sábado, 23 de agosto de 2008

A Favorita: Donatela se transforma em Diva


O plano é arriscado: duas mulheres totalmente diferentes transformando-se uma na outra. Mas Diva tem certeza de que vai funcionar e, usando seus truques de maquiagem adquiridos no cinema, troca de identidade com Donatela.

Para tudo dar certo, as duas passam dias tentando imitar os gestos uma da outra. Um dia antes de sair da prisão, Diva escreve cartas para Augusto, Shiva e Elias e recebe cumprimentos das detentas.

Donatela ainda se sente insegura, mas segue o plano. Elas se trancam em uma sala onde Diva esconde seus cosméticos e iniciam a transformação. Além do trabalho com maquiagem, cada uma veste o que é mais típico na outra.

Diva corta os cabelos de Donatela e dá seu gorro de crochê à amiga; e coloca uma peruca e um lenço prendendo os cabelos artificiais. No fim, se olham no espelho e se impressionam com o resultado.

A autora do plano entrega um diamante - que garantirá a passagem pela diretora Roseli – e as cartas a Donatela, e pede que não tenha pena de Flora. A falta de luz no presídio durante o turno de Junia é a ocasião perfeita para trocarem de cela durante a chamada das detentas.

As cenas devem ir ao ar na próxima quarta-feira, 27/08.

A Favorita: Flora mata Maíra


Ao chegar no hospital, o estado de Maíra era gravíssimo. No entanto, ao longo do dia foi melhorando, para alegria de Zé Bob, Augusto César, Chiva e Tuca.

O médico chega a dar a boa notícia para os amigos da paciente: Maíra está melhorando muito rápido e logo estará recuperada. Mas eles não sabem dos planos de Flora. Fazendo-se de amiga de todos, ela dá um jeito de vestir-se de enfermeira e entrar no quarto da jornalista.

Sem que ninguém veja, a vilã desliga os aparelhos que mantêm Maíra viva. “Desculpe, Maíra. Não é nada pessoal”, diz. Os sinais vitais desaparecem. Flora, então, religa o equipamento e sai do quarto, sorrateira. Quando os médicos chegam, já é tarde. Eles tentam reanimar a paciente, mas ela já se foi.

Sem saber como explicar, o médico dá a notícia da morte de Maíra para seus amigos, que se desesperam. Zé Bob e Tuca choram compulsivamente. Augusto César, que havia decidido casar com a jornalista depois que ela se recuperasse, derrama uma única e sofrida lágrima.

A cena deve ser exibida no próximo sábado, 23/08.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Globo ainda não sabe quando exibir Capitu

Nos corredores da Globo ainda há uma dúvida sobre a exibição da microssérie "Capitú", de Machado de Assis. A idéia original seria exibí-la em setembro, quando completará os 100 anos da morte do escritor. Porém, já há a idéia de transmití-la como um especial de fim de ano.

As informações são de Daniel Castro, da Folha de São Paulo. Parece que as coisas na Globo não andam nada bem mesmo, em outra época, tudo já estaria definido.

Globo define próximo Vale a Pena Ver de Novo


O próximo título, a substituir Cabocla, no Vale a Pena Ver de Novo, deverá ser uma novela das oito da emissora. Fala-se em Mulheres Apaixonadas, de 2003.

Entretanto, de acordo com Daniel Castro, da Folha de São Paulo, setores da Globo apoiam reprises de sucessos dos anos 80 e 90, observando o sucesso de Pantanal, no SBT - baseiam-se nos números da central de atendimento ao telespectador que apontam "Que Rei Sou Eu?", de 1989, como a mais pedida para reprise.

A alta cúpula da emissora é contra.

Silvio de Abreu escreverá substituta de Caminho das Índias

Nem bem o elenco de Caminho das Índias foi escalado, a Globo já determinou a substituta da novela de Glória Perez.

O nome atende por Silvio de Abreu, que teve seu último trabalho a autoria de Belíssima.

De acordo com a coluna Controle Remoto, a dobradinha com Denise Saraceni será mantida e que os substitutos de Silvio de Abreu também já estão definidos: Será a dulpa Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que escreveram Paraíso Tropical mas que tiveram o projeto de minissérie sobre a vida de Tom Jobim engavetado pelo alto escalão global.

Audiência de segunda (18/08)

Depois de números baixos no fim de semana, nesta segunda-feira (18/08), “A Favorita” e “Os Mutantes” voltaram aos seus índices tradicionais. No mesmo horário, o SBT com o programa Hebe conseguiu um empate técnico com a Band.

“Chamas da Vida” manteve a vice-liderança para a Record com dois pontos à frente de “Pantanal”. Na média, as duas apresentaram o mesmo índice.

