sábado, 11 de outubro de 2008

Globo prepara seus especiais de fim de ano

Os especiais de fim de ano das emissoras devem estar saindo do forno em breve e aos poucos começam a pipocar as novidades que vêm por aí, mesmo apesar dos canais não confirmarem as informações.

No caso da emissora global, de acordo com o jornal O Globo, três projetos já foram aprovados, Dacameron, inspirado na obra de Bocage, Aline, que terá toques de história em quadrinhos, e Nada Fofa, escrito por Fernanda Young e Alexandre Machado.

O especial baseado na obra literária, terá um elenco de peso, e entre os envolvidos estão Selton Mello, Mateus Nachtergaele, Leandra Leal, Lázaro Ramos e Daniel de Oliveira. Já a direção estaria nas mãos de Guel Arraes e Jorge Furtado.

Serão cerca de seis especiais e, como no último ano, devem ter seus desdobramentos em 2009.

Ó pai, ó estréia dia 31 de outubro


A Globo anuncia para o dia 31 deste mês, uma sexta-feira, o lançamento da série “Ó pai, ó”, baseada no filme do mesmo nome. Gravada em Salvador, entre os meses de junho e agosto, a produção reúne, na maior parte, atores do Bando de Teatro Olodum. Além deles, também há Lázaro Ramos, Stênio Garcia, Matheus Nachtergaele e Preta Gil, em participação especial, voltando às produções da Globo depois de passar pela novela “Caminhos do Coração”, na Record. É a história e vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, ponto tradicional de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e a vontade de se divertir, eles sobrevivem à custa de muita música, criatividade, ironia e sensualidade. O seriado está em cima do filme. Serão seis episódios dirigidos pelos diretores Monique Gardenberg, Mauro Lima, Olívia Guimarães e Carolina Jabor.

Ângelo Paes Leme será protagonista de "A Lei e o Crime" na Record


Em janeiro de 2009 a Record vai apresentar um novo seriado. Para estrelar A Lei e o Crime, que terá 15 episódios semanais e será o primeiro feito nos estúdios de dramaturgia do Rio de Janeiro, o diretor Alexandre Avancini - filho de Walter Avancini - convidou o ator Ângelo Paes Leme para ser o protagonista. ''Eu sou o único nome confirmado do primeiro seriado da Record, feito no Rio, do Marcílio Moraes e dirigido pelo Avancini'', contou o ator.

As gravações começam em novembro, no mesmo lugar onde foi gravada a trama Vidas Opostas, também de Avancini, no Recnov. ''O seriado vai durar cerca de três meses e será exibido uma vez por semana. A temática principal é parecida com aquela abordada em Vidas Opostas (novela exibida na Record em 2006), sobre o universo do tráfico de drogas, da polícia e dos políticos corruptos. Esse é um grande problema que temos no Rio de Janeiro'', adiantou o diretor do seriado Alexandre Avancini.

O protagonista Nando, personagem de Ângelo, será um homem de classe média baixa, assalariado, que vai cometer um crime e que, para fugir da polícia vai se infiltrar numa favela e assumir o controle do tráfico de drogas do lugar. ''Por causa de algumas discussões familiares, Nando vai matar o próprio sogro e depois disso será perseguido pelo cunhado, que é policial, porém com um passado negro'', falou o diretor.

Porque o Ângelo como protagonista em A Lei e o Crime? ''Eu acho que o Ângelo é um grande ator, tanto de TV como de cinema. Ele tem algo muito bacana. Mesmo fazendo um tremendo vilão, o Ângelo consegue humanizar seus personagens, deixando-os mais realistas e menos caricatos. Admiro isso nele.''

A trama de Avancini terá outra personagem bastante intrigante. Catarina - a atriz ainda não foi definida - será uma advogada que vai presenciar o assalto de seu pai. Diante de tanta indignação ela resolve fazer alguma coisa. ''Vamos contar a trajetória de uma mulher de classe alta que vai se deparar com a realidade'', contou Alexandre.

O seriado, que era para ser somente um especial de final de ano, promete alavancar a audiência da Record. A Lei e o Crime tem estréia marcada para 5 de janeiro de 2009, a princípio entre 21h30 e 23h30.

Negócio da China, viagem para o Projac


Quem acompanha TV aberta tá ligado que na última segunda-feira estreiou na Rede Globo a nova novela das seis, Negócio da China, escrita pelo multiuso Miguel Falabella, e estrelada por Grazi Massafera, Fábio Assunção e Ricardo Pereira. Para divulgar a trama e familiarizar um pouco o público com os ideogramas chineses, biscoitos da sorte e outros símbolos do país oriental, a Globo colocou no ar o jogo Segredo da China.

Na página, o internauta é convidado a desvendar um enigma: um pergaminho será aberto para o telespectador de bom coração que acertar quais são os cinco ideogramas corretos, e colocá-los na ordem certa. Aberto o pergaminho inicia uma nova fase do desafio, que vai render um prêmio para lá de especial para o vencedor: uma viagem ao Projac com tudo pago, e a oportunidade de conhecer os bastidores das produções da Rede Globo. Legal, né? E, por favor, não se esqueçam de nos mandar uma foto depois, ok?

terça-feira, 7 de outubro de 2008

SESSÃO BEIJO: Sinhá Moça

Audiência de segunda (06/10)


Segundo dados preliminares, o primeiro capítulo de “Negócio da China”, trama de Miguel Falabella não fez feio, ultrapassando os índices da antecessora no horário, mas o destaque do dia ficou por conta de “Malhação”. A novela teen, da Globo, surpreendeu e marcou o melhor desempenho dos últimos três meses. Veja os números prévios que corresponde ao Ibope da Grande São Paulo, referência para o mercado publicitário:

Mulheres Apaixonadas – 17,5
Malhação – 28
Negócio da China - 29
Três Irmãs – 32
A Favorita – 41

Os Mutantes – 15
Chamas da Vida – 14
Prova de Amor – 5

Pantanal – 15

Água na Boca – 2,2

Silvio Santos engaveta a novela Revelação


Bomba! E não é que Silvio Santos dá mais uma reviravolta na programação do SBT? Faltando menos de 50 capítulos para ser concluída, a novela “Revelação”, de Iris Abravanel, foi parar na gaveta. Isso mesmo! A equipe vai concluir a trama, mas com a certeza de que ela não vai pro ar!

