sexta-feira, 8 de maio de 2009

SESSÃO BEIJO: O Cravo e a Rosa

Globo integra os seus autores


Alguns dos mais conhecidos autores de novelas, que não desenvolvem trabalhos agora, estão sendo convocados pelo Entretenimento da Globo, para colaborar, de forma bem efetiva, com os próximos projetos das 6 e 7 da noite.

Internamente, fala-se em troca de informações. Nomes de peso como Silvio de Abreu, Aguinaldo Silva e Carlos Lombardi, em outras oportunidades, já realizaram este tipo de trabalho.

Agora, temos o João Emanuel Carneiro, com uma folha de serviços bem respeitável, escalado para supervisionar "Pelo Avesso", de Thelma Guedes e Duca Rachid, novela que vai substituir "Paraíso" e deve contar com as participações de Paola Oliveira, Fernanda Vasconcellos e Carmo Dalla Vecchia em seu elenco.

Importante destacar que no caso específico dessas duas autoras, ninguém pode cometer o engano de considerá-las iniciantes. Ao contrário. Experiência, tanto no caso de uma como da outra, não falta; a diferença é que agora terão a oportunidade de desenvolver um trabalho próprio, original.

Ainda assim, a simples presença do Emanuel Carneiro pode significar um apoio importante nesta hora.

O mesmo deve acontecer com a sucessora de "Caras e Bocas" na faixa das 19 horas, que ainda está em fase de escolha. Ninguém sabe qual será. A Globo promete esse anúncio para semana que vem.

O momento é de juntar forças.

Caras e Bocas: Noiva de Benjamin chega ao Brasil


Escolhida para ser a mulher de Benjamin (Sidney Sampaio), Hannah (Julia Lund) chega ao Brasil acompanhada de sua tia Rebeca (Tereza Rachel), que veio tomar conta da sobrinha. Estas cenas de Caras e Bocas, novela que a Rede Globo exibe logo após os telejornais locais, devem ir ao ar nesta segunda-feira, 11, a partir das 19h20.

Preocupados em manter as tradições da família, Mendel (Jaime Leibovitch) e Ester (Ana Lucia Torre) pedem a uma casamenteira para trazer de Israel uma judia ortodoxa para um casamento arranjado com seu filho, Benjamin (Sidney Sampaio). Quando Hannah (Julia Lund) chega, os pais do rapaz têm certeza de que a jovem é a noiva perfeita: educada, recatada e religiosa.

O problema é que Benjamin (Sidney Sampaio) continua interessado em Tatiana (Rachel Ripani), por isso, apesar de Hannah realmente parecer uma ótima noiva, seus pensamentos continuam na jovem da galeria.

A Grande Família comemora 300 episódios


Tuco (Lucio Mauro Filho) está com uma câmera nas mãos para retratar quem é, como vive, o que faz e o seu dia-a-dia. É quando Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) invadem a gravação, e Gina (Natália Lage) explica que Tuco está filmando um documentário para inscrever em um festival de cinema amador, que tem como tema a família. Nenê fica empolgada e Lineu diz que era melhor o filho procurar um emprego mais tradicional nos classificados. Mas basta saberem que estão sendo filmados, para a cena mudar completamente.

Nenê faz aparições com roupa mais produzidas e Lineu se sente intimidado. Fingir que a câmera não está lá, não é uma tarefa simples. Quando fica sabendo do vídeo, Bebel (Guta Stresser) sugere que o irmão filme o sobrinho, o Florianinho, na pracinha do bairro. Só que Tuco se irrita com o caos da família, que quer interferir na realidade, e Marilda (Andréa Beltrão) sugere então que ele crie um roteiro para o documentário, e inclusive se disponibiliza para escrevê-lo. Ela fica mesmo é com a tarefa de maquiadora e Tuco assume a redação. Agostinho (Pedro Cardoso) tenta capitalizar em cima do documentário, e vende para Beiçola (Marcos Oliveira) um merchandising da pastelaria inserida no material.

A partir daí o documentário ganha vários autores e se transforma em uma verdadeira comédia a cada refilmagem: Tuco dramatiza a realidade para ganhar em emoção; Lineu escreve as cenas em um português impecável; Beiçola quer ser a estrela do filme; e Nenê transforma a vida da família em um comercial de margarina. É quando Tuco descobre que retratar a realidade não é tão simples assim.

O diretor geral do programa, Maurício Farias, comemorara a gravação do episódio número 300 destacando a trajetória do programa: “O que fez esse programa durar tanto tempo foi a afinidade muito grande que existe entre equipe e elenco, que vai desde de a maneira de trabalhar, a forma que acreditamos que seja o melhor caminho, até uma afinidade de conceitos éticos, do que acreditamos como comunicadores. No elenco, alguns também são autores, diretores, todos com muita experiência e defendem cada coisa do que é dito no programa. Nunca teve nesse horário um programa que tivesse essas características e que durasse tanto tempo. É um misto de seriado com novela.” explicou o diretor.

O episódio 300 intitulado‘A Grande Família Silva’ vai ao ar na quinta-feira, dia 04 de junho, após a exibição de ‘Caminho das Índias’. O episódio tem redação de Claudia Jouvin, Maurício Rizzo e Marcelo Gonçalves. ‘A Grande Família’ tem redação final de Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves, direção de Daniela Braga e Olívia Guimarães e direção geral de Maurício Farias.

