quinta-feira, 5 de julho de 2012

HBO estreia a série FDP




Cartaz da série brasileira que estreia em Agosto
Divulgação/HBO
   
Em sintonia com a estreia do filme "Heleno", a HBO apresenta no dia 26 de Agosto, às 20h30, a série nacional "(FDP)". Juarez Gomes da Silva, busca seu maior sonho: apitar a final de uma Copa do Mundo. 

Nesta primeira temporada dará seu primeiro passo, atuar na Copa Libertadores. Enquanto isso, sua vida pessoal está de cabeça para baixo. A série conta com participações especiais de craques brasileiros. Clique aqui e assista o trailer da série.

‘Sessão de Terapia’, versão brasileira de ‘In Treatment’ entra em produção



Anunciada em maio, a série é uma adaptação do produtor e diretor Roberto d’Avila da série israelense BeTipul, criada por Hagai Levi, que já teve diversas versões, incluindo uma americana que recebeu o título de In Treatment, produzida pela HBO.

Estrelada por Zecarlos Machado, a versão brasileira é uma produção da Mooshot Pictures, com direção de Selton Mello. Na história, o psicanalista Theo atende seus pacientes de segunda a quinta-feira, encerrando a semana com uma visita à Dora, sua própria terapeuta, que neste caso foi sua professora e mentora. Tal como ocorre na versão original e na americana, a série brasileira será apresentada de segunda a sexta-feira.

No elenco também estão Selma Egrey, Maria Fernanda Cândido (O Brado Retumbante), Bianca Muller, e Mariana Lima (vista em Filhos do Carnaval).

Com 45 episódios produzidos para a primeira temporada, a série tem previsão de estreia para o dia 1º de outubro, às 22h30, pelo canal GNT.

Suelen faz Darkson se vestir de mulher

Suellen e Darkson

Suelen (Ísis Valverde) vai virar empresária e assumir a loja de Diógenes (Octávio Augusto). “Essa loja está sob nova direção”, diz a moça para os vendedores.

Tudo começa quando Diógenes e Roni (Daniel Rocha) entram em depressão após a revelação de que Dolores (Paula Burlamaquí) é a mãe do rapaz. Suelen, então casada com Roni, resolve ajudar o sogro e assume a loja. Ela manda Darkson (José Loreto) se vestir de mulher e ir anunciar as promoções na rua.

Ele se recusa no começo, mas, com medo de perder o emprego, aceita.

Malu Mader deve ser a grande vilã de “Dancin’ Days”


Malu Mader viverá personagem que foi de Joana Fomm

A Globo já está preparando o remake de “Dancin’ Days”, que deve ser exibido na faixa das onze em 2013. A primeira atriz escalada até agora é Malu Mader, fora das novelas desde o fim de “Ti Ti Ti” (2010).

De acordo com a Folha, a atriz deve viver a vilã Yolanda Pratini na trama. A personagem, vivida por Joana Fomm na primeira versão, fará de tudo para destruir a vida de sua irmã, a protagonista Júlia de Souza Mato.

Também autor da primeira versão, Gilberto Braga deve fazer a adaptação. A direção ficará a cargo de Dennis Carvalho.

SBT estuda fazer remake de “Chiquititas”

"Chiquititas" marcou época e uma geração

O SBT resolveu voltar aos velhos tempos. Após ressuscitar a Professorinha Helena de “Carrossel” e anunciar a volta do Bozo, a emissora de Silvio Santos estuda fazer o remake de “Chiquititas”, um dos maiores sucessos da história do canal.

Exibida entre 1997 e 2001, num total de cinco temporadas, a trama foi responsável por lançar mania na época e revelar nomes como Fernanda Souza, Paulo Nigro, Pierre Bittencourt, Carla Diaz, Jonatas Faro, Thiago Oliveira, Sthefany e Kayky Brito, entre outros.

Falando nisso, ano passado, a Record chegou a cogitar a produção do remake de “Chiquititas”, assim como o de “Carrossel”, mas acabou voltando atrás.

Os direitos de “Chiquititas”, vale lembrar, pertencem à argentina Telefé e à Produtora Cris Morena, responsável, entre outras coisas, por “Floribella”, trama infanto-juvenil exibida pela Band entre 2005 e 2006.

“Rebelde” fecha o mês de junho em baixa

"Rebelde" vem marcando baixos índices na Record

“Rebelde” continua perdendo público. A trama registrou no mês de junho a pior audiência desde a estreia. A trama mudou recentemente de horário, batendo de frente com “Carrossel”, do SBT.

De acordo com dados do Ibope, em junho, o folhetim marcou 5.7 de média. O SBT foi vice-líder no horário, com 9.3 pontos. A Band marcou no período 3.1 e a Globo 31.7. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

No Rio, os índices não são tão diferentes. “Rebelde” marcou 5.9 pontos, contra 7.5 do SBT, 36.2 da Globo e 3.8 da Band. A emissora convidou recentemente Rodrigo Faro para uma breve participação. A ideia é usar a popularidade do apresentador para chamar a atenção do público juvenil.

Tiago Santiago entrega sinopse de nova novela ao SBT

A última novela do autor na emissora foi "Amor e Revolução"

O autor Tiago Santiago entregou na última quinta-feira (28) ao SBT a sinopse de sua próxima novela, prevista para estrear após o término de “Carrossel”.

A sinopse gira em torno de crianças com superpoderes, algo semelhante a saga de “Os Mutantes”, escrita por ele na Record. De acordo com Flávio Ricco, o projeto se enquadra na decisão da emissora de colocar somente uma novela por vez no ar, devido a inexistência de espaço e condições operacionais para realizar mais de um trabalho ao mesmo tempo.

Além disso, ainda não se sabe se haverá uma segunda temporada de “Carrossel”. Mesmo com os bons índices, ainda é uma incógnita. Outro fator é o contrato de Santiago com o SBT. O atual termina em 2013.

Globo pode esticar “Avenida Brasil” em duas semanas

"Avenida Brasil" pode ganhar mais espaço na Globo

Sucesso de audiência e repercussão, “Avenida Brasil” pode ganhar mais tempo no ar. A Globo estuda esticar o folhetim de João Emanuel Carneiro em até duas semanas. Com isso, a trama ganharia mais 12 capítulos.

