de Queirós para a TV


A Record já organiza sua programação de fim de ano. A emissora quer produzir uma das obras de Eça de Queirós para a TV.

Eça de Queirós é o representante maior da prosa realista em Portugal. Entre as suas principais obras estão “O Crime do Padre Amaro”, “O Mandarim”, “O Primo Basílio” e “Os Maias”.

Vale lembrar que no ano passado a Record exibiu “O Madeireiro”, especial de fim de ano que foi uma adaptação do romance de Aluísio Azevedo. Já em 2010 a emissora levou ao ar “‘As Mãos de Meu Filho”, baseada na obra homônima de Érico Veríssimo.

“Guerra dos Sexos” terá tratamento de novela das nove na Globo

Tony Ramos e Irene Ravache vão declarar uma intensa guerra

A nova aposta da Globo está no remake de “Guerra dos Sexos”, que estreia dia 1 de outubro. A novela será exibida no horário das 19h, mas terá tratamento de novela do horário nobre.

O elenco já demostra um cuidado todo especial. Atores como Como Tony Ramos, Irene Ravache, Glória Pires, Marilu Bueno, Edson Celulari, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, entre outros, completarão o time de primeiro escalão do folhetim.

Silvio de Abreu escreverá 183 capítulos, 40 a mais que a atual “Cheias de Charme”, mas aposta em uma nova história. “Será tudo diferente”, avisa.

Protagonistas de ‘Rebelde’ protestam contra o fim da novela

Sophia Abrahão, Micael Borges, Melanie Fronckowiak, Chay Suede, Arthur Aguiar e Lua Blanco, de "Rebelde"

Os protagonistas de ‘Rebelde’ estão uma fera com a direção da TV Record. É, isso mesmo!

Os atores não ficaram nada satisfeitos com o término repentino do remake, que tinha previsão para o fim só em março do ano que vem. Triste, não?

De acordo com informações da colunista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, os seis protagonistas chegam a faturar cerca de R$ 100 mil mensais entre salário, shows e licenciamentos do grupo.

A trama chega ao fim no final de novembro, dando lugar a ‘Fazenda de Verão’. Já a banda fará uma turnê de despedida até, provavelmente, janeiro do ano que vem.

Diretor de “Guerra dos Sexos” refaz chamada da novela


Jorge Fernando não gostou da primeira chamada de “Guerra dos Sexos”.

Segundo o jornal Extra, o diretor chamou o elenco da novela para gravar uma nova chamada. Jorginho marcou com os atores para estarem com roupas de malhar nesta terça, às 10h, no Projac.

Assim que ele deu o recado, a mulherada já começou a pensar no figurino. Desta vez, o próprio vai dirigir o trabalho. “Guerra dos Sexos” estreia dia 1º de outubro, no lugar de “Cheias de Charme”.

Cadinho vira lavador de carro e coloca a família para trabalhar

Cadinho e suas mulheres em "Avenida Brasil" (2012)
Cadinho e suas mulheres em "Avenida Brasil" (2012)

Depois de perder todo o seu dinheiro, Cadinho (Alexandre Borges) se muda para o Divino e leva Verônica, Noêmia, Alexia e os filhos juntos. Na tentativa de sustentar a todos, ele decide virar lavador de carro e coloca todo mundo para trabalhar.

No Divino, as três famílias vão morar juntas. Eles acordam reclamando do lugar, do calor, da falta de luxo e discutem pela manhã. Cadinho chega no meio da discussão, logo depois de lavar um carro.

CADINHO  — (ENTRANDO) Calma, calma, tô aqui! Só fui lavar a Kombi do seu Airton, pra ele chegar na feira bonitão. E aí, cês dormiram bem? Não é uma delícia acordar com o galo, essa coisa da natureza.
VERÔNICA  — Amor, fica com essa coisa da natureza pra você! Eu quero é ar-condicionado com spliter!
CADINHO   — Abre a janela que entra a brisa!
VERÔNICA  — A brisa e o mosquito da dengue, Deus me livre! É bom cê lavar muito carro pra comprar meu ar-condicionado!
NOÊMIA         — E antes disso tem que comprar arroz e feijão, que tá acabando!
CADINHO      — Eu? Por que eu?
VERÔNICA    — Como assim, Cadinho? Quem trabalha aqui é você, sempre foi assim!
CADINHO      — Pois é, mas agora mudou, a gente tá no subúrbio e suburbana rala mais que homem! Quero ver as três pondo dinheiro aqui em casa!
VERÔNICA    — Que? A gente, trabalhar? Pirou de vez, Carlos Eduardo???

