sábado, 20 de setembro de 2008

Grazi e Fábio Assunção atrasam gravações de "Negócio da China",

A poucas semanas da estréia de "Negócio da China", a nova novela das seis da Globo ainda não tem um bom número de capítulos gravados.

A informação é do colunista Daniel Castro, na Folha desta sexta-feira (19), que está nas bancas. O conteúdo completo da coluna Outro Canal está disponível apenas para assinantes do UOL e da Folha.

De acordo com a coluna, o atraso acontece por dois motivos. Primeiro porque a produção foi um "plano B" (inicialmente, a próxima do horário seria outra). Segundo porque Fábio Assunção e Grazi Massafera não colaboram. O primeiro se atrasa. A segunda tem que regravar cenas, informa Daniel Castro.

Próxima novela da Record não terá o nome de Vendetta

As gravações de Vendetta, novela de Lauro César Muniz, que substituirá Chamas da Vida na Record, começam em novembro, na Itália. Segundo a coluna Canal 1, Miriam Freeland e Gabriel Braga Nunes estão na lista de embarque, mas ainda falta definir um outro ator.

No elenco da trama, também estão confirmados os nomes de Paloma Duarte, Gracindo Jr., Nicola Siri, Sonia Lima, Adriana Londoño, Marcelo Serrado, Maria Ribeiro, Liliana Castro, Fernanda Nobre, Antonio Abujamra e Castrinho. O título Vendetta é provisório, já que este não está disponível para registro.

Ciranda de Pedra: Daniel e Laura vão morrer juntos

O destino de Laura (Ana Paula Arósio) e Daniel (Marcello Antony) já foi definido pelo autor Alcides Nogueira em Ciranda de Pedra.

Ao contrário da maioria das novelas que exibe o famoso final feliz, na trama das 6 da Globo será diferente, pelo menos dessa vez, segundo o jornal O Globo.

O casal fugirá para uma ilha onde mora Quincas (Paulo José), mas Laura não conseguirá se recuperar e vai adoecer novamente. No final, ambos vão morrer.

Apesar de um final atípico e de morte dos protagonistas, Alcides Nogueira, autor da novela, se defende e diz que este é um final feliz, afinal segundo Lygia Fagundes Telles (a autora da obra de Ciranda de Pedra), a morte dos dois significará um amor que permanecerá para sempre.

Já as filhas Virgínia (Tammy di Calafiori), Bruna (Anna Sophia Folch) e Otávia (Ariela Massotti) deverão seguir destinos diferentes, porém com coragem e determinação.

Aos vilões, nada que fuja da tradição das novelas. A inovação ficará apenas por conta do casal protagonista, afinal Natércio (Daniel Dantas) e Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira) deverão pagar por tudo que fizeram.

A Favorita: Donatela consegue prova contra Flora

Em A Favorita, da Globo, as coisas boas vão começar a acontecer para Donatela (Claudia Raia). Ela, que foi incriminada por um crime que não cometeu, vai conseguir uma prova contra a vilã Flora (Patrícia Pillar).

Com o dinheiro do seqüestro de Lara (Mariana Ximenes), Dodi (Murilo Benício) vai comprar uma mansão, conforme já informado pelo NaTelinha.

Donatela então descobrirá e conseguirá entrar na casa em que o ex está morando. Lá ela acha o DVD com a cena em que Flora mata Salvatore (Walmor Chagas).

É então que Donatela comemora: "Achei a prova contra Flora". A partir dai o cerco se fecha contra Dodi e Flora. E segundo publicação do O Dia, Zé Bob (Carmo Dalla Vechia) vai começar a investigar a compra da mansão do novo milionário. O vilão ficará sem saída.

Chamas da Vida: Guilherme descobre que tem AIDS

Chamas da Vida, de Cristianne Fridman, vem abordando temas polêmicos como a pedofilia, e agora a AIDS.

O pedófilo é interpretado pelo ator André Di Mauro. Lipe, seu personagem, chegou a violentar a adolescente Vivi (Letícia Colin). Guilherme, papel de Roger Gobeth, vai descobrir que tem o vírus da AIDS.

Nos próximos capítulos ele começa a sentir os sintomas que vai resultar na descoberta do vírus da AIDS. O estopim se dará quando o bombeiro passar mal em uma operação. Assustado, porém não intimidado, Guilherme não aceitará o diagnóstico do médico e reafirmará sua energia.

Para o ator Roger Gobeth, essa oportunidade visará uma atenção melhor para a doença. A autora Cristianne Fridman acredita que nunca é demais falar no assunto. As cenas estão previstas para irem ao ar no final deste mês. Chamas da Vida é exibida de segunda à sábado, às 22h30.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Negócio da China: Família de dar inveja!


A próxima novela das 18h, “Negócio da China”, será temperada com muito romance. Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera) foram casados e têm um filho, Théo (Eike Duarte). Seria uma família de dar inveja em qualquer um, pai, mãe e filho lindos de morrer! Isso se o relacionamento de Lívia e Heitor não estivesse por um fio.
Mas Heitor ainda é apaixonado por Lívia e, apesar de todas as adversidades, não desiste de tentar reconquistá-la. Lívia é uma das personagens românticas e sonhadoras da trama. Ela também é batalhadora e, por isso, decide abrir mão da sua família para tentar uma vida melhor em Portugal. Como a empreitada é mal-sucedida, Lívia decide voltar para o Brasil.

Para conseguir o amor da esposa novamente, Heitor precisa driblar vários obstáculos. O maior deles é João (Ricardo Pereira), um jovem português que se encanta por Lívia no primeiro momento em que se olham.

Negócio da China: Natália do Vale viverá viúva


Quando a novela começa, Júlia (Natália do Vale), uma médica bem-sucedida, atravessa o pior momento de sua vida. Ernesto, seu marido, diagnosticado com uma doença terminal, está morrendo e seu mundo, tão cuidadosamente edificado, está desabando. Antes de morrer, o marido diz a Júlia que ela vai ter que conversar com o filho a respeito de sua origem. Na opinião dele, o casal errou em não dizer a Diego (Thiago Fragoso) que Ernesto não era seu pai biológico.

Ernesto morre e Júlia precisa cumprir a promessa que fez ao marido de contar toda a verdade. Não vai ser fácil superar a perda do amor de sua vida, mas a médica conta com sua família para passar por esse pesadelo, principalmente com o apoio da mãe, Augusta (Nathalia Timberg). Em meio a toda tristeza, Júlia ainda tem que decidir como contará a verdade a Diego.

“Negócio da China” estréia no dia 6 de outubro na Globo.

Ciranda de Pedra: Laura é internada outra vez


Laura mal pode se conter ao ver seu sonho virar cinzas. Todo o seu ateliê foi destruído pelo incêndio e ela não poderá mais registrar a maison na Junta Comercial. “Nunca vou conseguir o que quero! Nunca vou ter as rédeas da minha vida em minhas mãos! Estou condenada a ter um algoz, um carrasco... Um carcereiro! Estarei presa ao meu passado para sempre!”, esbraveja Laura, nervosa.

Daniel ainda tenta animá-la, dizendo que ela pode recomeçar, afinal, tem talento e pode contar com a ajuda dos amigos. Laura, porém, afirma que o incêndio só pode ter sido mais uma sabotagem de Natércio. Ela sabe que nunca vai conseguir atingir seus objetivos se não se livrar da perseguição do marido. Por isso, vai direto para a mansão, a fim de colocar o malvado contra a parede.

O que ela não imagina é que Natércio já está esperando por ela. O vilão pediu a Frau Herta que preparasse uma seringa com um forte sedativo, a fim de dopar Laura. Assim que chega na mansão, ela percebe a cilada, mas é tarde demais para escapar. Frau Herta aplica a injeção na rival, que é levada em seguida por uma ambulância. “Natércio... Você... Você... Vai me matar... Vai me destruir...”, murmura Laura, antes de cair em sono profundo.

E agora? Será o fim do sonho de Laura? Ela e Daniel ficarão separados para sempre? Não perca os capítulos que vão ao ar a partir de sábado, dia 20, e confira!