A Lei e o Crime terminará no mês que vem


A primeira temporada de A Lei e o Crime está perto de chegar ao fim. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, o último episódio do seriado policial será exibido no dia 15 de junho. Com isso, o autor Marcilio Moraes vive a expectativa de escrever uma nova novela na Record. Apesar de ainda não haver convocação oficial, acredite-se que isso deva acontecer já no próximo semestre.

Audiência de quinta (07/05)


Senhora do Destino – 18

Malhação – 20

Paraíso – 24

Caras & Bocas – 27

Caminho das Índias – 37

A Grande Família – 29

Força Tarefa – 21

Promessas de Amor – 11

Poder Paralelo – 11

Revelação - 6

Dona Beija – 6

TELETEMA: Paraíso

Tudo Novo de Novo: Viviane Pasmanter faz participação no seriado


A série Tudo Novo de Novo, exibida às sextas-feiras na Globo, vai ganhar mais uma personagem em seu elenco. A atriz Viviane Pasmanter foi convidada para atuar como Karen, esposa de Fred (Marcelo Spektor), o primeiro ex-marido de Clara (Júlia Lemmertz), e mãe de Bia (Marina Ruy Barbosa).

A atriz já começou a gravar a participação e faz sua estreia na trama no episódio da próxima sexta, dia 15.

Entretanto, a assessoria de imprensa da série não soube informar se a personagem de Viviane Pasmanter ficará até o final da produção ou participará de apenas alguns dias.

Tais Araújo inicia as gravações de Viver a Vida, na Jordânia


Tais Araújo embarcará, na próxima terça-feira (12), para a Jordânia, onde gravará os primeiros capítulos de Viver a Vida, novela de Manoel Carlos que substituirá Caminho das Índias, em setembro, na Globo.

A bela, que acumulará os títulos de primeira atriz jovem e negra a interpretar Helena (heroína de Maneco que já foi vivida por Vera Fischer, Regina Duarte, Christiane Torloni e Maitê Proença), será uma top model consagrada.

A assessoria de imprensa de Tais Araújo contou que a atriz viaja muito mais em forma.

"Mas, não foi só por causa da personagem. A Tais nunca foi gordinha, sempre esteve em forma. Ao entrar de férias, após A Favorita, ela engordou dois quilos, mas agora voltou ao peso normal".

Além de Tais Araújo, parte do elenco chega à Jordânia no dia 18. Atores como Thiago Lacerda, Rodrigo Hilbert, José Meyer, Alinne Moraes e Matheus Solano farão companhia à atriz.

Audiência de quarta (06/05)


Senhora do destino - 17

Malhação - 21

Paraíso – 24

Caras & Bocas – 26

Caminho das Índias – 38

Promessas de Amor – 11

Poder Paralelo – 10

Revelação – 6

Próxima novela das seis terá gravações fora do Brasil


Ricardo Waddington, diretor de Pelo Avesso, próxima novela da Globo no horário das seis, pretende gravar os primeiros capítulos fora do Brasil. Segundo informações da coluna Canal 1, o destino não foi decidido, mas a ordem é apenas evitar um choque com a equipe de Viver a Vida, próxima das oito, que terá gravações no Oriente Médio e França.

Com supervisão de João Emanuel Carneiro, Pelo Avesso terá Paola Oliveira como a grande vilã da história. Nos últimos dias, o ator Carmo Dalla Vecchia passou a ser cotado para também viver um dos principais papéis do novo folhetim.

Carlos Lombardi pode assumir Caminho das Índias


O autor Carlos Lombardi, que escreveu alguns capítulos da novela Caminho das Índias enquanto Glória Perez se recuperava da cirurgia da tireóide, que mais tarde acusou um câncer na região, disse estar de sobreaviso. Dependendo da saúde da autora, ele pode voltar escrever a trama.

Glória precisará fazer quimioterapia, para evitar que o linfoma volte, e deve precisar de ajuda, neste período. “Estou de sobreaviso. Se a Glória quiser, eu volto a escrever sem nenhum problema. Depende dela”, contou o autor.

Se Lombardi voltar a escrever a novela, Norminha (Dira Paes) vai se dar muito bem. “Vou fazê-la namorar o Tarso (Bruno Gagliasso). Os dois já começaram bem, não foi?”, brinca o autor, que está no Rio (ele mora em São Paulo) aguardando novas ordens. Norminha encontrou Tarso na praia e deu em cima dele, sem perceber que o rapaz estava surtado.

SESSÃO ABERTURA: Plantão de Polícia

Próximo do esgotamento


Em sua temporada 2009, o programa “A Grande Família”, da dupla Marco Nanini e Marieta, voltou sem grandes novidades à grade da Globo. Porém, como num time de futebol, tem lá os seus valores individuais, que acabam atraindo a atenção. Nota-se, no entanto, que o desgaste natural já se abateu sobre boa parte do grupo, como se não tivesse mais o que provar. Impossível não notar. E com gente assim, desmotivada, não tem texto que faça milagres. Nem direção.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Caminho das Índias: Ravi e Camila se casam secretamente


Mais romance e polêmica em 'Caminho das Índias': os personagens Ravi (Caio Blat) e Camila (Ísis Valverde) vão se casar secretamente. Na próxima semana, o indiano, incentivado pela irmã, Chanti (Carolina Oliveira), pedirá a namorada em casamento, mesmo sabendo que sua família é contra a união com a estrangeira. Ele dirá a ela que eles precisam fazer isso sem autorização dos pais e ela aceitará.