Desta forma, “Salve Jorge”, de Glória Perez, estrearia em 29 de outubro ou 5 de novembro. Assim, a equipe, que já começou a gravar na Turquia, ganharia mais tempo para abrir uma margem confortável de capítulos.

Atores de “Rebelde” e “Máscaras” se recusam a participar de programas da Record

Os protagonistas de Rebelde

Os atores de “Rebelde” e “Máscaras” têm se recusado a participar de programas e eventos da Record. “Hoje em Dia”, “Tudo é Possível” e “Programa do Gugu” são os mais atingidos com a recusa dos artistas.

A emissora de Edir Macedo quer acabar com isso e promover uma divulgação maior de suas tramas por meio dos atores. Segundo Flávio Ricco, do UOL, a Record passará a cobrar com mais frequência esse “entrosamento” entre as produções.

Falando em falta de química, Marcos Mion vem mantendo uma distância regulamentar da equipe do “Ídolos”. Embora o ex-VJ seja bastante elogiado nos bastidores, observa-se que não há o mesmo entrosamento de antes, quando o reality era comandado por Rodrigo Faro.

Morte de Max irá ao ar no dia 21 de julho, diz jornal

Carminha conversa com Max

O vilão Max (Marcello Novaes) deve morrer no capítulo que vai ao ar no dia 21 de julho, em “Avenida Brasil” (Globo), diz o jornal “O Dia”.

O crime, como já foi dito aqui, terá cinco suspeitos: Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella), Ivana (Letícia Isnard), Nilo (José de Abreu) e Lúcio (Emiliano D’Ávila). A novidade é o sumiço de Nina. Um dia, ela vai levar café da manhã para Carminha e não vai voltar.

A vilã dirá que ela pediu demissão e foi embora de vez da mansão.

Juliana Paes fala sobre “Gabriela” e diz que já gravou a cena do telhado

Juliana Paes vive "Gabriela"

Juliana Paes, 33, falou à revista “Marie Claire” que não tem tanta liberdade quanto sua personagem Gabriela, na novela da Globo.

“Gabriela é livre. Tento ser um pouco mais livre nesta jaula que é a minha vida de atriz, afinal, tenho uma vida pública. Mas não é fácil”, diz. Ela também se defendeu dos boatos de que seria muito velha para o papel.

“Pela primeira vez eu me vi agredida por uma notícia fabricada. Essa história de ser velha para o papel nunca existiu. Tive que me defender de algo que nunca tinha acontecido. Foi a coisa mais maluca que já vivi na vida. Não guardo rancor”, fala ela, que não malha muito para manter o corpão. “Nunca malhei como as pessoas imaginam. Tenho preguiça”.

Ontem, a atriz gravou a famosa cena em que a personagem Gabriela sobe no telhado para pegar uma pipa, mas ela não sabe quando vai ao ar.

“Dancin’ Days” estará em alta em 2013


Sônia Braga foi uma das estrelas de "Dancin' Days"

Grande sucesso em 1978, “Dancin’ Days” estará em alta em 2013. O canal Viva, da Globosat, reprisará o folhetim estrelado por Sônia Braga no próximo ano. A trama também ganhará um remake na SIC.

Aqui no Brasil, a Globo também negocia produzir uma nova versão, que seria exibida no horário das 23h, assim como “Gabriela” e “O Astro”. O autor Gilberto Braga, que escreveu a primeira versão, deve fazer a adaptação.

Não é a primeira vez que a emissora pensa em fazer um remake do folhetim, mas trazer uma trama que lançou moda nos anos 70 para os dias de hoje não será tarefa fácil. Dennis Carvalho, à frente de “Novo Tempo”, deve dirigir a novela.

“Passado Próximo” ganha novos nomes

Victor Fasano e Stella Freitas são confirmados na trama

A Record vem acelerando a escalação da novela “Passada Próximo”, que substituirá “Máscaras” a partir de outubro. Victor Fasano, que vai apresentar a segunda temporada do reality “Amazônia” no ano que vem, foi escalado.

Stella Freitas, que viveu a Virgínia de “Ribeirão do Tempo” (2010), também estará no elenco, que já conta com Beth Goulart, Paulo Figueiredo, Umberto Magnani, Bruno Ferrari, Joana Balaguer, Ana Roberta Gualda, Juliana Silveira e Juliane Trevisol.

Falando em “Passado Próximo”, a Record confirmou que Bárbara Borges e Roberta Gualda vão viver as gêmeas protagonistas. O folhetim tem autoria de Gisele Joras e as primeiras gravações serão feitas no Rio de Janeiro.

Samara Felippo é confirmada em “José do Egito”


Samara Felippo é a mais nova contratada da Record

Como já era previsto, a Record confirmou a contratação da ex-global Samara Felippo. A atriz já foi escalada para a minissérie “José do Egito”, onde interpretará Diná, única filha mulher de Jacó, pai do protagonista José, que será vivido por Ângelo Paes Leme.

De acordo com o jornalista Daniel Castro, do R7, a personagem, uma das principais da minissérie, será uma moça amável, ingênua e otimista. Em uma das fases da história, Diná é abusada sexualmente e começa a ficar deprimida e isolada.

Além de Samara, “José do Egito” contará com os ex-globais Larissa Maciel, Gustavo Leão e Guilheme Winter. A estreia é prevista para janeiro de 2013.

Novela que substituirá “Salve Jorge” será escrita por Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco emplacará uma novela às 21h

O autor Walcyr Carrasco, que está escrevendo o remake de “Gabriela”, será o autor da novela que substituirá “Salve Jorge” na faixa das nove. A emissora ainda não tinha confirmado o nome do substituto da novela de Glória Perez, mas Benedito Ruy Barbosa e Maneol Carlos também estavam cotados.

De acordo com o jornal O Globo, Walcyr já até mesmo entregou a sinopse, que agradou a emissora. A trama, uma história contemporânea, será ambientada em um hospital.

Mesmo emendando um trabalho no outro, Carrasco conseguiu um tempinho para preparar a história. O autor, agora, entrou para o time de primeira da Globo, que conta com João Emanuel Carneiro, Aguinaldo Silva, Silvio de Abreu, Glória Perez, Manoel Carlos e Gilberto Braga.