Cadinho diz que todos precisam trabalhar para que se sustentem e começa a dar ocupação para cada um. Débora (Nathalia Dill) começa a dar aula de dança para as crianças do Divino e Tomás (Ronny Kriwat) começa a trabalhar como DJ em algumas festas do bairro.

CADINHO      — Eu já pensei em tudo: ó, Noêmia, cê podia dar aula de inglês, que tal?
NOÊMIA         — Ah, que lindo! Vou acabar professorinha de subúrbio!
ALEXIA          — Sassá Mutema nesse bairro é que não falta, querida!
CADINHO      — Alexia, é sério! A Noêmia pode dar aula de inglês e você pode dar aula de yoga! O pessoal do subúrbio tá ganhando dinheiro, quer se refinar, quer aprender outra língua, um esporte diferente/
PILAR  — O Carlinhos tem razão, gente! Na Europa é uma vergonha uma mulher que não trabalha, vocês que são jecas e acham chique ser perua!
ALEXIA   — Ah, é, mamãe, então por que cê não pega no batente, também?
PILAR  — Cê acha que não? Eu vou dar aula de etiqueta pra esse povo todo

Já Verônica fica sem afazeres e todos a zoam. Ela responde que tem potencial.

VERÔNICA    — Vou provar pra vocês que eu sei ganhar dinheiro melhor que todo mundo aqui! Vou pra rua e só volto com dinheiro no bolso, vou calar a boca de vocês! Tchau!

Estreia de "Lado a Lado" registra 18,2 pontos no Ibope e perde para três novelas anteriores

Reprodução/TV Globo
Isabel beija Zé Maria  
Isabel beija Zé Maria

O primeiro capítulo da nova novela das seis “Lado a Lado” registrou média de 18,2 pontos no Ibope nesta segunda (9). Os dados obtidos pelo UOL são prévios e cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande São Paulo. A audiência foi menor do que a estreia de “Amor Eterno Amor”, “A Vida da Gente” e “Cordel Encantado”, que registram 23, 23 e 24 pontos de média, respectivamente. 

Na última sexta (7), O último capítulo de “Amor Eterno Amor” teve 26,7 pontos de média. O número bateu o último episódio de sua antecessora “A Vida da Gente", que registrou  25 pontos.

Em segundo lugar no Ibope, a Record ficou com 7,6 de média exibindo "Cidade Alerta". Já a Band e o SBT ocuparam o terceiro e quarto lugar com 4,2 e 3,9, respectivamente.

A trama

 
Constância lê o diário de Laura sem o consentimento da menina

A novela retrata o Rio de Janeiro em 1903 e mostra um Brasil depois da escravidão. No início da trama, Zé Maria (Lázaro Ramos) mostra interesse, em meio o Carnaval, em Isabel (Camila Pitanga). Ambos se divertem dançando marchinhas e um possível samba. 

Isabel não dá muita atenção ao homem e demonstra indignação ao vê-lo jogando capoeira. Ao mesmo tempo, na família nobre de Constância (Patrícia Pilar), Laura (Marjorie Estiano) vai se casar e prova o vestido na frente de sua mãe, que dá inúmeros pitacos.

Constância vive a vida de sua filha e não dá trégua. A garota deseja trabalhar e ser uma mulher diferente do século anterior, mas sua mãe não aceita e brigas são travadas.

Já Isabel é salva por Zé Maria e conhece melhor o homem na barbearia de seu pai. O cabeleireiro pede a mão da garota ao seu pai e já no início da novela, eles começam a namorar.

Autor Carlos Lombardi deixa a TV Globo e assina contrato com a Record

Lombardi trabalhou por mais de 30 anos na Globo

Depois de mais de 30 anos como autor da Globo, Carlos Lombardi assinou contrato com a Rede Record. Sua primeira novela entrará em pré-produção já no mês que vem, com estreia em 2013, mas o autor ainda não confirma detalhes sobre o novo trabalho.