Ravi vai sair de casa às escondidas e os dois se casarão numa cerimônia realizada com base nos ensinamentos de Shankar (José de Abreu). Depois, o noivo chocará a família ao anunciar a união. Camila contará à irmã, Leinha (Júlia Almeida), e à amiga, Julia (Vitória Frate), o que aconteceu.

Caminho das Índias: Reconciliação?


Não, Raj e Duda não voltaram às boas. A foto se refere a uma cena de flashback que foi gravada em uma praia carioca.

Mesmo assim, Tânia Khalill e Rodrigo Lombardi ficaram contentes com a oportunidade de se reencontrar em cena após um longo tempo.

Nos próximos capítulos, Duda, que teve um filho com o indiano, vai ficar ansiosa para revê-lo em sua chegada no Brasil. A cena de flashback irá ao ar na próxima quarta-feira (13/05).

Paraíso: Mariana expulsa Zeca da fazenda!


Pouco depois de voltar do Rio de Janeiro, Zeca resolve fazer uma visita à Santinha. O peão doutor está que não se aguenta de saudades da amada, mas não imagina que vai ter um recepção um tanto hostil por parte da mãe de Maria Rita.

Desconfiada, Mariana pergunta o que o “filho do diabo” quer fazer ali e Zeca, bem-humorado, revela que quer apenas agradecer pelas orações da jovem. Mas a beata continua na defensiva, alegando que, assim que melhorou, Zeca foi procurar os médicos, como se não acreditasse no “milagre” de sua Santinha.

“Minha filha vai vortá pro convento! Esse é o destino dela! Nem ocê nem ninguém vai podê mudá isso! Esquece minha fia! Esquece minha fia, e num volta nunca mais aqui! Nunca mais, tá me ouvino?”, esbraveja Mariana, parar surpresa de Zeca.

Ele ainda grita, chamando pela Santinha, mas ninguém responde. O que Zeca não imagina é que Maria Rita foi à cidade com o pai e não está ouvindo as barbaridades que sua mãe está dizendo.

Será que o “filho do diabo” vai desistir da Santinha? Não perca a cena, que deve ser exibida no próximo sábado, dia 9.

Paraíso: Beata ameaça tirar a própria vida


Mariana não se conforma com a decisão de Santinha de não se tornar freira. A beata fica apavorada com o novo visual da filha e desconta tudo em cima de Antero. O fazendeiro, porém, não dá bola para as reclamações da mulher e acaba sobrando para o pobre Padre Bento...

Depois da missa, Mariana despeja suas lamúrias em cima do padre, que tenta defender Maria Rita como pode. Sentindo-se incompreendida, a carola faz uma ameaça muito séria: “Se a minha fia, a minha Santinha, fô levada pelo fio do demo, eu juro pro sinhô que eu me mato! Eu tomo veneno, padre, e me mato! O sinhô tá me ouvino? Eu me mato, padre Bento, e eles vão levá essa curpa cum eles, pro resto da vida! Pro resto da vida!”

Mas será que Mariana vai ter coragem de tomar uma atitude tão drástica? Fique de olho na novela e não perca as cenas, que devem ser exibidas na sexta-feira, dia 8.

TELETEMA: Andando nas Nuvens

Caras & Bocas: Simone já tem novo pretendente!


Agora vai! Em mais uma de suas navegadas em chats de relacionamento pela interntet, Simone se apaixona novamente.

O novo pretendente é Edgar. O rapaz, boa-pinta, já começa causando boa impressão no primeiro encontro ao deixar Simone na porta de casa:

“Prefiro ir com calma. O melhor da festa é esperar por ela”, é a resposta do galã quando ela o convida para entrar.

Quem não está nada contente com o sucesso deste namoro de Simone é Denis. O pintor vai ao ateliê decidido a dizer que está apaixonado por ela!

Mas antes que ele diga a que veio, Cássio anuncia:

“Simone! Olha só quem chegou!”.

E Simone se derrete toda ao ver seu mais novo amado todo romântico, com um lindo buquê em mãos.

E o pobre Denis, que decide não atrapalhar os pombinhos, vai embora numa tristeza de dar dó...

Você não pode perder essas cenas, que devem ser exibidas a partir de segunda-feira, dia 11/05.

Tereza Rachel entra em Caras & Bocas!


Os próximos capítulos de Caras & Bocas vão contar com uma participação honradíssima: é Tereza Rachel que vem reforçar o time!

Na pele de Rebeca, tia de Hannah (a futura noiva de Benjamin), Tereza certamente vai conquistar o público com o jeitão da personagem: uma judia ortodoxa, que acaba de chegar de Israel e é carregada no sotaque!

No primeiro dia de gravação, Maria Lúcia Torre, Sidney Sampaio, Jaime Leibovitch e Julia Lund já estavam no estúdio, quando o diretor Jorge Fernando perguntou, cheio de bom humor: “Cadê Tereza?”.

E eis que surge Tereza Rachel cantarolando com toda a disposição, para a diversão da equipe. Já deu para perceber que essa participação vai ficar marcada!

Viver a Vida: Letícia Spiller está confirmada no elenco


Letícia Spiller está confirmada no elenco da próxima novela da Globo e do autor Manoel Carlos, Viver a Vida. Ela fechou com Jayme Monjardim no último domingo, segundo o jornal O Globo.

