sábado, 12 de setembro de 2009

TELETEMA: Caminho das Índias

Review: Descolados – 01×08


Depois de um mês de episódios medianos a série alcança o nível que todos gostariam de ver num programa que se propõe diferente e já o conseguiu em seus primeiros momentos. E isso com muita personalidade.

Nesse episódio eles não chegam a inventar nada de novo e até partem para um tom até menos agitado do que visto anteriormente. Talvez esse seja o acerto. O melhor é que os três protagonistas têm uma linha de história bem definida e relacionada com o que eram antes e daí se projetam em alguma mudança clara.

Apesar de bem distribuído, Lud ainda ganha um destaque maior. Digamos que é a linha de história mais complexa por ser um conflito interior bem mais profundo que as dúvidas dos rapazes. Mais uma vez ela não sabe definir para si mesma o que é um relacionamento e, principalmente, o que espera e cobra dele. Flavio, o seu namorado, assim como todos os homens que já passaram por ela em Descolados, passa pela relação sem maiores definições de status, pois sempre é ela que estraga/melhora/complica quando tenta achar um padrão em que se sinta bem.

Teco tem uma chance de emprego que espera há muito tempo, o problema é que ele “está” em Londres. Entre pensar se vai atrás da oportunidade ou não e resolver a situação, curiosamente, para a série, não se faz uso do humor. O máximo que se vê é a graça natural e atrapalhada do personagem e uma pequena mancada costumeira. Mesmo assim não se sente uma falta de rir nesse episódio.

O momento mais engraçado fica para Felipe e sua sequência de carreira como modelo. O contratempo da tatuagem e de seu significado até podem ser fracos e descartáveis, mas dão o resumo do episódio, na metáfora que ele e seus dois amigos desejam tanto a liberdade, mas não passam de um algo em estado inicial, cru.

Review: Amorais – 01×11


Faltam apenas alguns episódios para o encerramento da temporada da série e começamos a descobrir como Karina e Fernando se sentem diante das atitudes de caráter duvidoso que o casal está tomando para obter fama e dinheiro. Enquanto ele está querendo sair dessa vida o mais rápido possível, a loira demonstra que não se importa em fazer qualquer coisa para estar na mídia, como por exemplo, ter um relacionamento amoroso com Giane Albertoni.

O fator que acelera a decisão de Fernando em não ser mais assistente e capacho do empresário de Giane é a ligação do Canal Brasil informando que o seu programa foi aprovado. Mas por enquanto, o desejo de se livrar do posto de assistente do Osvaldo vai ficar apenas no papel, já que Fernando aceitou resolver mais uma roubada para o empresário.

Desta vez, Fernando e seus amigos tiveram que ir à casa de um cara que bateu no filho de Osvaldo e propor pagar ao rapaz para deixar o filhinho de papai em paz. Mas diante da galera “barra pesada”, o trio sai correndo sem cumprir o objetivo. Depois, sem nenhuma explicação, Fernando e os agressores se tornam bons amigos.

E o relacionamento lésbico entre Karina e Giane continua regado a muitos beijos e drogas. Apesar de Karina topar tudo pela fama, ela mostrou que tem um limite, quando viu como Giane sempre procura um jeito de humilhá-la. Na discussão travada entre as duas loiras, um delas acaba sendo empurrada na porta e bate a cabeça. Só que o jogo de câmera não permitiu identificar quem foi a vítima. Suspense até o próximo episódio. Nota 8, por ter sido o melhor episódio até agora.

Aguinaldo Silva renova com a Globo até 2014


De acordo com informações do jornal Tribuna da Imprensa, o autor Aguinaldo Silva, assediado por Record e SBT, renovou seu contrato com a Globo por mais cinco anos.

Silva escreverá a minissérie "Cinquentinha", que estreia em novembro. E, em 2012, volta com uma novela no horário nobre.

Alcides Nogueira elabora uma nova novela das 6


O autor Alcides Nogueira de "Ciranda de Pedra" exibida em 2008, trabalha em novo projeto, trata-se de uma encomenda da direção da Globo, para as 6 da tarde.

É uma história contemporânea, “ágil, com muita moçada, sem abrir mão do folhetim, que é do que todos gostam”. A sinopse será entregue até o final de outubro.

Kayky Brito estreia no horário nobre da Globo em "Passione"


De acordo com informações do Jornal Folha de São Paulo, o ator Kayky Brito que viveu o vampirinho Zeca em "O Beijo do Vampiro", fará sua estreia em horário nobre em 2010, ele estará em "Passione" de Sílvio de Abreu, substituta de "Viver a Vida". Seu último personagem em novelas foi o Paulinho de "Três Irmãs".

No elenco também estão confirmados: Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Cleyde Yáconis, Sergio Brito, Cauã Reymond, Aracy Balabanian, Marcelo Médici, Leandra Leal, Francisco Cuoco, Alessandra Negrini e Rodrigo Lombardi.

SESSÃO ABERTURA: Baila Comigo

Helenas de Manoel Carlos se encontram em reportagem do "Fantástico"


Na sexta-feira (11), o Fantástico reuniu um grupo de atrizes de primeiro time para a gravação do quadro 'Repórter por 1 dia', que desta vez foi comandado por Julia Lemmertz.

Em um hotel no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni e Maitê Proença colocaram o papo em dia e relembraram momentos marcantes da carreira.

Todas as atrizes acima já foram um dia a personagem Helena de Manoel Carlos, Maitê Proença (Felicidade), Regina Duarte (História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida), Christiane Torloni (Mulheres Apaixonadas) e Vera Fisher (Laços de Família). Elas terão um encontro com Taís Araújo, a Helena da vez.

Record mobiliza elenco e direção para produzir minisséries bíblicas


De acordo com informações do jornal Tribuna da Imprensa, a Rede Record se prepara para produzir minisséries bíblicas.

Elenco e direção já foram mobilizados para a produção da primeira, que terá 10 capítulos. As gravações serão feitas nos estúdios do RecNov, no Rio de Janeiro.

Audiência de quinta (10/09)


Alma gêmea - 18

Malhação - 22

Paraíso - 29

Caras & bocas - 36

Caminho da Índias - 55

A grande família - 37

Poder paralelo - 6

Bela, a feia - 7

Véu de Noiva - 3

Autor que teve novela censurada na TV Manchete lança livro sobre a trama


O autor José Louzeiro, que escreveu a novela “O Marajá” para a TV Manchete em 1993, vai lançar um livro que contará os bastidores da trama e o motivo de sua proibição.Na ocasião, o folhetim, que contaria com bom humor a trajetória do ex-presidente Fernando Collor de Mello, foi censurado e proibido de ir ao ar poucas horas antes da estreia. O motivo: Collor conseguiu na justiça uma liminar que vedava sua veiculação. Em entrevista ao jornal Extra, Louzeiro lamentou que as fitas da trama desapareceram. “A novela se perdeu em trambiques, com muito dinheiro envolvido. Acho que nunca veremos essa história.”O livro promete ser polêmico.

Nele, o novelista irá abordar que o próprio departamento comercial da extinta TV Manchete ajudou no boicote à novela. Segundo o autor, a emissora veiculou, dias antes da estreia, uma chamada, na qual uma enfermeira levava uma bandeja que continha supositórios com cocaína para Collor. Louzeiro acredita que esta chamada despertou a fúria do ex-presidente, que entrou na justiça para proibir a exibição da trama.

Dalva: Vozes e Caracterizações


Conhecida por seu trabalho em publicidade e no cinema, Anna Van Steen fará as caracterizações de Adriana Esteves e Fábio Assunção em “Dalva & Herivelto”. Ambos aparecerão tanto jovens quanto maduros.