"Eu tava fora do ar, não dá pra falar 'não'. Depois de 30 anos, preciso me chacoalhar. Ainda não tenho novela, fechei com eles de fato na quinta-feira (6) de manhã. Então, a partir daí que comecei a traçar [a novela], mas sou lento. E vai ser só para o ano que vem, mas isso vai depender do horário, de várias coisas", disse Lombardi ao UOL.

Seu contrato com a Globo havia terminado em abril passado, e a emissora estava exercendo o direito da extensão por mais um ano. Depois de assinar com a Record, o autor e a emissora enviaram uma notificação extrajudicial à Globo na última quinta-feira.

O autor disse que a possibilidade de trabalhar com o diretor Alexandre Avancini o animou e que quer voltar ter a atriz Betty Lago em seu elenco. "Ela trabalhou em quase tudo que fiz, de 1994 pra cá, e é minha amiga pessoal", afirmou.

No início da semana passada, o colunista do UOL Flavio Ricco adiantou que Lombardi estava em negociações com a Record. O autor confirmou que havia tido uma conversa com a emissora, mas negou qualquer acerto. Lombardi disse ainda que tinha um projeto na Globo, mas que ainda não havia recebido ordens para começar o trabalho.

A última novela do autor na emissora foi "Pé Na Jaca", de 2007. No final de 2008, assinou o roteiro da série "Guerra e Paz".

domingo, 9 de setembro de 2012

Chamada Lado a Lado - Edgard e Bonifácio Vieira

Sophie Charlotte será a protagonista de “Sangue Bom”


Afastada das novelas desde “Fina Estampa” (2011), na qual deu vida à sofredora Amália, Sophie Charlotte já tem data para voltar à telinha.

A atriz será a protagonista de “Sangue Bom”, novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari que substituirá “Guerra dos Sexos” na faixa das sete a partir de maio. Por conta disso, Sophie não estará na trama de Walcyr Carrasco, que sucederá “Salve Jorge”, de Glória Perez, a partir de junho no horário das nove.

“Sangue Bom”, título provisório, conta ainda com Malu Mader, Letícia Sabatella, Marco Pigossi, Humberto Martins, Felipe Camargo, Fernanda Vasconcellos, Ingrid Guimarães, Marisa Orth, Marco Ricca e Fafy Siqueira. A direção é de Dennis Carvalho.

Débora Falabella sofre para viver a mocinha Nina em “Avenida Brasil”



Nina, a protagonista da novela “Avenida Brasil”, exige tanto de Débora Falabella que tem seus efeitos colaterais. A atriz falou de como é viver a personagem.


“De certa maneira, as cenas intensas mexem com a cabeça e especialmente com o corpo. Às vezes, até fico gripada. No dia da gravação em alto-mar, que foi pior até do que ser enterrada viva, fiquei toda dolorida”, disse a atriz.

Vale lembrar que esse não é o primeiro personagem intenso da atriz. Em 2001 ela deu vida a drogada Mel em “O Clone”, seu primeiro papel em horário nobre. A trama deu destaque internacional a Débora e exigiu muito da mesma na época.

Fracasso no Brasil, “Máscaras” é líder de audiência em Portugal


A novela “Máscaras” entrou em sua reta final como um dos maiores fracassos da Record nos últimos anos. A trama, com meta de 15 pontos, vem oscilando entre 4 e 6 pontos na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 60 mil domicílios.

De autoria de Lauro César Muniz com direção de Edgar Miranda, o folhetim é desprezado pela emissora, que o trocou de horário – “Máscaras” deixou a faixa das 22h15 e vem entrando por volta das 23h30.

Se por aqui a trama não tem tantos fãs, em Portugal a situação é completamente diferente. Lá na terrinha a novela é líder de audiência, ficando à frente dos canais SporTV, AXN e SIC Notícias.