A atriz será Betina, a principal executiva da empresa de turismo de Marcos interpretado por José Mayer. Charmosa e de beleza não convencional é assediada pelos amigos do marido, Gustavo, mas leva “quase” todos na brincadeira. Betina prefere ser uma solteira oficial e se recusa a casar no papel, apesar da pressão do marido.

Gustavo será interpretado por Marcelo Airoldi e Cecilia Dassi será Clarisse, a filha do casal.

Letícia está fora das novelas desde Duas Caras, onde interpretava a deslumbrada Maria Eva Monteiro Duarte. A atriz também foi a protagonista do especial de final do ano da Globo, Nada Fofa, como a advogada durona Nádia Wolf.

Força-Tarefa: Wilson e Selma viram reféns em favela


Wilson (Murilo Benício) e Selma (Hermila Guedes) vão alugar uma casa no morro e fingir que são irmãos. Tudo isso para investigar a morte de um policial que supostamente estaria envolvido com uma milícia. Mas, sem saber disso, a namorada do tenente, Jaqueline (Fabíula Nascimento), acaba fazendo com que os três se tornem reféns dos milicianos. Estas cenas de Força-Tarefa, que a Rede Globo exibe logo após A Grande Família, devem ir ao ar nesta quinta-feira, 7, a partir das 22h55.

Um grupo de milicianos ocupou uma favela e comemoração da vitória acabou matando um homem. A imprensa noticia o número de mortos envolvidos com a guerra do tráfico que um policial morto é enterrado com honra como se estivesse em serviço, no entanto, ele estava de folga. O caso intriga a equipe do Coronel Caetano (Milton Gonçalves) e o Tenente Wilson (Murilo Benício) desconfia que o oficial estava com a milícia que ocupou o morro.

Os três viram reféns dos milicianos Selma (Hermila Guedes) e o tenente decidem se infiltrar na favela e, para isso, alugam uma casa no morro e fingem ser irmãos. Para justificar alguns dias longe de casa, Wilson (Murilo Benício) conta para Jaqueline (Fabíula Nascimento) que fará um treinamento fora. As investigações feitas pela corregedoria progridem diariamente até que Wilson (Murilo Benício) resolve encontrar com a namorada, que estranha seu comportamento. Os dois ficam juntos por algum tempo, até que o tenente avisa que precisa voltar para o treinamento.

Desconfiada que ele esteja com outra mulher, Jaqueline (Fabíula Nascimento) segue o namorado até o início da favela e os milicianos a impedem de subir. Ela, porém, avisa que seu namorado é policial, acreditando que tal título garantiria sua entrada. Os milicianos levam a moça até a porta da casa do, até então, taxista. Inicialmente, ele nega conhecê-la, mas ao perceber que ela corre risco de vida, ele se arrepende.

Sem saída, Selma (Hermila Guedes) e Wilson (Murilo Benício) se entregam e os três são mantidos como reféns. Só há uma maneira deles saírem de lá e a equipe de Força-Tarefa vai ter que descobrir qual é.

No Dia das Mães, Nenê (Marieta Severo) briga com amiga em A Grande Família


Um churrasco oferecido por Agostinho (Pedro Cardoso) vai movimentar o Dia das Mães em A Grande Família. A Rede Globo exibe o programa nesta quinta, dia 7, a partir das 22h, logo após Caminho das Índias. O Dia das Mães, aliás, este é sempre um dia muito esperado por Nenê (Marieta Severo) e Bebel (Guta Stresser). Para evitar as confusões que se repetem anualmente quando decidem sair para almoçar fora, elas idealizam o tal churrasco, mas é Agostinho (Pedro Cardoso) que se responsabiliza por tudo.

- Ano passado, ia bancar a festa e não consegui. Mas, neste ano, vou dar à família Silva o melhor Dia das Mães que ela já viveu em toda sua existência! - diz o personagem taxista, prometendo que o evento vai ser animado.

Pão de alho, queijo coalho no palito, linguiças fresquinhas, quilos de alcatra, corações de galinha e... picanha! Nada faltou na sacola de Agostinho (Pedro Cardoso) e até mesmo Lineu (Marco Nanini), que sempre se opõe ao genro, fica orgulhoso. O churrasco começa, a vizinhança comparece e até improvisa um pagode. O taxista comanda a churrasqueira, enquanto Abigail (Marcia Manfredini) e Beiçola (Marcos Oliveira) se encarregam dos comentários maldosos sobre a comemoração.

Enquanto isso, Lineu (Marco Nanini) tenta consertar um problema emergencial nos encanamentos e Marilda (Andrea Beltrão) chega com dores nas costas. O mal estar aumenta e, no meio da festa, ela dá um grande mal jeito na coluna e Nenê (Marieta Severo) resolve levá-la ao hospital, mas fica triste em ter que deixar os convidados.

Todos correm para o pronto-socorro e o serviço de encanamento acaba ficando por conta de Gina (Natalia Lage) e Tuco (Lucio Mauro Filho), que só atrapalha a namorada, que diz entender tudo de hidráulica. No hospital, Nenê (Marieta Severo) percebe que o problema da cabeleireira não será de fácil solução e, depois de uma discussão, decide voltar para aproveitar seu dia tão especial. O problema é que, ao voltar, o arrependimento bate à sua porta!