Ciranda de Pedra: Cícero é desmascarado


Natércio ordenou e Ferdinando cumpriu: o ateliê de Laura acaba sendo totalmente destruído pelas chamas. Porém, Cícero, disfarçado de Menelau, chega a tempo de ver o capanga no galpão, mas é golpeado por Ferdinando e cai desmaiado em meio ao incêndio. A sorte é que, alertado sobre o fogo no ateliê, Daniel aparece e acaba salvando Cícero.

Elzinha fica preocupadíssima com o amigo e respira aliviada ao ver que ele ainda está vivo e sem ferimentos. Apenas uma coisa chama a atenção da jovem: durante a confusão, a peruca e a barba de Menelau saem do lugar e ela percebe que o mendigo na verdade é... Cícero disfarçado!

“Todo mundo crente que o senhor estava na Itália, no bem bom, e o senhor aqui, dando duro! Isso é coisa que se faça? Enganar os filhos, tudo bem, que isto não é da minha conta, o senhor que se entenda com o Conrado e a Letícia! Mas enganar Elzinha, que é biscoito fino e fez tudo pelo senhor?”, esbraveja a loira, nervosíssima. Cícero não tem tempo nem para se desculpar, pois Elzinha fica uma fera e vai embora, deixando claro que não quer mais vê-lo nem pintado de ouro.

Não perca as cenas do incêndio, que devem ser exibidas no sábado, dia 20/09.

A Favorita: Donatela empurra Flora da escada


A festa de lançamento do filme de Alicia tem um final surpreendente. Disfarçada com uma máscara, Donatela não tira os olhos de Flora, que se diverte com Lara e Zé Bob. A sede de vingança é cada vez maior e a ira de ex-milionária fica incontrolável.

Pepe tenta acalmar a amiga e pede que ela não faça nenhuma besteira, mas de nada adianta. Ela está disposta a fazer Flora pagar por tudo que fez.

Quando a vilã sobe para o segundo andar da boate, Donatela não se contém e vai atrás. A loura está distraída vendo a multidão dançando e, lentamente, a fugitiva vai, com ódio nos olhos, em direção a Flora. Um grupo de jovens passa entre elas e, pronto, o momento chegou! Donatela aproveita o tumulto e, sem que ninguém perceba, joga a rival escada abaixo. A malvada chega ao chão desacordada.

O “acidente” chama a atenção de todos, que correm para ver o que aconteceu. Quando Flora acorda, não tem dúvida de que Donatela está por trás de sua queda e diz, cheia de raiva, para Zé Bob: “foi ela, foi aquela mulher! Me leva embora daqui”. Missão cumprida! Agora Donatela está satisfeita, já pode ir embora com a alma lavada!

Você não pode perder a cena que será exibida a partir de sábado, 20 de setembro.

A Favorita: Flora vê Donatela no baile de máscaras!


A idéia de Donatela ir à festa do lançamento do filme de Alicia pode acabar mal. A fugitiva aproveita que o evento é um baile de máscaras e se disfarça para reencontrar sua filha. Porém, o que ela vê não estava no roteiro.

Flora dá em cima de Zé Bob, o que faz a ex-ricaça morrer de ciúmes. Donatela não resiste e quer ver de perto até onde vai a ousadia de sua rival. Ela vai até a pista de dança e fica ao lado deles para ver o que está acontecendo.

Flora reconhece o cheiro de Donatela e fica em pânico. A loura pára de dançar e diz a Zé Bob que Donatela está lá. O jornalista acha tudo loucura de Flora, afinal, Donatela está morta. Mas a loura está certa de que aquela mulher que estava ali era Donatela e começa a persegui-la.

A fugitiva percebe que Flora está atrás dela e se mistura entre as pessoas. Flora a perde no meio da multidão, mas não desiste. A loura fica neurótica e passa a festa toda procurando pela mulher mascarada.

De repente, Flora a vê de novo e vai em sua direção. Zé Bob vai atrás. A mulher está de costas, e a loura decidida arranca a máscara dela e diz “Eu sei que é você”!

Você não pode perder as cenas que serão exibidas a partir de sábado, 20 de setembro.

Três Irmãs: Casamento de Natalia e PH termina em guerra de comida


Desde que a notícia da gravidez de Natália veio à tona, ela e Pedro Henrique estão sendo obrigados por seus pais a se casar. Preocupado com a reputação dos filhos, Orlando e Nélson entram em acordo e marcam o casamento. A cerimônia é simples e para pouquíssimos convidados na cantina de Orlando. Apesar do desgosto dos jovens, o um juiz os declara marido e mulher.

Após o sim, uma pequena festa acontece. Orlando, como bom italiano, faz um pequeno discurso. Pedro Henrique, então, aproveita e pede licença para dizer algumas palavras. “Se não fosse o meu pai querido, eu não estaria aqui... Mas, acima de tudo, quero agradecer à Natália. Obrigado, Natália... Muito obrigado por estragar a minha vida”, diz PH, dando início a um bate-boca.

Paulinho aproveita a bagunça para arrancar, com a mão, um pedaço do bolo ainda intocado, e oferece a Alfredão. Sem que ele responda, Paulinho atira bolo na cara de Alfredão, que revida e acerta Juliana, que o acerta de volta. Pronto, a confusão cresce e o casamento termina em guerra de bolo!

Alice: Chamada de estréia da nova série brasileira



ALICE! Ela vai encantar você nesse domingo, na HBO.

Maysa: Show histórico


Depois de gravar o famoso show de Maysa no Olympia, de Paris, Jayme Monjardim filmou outra apresentação histórica da cantora. Desta vez, foi numa casa de shows do Rio de Janeiro, que marcou a volta de Maysa ao Brasil após um período afastada do país. Certamente, um momento para não sair da memória.

Maysa: Lá vem a noiva…


Ainda em Petrópolis, as gravações de Maysa continuam a pleno vapor. Recentemente foram gravadas novas cenas de impacto –o casamento de Maysa (Larissa Maciel) com André Matarazzo (Eduardo Semerjian). Na foto, ela entra na igreja acompanhada pelo pai, Monja (Nelson Baskerville).

A noiva não atrasou, mas, como todas, demorou para ficar pronta. Segundo Fernando Torquatto, responsável pela caracterização da personagem, todo o processo de transformação de Larissa em uma noiva histórica demorou cerca de uma hora e meia.

Maysa Monjardim casou-se com André Matarazzo aos 18 anos em meados da década de 1950. O casamento mobilizou a sociedade paulistana da época e foi considerado um dos mais bonitos já realizados na capital paulista. Após o divórcio, em 1959, ela deixou de usar o sobrenome famoso.

Os encantos de Alice - o que esperar da nova série brasileira


Quando as luzes se acenderam na sala de projeção na tarde da última sexta-feira (12/9), no cinema Reserva Cultural, em plena avenida Paulista, em São Paulo, jornalistas, produtores e atores aplaudiram com intensidade. Não estavam fazendo média. Haviam acabado de assistir aos dois primeiros episódios de Alice, a nova série produzida no Brasil pela Gullane Filmes e pela HBO, e todos estavam surpresos com a qualidade do produto exibido na tela.

Sérgio Machado, diretor geral e roteirista da série foi o primeiro a falar em nome do elenco. Emocionado (era a primeira vez que os diretores assistiam ao seriado fora da sala de edição), acabou criando a sua própria versão do slogan do canal:

Eu estou impactado. Não é televisão, é cinema. O acabamento é igual ao dos longas que fizemos. Gravada em 16mm e finalizada em HD, Alice atingiu, ao menos tecnicamente, o nível de excelência que ainda faltava aos seriados brasileiros. Esqueçam a baixa qualidade técnica de 9mm:São Paulo e Brazil´s Next Top Model, os seriados da Globo gravados como se fossem telenovelas ou teleteatro, ou mesmo comparações com as primeiras apostas da HBO no país, Mandrake e Filhos do Carnaval, que dividiram opiniões. Tecnicamente, os 13 episódios da primeira temporada Alice prometem levar a produção de TV no Brasi a um novo patamar de excelência.

