sábado, 14 de fevereiro de 2009

Record grava cenas da novela Poder Paralelo


Produção, elenco e direção da novela Poder Paralelo estiveram na cidade de Serra Negra, no interior de São Paulo.

Os atores Gabriel Braga Nunes (Tony), Nicola Siri (Paulo), Daniela Galli (Marina), Miriam Freeland (Ligia), Tuca Andrada (Téo) e João Vitor Silva (Eduardo), entre outros, participaram das gravações externas.

Foram gravadas cenas em que Tony se diverte com a mulher Marina e com os filhos: Eduardo e as gêmeas Alessandra (Eduarda Teixeira) e Grazziela (Isadora Teixeira). Enquanto Paulo, amigo da família, filma tudo. Além das cenas do cotidiano da família na Itália, também foram gravadas as cenas em que Tony se encontra com Ligia (Miriam Freeland) depois da tragédia que mata sua família.

Poder Paralelo, com texto de Lauro Cesar Muniz e direção geral de Ignácio Coqueiro, tem estreia prevista para março.

Canal Brasil relançará O Vigilante Rodoviário


Todos os trinta e oito episódios do seriado O Vigilante Rodoviário foram recuperados pelo Canal Brasil. Segundo a coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, o grande sucesso da TV Tupi no ínicio da década de 60 será relançado em março. Protagonizada pelo ator Carlos Miranda, a história mostra as aventuras do Inspetor Carlos, que ao lado do seu cão Lobo lutava contra o crime a bordo de um Simca Chambord 1959 ou de uma motocicleta Harley-Davidson 1952.

SESSÃO HUMOR: Os Trapalhões

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Paraíso: Conheça Zé Camilo, personagem de Daniel


Coincidência ou não, Daniel vai interpretar Zé Camilo em Paraíso, próxima novela das 18h da Rede Globo. Como já te falamos aqui, o cantor gravou recentemente um filme, O menino da porteira. Por isso, ao receber o convite para a atuação nas telinhas globais, o cantor pensou duas vezes, pois faria praticamente o mesmo personagem. Mas, segundo o Extra, após aceitar o papel, sugeriu para Benedito Ruy Barbosa que o personagem se chamasse como seu pai.

— Os dois personagens são peões e chamavam Diogo. Mas ao ler o roteiro de Benedito, vi que os perfis eram diferentes. Então, só faltava mudar o nome. Meu pai nasceu numa fazenda chamada Paraíso. Por conta dessas coincidências, pedi para homenagear meu pai, que ficou muito orgulhoso — lembra Daniel.

A novela tem estreia prevista para a segunda quinzena de março e as gravações estão a todo vapor, no Mato Grosso do Sul. Na trama, o personagem trabalha na comitiva de Zé Eleotério (Eriberto Leão) e canta nas horas vagas, deixando a mulherada enlouquecida.

— Ele tem esse lado conquistador. Zé Camilo gosta de cantar para as meninas, mas não se envolve afetivamente com nenhuma delas — conta ele.

O cantor sertanejo sabe que pode ter que protagonizar cenas quentes graças a esse lado conquistador de Zé Camilo. E não parece preocupado com isso, apesar de futuramente precisar entender os conceitos sobre o “beijo técnico”.

— Tenho que convencer as pessoas. Mas tenho que me convencer também. Diogo é um peão compenetrado, que teve uma vida difícil. Ele teve um relacionamento com Juliana, que é enteada do Major Batista — adianta Daniel, referindo-se ao papel de José de Abreu e esquivando-se da pergunta sobre o beijo técnico.

Para finalizar, Daniel assumiu que está muito ansioso com a responsabilidade e que agora basta esperar e se concentrar.

Caminho das Índias: Yvone e Raul fogem e deixam Silvia na miséria


Como se não bastasse ser largada pelo marido para ficar com a melhor amiga, Silvia (Débora Bloch) será abandonada e deixada na miséria em Caminho das Índias. A dupla irá fugir para Dubai com toda a fortuna do casal.

Segundo a Tititi, Yvone (Letícia Sabatella) dirá para Raul (Alexandre Borges) que sua esposa está tendo um caso com Murilo (Caco Ciocler). O empresário irá atrás dela e verá os dois em um restaurante. Furioso, pedirá para se separar e cairá nos braços da vilã.

Pressionado por Cadore (Elias Gleiser) a revelar o destino do dinheiro desviado da empresa, Raul ficará apavorado e decidirá fugir com Yvone. Eles pegarão a fortuna da família e se mudarão para Dubai. Com o sumiço de ambos, Silvia entrará em depressão.

Caras & Bocas: Primeiras emoções


As primeiras cenas de Caras & Bocas, próxima novela das sete da Globo, já estão prontas. Flávia Alessandra e Ary Fontoura gravaram o nascimento de Bianca, filha da protagonista Dafne.

Segundo o Estrelando, ela será neta de criação de Jacques e se apaixonará por Gabriel (Malvino Salvador), um colega de faculdade. Ao saber do namoro, o avô faz de tudo para separar os dois, mas depois descobre que a moça está grávida e tenta voltar atrás, sem sucesso.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Luciano Szafir está confirmado em Promessas de Amor


A transferência de Luciano Szafir, que iria interpretar um traficante árabe em Poder Paralelo, para Promessas de Amor já está garantida. A notícia foi dada por Tiago Santiago, autor da trama, em seu Blog.

Luciano será Amadeus, um criador de cavalos, filho do dono de uma pousada em Petrópolis, na região serrana do Rio. Lá ele se apaixonará pela professora Sofia, que será vivida por Renata.

O ator, que está longe das telinhas desde o fim de Amor e Intrigas, novamente irá trabalhar com Renata Dominguez. Os dois já haviam atuado como um par romântico em alguns capítulos da novela de Gisele Joras, que tinha Renata como antagonista.

Humor agora em alta definição


“Toma lá, dá cá” vai voltar ao ar em high definition. O humorístico reestreia em abril com mudanças de elenco — entra Miguel Magno como dra. Percy — e no cenário. O parque aquático do Edifício Jambalaya, sempre citado mas nunca mostrado, agora volta e meia vai ambientar a ação.

O parque aquático de “Toma lá, dá cá” vai ser montado dentro do estúdio. Miguel Falabella, criador do programa, quer “manter a estética do confinamento, que dá outro ritmo à história”.

TELETEMA: Duas Caras

Caminho das Índias: Tarso e Tônia em clima de amizade


Bruno Gagliasso e Marjorie Estiano gravaram hoje em uma praia na zona oeste do Rio de Janeiro.

Na cena, Tônia e Tarso batem um papo animado na praia. A moça está dando a maior força para que ele enfrente seu pai e siga seus próprios sonhos.

Na verdade Tônia quer mesmo mais do que a amizade de Tarso, mas o rapaz só a vê como uma menina legal. Será que isso ainda vai mudar?

Globo define séries para 2009


O seriado Aline, exibido como especial no fim de ano da Globo, deverá ficar para o segundo semestre. Antes dele a emissora pretende exibir Som e Fúria, já todo gravado, que contou com a participação de Rodrigo Santoro.

A Globo também apostará, segundo a coluna Canal 1, em Decamerão, com Deborah Secco; um programa policial, provavelmente às quintas-feiras; e um projeto para as sextas, sobre a nova família.