Um dos autores do programa, Marcelo Gonçalves, explica que o Dia das Mães é realmente o ponto fraco da Nenê.

- Ela passa o ano se preocupando com todo mundo, mas, nesse dia, faz questão de que todo mundo se preocupe somente com ela. E aí, quando isso não acontece, sofre como se fosse a pessoa mais injustiçada do mundo. Já fizemos Nenê passar por várias situações traumáticas, como ser abandonada no Maracanã, e neste ano não vai ser diferente.

SESSÃO HUMOR: Os Normais

Audiência de terça (05/05)


Senhora do destino - 16

Malhação - 22

Paraíso - 23

Caras & bocas - 27

Caminho das Índias - 40

Toma lá, dá cá - 21

Promessas de amor - 9

Pode paralelo - 11

Record corta cenas de sexo de Poder Paralelo


Algumas cenas da novela "Poder Paralelo", da Record, têm sofrido cortes por parte de pessoas ligadas à Igreja Universal. Segundo informações da coluna Outro Canal, essas edições buscam evitar que cenas picantes com partes do corpo dos atores sejam exibidas.

No entanto, os cortes estariam sendo feitos contra a vontade do diretor da trama, Ignácio Coqueiro.

Apesar disso, o controle dos diálogos ou de cenas de violência tem sido deixado de lado. Exibida após as 22h, a novela escrita por Lauro César Muniz tem como personagens principais mafiosos no Brasil.

Procurada pelo colunista da Folha de S.Paulo, o gerente de comunicação da emissora, Celso Teixeira, apenas informou que não responderia à coluna "por conta dos ataques e erros publicados no espaço".

Som e Fúria: Globo define estreia do seriado


A Globo definiu a data de estreia da minissérie "Som e Fúria", de Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus").

A trama vai ao ar a partir do dia 2 de julho e terá 12 episódios.

"Som e Fúria" ficará três semanas no ar e ocupará o horário de "Toma Lá Dá Cá", "Força-Tarefa" e "Tudo Novo de Novo".

A história gira em torno dos bastidores de uma montagem de uma peça de William Shakespeare.

Viver a Vida começa a ser gravada este mês


No próximo dia 18, os diretores Jayme Monjardim, Fabrício Mamberti e Affonso Beato e o maquiador Fernando Torquatto viajam para Israel, Jordânia e Paris para iniciar as gravações da próxima novela das oito, Viver a Vida. Segundo a colunista Keila Jimenez, do jornal O Estado de S.Paulo, no grupo de embarque estarão os atores Thiago Lacerda, Rodrigo Hilbert, Taís Araújo, Alinne Moraes, José Mayer e Matheus Solano. Um dos merchandisings sociais do folhetim de Manoel Carlos será a superação dos cadeirantes. A personagem de Alinne Moraes ficará paraplégica na Jordânia.

Bela, a Feia já tem nova previsão de estreia


Alguns dos setores mais importantes da Record trabalham com 14 de julho como a data de estreia da novela Bela, a Feia, que inicialmente foi anunciada para junho. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, um dos motivos para o atraso se deve ao fato da protagonista Giselle Itiê ainda não estar liberada para as gravações. A atriz está envolvida com o filme Os Mercenários, de Sylvester Stallone.

SESSÃO BRIGAS: Paraíso Tropical

FOX exibe episódios inéditos de 9MM: São Paulo


O canal de TV por assinatura FOX exibe a partir da quinta-feira, dia 14 de maio, às 22h, episódios inéditos da primeira temporada da série brasileira "9MM: São Paulo". No total, o canal exibirá 9 novos episódios. Os assinantes dos serviços de alta definição da TVA e SKY poderão conferir a produção também no canal FOX HD.

A série "9MM: São Paulo" mostra o cotidiano da Divisão de Homicídios de São Paulo, onde são investigados simultaneamente diversos crimes que parecem não ter relação entre si. Os membros desta divisão enfrentam com profissionalismo – e recursos limitados – a complicada realidade da polícia da cidade. Inspirada livremente em casos policiais legítimos e, no resultado de meses de entrevistas com policiais reais, a série desmascara as complexidades enfrentadas pela força policial para fazer cumprir a lei em uma cidade tão grande e intensa como São Paulo.

Promessas de Amor: Autor cria mulher supersônica e homem bomba para levantar audiência


Os mutantes, que vem ganhando espaço em Promessas de Amor, terão seu time reforçado com dois novos personagens criados por Tiago Santiago. Segundo a coluna Zapping, trata-se de uma mulher supersônica e de um homem bomba.

Além dos dois novos personagens, Tiago Santiago chegou a reescrever alguns capítulos da novela para acelerar os acontecimentos, como um atentado que irá atingir Amadeus, de Luciano Szafir. Com baixos índices de audiência, as alterações foram a solução encontrada pela Record para ao menos, voltar aos dois dígitos que Os Mutantes - Caminhos do Coração marcava.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Audiência de segunda (04/05)


Senhora do destino - 19

Malhação - 22

Paraíso - 25

Caras & bocas - 30

Caminho das Índias - 41

Promessas de Amor - 9

Poder Paralelo - 10

A Lei e o Crime - 8

Revelação - 3

Dona Beija - 3

Audiências da semana entre 27 de abril e 2 de maio


Eis aqui mais uma semana de feriado, onde números prévios deram mais o ar da graça. Antes de mais nada, um pequeno aviso. Se já tivemos grande repercussão com a nostalgia de Coração de Estudante, hoje a homenageada será De Corpo e Alma. Vale a pena conferir!