O motivo da qualidade? A dedicação da equipe formada pelo diretor geral Karim Aïnouz e os demais diretores. Machado explica:

Quando terminei de gravar a série fui direto para o hospital. Foi como se eu tivesse gravados sete longas. A gente não abriu mão de nada, pra manter o acabamento e o visual da série como o de nossos filmes. A diferença para o cinema é que tínhamos que gravar e escrever mais rápido.



A Série - Alice é um drama sobre uma garota que, em razão do suicídio do pai, sai de Palmas, no Tocantins, para São Paulo. Uma série de incidentes ao longo não só do piloto, mas da temporada, a levará a permanecer na metrópole, inclusive colocando em risco seu noivado. Como a personagem da história infantil Lewis Carroll, ela acaba se deixando seduzir pela cidade grande, se perdendo e se transformando.

Para os fãs de seriados americanos, a sinopse pode parecer estranha, trivial, tola. De fato a série foge do padrão americano, correndo riscos, inclusive o de ser original e de ser genuinamente brasileira. O que tem de genuíno na série? Segundo Machado:

É uma série de personagens. E estes personagens tem sangue correndo em suas veias.
O elenco - De fato, além da qualidade técnica, a série se destaca pela qualidade do elenco, e de como este elenco vai desenvolvendo seus papéis ao longo das semanas. E não são poucos atores. Alice não é uma série de apenas uma personagem, como o nome pode sugerir. Desde o primeiro episódio e ao longo da temporada o telespectador será apresentado a diversos personagens, em São Paulo e em Palmas, que deverão crescer de importância com a evolução da história. Um dos nomes mais conhecidos do elenco, o ator Du Moscovis, sequer aparece nos primeiros episódios.

Mas, claro, a maioria dos holofotes recai para Andréia Horta, incrivelmente sedutora no papel de Alice. A atriz, com passagens pela minissérie JK, pela novela Alta Estação e atualmente em Chamas da Vida, da Record, pouco falou na entrevista. E a resposta que melhor explica como ela desenvolveu uma personagem tão diferente de si mesma, acabou arrancando gargalhadas dos jornalista: Me tornei mulher na mão desses caras!

Os cenários - Há ainda um personagem extra no seriado, que não participou da coletiva. Segundo Machado:

A série nasceu do desejo de fazer uma série sobre São Paulo, onde São Paulo fosse um personagem. Os primeiros episódios confirmam a intenção. São Paulo aparece na série como poucas vezes foi retratada na TV e no cinema – de tomadas mais óbvias, como a cena do piloto em que Alice grita da janela de um carro em plena avenida Paulista, passando por outros pontos da cidade mais obscuros, totalizando mais de 100 outras locações, segundo afirmou o produtor Fabiano Gullane. No segundo episódio, a declaração de amor a São Paulo é explícita – a produção coloca na tela imagens de São Paulo S.A., filme clássico de Luís Sérgio Person.

A atriz Regina Braga, nascida em Belo Horizonte e moradora em São Paulo, destaca uma destas locações:

Eu sempre achei lindo embaixo do Minhocão. E eles foram lá e filmaram embaixo do Minhocão. Minhocão, para que não conhece São Paulo, é o nome popular do elevado Presidente Costa e Silva, obra construída pelo prefeito Paulo Maluf para desafogar o trânsito na região central da cidade, ao custo de muita desvalorização imobiliária na região e de um resultado estético desagradável – menos para Regina!

Números - Como já virou regra entre produtores de televisão, o pessoal da HBO não revelou quanto foi gasto na série, produzida com recursos públicos. Mas todos os demais números de Alice chamam a atenção – são dois anos de desenvolvimento do projeto, 600 páginas de roteiro escritas em um ano, sete meses de gravações, com o elenco trabalhando 12 horas de trabalho por dia em semanas de seis dias de trabalho e as já citadas mais de cem locações.

O trabalho duro, e que agradou a imprensa, faz pensar se não seria o caso de buscar um parceiro para exibir para um público ainda maior no Brasil. Mas o executivo da HBO e produtor executivo Luiz Peraza rechaçou a idéia, dizendo a HBO produz séries para exibição apenas em seu canal. O caminho de Alice é exibição em toda a América Latina pela HBO, a venda para o exterior e, no futuro, o lançamento em DVD. E, claro, continuações, caso o seriado caia no gosto do público. Segundo Peraza:

Temos a expectativa de que Alice tenha várias temporadas.


* * *
Alice estréia neste domingo, dia 21 de setembro, às 22h na HBO.

Revelação pode estrear no SBT com 30 minutos de duração

Há uma semana, o SBT vem exibindo chamadas de Revelação, com cenas da novela e divulgação do nome da autora, Íris Abravanel.

O horário e dia ainda não estão sendo anunciados, mas internamente já foi divulgado o dia 27 de outubro como estréia, logo depois do segundo turno das eleições.

Quanto ao horário, de acordo com publicação da coluna Canal 1, surgiu um novo comentário de que Revelação entrará às 22h, antes de Pantanal, com 30 minutos de duração.

A Favorita: Leo ameaça se matar para reatar com Catarina


Após relevar as grosserias e atrocidades cometidas por Leo (Jackson Antunes), Catarina (Lília Cabral) resolverá deixá-lo nos próximos capítulos de A Favorita, da Globo.

Desesperado, Leo passará a beber em excesso e vai parar de frequentar o trabalho. O agressor implorará de todas as formas para que ela volte para casa, chegando ao ponto de fazer o café-da-manhã da ex-esposa, que se manterá irredutível, segundo o jornal O Dia.

O operário irá à fábrica e subirá na chaminé, ameaçando suicidar. Damião (Malvino Salvador) vai chamar Catarina que conseguirá convencer Leo a não se matar. A dona de casa será alvo das investidas de ex-marido, embora todas sejam fracassadas.

Manoel Carlos quer Taís Araújo como sua primeira Helena negra


A atriz Taís Araújo, atualmente no ar em A Favorita, foi convidada pelo autor Manoel Carlos para viver sua próxima Helena.

Maneco, que vai escrever mais uma novela das nove (a substituta de Caminho das Índias) em 2009, revelou ao jornal O Dia no evento Eu Vejo Novela , que sempre teve vontade de trabalhar com Taís Araújo e deseja para sua próxima novela, uma Helena jovem e possivelmente negra.

Manoel Carlos deverá entregar a sinopse da nova novela em 20 dias. Ainda de acordo com a publicação, o autor não está preocupado com audiência e acredita que o tema da novela seja mais importante.

Em tempo: Manoel Carlos vem trabalhando na nova minissérie da Globo. A minissérie vai contar a história da cantora Maysa, uma mulher a frente do seu tempo que não tinha medo de dizer o que pensava e de lutar pelo que queria.

Maysa rompeu com uma vida de luxo e conforto e abriu mão do casamento com uma família milionária para dedicar sua vida ao que mais amava: cantar.

Audiência de terça-feira (16/09) e quarta-feira (17/09):


TERÇA:

A Favorita : 43 pontos (Picos de 50)
Três Irmãs: 33 pontos
Ciranda de Pedra: 24 pontos
Toma Lá da Cá: 23 pontos
Malhação: 22 pontos
Os Mutantes: 15 pontos
Pantanal: 14 pontos
Chamas da Vida: 12 pontos

QUARTA:
A Favorita: 40 pontos
Ciranda de Pedra: 22 pontos
Malhação: 20 pontos
Mulheres Apaixonadas: 17 pontos
Chamas da Vida: 15 pontos
Pantanal: 15 pontos
Os Mutantes: 14 pontos

SESSÃO BEIJOS: Páginas da Vida



Olivia (Ana Paula Arósio) e Léo (Thiago Rodrigues) têm sua primeira noite de amor.

Record vende novelas para países da África

As novelas Amor e Intrigas, de Gisele Joras, e Caminhos do Coração, de Tiago Santiago, foram vendidas para as redes TGB, de Guiné Bissau, e Miramar, de Moçambique. Segundo a coluna Canal 1, a Record tem procurado ampliar sua presença em países da África.

Já a Divisão Internacional da Globo, ciente disso, prepara uma forte ação no continente. Além do interesse em frear as ambições da Record, a emissora carioca não abre mão de marcar território. Isso porque a Copa do Mundo de 2010 se aproxima, e será realizada na África. A exclusividade de transmissão deste mundial, vale lembrar, pertence à Globo.