E o produtor de elenco de “Dalva & Herivelto”, André Reis, foi aos teatros buscar parte dos atores. Muitos deles não precisarão de dublagem nas cenas de canto.

Thiago Fragoso será Pery Ribeiro na minissérie “Dalva & Herivelto”. Thiago, que canta como poucos de sua geração, vai usar a própria voz nas suas cenas cantadas. Já Adriana Esteves será dublada, mas não com a voz de Dalva de Oliveira. Como as gravações originais dele não têm boa qualidade, a atriz dublará a voz de
outra cantora.

Viver a Vida: Confira o clipe de lançamento da novela

Audiência de quarta (09/09)


Alma Gêmea - 18

Paraíso - 29

Caras & Bocas - 35

Caminho das Índias - 50

Bela, a Feia - 8

Poder Paralelo - 9

Véu de Noiva - 6

Viver a Vida: Do telejornal para a novela


“Viver a vida” terá depoimentos de pessoas do bem que vivem em comunidades pobres e foram entrevistadas por Edney Silvestre no quadro “Bate papo”, que ele apresenta no “RJ-TV” aos sábados há seis anos. Um dos personagens escolhidos é um menino de 15 anos que desde os 11 faz um jornal que circula na Favela do Alemão.

Autor da novela, Manoel Carlos vai escolher os personagens que aparecerão em “Viver a vida”, mas quem quiser conhecer a lista completa pode conferir no http://rjtv.globo.com, site do telejornal dentro do G1.

Alinne Moraes grava acidente de carro para a novela Viver a Vida


Alinne Moraes gravou na manhã desta quarta-feira (9) uma cena de acidente de carro para a novela Viver a Vida, na Prainha, zona oeste do Rio de Janeiro. A atriz passou por uma equipe de maquiagem para ficar toda machucada.

Alinne será Luciana, uma modelo que sofrerá um grave acidente e ficará paralítica.

Viver a Vida, substituta de Caminho das Índias, estréia a partir do próximo dia 14.

Confira alguns nomes que poderão estar na próxima novela de Gilberto Braga


Embora "Caminho das Índias" mal tenha chegado ao seu capítulo final, na Globo já se começa a escalar o elenco da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que tem estreia prevista somente para 2011.

Segundo a coluna Controle Remoto, Glória Pires, Wagner Moura e Selton Mello estão cotados para o folhetim. Glória e Wagner estão longe das novelas desde "Paraíso Tropical", também escrita por Gilberto e Ricardo. Já Selton não atua em novelas desde "Força de um Desejo", outra novela de autoria de Gilberto Braga.

Cinco semanas após estréia, "Bela, a Feia" tem média de 7


As expectativas em torno do resultado da audiência de "Bela, a Feia" (Record) eram grandes. Mas, apesar do elenco diversificado e já testado em novelas da Globo, a trama da Record, uma adaptação da colombiana "Yo Soy Betty, la Fea" -- cuja versão americana, por exemplo, é um sucesso --, tem patinado nos números. Cinco semanas após a estreia, sua audiência média de 9,3 pontos nos primeiros sete dias caiu para 6,8 na última semana.

Claudino Mayer, pesquisador de novelas da USP, aponta como um dos motivos do desempenho o exagero de determinadas cenas, típico de dramalhões, apesar do elogio às atuações de Giselle Itié e Bárbara Borges. "Algumas vezes, soa como se fosse uma produção mexicana", critica. "A ideia é interpretar de maneira exagerada, mas realista", rebate o ator João Camargo, que dá vida a Haroldo, dono do salão de cabeleireiros Montezuma. "Brinco dizendo que ele é um pavão.

"Para Mayer, "Bela, a Feia" também peca quando extrapola em colocar elementos da cultura mexicana em cena, competindo assim com as características brasileiras. "O telespectador pode assistir a uma determinada cena e não associá-la à realidade da personagem e dela mesma", acrescenta Mayer.

Outro problema relevante de "Bela, a Feia" é o horário em que vai ao ar, às 20h30. "A novela compete diretamente com o 'Jornal Nacional' e a trama das oito da Globo", lembra Nilson Xavier, autor do livro "Almanaque da Telenovela Brasileira". Mayer concorda. "A novela poderia ir ao ar depois das 22h", sugere, relembrando o horário em que era exibida "Amor e Intrigas" (22h15), também de Gisele Joras. A Record, por sua vez, afirma que não há planos de alterar o horário da atração.

Independentemente do Ibope, para Xavier há pontos positivos de peso na trama. Um deles é o texto de Gisele Joras. "Há características de humor e de farsa muito boas. Sem contar que a comédia presente na novela é leve", afirma Xavier. É justamente o humor protagonizado pelo núcleo da família da protagonista Bela (Giselle Itié), no qual estão Clemente (Bemvindo Sequeira) e Max (Sérgio Hondjakoff), o grande destaque na opinião de Mayer. "As atuações de Giselle e da Bárbara Borges [Elvira] têm destaque."

SESSÃO BRIGAS: Por Amor

Audiência de terça (08/09)


Alma gêmea - 21

Malhação - 24

Paraíso - 29

Caras & bocas - 37

Caminho das Índias - 53

Toma lá, dá cá - 24

Bela, a Feia - 6

Viver a Vida: Sandrinha foge da polícia no 1° capítulo


As cenas do primeiro capítulo de Viver a Vida, próxima novela das oito que estreia na Rede Globo dia 14 de setembro, reservam grandes emoções. Sandrinha (Aparecida Petrowky), irmã de Helena (Taís Araújo), e seu namorado, Benê (Marcelo Mello), são perseguidos pela polícia.

Durante a fuga pelas ruelas e becos da favela, Sandrinha é capturada pelos agentes e reluta para não ser colocada dentro da viatura quando, de repente, vê a possibilidade de sair pela outra porta do carro.

No mesmo momento, Benê, que havia sumido na correria, reaparece e chama a atenção dos policiais, fazendo com que se distraiam e desistam de correr atrás da jovem. Sandrinha corre para o apartamento da irmã a procura de ajuda, mas encontra apenas Ellen (Daniele Suzuki), que mora com a modelo.

Ellen (Daniele Suzuki) avisa a Helena (Taís Araújo) que a irmã dela pediu abrigo no apartamento das duas Helena, personagem de Taís Araújo, está em Búzios sendo entrevistada por um programa de televisão, mas atende ao telefonema da amiga, que conta que sua irmã apareceu machucada em casa, procurando abrigo. Helena fica preocupada e todos na família percebem.

Caminho das Índias: um balanço positivo de uma trama que vai deixar saudade


por Mauro Alencar

Por sua extensão e detalhamento, Gloria Perez apresentou em Caminho das Índias o que podemos chamar de “uma verdadeira alegoria urbana” da Índia e do Brasil (precisamente o Rio de Janeiro), criando um elo de ligação com o público em diferentes camadas sociais. Assim pude constatar em diversos setores e ambientes da sociedade: padarias, clube, comentários de amigos, parentes, palestras que proferi ou escutei em cursos de comunicação Brasil afora etc. Só para exemplificar de maneira mais concreta, estive recentemente em Vitória e não foram poucas as vezes que deparei-me com a expressão “are baba”!

E caso queira verificar isto da maneira não menos surpreendente, é só percorrer a Rua 25 de Março, meca do comércio popular em São Paulo, e ver a influência da “moda Maya” e do “estilo indiano” nas lojas e vendedores ambulantes espalhados pela rua.

Saldo de um passeio pela Índia

Da Índia consigo extrair, em especial, o núcleo de Opash Ananda (Tony Ramos) e todas as relações familiares ali contidas. Com destaque para a eterna rivalidade mais ou menos explícita entre nora e sogra (a Indhira de Eliane Giardini, a Laksmi de Laura Cardoso e, posteriormente, com a Surya de Cleo Pires). Há ainda a sábia criatura Shankar (Lima Duarte); os momentos de tensão e cumplicidade entre Maya (Juliana Paes) e sua mãe, Kochi (Nívea Maria) e os embates entre Opash e Shankar.