Voltando aos números, bons e maus fluidos foram visíveis em todos os lados. Isso, após o final de Chamas da Vida.


A Globo manteve índices satisfatórios para seus padrões, mas Senhora do Destino sofreu uma forte queda, da semana passada para essa. Dois pontos a menos.
Malhação também não sofreu grandes alterações e se manteve na casa dos 22 pontos. Maus tempos já passaram. Agora, só "bons fluidos". Paraíso também está muito bem, mas terminará em agosto de qualquer jeito, sem esticamento. O máximo que conseguiu nesta semana foi 26 pontos. Caras e Bocas também manteve uma certa estabilidade, mas sofreu uma oscilação positiva em décimos. Chegou à casa dos 30 pontos para início de conversa. Caminho das Índias também teve uma certa recuperação, mas o fato foi fechar com sua melhor média semanal. 38 pontos garantidos. Entre as séries, só foi divulgada, em dados consolidados, os 22 pontos de Toma Lá, Dá Cá. Já às quintas, A Grande Família e Força-Tarefa marcaram 29 e 21, respectivamente.

Prova de Amor e Bicho do Mato mantiveram os 4 pontos, e não foram exibidas na quarta e na quinta, o que se repetirá na próxima semana. Vale a pena mostrar detalhes dos seus índices?

Chamas da Vida encerrou sua feliz trajetória com 18 pontos de média, 22.5 de pico e 9 minutos na liderança consolidada, como já foi informado. O penúltimo capítulo registrou 14. Chamas da Vida foi o destaque da semana de feriado, que foi uma chama mesmo.

Promessas de Amor continua descumprindo promessas, e segue decepcionando no Ibope. Não saiu da casa dos 9 pontos. A volta dos mutantes ainda não ajudou no rumo.
E o que é pior. Após Chamas da Vida, Poder Paralelo deixou de ser exibida paralelamente, e passou a ocupar o horário das 22hs em definitivo, conseguindo perder, após marcar 15 pontos (recorde), 5 a menos, no dia seguinte, que é de futebol. Fechou a semana com 11. Sinal de fraqueza na Record.

Tal fraqueza pode ser vista, em parte, com A Lei e o Crime. A série é um sucesso à lá carioca, mas há tempos não sai da casa dos 12 pontos. Estreou ontem a nova sitcom da emissora. Louca Família, com Tom Cavalcante e companhia (até mesmo Dado Dolabella). O primeiro episódio registrou, segundo prévias, 9 pontos de média.

Revelação encontrou um rumo em sua reta final, e daqui em diante, passou a registrar 5 pontos. Chegou à 6 na sexta-feira. Mais tarde, Dona Beija não alterou suas marcas, e registrou médias similares ao da semana passada. Essa foi a última semana da reprise de Ô, Coitado!, um tapa-buraco da grade do SBT. Amanhã, a emissora estreia sua nova grade, onde inclui as voltas do Casos de Família e do consagrado Programa do Ratinho. No mesmo horário da série de Dona Filó...

Melhorou a situação da escolinha da Band. A atração, que há tempos estagnou-se em 4 pontos, voltou a registrar 5 com certo conforto, porém, se mantendo na inalterada quarta posição. Na quinta, houve uma surpreendente exibição extra do programa, às 22hs. Vale detsacar ainda o bom desempenho do doc-reality E24, que está marcando 7 pontos e picos de 9, ocupando o terceiro lugar. Sabemos que não é novela, mas, certa vez, ficou à dois pontos de Promessas de Amor. Seria uma crise na Record? É cedo explicar.

Veja as audiências consideradas da semana entre 27 de abril e 2 de maio. Além dos dados de sexta e s´bado, os de quinta também não são oficiais:

SENHORA DO DESTINO: 18,18,17,18,17 / média: 17,6
MALHAÇÃO: 21,23,23,22,21 / média: 22,0
PARAÍSO: 25,26,24,25,23,22 / média: 24,1
CARAS & BOCAS: 30,30,26,26,27,25 / média: 27,3
CAMINHO DAS ÍNDIAS: 40,38,38,41,38,35 / média: 38,3
PROMESSAS DE AMOR: 10,10,10,9,9,8 / média: 09,3
PODER PARALELO: 13,15,10,10,9,9 / média: 11,0
REVELAÇÃO: 4,5,6,5,6,5 / média: 05,1
DONA BEIJA: 4,5,5,5,5,4 / média: 04,6

Caminho das Índias: Bahuan humilha Raj em reencontro no Brasil


O encontro entre Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia) promete ser muito tenso em Caminho das Índias.

De acordo com o jornal Extra desta terça-feira (5), os rivais ficarão frente a frente na empresa. As cenas estão previstas para serem exibidas na próxima semana. No encontro, Bahuan diz ao seu assessor que vai humilhar muito Raj e estende a mão para cumprimentá-lo. O assessor acha normal, mas Bahuan sabe o sacríficio que Raj, um homem de casta, terá que fazer para encostar em um dalit.