Poder Paralelo: Primeiras fotos


Gabriel Braga Nunes interpreta Tony Castellamare, um brasileiro de origem italiana. Ele cultiva a dupla imagem de comerciante exportador e jovem capo da máfia italiana. Inteligente e culto, veste-se com cuidado e tem uma personalidade sedutora. Tony acaba sendo investigado pelo delegado da polícia federal Téo (Tuca Andrada).




Lu Grimaldi interpreta Freda, a matriarca da família Castellamare. Todos a chamam de Mamma Freda. Ela é siciliana e veio para o Brasil na mesma época que seu marido Caló (Gracindo Jr). Ela é execelente dona de casa e muito dedicada à família e aos filhos : Tony (Gabriel Braga Nunes) e Gigi (Karen Junqueira).




André Bankoff interpreta André Campos. Ele é noivo de Luísa (Fernanda Nobre) e braço direito de Bruno Vilar (Marcelo Serrado). André é um homem meticuloso e sóbrio, bem diferente de Luísa, que é mais vibrante. Mesmo assim, os pais de Luisa consideram André o príncipe encantado da filha.




Fernanda Nobre interpreta Luisa, uma menina super protegida pelos pais. Ela é certinha, mas faz loucuras depois que se apaixona pelo fotógrafo Dog (Miguel Thirré).




Nicola Siri interpreta Paulo Garzia, um italiano que fala português. Ele é advogado e braço direito de Tony (Gabriel Braga Nunes). Paulo participa de todas as decisões de Tony.

A novela Poder Paralelo tem estréia prevista para março.

Caminho das Índias: Raul vê Silvia e Murilo juntos


Para envenenar ainda mais Raul contra Silvia, Yvone arma mais uma de suas jogadas. Sem que o empresário saiba, ela aconselha Silvia a procurar Murilo e tentar arrancar dele alguma informação sobre Raul. Como os dois são muito amigos, talvez assim Silvia consiga descobrir o que está acontecendo com seu marido.

Inocente, a esposa de Raul segue o conselho da “amiga” e sai para jantar com o braço direito de Raul. Enquanto isso, Yvone leva o amante para o mesmo restaurante, e finge surpresa quando vê de longe Silvia e Murilo conversando.

Indignado, Raul não entende por que seu melhor amigo e sua esposa estão se encontrando às escondidas. “Pelo menos nós descobrimos que o Murilo não é tão fiel a você quanto você pensava! Quanto eu pensava também! Você não tem ido na empresa, não é? Não sabe o que está se passando por lá… Se ele se uniu ao Ramiro...”, insinua Yvone, deixando Raul ainda mais desconfiado.

Não perca as cenas, que devem ser exibidas na segunda-feira, dia 16.

Caminho das Índias: Berê perde a cabeça


A paciência de Berê com os alunos já está se esgotando. A professora não suporta mais ser desrespeitada em sala de aula e fica ainda mais chateada quando seu laptop desaparece misteriosamente.

“Gente, esconder meu laptop não teve graça nenhuma! E o prejuízo é de vocês, as aulas de vocês é que vão ser prejudicadas!”, reclama Berê, explicando que todo o seu material de trabalho estava dentro do computador.

Zeca e seus amigos, porém, não param de debochar da professora. Para piorar a situação, uma aluna atende o celular no meio da aula e começa a conversar, como se nada estivesse acontecendo. Irritada, Berê pega o aparelho das mãos da menina e, num gesto impulsivo, joga o celular no chão, espatifando-o em pedaços. A professora percebe, então, que perdeu a cabeça. Mas o que ela vai fazer para se defender de tamanho desrespeito? A cena deve ser exibida na sexta-feira, dia 13.

SESSÃO HUMOR: Os Trapalhões

Caminho das Índias: Raj e Maya se conhecem


Apesar de ainda estar apaixonado por Duda, Raj não pode deixar de cumprir o que sua família ordenou. Logo após passar a noite com a brasileira, o empresário corre para se preparar para um dia importante: vai conhecer Maya, a noiva escolhida por Opash para se casar com ele.

Durante o encontro, as famílias não se cansam de elogiar os predicados de cada um: Indira e Opash declaram que Raj tem doutorado e é dono de uma próspera empresa. Já Manu e Kochi revelam que Maya também se formou na universidade e fala inglês como uma verdadeira americana, além de cozinhar e dançar muito bem.

Maya e Raj apenas se olham rapidamente, por duas vezes, e não trocam nenhuma palavra. Os dois nem imaginam que estão na mesma situação: apaixonados por pessoas diferentes, estão sendo forçados por suas famílias a aceitar um casamento arranjado.

Não perca as cenas, que devem ser exibidas no sábado, dia 14.

Três Irmãs: Anacleto revela onde Suzana está


O envolvimento de Xande no sumiço de Suzana era certo para quase todos de Caramirim. Para comprovar isso, Gregg e Jerry capturam Anacleto durante o desfile do bloco de carnaval de Violeta e o fazem confessar.

Com a ajuda de Polidoro, Gregg, Jerry e Eros começam a interrogar Anacleto. O segurança começa irredutível e não diz nada, mas depois que Polidoro ameaça prendê-lo, ele abre o jogo. “Tá bom, eu conto, eu conto tudo que vocês quiserem. Mas quero garantias, quero proteção”, pede ele, que continua. “A Dona Suzana... Ela está mesmo na casa que era daquele maluco do Vidigal...”, revela Anacleto. Gregg teme que ele esteja mentindo, já que ele e Eros foram até lá e não a encontraram. Mas Anacleto conta que ela estava escondida no porão, e apesar da loucura de Xande, ela está sendo bem tratada.

Pronto, agora eles já sabem que Suzana realmente está no Rio de Janeiro. Mas será que eles têm outro plano para resgatá-la? Fique ligado nos próximos capítulos para saber. A cena vai ao ar a partir do dia 14 de fevereiro. Não perca!

Três Irmãs: O bloco de Violeta sai às ruas


Para alavancar a campanha de Violeta para a prefeitura de Caramirim, Baby tem a idéia de fazer um bloco de carnaval. Com o nome “Ecologia é barriga vazia”, Violeta e sua turma invadem a vila dos pescadores com muito samba.

Os primeiros a entrar na vila são Glauco e Sávio, que, com fantasias cômicas, seguram uma faixa com o nome do bloco. Logo atrás aparece Violeta de porta-bandeira, rodopiando de um lado para o outro, acompanhada por Adamastor. No meio dos foliões estão Baby, morrendo de vergonha da sua fantasia de romano, e Gennaro, que não perde a oportunidade de dar as suas escapadelas. E para fechar a bagunça, um enorme carro de som faz ecoar os versos do bloco pela vila.

Indignados com o que veem, Pacífico, Florinda, Jacaré e Neidinha acompanham o desfile da varanda da pousada. “Olha Florinda, você me desculpe, mas isso já é demais. Eu vou acabar com essa palhaçada agora mesmo. Primeiro vou estrangular o magrelo do Glauco. Depois vou ensinar a Violetinha a sambar de verdade”, diz Pacífico, irritado com a provocação de Violeta, que samba lançando olhares para ele.

Mas uma coisa boa o bloco de Violeta trouxe para a galera do bem. Gregg, Jerry e Alma conseguiram, no meio da bagunça, capturar Anacleto, na esperança que ele diga onde está Suzana.