O triângulo amoroso mostrou, mais uma vez, o fascínio que é a produção de uma obra em aberto como a telenovela. Desnecessário dizer - mas é sempre bom deixar registrado - que Raj (Rodrigo Lombardi) conquistou com justa causa o coração de Maya e o inconsciente coletivo da plateia. Coisas da vida e do faz-de-conta. Como em qualquer criação que envolva outros elementos humanos além do contador de histórias.


A trama passada no Brasil

Do Rio de Janeiro destaco com louvor o conflito exato entre os irmãos Raul e Ramiro (Humberto Martins), ladeados pelo inspirado patriarca Cadore (Elias Gleizer). Personagens e atores em total sintonia. E, claro, o amor que reuniu Cadore e dona Cidinha (Eva Todor).

Mas como não realçar a presença de Melissa (Christiane Torloni) e seus impulsos estéticos-consumistas, além da catarse coletiva que provocou ao delimitar seu espaço físico e emocional eliminando a presença antipática de Yvone?

Bastante funcional também para os tempos de hoje, o trio pai-mãe-filho: César (Antonio Calloni) – Ilana (Ana Beatriz Nogueira) e Zeca (Duda Nagle). Destaco também a conflituada personagem interpretada por Tania Khalill: Duda.

Vilanias de Yvone

A trama que envolve Yvone (Letícia Sabatella) e Raul (Alexandre Borges) fisgou a atenção do público. A vilã é dissimulada, com charme patológico. E ele é o homem bobão deixando-se seduzir por uma pilantra, trocando um casamento sólido (com Sílvia, Débora Bloch) por alguns instantes de prazer que culminaram numa interessante (ao estilo de alguns clássicos folhetins franceses e brasileiros) e atualizada troca de identidade.

Valores sociais na trama

Ainda, no Rio, as informações e angústias psiquiátricas apresentadas na clínica do Dr. Castanho (Stênio Garcia) com seu grupo de portadores de deficientes mentais e muito bem enfeixadas pelo jovem Tarso (Bruno Gagliasso), sendo este personagem esquizofrênico o grande destaque dos chamados “valores sociais” da telenovela.

Humor e drama em Norminha

O maior respiro da trama (mas não sem uma pitada de drama) veio, sem dúvida alguma, por parte da personagem Norminha (Dira Paes) que, contraditoriamente ao seu nome, não tinha norma alguma. Personificou, ampliou, institucionalizou a música de Dorgival Dantas interpretada por Calcinha Preta: “Você não vale nada, mas eu gosto de você!”.

Caminho das Índias na obra de Gloria Perez

A novelista prossegue com um estilo próprio, marcante e sintonizado com a nossa indústria cultural deste início de século. Mescla costumes e tradições de outros povos num intercâmbio perfeito com o Brasil. Convergências e divergências que unem e afastam os diversos comportamentos humanos. Neste sentido, a abertura e trilha sonora souberam captar a essência da trama com direção artística de Marcos Schechtman.

Gravação de Ó Paí, Ó, chega ao fim em Salvador


O deboche e a vitalidade do povo soteropolitano voltará para a telinha com a segunda temporada de Ó, Paí,Ó. As gravações tiveram início no dia 12 de agosto e terminaram no dia 10 de setembro, em Salvador, na Bahia. Durante um mês, o Pelourinho e seus arredores se transformaram em palco para as filmagens da série, que conta a história do cotidiano dos moradores de um animado cortiço do centro histórico da cidade. Com texto de Guel Arraes, João Falcão e Adriana Falcão, direção geral de Monique Gardenberg e direção de núcleo de Guel Arraes, a série foi rodada em película 16 mm e é uma co-produção da Rede Globo com a Dueto Filmes.

Lázaro Ramos na pele de Roque - Esta nova temporada possui um tema central que envolve todos os episódios: o comprometimento do cortiço de Dona Joana (Luciana de Souza), onde mora a maioria dos personagens - explica Monique Gardenberg.

Os atores Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Tânia Toko, Lyu Arison, Edvana Carvalho, Luciana Souza e o Bando de Teatro Olodum compõem o elenco fixo da série, que traz também a participação especial de Deborah Secco, Carlinhos Brown, Luana Piovani e Luis Miranda.

- Roque está mais falho. Ele abre mão de alguns valores pensando que com isso vai alcançar a fama. Na primeira temporada, Roque era mais “caxias”, não se desvirtuava. Agora, ele sempre erra, o que deixa o personagem mais complexo - adianta Lázaro Ramos sobre seu personagem, o protagonista da série.

A nova temporada de Ó, Paí, Ó tem quatro episódios e cada um deles é comandado por um diretor: Carolina Jabor, Mauro Lima, Monique Gardenberg e Olívia Guimarães. Já o figurino, recebe a assinatura de Bettine Silveira e Claudia Kopke.

A música é outro destaques da série:

- Ó, Paí, Ó leva para a tela um pouco da cultura baiana e a música não pode faltar! Nesta temporada, estarão presentes canções do Falamansa, Arto Lindsay, Seu Jorge, Cortejo Afro, Gilberto Gil, Michael Jackson, entre outros. A participação de Carlinhos também será musical - explica Monique.

'Roque Santeiro' será a primeira novela lançada em DVD


“Roque Santeiro” será a primeira novela da Globo lançada em DVD. A ideia é resumir a trama aos personagens principais para que não fique tão longa. Em seguida, será lançada a novela “O Bem-Amado”. “O clone” chegou a ser cogitada para ser a primeira, mas perdeu o lugar na fila para a inesquecível história de Dias Gomes.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SESSÃO HUMOR: Toma Lá, Dá Cá

Caminho das Índias: Tarso e Tônia se casam


Quando está indo para o aeroporto com sua amiga, Tônia desiste de estudar fora. Ela salta do táxi e volta para casa. “Eu gosto do Tarso, com todas as limitações dele. Não quero mais fugir disso”, ela diz para Murilo, ao telefone, e logo depois vai ao encontro do amado.

Não demora a chegar o grande dia do casamento de Tônia e Tarso. A cerimônia acontece em uma igreja. Melissa, que no início não aprovava a nora, posa ao lado do filho, orgulhosa. Tônia entra com Murilo e faz todos os presentes se emocionarem. Após a cerimônia, os noivos comemoram com parentes e amigos com uma grande festa na gafieira, com direito a show de Maria Bethânia.

Você não pode perder essas cenas! Elas vão ao ar HOJE (11/09)!

Caminho das Índias: Anusha vai até o juiz pedir a anulação do casamento


Em uma grande festa, Anusha se casou com o noivo prometido, mas a menina não escondeu sua insatisfação com essa união. Ela comentou com a amiga Lalit que não chegaria a morar com o marido, pois iria se divorciar antes disso.

Decidida a viver seu amor com Hari, Anusha vai até o juiz: “Eu quero me divorciar porque não gostei do marido que arranjaram pra mim”.

Será que o juiz vai atender ao pedido de Anusha? Fique ligado no último capítulo de “Caminho das Índias” para saber! Você não pode perder essas cenas! Elas vão ao ar HOJE (11/09)!

Espichada provoca atraso nas gravações de "Paraíso"


Edmara Barbosa, responsável pela adaptação de "Paraíso", percebeu que não é nada fácil esticar capítulos de uma obra fechada, como é o caso da novela das seis global. Foram duas espichadas, a pedido da direção da Globo.

Como consequência, capítulos estão sendo entregues com atraso e tudo leva a crer que as gravações só deverão ser encerradas em 1 de outubro, uma quinta-feira - pra ser mais preciso, um dia antes de sair do ar.