Sem saída, já que Bahuan continua com a mão estendida, Raj retribui o gesto e aperta a mão de Bahuan. O dalit aproveita e oferece sua casa para a reunião, deixando Raj mais uma vez em uma situação delicada. Apesar de incomodado, ele vai. Lá, Raj vê que Bahuan fez um jantar indiano e quando vai comer um pastel, o dalit diz que fez especialmente para a ocasião. Mais uma vez sem ter o que fazer, Raj come o pastelzinho.

TELETEMA: O Rei do Gado

Paraíso começa a erguer a audiência do horário das seis


Pastos que se perdem na linha do horizonte, boiadas, rodas de viola, sotaques carregados e muitas canções sertanejas embalam a clássica receita das novelas rurais. Foi essa a aposta da Globo ao ressuscitar Paraíso, trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela primeira vez em 1983.

Adaptada por Edmara e Edilene Barbosa, a produção tem a difícil missão de reerguer a audiência do horário das seis, nocauteada pelos fracassados golpes de kung fu de Negócio da China. E começa a dar conta do recado. Enquanto a história de Miguel Falabella respondia com míseros 18 pontos de média, a novela rural tem obtido 23 pontos de média, com pico de 27 pontos. Mérito de tentar despertar a atenção do público-alvo do interior, que costuma se identificar com as tramas campestres de Benedito.

Nesse clima de bota de caubói, cavalo selado e cheiro de mato molhado, a história se torna uma espécie de oásis de tranqüilidade em meio a grade de programação da emissora, de temática urbana e com uma edição de imagens cada vez mais eletrizante. Na história conduzida pela direção de Rogério Gomes, as cenas são mais longas, a fotografia é meticulosamente trabalhada, o movimento das gruas é mais lento e a história caminha num tempo antigo.

Essa morosidade, tão necessária ao clima de uma história rural, não interfere na agilidade dos acontecimentos com os personagens. Um dos que mais movimenta os núcleos é o simpático e até irônico Padre Bento, de Carlos Vereza. O ator conseguiu puxar quase para a comédia a interpretação de um papel religioso, mas sem cair na caricatura.

Igualmente interessante é o entrosamento cênico dos protagonistas Nathália Dill e Eriberto Leão, que vivem Santinha e Zeca. Ambos têm acertado ao protagonizar a trama, mesmo diante da pouco crível abordagem de uma menina que faz milagres diante do ceticismo que assola as demais tramas e de um tema meio "demodé" nos dias atuais.

Aliás, o argumento inicialmente abordado pela primeira versão da novela, em 1983, foi sugestão do autor durante uma conversa com Boni ¿ vice-presidente de operações da Globo na época. Na reunião, Boni disse que o SBT começou a alavancar a audiência com o programa O Povo na TV. Na produção, um padre benzia as pessoas e pedia que o público colocasse um copo d'água em cima das televisões para virar água benta. Pensativo, Benedito disse que a solução seria casar um diabinho com uma santa e Boni topou na hora.

Falar em religiosidade é, de fato, virar as câmaras para o interior do país para tentar lidar com a fé mais inocente das pessoas. Esta fé tão latente na história também está presente nas sôfregas canções de toda a trilha sonora, embalada principalmente pelas vozes de Zezé Di Camargo e Luciano, com Faça Alguma Coisa, Chuá Chuá, de Chitãozinho e Xororó, ou Longe, de Leandro. Para completar o sexteto sertanejo, a voz de Daniel, cantor que interpreta Zé Camilo e solta a voz nas rodas de viola.

SBT marca a estreia da sua próxima novela


O SBT definiu a data de estreia da novela Vende-se um Véu de Noiva. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, o primeiro capítulo será levado ao ar no dia 17 de junho, uma quarta-feira. Revelação, que vai ceder seu espaço para o novo folhetim, deverá terminar na terça-feira anterior.

Pelo Avesso: Saiba mais sobre a próxima novela das seis


A autora da próxima novela das seis, Thelma Guedes, explicou em entrevista à Folha Online que vai abordar histórias biblicas.

Como no livro de Jó, do Antigo Testamento da Bíblia, o protagonista será um homem que perde todas as suas riquezas. E, como Buda, ele irá despertar e conhecer o verdadeiro mundo.

“É a história de um homem, Gustavo, que sofre uma humilhação muito grande quando criança, por ser muito pobre. Ele promete se tornar uma pessoa rica e nunca mais ser humilhado por ninguém. Ganha dinheiro a qualquer custo, se torna uma pessoa triste”, conta Thelma Guedes que dividirá a autoria com Duca Rachid.

Segundo Thelma, Alcino, o melhor amigo de infância de Gustavo, descobre que tem uma grave doença e, antes de morrer, resolve ajudá-lo a voltar a ser feliz.

“Alcino arma para Gustavo perder tudo o que tem. De repente, Gustavo se vê em um deserto, sem dinheiro, sem ninguém. É até dado como morto. Mas Rose, a protagonista, uma faxineira, irá reapresentar o mundo para Gustavo”, revela a autora. “Alcino representa Deus na história de Jó.”

Com o título provisório de “Pelo Avesso”, a novela terá a supervisão de João Emanuel Carneiro. A direção será de Ricardo Waddington. O único nome confirmado no elenco é o de Paola de Oliveira. Ela será a vilã.

A trama deve estrear no dia 31 de agosto, substituindo “Paraíso”.

Louca Família estreia com 9 pontos de média


A estreia de Louca Família, que foi ao ar no final da noite deste sábado (02), rendeu bons índices de audiência para a Record.

