quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SESSÃO ABERTURA: Baila Comigo



Homenagem do blog ao ator Fernando Torres que nessa novela era a personagem "Plínio Miranda". Telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 16 de março a 26 de setembro de 1981. Foi escrita por Manoel Carlos e dirigida por Roberto Talma (que acumulou a direção geral) e Paulo Ubiratan. Contou com 167 capítulos.

A Favorita: Donatela aterrorizará Flora em baile de máscaras

Embora decepcionada com a rápida morte de Donatela (Cláudia Raia) e de ter que abortar seus planos de vingança contra ela, Flora (Patrícia Pillar) passará a concentrar seus esforços na conquista de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e da confiança da filha Lara (Mariana Ximenes).

Feliz por não ter mais com o que se incomodar, Flora acreditará estar em paz para poder alcançar seus objetivos quando uma noite de festa fará acreditar que sua inimiga dispõe de todos os adjetivos, menos o de morta, segundo a Sessão Extra, do Jornal Extra.

A noite da megera começará na festa de máscaras para comemorar a estréia do longa-metragem de Alícia (Taís Araújo), evento que irá acompanhada de Zé Bob. Sem saber que Donatela também está no evento, a oportunista começa a dançar com o jornalista quando sente o perfume da ex-companheira sertaneja e entra em estado de choque. No ato, Flora vai atrás da falsa morta que se agonizará e trocará de máscara com outro convidado e assim enganando a vilã.

Para completar a noite destinada para aterrorizar Flora, Donatela ainda empurrará a golpista da escada. Gritando e chamando a atenção de vários convidados, a música vai parar e as luzes se acenderão e as atenções se voltarão para ela. Perplexa, Flora confessará a Zé Bob que foi empurrada por Donatela. O jornalista não acredita e justifica que sua ex-amada está morta e enterrada.

Ator Fernando Torres morre aos 80 anos no Rio de Janeiro


Morreu nesta quinta-feira o ator, diretor e produtor Fernando Torres, de 80 anos. Marido da atriz Fernanda Montenegro e pai da atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres, Fernando morreu em seu apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro. De acordo a empresária do ator, a causa da morte foi um enfisema pulmonar. Por decisão da família, o corpo será cremado e não haverá velório.

Em nota de pesar divulgada na tarde desta quinta-feira, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que Fernando Torres "teve papel fundamental na modernização de linguagens e repertórios da cena brasileira" e que o ator "trouxe uma das mais densas experiências para as nossas artes, levando a todo país qualidade artística ao lado de comprometimentos muito claros com ideais libertários e com a vida política brasileira".

Nascido em 14 de novembro de 1927 na cidade de Guaçuí, no Espírito Santo, Fernando Torres iniciou sua carreira de ator aos 22 anos, na peça "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona. Em 1950, atuou pela primeira vez com sua futura mulher, Fernanda Montenegro, na peça "Alegres Canções nas Montanhas". Os atores casaram-se em 1952 e vieram para São Paulo em 1954, onde Fernando atuou em diversas peças como ator e assistente de direção. Sua primeira montagem como diretor foi "Quartos Separados", de 1958, com o Teatro Brasileiro de Comédia.

Em 1961, foi premiado como diretor revelação por sua montagem de "O Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues, já com o grupo Teatro dos Sete, que fundou com Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Gianni Ratto em 1959.

No cinema, atuou em filmes como "A Mulher de Longe" (1949), de Lúcio Cardoso; "Engraçadinha Depois dos Trinta" (1966), de J. B. Tanko; o curta "Missa do Galo" (1973), de Roman B. Stulbach; "Tudo Bem" (1978), de Arnaldo Jabor; "Veja Esta Canção" (1994), de Cacá Diegues; e "A Ostra e o Vento" (1997), de Walter Lima Jr (ator fala sobre seu personagem nesse filme).

Seu último trabalho na TV foi na novela "Laços de Família", de Manoel Carlos, em 2000. No cinema, atuou em "Redentor" (2004), dirigido por seu filho Claudio Torres.

SBT anuncia a compra de todas as obras de Janete Clair

O SBT anunciou a compra de 35 novelas de uma das maiores autoras de novelas da dramaturgia brasileira. Janete Clair, falecida há 25 anos, teve todo o seu acervo de textos de novelas, sinopses e alguns capítulos escritos vendidos para a emissora de Silvio Santos.

A intenção do SBT é de solidificar o retorno a dramaturgia nacional, que terá Revelação como estreante de sua nova fase.

A compra foi realizada em sigilo, apenas entre Silvio e a família da autora. Os valores não foram divulgados.

Confira o comunicado oficial:

O SBT adquiriu toda a obra radiofônica da maior autora da história da televisão brasileira: Janete Clair. São 35 novelas que serão adaptadas e produzidas para a televisão a partir de 2009.