A cena vai ao ar a partir do dia 13 de fevereiro. Não perca!

Negócio da China: Stelinha ameaça Jasão


Depois de ser preso por Wu, Jasão sofre nas mãos de Stelinha, que pretende fazer qualquer coisa para recuperar o pen drive e descobrir a senha da conta bilionária de um banco suíço. A vilã diz ao professor que se Flor de Lys não cooperar, revelando o que descobriu sobre o pen drive, ele nunca mais voltará ao Parque das Nações.

Stelinha também obriga Jasão a telefonar para Suyan pedindo que não conte a ninguém, principalmente à polícia, que ele foi feito refém da máfia chinesa. Desesperado, o moreno revela à esposa que está correndo risco de vida e suplica para que ela não siga as orientações de Flor de Lys para resgatá-lo. Mais tarde, Jasão se surpreende ao ver Liu, também preso na masmorra. Questionada sobre o estado de saúde de Liu, Stelinha diz que o chinês está em outra dimensão e não deve sair nunca mais de lá.

Será que Jasão vai conseguir sair dessa? Fique ligado nos próximos capítulos de “Negócio da China” para saber! As cenas estão previstas para ir ao ar no próximo sábado (14/02).

Negócio da China: Diego descobre caso de Denise e Mauro


Depois de saber que Denise está sendo apontada como suspeita da morte da paciente de Júlia, Diego decide investigar a tia. Ele chega à casa da avó e avisa que vai dar uma olhada no quarto de Denise. Augusta fica desesperada: “Não faça isso. Se sua tia sabe de uma coisa dessas é capaz de ter qualquer reação violenta”. Mas Augusta não consegue impedir o neto.

Diego abre o armário, mexe em alguns pertences da tia, e acaba encontrando algo que não esperava. São fotos de Denise com Mauro em um motel. Ele não consegue acreditar no que vê: “Mas o que é isso aqui, vó? A tia Denise e o Mauro... Juntos? Que lugar é esse?”. Sem saída, Augusta acaba contando para o neto que os dois são amantes há dez anos. Diego fica chocado com a notícia. Quando avó e neto estão no meio da conversa, Denise volta para casa e flagra os dois no quarto dela.

O que será que a arquiteta vai fazer ao perceber que sua privacidade foi invadida? Fique ligado nos próximos capítulos de “Negócio da China” para saber! As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima sexta-feira (13/02).

SESSÃO BRIGAS: Senhora do Destino

Glória Perez: Indianos podem falar português


A autora de Caminho das Índias fez um resgate histórico da colonização na Índia para justificar que nativos da Índia podem falar português, como fazem os personagens de sua novela. Confira o que Glória Perez escreveu em seu blog oficial:

"Goa foi a capital do Império portugues na Índia.

Lá atrás, no século XV, na época dos grades descobrimentos, Vasco da Gama, procurando o "caminho das Índias", acabou chegando a Calcut e iniciando a dominação portuguesa, que só terminou completamente em 1974, com a revolução dos Cravos, quando Portugal, finalmente, concordou que a India anexasse os últimos territórios que mantinha ali. Goa inclusive.

Por isso, ali em Goa, a gente encontra indianos com sobrenomes bem conhecidos nossos, e também se fala o português!".

A autora também exibe um vídeo em que indianos cantam uma música do Carnaval brasileiro. Glória vem sendo alvo de críticas pela falta de verossimilhança de sua novela.

Sandro sofre acidente em Três Irmãs


Parte do elenco de Três Irmãs se reuniu na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, para gravar o resgate de Sandro (Marcelo Novaes) na fictícia praia Azul. O pai de Eros (Paulo Vilhena) sofrerá um acidente enquanto surfa e será socorrido por Gregg (Rodrigo Hilbert) e Bento (Marcos Palmeira).

Nos bastidores das gravações, o ator Marcelo Novaes aproveitou para ler o jornal enquanto Marcos Palmeira passava protetor solar.

Globo encurta Negócio e antecipa Paraíso


A novela Negócio da China, de Miguel Falabella, será encurtada pela Globo. A trama ficará no ar por apenas cinco meses. Normalmente, as novelas duram cerca de sete meses.

A audiência considerada baixa, de 23 pontos no Ibope em média, é um dos principais motivos da decisão. Negócio da China estreou em outubro e será encerrada em março, quando começará Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa.

A Globo já antecipou a divulgação da nova das seis.

Ângela Vieira não sente saudades de "A Favorita"


A atriz Ângela Viera sentiu frustração ao interpretar a secretária Arlete, em A Favorita.

Segundo a Contigo!, ela queria um papel de mais destaque e fez o desabafo no aniversário de um amigo:

- Não gostei de fazer, porque meu personagem se perdeu. Fiquei no playground e não brinquei muito. Não fiquei com saudade, fiquei com gostinho de quero mais.

A atriz, entretanto, diz que não ficou magoada.

- Não tenho mágoa e nem rancor, só ficou a vontade de ter feito mais.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Três Irmãs: Suzana fala com Eros no telefone


Desde que foi sequestrada por Xande, Suzana vem sendo mantida como uma prisioneira na mansão de Excelência no Rio de Janeiro. A mando de Xande ela telefonou para casa uma vez para inventar que tinha viajado e estava bem, mas desde então não deu mais notícias.

Certo dia após tentar fugir do quarto onde é mantida, Suzana percebe que Anacleto esqueceu o celular na bancada. Ela espera Fauna, Flora e Anacleto saírem e sai correndo para pegar o telefone.

Na casa das Jequitibá, Eros aguarda ansioso por notícias. Ao ouvir o telefone tocar, ele sai correndo para atender. “Suzana, meu amor, fala comigo! Onde você está?”, pergunta ele, nervoso. “Não vejo a hora de sair desse lugar. Presta atenção...”, diz ela. Quando Suzana vai dizer onde está, Anacleto entra aflito no quarto e arranca o celular das mãos dela e desliga.

A cena vai ao ar a partir do dia 13 de fevereiro. Não perca!

SESSÃO ABERTURA: Bicho do Mato

Negócio da China: Antonella foge de casa


Depois de saber que sua gravidez não é mais segredo para ninguém, Antonella decide viajar para passar um tempo sozinha. Ao perceber que a filha não dormiu em casa, Joelma se desespera e avisa a todos que a jovem advogada fugiu. Evandro aciona um detetive para tentar localizá-la, mas todos os esforços são em vão.

Depois de passar quase um dia inteiro sem notícias, Joelma telefona para Diego, que está no Rio de Janeiro, para avisá-lo sobre o sumiço de sua ex-namorada. Ao revelar que Antonella está grávida dele, Joelma consegue convencê-lo a voltar para São Paulo para ajudar a encontrá-la. O jovem deixa o Parque das Nações determinado a retomar seu relacionamento com a mãe de seu filho.

Mas será que Antonella também quer voltar a namorar Diego? Fique ligado nos próximos capítulos de “Negócio da China” para saber! As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima sexta-feira (14/02). Não perca!

Negócio da China: Stelinha pressiona Flor de Lys


Stelinha já deixou claro para Flor de Lys que não está para brincadeira. Tanto que a vilã prendeu a menina no outro plano, fazendo com que ela entrasse em coma. Ao saber que Flor acordou, Stelinha vai até o hospital pressioná-la. A ruiva sabe que Flor descobriu a senha do pen drive e está com o objeto, por isso vai ameaçá-la.