De qualquer forma, o diretor geral Rogério Gomes, "Papinha", se mobiliza para tentar mudar esse quadro.

Caminho das Índias terá 1h30 e "Amor e Sexo" é cancelado


A Globo acaba de emitir um comunicado:
Por conta do capítulo final de Caminho das Índias, que a Rede Globo exibe nesta sexta, 11, logo após o Jornal Nacional, a emissora não exibirá o programa Amor e Sexo, comandado por Fernanda Lima - o final da trama das oito terá uma hora e meia de duração. Amor e Sexo volta a ser exibido normalmente na próxima sexta-feira, 18 de setembro.

Final de Caminho das Índias terá tempo de exibição maior que o normal. A novela tem previsão de 1h30min de exibição.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

EXCLUSIVO: Como serão primeiros capítulos de Viver a Vida


Curioso para saber o que acontece nos primeiros capítulos da nova novela de Manoel Carlos? Pois, eis aqui abaixo os resumos da primeira semana de Viver a vida!

Capítulo 1 – segunda, 14/09
Helena participa da gravação de um programa de televisão, comandado por Claudia, que mostra sua vida em família e sua carreira de modelo. Sandra e Benê fogem da polícia. Ela se machuca, mas consegue escapar e pede ajuda a Ellen no hospital, que liga para Helena. Helena diz à repórter que sua irmã Sandra não poderá gravar. Edite, Ronaldo e Paulo percebem que Sandra está com problemas. Marcos dá uma carona para Tereza e eles discutem. Tereza diz a Luciana que não vai ao desfile e a modelo reclama. Gustavo encontra Marcos e diz que a empresa está passando por problemas financeiros. Luciana chega do almoço com a mãe e diz a Marcos que não quer morar com Tereza. Osmar chama Luciana para o ensaio do desfile. Helena chega no bar com a repórter e Marcos fica admirado com sua beleza. Helena pede uma caneta ao garçom e Marcos aproveita a situação para falar com ela. Marcos diz a Luciana que a casa de Búzios será o ponto de encontro da família. Luciana e Tereza protestam ao perceberem que Helena terá destaque no desfile. Soraia nota que Marcos trata Mia com um carinho especial, e Isabel justifica a preferência por ser a irmã adotada. Todos prestigiam o desfile de Búzios. Helena sugere que Luciana feche o desfile e ela aceita fingindo indiferença. Helena abre o desfile. Claudia pergunta a André sobre Helena e ele demonstra ainda ter sentimentos pela ex-namorada. Miguel reclama com Renata que ela está bebendo muito. Luciana e Helena se alternam na passarela. No encerramento, Luciana cai na passarela. Helena tenta ajudá-la, mas Luciana a culpa pelo tombo. Ellen avisa a Helena que Sandra fugiu e a modelo resolve apressar sua volta ao Rio. Helena perde o voo, mas Marcos oferece carona no seu helicóptero particular. Helena aceita o convite de Marcos para almoçar. Luciana pede ao motorista que a deixe no hotel do pai. Sandra comunica a Ellen que está grávida e que não quer ter o filho. Luciana entra no apartamento do pai e se depara com Marcos e Helena se beijando.

Capítulo 2 – terça, 15/09
Luciana interrompe o beijo de Marcos e Helena, que fica surpresa ao perceber que o empresário é pai de Luciana. Helena e Luciana discutem, mas são contidas por Marcos e Gustavo. Ellen repreende Sandrinha e ao ver a jovem perdendo sangue pede ajuda a Celeste para socorrê-la. Helena diz a Gustavo que lamenta não poder continuar a relação com Marcos. Ricardo examina Sandra e diz que ela precisa ficar de repouso no hospital. Helena recebe flores de Marcos. Ellen avisa a Helena sobre a internação de Sandrinha. Luciana conta à mãe sobre o envolvimento de Marcos com Helena. Tereza finge não se importar. Luciana recebe flores do pai, se desculpando pelo que aconteceu. Helena prefere ficar no hospital com a irmã e libera Ellen para ir para casa. Os amigos de Marcos e Tereza conversam sobre o casal, fazendo comentários sobre o divórcio e as complicações que Marcos tem com a Receita Federal. Ingrid sugere a Jorge que convença Marcos a doar seus bens para Luciana. Helena comenta com Osmar que pensa em parar de desfilar. Helena diz a Ricardo que levará a irmã para Búzios. Luciana conta entusiasmada para Jorge que vai abrir e fechar o próximo desfile. Edite e a família esperam ansiosos por Helena e Sandra, ao mesmo tempo em que especulam sobre o assunto que ambas querem conversar. Sandrinha é recebida com carinho pela família. Helena está pensativa, olhando o mar, quando percebe a presença de Marcos.

Capítulo 3 - quarta, 16/09
Marcos percebe que Helena chorou e a modelo diz que está lembrando dos momentos que passou na cidade. Marcos a convida para jantar e promete uma surpresa a ela. Helena obriga Sandra a contar a verdade para a mãe, e, diante da recusa da irmã, revela a Edite que ela está esperando um filho de um bandido. Apesar do choque, Edite pede para que elas não contem a Oswaldo, mas Helena diz que não tem condições de cuidar sozinha da irmã. Marcos pede a Onofre que prepare o iate, e para Matilde que faça um jantar para ser servido na embarcação. Marcos mente para Luciana, quando a filha lhe pergunta se esteve com Helena. Ingrid mostra a Tereza o trabalho de fotografia que faz com senhoras em poses sensuais e ela fica fascinada com o resultado. Helena afirma que a irmã deverá ficar aos cuidados da mãe até o filho nascer. Sandra diz que não quer ficar em Búzios e rejeita o filho. Helena lembra do tempo que namorava André e de quando falou para ele sobre a suspeita de gravidez. Paulo pede a Helena que o ajude a realizar seu desejo de morar no Rio. Helena promete pensar na possibilidade de ajudar o irmão. Ellen diz a Helena que Ariane brigou com o marido e pergunta se a amiga pode passar a noite no apartamento com o filho. Helena entra no carro de Marcos e, por um momento, se recorda da conversa que teve com Horácio há cinco anos atrás. A família de Miguel comemora com ele o resultado do exame de residência e Jorge demonstra ressentimento. Helena fica surpresa com o luxuoso jantar que Marcos organizou no iate.

Capítulo 4 – quinta, 17/09
Marcos e Helena conversam durante o jantar no iate. Benê invade o apartamento de Helena à procura de Sandra. Ellen e Ariane se assustam. Alguns moradores ajudam a segurá-lo e chamam a polícia. Benê é preso. Paulo, Sandra, Soraia e Flavinho saem de carro em alta velocidade pelas ruas de Búzios. Helena não entende como Marcos descobriu fatos importantes de sua vida. Ellen conta para Helena sobre a invasão do apartamento. Helena e Marcos se beijam. Paulo não consegue impedir Sandra de pular no mar. Edite não acredita quando Sandra fala do passado de Helena. Depois de passarem a noite juntos, Helena e Marcos voltam de iate ao Rio de Janeiro. Tereza obriga Matilde a contar sobre o jantar que Marcos fez no iate. Luciana insiste para que Jorge vá ao seu desfile. Sandra não dá atenção ao que diz a médica sobre sua gravidez. Miguel diz que Jorge vai perder Luciana se deixá-la sozinha. Tereza discute com Marcos para descobrir com quem estava no iate. Helena e Marcos confessam a seus amigos que estão apaixonados um pelo outro. Mia anima Tereza, que está arrasada por causa da conversa com Marcos. Luciana se preocupa com a ausência de Jorge no desfile. Gustavo faz um comentário sobre Malu e deixa Betina com ciúmes. Luciana pergunta por Helena. Tereza e Mia chegam assim que Marcos entra com Helena e sentam-se em lados opostos da plateia.