Fiorella Mattheis gravará participação em “Louco por Elas”


Fiorella viverá produtora de elenco da Globo

Afastada da TV desde “Fina Estampa” (2011), Fiorella Mattheis já tem data para voltar ao ar. A atriz gravará uma participação na segunda temporada da série “Louco por Elas”, que estreia em novembro;

De acordo com o jornal O Globo, ela vai interpretar Frida Richter, que é uma produtora de elenco da Rede Globo. O episódio em que a atriz participará falará sobre a fama.

“Louco por Elas”, de autoria de João Falcão, Adriana Falcão, Clarice Falcão e Gregório Duviver, voltará à grade da Globo com 8 episódios, sob direção de Flávia Lacerda e Allan Fiterman. Ainda não há previsão de quando as gravações irão começar.

Em “Cheias de Charme”, Gilson e Penha dormem juntos

Penha (Taís Araújo) e Gilson (Marcos Pasquim) se beijam

Penha (Taís Araújo) se prepara para ir embora quando é surpreendida por Gilson (Marcos Pasquim) e briga com ele. Calmo, Gilson diz que não está ali por causa dela e sim para fazer um favor a Lygia (Malu Galli).

Envergonhada, ela pede desculpas e ele aproveita para se aproximar. “Você ainda não entendeu que o mundo tá conspirando para juntar a gente? Como você consegue resistir a isso que tá rolando, é muito forte quando a gente tá junto.”

Os dois estão no elevador, quando a luz acaba e o surfista aproveita para puxar Penha para si. O clima ferve e os dois se entregam à paixão. A gata já não tem mais forças para resistir aos apelos de Gilson, que a convida para ficarem mais a vontade em um lugar especial.

Paulo Rocha viverá fotógrafo em “Guerra dos Sexos”

Paulo Rocha viverá fotógrafo que terá um romance fora do casamento

Paulo Rocha seguirá os passos do conterrâneo Ricardo Pereira e firmará residência no Brasil. O português, que deu vida ao Guaracy de “Fina Estampa” (2011), fechou contrato de longo prazo com a Globo. 

Vim para ficar! Recebi o convite da Globo e nos próximos anos vocês vão ter que ver o portuga”, brinca. Paulo, que viverá o personagem Fábio em “Guerra dos Sexos”, vem trabalhando o sotaque português para dar vida a um pai apaixonado pela filha.

Rocha se diz satisfeito com a oportunidade de contracenar com Tony Ramos, Edson Celulari e Irene Ravache. “Eu me tornei mais calmo, descolado e, profissionalmente, tenho tentado aprender muito.”

Chamada Lado a Lado - Constância

Reapresentação do último capítulo de “Amor Eterno Amor” amarga baixa audiência



Chegou ao fim na última sexta-feira, 07, a novela “Amor Eterno Amor”. Apesar de não ter caído no gosto popular, a trama registrou 27 pontos de média na Grande São Paulo, com pico de 30 (números prévios).

Já no sábado, 08, reapresentação do último capítulo, “Amor Eterno Amor” não foi tão bem assim. Segundo dados prévios da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 60 mil domicílios, o folhetim de Elizabeth Jhin marcou 17 pontos de média.

SBT prepara novo remake infantil; continuação de “Carrossel” terá novo elenco

Helena (Rosanne Mulholland) não estará na nova temporada de "Carrossel"

O SBT bateu o martelo e decidiu não emendar a segunda temporada de “Carrossel” logo após o fim da primeira, em maio. A emissora está negociando com a Televisa a produção de uma nova história. O contrato do SBT com a rede mexicana permite a compra de obras específicas.

Reynaldo Boury, que também está à frente dos trabalhos de “Carrossel”, dirigirá o novo folhetim, que ainda não foi definido. O profissional terminará os trabalhos da atual novela em dezembro. Enquanto isso, ele dará início a pré-produção da nova história.

A segunda temporada de “Carrossel” começará a ser produzida apenas no fim de 2013, para ir ao ar no início de 2014, também sob o comando de Boury, que praticamente não terá folga. O elenco da trama será todo novo. Até mesmo os professores serão trocados.

Rede Globo já anuncia a chegada de "Guerra dos Sexos"


A Rede Globo já começou a divulgação de sua nova novela das sete: Guerra dos Sexos. O remake terá a missão de pelo menos manter a audiência e o público conquistado com a exibição atual de Cheias de Charme.