Globo passa por sua pior fase na teledramaturgia

Pela primeira vez na história da Globo o ibope das novelas é preocupante. Muito preocupante. Com exceção da atual novela das 19h, "Três Irmãs", a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado, a hegemonia da Globo em novelas está ameaçada. E em queda, tanto no país como na praça mais importante: a Grande São Paulo.

Mensuramos a queda no ibope. Gráficos abaixo mostram a performance das novelas da Globo desde 2000.



Novela das 18h
Notem no gráfico abaixo como o telespectador vem perdendo interesse pela "novela das seis" desde 2000. Aparentemente, um em cada cinco espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala. A queda é ainda mais assombrosa nos últimos três anos. Desde o sucesso "Alma Gêmea" (2005/06, média de 39 pontos), as últimas cinco produções nessa faixa de horário derrubaram a Globo em espantosos 43%.

A novela atual, "Ciranda de Pedra", tem ainda o infeliz título de "pior audiência de uma novela da emissora" em todos os tempos: 22 pontos. A novela anterior, "Desejo Proibido", foi o segundo pior fiasco (23 pontos). Só "Sabor da Paixão" (2002/03) foi igualmente mal (parcos 24 pontos).



Novela das 19h
Nesta década, de todas as novelas da Globo, nenhuma revelou ibope tão instável quanto a das 19h. Desde 2000, registraram médias de ibope variando de 27 pontos (o fiasco "Bang Bang", de 2005/06) à surpreendente "Da Cor do Pecado", com antológicos 43 pontos de média em 2004.

A novela atual, "Três Irmãs", não está fazendo feio. Pelo contrário. Seus 33 pontos de média atuais a colocam no mesmo panteão de outros sucessos do horário, como "Desejos de Mulher" (também 33 pontos em 2002), e cada vez mais próxima de "Um Anjo Caiu do Céu" (34 pontos, em 2001).



Novela das 21h
O horário de novela mais crítico para a Globo nesta década é justamente o mais valioso. Exibida após o "Jornal Nacional", produto mais caro da casa, a novela das 21h da Globo é um símbolo comercial e de imagem, uma fonte de prestígio e, claro, de dinheiro. Além disso é o segundo mais caro da publicidade brasileira.

Desde o sucesso "Laços de Família" (45 pontos, em 2000/01) até hoje, com "A Favorita" (37 pontos), a queda de ibope da Globo foi de quase 18%.

Se computados apenas os últimos quatro anos, a audiência literalmente rolou a ladeira: desde a recordista "Senhora do Destino", exibida entre 2004/05 (50 pontos de média), a Globo vem amargando queda seguida de queda. Entre 2004 e 2008 a Globo perdeu um em cada quatro telespectadores (queda de 26,19%).

Ricardo Feltrin, Uol !
Arte: Folha Online

VALE A PENA LER DENOVO


Amazônia é o nome de uma telenovela brasileira produzida pela Rede Manchete e exibida de de 10 de dezembro de 1991 a 29 de junho de 1992. Escrita por Denise Bandeira e Jorge Duran e dirigida por Carlos Magalhães e Luiz Carlos Magalhães. Amazônia foi apresentada em 162 capítulos no horário das 21h.

A proposta de unir dois séculos: o final do XIX e o início do XXI, através da história da Amazônia. No futuro, a ação é protagonizada por Milla, uma jovem jornalista que troca o Rio de Janeiro por Manaus em busca de aventura, e seu envolvimento com Lúcio, chefe de uma gangue de trambiqueiros do Porto de Manaus, um rapaz que tem visões. Nelas surgem as tramas de 1899, onde a exploração dos seringais amazônicos domina a cena.

É lá que Lúcio se vê como Caio, filho do todo-poderoso Comendador Mangabeira, e noivo da doce Júlia, filha do comerciante de borracha, Sr. Peçanha, duas famílias enriquecidas pela borracha.

Amazônia foi contada em dois tempos simultaneamente: uma parte da história da novela se passava em 1899 e a outra parte na época atual (1991). No desespero pela audiência, a partir do capítulo 43, a trama original de Amazônia teve um fim, e, com o mesmo elenco, entrou no ar Amazônia - Parte 2. Muito rapidamente saiu a história futurista e o passado da Amazônia dominou a cena, mas não a audiência.



ELENCO:
MARCOS PALMEIRA - Caio (1899) / Lúcio (1991)
CRISTIANA OLIVEIRA - Camilla (1899) / Milla (1991)
JÚLIA LEMMERTZ - Maria Luísa
ANTÔNIO PETRIN - Comendador Mangabeira
LEONARDO VILLAR - Sr. Peçanha
RAUL GAZOLLA - Daniel / Lírio Pessoa
HELENA RANALDI - Andréa
PATRÍCIA TRAVASSOS - Francisca
BETINA VIANNY - Françoise
JUSSARA FREIRE - Bárbara
JOSÉ DE ABREU - Marcelo Loureiro / Ryan Molina
TATIANA ISSA - Leninha
MARCÉLIA CARTAXO - Das Dores
LÚCIA ALVES - Maria Rabuda
ROBERTO BOMFIM - Quim
ANSELMO VASCONCELLOS - Ezequiel
RICARDO BLAT - Celestino
MARCELO GALDINO - Tonho
JOSÉ DUMONT - Raimundo
PASCHOAL VILLABOIM - Genival
VICENTE BARCELLOS - Noel Pereira
IVAN DE ALBUQUERQUE - Velho Índio (Pajé Moraicá)
RONEY VILELLA - Uira
ANTÔNIO GONZALEZ - Cacique Criá
JÚLIO BRAGA - Caixi
PAULO ROBERTO - Werner
HENRIQUE TAXMAN - Harry / Dr. Orlando Charcor
MARÍLIA BARBOSA - Olinda / Rosa
HENRIQUE CUCKIERMANN - Nando / Adiba / Regatão
GILSON MOURA - Ratão
TIÃO D'AVILA - Matias
TONICO PEREIRA - Gaspar
ANDERSON MÜLLER - Rudy / Adão
IRACEMA STARLING - Assunção
IZA DO EIRADO - Lolita
GLÁUCIA RODRIGUES - Marlene / Flor
RAFAELA AMADO - Mariana / Aritsé
MARIA SÍLVIA - Rosana
PAULO BARBOSA - Gandô
HAROLDO COSTA - Tinoco
WALDIR ONOFRE - Inocêncio
DAVID HERMAN - Mr. Yale
MARIA DULCE SALDANHA - Pérola
CATARINA ABDALLA - Severina
VERA SETTA - Josefina
MARTA RICHTER - Maria
NELSON PAULINO - Nepomuceno
PAULO VESPÚCIO - Alexandrino
EDMUNDO FÉLIX
JARDS MACALÉ - Dorotéo
EDUARDO CONDE - Gustavo Gusmão
RÚBENS CORRÊA - Muru
ANTÔNIO ABUJAMRA - Xerife / Dr. Homero Spinoza

Revelação: Maurício de Barros viverá o bem-humorado Eugênio

Em Revelação, o ator Maurício de Barros, que interpretará o motorista Eugênio, aposta no humor de seu personagem para cativar o público.

Eugênio trabalha para o rico fazendeiro Ermírio (Antônio Petrin) e surgiu na cidade com a história de que era amigo de governadores, príncipes e até reis. Todos o consideravam louco, mas Ermírio viu nele apenas um bom homem tentando superar seu complexo de inferioridade e deu-lhe o emprego.

O SBT já anuncia Revelação para Outubro, porém o horário da trama de Íris Abravanel não é confirmado.

TELETEMA: Roque Santeiro



Música "Dona" do grupo Roupa Nova. Tema de Porcina (Regina Duarte).

A Favorita: Flora vai assassinar Gonçalo

As maldades de Flora em A Favorita parecem não ter fim. E Gonçalo (Mauro Mendonça) será a próxima vítima da vilã.

O milionário vai descobrir toda a verdade sobre Flora e, antes que ele possa fazer alguma coisa, a megera vai matá-lo, segundo adiantou o jornal O Globo.

A vilã vai envenená-lo com meio grama de estricnina, veneno que mata sem deixar traços no organismo.