Capítulo 5 – sexta, 18/09
Mia impede que Tereza faça um escândalo depois de ver Marcos e Helena juntos. Helena decide ir embora. Mia faz Marcos se sentar ao lado de Tereza. Renata reclama da demora de Miguel. Jorge não atende as ligações de Luciana, que liga sem parar para seu celular. Helena chega em casa e encontra Gabriel chorando por causa da febre. Ariane avisa que Marcelo vai pegá-los. Marcos e Tereza ficam orgulhosos ao ver Luciana entrar na passarela. Gustavo pisca para Malu, que acha graça. Ellen pergunta por que Helena chegou cedo em casa. Marcelo e Ariane brigam enquanto Gabriel não para de chorar. Luciana faz sucesso em seu desfile e é aplaudida de pé. Jorge vai cumprimentar Luciana na festa, mas ela o trata com indiferença por não ter ido ao desfile. Paixão convida Jorge para dançar. Tereza observa Marcos falando com Helena ao telefone. Miguel brinca com Luciana e Renata fica com ciúmes. Renata está tonta e quase cai, mas Luciana a segura. Miguel irrita Jorge ao dançar com Luciana. Gustavo flerta com Malu e Betina percebe. Ariane se preocupa ao ouvir Marcelo tossir. Tereza conversa com Marcos procurando uma reconciliação. Isabel demonstra toda a sua inveja de Luciana. Ariane estranha Marcelo sair cedo de casa. Jorge briga com Miguel e deixa Ingrid e Leandro preocupados. Ariane e Ellen conversam com um professor sobre cuidados paliativos. Gustavo sugere que Marcos venda alguns bens para não comprometer a empresa. Jorge manda flores para Luciana como pedido de desculpas. Helena vai buscar Alice no porto. Edite fala com Sandra sobre a gravidez da filha. Helena, Ellen e Ariana recebem Alice com uma festa no apartamento. Yolanda avisa à Ariane que Marcelo morreu.

Capítulo 6 – sábado, 19/09
Helena, Alice, Ellen e Yolanda tentam reanimar Ariane. Marcos assiste à entrevista de Helena. Ariane se preocupa com Gabriel e decide não contar o que aconteceu. Ronaldo e Edite se emocionam com a entrevista de Helena. Sandra avisa que vai visitar Benê na cadeia e Soraia diz que ela deveria esquecê-lo. Luciana ironiza os comentários de Helena na entrevista. Isabel deixa Luciana furiosa ao dizer que Helena é melhor que a irmã. Jorge chega, mas não consegue impedir que Luciana brigue com Isabel. Ellen acompanha Ariane ao hospital onde está Marcelo. Ariane conta para Gabriel sobre a morte de Marcelo. Gabriel coloca um desenho no peito do pai. Marcos pede Helena em casamento. Luciana faz um escândalo ao saber que Marcos vai se casar com Helena. Ellen se surpreende com a rapidez que Helena resolveu se casar. Tereza reage mal à notícia do casamento de Marcos. Ingrid inicia uma sessão de fotos sensuais com Dona Irene. Miguel consegue animar Ariane. Sandra procura disfarçar a emoção ao ouvir o coração de seu filho. Edite conta para Oswaldo que Helena vai se casar e que Sandra está grávida. Sandra se irrita com o interrogatório feito na delegacia. Benê pretende usar a gravidez de Sandra para sair da cadeia. A família de Helena chega e a modelo apresenta Marcos. Dona Noêmia deixa Marcos constrangido ao revelar para Helena seus casos antigos. Luciana vai vestida de luto à igreja para o casamento de Marcos. Helena se arruma para o casamento na casa de Marcos em Búzios quando Tereza chega.

Viver a Vida: Marcos vive a vida intensamente

Viver a Vida: Luciana flagra o pai com Helena


O que é isso?

Nada menos que o flagra que Luciana dá no pai, Marcos, ao chegar à casa dele e encontrá-lo aos beijos com Helena, no primeiro capítulo de Viver a vida. Luciana não tem nenhum problema com as namoradas do pai. Ele poderia escolher todas as mulheres do mundo, qualquer uma, menos Helena, sua rival nas passarelas. Helena também é surpreendida, jamais podia imaginar que Luciana era filha de Marcos. Então é um choqu duplo.

As duas discutem e é preciso que Marcos e Gustavo apartem o barraco que se forma. Luciana exige que o pai expulse Helena. Diante da recusa dele, vai embora furiosa. O pai vai atrás da filha, mas quando volta, já é Helena quem está de saída.

E agora, tem volta?

Caminho das Índias: Opash descobre mentira de Maya


Desesperada com a possibilidade de seu segredo ser descoberto, Maya escreveu uma carta para Raj, contando toda a verdade.

Ela desistiu de entregar a carta porque acabou contando pessoalmente que Niraj é filho de Bahuan. Mas Maya não jogou a carta fora e ela vai acabar caindo em mãos erradas.

Opash entra no quarto de Raj e Maya procurando pela nora, mas acaba vendo a ponta da carta. Ele abre e lê o que está escrito: “Quando você ler essa carta eu vou estar no fundo do poço...” Opash não entende nada e lê mais: “Eu não tive coragem de lhe contar que quando nos casamos eu estava grávida dele...” Opash fica pasmo com o que acaba de saber: “Meu neto... Não é meu neto? É um dalit?”, ele se pergunta, sem acreditar.

E agora? O que será que vai acontecer com Maya? Para saber, fique ligado nos próximos capítulos de “Caminho das Índias”! Você não pode perder essas cenas! Elas estão previstas para ir ao ar na próxima quinta-feira (10/09).

Maria Adelaide Amaral entrega os primeiros capítulos de "Dalva & Herivelto"


A autora Maria Adelaide Amaral já entregou à TV Globo os primeiros capítulos da minissérie Dalva & Herivelto. A trama tem estreia prevista para primeira semana de janeiro.

A cantora Dalva de Oliveira será vivida por Adriana Esteves. Herivelto Martins será interpretado por Fábio Assunção, e Maria Fernanda Cândido fará Lurdes, a segunda mulher do compositor.

"Caminho das Índias": Presa, Yvone vira exemplo de bom comportamento na cadeia


Finalmente presa, após cometer diversos crimes ao longo de "Caminho das Índias", Yvone (Letícia Sabatella) pretende surpreender a todos com o seu comportamento. Com seu jeito angelical, a megera irá conquistar todos na cadeia. Ela irá executar todos os trabalhos pesados que lhe forem propostos e será um exemplo de boa conduta.

Em um determinado momento, ainda enquanto estiver presa, Yvone receberá a visita da imprensa. O carcereiro que cuida da moça será entrevistado e irá disparar uma sequência de elogios a respeito da vilã: "Yvone é quieta demais. Pessoa humilde, não reclama de nada, trata todo mundo bem, trabalha, não se mete com ninguém".

A intenção de Glória Perez com essa surpreendente virada de Yvone será mostrar que os psicopatas tem esse comportamento quando em reclusão.

Força Tarefa 2010 ganha mais tempo no ar


Aprovado para a grade de 2010, “Força-tarefa” ganhará cinco minutos no ar. Foi um dos pedidos dos entrevistados no grupo de discussão que a Globo fez sobre o programa em São Paulo. Foram doze grupos de diferentes faixas etárias e classes sociais. Em geral, o programa foi bem elogiado e houve unanimidade em torno de Murilo Benício.
A pesquisa revelou que o casal de Murilo Benício/Fabíula Nasciemnto agrada o público, que também aprova o personagem fantasma, que acredita que pode ser “a consciência crítica ou até um encosto”.

