sexta-feira, 10 de abril de 2009

Paraíso: Terêncio inventa história para convencer Maria Rita


Com medo que Maria Rita não queira mais ir visitá-lo, Zeca pede a Terêncio que o ajude a reencontrar sua amada. O peão pondera, afinal, o mais difícil não é convencer a Santinha, mas a mãe dela!

Terêncio fica sem saber o que fazer para ajudar o amigo, mas Tobi tem uma ideia que pode resolver o problema. O garoto acredita que, se inventarem uma história, podem até convencer Mariana a levar a filha na fazenda outra vez. Tobi manda Terêncio dizer à beata que, depois da visita da Santinha, Zeca começou a sentir uma enorme melhora e que um milagre pode estar prestes a acontecer.

Dito e feito: quando Terêncio conta a história mirabolante para a beata, os olhos dela começam a faiscar. Doida para provar que a filha é mesmo santa, ela promete ao peão que vai levar a Santinha outra vez na casa de Zeca.

As cenas devem ser exibidas a partir de terça-feira, dia 14.

Caras & Bocas: Dafne está nas mãos de Judith


Dafne, que ainda criança perdeu os pais em um misterioso acidente também em uma mina na África do Sul, sofre muito com a morte de Jacques.

De volta a São Paulo, durante a leitura do testamento, ela toma conhecimento da condição imposta por Jacques e não se conforma com a interferência do avô em sua vida mesmo depois de morto: ela deve se casar para assumir a presidência da empresa!

A dona da galeria não aceita se curvar a tal imposição e Judith assume a presidência da empresa interinamente, enquanto Dafne tenta reverter a situação judicialmente.

Mas até essa situação se reverter, Judith não vai medir esforços para deixar Dafne cada vez mais com uma mão na frente e outra atrás...

Caras & Bocas: Casal é vítima de armação no passado


Ainda em 1993, Jacques está descontente com o namoro de Dafne com o pé-rapado Gabriel.

“Imagine, minha neta devia se casar com um alto executivo. Alguém para administrar o patrimônio. Não um artista sem eira nem beira. Ainda mais, nada me tira da cabeça que esse Gabriel possa ser um interesseiro!”, ele comenta com Judith.

O milionário conta com a ajuda de Léa, sua esposa na época, para conseguir que Gabriel aceite uma bolsa de estudos em Londres.

Contudo, ao descobrir que a neta está grávida, o empresário tenta, sem sucesso, desfazer a armação para transformar Gabriel no futuro administrador de sua empresa. Tarde demais...

Quem impede é Judith, filha de Léa e enteada de Jacques. Como sonha comandar a empresa de mineração Conti, ela interfere sorrateiramente, com a ajuda da mãe, para que o padrasto não consiga reverter a situação.

Resultado: Gabriel vai para o exterior sem saber que Dafne está grávida e acreditando que a namorada o trocou por outro, enquanto ela tem certeza de que foi abandonada pelo namorado, que não quis assumir a filha.

Caminho das Índias: Harmonia Enlouquece agita gravação!


Essa quinta-feira véspera de feriado foi animada para a equipe e o elenco de “Caminho das Índias”. Todos caíram na dança com a gravação da cena em que Ademir toca no show da banda Harmonia Enlouquece.

Os integrantes da banda são do Círculo Psicanalítico Brasileiro e têm uma de suas músicas, “Sufoco da Vida”, na trilha sonora da novela.

A cena vai ao ar na próxima segunda-feira (13/04). Não perca!

Poder Paralelo estréia nesta terça dia 14/04

SBT nega condenação por veicular "Pantanal"


O SBT informou em um comunicado que a emissora não foi condenada por veicular a novela "Pantanal" no ano passado.

O autor da trama, Benedito Ruy Barbosa, havia entrado na Justiça no ano passado para tentar suspender a exibição de "Pantanal", que passou na extinta TV Manchete em 1990.

Na época, Barbosa alegou que não autorizou a reexibição da novela e que o SBT não apresentou documentação à Justiça que permita a emissora veicular a novela em sua grade.

Segundo o SBT, "a questão da exibição da novela já está totalmente superada", uma vez que a trama foi exibida na íntegra. O último capítulo de "Pantanal" foi exibido no dia 13 de janeiro.

De acordo com reportagem da Folha Online desta terça-feira (7), o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu duas vitórias consecutivas ao novelista Benedito Ruy Barbosa no processo que move contra o SBT pela exibição de "Pantanal" no ano passado pela emissora.

Para a emissora, o ponto a ser discutido é qual o valor a ser pago para Barbosa pela reexibição da novela.

O comunicado da emissora afirma que "Nós [o SBT] nunca nos recusamos a pagar. O Benedito é que não quis receber."

Poder Paralelo: Atentado nos primeiros capítulos


Um atentado é preparado para que Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes) seja assassinado. A ordem parte do Brasil, mas a vítima está na Itália.


A ordem é interceptada por Téo (Tuca Andrada), delegado da Polícia Federal Brasileira e chefe da operação que investiga uma poderosa conexão do narcotráfico na Itália.


Numa ação rápida, o delegado impede que Tony morra com a explosão de uma bomba em seu carro, mas não consegue evitar a pior tragédia.


A Condessa Marina di Salaparuta (Daniela Galli), mulher de Tony, e suas filhas gêmeas morrem numa terrível explosão criminosa. Tony não consegue chegar a tempo de impedir que a mulher entre no carro e vê a familia morrer.

Tudo Novo de Novo: Conheça a história


"Tudo Novo de Novo" conta a história do casal Clara e Miguel. Clara (Júlia Lemmertz) é mãe de Carol (Daniela Piepszyk) e Léo (Matheus Gabriel), cada um de um ex-marido. Já Miguel (Marco Ricca) é um homem recém-separado e muito ligado à filha, a adolescente Júlia (Polliana Aleixo). A aproximação entre os dois é o ponto de partida desta crônica de costumes, que tem a intenção de mostrar como é atualmente a família brasileira.




Além dos filhos, Clara (Júlia Lemmertz) convive com os seus ex-maridos Fred (Marcelo Spektor) e Paulo (Guilherme Fontes), com a enteada Bia (Marina Ruy Barbosa), com a irmã Nanda (Maria Eduarda) e com a empregada/babá Salete (Analu Prestes).