Veja os números da noite:

A Favorita – 40
Beleza Pura – 28
Ciranda de Pedra – 22
Malhação – 20

Os Mutantes – 15,5
Chamas da Vida – 13
Prova de Amor - 5

Pantanal – 13

Água na Boca – 3 (empate com o SBT)

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Os Maias



Toda sequência da cena do suicídio de Pedro (Leonardo Vieira).

Ciranda de Pedra: Letícia beija Daniel



Daniel está arrasado por Virgínia ter descoberto da pior forma que ele é seu pai. O médico tentou por várias vezes contar a verdade a ela, mas não conseguiu. Letícia fica sabendo por Cícero de toda a história e vai até a casa de Daniel consolá-lo. Ela diz ao médico que sabe de tudo e apareceu para dar seu apoio. “Sinceramente, não quero mais falar neste assunto. É doloroso demais para mim, estou exausto de tanto me defender”. Letícia diz que Daniel pode contar com ela e revela seu desejo de fazer algo por ele. “Não há nada que você possa fazer por mim”, Daniel diz. Mas é aí que ele se engana!

Letícia se aproxima do médico e o beija. Ele fica sem jeito e se sente culpado por ultrapassar os limites já que Letícia é sua amiga. Ela logo se mostra compreensiva: “Sei no que está pensando... Laura... Arthur X... alarme falso de gravidez... Virgínia... minha mãe”. Mas os dois concluem que não há porque sentir culpa ou medo. Agora, os dois são livres!

As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima quinta-feira (21/08).

Beleza Pura: Felipe vende um dos diamantes


Felipe fica morrendo de pena de Luiza ao perceber que ele a colocou na maior furada... É que a casa que o rapaz comprou para morar com sua esposa está caindo aos pedaços. Depois de uma forte chuva, que molha tudo por causa das goteiras, Luiza ainda pega uma baita gripe.

Para tentar se redimir, o Felipe acaba vendendo um dos diamantes para fazer obras na casa e torná-la mais “habitável”. O que ele não imaginava é que a notícia da venda da pedra preciosa fosse parar nos ouvidos de Olavo. O ex-ricaço, que já estava de olho em Felipe, ficou sabendo de tudo através do próprio comprador do diamante, que achou estranho um garoto tão novo andar por aí com um diamante preciosíssimo.

Esperto, Olavo se infiltra na casa de Felipe disfarçado de peão de obra. No fim do dia, ele consegue ficar sozinho na casa e acaba encontrando um cofre. O ex-ricaço consegue fugir com ele, acreditando que os diamantes estão ali. Mas como ele vai abrir a caixa, sem a combinação?

As cenas devem ser exibidas a partir de quarta-feira, dia 20.

A Favorita: Maíra descobre a verdade sobre Flora


A investigação é de Zé Bob, mas quem acaba descobrindo o que realmente aconteceu na noite da morte de Salvatore é Maíra. E isso pode lhe custar muito caro.

Há dias Zé Bob está tentando entrar em contato com Baiano, um vigia que estava no local do crime e pode ter visto tudo. O jornalista o procura no armazém, mas só encontra um outro vigia, com quem deixa seus contatos, caso Baiano apareça.

E, realmente, Baiano aparece e tenta entrar em contato com Zé. Mas é justamente no dia do julgamento de Donatela, em que o jornalista é testemunha. Quem acaba atendendo a ligação do vigia é Maíra.

Sem conseguir falar com Zé Bob, Maíra decide ela mesma encontrar Baiano. E então ele lhe dá a notícia mais impressionante possível.

“Não foi a moça, que estão acusando na televisão, que atirou no médico. Foi um casal que entrou depois dela... Uma loura e um playboy”, diz o vigia.

Chocada, Maíra pergunta se os criminosos se chamavam Flora e Dodi. Baiano confirma. De posse desta informação valiosíssima, a jornalista tenta falar com Zé Bob, mas ele já está no tribunal.

Ela precisa correr contra o tempo para tentar impedir a condenação de Donatela.

Mas, a essa altura, Flora já está sabendo e fará tudo para impedi-la!

A cena deve ser exibida na próxima quarta-feira, 20/08.

A Favorita: Lara depõe a favor de Donatela



Uma testemunha inesperada adentra o tribunal e deixa a todos boquiabertos. É Lara, que pede desculpas pelo atraso e, emocionada, senta-se em frente o juiz para defender Donatela.

Irene e Gonçalo se espantam. Donatela se emociona. Com lágrimas nos olhos, Lara elogia a mãe de criação e diz que graças a ela se tornou a pessoa ética e corajosa que é.