Quando Stelinha entra no quarto do hospital, Edmar e Maralanis não estão por ali, porque o horário de visitas já acabou. A vilã então diz tudo o que quer para Flor. Primeiro, ela avisa que Liu está com eles e dorme exatamente como Flor dormia nos últimos dias: “Foi muito estúpido da parte dele tomar o seu lugar. Agora, ele não tem mais como sair dali”. Depois de assustar a menina, Stelinha diz a que veio: “Eu quero o pen drive e a senha”. Flor afirma que não vai contar qual é a senha e diz que não sabe onde está o pen drive. Stelinha, é claro, não acredita no que ouve e faz questão de mostrar a Flor que é poderosa: “Na mesma hora em que ficar sabendo que algum dinheiro foi transferido outra vez, eu pessoalmente corto a garganta do Liu. E ainda jogo o corpo na porta da sua casa”.

E agora? Será que Flor vai contar o que sabe diante das ameaças de Stelinha? Fique ligado nos próximos capítulos de “Negócio da China” para saber! As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima quinta-feira (12/02).

Emanuelle Araújo entra em Três Irmãs


Quem já estava com saudades de ver Emanuelle Araújo nas telinhas, pode comemorar.

A atriz, que acabou de interpretar a garota de programa Manu, em A Favorita, vai entrar na trama de Três Irmãs.

Na novela, ela dará vida a uma ex-namorada de Gregg (Rodrigo Hilbert), que não superou o fim do relacionamento dos dois.

Detalhe: agora, o moço está casado com a atrapalhada Alma (Giovanna Antonelli). Então, dá para imaginar o que esse trio vai aprontar, não é mesmo?

Emanuelle deve começar a gravar ainda em fevereiro, mas ainda não há previsão de quando as cenas começarão ir ao ar.

Globo lançará novo programa para adolescentes


De acordo com o jornal O Globo, desta terça-feira (10), a TV Globo irá lançar um novo programa para adolescentes.

O projeto é mantido em sigilo pela emissora e deverá entrar no ar na nova grade de Abril. A idéia da emissora é exibi-lo antes da novela Malhação.

O programa, chamado de "Www.com", será sobre uma banda musical com este mesmo nome. Ainda de acordo com a publicação, todos os integrantes serão adolescentes. Uma das atrizes escalada é Vanessa Lóes (foto). Será uma nova novela juvenil para substituir Malhação?

Paisagens do Mato Grosso são cenário para as primeiras gravações de Paraíso


Equipe e elenco de ‘Paraíso’, próxima novela das seis da Rede Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa, com adaptação de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, e direção geral de Rogério Gomes, já começaram a gravar com o pé na estrada. Durante quatro semanas, a produção viajou por Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé, a porta de entrada do Pantanal, registrando as belas paisagens naturais da região do Mato Grosso.

‘Paraíso’ conta a história de amor entre o “filho do diabo”, Zé Eleutério (Eriberto Leão), e a “santa”, Maria Rita (Nathália Dill). A jovem foi criada pela mãe Mariana (Cássia Kiss) como santa e enfrentou desde cedo o assédio do povo que procurava a menina em busca de milagres. Prevendo que aquilo poderia acabar em uma grande desgraça, seu pai Antero (Mauro Mendonça) mudou de cidade, sem presumir que a história o acompanharia por toda a sua trajetória. A vida de José Eleutério (Eriberto Leão) também é cercada por um mito: carrega a fama de “filho do diabo” por culpa do pai, o fazendeiro Eleutério (Reginaldo Faria), um grande contador de histórias conhecido por guardar um diabinho em uma garrafa. A imaginação do povo atribui ao rapaz esta alcunha porque sua mãe morreu no parto depois que o "coisa ruim" chegou à casa da família. O menino cresceu e se revelou um aventureiro que gosta de desafiar a vida e a morte. Os jovens acabaram se encontrando em uma curva nos arredores da cidade de Paraíso e com uma troca de olhares entrelaçaram suas vidas. “Armadilha do destino? Talvez esta fosse a melhor descrição para o encontro inesperado que deixou marcas no coração do filho do demo e da doce Santinha. Um olhar. Um sorriso. Um beijo roubado. É o quanto basta para alguém se apaixonar”, escreve Benedito Ruy Barbosa.

Benedito Ruy Barbosa investe na temática rural brasileira retratando a vida nas fazendas, a peonada que está na lida, as viagens de comitivas e a moda de viola. O texto traz enfoques políticos, aborda a questão agrária, alerta sobre os desmatamentos e mostra a chegada do progresso à pequena e pacata Paraíso, uma cidade do interior. As histórias são entremeadas pelos romances, pelas quermesses da igreja, pelas fofocas das moças da cidade e pelos “causos” que ganham ânimo no balcão do bar. O autor foi testemunha ocular desta história, escrita por sua imaginação. Ele se inspirou em personagens que cruzaram seus caminhos, das idas ao Pantanal, das histórias que ouviu em viagens pelo sertão da Bahia, das vivências no campo: “Lavei a alma escrevendo ‘Paraíso’ e espero que tenha o mesmo sucesso da primeira versão”, diz Benedito. “Estamos fazendo uma adaptação, mas com um compromisso com a obra original. Modernizamos algumas questões, mas dentro do contexto da história”, explica Edmara Barbosa.

No elenco de 'Paraíso' estão ainda Carlos Vereza, Guilherme Berenguer, Fernanda Paes Leme, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Walderez de Barros, Bia Seidl, Luli Muller, Soraya Ravenle, Cris Vianna, Guilherme Winter, Genézio de Barros, Leopoldo Pacheco, José Augusto Branco, João Sabia, Paula Barbosa, Juliana Boller, Caroline Abras, Lucy Ramos, Mariliz Rodrigues, Aisha Jambo, Lidi Lisboa, Alexandre Rodrigues, Lucci Ferreira, Cosme dos Santos, Jackson Costa, entre outros.

‘Paraíso’ é uma adaptação da novela homônima de Benedito Ruy Barbosa, que foi exibida pela Rede Globo em 1982. A autoria da novela é de Benedito Ruy Barbosa, com adaptação de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, direção de geral de Rogério Gomes e direção de Felipe Binder, Pedro Vasconcelos e Paulo Guelli. ‘Paraíso’ está prevista para estrear em março.

SESSÃO CHAMADAS: Bicho do Mato

Globo ainda não definiu protagonista de Viver a Vida


A Globo ainda não decidiu o nome da protagonista de Viver a Vida, próxima novela das 8 de autoria de Manoel Carlos.

A imprensa ainda cogita que o nome de Taís Araújo seja efetivado, porém o autor afirmou nesta semana que nada foi definido. Entretanto, na próxima segunda-feira (09), haverá uma reunião entre Manoel Carlos, Jayme Monjardim e Manoel Martins, que responde pela área de entretenimento da Globo. Apenas neste dia haverá uma decisão oficial.