Ator-mirim cadeirante grava primeiras cenas de sua participação em “Carrossel”

A professora Glória (Tereza Villela Xavier) e seu filho Tom (João Lucas Takaki)

O ator mirim João Lucas Takaki gravou as primeiras cenas de sua participação na novela “Carrossel”, de Iris Abravanel, na sexta-feira, 29 de junho. João dará vida ao personagem Tom, um garoto cadeirante, filho da professora Glória (Tereza Villela Xavier), que é contratada pela Escola Mundial para dar aulas de inglês.

Glória é uma professora mal humorada, porque tem um passado que a perturba, pois seu marido morreu em um acidente e o filho, Tom, ficou paraplégico, na cadeira de rodas.

Tom vive recluso em casa, observa as pessoas pela janela, pois tem receio de sair e ser motivo de chacota para as outras crianças. Ele é descoberto pelos alunos do terceiro ano da Escola Mundial e é encorajado a sair de casa. O garoto ganha confiança e passa a estudar na Escola Mundial. Tom faz grandes amigos e descobre a alegria de brincar ao lado de outras crianças.

As cenas vão ao ar por volta do capítulo 100.

Globo monta estratégia para evitar vazamentos de informações de “Avenida Brasil”

Após ser desmascarada, Nina desaparecerá

O clima nos bastidores da novela “Avenida Brasil” não é dos melhores. Os diretores da trama têm aterrorizado os atores e a equipe que trabalha na produção. Acontece que a emissora quer sigilo total nos próximos capítulos, que marcarão uma grande virada.

De acordo com o jornal Extra, João Emanuel Carneiro também montou um esquema para evitar vazamentos de informações. O autor criou 18 cenas secretas para o capítulo 102, que só serão entregues para os atores que participarão das sequências.

Neste capítulo, Nina (Débora Falabella) desaparecerá. Carminha (Adriana Esteves), que já saberá de toda a verdade, dirá a Janaína (Cláudia Missura) que demitiu a empregada, deixando Zezé (Cacau Protásio) desconfiada da patroa.

Record está de olho em diretor de “Carrossel”

Reynaldo Boury e Íris Abravanel

O sucesso de “Carrossel” começa a despertar o interesse da concorrência. Depois da Globo, que tentou contratar Larissa Manoela, intérprete da pequena Maria Joaquina, agora é a vez da Record de sondar Reynaldo Boury, diretor da trama.

De acordo com Flávio Ricco, do UOL, Boury foi procurado por diretores da Record na semana passada. Não se sabe, ainda, se a proposta foi para uma troca imediata de emissora ou apenas quando o remake infantil chegar ao fim, em março de 2013.

Um dos maiores diretores brasileiros, Reynaldo Boury carrega em seu currículo sucessos como  ”Irmãos Coragem” (1970/1995), “Selva de Pedra” (1972), “Plumas e Paetês” (1980), “Sinhá Moça” (1986), “Tieta” (1989), “Sonho Meu” (1993), entre outros. No SBT, além de “Carrossel”, ele foi responsável por “Amor e Revolução” (2011).

Fafy Siqueira e Jayme Matarazzo são escalados para “Sangue Bom”

Fafy voltará a trabalhar com Maria Adelaide Amaral

Depois de interpretar Dercy Gonçalves na minissérie “Dercy de Verdade”, exibida em janeiro, Fafy Siqueira, que estava sem contrato com a Globo, foi escalada para a próxima novela de Maria Adelaide Amaral, que também escreveu a minissérie.

Em uma recente entrevista ao programa “Agora é Tarde” (Band), Fafy chegou a dizer que se viu no lugar de Dercy, já que prestou serviços à Globo e foi demitida em seguida. Ela chegou a desacreditar que faria um novo trabalho na emissora.

A trama, que ganhou título provisório de “Sangue Bom”, terá ainda Jayme Matarazzo. O ator atualmente integra o elenco de “Cheias de Charme”. Fernanda Vasconcellos, Sophie Charlotte, Marco Pigossi e Letícia Sabatella também estão confirmados. A novela substituirá “Guerra dos Sexos” na faixa das sete a partir de maio de 2013.

Record escala primeiros nomes de “Passado Próximo”

Beth Goulart, Bárbara Borges e Umberto Magnani

A Record já começou a escalar o elenco de “Passado Próximo”, novela que substituirá “Máscaras” a partir de outubro. Beth Goulart, Paulo Figueiredo e Umberto Magnani foram recentemente escalados.

De acordo com a coluna “Na TV”, do IG, os veteranos se juntarão ao time que já conta com Bruno Ferrari, Joana Balaguer, Ana Roberta Gualda e Juliane Trevisol. Bárbara Borges será a intérprete das gêmeas vilãs.

Juliana Silveira também já foi informada que pode integrar o elenco. “Passado Próximo”, de Gisele Joras, contará a história de uma órfã que procura seu pai biológico. Ela contará com ajuda da tia e das gêmeas.

Jurema Reis é confirmada em “Novo Tempo”

Jurema Reis fez parte do elenco de "Morde & Assopra"

Revelada em “Morde & Assopra no papel da Maria João, Jurema Reis foi confirmada na próxima das seis da Globo, “Novo Tempo”. A atriz começará gravar em breve suas primeiras cenas na trama.

“Novo Tempo” vai mostrar o Rio de Janeiro no ano de 1904. O cenário principal será o surgimento das primeiras favelas do Brasil. A emissora iniciou as primeiras gravações nos casarões de Petrópolis e de São Luís, no Maranhão, que reproduzirão o Rio de Janeiro no início do século passado.

O elenco conta ainda com Alessandra Negrini, Bia Seidl, Werner Schunemann, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Paulo Betti, Maria Padilha, Sheron Menezzes, Emílio de Mello, Daniel Dalcin, Maria Eduarda, entre outros. “Novo Tempo” tem estreia prevista para setembro, substituindo “Amor Eterno Amor”.

Atriz revelada em “Clandestinos” estará em “Malhação”

Elisa Pinheiro é um dos nomes da nova "Malhação"

Os atores lançados na série “Clandestinos – O Sonho Começou” (2010) continuam integrando novelas da Globo. Depois de Alejandro Claveaux, Chandelly Braz, Giselle Batista, Emiliano D’Ávila, entre outros, chegou a vez de Elisa Pinheiro entrar em uma novela.