No universo de Miguel (Marco Ricca) estão a ex-mulher Ruth (Arieta Correa), a filha adolescente Júlia (Polliana Aleixo), o sócio e cunhado Otávio (Gustavo Trestini) e a irmã Lorena (Paula Brum).




Ruth (Arieta Correa) é a ex-mulher de Miguel (Marco Ricca) e mãe da adolescente Júlia (Polliana Aleixo).




"Tudo Novo de Novo" tem o desafio de retratar a família contemporânea brasileira. "Antes o divórcio era a transgressão, hoje é praticamente a regra. Não dá para negar como as transformações familiares mudam o ser humano e isso acaba sendo dramático e cômico ao mesmo tempo", avalia Lícia Manzo, que assina a redação final da série, que tem supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral e direção geral e de núcleo de Denise Saraceni e estreia no dia 17 de abril.

Mutantes voltarão a ter espaço em novela da Record


Em entrevista dada ao Bate Papo UOL na última quinta-feira, Tiago Santiago promete o retorno dos mutantes a Promessas de Amor. O núcleo, que passou a ocupar uma trama secundária, deverá voltar com mais força nos próximos capítulos.

Para estancar a queda de audiência de Promessas de Amor, que vem incomodando até mesmo a sucessora Chamas da Vida, Tiago Santiago garante já estar tomando providências. Segundo ele, tal queda se deve à vontade do público de continuar acompanhando a saga dos mutantes e seus efeitos especiais.

Esse foi o primeiro pronunciamento oficial de Tiago Santiago sobre as mudanças que serão feitas em Promessas de Amor.

Três Irmãs registra bons índices de audiência em seu último capítulo


Na noite de hoje, foi ao ar o último capítulo da novela Três Irmãs, que foi muito criticada desde a sua estreia, no dia 15 de setembro.

O desfecho da história mostrou a vilã Violeta Áquila se suicidando ao se jogar de um precipício.

Waldete e Dr. Alcides puderam ficar juntos, e Alma ficou grávida de trigêmeos. Terminou a trama muito feliz ao lado de Gregg.

O último capítulo teve o seu fim com um lual ao som de Lulu Santos.

No ar das 19h14 às 20h14, a trama registrou média de 26 pontos com pico de 28 e share de 46,5% na audiência prévia.. No horário, Record estava com 10 e SBT com 5 pontos. A audiência é considerada satisfatória, já que a novela terminou em pleno feriadão.

Estes são índices prévios, com medição na Grande SP.

SESSÃO CHAMADAS: Caras & Bocas

Crise financeira abalará as famílias do 'Toma lá, dá cá'


A crise financeira será o tema do primeiro episódio da nova temporada de "Toma lá, dá cá’. Arnaldo (Diogo Vilela), por exemplo, perderá seu consultório e será obrigado a transferir seu material de trabalho para casa. Na sala de seu apartamento, o dentista atenderá aos clientes e, com o apoio da síndica, Dona Álvara (Stella Miranda), lançará o plano Odontojamba.

Quem não gostará da mudança será Rita (Marisa Orth), que ficará irritada de tanto escutar os motores dos aparelhos odontológicos. Mas como a corretora de imóveis também não estará com as finanças em dia, ela terá que aturar a situação. Já Mário Jorge (Migual Falabella) passará a ganhar a vida como mestre de obras do Jambalaya Ocean Drive.

Com texto de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella, o programa voltará ao ar na próxima terça-feira, dia 14, após a reestreia do "Casseta & Planeta, urgente!"

Maitê Proença: 'Não sei que 'Dona Beija' é essa que eles vão exibir'


Protagonista de "Dona Beija", novela exibida em 1986 pela Rede Manchete, Maitê Proença disse que não autorizou o SBT, emissora que desde a última segunda-feira, dia 6, reapresenta o folhetim, a pôr a trama no ar. A atriz contou que ficou surpresa ao saber que a história está sendo reexibida e diz que seus advogados já foram acionados e que "alguma coisa eles vão fazer".

- Foi uma surpresa para todos nós. Eles tentaram fazer um acordo comigo mas eu não aceitei. Ainda assim botaram a novela no ar. E sem avisar ao elenco e ao próprio público. Não houve chamada na TV informando que "Dona Beija" seria reprisada, não houve nada - disse ela, que está em Grumari gravando as últimas cenas de "Três irmãs".

Maitê põe em questão ainda a qualidade do que o SBT apresentará.

-Sei que o material que a Manchete tinha estava guardado nos porões da emissora, de qualquer jeito. Tanto que às vezes a gente pedia alguma cena da novela para botar no videobook e eles nunca tinham. Imagino que as imagens estejam deterioradas. Não sei que "Dona Beija" é essa que eles vão exibir. Acho que vão ter de reeditar muita coisa e só Deus sabe como eles vão fazer isso. Aliás, esse foi um dos motivos para eu não autorizar.

Video Show estreia ao vivo e com novos apresentadores


Os bastidores do mundo das artes e a memória da televisão sobre um novo olhar, mais dinâmico, atual e em novo formato. O ‘Video Show’ estreia ao vivo na nova programação da Rede Globo, dia 13 de abril, trazendo André Marques, Ana Furtado, Luigi Barricelli e Fiorella Mattheis à frente do programa, que contará ainda com repórteres como Geovanna Tominaga. Entretenimento, novidades sobre o universo cultural, cinema, teatro, música, shows, homenagens e perfis, nada ficará de fora das lentes atentas da equipe do programa. “O Video Show terá um conceito mais moderno e ágil e agora também vai explorar o que acontece no show biz. O formato ao vivo vai trazer mais dinâmica ao programa, mais frescor e atualidade”, garante o diretor Boninho.

O programa estará integrado com o jornalismo e trará eventualmente matérias de outras praças, permitindo entradas ao vivo de todo o Brasil. Repórteres especiais produzirão matérias diferenciadas sobre música, viagens e comportamento. A interação multimídia também é um dos pontos de destaque, já que a internet será uma extensão do programa e vai gerar conteúdo para o ‘Video Show’. Haverá espaço para o internauta postar vídeos e conteúdos interessantes e indicar as últimas novidades da net. “Vamos falar sobre os bastidores, o bakstage das novelas, tendo a possibilidade de unir novas plataformas como a internet. O ‘Video Show’ não parou no tempo, continua em evolução”, comenta o apresentador Luigi Barricelli.