Paraíso: Nathália Dill como Maria Rita


ESTA É a primeira imagem de Nathália Dill como Maria Rita, principal personagem de “Paraíso”, novela das 18h de Benedito Ruy Barbosa dirigida por Rogério Gomes, o Papinha. Nathália gravou ao lado de Cássia Kiss e Mauro Mendonça em Conservatória. Nas sequências, Mariana (Cássia Kiss) insiste para que a filha siga a vida religiosa

Prova de Amor segue na vice-liderança


O capítulo de Prova de Amor, exibido na tarde desta segunda-feira, dia 09/02, ficou em segundo lugar isolado no ranking das audiências. No horário em que foi ao ar, das 17h14 às 18h15, a novela escrita por Tiago Santiago e dirigida por Alexandre Avancini, registrou com 7 pontos de média, 15% de share e 10 pontos de pico.

Os dados de audiência mencionados na Sala de Imprensa da Record referem-se ao Ibope MW GSP dados domiciliares.

Audiências de Segunda (09/02)


Mulheres apaixonadas - 21

Malhação - 17

Negócio da China - 17

Três irmãs - 23

Caminho das Índias - 37

A lei e o crime - 15

Os mutantes - 13

Chamas da vida - 15

VALE A PENA LER DENOVO


Bicho do Mato é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record de 18 de julho de 2006 a 20 de março de 2007 em 212 capítulos. Segunda versão da história escrita por Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro para a Globo, em 1972. Escrita por Bosco Brasil e Cristianne Fridman, com supervisão de Tiago Santiago e com colaboração de Camilo Pellegrini, Maria Cláudia Oliveira e Valéria Motta foi dirigida por Edson Spinello, César Rodrigues, Roberto Bomtempo e Daniel Ghivelder, e teve Edson Spinello na direção geral. A novela será reapresentada nas tardes da Rede Record, inicialmente ela dividirá o horário de Prova de Amor (atual reprise), na faixa das 17h, que vêm obtendo excelentes índices de audiência. A repise começará dia 17 de fevereiro de 2009.

Sinopse
Conta a história do jovem Lucas (Juba), criado desde pequeno pelo pai, Fernando, na Fazenda Boa Esperança, localizada no Pantanal, junto à natureza e a aldeia indígena dos "Guaporá".

No Rio de Janeiro, vive a mãe de Juba, Laura, que abandonou o filho para se casar com o cruel Ramalho Rodrigues, o vilão da história, um poderoso e ganancioso empresário que tenta usurpar as terras de Juba e dos índios para a exploração de uma mina de diamantes. Laura e Ramalho são pais de Tavinho, um jovem rebelde que se apaixona por Betinha, uma moça pobre, filha de Túlio (motorista de Ramalho) com Dona Wanda, servente na faculdade em que a filha estuda. Betinha é ambiciosa e mente sobre sua posição social, seduzindo Tavinho sem que ele saiba quem ela realmente é.

Tavinho é amigo de Emílio, herdeiro do casal Alzira e Alfredo, e primo de Juba. Emílio é a paixão de Ruth, a outra vilã da história. Emílio é o namorado de Cecília, uma jovem médica em conflito com a avó, a nefasta Bárbara.

Juba é obrigado a ir para a cidade grande, vingar o assassinato de seu pai, cujos responsáveis são os interessados na exploração de suas terras e nas da tribo indígena que vive perto. Lá, acompanhado de seu amigo índio Iru, Juba enfrentará o mundo de novidades que se abre à sua frente, grandes desafios e encontrará seu grande amor, a jovem Cecília, entrando em conflito com Emílio e despedaçando o coração da jovem índia Tiniá, apaixonada por ele.


Elenco
André Bankoff - Juba (Lucas Redenção)
Renata Dominguez - Cecília de Sá Freitas
Jonas Bloch - Ramalho Rodrigues
Bia Seidl - Laura Rodrigues
Márcio Kieling - Otávio Ramalho Rodrigues (Tavinho)
Amandha Lee - Betinha
Miriam Freeland - Ruth Sampaio
Ana Beatriz Nogueira - Lili Sampaio
Marcos Mion - Emílio Redenção
Beatriz Segall - Bárbara de Sá Freitas
Thaís Fersoza - Tiniá
Paulo Gorgulho - Alfredo Redenção
Denise Del Vecchio - Alzira Redenção
Sérgio Reis - Geraldo
Angelina Muniz - Francisca
Almir Sater - Mariano
Luiz Guilherme - Camilo Brandão
Regina Maria Dourado - Wanda
Ewerton de Castro - Túlio
Ana Rosa - Jurema
Renato Scarpin - Joel Mesquita
Castrinho - Maurinho
Thaís Vaz - Gigi
Jean Fercondini - Nicolau
Juliana Mesquita - Graça
Daniel Zettel - Rafael (Rafa)
Adriana Garambone - Sílvia Schiller
Marilu Bueno - Zulmira de Sá Freitas (Dinda Zuzu)
Matheus Rocha - Policial Teleco
Valéria Alencar - Iara
Cláudio Gabriel - Hilton
Raphael Vianna - Irú
Diogo Oliveira - Yopanã
Janaína Lince - Maria Elisa
Gustavo Mello - Eduardo
Luciana Bessa - Paula
Sheila Mattos - Lucimara
Sacha Bali - Carlos
Lívia Rossi - Juliana
Dáblio Moreira - Pitoco
Jorge Coutinho - Hercílio
Cleide Queiróz - Oneide
Regina Sampaio - Frederica
Rogério Brito - João Carlos (Joca)
Lívia de Bueno - Daniela
Michelle Martins - Marcia
Gabriela Moreyra - Ana
Rose Lima - Cláudia
Marcello Gonçalves - Bexiga
Vanessa Machado - Rosana
Giovanna de Toni - Carmem
Vanessa de Oliveira - Suzana
Bruna Pietronave - Bonitona
Ana Tokiko - Maibí

As crianças
Sérgio Malheiros - Leopoldo (Léo)
Juliana Xavier - Jaci
Pedro Saback - Gui
Leticia Medina - Maria Margarida
Cássio Ramos - Cajuru

Participações especiais
Jairo Matos - Fernando
Roberto Bomtempo - Piauí
Thelma Reston - Lurdes
Lauro Góes - Adamastor
Vera Fajardo - Socorro
Milhem Cortaz - Paulo
Anna Markun - Isabela (mãe de Maria Margarida)
Matheus Massafferi - Juba (criança)
Duam Socci - Juba (adolescente)
André Felippe di Mauro - Pedro
Marcelo Brou - Jonatas
William Vita - Jorge
Rui Polanah - Pajé Yauá
Breno T - Zé Diacho
Gustavo Moraes - Sombra
Daniel Marinho - policial Noronha
Caco Baresi - Gabriel

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Senhora do Destino

Mais uma baixa no elenco de Negócio da China


A novela Negócio da China sofreu mais uma baixa no elenco. Dalton Vigh, que entrou na trama após a saída de Fábio Assunção, foi afastado das gravações por causa de um problema de pele.

Segundo a coluna da Patrícia Kogut, o ator que interpreta o médico Otávio foi fazer um tratamento em uma clínica dermatológica e desenvolveu uma reação ao excesso de ácido retinóico aplicado no rosto. Vigh ficou com a pele vermelha e passou a sentir muita ardência, ficando impossibilitado de participar das gravações.

O diretor-geral do folhetim, Maurinho Mendonça, chegou a fazer testes com um equipamento que permite alterar a cor dos rostos, mas acha que não será necessário a utilização dele quando o ator retomar o trabalho.