A atriz, que gravou uma participação em “Cordel Encantado” no ano passado, acaba de ser confirmada na nova “Malhação”, que estreia dia 13 de agosto. Eliza integra um elenco que já conta com Danielle Winits, Leo Jaime, Maria Paula, David Lucas, Thalma de Freitas, Eduardo Galvão, Vanessa Lóes, Blota Filho, entre outros.

A nova temporada de “Malhação” terá personagens mais jovens e voltará a se passar em uma escola. A trama se dividirá em várias histórias, contadas em 15 dias cada. A direção é de José Alvarenga.

“Carrossel” estremece relação da Televisa com a Record


“Carrossel” estremeceu a relação da Televisa com a Record. De acordo com Flávio Ricco, do UOL, a parceria com os mexicanos não é mais bem vista na Barra Funda, pelo contrário, passou a ser duramente criticada.

A Record entende que ao mesmo que a Televisa mantém um contrato com ela, continua sendo parceira do SBT. Aliás, desde 2008, quando fecharam com a Record, os mexicanos sempre mantiveram um bom diálogo com a turma da Anhanguera.

Como adiantado, com o vínculo da Record próximo do fim, o SBT vem acenando para a Televisa a fim de retomar a parceria que durou quase duas décadas.

Carminha descobrirá toda a verdade sobre Nina

Depois de descobrir toda a verdade, Carminha iniciará sua vingança

A novela “Avenida Brasil” promete grandes emoções nos próximos capítulos. Finalmente, Carminha (Adriana Esteves) vai descobrir que sua empregada Nina (Débora Falabella) é a menina que ela abandonou no passado.

De acordo com o jornal O Globo, tudo começa quando Zezé (Cacau Protásio) conta para Carminha que viu a cozinheira dando muito dinheiro para Nilo (José de Abreu). Junto com Lúcio (Emiliano D’Avila), a vilã vai até a casa de Betânia (Bianca Comparato) para tentar descobrir a verdade. Lá, Carminha vê uma carteira da moça com seu nome verdadeiro.

Depois disso, a dupla visita a casa de Nilo. O ex-catador de lixo tentará impedir a entrada de Lúcio e Carminha, mas vai acabar levando um tapa na cara. Quando vê uma foto de Nina, a mulher de Tufão (Murilo Benício) entende que foi enganada. Sem saída, Nilo diz toda a verdade e afirma que a vilã mereceu.

Quando chega à sua mansão, Carminha, que ficará sozinha com Nina, pede uma comida bem caprichada. “Quero que cê faça esse jantar como se fosse o último da sua vida”, dirá, deixando a jovem preocupada. 

No dia seguinte, a vilã chama Lúcio para iniciar sua vingança.

“Novo Tempo” mostrará o início do futebol no Brasil

Caio Blat estará em "Novo Tempo"

A próxima novela das seis, “Novo Tempo”, não mostrará apenas o crescimento das primeiras favelas no Brasil, no ano de 1904. O folhetim também mostrará a chegada do futebol ao nosso país.

De acordo com o jornal O Globo, os atores Rafael Cardoso, Caio Blat, Klebber Toledo e Daniel Dalcin terão aula especial sobre o futebol na época com Milton Teixeira. Os personagens serão responsáveis por trazer o esporte britânico ao Brasil.

“Novo Tempo” abordará o destino dos ex-escravos na sociedade e ricos fazendeiros que perderam poder. A trama tem autoria de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, e direção-geral de Dennis Carvalho. A estreia está prevista para setembro.

Teledramaturgia é tema de especial do Viva Voz

Para o mês de julho, o “Viva Voz” preparou um especial – com quatro episódios - dedicado a grandes nomes da teledramaturgia brasileira. A partir do dia 6, Silvio de Abreu, Gilberto Braga, Manoel Carlos e Maria Adelaide Amaral revelam à Sarah Oliveira as histórias e as inspirações que motivaram suas obras. E o público participa opinando quais novelas e minisséries marcaram suas vidas.

Silvio de Abreu é o primeiro convidado desta seleção de autores, que será apresentada semanalmente. Em sua casa em São Paulo, o autor recorda novelas de sucesso como “Cambalacho”, “A Próxima Vítima”, “Sassaricando” e “Rainha da Sucata”. Silvio revela que o desejo de fomentar a discussão e mexer com a cabeça das pessoas o motivam a escrever.

O especial autores será exibido todas as sextas de julho, às 22h30, no canal de TV por assinatura GNT.

Horários alternativos: domingo, às 07h30/segunda-feira, às 08h e às 14h/sexta-feira, às 18h30

 

‘Mad Maria’ na nova temporada do Faixa Comentada



A partir de hoje, o Canal Futura reexibe a minissérie “Mad Maria”, com direção de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, sobre construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no norte do Brasil, entre 1907 e 1912.

A nova temporada do Faixa Comentada, que vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 23h, conta agora com a apresentação da atriz Taís Araújo. Os 35 episódios, de 50 minutos cada, serão acompanhados de comentários sobre a cenografia, o  figurino, a fotografia, a preparação do elenco, as curiosidades da produção, a construção da narrativa e dos personagens. Por meio de entrevistas com profissionais e especialistas, o programa também abordará os aspectos históricos, literários e comportamentais da minissérie, exibida pela Rede Globo em 2005.

Baseada no romance homônimo de Márcio Souza, e adaptada para TV por Benedito Ruy Barbosa, “Mad Maria” retrata a extraordinária história que cerca a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A ferrovia, que se estende por 366 km dentro da floresta amazônica, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, foi um dos maiores desafios arquitetônicos do século XX e contabilizou a perda de 1.522 homens, por conta das condições insalubres de trabalho, a má alimentação, os ataques de índios e de animais.

A narrativa é dividida em dois grandes núcleos principais, separados geograficamente – uma parte da história se passa no meio da Amazônia, durante a construção da estrada de ferro; e a outra trama tem, como pano de fundo, o Rio de Janeiro do início do século XX, então capital federal. Através desses dois cenários opostos, “Mad Maria” mostra o cotidiano dos homens que trabalharam duro para finalizar a ferrovia, contrastando-o com o glamour e efervescência da vida dos políticos e empresários da capital.