Novos quadros mostram a intimidade e curiosidades da vida das celebridades: famosos dando dicas e mostrando fotos de suas andanças e viagens; artistas comentando imagens antigas e mudanças no visual; atores lembrando sobre o primeiro trabalho na televisão; mães falando sobre filhos famosos; celebridades mostrando seus animais de estimação; e as preferências do telespectador são algumas das novidades. “Vamos explorar o mundo da moda, mostrando matérias divertidas com famosos abrindo o guarda-roupa. Teremos um quadro com um famoso dando dica cultural e mostrando fotos de uma viagem, por exemplo. O público também vai ficar sabendo o que seu ídolo fazia antes da fama. Será um programa alegre e para cima”, aposta Fiorella Mattheis.

O Video Show manterá matérias que resgatam a história e momentos emocionantes da televisão. O apresentador André Marques adianta que o programa manterá ícones que o público tanto gosta. “São 25 anos de estrada. O ‘Video Show’ vai continuar sendo uma revista eletrônica, com novidades da TV Globo e também trará informações de shows, música, cinema e coisas do mundo inteiro. Fazer o programa ao vivo garante adrenalina, motivação e notícias instantâneas e atuais. Vamos interagir com a TV a cabo e com a internet, o que faltava vai chegar”, diz. Os repórteres continuarão trazendo o making of diferenciado das novelas e programas da Rede Globo e a dinâmica ao vivo irá mostrar, por exemplo, a gravação de uma cena em tempo real, em qualquer lugar da Central Globo de Produção ou em qualquer outro lugar.

Quadros de sucesso como o ‘Falha Nossa’ e ‘Túnel do Tempo’ também estarão no programa. “Além de quadros já consagrados, o programa vem recheado de novidades: apresentadores, repórter e convidados especiais. O programa vem com um brilho, uma luz e um espírito inovador”, comemora a apresentadora Ana Furtado.

Angélica estará no comando do ‘Vídeogame’ que estreia com um novo cenário. O público estará mais próximo da apresentadora e vai entrar na competição, brincando ao lado dos artistas que farão participações especiais. “O público do programa sempre teve vontade de estar lá, participando das brincadeiras, respondendo às perguntas, falando, mandando seu recado. Tenho um carinho especial pelo Videogame. São nove anos muito divertidos. Fazer parte do ‘Video Show’ durante todo esse tempo é incrível. E agora o público pode ter certeza que estará ainda mais envolvido no Game”, garante Angélica.

O ‘Video Show’ tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho e direção geral de Carlos Magalhães e direção de Vivi de Marco. O 'Videogame' é exibido no 'Video Show', que vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo depois do 'Jornal Hoje'.

Audiência de Quarta (08/04)


Senhora do Destino - 18

Paraiso - 22

Três irmãs - 26

Caminho das Indias - 38

Promessas de Amor - 11

Chamas da Vida - 16

Revelação - 5

Dona Beija - 5

CHAMAS DA VIDA: Uma grande Promoção


Se você souber quem é o misterioso incendiário de "Chamas da Vida" participe da promoção conjunta da TV e Rádio Record e ligue para 11 7144.1212 e digite a opção 7. Será que é a Beatriz, o Roberto, o Tomás? A Darlene, o Júnior e o Léo também são muito suspeitos.Mas conversando com os meus internautas levantei mais nomes que podem ser o do incendiário, o Marreta, a Manu e o Seu Brito, a carinha deles não me engana. Ou será alguém que a gente não imagina.Quem acertar e justificar o seu palpite em uma frase poderá passar com direito a acompanhante um dia nos novíssimos estúdios da Rede Record no Rio de Janeiro e mais um fim de semana, também com direito a acompanhante, num hotel à beira mar localizado no Recreio dos Bandeirantes e ainda embolsar dois mil reais.Outras informações poderão ser obtidas no site www.rederecord.com.br/interatividade. Que você está está esperando? Liga agora.

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: O Sexo dos Anjos

terça-feira, 7 de abril de 2009

Poder Paralelo: Duas irmãs completamente opostas


Em Poder Paralelo, Bete Coelho interpreta Vania, a irmã mais nova de Maura (Adriana Garambone). Ela é completamente diferente da irmã, tem um ar misterioso e parece estar sempre à espera de uma oportunidade para dar uma solução definitiva em sua vida.

Maura (Adriana Garambone) é casada com Bruno Vilar (Marcelo Serrado) e dedica sua vida ao marido e aos filhos Luisa (Fernanda Nobre), Pedro (Guilherme Boury) e Junior (Rodrigo Simas). Maura deixou pra trás o sonho de ser atriz porque o marido assim quis. Ela nem imagina que Bruno mantém há anos um caso com a famosa atriz Fernanda Lira (Paloma Duarte) e está planejando construir um teatro para a amante.

Poder Paralelo estreia na terça-feiram dia 14 de abril.

Paraíso: Aninha leva fora de Maria Rosa


Aninha não consegue esconder o ciúme que sente de Otávio e Ricardo. A caipira está caidinha pelos dois e não gosta nada da proximidade dos cariocas com a filha do prefeito.

Quando Maria Rosa aparece na pensão perguntando pelos rapazes, Aninha explica que eles foram até a fazenda de Eleutério para visitar Zeca e aproveita para alfinetar a rival. Maldosa, ela indaga como era o hotel em que ela, Otávio e Ricardo se hospedaram no Rio de Janeiro.

Percebendo os ciúmes de Aninha, Maria Rosa declara que a viagem foi ótima, o hotel era cinco estrelas e explica que os três se divertiram muito.

“Ah, e antes que eu me esqueça... Eu não dormi com nenhum dos dois! Acho que é isso que você e toda a cidade está querendo saber, não é?”, diz Maria Rosa, para surpresa de Aninha.

A caipira fica sem saber o que dizer, enquanto Ida olha para a neta com olhar de reprovação. “Eu num falei nada!”, defende-se Aninha, depois que a outra vai embora. Mas que pensou, pensou, não é mesmo?

A cena deve ser exibida na próxima sexta-feira, dia 10.