Gonçalo vai se sentir mal e será hospitalizado. Quando Flora percebe que seu plano foi descoberto, ela vai ao hospital, se veste de enfermeira, e mata Gonçalo, assim como fez com Maíra (Juliana Paes). A cena ainda não tem previsão de ser exibida.

Audiência de Mulheres Apaixonadas não anima diretores globais

A volta de Mulheres Apaixonadas nas tardes da Globo não têm animado os diretores da emissora no quesito audiência.

Mesmo tendo vencido a censura do horário e por ser uma trama mais forte que as que vinham sendo exibidas, a trama de Manoel Carlos vem registrando 15 pontos de média.

Apesar de nem de longe ser considerado um fiasco, afinal as antecessoras tiveram média de 14, era esperado um incremento maior por se tratar de uma produção mais polêmica.

A Globo sempre evitou reprisar as novelas das 8 - a última foi Laços de Família em 2004 para barrar a reprise de A Usurpadora - e depois de tanto tempo sem usar tal artifício, o resultado é apenas classificado como não decepcionante.

Dramaturgia em crise: a maldição do licenciamento


A fase água com açúcar da dramaturgia da Band está com os dias contados. Depois de Floribela, Dance Dance Dance e Água na Boca, a emissora realizou uma pesquisa para saber o que o público feminino espera ver nas novelas da casa. O resultado mostrou que a maioria quer tramas com mais ousadia e atrevimento. Empolgada com sucesso da reprise de Pantanal, cujo importante ingrediente é o cenário rural associado à sensualidade, a Band comprou os direitos de adaptação de Pasión de Gavilanes, romance colombiano produzido pela Telemundo, Caracol Televisión e RTI.

Inversamente proporcional aos investimentos na dramaturgia nacional, a criatividade dos enredos enfrenta uma séria crise de conteúdo. Até mesmo a Record, que passou a investir pesado na produção brasileira, viu-se tentada com a possibilidade de expandir a exportação de suas novelas: assinou um acordo com a rede mexicana Televisa para adaptação de obras de sucesso mundial, como Rebelde. O mesmo recurso já foi utilizado pela Band, que importou da Argentina os direitos de Floribela e obteve excelente faturamento, além do licenciamento de dezenas de produtos.

Depois de amargar baixos índices de audiência com a insossa Água na Boca, a Band aposta suas fichas em um investimento em que as prerrogativas não parecem muito otimistas: a produção nacional de mais um enlatado. Pasión de Gavilanes, cujos direitos foram recém-adquiridos, já foi exibida pela RedeTV! com o título Paixões Ardentes. Em sua primeira exibição no Brasil, estreou com a responsabilidade de, ao menos, manter os números de Pedro, o Escamoso. O resultado foi desastroso. A obra, escrita por Julio Jiménez e dirigida por Rodrigo Triana, foi interrompida muito antes de concluir o seu ciclo previsto.

Na RedeTV!, o folhetim estreou em 29 de março e encerrou em 25 de junho de 2004, sem ao menos apresentar o desfecho dos personagens. O corte gerou a revolta dos telespectadores. Mais de cinco mil e-mails chegaram à emissora de Alphaville. Diante da baixa audiência, menos de 1 ponto, e da dificuldade de comercialização, a diretoria suspendeu irrevogavelmente a exibição de Paixões Ardentes.

A versão brasileira de Pasión de Gavinales será adaptada por Ecila Pedroso e poderá suceder Água na Boca. O elenco está sendo escolhido pelo diretor Del Rangel. Nas últimas semanas foi realizado um teste com 250 atores para a seleção dos protagonistas.

Das onze telenovelas atualmente em cartaz na Globo, SBT, Record, Band e CNT, cinco são inéditas, uma é remake e quatro são reapresentações. Para os próximos meses, estão programadas as gravações de Rebelde e Pasión de Gavinales. Nos bastidores do SBT comenta-se que mais uma obra argentina poderá ser adaptada com atores brasileiros. Enquanto isso, novos talentos são podados, grandes autores aposentados e importantes acervos ressuscitados, como o arquivo radiofônico de Janete Clair, adquirido por Silvio Santos.

Chacrinha, ainda nos primórdios da teledifusão, postulou: “na TV nada se cria tudo se copia”. O Velho Guerreiro tinha toda a razão, mas os tempos mudaram e a globalização chegou. A moda agora é pagar pela adaptação. É a imitação sem culpa, cultuada, sem vergonha e de papel passado.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ibope de terça (16/09)


Terça-feira (16/09) fria na Grande São Paulo e novidades nas prévias das novelas. Na Globo, “Três Irmãs” manteve o desempenho do primeiro capítulo e “A Favorita” apresentou melhoras em relação à prévia de ontem e conquistou um pico de 50 pontos. Na Record, “Os Mutantes” aos poucos volta a reconquistar o público perdido. No SBT, “Pantanal” segue na vice-liderança.


A Favorita – 43
Ciranda de Pedra – 24
Três Irmãs (segundo capítulo) – 33
Mulheres Apaixonadas – 17
Os Mutantes – 14
Chamas da Vida – 12
Pantanal – 14

SESSÃO ABERTURA: Vila Madalena



Abertura com a música Tô saindo de Ana Carolina.




Abertura com a música Certas coisas de Milton Nascimento.


A novela ainda teve abertura com as músicas que estavam na trilha nacional: Mauricio Manieri (Bem querer), Vanessa Rangel (Do Avesso), Lulu Santos (Aquilo), Maria Bethânia (Resto de mim), Mr Jam (Rebola na boa), Paula Hunter (Eu quero ser feliz), Xuxa (Profecias), Paralamas do Sucesso (Sossego) entre outras.

Veja o ibope das novelas nesta segunda (15/09)


Segunda-feira (15/09) de estréia na TV Globo. “Três Irmãs” conseguiu manter o desempenho da antecessora e “A Favorita” voltou a ficar abaixo dos 40 pontos. Na Record, “Os Mutantes” e “Chamas da Vida” apresentam melhoras em seus índices, em relação ao início da semana passada. Veja os números da audiência na ordem da pontuação:

A Favorita: 41 pontos

Três Irmãs: 33 pontos (estréia)

Ciranda de Pedra: 24 pontos

Malhação: 23 pontos

Os Mutantes: 16 pontos

Pantanal: 14 pontos

Chamas da Vida: 12 pontos

Véu de Noiva pode ser a primeira novela de Janete Clair a ser produzida pelo SBT


A novela Véu de Noiva, apresentada pela Globo na década de 60, com Regina Duarte e Cláudio Marzo nos papéis principais, começa a ser anunciada como a primeira trama de Janete Clair a ser produzida pelo SBT, segundo o colunista Flávio Ricco.

Caso isto se confirme, o negócio não estará restrito apenas ao acervo radiofônico da autora. O SBT adquiriu toda a obra radiofônica da maior autora da história da televisão brasileira: Janete Clair. São 35 novelas que serão adaptadas e produzidas para a televisão a partir de 2009.

A maior parte é composta por histórias inéditas na TV, porém, também há radionovelas que deram origem, em outras emissoras, a grandes sucessos televisivos.

Janete Clair é responsável pelos grandes sucessos como: Irmãos Coragem nos anos 70, 1972 escreveu Selva de Pedra, já em 1976 foi a vez de Pecado Capital.

Em 1978 o Brasil parou para assistir "O Astro", protagonizada por Francisco Cuoco. Janete Clair se tornou a maior autora do Brasil e única a alcançar 100 pontos de audiência.

A Favorita: Resgate de Flora e Lara custará R$ 5 milhões


Em A Favorita, o seqüestro de Flora (Patrícia Pillar) e Lara (Mariana Ximenes) custará R$ 5 milhões para a família Fontini.

Quem vai ficar com a maior parte do dinheiro é Dodi (Murilo Benício), segundo o jornal O Dia. Ele entregará apenas R$ 500 mil para Flora, que teve a idéia do seqüestro.

Apesar disso, Flora não se importa: "Isso não é nada perto do que eu vou conseguir arrancar de Gonçalo (Mauro Mendonça)", diz a vilã.