A minissérie teve uma superprodução e contou com um grande elenco da Rede Globo nos papéis principais, como Antônio Fagundes, Fábio Assunção, Ana Paula Arósio, Tony Ramos, Cássia Kiss, Fidelis Baniwa, Cláudia Raia e Juca de Oliveira.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Confira o que vai acontecer hoje (04/07) nas novelas

Em "Avenida Brasil", Max diz a Ivana que deixará a mansão

Malhação Conectados (Globo- 17h50): Laura pede que Débora chame Bernardo para uma conversa com ela. Da prisão, Moisés orienta Fôjo a continuar com suas falcatruas na Comunidade dos Anjos. Carmem pede que Aparecida a ajude a recepcionar sua amiga Yara. Gabriel procura Cristal e pede que não se mude para o Sul com Tomás. Laura ouve uma conversa de Débora e Bernardo ao telefone e decide seguir os dois.
Betão pensa em se aproveitar da fama de Maria para ganhar espaço na mídia. Os moradores da Comunidade dos Anjos elegem Fôjo como responsável, na ausência de Moisés. Bernardo foge de Débora ao ver Laura se aproximar. Laura consegue o endereço dos pais de Bernardo. Yara chega à casa de Carmem. Dieguinho e Jefferson avisam a Fôjo que Bertoni é o novo empresário da dupla. Gabriel conversa com Beatriz e considera se casar com Cristal para ficar ao lado de seu suposto filho.

Amor Eterno Amor (Globo- 18h20): Clara tem uma visão de sua vida passada. Elisa se assusta com o gato Dom e Clara acha graça. Julinho e Laís fogem da pousada. Miriam se surpreende ao ver Dom ao seu lado. Clara procura pelo gato na mata mais densa da fazenda e se perde. Jáqui vê Priscila com Kléber na praia e arma um escândalo. Melissa questiona Virgílio sobre sua vida com Angélica.

Mauro avisa a Gilda e Marlene que os filhos fugiram. Julinho e Laís discutem. Laura tenta convencer Priscila a se afastar de Kléber. Gil e Débora correm juntos pelo calçadão. Zilda avisa a Miriam do sumiço de Clara e implora que a neta venha para a fazenda ajudar nas buscas.

Cheias de Charme (Globo- 19h30): Penha, Cida e Rosário recebem as fãs antes de saírem para o aeroporto. Brunessa elogia Sônia. Elano fica tenso ao saber que Sarmento e Conrado estão prestes a concluir seu plano. Liara apressa Rodinei para a entrevista com Emília. Lygia desenvolve uma pneumonia e Alejandro se preocupa. Sandro entra em pânico na decolagem do avião. Emília se interessa pelas declarações que Messias faz sobre Rodinei. Sidney avisa a Rosário para tomar cuidado com Chayene.
Alejandro conta para Liara que o estado de Lygia é grave. Sandro reclama por não estar no quarto com Penha. Chayene é desprezada pelos fãs. Morvan engana Epifânia para saber o paradeiro de Socorro. Tom incentiva as Empreguetes a provocar Chayene na coletiva de imprensa. Dinha pede para Inácio treiná-la para um campeonato de kickboxing. Chayene agride Socorro na frente das Empreguetes, e o trio ameaça não subir ao palco.

Avenida Brasil (Glob0-21h10): Max e Jorginho brigam. Janaína garante a Nina que, se Lúcio não pedir demissão da mansão, ela o denunciará. Jorginho ameaça entregar Lúcio para Tufão. Carminha desconfia de que Max esteja envolvido com outra mulher. Roni propõe um casamento de fachada para Suelen, que aceita. Leleco cobra uma posição de Darkson em relação a Tessália.

Tomás e Débora se arrumam para o casamento de Cadinho e Alexia. Carminha consegue fazer com que Jorginho confesse que ainda está sofrendo por Rita. Noêmia e Verônica decidem impedir o casamento de Cadinho. Na igreja, Paloma revela a todos que Cadinho é seu pai. Incentivado por Nina, Max diz a Ivana que deixará a mansão

Gabriela (Globo – 23h): Sinhazinha fica confusa com o beijo de Osmundo. Zarolha pede a Pirangi que avise a Nacib que fará um escândalo se o comerciante não aparecer no Bataclã. Josué convida Malvina para ser seu par no baile. Amâncio e Berto esperam a chegada de Juvenal na estação. Doroteia avisa a Juvenal que ele irá à casa de Ramiro conhecer Gerusa, sua futura mulher. Juvenal convida Gerusa para o baile. Sinhazinha diz a Jesuíno que não se sente bem, mas ele obriga a mulher a lhe servir.

Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa.

Carrossel (SBT- 20h30): Jaime afirma a Carmen que depois de conversar com seu pai irá procurá-la. Os dois marcam encontro na casa abandonada. Adriano chega em sua casa e tenta acessar a outra dimensão por meio do buraco negro, mas não consegue. Revoltado, Cirilo diz ao pai que Jaime quer namorar todas as meninas da classe. Valéria comenta com a mãe, Rosa, a situação de Carmen. Ela diz que Jaime vai ajudar a colega. Valéria conta para Rosa que Maria Joaquina continua com o nariz empinado. A menina pede para a mãe prometer que irá levá-la para conhecer a Disney. Os garotos se reunem na casa abandonada.
Carmen conta a Inês que conversou com Helena. Carmen aconselha a mãe a ficar tranquila, pois tudo vai se resolver. Helena comenta com Cristina, sua mãe, que quer que Carmen continue na escola, pois uma transferência seria muito difícil para a menina. Cristina aconselha a filha a preparar Carmen para o mais difícil. Na casa abandonada, os garotos encontram a porta da câmara secreta. Carmen conta para Inês que não vai precisar sair da escola, pois Jaime tem um plano. Paulo, Daniel, Kokimoto, Cirilo e Davi atravessam a passagem secreta. Os garotos começam a caminhar por um corredor escuro, sombrio. Valente, Paulo é o que sente mais medo. Jaime conta ao pai que se ofereceu para pegar Carmen na casa da avó dela.