“Nem em sonho eu poderia contar com uma mãe mais amorosa. (...) Não consigo acreditar na culpa dessa mulher que sempre dedicou a mim o amor maior de que um coração humano é capaz”, diz a jovem.

Ao final do depoimento, Donatela pede permissão para abraçar a filha, que, obviamente, é negada.

Mas, mesmo assim, ela se desvencilha dos guardas e corre para Lara. As duas choram abraçadas, mas logo são separadas, sob os ruídos implacáveis do martelo do juiz.

A cena deve ser exibida na próxima quinta-feira, 21/08.

domingo, 17 de agosto de 2008

Minissérie chega ao fim



Chiquinha Gonzaga - Capítulo 37 - Segunda, dia 18/08 - 21:30
O capítulo fala da chegada de um novo amor. Quando tudo parecia sossego e quietude, Chiquinha volta a se envolver amorosamente, e vê repetir-se muitas de suas vivências, notadamente marcadas a partir do nome do futuro namorado: João Batista. Chiquinha também vive a contradição de questionar o fim do casamento de João Gualberto. Regina Duarte fala das contradições de Chiquinha. Comenta-se a entrada do jovem João Batista na vida de Chiquinha. Ele tem 36 anos menos do que ela, e nossa heroína terá de quebrar mais um tabu em sua vida. Autores falam da paixão tardia de Chiquinha por João Batista Lage. Fala-se ainda de Gaúcho, composição em ritmo rural estilizado, lançada na peça Zizinha Maxixe, em 1897. Nei Lopes ou Cravo Albin falam da música e do nome que passou a ter mais tarde: corta-jaca.

Chiquinha Gonzaga - Capítulo 38 - Terça, dia 19/08 - 21:30
O capítulo final faz uma balanço da minissérie que narrou 82 anos de vida de Chiquinha e da história do país. Comenta a importância de Chiquinha como ativista política e como musicista. Fala das composições que ela deixou e do legado da Sbat. Jayme Monjardim comenta a importância de Chiquinha nas lutas sociais do país. José Claudio de Oliveira comenta detalhes da produção. Marcus Viana fala da obra de Chiquinha especialmente gravada para a minissérie. Entrevistas: Jayme Monjardim, José Cláudio e Marcus Viana.

Chiquinha Gonzaga - Especial - Quarta, dia 20/08 - 21:30

Audiência de sábado


Surpresas nas audiências das novelas neste sábado (16/08). Como de costume, os índices dos programas apresentam queda no fim de semana. “A Favorita” não conseguiu manter o desempenho da semana e fechou a noite com uma média bastante preocupante. No mesmo horário, “Os Mutantes” registrou a sua pior média. Veja as médias desta noite:


Ciranda de Pedra – 19

Beleza Pura – 25

A Favorita – 32


Os Mutantes – 10

Chamas da Vida – 11


Pantanal – 11

A Favorita: Flora vai para Europa com Lara e Irene

Depois de passar 18 anos na prisão, Flora ficará dois meses na Europa com Lara e Irene em A Favorita. A viagem será um presente da família Fontini para aquela que, acreditam, é a grande vitima da trama global.

Na próxima semana, a vilã ganha uma passagem para Paris, exatamente aquela que dias atrás ela dizia não se sentir bem em aceitar. Depois de se despedir de Zé Bob e Silveirinha, que fica com a responsabilidade de cuidar de Dodi, a personagem de Patrícia Pillar embarca rumo ao velho mundo com a filha e a mãe do ex-amante.

A viagem marca também uma passagem de tempo de dois meses na novela, ou seja, os telespectadores não acompanham o tour do trio pela Europa. No retorno, Flora reaparece com um novo visual, muito sofisticado, para surpresa de Gonçalo. Mas não, ainda não será agora que ele descobrirá que o único interesse da moça é o dinheiro da família.

A temporada no exterior também é suficiente para Irene se convencer que Flora deve ir morar no rancho, no entanto, Lara, ainda reticente, pede para a avó que as coisas aconteçam naturalmente. Bem, embora não se mude para o lar dos Fontini, ela vai para a fábrica deles...

A loira aceita a oferta do pai de Marcelo para ser assessora de comunicação da empresa e rapidinho consegue impressioná-lo com suas novas idéias. O único problema, segundo ela própria, é que Lara é esperta e, portanto, não consegue conquistá-la. Pelo menos uma não cai na conversa dela, né?!

Autora de Dance, Dance, Dance tem projeto vetado pela Band

A autora colombiana Juana Uribe, responsável por Dance, Dance, Dance, teve sua sinopse vetada pela Bandeirantes. Segundo a coluna Canal 1, o fato da novela ser picante demais incomodou a direção da rede.

E para completar, a duração era muito curta e a emissora não teria lucro.