Três Irmãs: Violeta tem aulas de samba


Baby (Cassio Gabus Mendes) tem uma ideia para dar destaque à campanha de Violeta (Vera Holtz) à prefeitura de Caramirim: segundo a Globo.com, a candidata vai criar um bloco de Carnaval com o slogan "Ecologia é barriga vazia".

Como a vilã não entende nada de samba, Baby contrata Adamastor para ser o professor de dança da candidata.

Violeta tenta imitar Adamastor, mas é desajeitada e não mostra um bom rebolado. Baby, então, dá dicas de como melhorar a performance:

- Bota mais ginga nisso, Violeta, se solta!

A cena está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, dia 12.

Próxima das 9 na Globo


Manoel Carlos e Jayme Monjardim estão acelerados nos trabalhos da próxima novela das 9, "Viver a Vida", a substituta de "Caminho das Índias" na Globo. Pra variar um pouco, a ordem é começar tudo lá fora.

"Viver a Vida" terá equipes em Petra, em Jerusalém e na Antártica. Thiago Lacerda e Fernanda Vasconcelos estão confirmados no elenco. Manoel Carlos não esconde sua admiração por Tais Araújo, porém a atriz ainda não está 100% certa.

Em relação às gravações em Israel, a Globo espera que até a data do seu início tudo esteja mais calmo na região - se é que isso é possível. Se houver algum risco, melhor não arriscar.

Um detalhe: até hoje, atores de "Caminho das Índias" agradecem aos deuses por terem saído de lá (Índia) um pouquinho antes dos atentados terroristas. Mais do que nunca, cautela e caldo de galinha...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Márcio Kieling viverá um traficante em nova novela da Record


Afastado das telinhas desde Amor e Intrigas, em 2007, onde viveu o bom moço Kiko, Márcio Kieling já tem data prevista para voltar às novelas.

O jovem ator foi escalado para Poder Paralelo, de Lauro César Muniz, que substituirá Chamas da Vida. Lá, Márcio dará vida ao traficante Alberto de Castro. Entretanto, seu personagem não viverá por muitos capítulos, pois será assassinado por mafiosos.

Poder Paralelo tem previsão de estreia para março.

Record reestreia Bicho do Mato no próximo dia 17


A Record acaba de anunciar que irá reprisar Bicho do Mato em suas tardes a partir do próximo dia 17. O horário escolhido será o das 17h e as chamadas já estão sendo veiculadas. A novela, de Cristianne Fridman, estreou em julho de 2006, na sequência de Prova de Amor, o que será repetido neste ano.

De direção geral de Edson Spinello e direção de Roberto Bomtempo, Cesar Rodrigues e Léo Miranda, Bicho do Mato foi protagonizada por Renata Domingues e André Bankoff. Renata estava em Prova de Amor quando recebeu o convite e foi liberada por Tiago Santiago. Já André Bankoff havia recém saído da Globo, onde fez a problemática Bang Bang.

Bicho do Mato conta a história de Lucas, o Juba, que sai do pantanal mato-grossense rumo ao movimentado Rio de Janeiro quando seu pai é friamente assassinado a mando do vilão Ramalho. A história toda gira em torno da aldeia, vizinha da fazenda de Juba, repleta de diamantes que são cobiçados por quase todos os personagens. No Rio de Janeiro, Juba se apaixona por Cecília, que namorava Emílio e que se torna um mau caráter no decorrer dos capítulos. Além do romance do casal de protagonistas, muita ação e humor completam os 212 capítulos do folhetim.

No quesito audiência, Bicho do Mato só animou a Record em seus primeiros capítulos e nos últimos 3 meses. A intenção era repetir o sucesso de Pantanal, da extinta Manchete. Cenários e cartões postais mato-grossenses serviram de palco para diversas cenas que faziam parte dos primeiros capítulos. A maior prova das semelhanças esteve na dobradinha de Almir Satter e Sérgio Reis, que também haviam estado no folhetim de Benedito Ruy Barbosa. Entretanto, sem animar, Bicho do Mato perdeu audiência e teve praticamente todo seu núcleo transferido para o Rio de Janeiro, onde um conflito de jovens de uma faculdade dividiam espaço com o cotidiano de famílias de classe média baixa e com os ambiciosos vilões.

A audiência de Bicho do Mato só foi subir quando as armações adolescentes perderam espaço para as maldades do oportunista Ramalho, que se tornou um mandante de assassinatos em série, da advogada Ruth Sampaio e de sua trupe. O vilão Emílio se regenerou na metade da novela e passou a contribuir com Juba e Cecília, que driblavam uma série de armadilhas para manter a aldeia, os índios e os diamantes intactos.

Algumas alterações de horário também prejudicaram o aumento da audiência de Bicho do Mato. Inicialmente exibida às 19h15, horário em que Prova de Amor se consagrou, cada capítulo passava a começar mais tarde. O capítulo final foi ao ar de 20h40 às 22h20, mais de uma hora depois do horário de estreia. Neste dia, foram registrados 18 pontos de média. O final de Bicho do Mato também foi crucial para o aumento de audiência da recém estreada Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. Com público consolidado, a novela da Record ganhou pontos com o fim de Páginas da Vida e muitas vezes chegava a disputar a liderança com a Globo em dias de futebol.

Bicho do Mato terminou com o tradicional desfecho do "Quem Matou". O personagem assassinado havia sido Ramalho, de Jonas Bloch. A assassina era Lili Sampaio, vivida por Ana Beatriz Nogueira, que voltou para a Globo semanas depois.

TELETEMA: Vila Madalena

Cecília Dassi, de 'Três irmãs', conta como foi crescer em frente às câmeras


Cecília Dassi está cansada de ouvir essa frase por onde passa: "Te conheço desde que você era desse tamanhinho". Aos 19 anos, a atriz ainda carrega o peso de ter sido uma criança prodígio, que fez sucesso muito cedo. Quem não derramou lágrimas por Sandrinha, filha do alcoólatra Orestes (Paulo José) em "Por amor"?

- Nossa, aquela época foi uma loucura! Tinha só 7 anos, tinha acabado de chegar do Sul, e não podia nem tomar um sorvete perto de casa que uma multidão me cercava querendo foto e autógrafos - lembra a gaúcha.- Isso fez com que eu demorasse mais a fazer amizades. Acho que minha mãe também tinha receio de me expor. Por outro lado, amadureci mais rápido - afirma.

Por conta de sua profissão, a atriz mudou a vida da família inteira, obrigando a mãe a largar seu caçula, então com 4 anos, para vir realizar o sonho da filha no Rio.

- Tive que ter muita certeza de que era aquilo que eu queria fazer. Sabia que estava causando uma revolução. Morava num apart-hotel com minha mãe, e nenhuma das duas sabia nada da cidade ou sobre como esse meio (artístico) funcionava - relembra.

Hoje, acostumada com o assédio e com o universo de sua profissão, Cecília encara seu papel mais sério na pele de Natália, na novela "Três irmãs".

- É completamente diferente, mudou minha forma de dedicação. Me perguntei muito, novamente, se queria isso mesmo antes de encarar esse personagem. E descobri que adoro ser atriz - garante.