O elenco de “Força-tarefa” vai recomeçar os ensaios para a série no mês que vem. Eles vão conviver com policiais, “para adquirir a malandragem corporal”, e farão aulas de boxe e tiro.

SESSÃO CHAMADAS: Viver a Vida

ENTREVISTA: Tiago Santiago garante ter trunfos para atingir 20 pontos com novelas no SBT


A novela Uma Rosa com Amor, adaptação da obra original de Vicente Sesso, vem sendo escrita a todo vapor para ser lançada no SBT. Dividido entre seu apartamento no Rio de Janeiro e um flat em São Paulo, o autor Tiago Santiago – completamente desvencilhado das tramas sobrenaturais que marcaram os últimos anos de sua carreira com a trilogia de Os Mutantes – idealiza novas sequências da comédia romântica que estreia em janeiro de 2010.

No início da semana, Santiago participou de um almoço em São Paulo com Sesso, que recebeu o primeiro capítulo da trama para a avaliar a maneira com que ela vem sendo conduzida.

Em entrevista a O Fuxico, Santiago afirmou que tem uma estratégia secreta para alavancar a audiência da emissora de Silvio Santos e abalar a concorrência. Confira.

O Fuxico: Silvio Santos e Vicente Sesso viram algum capítulo da adaptação de Uma Rosa com Amor?
Tiago Santiago: Assim que finalizei o primeiro tratamento do primeiro capítulo, almocei com Vicente Sesso. E, claro, agradeci por ele ter autorizado que eu adaptasse sua trama. Ainda não tive esse feedback, mas estou muito animado.

OF: Você vem sempre a São Paulo para se reunir com Silvio Santos?
TS: Tenho vindo bastante para cá. Hoje mesmo, estou escrevendo do 27º andar de um flat da Alameda Santos, de onde vi um magnífico pôr-do-sol, sobre esta linda e poderosa cidade, que mais uma vez me atraiu. Falo sempre com o Silvio. Aliás, vou gravar uma participação no programa dele. Também tenho conversado com a Íris Abravanel.

OF: Você tem acompanhado as novelas da concorrência?
TS: Claro! Preciso sempre me manter atualizado. Informação é essencial. Fico de olho nos acertos e erros, para aprender cada vez mais sobre este mercado da tevê.

OF: As audiências das novelas da Record despencaram. O que acha que ocasionou essa queda?
TS: Uma série de fatores que não quero comentar. Afinal, não sou mais consultor de teledramaturgia da Record. Meu contrato agora é com o SBT.

OF: Você e Silvio Santos planejam alcançar alguma média de audiência?
TS: Não posso responder pelo Silvio, mas pretendo trabalhar para atingir média acima de dois dígitos. Temos trunfos e estratégias secretas, que em breve serão conhecidas, para atingir uns 20 pontos. O que está acontecendo no mercado é acirramento da concorrência. Quem tiver competência se estabelecerá. Quem não tiver, vai tremer.

OF: Há poucas semanas, você declarou a O Fuxico que estava negociando com grandes nomes da teledramaturgia. Já fechou contrato com alguém?
TS: Não posso adiantar nada sobre esse assunto. Qualquer informação pode nos atrapalhar. Aguardem...

OF: Algumas emissoras estão investindo muito mais em reality shows que em novelas. Como avalia essa situação?
TS: Ouço falar disso desde que começou a onda reality, há uns dez anos. E, a cada ano, vejo mais novelas no ar. Não creio que haja crise neste mercado. Há evidente expansão.

Audiência de segunda (07/09)


Paraíso - 25

Caras & Bocas - 31

Jornal Nacional - 36

Caminho das Índias - 49

Véu de Noiva - 4

Bela a Feia - 5

Poder Paralelo - 7

Tiago Santiago terá neta de Janete Clair na equipe de sua nova novela no SBT


"Uma Rosa com Amor", novela de Tiago Santiago baseada no original de Vicente Sesso exibido na Globo entre outubro de 1972 e julho de 1973, começa a ganhar maiores atenções por parte da direção do SBT.

Pra começar, Santiago terá o apoio de Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair e Dias Gomes, na adaptação da história - uma comédia romântica excepcional, declara o ex-contratado da Record. A sinopse está pronta.

Já existe também uma lista de atores pretendidos. Os nomes sugeridos serão procurados nas próximas horas pela direção de elenco da Anhanguera.

Tudo leva a crer que a equipe de direção de "Uma Rosa com Amor" será exatamente a mesma de "Vende-se um Véu de Noiva". Portanto, pouco tempo de folga entre uma produção e outra. Se tudo correr como se espera, as gravações terão início em novembro.

Curiosa a situação desta novela. Mesmo sem estar no ar, longe da estreia, já existe uma pressão sobre ela. Vai ter que dar audiência de qualquer jeito, até para compensar os últimos fracassos.

Agora, é sempre bom lembrar que Tiago Santiago não é nenhum milagreiro. Trata-se de um autor, como todos os outros aliás, que necessita de uma estrutura, composta por bons profissionais de diversas áreas, para montar suas novelas.

Estrutura que estava à sua disposição nos tempos de Record. Resta saber se terá pelo menos metade disso no SBT.

Dificuldade
Para Vicente Sesso, autor do original de "Uma Rosa com Amor", um dos grandes desafios do SBT será a montagem do elenco.

Em relação à personagem principal, Serafina Rosa Petrone, vivida por Marília Pêra na primeira versão, Sesso alerta sobre a importância da escolha de alguém com "tique de comédia".

Segundo o autor a solução para o problema encontra-se na concorrência, mais precisamente no elenco da Rede Globo: Denise Fraga e Cláudia Rodrigues têm o perfil ideal para viver Serafina. Um sonho, portanto.

Na verdade, são apenas sugestões, uma vez que ele, Sesso, não participa da escolha do elenco.

Aracy Balabanian terá papel de destaque em Passione


Aracy Balabanian está confirmada na próxima novela das oito, que será escrita por Silvio de Abreu.

A atriz será Gema Mattoli, uma italiana que nasceu no Brasil e que se muda para a Toscana, na Itália, onde cria o personagem de Tony Ramos, que ela considera um filho.

Segundo o autor, a atriz terá um grande destaque:.

“É uma figura encantadora, forte e vibrante como há tempos Aracy não fazia em novelas”, antecipa.

A trama tem o título provisório de “Passione” e deve estrear em maio de 2010, substituindo “Viver a Vida”.

Record muda horário das novelas, que seguem com a audiência em baixa


Nesta terça, 7 de setembro, a Rede Record alterou mais uma vez a sua programação, visando beneficiar a audiência da novela Bela, a Feia”. Mas, por enquanto, não obteve resultados significantes.

De acordo com dados preliminares, a trama exibida no horário das 20h15 às 21h15, marcou uma média de 5 pontos contra 37 da Globo e 4 do SBT.

"Poder Paralelo", que passou a ser exibida às 22h, também ficou em baixa. A trama de Lauro César Muniz marcou 7 pontos.

SESSÃO BEIJO: Desejo

Miguel Falabella não quer mais escrever novelas


Parece que depois do fiasco de “Negócio da China”, o autor e ator Miguel Falabella desistiu de vez de escrever telenovelas para a TV Globo.

Em entrevista à apresentadora Marília Gabriela, Falabella revelou que não pretende mais escrever folhetins. “Acho que sou muito ácido. Não é mesmo a minha praia, acho que sou muito mais do humor”, revela o ator que é o responsável pelo seriado humorístico “Toma Lá, Dá Cá”.

O autor ainda disse que pretende ficar fora da TV em 2010. No entanto, está escrevendo um novo seriado para a TV Globo, “A Vida Alheia”, no qual mostra os bastidores da imprensa de celebridades. Na entrevista, o ator contou que não pretende mais atuar na TV. “Eu não gosto mais de me ver, me incomoda profundamente”.