Rebelde  (Record- 20h30): Mesmo sendo flagrados por Vicente, Miguel e Diego pulam o muro do Elite Way. Maria fica espantada ao descobrir que haverá policiais à paisana no colégio. Vicente procura Jonas para dizer que Miguel e Diego saíram do colégio. Maria e Murilo saem do esconderijo chocados. A estudante diz que contará para todo mundo o que descobriu. Pedro, Tomás e Carla ficam preocupados com o sumiço de Diego. Alice morde o braço de um dos bandidos. Depois de ver Alice sendo capturada, Roberta decide não abandonar a amiga e volta para o cativeiro.

Miguel e Diego vão para o sótão investigar o sequestro. Maria conta a Juju e Penélope sobre o sequestro. Os alunos chegam à conclusão que o sequestrador é o culpado por ter dopado os alunos. Leonardo e Silvia ficam preocupados ao saber que Diego fugiu do colégio. Eles ainda não sabem do sequestro. Roberta e Alice conversam para espantar o desespero. Miguel e Diego conseguem descobrir a placa da caminhonete dos sequestradores. Os sequestradores ligam para Binho e cobram o dinheiro. Jonas fica furioso ao saber que os alunos já estão comentando sobre o sequestro.

Máscaras (Record- 23h15): Otávio (Martim) se arruma para o encontro. Ele não permite que Eliza o acompanhe. Novais e Pulga, que esperam fora do quarto, saem com o marido de Eliza. Big Blond convence Evaldo a acompanhá-lo no encontro com Otávio (Martim). Mário pega a caixa de um rifle que estava embaixo da cama. Geraldine aparece e o atirador logo esconde a arma. Ela percebe algo, mas disfarça. Mário sai, sem dizer para onde vai e Geraldine fica intrigada. Otávio (Martim) e Big Blond chegam para o encontro, acompanhados por seus capangas, mas se mantêm distantes. Mário chega em um ponto mais alto, com excelente visão. Perto da fazenda, Caio liga para Manuela e avisa que está indo buscá-la. Como não pode entrar no local, ele conta onde parou e exige que Manuela vá encontrá-lo. Animada, ela arruma algumas coisas e sai.

Toga e Martim falam sobre negócios quando recebem uma ligação do porteiro, que avisa sobre a saída de Manuela. A dupla decide pegar o jipe para encontrá-la. Caio encontra sua amada e os dois partem. O jipe se aproxima rapidamente e começa uma perseguição. Toga começa a atirar. Gino prepara o cenário da festa. Flávia e Valéria não gostam muito. O trio entra em uma conversa e as duas disputam a atenção do músico. Caio avista um posto policial e se aproxima. Ele sai do carro com Manuela e o casal entra no posto policial. Martim exige que Toga dê a volta e retorne para a fazenda. Otávio (Martim) e Big Blond acenam um para o outro e começam a se aproximar. Mário prepara o rifle e mira na praia. Big Blond tenta negociar sua vida em troca de informações sobre Tavinho. Ele faz um sinal para Mário, que se prepara.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Lilia Cabral pode protagonizar novela das sete

Lilia Cabral como Griselda, protagonista de "Fina Estampa"

Marcelo Saback, que recentemente integrou a equipe de colaboradores da próxima novela de Manoel Carlos, pode emplacar uma trama no horário das sete na Globo. O folhetim, que terá muita comédia, pode trazer uma grande atriz no posto de protagonista.

Lilia Cabral, que protagonizou “Fina Estampa”, está nos planos de Marcelo. A escalação, no entanto, não pode ser dada como certa, já que Lilia é disputada por outros diretores e autores da Globo. A atriz já protagonizou a série “Divã”, que foi escrita por Saback.

Em carta, atores de “Máscaras” defendem novela e autor


O autor Lauro César Muniz

Um grupo de 28 atores de “Máscaras” – praticamente todo o elenco da trama – divulgou uma “carta de amor” à novela e ao autor Lauro César Muniz. No documento, os artistas chamam atenção para as mudanças promovidas na história e a relação qualidade/audiência imposta por alguns setores da mídia.

Com médias entre 5 e 7 pontos, “Máscaras” obtém até o momento uma das mais baixas médias da dramaturgia da Record. A trama, não custa lembrar, vem sendo exibida por volta das 23h30, o  que impossibilita um melhor desempenho no Ibope.

Confira, na íntegra, a carta:
CARTA DE AMOR DOS ATORES DE “MÁSCARAS”
Inconformados com o tratamento  dado ao nosso trabalho, em vários tipos de mídia, nos manifestamos e queremos alertar para algo que não está sendo percebido.

No começo os críticos  reclamavam que a novela era difícil, feia até. Acatamos, Lauro abriu mais a trama, lutamos, perdemos um diretor, ganhamos outro, uma NOVA novela está no ar. Isso, estranhamente, quase ninguém comenta.

1 – É do conhecimento de todos que uma novela que vai ao ar após às 23h30m , não tem a mesma audiência de uma outra que vai ao ar às 21h. No entanto, a veiculação sobre o índice de audiência de “Máscaras”, não vem com esta informação.

2 – Nós não aceitamos a avaliação de nosso trabalho apenas através do índice/Ibope, o que significaria colocar o trabalho dos atores no mesmo patamar de componentes de um reality show. O Ibope é um índice de mercado, comercial, compreendemos isso, mas nosso trabalho é artístico.

3 – “Máscaras” inova e transgride, mas isto não está sendo percebido pela maioria. O que não estão vendo em nossa novela, é que ela quebra com os clichês das novelas convencionais: quando apresenta um galã dúbio, que tanto pode ser bom ou mau caráter, sem heroísmo romântico; vilões que se apaixonam, cujas ações são misturadas com humor e atitudes paradoxais, sem maniqueísmos; um casal que tem um filho imaginário, uma metáfora, algo inexistente em novelas; personagens com tesão explicita e realizada, fugindo aos padrões antigos de comportamento; um retrato político do capitalismo selvagem internacional, ao mostrar uma organização com interesses em propriedades de outra nação, como acontece com o petróleo do Oriente Médio, ou a loucura dos investidores da bolsa americana, em sua ambição desenfreada, levando o mundo a uma crise imensa. Não é justo que essa inovação, essa ousadia, não fique registrada, seja tratada tão prosaicamente, baseada tão sómente  no valor Ibope.