Dodi, que nunca viu tanto dinheiro, vai comprar uma mansão no valor de R$ 3 milhões e para não levantar suspeita, põe o imóvel no nome de Manu (Emanuelle Araújo) para usufruto. Manu deixa a casa de Cilene (Elisângela) e passa a morar na mansão com Dodi.

Três Irmãs: Dora culpa Violeta pelo que aconteceu com Virgínia


Após encontrar o lenço de Violeta (Vera Holtz) na casa de Virgínia (Ana Rosa) , Dora (Cláudia Abreu) tem certeza de que a vilã é culpada pelo acidente que deixou sua mãe em coma.

Transtornada, ela ameaça a sogra , dizendo que irá responsabilizá-la caso aconteça o pior com Virgínia. Violeta fica tensa, mas não perde a pose. E, como de costume, culpa a nora pela morte de seu filho. Dora perde o controle e repete que não foi responsável pelo desastre que matou Artur (Alexandre Borges) . Pelo contrário; diz que o culpado pela tragédia foi o próprio marido.

Essas cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e devem ser exibidas a partir de sexta-feira, dia 19.

SESSÃO BRIGAS: Vale Tudo



Cena da novela "Vale Tudo" (1988) em que a Maria do Carmo mete a mão na cara da Odete.

A Favorita registra 43 pontos no Ibope com revelações de Flora


Em uma noite de revelações, A Favorita registrou ontem média de 43 pontos com pico de 50. A trama de João Emanuel Carneiro iniciou a semana com os índices acima dos 40 pontos. Na segunda-feira, A Favorita marcou 41 pontos de média.

No capítulo de ontem Cilene (Elisângela) foi seqüestrada por Dodi (Murilo Benício) e Flora (Patricia Pillar).

Só que a assassina não esperava que Cilene, se sentindo ameaçada desde o seqüestro do filho, tivesse deixado uma carta nas mãos de Luma (Thiarê Maia), com orientações expressas: se alguma coisa acontecesse com ela, o bilhete - contando que Halley (Cauã Reymond) é filho de Donatela (Cláudia Raia) - deveria ser entregue ao rapaz.

A trama ainda exibiu o motivo porque Flora matou Marcelo. Conforme nota publicada pelo NaTelinha, Flora estava na cama com Dodi quando foi flagrada por Marcelo. Ele então pediu um exame de DNA para comprovar se Lara realmente era filha dele. Sem saída, Flora resolveu matar Marcelo.

Em conversa com Silveirinha (Ary Fountora) Flora revelou que Lara não é filha de Marcelo e sim de Dodi. Com isso, Halley passa a ser o único herdeiro da família Fontini e Lara não tem direito a nada.

E no capítulo de hoje Manu (Emanuelle Araújo) descobre a verdade sobre Halley. A partir de agora ela passa a chantagear Cilene exigindo regalias dentro da casa.

Negócio da China traz segredos e romances para o horário das seis


É na cidade de São Paulo onde são guardados vários segredos de ‘Negócio da China‘, a próxima novela das seis, escrita por Miguel Falabella.

Na comédia romântica, que tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho, Diego (Thiago Fragoso) decide ir para a capital paulistana em busca de seu verdadeiro pai. Esta empreitada faz com que a sua vida e a de sua família passem por grandes mudanças.

Diego deixa no Rio a namorada, Celeste (Juliana Didone). O relacionamento entre eles, até então perfeito, enfrenta momentos difíceis com a distância. Para agravar a situação, um triângulo amoroso é formado assim que Diego chega a São Paulo. Ele conhece Antonella (Fernanda de Freitas), que se torna uma companheira fiel. A jovem advogada logo percebe que gostaria de ser bem mais do que uma simples amiga de Diego.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Celeste vive às voltas com seu pai, o português Belarmino (Joaquim Monchique). Educada com muita rigidez, ela não vê a hora de sair de casa para ter um pouco de tranqüilidade na vida. A crise no namoro com Diego e o apoio do irmão, Tozé (Dudu Pelizzari), fazem com que Celeste invista na carreira de modelo e consiga reescrever sua própria história.

‘Negócio da China’, a próxima novela das seis da TV Globo, estréia dia 06 de outubro.

Walcyr Carrasco de volta à Globo com novela paulista

Nem bem Três Irmãs de Antônio Calmon estreou e a Globo já tem como certa sua próxima novela das 19h.

Embora o título ainda não tenha sido definido, já foi estipulado que Walcyr Carrasco será o próximo a ocupar a vaga.

Autor do sucesso Alma Gêmea e da insossa Sete Pecados, que foi seu último trabalho, Walcyr já escalou Flávia Alessandra e a cidade de São Paulo como pano de fundo.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Filhos do Carnaval estreou nos Estados Unidos

A série brasileira Filhos do Carnaval segue firme em sua carreira internacional. A série estreou na quarta-feira passada (dia 17) nos Estados Unidos, no canal HBO Latino, voltado para comunidade hispânica do país.

O programa vai ao ar com o título Hijos Del Carnaval. E, assim como Mandrake, é exibida dublada em espanhol pelo canal.

Além de Filhos do Carnaval, o HBO Latino estreou na semana passada nos Estados Unidos o drama mexicano Capadocia.

Filhos do Carnaval teve seis episódios exibidos no Brasil em 2006. A série é uma co-produção da HBO e da O2 Filmes, que mostra a disputa entre os irmãos em uma família de bicheiros cariocas. Uma segunda temporada com sete novos episódios já está em produção.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Toma lá, dá cá: Seu Ladir se vestirá de Copélia


No episódio de "Toma lá dá cá" "Adivinhe quem vem para mamar", Ítalo Rossi, o seu Ladir, usará os figurinos de Arlete Salles, a Copélia. É que ela e Isadora serão postas em prisão domiciliar pela polícia. Copélia terá que aparecer de vez em quando na janela e acenar para um guarda que a vigiará da rua.

Ladir se oferecerá para fazer isso no lugar dela. Na gravação, Miguel Falabella brincou com Ítalo, dizendo que ele "parecia um grilo de peruca". Ítalo devolveu:

_ Só você, Falabella, para fazer isso comigo a esta altura da vida.

Atores de Revelação ameaçam deixar o SBT

O elenco de Revelação que anda inconformado com a não estréia da novela, andaram ameaçando deixar a emissora caso uma posição não fosse tomada.

Segundo a coluna Zapping, os atores só se acalmaram quando veio a previsão de que no dia 27 de outubro, ou seja, após o horário eleitoral gratuito, a trama estrearia.

Esse não é o primeiro problema que o SBT enfrenta com os atores da novela de Íris Abravanel. Eles já ameaçaram a fazer greve, mas sem sucesso. Boa parte da produção já foi gravada e o elenco já renovou por mais alguns meses - alguns contratos venciam neste mês.

Começam as gravações de Negócio da China no Rio de Janeiro


Será que vale tudo para ser feliz? Ter dinheiro no bolso é a coisa mais importante na vida de uma pessoa?

Essas são as principais perguntas de ‘Negócio da China’, próxima novela das seis, de Miguel Falabella, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. Há cenas da novela em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Lisboa, em Hong Kong e em Macau. Grazi Massafera e Fábio Assunção gravaram na zona oeste de Rio de Janeiro suas primeiras cenas de ‘Negócio da China’. A história começa a se desenrolar a partir de um roubo milionário num cassino da China. O dinheiro, ou melhor, as informações sobre essa fortuna, vêm parar no Brasil e isso mexe com a vida de quase todos os moradores de um tradicional bairro do subúrbio carioca, o Parque das Nações.

Além de todo o mistério que envolve essa arriscada operação internacional, ‘Negócio da China’ é temperada com muito romance. Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera) foram casados e têm um filho, Théo (Eike Duarte). O relacionamento está quase no fim, mas o amor não. Heitor ainda é apaixonado por Lívia e, apesar de todas as adversidades, não desiste de tentar reconquistá-la. Lívia é uma das personagens românticas e sonhadoras da trama. Ela também é batalhadora e, por isso, decide abrir mão da sua família para tentar uma vida melhor em Portugal. Mas a empreitada é mal-sucedida e Lívia decide voltar para o Brasil. Para conseguir o amor de Lívia novamente, Heitor precisa driblar vários obstáculos. O maior deles é João (Ricardo Pereira), um jovem português que se encanta por Lívia no primeiro momento em que se olham.