Miguel Falabella é figura carimbada na TV Globo. Ele já atuou em mais de dez novelas e seriados da emissora, participou dos humorísticos “Sai de Baixo” e “Toma Lá, Dá Cá”, foi apresentador por mais de uma década do “Video Show”, diretor geral de “Sassaricando” e escreveu três novelas: “Salsa & Merengue”, “A Lua me Disse” e “Negócio da China”.

A entrevista de Falabella será exibida no dia 13, no GNT.

Colégio Múltipla Escolha sai de cena em "Malhação"


A novelinha teen “Malhação” vem repleta de mudanças a partir de novembro. A principal delas será o fim do Colégio Múltipla Escolha, onde a história se passa desde 1999.

De acordo com a coluna Outro Canal, a escola será fechada e os alunos serão transferidos para outro colégio. Além disso, o shopping que também serve de cenário sairá de cena.

As mudanças serão promovidas pelo novo autor da trama, Ricardo Hofstetter. Com a saída do Múltipla Escolha, pela primeira vez o folhetim será ambientado em um bairro. Um dos destaques da nova temporada será uma pista de patinação, que promete agitar a história.

“Malhação” está no ar desde 1995. Nas primeiras temporadas, a história se passava em uma academia de ginástica.

Globo grava cenas de "Viver a Vida" em uma favela do Rio


As primeiras cenas de "Viver a Vida", próxima novela das 8 de autoria de Manoel Carlos, foram gravadas em um dos morros do Rio de Janeiro.

Participaram das cenas Marcelo Melo e Aparecida Petrowky, intérpretes de Bené e Sandra respectivamente. A dupla é perseguida pela polícia e correm por toda a favela, passando por becos e vielas.

Em "Viver a Vida", Sandra é irmã de Helena, personagem de Taís Araújo. Enquanto a modelo estiver em um elegante desfile em Búzios, sua irmã estará passando pelos apuros citados ao lado de seu parceiro.

Divã pode virar série na Globo


Sucesso nos cinemas e teatro, o filme "Divã", pode virar série de televisão na Globo. De acordo com informações da coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, o projeto vem ganhando força no núcleo de Jayme Monjardim.

Lília Cabral estrelou a montagem teatral e o filme. “Divã” conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que vive às voltas com as alegrias e desafios da sociedade contemporânea. Casada e mãe de dois filhos, Mercedes decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um psicanalista. E, assim, o que antes era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida cotidiana. No divã, Mercedes questiona o seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução.

Conheça a websérie brasileira, 2012 – Onda Zero


Já faz algum tempo que recebo por email e twitter os releases dessa websérie brasileira. Mesmo com um material promocional muito bom, eu estava um pouco hesitante em divulgar 2012 – Onda Zero, mas hoje eu assisti ao primeiro episódio e tenho que confessar que fiquei impressionado.

Sinopse:
“Perturbado com os últimos eventos bizarros acontecidos em sua vida, o jovem J.P. pode estar à beira de um colapso. Visões, pressentimentos estranhos, paranóia, pânico. A constante sensação de que, a qualquer momento, poderá cair num abismo existencial e de que o mundo está prestes a ser destruído, são pensamentos que martelam a mente de J.P. O que ele não sabe é que pode estar sendo observado de perto. Temendo que a realidade se desfaça a sua frente, J.P. se afasta da família, dos amigos, do trabalho e de sua namorada Wanessa. Mas seu maior medo se torna real quando ele é levado a encarar um mundo completamente destruído e um observador tão sinistro quanto o pesadelo real em que ele está perdido.”

2012 – Onda Zero é um projeto brasileiro de websérie direcionado para um amplo segmento de público (14-30 anos), com uma estratégia diferenciada que utiliza de uma linguagem mais recente e dinâmica da Internet. A primeira temporada de 2012 – Onda Zero será composta por 10 episódios com 7 minutos de duração cada. Estes episódios contarão com suporte de diferentes processos e canais de interatividade, sendo o canal principal, o site oficial do projeto.

Alguns elementos como “o observador” e o flashforward são pontos que mostram que realmente a produção está em sintonia com a audiência jovem que é fã de séries. Não da pra saber se os próximos episódios serão tão legais como o piloto, mas tenho que admitir que estou fisgado e não perco por nada o segundo episódio.

Clique aqui para assistir ao piloto.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Alma Gêmea

Caminho das Índias: Show de Bethânia anima o elenco


Maria Bethânia emocionou à todos cantando no palco que leva o seu nome.

A música “O que é, O que é” embalou os casais apaixonados que estavam na pista.

As cenas serão exibidas no último capítulo (11/09). Não perca!

Caminho das Índias: O desespero de Maya!


Maya vai ficar desesperada ao achar que Raj morreu. Quando o suposto corpo do indiano chega à casa de Opash envolto na mortalha tradicional, toda a família se emociona.

“Raj!”, Maya grita e corre para o corpo. Ela cai de joelhos diante do morto e chora sem parar. “Você está viúva! Sua vida terminou”, comenta Nayana. Diante do olhar horrorizado de Camila duas mulheres quebram as pulseiras e os enfeites de Maya.

E agora? O que será de Maya? A família Ananda irá descobrir a verdade sobre Niraj? Para saber, fique ligado nos próximos capítulos de “Caminho das Índias”. Essas cenas estão previstas para ir ao ar AMANHÃ (09/09).

Ó Paí, Ó: Série está de volta em outubro


NUM DOS intervalos das gravações de “Ó paí, ó”, a diretora geral, Monique Gardenberg posa ao lado de Lázaro Ramos e Luis Miranda. Os três baianos estão de volta a Salvador para a segunda temporada da série. Luis fará uma participação especial como o fiscal da prefeitura que visitará o cortiço onde Roque (personagem de Lázaro) mora. O programa está previsto para voltar ao ar na Globo em outubro.

'Caras & bocas': Bianca se veste de menino; e Felipe, de menina


Bianca (Isabelle Drummond) e Felipe (Miguel Rômulo) vão trocar de papéis em "Caras & bocas". Ela se disfarçará de menino, enquanto ele se vestirá de menina para não ser reconhecido. De calça jeans larga, óculos, cabelo preso e boné, Bianca vai tentar driblar o castigo da avó, Socorro (Elizabeth Savalla), que a proibiu de sair de casa até ela contar onde escondeu o macaco Xico. Já Felipe usará um vestido e uma peruca para também tentar despistar Socorro e Gabriel (Malvino Salvador). O plano dela dará certo.... Já Felipe será flagrado por Socorro e Gabriel. Mesmo assim, para não trair a confiança da amiga, ele não revelará onde o macaco está escondido, mas contará onde será o desfile de lançamento dos Polvilhos Mágicos da Bianca.

Após fugir de casa, Bianca organizará um desfile para lançar seus biscoitos de polvilho na rua em frente à Igreja da Lapa com direito a banda improvisada e Xico tocando pandeiro. Porém, o evento se transformará numa grande confusão com a chegada de Edgar (Júlio Rocha), que tentará capturar Xico. Os jornalistas que estarão cobrindo o lançamento vão escrever sobre a confusão, o que deixará Bianca famosa no bairro. Com isso, os biscoitos de Bianca acabarão se tornando um sucesso.

Pierre Baitelli será vilão gay em seriado de Aguinaldo Silva


Carlo é sedutor, tem cara de anjo, mas é extremanente manipulador e perverso. Descrito dessa forma pelo autor Aguinaldo Silva, o gay do mal de "Cinquentinha" ganhou destaque antes mesmo da estreia do seriado, em outubro. Tudo porque Reynaldo Gianecchini não pôde aceitar o convite para o papel, que ficou com o (ainda) pouco conhecido Pierre Baitelli. Protagonista do musical "O despertar da primavera", em cartaz no Rio, o petropolitano de 25 anos foi revelado na TV na microssérie "Capitu", de Luiz Fernando Carvalho. Ele volta ao ar agora num trabalho já cercado de expectativa.