Exibida entre 23h e 00h08 e com apenas um intervalo comercial, a sitcom de Tom Cavalcante marcou 9 pontos de média e garantiu a vice-liderança isolada. A Globo, com a exibição do Zorra Total e do Supercine marcou 21 pontos e o SBT, com Dona Beija e Uma Hora de Sucesso, 5 pontos.

Louca Família foi ao ar pela primeira vez em dezembro de 2007, como parte da programação especial de fim de ano da Record. Na ocasião, o programa registrou 12 pontos de média com picos de 16, liderando durante 18 minutos em uma quinta-feira.

Já em 2008 os índices de Louca Família foram mais modestos. Dessa vez exibida na segunda-feira, a série marcou 10 pontos de média.

Esses índices são prévios e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores da Grande São Paulo.

Bela a Feia: Denise Del Vecchio volta à TV


Denise Del Vechio, que divide seu tempo entre a televisão e o teatro, retorna às novelas interpretando a personagem Vanda Alcântara, em Bela a Feia, na Record, escrita por Gisele Joras.

A trama é dirigida por Edson Spinello, que anteriormente havia dirigido a atriz em Bicho do Mato e Amor e Intrigas.

"Interpretarei a personagem Vanda Alcântara, casada com Ariosto (Henri Pagnoncellis). Ela vai ter um caso com o personal trainer Diego. É uma mulher rica e muito dinâmica, que fala tudo o que pensa sem nunca perder a classe. É um novo desafio, que desempenharei com grande satisfação e prazer", revela Denise, em primeira mão, a O Fuxico.

SESSÃO CHAMADAS: Páginas da Vida

Viver a Vida: Táis Araújo fala sobre a próxima novela das oito


Em "Xica da Silva", da extinta TV Manchete, Taís Araújo foi a primeira protagonista negra de uma novela. Depois, em "Da Cor do Pecado", foi a primeira protagonista negra de uma novela da Globo.

Derrubando tabu por tabu, ela agora se prepara para viver a primeira protagonista negra de uma novela das oito da Globo - considerado o posto mais alto para uma atriz na TV. “Tenho noção do quanto isso é maravilhoso. Além de ter um valor pessoal incrível, tem valor social", disse para a revista Gloss de maio.

A atriz também falou sobre o que isso significa para a comunidade negra do Brasil: "Quando era pequena, não tinha em que me espelhar! Agora uma menina negra pode ter referências na TV, inclusive como padrão de beleza.”

Taís viverá uma Helena de novela de Manoel Carlos. A trama tem o nome provisório de "Viver a Vida" e substituirá "Caminho das Índias" no horário nobre da Globo.

Globo ainda não definiu a próxima novela das 7


Depois que Carlos Lombardi recusou escrever a próxima novela das 7, a Rede Globo ainda está avaliando sinopses para a substituta de “Caras & Bocas”. Segundo informações do jornal Tribuna da Imprensa, ainda não existe qualquer definição em torno da nova produção, com isto, imagina que a eleita, em relação à data de estreia, terá pouquíssima frente de capítulos prontos.

É importante ressaltar que a sinopse mais cotada é a de Andrea Maltarolli, que estreou no horário com “Beleza Pura”.

Globo não pretende esticar novela Paraíso


A novela "Paraíso", de Benedito Ruy Barbosa, não será esticada. Nem tem como. Embora fala-se em uma nova adaptação, sabe-se que essa é a mesma novela de muito tempo.

Segundo informações do jornal Tribuna da Imprensa, exatamente por isso, o diretor de entretenimento da Globo, Manoel Martins, garante que o planejamento inicial de 143 capítulos será mantido.

Poder Paralelo registra menor audiência deste sua estreia nesta sexta-feira


A novela "Poder Paralelo" registrou recorde negativo de audiência nesta sexta-feira, dia 1º de maio. A novela escrita por Lauro César Muniz registrou apenas lamentáveis 9 pontos de média em sua faixa de exibição. Apesar da baixa audiência, o folhetim manteve-se na vice-liderança isolada.

No mesmo período registrado, a TV Globo registrou 29 pontos de média seguida pela Rede TV!, que marcava 6 pontos exibindo a reprise do "Pânico na TV". Vale lembrar que cada ponto no Ibope representa cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

Será que a Record ainda não percebeu em qual horário a novela deve ser exibida?

Olho por Olho pode ser a próxima reprise do SBT


Parece que Silvio Santos quer transformar o SBT na filial da extinta Rede Manchete de Televisão, após reprisar Xica Sa Silva (1996/2005), Pantanal (1990/2008) e agora Dona Beija (1986/2009), o empresário quer dar prosseguimento a onda de reprises das novelas do acervo da extinta emissora, acervo esse adquirido pela JPO e vendido para o SBT. Segundo boatos veiculados pela internet, em Junho (quando chegará ao fim a reprise da novela Dona Beija) Silvio pretende por no ar a novela-policial Olho por Olho exibida pela Manchete no final da década de 80, a novela marcou polêmica ao exibir uma cena que o ator Alexandre Frota aparece completamente nu. Além de Olho por Olho, o SBT possui as novelas Carmem, A História de Ana Raio e Zé Trovão e algumas minisséries como O Canto das Sereias e Escrava Anástacia. Vale ressaltar que a Band possui a novela Tocaia Grande, também produzida pela Manchete, mais ainda não resolveu quando colocará no ar.