4 – Não estamos incomodados por qualquer crítica desfavorável, respeitamos o gosto de cada um. Afinal, o que seria da música “brega”, se todos gostassem de Mozart? O que seria de Van Gogh que só vendeu após a morte? O que nos dói é saber que esta que será a última novela de Lauro Cesar Muniz tem sido tratada de forma tão equivocada por alguns veículos da mídia, sem o cuidado de prestar atenção ao texto deste grande dramaturgo, cuja obra plenos de amor e garra representamos. Além disto  trata-se do nosso ofício e do nosso mercado de trabalho.

5 – Temos encontrado uma reação calorosa nas ruas e, sabemos, isto não acontece com um trabalho sem audiência. A TV de hoje tem tantos canais, tanta programação, que não se pode cobrar das pessoas que acompanhem tudo e, talvez por isso, não tenham percebido o que estamos alertando agora. Mas, tendo feito já as mudanças que grande parte da mídia  tanto criticou e talvez estivessem certos em alguns aspectos, seria honroso que no mínimo comentassem de forma mais respeitosa, e opinassem inclusive sobre a “nova novela” quem vem sendo exibida, chama-se “Máscaras” e é boa pra caramba.

Assinam:
Barbara Bruno, Bemvindo Sequeira, Carlos Bonow, Domingos Antonio, Eliete Cigarini, Fernando Pavão, Flavia Monteiro, Giusepe Oristânio, Heitor Martinez, Iris Bruzzi, Jean Fercondini, Jonas Bloch, Jorge Pontual, Livia Rossy, Luiza Curvo, Marcelo Escorel, Marcio Killing, Nicola Siri, Nina de Pádua, Paloma Duarte, Pâmella Vidal, Petrônio Gontijo, Raul Gazolla, Renato Livera, Robert Bomtempo, Sabrina Costa, Tatsu Carvalho e Theo Fox.

Duca Rachid e Thelma Guedes podem emplacar novela no horário nobre

Thelma e Duca podem integrar o time dos principais autores da Globo

O time de autores do horário nobre da Globo pode ganhar mais um reforço da nova geração. Duca Rachid e Thelma Guedes, autoras de “Cordel Encantado”, “Cama e Gato” e “O Profeta”, entregaram uma pré-sinopse de uma novela para o horário.

Segundo o jornal O Globo, o projeto agradou a direção da Globo, mas antes de emplacar uma novela no horário nobre, a dupla escreverá mais uma trama das seis, que deve ser exibida a partir de setembro de 2013.

A história, que ganhou título provisório de “O Pequeno Buda”, se passará nos anos de 1930, e abordará os fatos políticos do Brasil nesta época. O teatro de revista também fará parte do folhetim, que terá locações no Tiber. Amora Mauter, atualmente na equipe de “Avenida Brasil”, será a diretora-geral da história

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quengas saem na procissão e chuva acaba com a seca em Ilhéus

Quengas festejam a chuva tão esperada e dançam

Cansado da queda de braço entre quengas e beatas – com os homens de Ilhéus no meio – o coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) bota ordem no galinheiro. Convoca os homens mais poderosos da cidade para votar sobre a participação das meninas do Bataclã na procissão. O resultado é quase unânime. Todos são a favor da presença das moças, até padre Cecílio (Frank Menezes)!

É ele mesmo que vai dar a notícia para Maria Machadão (Ivete Sangalo) e companhia. Elas nem acreditam quando vêem o padre no Bataclã.“Eu vim pra anunciar que… Enfim, houve uma votação. Os coronéis aprovaram a participação de vosmicês na procissão”, declara o padre.

“Zarolha, tu venceu!”, grita Miss Pirangi (Gero Camilo). As moças gritam e comemoram. Zarolha (Leona Cavalli) está pasma: “Eu nem acredito. E o manto?” O padre completa: “Santa Maria Madalena receberá o manto bordado por vosmicês”.

Sinhazinha em êxtase diante da chuva milagrosa

E finalmente, o povo todo de Ilhéus sai às ruas para pedir aos santos que tragam a chuva e salvem a safra de cacau, ameaçada pela estiagem. Estão todos lá: coronéis, beatas, normalistas, empregados e… As quengas, logo atrás de Santa Maria Madalena vestida no manto. Nem bem começam a rezar e seguir pelas ruas da cidade, pingos d’água começam a cair do céu. Sem mais aviso, uma chuva torrencial despenca, lavando as almas e devolvendo a força para o cacau.

As quengas começam a dançar, emocionadas. Gabriela (Juliana Paes) se deixa molhar e celebra o fim da seca. Os coronéis tiram seus chapéus. Dona Sinhazinha (Maitê Proença), cheia de fé, abre os braços, em êxtase: “Milagre! Milagre!”

Essa cena vai ao ar a partir de terça-feira, 3 de julho.

Chayene copiará clipe das empreguetes

Chayene criará nova polêmica em "Cheias de Charme"

O clipe “Vida de Empreguete” ganhará uma versão copiada na novela “Cheias de Charme”. Chayene (Cláudia Abreu) vai plagiar a música de Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e “aquela umazinha” (Cida – Isabelle Drummond).

A cantora lançará o clipe “Vida de Patroete”. O vídeo, assim como no caso de “As Empreguetes”, cairá na internet e fará o maior barulho.

Falando na trilha sonora da trama, as músicas “Xote de Brabuleta” e “Maria Brasileira” vão entrar no CD da trama. O público está tendo dificuldade para encontrar os CDs nas lojas. A fábrica alega que uma greve do setor atrapalhou a distribuição.

Lavínia Vlasak recusa proposta para voltar à Record

Lavínia em recente participação em "As Brasileiras"

A Record segue sondando artistas da Globo pra reverter o grande desfalque de seu elenco nos últimos tempos. Lavínia Vlasak, que estrelou as novelas “Prova de Amor” (2005) e “Vidas Opostas” (2006) no canal, recebeu uma proposta para voltar.

A atriz, que participou recentemente de produções da Globo, como “Insensato Coração” e “As Brasileiras”, recusou a proposta. Lavínia segue sem contrato fixo com nenhuma emissora, mas faz participações por obra em programas da Globo.