Na trama de Antonio Calmon, ela vive uma adolescente que engravida do namorado após uma única noite juntos e tem que lidar com a pressão dessa nova realidade.

- Eu fiz uma pesquisa com professoras da faculdade (ela cursa psicologia) sobre meninas que estiveram nessa situação. Fiquei muito impressionada como ainda tem tanta desinformação - diz, com voz doce. - Tenho esse problema de ter a voz meiga, acho que as pessoas não me levam a sério. Me acham muito menina. É difícil brigar assim - brinca.

Talvez o jeito tímido seja a forma que ela encontrou para preservar a pouca privacidade que lhe resta, visto que até o primeiro beijo da moça foi na frente das câmeras.

- Eu tinha 13 anos e nunca tinha beijado ninguém. Aí, na novela "O beijo do vampiro", tinha uma cena em que eu beijava o Kayky Brito. Não falei nada, mas fiquei muito nervosa - conta, citando um ator que já foi seu par romântico em outras nas novelas. - Já inventaram que éramos namorados, mas não tem nada a ver. Somos amigos. Ele até está em "Três irmãs", mas, desta vez, não tem nada a ver comigo - esclarece.

Namoro é um assunto que deixa a atriz tensa. Ela admite que está comprometida, mas não revela a identidade do rapaz.

- Não quero que as pessoas saibam quem estou namorando. Eu sou na minha. Porque é isso, né? Você dá margem, depois não pode reclamar se invadem sua privacidade - alfineta.

E quem cuida da intimidade da moça é dona Elenara, sua mãe, que não arreda o pé do lado da filha:

- Minha mãe me faz enxergar algumas coisas. Por isso vai nas sessões de foto comigo. É comum quererem começar a fazer fotos sensuais suas quando você ainda tem 15 anos. É absurdo. Não quero vender essa imagem - declara.

Audiência de sexta (06/02) e sábado (07/02)


Mulheres apaixonadas - 19

Malhação - 17

Negócio da China - 17 (sexta) e 16

Três irmãs - 20 e 18

Caminho das Índias - 31 (sexta) e 29 (sábado)

Os mutantes - 10 (sexta e sábado)

Chamas da vida - 13 (sexta) e 12 no sábado

Autores - História da Teledramaturgia

Quem acompanha novelas tem algumas curiosidades a respeito da mecânica de como elas são feitas. Sempre surgem algumas perguntas. Por exemplo, por que os autores precisam de co-autores e colaboradores? O que é uma escaleta? Como os autores bolam suas tramas? Eles sempre escolhem o elenco das tramas que escrevem?

Pensando nisto, o Projeto Memória da Rede Globo produziu "Autores - História da Teledramaturgia" (Ed. Globo). São dois livros contendo perfis, depoimentos e a lista de trabalhos de 16 autores de teledramaturgia da Globo, organizados por ordem alfabética: Aguinaldo Silva, Alcides Nogueira, Antonio Calmon, Benedito Ruy Barbosa, Carlos Lombardi, Euclydes Marinho, Gilberto Braga e Gloria Perez; e João Emanuel Carneiro, Manoel Carlos, Maria Adelaide Amaral, Miguel Falabella, Ricardo Linhares, Silvio de Abreu, Walcyr Carrasco e Walther Negrão.

Enquanto, "Autores - História da Teledramaturgia" é composto de 482 páginas cada, os livros são resultado de cerca de 70 horas de entrevistas e reúnem perfis e dos autores, garantindo uma rica fonte de conhecimento e diversão para quem aprecia boas histórias. Os escritores da falam sobre suas trajetórias profissionais, métodos de trabalho, universos de criação, a relação com o público e o futuro da telenovela, além de contarem como constroem suas tramas, de que forma lidam com a audiência e que mudanças as novelas sofreram ao longo dos anos. A publicação também aborda passagens curiosas de muitas obras que marcaram a cena televisiva nos últimos 50 anos, desde os tempos dos teleteatros e adaptações de radionovelas, até os mais recentes trabalhos de ficção produzidos na TV Globo. Leia alguns trechos, mas não deixem de comprar os livros, pois são um documento histórico e também rica fonte para pesquisadores.

Aguinaldo Silva - “O bom vilão é canastrão, faz o telespectador rir. É um pouco como o Tom do desenho animado Tom & Jerry. Ele esmaga aquele ratinho mil vezes por dia, prepara as armadilhas mais ardilosas, mas sempre leva a pior, e todo mundo morre de rir. Os meus vilões são assim. Se você fizer o vilão sério, mau, rancoroso, terrível, as pessoas rejeitam, não gostam. Quanto ao bom herói, ele deve ser absolutamente imaculado.”

Benedito Ruy Barbosa – “O meu universo é o Brasil. Normalmente, um ator vai a Paris ou Nova York quando termina de gravar uma novela. Eu vou para o Pantanal, para o sul de Minas ou para o Araguaia. Estou sempre mexendo com esse sertão, porque tenho uma ligação muito grande com a terra. É uma força telúrica mesmo.”

Gilberto Braga – “Vale tudo surgiu de uma discussão familiar. Eu estava jantando com os meus parentes mais próximos, e alguém chamou meu padrinho de medíocre e babaca. O meu padrinho, irmão da minha mãe, era delegado de polícia, como meu pai, e sempre foi conhecido como um policial não-corrupto.”

Manoel Carlos – “Situo todas as minhas novelas no Rio de Janeiro. Faço coisas muito fortes sob um céu muito azul. As tragédias e os dramas estão acontecendo, mas o dia está muito lindo, sempre. A praia e o espírito carioca acabam dando uma amenizada, uma coloração rosa ao contexto cinzento... Nada no Rio fica muito grave, nem as coisas gravíssimas.”

Ricardo Linhares – “O vilão é mais fascinante, sempre foi. Quem é mais fascinante: a Branca de Neve ou a rainha má? É a rainha má, mas a Branca de Neve é fundamental para torcermos por um final feliz. Em novela, acontece o mesmo. Neste momento, acho que nosso grande desafio é humanizar os heróis.”

Silvio de Abreu – “(Sobre a censura sofrida por Vereda Tropical) Quando estávamos saindo da sala, uma das censoras me falou: ‘Sabe o que é, seu Silvio? O senhor fez uma novela tão bonita antes, Guerra dos sexos. Gente fina, com roupa de pele, gente tão bonita. Agora o senhor faz essa novela de gente pobre? Gente pobre é muito feio, deseduca o povo. Eu sou que nem o Justo Veríssimo, o personagem do Chico Anysio, eu quero que pobre exploda’. Isso aconteceu, de verdade... Na época da Censura, os protagonistas teriam que ser pessoas de grande valor moral. Eles sempre achavam que o povo iria se espelhar nos personagens e querer ser como eles, mas isso é uma visão muito pobre e simplista de uma sociedade. Não acredito que escondendo os nossos problemas vamos achar solução para eles.”

Walther Negrão – “Comecei como figurante. Cláudio Marzo, Fúlvio Stefanini, Rolando Boldrin e eu éramos os quatro figurantes “principais”. O Cláudio era lindo, moreno; o Fúlvio também, só que louro; Rolando, um belo tipo, tocava violão; e eu era o patinho feio, e muito mau ator.”