Paraíso: Antero leva Santinha para ver Zeca


Da última vez que tentou visitar Zeca, Maria Rita acabou indo embora sem encontrar com o peão, já que Mariana não deixou a filha entrar sozinha no quarto do rapaz. Mas, aproveitando que a beata saiu para ir à missa, Antero resolve levar a filha outra vez até a fazenda vizinha, a fim de promover o encontro da Santinha com o “filho do diabo”.

“O senhor ficou maluco, pai? A mamãe vai por a casa abaixo, quando souber!”, diz Maria Rita, assustada. Antero, porém, não está nem aí para o que Mariana vai pensar e sai levando a filha às pressas, antes que a esposa volte e estrague seus planos.

Maria Rita só faz questão de chegar na casa de Zeca usando o véu que cobre seu rosto, afinal, vai ser uma coisa a menos para sua mãe implicar.

As cenas devem ser exibidas a partir de sexta-feira, dia 10.

Campanha publicitária de Caras e Bocas terá ação inédita na internet


Os protagonistas Flávia Alessandra (Dafne) e Malvino Salvador (Gabriel) são separados pelos outros colegas de elenco: Ingrid Guimarães, Marcos Pasquim, Ary Fontoura, Deborah Evelyn, Sérgio Marone, Maria Zilda Bethlem, Fernanda Machado e Ana Lúcia Torre. A partir do dia 08 de abril, os telespectadores da Rede Globo poderão conferir a campanha publicitária de Caras & Bocas, a nova novela das sete que estreia no dia 13 de abril, nos principais jornais e revistas de circulação nacional.

Na peça, a protagonista Dafne, vivida por Flávia Alessandra, está entre outros atores que a separam de Gabriel, interpretado por Malvino Salvador. Eles estão em uma galeria com a parede toda pichada e com o texto que diz “Cada um busca encontrar a pessoa especial com qualidades raras e bonitas histórias para viver. Mas as dificuldades não são poucas”.

A campanha relata um pouco da história de amor entre Dafne e Gabriel, que se conheceram na faculdade e se apaixonaram imediatamente, mas foram separados pela família dela, que acreditavam que Gabriel só estava interessado em seu dinheiro. Ele vai para Londres estudar artes e ela acha que foi abandonada.

Além da publicidade, a Rede Globo desenvolveu uma ação inédita. Em parceria com o site de relacionamento Par Perfeito, no site da novela estará disponível uma ferramenta para aproximar pessoas.

Além disso, uma outra ação será feita na internet. Um aplicativo inspirado na trama será desevolvido no Orkut. Através do Reatamento de Relacionamento será possível promover reencontros de pares separados.

Três Irmãs: Violeta sequestra Marquinho!


Violeta finalmente foi presa, mas, por um descuido, ela consegue fugir da polícia. Mas quem pensou que depois dessa a vilã iria desaparecer de Caramirim, errou!

Audaciosa como sempre, Violeta decide voltar à cidade para recuperar o seu ouro e fugir de vez. “Mas não sem levar comigo o único ser humano que me ama de verdade”, comenta ela. E para “pegar” essa pessoa, Violeta usa a antiga van de
Polidoro e fica estacionada na pracinha da cidade esperando a pessoa passar.

Quando vê Marquinho saindo da lan house, ela abre a porta lateral da van com agilidade e o chama para dentro. Ele se espanta, mas obedece. Violeta fecha a porta e arranca com a van. “Eu tenho umas coisas importantes para fazer, meu querido. Depois vamos partir numa longa viagem, só eu e você... E não aceito recusas”, avisa Violeta.

Será que Violeta vai conseguir fugir com o neto? Para saber, fique ligado nos próximos capítulos de Três Irmãs! Acena deve ir ao ar no dia 9 de abril.

Caras & Bocas: Essa novela promete!


DAFNE


SIMONE

Globo já prepara novela de Silvio de Abreu, que deve estrear em 2010


Na melhor das hipóteses, as gravações só devem ter início em janeiro ou fevereiro do ano que vem, mas as primeiras providências quanto à produção da nova novela do Silvio de Abreu são tomadas desde já.

Segundo informações do jornal Tribuna da Imprensa, além das confirmadas participações de Fernanda Montenegro, Cleyde Yaconis, Mariana Ximenes, Tony Ramos e Sérgio Britto, é possível acrescentar a este elenco os nomes de Aracy Balabanian, Leandra Leal, Reynaldo Gianecchini e Marcelo Médici.

A diretora Denise Saraceni, a cenógrafa May Martins e o próprio autor estão com viagem marcada para a Itália, nos primeiros dias de maio, para definir as locações da novela na região da Toscana. É lá que a história vai começar.

Carlos Lombardi apresenta projeto de remake de 2 grandes sucessos


Carlos Lombardi apresentou na Globo um projeto de remake unindo dois grandes sucessos de Cassiano Gabus Mendes: "Plumas e Paetês", exibida entre 1980 e 1981, e "Ti Ti Ti", 1985/1986.

Segundo informações do jorna Tribuna da Imprensa, o autor aguarda uma resposta do Entretenimento da Globo - leia-se Manoel Martins. Curioso é que o filho do Cassiano, Tato, estava com a mesma ideia.

Audiência de segunda (06/04)


Senhora do destino - 18

Malhação - 18

Paraíso - 22

Três irmãs - 26

Caminho das Índias - 42 (no Rio) e 39 (em São Paulo)

Promessas de amor - 10

Chamas da vida - 14 picos de 18

A lei e o crime - 14

Revelação - 4

Dona Beija - 4

Fim da geladeira: Autores encostados na Globo terão que apresentar projetos


Autores que estavam sem trabalha na Globo, recebendo salário sem apresentar projetos ou sem oportunidades, acabam de ser enquadrados pelo departamento de entretenimento da Globo.

Sob ordem do diretor Manoel Martins, a partir de agora todos estão obrigados a mostrar serviço.

Caminho das Índias bate recorde de audiência no Rio de Janeiro


A trama de Glória Perez cravou 42 pontos no Ibope, no Rio de Janeiro, recorde de audiência. Em São Paulo, o Ibope também foi alto. Das 20h56 às 22h19, horário de exibição da novela, a Globo marcou média de 39 pontos. A Record ficou em segundo lugar com 10 pontos, quando exibia Promessas de Amor, também em São Paulo.

Apesar do crescimento, Caminho das Índias ainda não emplacou. A média geral da novela gira em torno dos 35 pontos de audiência em São Paulo.