Júlia (Natália do Vale) é outra heroína romântica de ‘Negócio da China’. Ela é uma médica que perde o marido logo no início da trama e, com a partida dele, Júlia não tem mais a segurança que sustentava suas relações familiares. O filho, Diego (Thiago Fragoso), descobre um grande segredo em relação a sua paternidade. Ele parte para São Paulo em busca de seu verdadeiro pai e deixa para trás a namorada, Celeste (Juliana Didone). A aventura promete mudar a vida de Diego. Uma das surpresas do destino é Antonella (Fernanda de Freitas), uma rica advogada que entra na disputa com Celeste pelo amor de Diego.

‘Negócio da China’ é uma comédia urbana com personagens divertidos e extravagantes, na linha dos folhetins clássicos. As histórias têm como cenário as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de Macau e Hong-Kong, na China, e Lisboa, em Portugal. Os principais encontros, romances e confusões de ‘Negócio da China’ acontecem na padaria portuguesa Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na academia de kung-fu Terra do Meio, num armarinho chamado Rosa Rubra, no escritório de advocacia dos Fontanera e no Hospital da Medalha Milagrosa.

O elenco também conta com Herson Capri, Ney Latorraca, Yoná Magalhães, Nathalia Timberg, Luciana Braga, Leona Cavalli, Francisco Cuoco, Bia Nunnes, Débora Olivieri, Xuxa Lopes, Vera Zimmermann, Oacar Magini, Bruce Gomlevsky, Izabela Bicalho, Dudu Pelizzari, Maria Gladys, Rodrigo Mendonça, Raoni Carneiro e Zezé Barbosa. A próxima novela das seis da TV Globo estréia em outubro.

SESSÃO CHAMADAS: Pedra sobre Pedra

Três Irmãs: Bastidores da novela



Matéria do Vídeo Show sobre os bastidores das gravações da novela Três Irmãs em Bali.

A Favorita: Shiva flagra Damião e Dedina se beijando


O romance proibido entre Dedina (Helena Ranaldi) e Damião (Malvino Salvador) não vai acabar nada bem.

Shiva (Miguel Rômulo) irá flagrar sua madrasta traindo seu pai. É isso mesmo, Shiva vai ver Dedina e Damião se beijando no gabinete da prefeitura, segundo o jornal O Dia desta segunda-feira.

A cena deixará o garoto furioso e revoltado com Dedina. Ao ver os dois Shiva ficará em choque: “Você está traindo meu pai", diz o garoto.

Dedina assustada responde: "Shiva não é isso que você está pensando. É uma história muito complicada que você não vai entender".

"Eu não estou pensando nada, estou vendo. Você está traindo meu pai com o melhor amigo dele", rebate o garoto.

Sem ter muito que falar, Dedina apenas diz que isso é um problema entre ela e o pai dele, Elias (Leonardo Medeiros).

Shiva diz gritando: "Eu te odeio, você vai acabar com a vida do meu pai quando ele souber disso".

O garoto deixa a prefeitura correndo e ao encontrar o pai disfarça dizendo apenas que brigou com Augusto e por isso está triste.

Do outro lado da rua Damião observa tudo assustado e Dedina preocupada. Após falar com Elias, Shiva vai embora.

Já Dedina ao encontrar com Elias pergunta o que o garoto falou: "Ele apenas disse que brigou com o Augusto", responde Elias.

Dedina fica aliviada ao saber que Shiva não contou o que viu. Além dele, Grace (Roberta Gualda) também já flagrou Damião e Dedina aos beijos.

Chamas da Vida: Tuquinha reencontra filha na prisão

Depois de ter largado Wallace (Rodrigo Faro) e Ivonete (Amandha Lee) e ter sumido do mapa, Lourdes (Nina de Pádua) finalmente é achada por Vó Tuquinha (Íris Bruzzi).
Tuquinha encontará a filha na prisão e ambas irão chorar ao se encontrar depois de anos de distância.

Sensibilizada, Tuquinha diz ter procurado a filha por vários lugares e que Ivonete ainda guarda muito ressentimento por ter crescido sem uma mãe. Abalada, Lourdes pedirá perdão a dona da pensão e justifica ter acabado sua vida por causa de um amor. As cenas tem previsão para ir ao ar na próxima semana.

Malhação: Joaquim invade apartamento de Félix e é expulso por Rita

A imagem de bom pai e boa filha que Félix (Licurgo) e Débora (Nathalia Dill) tem, vem perdendo força no passar dos capítulos de Malhação, na Globo.

O empresário que conseguiu reconquistar Rita (Isabel Fillardis) parece não ter conseguido convencer o ex-sócio Joaqum (Zécarlos Machado).

Rita resolve ir ao colégio para conversar com Adriano (Daniel Boaventura) sobre a situação de Angelina (Sophie Charlotte) e encontra Joaquim por acaso. Ela confessa ao professor de matemática que o marido realmente mudou, embora ele não tenha acreditado. Quando a socialite européia conta que Félix a impediu de movimentar a conta de Angelina para pagar o hospital, alegando que o dinheiro que lá estava guardado era sagrado, o ex-empresário se atenta e alerta a amiga que o antigo amigo não teria mudado.

Joaquim resolve investigar e vê Félix saindo de uma imobiliária e resolve invadir o apartamento do bandido para colher mais informações. Ao conseguir entrar e se dirigir ao escritório, onde começa a vasculhar por provas de um possível desvio, é flagrado por Rita. A milionária se choca e diz que o amigo está se tornando obsessivo e gentilmente o convida para sair de sua casa.

Entrevista: Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann.



Entrevista com as três atrizes principais da novela Três Irmãs.

ENTREVISTA: Antonio Calmon


O surfe sempre foi um tema que Antonio Calmon gostou de abordar. Não é à toa que o esporte esteve presente em dois filmes, no seriado ‘Armação Ilimitada’ e em quatro novelas. “É uma temática ‘aventuresca’ que eu gosto de abordar e acho que estava na hora de revisitá-la. E, antes que me perguntem, eu não sou surfista, só peguei onda ‘de jacaré’! Não tenho amigos surfistas, nunca freqüentei nem freqüento o meio! Mas ia sempre ao Arpoador, tenho olhos, ouvidos, cérebro e imaginação”, brinca o autor.

Aos 19 anos, Calmon abandonou a Escola de Sociologia e Política da PUC para ir atrás de uma das suas maiores paixões: o cinema. Sua filmografia inclui 12 longas-metragens, dentre eles se destacam participações como argumentista, diretor ou roteirista de obras como Eu Matei Lúcio Flávio (1979), Menino do Rio (1982), Garota Dourada (1983). Segundo o autor, em ‘Três Irmãs’, há referências de vários filmes. “Eu sou cineasta e sou cinéfilo. Cinema é uma constante na minha vida, assim como a leitura. Então, a referência ao cinema é inevitável”, destaca Calmon.

Em 1985, foi convidado por Daniel Filho para trabalhar na TV Globo, integrando a equipe de roteiristas do então inovador “Armação Ilimitada”. Pouco depois, começou a escrever novelas. Sua estréia foi “Top Model” (1989), ao lado de Walther Negrão. Dentre seus maiores sucessos da teledramaturgia estão “Vamp” (1991), “Olho no Olho” (1993), “Sex Appeal” (1993), “Cara & Coroa” (1995), “A Justiceira” (1997), “Corpo Dourado” (1998), “Um Anjo Caiu do Céu” (2001) e “O Beijo do Vampiro” (2002).

Com ‘Três Irmãs’, Calmon quer divertir o telespectador: “Quero dar 40 minutos de alegria, humor, beleza visual, sonho e romance. Não acho que isso seja alienar as pessoas. Acredito que é dar um respiro, uma folga, um alívio”.