A Record também tentou recentemente trazer Márcio Garcia de volta à sua grade, mas o ator acabou renovando com a Globo. Do outro lado, Larissa Maciel, Gustavo Leão, Guilherme Winter e Samara Felippo deixaram a emissora carioca rumo ao RecNov.

Conrado e Sarmento tentam lucrar com trapaças

Elano fica desconfiado

Sarmento (Tato Gabus Mendes) e Conrado (Jonatas Faro) se uniram de vez com suas trapaças e armações. O mundo dos negócios para eles tem que lucrar de alguma forma. Mas Elano (Humberto Carrão) está na cola dos dois e vai conseguir desmascará-los.

Sarmento e Conrado saem de reunião com Rebello e terminam a conversa no salão do escritório. Sarmento se despede de Rebello agradecendo sua parceria e o bom trabalho: “Você tem sido tão… cooperativo, Rebello, temos trabalhado tão bem juntos. Dê um abraço no Otto”. Depois que Rebello vai embora, o advogado fala realmente sua opinião em relação ao colega, deixando claro que ele é um mala. Mas Conrado destaca: “Mas é eficiente, e útil!”.

Enquanto os dois conversam, Elano observa tudo com atenção e fala com Marisette que precisa entrar em contato com a Dra. Lygia urgente.

A cena vai ao ar na quarta-feira, 04 de julho.

Bruno Ferrari é o primeiro nome de “Passado Próximo”

Bruno Ferrari será um vilão

Depois de ser sondado pela Globo para substituir Bruno Gagliasso em “Salve Jorge”, Bruno Ferrari, longe das novelas desde o fim de “Bela, a Feia” (2009), já está confirmado em um novo trabalho na Record.

De acordo com o jornal O Globo, Bruno é o primeiro nome confirmado no elenco de “Passado Próximo”, próxima novela de Gisele Joras, que estreia em outubro. No folhetim, ele será o vilão Norberto, marido da protagonista Diva, que também será uma mulher do mal.

Os diretores da Record estão buscando atores do banco de elenco da emissora. A trama terá direção-geral de Edson Spinello, e se passará no Rio de Janeiro.

Juliana Paes vai ter que colocar pelos no corpo

Juliana Paes em cena da novela "Gabriela"

Por causa das cenas de nudez frontal que terá que fazer em “Gabriela” (Globo), Juliana Paes terá que implantar pelos pubianos falsos, diz o jornal “Extra”.

A personagem-título, segundo alguns críticos, deveria ter pelos até nas axilas. A atriz nunca pensou nisso, já que fez depilação a laser nas axilas e na virilha.

Em recente entrevista à revista Quem, Paes falou que se sente segura com as cenas de nu do folhetim. “Hoje, o meu pensamento é: o meu corpo está assim, assim que eu sou e estou me sentindo ótima”.

Record usa Rodrigo Faro para alavancar “Rebelde”

Rodrigo Faro em cena de "Rebelde"


Rodrigo Faro, que terá um programa solo na Record, aparecerá em breve na novela “Rebelde”. A ideia da emissora é usar a imagem do apresentador para alavancar a audiência da trama, que vem marcando baixos índices nas últimas semanas.

De acordo com a coluna “Na TV”, do IG, as primeiras cenas foram gravadas nesta quinta-feira (28) e têm previsão para ir ao ar no dia 6 de julho. Faro aparecerá na novela como ele mesmo, para levar a banda ao palco do programa “O Melhor do Brasil”.

Rodrigo gravou ainda com Floriano Peixoto, o diretor do Elite Way. Nas sequências, ele convencerá o profissional a liberar os alunos.

Record tira Guilherme Winter e Gustavo Leão da Globo


Guilherme Winter ficou seis anos na Globo

Guilherme Winter, que fez uma participação em “Cheias de Charme”, da Globo, e Gustavo Leão, fora da telinha desde o fim de “Ti Ti Ti” (2010), são os mais novos contratados da Record. Os dois estarão em “José do Egito”.

Guilherme foi escalado para viver Ruben, o irmão do protagonista da minissérie, que estreia em janeiro de 2013. O novo trabalho também terá no elenco Samara Felippo e Larissa Maciel, ex-artistas da Globo.

“José do Egito” conta ainda com Ângelo Paes Leme, Patrícia França, Carla Regina, Leonardo Vieira, Andrea Avancini, Babi Xavier, Caio Junqueira, Camila Rodrigues, Luciele di Camargo, Maitê Piragibe, Paulo Nigro, Taumaturgo Ferreira, Marcela Barroso, Rick Tavares, Guilherme Berenguer, Iran Malfitano, Valéria Alencar, Simone Spoladore e Nanda Ziegler. O texto é de Vívian de Oliveira

Globo Marcas lançará DVDs de “O Bem Amado” e “A Vida Como Ela É”


Cena da novela "O Bem Amado"

A Globo Marcas prepara o lançamento dos DVDs de “O Bem Amado” (1973) e da série do “Fantástico” “A Vida Como Ela É” (1996). A novela de Dias Gomes, contada em 173 capítulos, terá um remasterização para melhorar a qualidade da imagem e som. A empresa quer o mesmo sucesso das vendas de “Irmãos Coragens” (1970), que superou as expectativas.

A série “A Vida Como Ela É”, dirigida por Daniel Filho, também terá seus 40 capítulos reempacotados para lançamento. O DVD, em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues, será lançado até o fim do mês. A aposta também é grande.

João Emanuel Carneiro muda história de Suelen a pedido da Globo

Suelen sofrerá menos em "Avenida Brasil"

O autor João Emanuel Carneiro teve que fazer mudanças na história da personagem Suelen, interpretada por Ísis Valverde. A periguete revelou no capítulo desta segunda (25) que veio da Bolívia.

De acordo com a coluna “Na TV”, do IG, a Globo pediu para esse caso ser encerrado, já que o tráfico de pessoas será o tema da próxima novela das nove, “Salve Jorge”. O autor aceitou amigavelmente a decisão da emissora. Na trama, Suelen sofreria ainda mais com os bandidos, mas o tema não pode estar batido quando estrear a próxima novela.

Vale lembrar que é a segunda vez que João Emanuel muda a história de algum personagem por causa de uma novela de Glória Perez. Em “A Favorita” (2008), o autor “matou” a secretária Maíra, para que Juliana Paes pudesse protagonizar “Caminho das Índias”.