- Soube numa conversa com o Wolf (Maya, diretor) que o Wagner Moura e o Daniel de Oliveira também foram sondados para o personagem. Se fosse pensar em substituição, ficaria em casa, trancado. Prefiro pensar em como vou desempenhar o papel e em como vou estar à altura da expectativa e da confiança - garante Pierre.

Geralmente testado para os papéis - foi assim em "Capitu" e no musical assinado pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho -, Pierre agora foi convidado pelo diretor de "Cinquentinha", que o viu na microssérie de Carvalho, exibida no fim de 2008.

- Queria um homem que fosse muito bonito e ao mesmo tempo tivesse um ar perverso e sedutor. Wolf me mostrou uma cena de "Capitu" em que Pierre dançava de batina. Ele tinha uma coisa meio espanhola que chamou a minha atenção - recorda Aguinaldo Silva. - Carlo vai ser um pouco como o Terence Stamp em "Teorema" (filme de Pier Paolo Pasolini sobre um jovem que seduz toda uma família).

O autor adianta que Carlo não trará nenhum dos estereótipos comuns aos homossexuais das novelas, que costumam ser engraçados e/ou afetados. Filho de Leonor Barganti (Betty Lago), o personagem de Baitelli será um dos herdeiros do protagonista Daniel (José Wilker), que morre e tem a sua fortuna disputada pelas quatro ex-mulheres, interpretadas por Betty, Marília Pêra, Susana Vieira e Marília Gabriela.

- Ele é sofisticado, mora na Europa com a mãe e volta para o Brasil para balançar de verdade as estruturas - conta Pierre.

O personagem entrará no quarto episódio da série. Na trama, Carlo tentará conquistar a todos, homens e mulheres. E acabará jogando um personagem contra o outro.

- Os últimos gays das novelas eram mais héteros que os héteros. Todos caretas. Quis uma bicha má, um gay arrasador. Ele vai atacar indiscriminadamente as mulheres e os homens. Carlo seduz os dois sexos. Mas isso não quer dizer que ele se envolve sexualmente com essas pessoas. É outro tipo de sedução - explica Aguinaldo.

Apesar de ter feito participações em tramas como "Pé na Jaca", da Globo, e "Floribella", da Band, Pierre aponta "Capitu" como sua estreia na TV.

- As outras coisas que fiz antes foram tão pequenas que não as considero - justifica o ator, que diz ter tido reconhecimento profissional com a microssérie. - Começar na mão de um cara como o Luiz Fernando é importante. Ainda mais com um personagem que tinha relevância na história.

Viver a Vida: Chamada de Helena e Marcos

Globo muda texto de A Favorita em versão internacional


Na versão destinada aos mercados acostumados com os ‘dramalhões’, a novela A Favorita teve sua principal reviravolta resumida pela Globo. Na nova embalagem, Flora (Patrícia Pillar) tornou-se a vilã da história desde o princípio. Com isso, o folhetim de João Emanuel Carneiro perdeu cerca de 50 dos seus 197 capítulos, boa parte deles da fase em que o público ainda acreditava que a megera era Donatela (Cláudia Raia).

A emissora temia que a estratégia do autor não fosse compreendida pelos telespectadores latinos, consumidores da teledramaturgia clássica e maniqueísta — divisão entre o bem e o mal — desde o início, e que isso acabasse por afastar a audiência. Mais de quinze países já adquiriram a nova versão do folhetim, que desde o mês passado está sendo exibida no Chile, Equador e Porto Rico. As informações são da colunista Keila Jimenez, do jornal O Estado de S.Paulo.

Profissionais do departamento de dramaturgia da Record estão insatisfeitos


Apesar do investimento em estúdios e equipamentos, não é dos melhores o clima nos bastidores do departamento de teledramaturgia da Record. Segundo a coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, há muitas queixas de que os projetos não andam, devido ao fato de o comando da emissora ficar em São Paulo, e o complexo de novelas, no Rio de Janeiro. O grande número de pessoal não especializado — ligado à Igreja Universal do Reino de Deus — trabalhando nas produções também é motivo de frustração.

Gloria Perez revela que mudaria o começo de "Caminho das Índias"


Segundo informações do Jornal Extra, Gloria Perez afirmou que inciaria a novela diferente:

"Teria começado a contar a história pela núcleo do Brasil e introduziria a Índia mais devagar. Isso teria neutralizado aquela onda inicial de que as culturas indiana e muçulmana são a mesma coisa! A afirmação, apesar de ignorante, pegou e atrapalhou um bocado o nosso começo.

"A autora também afirmou sobre alguns personagens não teve o destaque merecido:

"Tem papéis que mereciam ter sido muito aumentados. Fiquei devendo a alguns. Mas acho que todos compreenderam as limitações impostas pelas circunstâncias.

"Caminho das Índias" tem seu último capítulo exibido nessa sexta-feira.

Atriz de Caras e Bocas raspa a cabeça no Projac


Raquel Ripani grava hoje no Projac a forte cena em que terá os cabelos raspados em “Caras & bocas”. Tatiana, sua personagem na novela, luta contra um câncer de mama e pede ajuda a Ester (Ana Lúcia Torre) para se livrar de vez das madeixas. A

atriz Julia Lund, que vive a judia Hannah, também foi convocada para a cena. “Não posso dizer que estou preparada, é assustador. Só na hora de gravar vou saber como vou reagir”, conta Raquel. O autor Walcyr Carrasco fez questão de telefonar para a atriz quando tomou a decisão sobre o dramático rumo da personagem: “Ele me ligou para perguntar o que eu achava e avisou que trataria do tema com a leveza que a novela exige”.

Três autores acusam novela da Globo de plágio


Novela de 2005 que está sendo reapresentada nas tardes da Globo, "Alma Gêmea", de Walcyr Carrasco, se tornou uma recordista em acusações de plágio. Já são três as "denúncias", e cresce a tensão nos tribunais desde a reexibição da obra no "Vale a Pena Ver de Novo", que vem dando médias de ibope entre 16 e 19 pontos.

Até agora nenhuma das acusações prosperou além da primeira instância da Justiça. Este mês, um dos processos ganhou nova repercussão porque a reclamante, a escritora Shirly Costa Ferreira, 46 anos, que acusa Carrasco de plagiar um de seus livros, "Rosáceo", entrou com pedido de liminar para obrigar um dos peritos a devolver o processo.

"O perito simplesmente 'sentou' em cima do processo. Tivemos de entrar com ação para fazê-lo se mover", afirma Shirly, em referência ao professor Eduardo Coelho. Procurado, Coelho confirmou ter sido escolhido como perito, mas não quis comentar as acusações da escritora.

A primeira perícia, feita em dezembro de 2007, avaliou que havia indícios de plágio entre livro e novela. A segunda perícia, de Coelho, concluiu que as semelhanças entre as obras poderiam ser apenas o uso comum de chavões e lugares comuns.

A história de Carrasco tem inspiração "espírita" e conta a história de duas almas que se encontram (Serena e Rafael), mas enfrentam todo tipo de obstáculos para poder se unir.

Outro processo contra a Globo é do escritor Carlos de Andrade, que escreveu o livro "Chuva de Novembro", de 1977, que também reclama de "similaridades demais" entre seu livro e a novela. Há ainda um terceiro processo de outro escritor, não identificado, que corre na Justiça do Rio.

Procurada, a CGCom informou que a emissora ou o autor da trama não se pronunciariam sobre casos que estão "sub judice".