Em ‘Guerra dos Sexos’, os protagonistas comprovam a teoria de que os opostos se atraem. Charlote II de Alcântara Pereira Barreto (Irene Ravache) ou Charlô, como prefere ser chamada, é uma mulher de sessenta e poucos anos que deixa muita mocinha no chinelo. Excelente piloto de carro, moto e avião, também atira como ninguém, pratica aulas de paraquedismo e ainda tem tempo para safáris na África, missões antropológicas pela selva amazônica, furtivos casamentos e arrebatadoras aventuras amorosas. Ufa! Alegre e destemida, só perde o humor quando um certo alguém a chama de Cumbuqueta. Mas Otávio II de Alcântara Rodrigues e Silva (Tony Ramos) é assim mesmo. Bimbinho, como é apelidado em retaliação, é sisudo, medroso, cheio de manias e hipocondríaco. De hábitos pouco saudáveis, só se anima para proferir rebuscados e moralistas discursos sobre as maravilhas de ter nascido homem. É homem de poucas mulheres, apesar de muitos desconfiarem das misteriosas fugas na calada da noite.

Acredite se quiser, mas os primos tiveram um tórrido romance na adolescência. Chegaram a ficar noivos, mas Charlô II jamais aceitou os mandos do machista Otávio II, que, por sua vez, nunca cederia a uma feminista. O grande amor acabou se transformando em ódio. Separados, mantiveram em comum apenas a paixão pelo golfe e o gosto por apostas.

Quem teria ganhado se tivessem apostado que se reencontrariam no futuro? E, ainda por cima, em função de uma herança milionária e uma condição surpreendente?! Os dois quase caíram para trás quando o tabelião leu o testamento de Charlô I (Fernanda Montenegro) e Otávio I (Paulo Autran), mortos de infarto duplo numa prolongada noite de amor. Os tios homônimos deixaram para seus únicos descendentes a mansão onde viviam e a rede de loja Charlô’s, sem direito a negociação de venda fora da família. Teimosos e irredutíveis, preferiram dividir a mesma casa e a administração das lojas a ter que ceder e vender seus exatos 50% para o outro.

Vamos apostar que São Paulo nunca mais será a mesma depois desse reencontro? ‘Guerra dos Sexos’ é uma obra de Silvio de Abreu, com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando e direção de Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Ana Paula Guimarães.

Sai de Baixo terá novos episódios gravados em outubro


Segundo informações publicadas pela jornalista Patrícia Kogut em sua coluna no jornal O Globo, o programa de humor "Sai de Baixo" voltará a ser gravado em outubro. No total, serão 4 episódios novos produzidos especialmente para o canal Viva.

A iniciativa partiu da diretora do canal Viva, Letícia Muhana, terá textos de Miguel Falabella e direção de Dennis Carvalho. Espera-se que o elenco original esteja presente, embora não se tenha informações sobre a participação dos atores que deixaram o programa ao longo de sua exibição.

"Já me consultaram, e estou disposta a topar. Eu e o Luis Gustavo, à época que o programa acabou, queríamos que a atração continuasse no ar. Porém, tem de ser tudo bem pensado, pois quatro episódios é bem puxado. É como se fosse quatro peças de teatro", disse Aracy, que interpretava Cassadra em "Sai de Baixo", à coluna. Para ela, o melhor vai ser reencontrar os amigos, uma vez que o elenco e a produção dos episódios especiais serão basicamente os mesmos do auge da série na Globo.

'Lado a Lado', novela de época da Globo, tem trilha sonora moderna

Produção de época, ambientada em 1903, "Lado a Lado", nova novela das 18h da Globo, estreia nesta segunda (10) e aposta forte no samba.

O ritmo vai ter ainda um núcleo próprio para contar a história da migração do samba da Bahia para o Rio.

Mas, entre as canções do gênero, interpretadas por nomes populares, como Martinho da Vila, Gal Costa, Diogo Nogueira e Mart'nália, o novo folhetim também vai apresentar uma seleção de artistas mais alternativos.

"Há duas vertentes para se criar a trilha de uma novela de época: ou partir para o realismo histórico, com modinhas e valsas, o que ficaria bem chato, ou esquecer completamente esse caminho", afirma Mariozinho Rocha, diretor musical da Globo.