Qual é o tema central de ‘Três Irmãs’?
Antonio Calmon: “Três Irmãs” é uma comédia romântica que tem dois vértices. De um lado, ela obedece aos padrões tradicionais de novela. Tem um tema basicamente feminino e, por outro lado, tem o surfe, uma temática que eu gosto de abordar. Eu quero atrair dois públicos: as donas-de-casa e a garotada. Para isso, localizei essa família de mulheres numa cidade que é um point de surfe e misturei a vida delas com a desses surfistas. No mais, é uma novela basicamente cômica, com elementos de melodrama que são necessários para fazer a trama andar. Até os vilões são engraçadíssimos.

Onde busca referências para criar seus personagens, suas histórias?
Antonio Calmon: Cada vez mais eu pego referências em minha própria biografia, fatos pessoais. Cada autor tem um estilo, sua praia. A partir de uma certa idade, você começa a se inspirar na sua própria vida. Eu me inspirei nos meus avós para criar a Virgínia e o Augusto, inclusive os nomes. A minha avó Virgínia era uma mulher simples, do interior do Espírito Santo, que se tornou pastora da igreja Batista e formou oito filhos. Meu avô Augusto era um boêmio, fazia filhos e sumia. Era adorável, irresistível. Eu quis colocar a história dessa mulher, que formou e criou sozinha as filhas, e destacar a união entre elas.

Você sempre escreveu novelas das 19h. Qual a maior dificuldade deste horário?
Antonio Calmon: Cada horário de novela tem suas características, suas peculiaridades, suas dificuldades. E cada autor tem uma praia. A minha é essa: o horário das 19h. Uma das diferenças deste horário em relação aos demais é o público, que é muito diversificado. As pessoas estão chegando, saindo, preparando jantar. É muito difícil captar a atenção delas. Por outro lado, o horário das 19h me permite brincar com a imaginação. Você tem muito mais liberdade, pode ser mais leve e brincar com a história.

O personagem Augusto, interpretado pelo José Wilker, tem um pouco do realismo fantástico do Dias Gomes?
Antonio Calmon: Essa novela é uma homenagem ao Dias Gomes, que sempre foi absolutamente gentil e correto comigo. Eu adoro as coisas que ele fez. Dias Gomes é indiscutivelmente o autor do maior sucesso da televisão brasileira, ‘Roque Santeiro’. Estou revisitando esse universo, através da cidadezinha, das coisas meio mágicas, meio estranhas, que acontecem nela. No meio da novela, Augusto chega à cidade com outro nome e fica a dúvida sobre quem ele realmente é: se é o Augusto, um sósia, uma figura negativa. Como aconteceu em ‘Roque Santeiro’. O Glauco, personagem do Guilherme Piva, por exemplo, é dono de uma funerária que está indo à falência, porque ninguém morre na cidade. Toda vez que alguém está doente, ele fica na porta que nem um urubu, para ver se a pessoa morre.

Você fala muito da luta do bem contra o mal. Como ela será mostrada em ‘Três Irmãs’?
Antonio Calmon: A luta entre o bem e o mal é inevitável, é um elemento das novelas. Em ‘Três Irmãs’, eu transformei essa luta do bem contra o mal numa luta pela ecologia, encabeçada pelos surfistas Zig (Brenno Leone) e Thor (Caio Vaz). Vamos focar muito na defesa da praia que os vilões querem não só tomar da população e ocupar, como também fazer uma grande negociata com o dinheiro público.

Logo no primeiro capítulo, a personagem Natalia (Cecília Dassi) fica grávida. Alma (Giovanna Antonelli) é uma ginecologista que trabalha no ambulatório de Caramirim. Como você vai abordar questões como gravidez na adolescência e saúde da mulher?
Antonio Calmon: Eu não me programo sobre os temas que vou abordar. As tramas saem naturalmente, porque eu me informo, leio jornal, livro, vejo televisão. Na história, Natalia tem 17 anos. No mundo real, tem casos de gravidez muito mais cedo do que eu estou mostrando. Outra questão que surgiu com naturalidade foi a da saúde da mulher. Como eu tenho uma experiência prévia do seriado ‘Mulher’ e a personagem da Giovanna será uma ginecologista, vamos falar sobre o problema seríssimo de HPV e do câncer de mama. As pessoas na cidade de ‘Três irmãs’ têm vergonha de fazer o exame, porque o único médico da cidade é homem. A Alma vai tentar vencer essa resistência.

Como é sua relação com o elenco?
Antonio Calmon: Gosto de me reunir com os atores antes da novela começar. Chamo de vestir o personagem para o ator. Ou seja, chamo a atriz e quero ver como ela está ou conhecê-la, se for o caso. Eu quero ouvir a sua voz para saber como escrever os diálogos. Quero saber o que ela está achando do personagem, o que gosta mais, o que gosta menos, se tem alguma idéia. Cada encontro me dá umas cinco idéias de trama e me enriquece muito. Eu adoro ator inventivo. Eles já chegam cheios de idéias. A Dora tinha um tom mais pesado, mas a Cacau (Claudia Abreu) me convenceu a mudá-la. Chegou cheia de idéias e, inclusive, com uma sugestão de trilha sonora para a personagem. Acho isso comovente e incorporo à trama. A Regina Duarte, por exemplo, mudou o personagem dela e nós topamos porque ficou muito divertido. Este será o primeiro personagem, desde a Viúva Porcina, que sai do “padrão Regina Duarte”. Ela vem a mil por aí, cheia de gás. É um personagem que estamos fazendo juntos, em um trabalho coletivo.

Como é a escolha da trilha sonora?
Antonio Calmon: Eu participo muito da trilha sonora da novela. Tenho reuniões para decidir o tema de abertura, as trilhas incidentais. Haverá uma novidade: pela primeira vez, os dois discos serão mistos: nacional e internacional. E já adianto: a trilha de ‘Três Irmãs’ será bem diversificada.

Três Irmãs: Alma causa um acidente e acaba salvando Duda


Órfã e herdeira de empresas ligadas ao ramo de hotelaria, Duda tem como tutor seu padrasto Vidigal, um homem perigoso e ambicioso. Quando sua mãe morreu, Duda resolveu investigar e, com a ajuda de um detetive profissional, descobriu que ela foi assassinada por Vidigal e sua cúmplice Valéria. Por causa disso, e por ser a única herdeira da fortuna da família, ela é perseguida pelo padrasto. O que faz o destino da jovem se cruzar com o de Alma.

Quando Alma descobre que Robinho tem outra mulher e o persegue de carro, acaba causando um acidente envolvendo o carro onde está Duda com os capangas de Vidigal. Desesperada, Alma desce do carro para socorrer Robinho, mas acaba ouvindo outra voz. Uma voz jovem e feminina pedindo socorro. “Me tira daqui, por favor! Eles querem me matar!”, pede Duda.

A empatia entre as duas é imediata. Ao ver a menina pedindo socorro, Alma tira Duda dos destroços do carro e a leva com ela. É o início de uma grande amizade.

Três Irmãs: Dora enfrenta Violeta e vai para a festa


Desde a morte de Artur, em um acidente de carro, Dora enfrenta a oposição venenosa e o rancor da sogra Violeta, que a responsabiliza pela perda do filho. Mas, na verdade, não é só isso que incomoda Violeta. O sonho da vilã é destruir as Jequitibás, e por isso vive infernizando a vida da pobre Dora, que um dia resolve mudar as regras do jogo.

Cansada de chorar a morte do marido e de ficar trancada em casa, Dora resolve ir a uma festa em um clube de Caraguaçu, cidade vizinha à Caramirim. Para acompanhá-la, ela convida Marquinhos, que topa na hora, mas questiona se Violeta sabe dos planos de Dora. Pois bem, quando a megera vê a nora num belíssimo vestido vermelho saindo de casa, ela mais uma vez tripudia da paciência de Dora. “Esse vestido é para anunciar a sua liberdade?”, insinua Violeta, e arremata: “Realmente, não precisava. O seu comportamento fala mais alto que qualquer roupa sensual e escandalosa”. Dora vai responder, mas prefere erguer a cabeça e comemorar o fim do seu luto.

Já Violeta, fica em casa, sozinha e cruel, planejando o próximo bote. Quem será a próxima vítima de Violeta Áquila?

Três Irmãs: Estréia hoje na Globo.



Estréia hoje a nova novela das sete. Confira a cobertura sobre a novela que o blog fez, clicando no marcador Três Irmãs.