* E tem mais: para não deixar Iris na mão, Silvio deu a ela, de bandeja, as obras de Janete Clair das quais comprou o direito de produzir. A pergunta nos bastidores do SBT é: no que será que isso vai dar?

Alice – 1x02: O tesouro de Alice


No segundo episódio, Alice teve a grande responsabilidade de retornar para um segundo episódio sob a sobra do excelente piloto, e infelizmente acabou sofrendo pelo alto patamar que construiu na primeira semana.

Não que tenha sido ruim, mas a narrativa seguiu um ritmo bem mais lento essa semana, e somando o fato de que eu detestei a atuação da garotinha que faz a irmã de Alice isso acabou afetando um pouco a minha visão sobre a qualidade de todo o episódio. Sei que muitas pessoas tendem a “aliviar a barra” de atores mirins, mas quando a gente assiste a dezenas de séries americanas onde varias delas possuem personagens crianças que dão um show de atuação, ver essa irmã de Alice atuando de forma tão mecânica e sem nenhuma naturalidade em todas suas cenas, acaba sendo algo muito frustrante para mim.

Bom, chega de apedrejar a criança e vamos aos pontos positivos: Acredito que as grandes sacadas do episódio foram às analogias de duplo sentindo. Alice já está em São Paulo a duas semanas e sofre com a pressão do namorado de Palmas para voltar para casa e ao mesmo tempo sofre com o fardo de se sentir obrigada a lutar pelo o que ela e o irmão tem direito. A tal da herança.

Lógico que nesse meio tempo ela ainda arruma um bico na produtora do amigo para fazer uma graninha e como ninguém é de ferro, ainda tem espaço para curtir aquele churrasco com os amigos onde rola mais drogas do que carne.

A tia de Alice é um personagem muito enigmático. Foi só eu que achei que teve uma química maior do que apenas amizade naquela cena do jantar da tia com a amiga? Pelo o que me pareceu não é apenas Alice que está num processo de autoconhecimento.

Mas como eu já mencionei antes, o legal do episódio foram as analogias e uma delas acredito que está no título do episódio. Esse tesouro de Alice não se trata meramente de algo material como a herança e sim das descobertas que ela fazendo na Terra da Garoa. Descobrir da onde veio para saber para onde vai é o primeiro passo da autodescoberta, e a passos de bebê Alice vai seguindo sua jornada. Aquele pequeno anagrama dos nomes Alice e Célia foi outra pequena descoberta que serviu como uma grande forma de conforto.

PS – A prostitua e a travesti que ajudaram Célia nas imediações da Praça Roosevelt foram muito engraçadas.

PS 2 – Alguém avisa a Alice que ficar perambulando pelo centro de São Paulo com um Ipod a tira cola é meio perigoso.

Negócio da China estréia com altos índices de audiência


A estréia de Negócio da China, exibida das 18:08 às 18:58, deixou a Globo na liderança absoluta da audiência ao atingir, segundo dados preliminares, 29 pontos de média e 32 pontos de pico, o equivalente a quase 45% de participação.

O primeiro capítulo da trama protagonizada por Grazi Massafera e Fábio Assunção obteve um melhor desempenho do que o registado na estréia de Ciranda de Pedra. A trama de Alcides Nogueira marcou apenas 25 pontos de média no primeiro capítulo.

Caminho das Índias: Christiane Torloni será fascinada pela beleza

Nem bem saiu de Beleza Pura onde desempenhava uma dona de clínica de beleza, Christiane Torloni migra de volta para a faixa das 8 com uma personagem não muito diferente.
Em Caminho das Índias, Torloni será uma fascinada pela beleza e por ter uma família feliz, segundo o jornal O Globo. Até aí, várias semelhanças com Sônia, seu último papel na novela das 7.

O peso da sua próxima atuação aumentará ao começar a ter problemas com seu filho Tarso (Bruno Gagliasso) que é esquizofrênico. Caminho das Índias deverá estrear no primeiro trimestre de 2009, substituindo A Favorita.

A Favorita: Carro que Flora deu para Lara é roubado

Em A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) perderá a confiança de Lara (Mariana Ximenes). Você lembra do carro que ela deu para Lara, dizendo que era uma lembrança de Marcelo? Pois bem, o carro é roubado.

Flora disse para a filha que guardou o carro durante anos em uma garagem, e depois de sair da prisão, restaurou-o.

Halley (Cauã Reymond) e Lara serão parados em uma blitz e o policial vai identificar que o carro é roubado levando os dois para a delegacia.

Em declaração ao jornal O Globo, o autor João Emanuel Carneiro disse que a partir desse dia Lara não vai mais confiar em Flora.

Ainda sobre Flora, ela deixará de assediar Halley. As cenas estão previstas para serem exibidas a partir do dia 18.