Faz parte da lista "moderninha" de "Lado a Lado" o misto de eletrônico com batucada "Olhos Castanhos", de Daniel Peixoto (ex-Montage) e George M, um pedido do autor João Ximenes Braga.

"Quarto de Dormir", do paulistano Marcelo Jeneci, e "Inferno", do grupo Nação Zumbi, também aparecem no setlist, que ainda conta com canções de Los Hermanos e Marcelo D2.

"A novela é de época, mas os assuntos são atuais. A linguagem é natural e achamos que ficaria mais interessante criar uma trilha moderna", justifica Dennis Carvalho, diretor de núcleo da trama.


LIBERDADE

Uma surpresa é a presença de "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas sobre Nós", samba-enredo de 1989, da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, como tema de abertura do folhetim.
"Foi ideia do Dennis Carvalho e abraçamos logo de cara. É a primeira vez que um samba-enredo é tema de abertura de uma novela da Globo", conta Braga.

Completando a lista de raridades, a música "Isto É Bom", de Xisto Bahia (1841-1894), presente no primeiro disco gravado no Brasil, em 1902, ganha releitura de Mariene de Castro.

"Não conhecia o trabalho dessa cantora, mas a música era perfeita para a novela", diz Rocha.

Segundo o diretor musical, foi uma "feliz coincidência" a nova novela das 18h e a atual das 19h da Globo, "Cheias de Charme", contarem com a presença de novos artistas brasileiros.
"Não há nenhuma preocupação especial com isso. Música é como figurino, precisa vestir o personagem."

CLASSE C

Mariozinho Rocha, no entanto, confirma que a chamada nova classe C brasileira influencia a trilha sonora das produções do canal.

"Se formos ver o que toca nas rádios, quais são os discos que essas pessoas compram nas lojas, não será Tom Jobim nem Villa-Lobos", afirma.

Lúcio humilha Janaína e vai embora de casa

Divulgação/TV Globo
Cláudia Missura e Emiliano D'Avila são Janaína e Lúcio, respectivamente, em "Avenida Brasil"

Mais uma vez, Janaína (Claudia Missura) vai se decepcionar com Lúcio (Emiliano D’Avila) em “Avenida Brasil”. No capítulo que vai ao ar no dia 20 de setembro, o capanga de Max (Marcello Novaes) e Carminha (Adriana Esteves) vai fazer a mala e sair de casa.

JANAÍNA— Que tu tá fazendo com essa mala, Lúcio? Vai aonde?
LÚCIO— Não queria que eu fosse independente, mãe? Saísse de casa, da aba do teu chapéu... Tô indo. Vou cuidar da minha vida.
JANAÍNA— Vai trabalhar pro Max? Vai deixar de depender da mãe, pra depender de bandido, entrar pra quadrilha?
LÚCIO— E se eu tiver, quê que cê tem com isso? Sou maior de idade, dono do meu nariz, faço o que eu quiser da minha vida. Você não tem nada com isso.
JANAÍNA— Nada, né? Tirando o fato que eu te pari, te eduquei, te dei tudo que eu tinha, querendo que tu tivesse mais chance que eu nessa vida... Tenho nada mesmo, a não ser desgosto, que é o que tu me dá!
LÚCIO— Claro, aqueles planos enormes que cê tinha pra mim... como é que é? Marceneiro? Pedreiro? Garçom? Não, maître, que é mais chique! Vê se eu tenho cara de quem fica marcando passo na vida?
JANAÍNA— Claro que não! Tu é o Lúcio, o bonitão, o esperto, o malandro! Vai ser bandido, com dois criminosos, que dá muito mais futuro.
LÚCIO— Se eu não tenho futuro, dona Janaína, eu vou curtir é agora! Antes que eu fique velho, levando uma vidinha de merda igual a tua. (SAINDO) Dá licença!
JANAÍNA— Eu te entrego pra polícia!
LÚCIO— Entrega, mãe. Mas entrega logo, que eu já tô saindo! (SAI)
JANAÍNA— (GRITA) Lúcio! Lúcio! Pra onde é que você vai? Lúcio!

Chamada Lado a Lado - Afonso