Aliás eu preciso deixar claro que este Projeto merece todos os méritos pelo seu trabalho pioneiro de preservação da memória da televisão e da Rede Globo. Ela já lançou o “Dicionário da TV Globo”; “Jornal Nacional”; “Almanaque da TV Globo”; e agora, chega às livrarias a sua mais recente criação.

As pioneiras Tupi, TV Rio, Record, Continental e Excelsior não tiveram tempo de pensar na memória, pois estavam preocupadas - com justa razão - em descobrir como funcionava uma emissora de televisão.

Alguns estudiosos, atualmente, estão tentando preencher está lacuna, como Álvaro Moya, que escreveu sobre a TV Excelsior, a atriz Vida Alves, falou sobre a Tupi e, Elmo Francford, fez um belo trabalho sobre a Rede Manchete.

Trilha sonora de Caminho das Índias


01. BEEDI - Sukhwinder Singh e Sunidhi Chauhan (tema da abertura)
02. EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS - Nando Reis (tema de locação : Índia)
03. PARA-RAIO - Skank (tema de Murilo)
04. UMA PROVA DE AMOR - Zeca Pagodinho (tema de Castanho)
05. VAMOS FUGIR (GIVE ME YOUR LOVE) - Gilberto Gil (tema de Tônia e Tarso)
06. ELA DISSE - Marcelo D2 (participação especial Thalma de Freitas) (tema de Leinha e Júlia)
07. MEMÓRIAS - Pitty (tema de Inês)
08. MARTELO BIGORNA - Lenine (tema de Yvone)
09. NADA POR MIM - Paula Toller (tema de Camila)
10. ALMA - Zélia Duncan (tema de Melissa)
11. SOB MEDIDA - Isabella Taviani (tema de Ilana e César)
12. LEMBRA DE MIM - Emílio Santiago (tema de Silvia)
13. AMOR, MEU GRANDE AMOR - Ângela Ro Ro (tema de Chiara e Murilo)
14. NÃO SE ESQUEÇA DE MIM - Nana Caymmi e Erasmo Carlos (tema de Maya e Bahuan)
15. FELIZ - Gonzaguinha (tema de Raj e Duda)
16. O VENTO VAI RESPONDER (BLOWIN’ IN THE WIND) - Zé Ramalho (tema de Dayse)
17. DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ - Elis Regina
18. ATÉ QUEM SABE - Nara Leão (tema de Raul)
19. SUFOCO DA VIDA - Harmonia Enlouquece
20. VOCÊ NÃO VALE NADA - Calcinha Preta (tema de Norma)

TRILHA SONORA: O Clone

Trilha Sonora Nacional


01. A MIRAGEM - Marcus Viana (tema de Jade e Lucas)
02. MEU GRANDE AMOR - Lara Fabian (tema de Maysa)
03. LOVE IN THE AFTERNOON - Legião Urbana (tema de Diogo)
04. NO BALANÇO DO BUZÃO - Miltinho Edilberto (tema de locação)
05. ESCÂNDALO - Caetano Veloso (tema de Xande)
06. ALMA - Zélia Duncan (tema de Clarisse)
07. TARDE TRISTE - Nana Caymmi (tema de Yvete)
08. MODERNIDADE - Lulo (tema de Cecéu)
09. EU SÓ SEI AMAR ASSIM - Zizi Possi (tema de Edna)
10. ALTO LÁ - Zeca Pagodinho (tema de Deusa e Edvaldo)
11. NO ESCURO - Marina (tema de Karla)
12. O SILÊNCIO DAS ESTRELAS - Lenine (tema de Albieri)
13. SOB O SOL - Sagrado Coração da Terra (tema de abertura)
14. MAKTUB - Marcus Viana (tema de locação - Marrocos)


LOVE IN THE AFTERNOON - Legião Urbana


Trilha Sonora Internacional


01. ALL FOR LOVE (A MIRAGEM) - Michael Bolton (tema de Jade e Lucas)
02. MI GRAN AMOR LE DI (AND I LOVE HER) - Jose Alberto "El Canario" (tema de Yvete)
03. LUNA - Alessandro Safina (tema de Yvete e Leônidas)
04. ADARGHAL (THE BLIND IN SPIRIT) - Abdelli (tema de Latifa e Mohamed)
05. BIR GUNAH GIBI (NATHALIE) - Ajda Pekkan (tema de Nazira)
06. DESERT ROSE - Sting (tema de Said)
07. MY LOVER'S GONE - Dido (tema de Mel)
08. WHENEVER, WHEREVER - Shakira (tema de Karla)
09. EL ALEM ALAH - Amr Diab (tema de Zein)
10. MARCAS DE AYER - Adriana Mezzadri (tema de Léo)
11. I WANT LOVE - Elton John (tema de Cecéu e Amália)
12. MELODRAMMA - Andrea Boccelli (tema de Anita)
13. NOUR EL AIN - Amr Diab (tema do núcleo muçulmano)
14. DANS LA NUIT - Sarah Brightman (tema de Samira)
15. AZEZ ALAYA - Tony Mousayek (tema do núcleo muçulmano)
16. MY FRIEND - Groove Armada (tema de locação - Nefertiti)
17. URGA - Badema (tema de Jade)
18. THINGS ABOUT ME - Ayres Viana (tema de locação do Rio de Janeiro)
19. MIRACLE - Jazzy


I WANT LOVE - Elton John


Trilha Sonora Complementar: O Melhor do Bar da Dona Jura


01. NÉ BRINQUEDO NÃO - Molejo
02. DEIXA A VIDA ME LEVAR - Zeca Pagodinho
03. VOCÊ ABUSOU - Jorge Aragão
04. HOJE TEM SAMBA - Arlindo Cruz e Sombrinha
05. LAMBADA DE SERPENTE (ao vivo) - Belo
06. 1800 COLINAS (ao vivo) - Zélia Duncan e Beth Carvalho
07. FINAL FELIZ - Caetano Veloso e Só Pra Contrariar
08. DEPOIS DO PRAZER (ao vivo) - Alcione
09. QUERO UM CAFUNÉ - Dudu Nobre
10. TÔ TE FILMANDO (SORRIA) - Os Travessos
11. MULHER BRASILEIRA - Benito Di Paula
12. SE VOCÊ JURAR - Fundo de Quintal
13. MULHERES - Martinho da Vila
14. EM BUSCA DO PENTA - Pelé


1800 COLINAS (ao vivo) - Zélia Duncan e Beth Carvalho

Caminho das Índias: Maya se arrisca para encontrar Bahuan


Agora que foi obrigada por Manu a parar de trabalhar, Maya está tendo dificuldades para encontrar Bahuan. Por isso, ela decide sair na calada da noite para ir ao encontro do amado. Primeiro, ela desce as escadas, mas dá de cara com Rani. Ela disfarça e volta para quarto. Espera mais alguns minutos até que todos durmam em sua casa, pula a janela e corre para o local onde marcou com Bahuan.

“Eu amo você, Maya! E nunca, narrin, nunca vou desistir de você, não tenha medo! Você... Você fez eu me sentir igual a todo mundo pela primeira vez na vida...”, murmura o jovem indiano, tentando beijá-la.

Maya, porém, se desvencilha dos braços do amado, com medo que alguém os veja. E promete: em breve os dois vão fugir juntos para os Estados Unidos.

As cenas devem ser exibidas na próxima quinta-feira, dia 12.