O destaque do capítulo desta segunda-feira ficou por conta do encontro de Duda (Tania Khalill) e Opash (Tony Ramos). Duda revelou a Opash que está grávida de Raj (Rodrigo Lombardi). Opash comunicou a Duda que a mulher de Raj espera um filho dele e avisou à brasileira que Raj não registrará o filho que ela espera.

Outro momento marcante no capítulo foi quando Maya ( Juliana Paes) revelou a Raj que algo pode atrapalhar a felicidade dos dois. A novela terminou com a chegada de Bahuan (Marcio Garcia) à Índia.

TRILHA SONORA: Dona Beija


01. TEMA DE DONA BEIJA - Wagner Tiso e Viva Voz
02. POENTE II - João de Aquino e Maurício Carrilho
03. LUZ E SOMBRA - Ivor Lancellotti
04. VIOLA E MEL - 14 Bis
05. A PROMESSA - Marisa Gata Mansa
06. FACHO DE LUZ - João de Aquino e Maurício Carrilho


VIOLA E MEL - 14 Bis

SBT reestreia "Dona Beija" e registra 4 pontos de audiência


Depois de reformular o departamento de teledramaturgia e buscar talentos no mercado, Del Rangel ajudou o SBT adquirir os direitos da novela Dona Beija.

Enquanto todos esperavam a reprise de "Ana Raio e Zé Trovão", a emissora de Silvio Santos relança a novela protagonizada por Maitê Proença. Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, a trama teve apenas 89 capítulos.

O site "O Planeta TV!" informou que de acordo com dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, a reestreia de "Dona Beija" exibida das 22h25 às 23h17 garantiu ao SBT uma média de 4 pontos.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Bia Seidl faz caipira em 'Paraíso' e se irrita quando dizem que ela estava sumida da TV


No ar em "Paraíso", Bia Seidl - atriz que atuou em três diferentes emissoras somente nesta década - se irrita quando ouve alguém dizer que só agora ela está de volta às novelas.

- Nunca parei de trabalhar - frisa Bia, que admite ter "batido na porta" da TV Globo para pedir um papel no remake de Benedito Ruy Barbosa, onde vive Aurora, mulher do prefeito Norberto (Leopoldo Pacheco) e mãe da avançada Maria Rosa (Fernanda Paes Leme). - Sou uma atriz que bate sempre na porta e ofereço o meu trabalho.

Aos 47 anos, Bia acredita que o mercado televisivo hoje é muito diferente daquele em que trabalhou nos anos 80, quando viveu tipos marcantes nas novelas "A gata comeu", da Globo, e "Dona Beija", da extinta Manchete. A atriz atuou em dez tramas naquela década e praticamente emendou uma na outra.

Exibida originalmente em 1982, "Paraíso" deu a Bia - vinda de um papel pequeno em "Jogo da vida" (de 1981) -, seu primeiro personagem de mais expressão na TV: Edith.

- Foi o Benedito quem me colocou na carreira com mais propriedade. Dali em diante as pessoas começaram a saber quem eu era - recorda a atriz, um dos rostos perfeitos que já ajudaram a vender uma famosa marca de sabonetes - Terminei de gravar "Paraíso" numa manhã e, no mesmo dia, já estava fazendo uma cena externa de "Louco amor" (trama de Gilberto Braga exibida em 1983) - conta.

Apesar de nunca ter parado, a atriz assume que a década seguinte não foi tão fácil. Bia integrou o elenco de tramas como "Sangue do meu sangue" e "Os ossos do barão", no SBT, dois trabalhos sem muita repercussão.

- Às vezes as pessoas não estão te desejando, não estão querendo você. São duas as soluções: ou você vai estudar, se investigar, ou fica triste. Fiquei com a primeira opção - relata a atriz, que não vê os anos 1990 como totalmente perdidos. - Ator lida com rejeição, passa por períodos de entressafra. É horrível. Mas mesmo assim fiz coisas importantes naquela época, como a minissérie "Memorial de Maria Moura" (de 1994) - destaca a mãe de Daniel, de 28 anos, e Miranda, de 10. - Tive o primeiro filho muito cedo. Quando temos 20 anos nos achamos imortais. Quando engravidei de novo, aos 37, tive a clara noção do que é a vida. E isso dá uma insegurança - confessa.

Hoje, poucos se lembram da Luciana de "Estrela de fogo" (em 98, na Record), ou da Leonor de "Jamais te esquecerei" (no SBT, em 2003). Mas Bia não se arrepende por ter passado por diferentes emissoras em sua carreira:

- Trabalhei na Globo, Manchete, Record e SBT. Eu me jogo.

Em cartaz em São Paulo com a peça "Cândida", de Bernard Shaw, Bia destaca a oportunidade de fazer a Aurora no horário das 18h, uma caipira com direito a sotaque e tudo.

- Não quis pesar no sotaque para ser gentil com os ouvidos do público. É ótimo fazer essa dona de casa sem muita malícia - diz a atriz, que apareceu numa trama inteira da Globo pela última vez em "Alma gêmea" (de 2005). - Sempre me associaram mais aos personagens sofisticados e maus. Fiz muitas mulheres riquíssimas e não adianta brigar com isso. Agora estou podendo me desconstruir.

Vanguarda?: Caras & Bocas fala de arte, mas repete modelo


Uma história de amor com humor. É assim que Walcyr Carrasco define a nova novela das sete da Globo, assinada por ele. Com estréia marcada para o próximo dia 13, Caras & Bocas, portanto, é construída como manda a tradição dos folhetins do horário, investindo nestes dois ingredientes para contar a história de um casal.

Malvino Salvador é o mocinho. No papel de Gabriel, ele trabalha duro no bar da família para cuidar de sua irmã, deficiente visual, e da mãe.

- É um cara batalhador, um dono de bar, que tem que cuidar da família, colocar comida na mesa. Ele é o alicerce, o provedor da casa, o comandante da família depois que o pai morreu, explica Malvino, na festa de lançamento da novela, realizada em São Paulo no último domingo, dia 5.

Na juventude, no entanto, havia planejado outro futuro para si. Queria ser pintor e se casar com a mulher que amava, Dafne, hoje dona de uma galeria de arte, vivida por Flávia Alessandra. Depois de uma armação do avô da moça, o casal se separa. Ela está grávida, ele desconhece a existência da filha.

Para esta fase da novela, o plano inicial era não contratar novos atores. Flávia e Malvino fariam os adolescentes apaixonados. Não deu certo, e as cenas acabaram regravadas com atores mais jovens.

- Foi uma experiência de visual que a gente fez e não deu certo, aí entraram as crianças. Acabou até sendo melhor por que assim o público não se confunde com passado e presente, comentou Flávia.

Quinze anos depois, a menina Bianca resolve ir atrás do pai. A relação dos protagonistas, no entanto, tem dois empecilhos. O primeiro é a vilã da história, Judith, enteada do pai de Daphne que faz de tudo para que a filha dele não se case, já que esta é uma das condições para que ela assuma a empresa de diamantes da família.

- Ela não quer que Dafne fique com Gabriel porque quer ficar com a empresa do pai dela, e o mata para isso, explica Deborah Evelyn, que vive a primeira vilã de sua carreira.

A segunda pessoa a quem não interessa a volta de Dafne e Gabriel é Vicente. Papel de Henri Castelli, o advogado é amigo da família e apaixonado pela moça desde pequeno. Mas com problemas graves para ser levado a sério.

- Ele tem um amor sincero por ela. É um boa praça, um cara muito sério no trabalho e aí vem a parte cômica. Ele é muito tímido e muito medroso, então em situações de romance, fica muito nervoso então faz um monte de besteira, conta Henri.

Apesar do conflito inicial do folhetim, os temas, sempre leves, seguem a cartilha de como as novelas globais do horário têm se comportado nos últimos anos. Mas e se a fórmula não der certo? Walcyr se preocupa em se tornar a próxima vítima das perguntas da imprensa sobre audiência?

- Eu não paro para pensar nisso, porque o autor quando vai trabalhar precisa se isolar e ficar sozinho com sua emoção. Se você se prende muito às questões técnicas, acaba ficando muito auto-crítico. Tem que escrever aquilo que tem vontade.

Walcyr Carrasco defende "inclusão" em suas novelas


Walcyr Carrasco, 57, afirmou que desde o início pensou na trama da novela "Caras & Bocas" com o papel para uma deficiente visual. "Sempre trabalho questões de inclusão em minhas novelas. Eu vejo a vida assim", afirmou o autor durante festa de lançamento da novela neste domingo (5) em São Paulo.

"Caras & Bocas", que sucede "Três Irmãs" no horário das sete na Globo, estreia no próximo dia 13 de abril. No elenco, a atriz Daniele Haloten, 28, que é deficiente visual, interpreta a irmã de Gabriel (Malvino Salvador). Ao lado de Dafne (Flávia Alessandra), ele forma o par romântico da trama.

Quanto ao macaco que participa da novela, Carrasco afirmou que se trata de um recurso para chamar a atenção contra o tráfico de animais. Ainda em relação à trama, o autor teve de fazer um ajuste e incluir uma gravidez na trajetória da personagem de Ingrid Guimarães, 36.

"Vou engravidar na história, como? Pergunta para ele [Carrasco].", afirmou a atriz, que está em início de gestação e vive a personagem Simone.

Alessandra afirmou que o novo trabalho foi bem recebido em sua família. Isso porque a filha, Giulia, gostou da ideia da mãe ser uma mocinha de novela em horário que ela pode ver TV.

A outra questão é que, pela primeira vez, atriz trabalha com o marido em uma novela.

Otaviano Costa, 35, e Alessandra são casados desde 2006. Em "Caras & Bocas" ele vive o personagem Adenor. "A vida fica mais fácil", afirmou a atriz.

Novela de Gilberto Braga terá Deborah Secco


A próxima novela de Gilberto Braga ainda não tem nome nem data para estrear exata para estrear (sabemos apenas que será em 2010), porém uma coisa está certa: Deborah Secco será uma das protagonistas.

A personagem que será vivida pela atriz ainda está em fase de construção. Entretanto, o autor está escrevendo-a pensando em Deborah.

SESSÃO BEIJO: Duas Caras

Lauro César Muniz apresenta Poder Paralelo e dispara: "A telenovela seguiu o caminho da má qualidade"


Contemporâneo dos maiores autores de telenovelas brasileiras, como Walter George Durst, Bráulio Pedroso e outros, Lauro César Muniz quer reviver o período de ouro das tramas. A garantia foi feita durante a coletiva de imprensa de "Poder Paralelo", na manhã desta segunda-feira (6), no Recnov, zona oeste do Rio de Janeiro.

“A pobreza das telenovelas atuais me espanta. Eu convivi com esse mundo nos anos 70, 80 e 90. É claro que os tempos são outros, mas eu acredito que a telenovela seguiu o caminho da má qualidade. Hoje, ela perdeu o seu ‘elan’ e muitos atores estão abandonando este caminho. Com essa história, pretendemos resgatar o glamour. Chega de mentiras em telenovelas”, disse ele, que foi aplaudido de pé pelos atores presentes no encontro.

A trama tem a máfia e a espontaneidade do povo italiano como fios condutores e conta com a direção de Ignácio Coqueiro e um elenco de mais de 60 atores. Os personagens principais são vividos por Gabriel Braga Nunes - o mafioso Tony Castellamare, Marcelo Serrado - o vilão Bruno Villar e Paloma Duarte - a atriz Fernanda, que é amante de Bruno.

A novela tem estreia prevista para o dia 14 de abril, inicialmente às 23h, já que sua antecessora, "Chamas da Vida", só termina no dia 28 de abril.

Dona Beija é a arma secreta do sbt


Na noite desta segunda-feira, 6 de abril, o SBT surpreendeu mais uma vez seus telespectadores. Inicialmente, como já havia sido anunciado, às 21h45 entrava no ar a conturbada novela Revelação, de Iris Abravannel. Dessa vez a trama não esperou acabar Caminho das Indias, da Globo. Revelação teve um capítulo de apenas 40 minutos, com um único intervalo comercial.

Logo depois da trama de Íris, entrou no ar a anunciada Arma Secreta, que desde semana passada era divulgada pela emissora. As chamadas mantinham o suspense em relação a qual folhetim da extinta Rede Manchete seria reprisado. Apesar da emissora nada confirmar, as informações dos bastidores já davam como certa a reprise da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, exibida em 1990, escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar.

A surpresa da noite para o telespectador foi se deparar com a reprise da novela Dona Beija, de 1986, escrita Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano. A trama protagonizada por Maitê Proença era tida como carta fora do baralho para uma possível reapresentação. Até então, o motivo para uma não reexibição seria a baixa qualidade da fitas. O SBT pretende fazer um remake de Dona Beija em 2010.

Antes de colocar Dona Beija no ar, o SBT exibiu um comunicado solicitando que todos os funcionários que tivessem qualquer tipo de envolvimento com a trama, procurassem a emissora para receberem seus direitos pela reapresentação. O mesmo comunicado foi colocado na página inicial do site do canal.

O primeiro capítulo foi ao ar das 22h25 às 23h15, sem intervalos comerciais.

Provavelmente na sequência deverá ser exibida a tão sonhada reprise de Ana Raio e Zé Trovão, que era dada como certo para hoje.

domingo, 5 de abril de 2009

Paraíso: Zeca manda Santinha embora


Como Mariana se recusa a deixar a Santinha ficar sozinha com Zeca, o “filho do diabo” se zanga e ordena a Terêncio que mande as duas embora. “Pro diabo a santa, e a mãe da santa! E depois, pensando bem, eu nesse estado... Que chance eu teria com ela? Não! Manda embora!”, declara, para surpresa do peão.

Eleutério fica na maior saia-justa diante de Mariana e Antero, afinal, foi ele quem pediu aos pais da Santinha que levassem a jovem para rezar por Zeca. Depois que os três saem, ele vai perguntar ao filho o porquê de toda essa confusão.

Mas Zefa, que assistiu a cena toda de perto, já tem a resposta na ponta da língua: “Isso foi curpa daquele coisa ruim! O diabo da garrafinha! O pai dela avisô, pediu, má seu Lotério teimô de num querê tirá ele de casa... Deu nisso!”. Será?

As cenas devem ser exibidas na sexta-feira, dia 10.

Paraíso: Zefa passa a maior vergonha!


Depois que Zeca manda a Santinha e seus pais embora, Eleutério fica uma pilha. Ele não gosta nada de passar essa vergonha na frente dos vizinhos, e fica ainda mais irritado quando Zeca coloca a culpa no diabinho que ele guarda na garrafa. Afinal, Mariana havia pedido para que o fazendeiro se livrasse do “cramulhãozinho”.

“O sinhô num atendeu o pedido dela, e a Santinha acabô num rezâno pelo seu filho!”, diz Zefa.

Nervoso com tanta confusão, Eleutério explica que Zeca não chamou Maria Rita para rezar por ele. Na verdade, o rapaz só queria se aproximar da jovem.

Ao descobrir isso, Zefa também se irrita, pois sabe que Rosinha é apaixonada pelo “peão doutor”. Ela critica a atitude de Zeca e declara que o filho puxou ao pai quando o assunto é mulher. Zefa ainda alfineta o patrão, dizendo que todo mundo conhece as histórias dele.

“Pois ocê fique sabêno que o memo povo que conhece as minhas história, chama ocê de Zefa cheira-cheira!”, rebate o fazendeiro, referindo-se ao fato de que ela vive cheirando as camisas dele escondida. Zefa não sabe onde se esconder de tanta vergonha e Eleutério se arrepende em seguida, pois percebe que falou demais!

Não perca as cenas, que devem ser exibidas na sexta-feira, dia 10.

Globo volta a investir em séries depois do sucesso de outros canais


Nos últimos anos, as séries vêm se transformando em mania entre os telespectadores e mesmo fãs de filmes. A TV a cabo e a Internet servem de base de avaliação para os canais brasileiros. A Record já investe neste gênero, pois além de exibir as séries internacionais, também produz sua própria, tendo a policial "A Lei e o Crime" conquistado uma média de 15 a 20 pontos de audiência entre Rio e São Paulo. A série já garantiu uma segunda temporada para 2010.

Para não ficar para trás, a Globo anuncia a estréia de "Força Tarefa". Esta nova série policial gira em torno das atividades da Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro que tenta acabar com a corrupção no meio. Seguindo uma linguagem cinematográfica, a série foi criada por Marçal Aquino e Fernando Bonassi. Estrelada por Murilo Benício, Milton Gonçalves, Fabíula Nascimento, Hermila Guedes e Juliano Cazarré, tem previsão de estréia para o dia 16 de abril.


Outras produções que estão em fase de desenvolvimento são "Decamerão - A Comédia do Sexo", estrelada por Deborah Secco, que teve um especial de fim de ano em 2008; "Tudo novo denovo", com base na série "Brothers & Sisters"; "Aline", com base nas tiras em quadrinhos criada por Adão Iturrusgarai, a qual também teve um especial de fim de ano e vai estrear no formato série no segundo semestre; "Som e Fúria", versão brasileira da série canadense "Slings & Arrows", que teve sua estréia adiada para julho em função da exibição do "BBB 9". A versão da série chega ao Brasil em formato minissérie com Andrea Beltrão, Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel, Dan Stulbach e Rodrigo Santoro. Ó Paí Ó garantiu uma segunda temporada para o fim do ano com o mesmo elenco e direção.



E ainda tem as minisséries "O Bem Amado", "Jânio Quadros", "Dalva de Oliveira" e "Dançar Tango em Porto Alegre". A primeira é uma obra de Dias Gomes, dirigida por Guel Arraes, que terá como base o filme do diretor para o cinema. Estrelada por Marco Nanini, a minissérie está prevista para 2010. A história tem como base uma peça que virou novela, a qual foi transformada em série e que, agora, é versada para o cinema e novamente para a TV. A segunda pretende narrar a vida de Jânio Quadros no período em que foi Presidente da República. A terceira irá narrar a vida da cantora Dalva de Oliveira. Com roteiro de Maira Adelaide Amaral e direção de Dennis Carvalho, a minissérie de cinco capítulos deverá ser exibida em janeiro de 2010. A quarta é a terceira minissérie do Projeto Quadrante, onde contará a história de Jane, uma jovem misteriosa, que conhecerá um distinto homem em uma viagem rumo a Porto Alegre. Ela esconderá um grande drama em sua vida, e ele, inúmeros fracassos em seu passado. Os dois, devido ao desespero, irão se envolver e fazer com que aquele momento, dentro de um trem na fria noite gaúcha, seja marcado em suas vidas para sempre.

A produção de séries brasileiras pela Globo ou outros canais não é novidade. De quando em quando o público testemunha o surgimento de uma série. O problema é a falta de continuidade neste gênero de produção, o qual ficou restrito a duas ou três minisséries por ano e a eventuais séries cômicas. Isto porque a série dramática, mais rara na TV brasileira, tem um custo maior que as próprias novelas, visto se tratar de desenvolvimento mais profundo de temas, necessitando de bons roteiros e de um trabalho de câmera que dê apoio a trama. Outro problema das séries dramáticas também poder ser a possibilidade de, se bem desenvolvida, roubar a audiência das novelas, as quais são produtos tradicionais na grade da Globo.


Com a penetração cada vez maior da televisão americana no mercado internacional, a TV brasileira deixou passar "um bonde inteiro" antes de perceber a necessidade de investir neste gênero. Enquanto outros países já adotaram há anos esta linha de produção contínua, o Brasil se manteve fiel no investimento único de novelas. Somente com a queda na audiência deste gênero é que os canais se deram conta de que "alguma coisa" estava acontecendo. Agora tentam correr atrás.

Dedicando-se às novelas, os canais brasileiros se afastaram de um filão que tem potencial para atrair segmentos de público específicos. Com isso garantiria audiência por mais tempo com um produto flexível em seu desenvolvimento e abordagens. Este filão também potencializaria uma variedade de programação, oportunidades de lançar novos roteiristas e atores, e penetração no mercado internacional com outros tipos de produtos.


A produção esporádica também prejudica a qualidade no desenvolvimento deste tipo de produto, visto que a falta de prática ou a interferência do canal podem levar uma série a se transformar rapidamente em narrativa, em visual e em interpretação de novela.

De qualquer forma, parece que as emissoras estão, de novo, dispostas a tentar este filão, fazendo frente (?) às produções internacionais no mercado nacional e internacional. A Globo, inclusive, já adotou o formato americano de produção estabelecendo 13 a 22 episódios por temporada de suas séries, à exceção de "A Grande Família".


Séries como "Os Normais" e "A Diarista" (que por sinal tem enredo semelhante ao seriado americano dos anos 60 chamado "Griedl") foram vendidas a outros países como Equador, Peru, Honduras, Guatemala, Paraguai, República Dominicana, Coréia, Portugal, Rússia, Moçambique e Timor Leste sob o título de "Normal People" e "The Cleaning Lady".

O mercado internacional presente no Brasil através dos canais de tv a cabo já investem com significativa qualidade em séries nacionais. Esse ano estréiam a segunda parte da primeira temporada de "9mm: São Paulo" na FOX e a segunda temporada de "Filhos do Carnaval na HBO". A própria HBO ainda tem como planos futuros de produção, as novas temporadas "Mandrake" e "Alice".


No canal GNT a série de sucesso "Mothern" deve ter uma nova temporada ainda esse ano, junto com "Dilemas de Irene". E ainda no GNT, o canal festeja a sucesso da reprise de "Os Normais". Será a série o novo formato de teledramaturgia brasileira?

SESSÃO ABERTURA: Ana Raio e Zé Trovão

Morre no Rio a atriz Isolda Cresta


Morreu no Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (04/04), a atriz Isolda Cresta, aos 79 anos. Cresta foi vítima de infarto e estava internada no Hospital Ordem Terceira do Carmo, no Centro do Rio. A atriz participou de várias novelas da Rede Globo, entre elas os sucessos "O Bem Amado" e "Pecado Capital".

Além da carreira na TV,a atriz era ativa no teatro e teve participações no cinema. Seu currículo inclui peças como o clássico de Chico Buarque "Gota D´Água". Isolda Cresta ainda foi ativista contra a repressão militar pós-64.

O corpo de Isolda Cresta será sepultado no domingo (05/04), às 11h, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Gabriel Braga Nunes estreia como mafioso italiano em 'Poder paralelo', na Record


O sonho frustrado de ser um roqueiro não impediu Gabriel Braga Nunes de seguir em frente com sua outra paixão: atuar. Apesar de lamentar o fato de não ter o rock tão presente em sua vida, aos 37 anos o ator se diz satisfeito com o rumo que a vida tomou e agradecido por ter chegado num ponto onde pode escolher com quem quer trabalhar. Ele será o protagonista de "Poder paralelo", novela de Lauro Cesar Muniz que estreia no próximo dia 14, na Record.

- Tenho esse arrependimento com o rock, porque foi minha primeira paixão, mas sou feliz hoje porque, além de amar o que eu faço, trabalho com quem gosto. Essa novela por exemplo, é um prazer - elogia o ator, que encara seu segundo protagonista na TV.

Na trama dirigida por Ignácio Coqueiro, Gabriel viverá Tony, um italiano refinado, suspeito de envolvimento com a Máfia e sobrevivente de um atentado que mata toda sua família. Para incorporar o tipo, Gabriel tem a sua disposição um figurino de primeira e ostenta um cabelinho domado à base de gel, fazendo a linha cafajeste sedutor.

- Eu adoro esse figurino, é bem italiano, perdi até 12 kg para o papel. Achei que não ficaria elegante num terno branco se estivesse fora do peso - conta o ator, que passou semanas na Sicília, na Itália, para gravar as cenas de ação do início da novela. - Dirigi um BMW conversível pelas ruas de Palermo e depois ainda explodimos o carro. Filmamos em locações do "Poderoso chefão" e "Onze homens e um segredo", me senti em Hollywood. Isso é só a parte de ação, mas ainda tem os diálogos, que são maravilhosos - enumera Gabriel, que passa boa parte da entrevista elogiando a Record e Muniz, com quem já trabalhou em "Cidadão brasileiro".

Para ele, o autor é o único "com quem não tem problemas em decorar o texto". Mas não faz coro com o dono da história que quer causar polêmica, falando da infiltração de mafiosos entre o poder público e ligações de políticos com o narcotráfico. Gabriel prefere se abster do debate.

- Prefiro não me posicionar. Seria muita leviandade eu apontar o dedo e acusar um ou outro. Mas acho muito positivo que a história gere polêmica - contemporiza.