A maior parte é composta por histórias inéditas na TV, porém, também há radionovelas que deram origem, em outras emissoras, a grandes sucessos televisivos. O SBT irá produzir novas versões dessas radionovelas, nas quais serão mantidas a genialidade da autora e a inigualável qualidade de seus textos.

Obras

Janete Clair é responsável pelos grandes sucessos como: Irmãos Coragem nos anos 70, 1972 escreveu Selva de Pedra, já em 1976 foi a vez de Pecado Capital.

Em 1978 o Brasil parou para assistir "O Astro", protagonizada por Francisco Cuoco. Janete Clair se tornou a maior autora do Brasil e única a alcançar 100 pontos de audiência. Em 1983, a escritora faleceu vítima de um câncer no intestino.

Criativas ações de marketing divulgam Alice


Há mais de um ano atrás fiz um post sobre a série Alice, que estava sendo produzida na época e já havia despertado a minha curiosidade. Agora, faltando poucos dias para a estréia, diversas ações bacanas de marketing estão rolando para nos deixar com ainda mais água na boca.

Alguns universitários e baladeiros paulistas tiveram a sorte de encontrar pen drives com conteúdo exclusivo sobre a série, como vídeos, fotos e wallpapers. Uma amiga do blog nos enviou um e-mail para contar sobre a iniciativa, e eu só consigo pensar “por quê não dou um pé quente desses?”.

Enfim, se algum leitor achou o presentinho por aí, nos mande uma foto, porque aposto que o pen drive é fofo. Todo o design gráfico da divulgação da série é muito caprichado, o que vocês podem ver no hot site de Alice - sem brincadeira, uma das páginas mais bonitas que eu já vi.

Porém, a ação mais bem bolada - e que está ao alcançe de todos nós - é o MSN da personagem, que qualquer um pode adicionar para receber novidades sobre a produção. Adicionem alice@encantada.tv no messenger e confiram!

Ali, a personagem dá maiores detalhes sobre a trama e revela alguns conteúdos exclusivos. Ontem à noite, por exemplo, recebi o link para este vídeo. E a menina digita que é uma maravilha, rapidinho. Fiquei impressionada! Enfim, antes mesmo da estréia da série, parabenizo o pessoal da HBO pela iniciativa de se aproximar do provável público de Alice.

Alice, que estréia dia 21 de setembro ás 22 horas no HBO, conta a história de uma jovem que mora no Tocantins e se muda para São Paulo após a morte do pai. Na cidade grande, a moça vive uma jornada de auto-conhecimento enquanto explora a capital paulista e sua agitada vida noturna. A protagonista é interpretada pela atriz Andréa Horta, e outros nomes conhecidos fazem parte do elenco, como Regina Braga e Eduardo Moscovis.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ângela Vieira: 'Pena que a trama da Arlete não se desenvolve'

No ar em "A favorita" como a Arlete, Ângela Vieira está ansiosa para a história da personagem começar a acontecer. Quem acompanha a novela sabe que as falas dela não têm ido muito além de "Bom dia, doutor Gonçalo", "telefone para o senhor doutor Gonçalo" etc.

_ Na primeira reunião de elenco, João Emanuel (Carneiro, autor) avisou que, até o capítulo 80, a novela estaria focada na trama central. Agora estou na maior expectativa. Quero que a história da Arlete aconteça. Ela tem muito a dizer, a personagem é ótima _ diz a atriz.

A principal trama envolvendo a secretária diz respeito a um segredo de seu passado:

_ O pai do filho dela é Romildo (Milton Gonçalves) e ninguém sabe disso. Arlete ama Romildo, mas não cede ao seu assédio por princípios. É uma mulher muito reta.

A atriz diz que, nas ruas, as pessoas cobram dela mais aparições em cena:

_ Fico feliz com isso. Significa que estou fazendo falta. Fico com muita pena de a Arlete ainda não ter começado a participar mais da história. É preferível não estar numa novela do que estar mais ou menos. Mas João é muito talentoso, tem várias cartas na manga e acho que isso vai mudar.

'Toma lá dá cá': cenas de vidas passadas


Depois de uma sessão de regressão a que se submeterão os personagens de "Toma lá, dá cá", Bozena (Alessandra Maestrini) descobrirá que, numa vida anterior, foi uma escrava do Quilombo do Paraná, uma negra de Pato Preto. A atriz, que vai soltar a voz e cantar a música de "A escrava Isaura", foi totalmente maquiada para entrar em cena. Este programa está previsto para ir ao ar na semana que vem.

Audiência de Sábado (30/09)


Os executivos das emissoras de TV já estão acostumados com a queda aos sábados na audiência das novelas. Normalmente, nesse dia da semana, muitos trocam a televisão por eventos, peças teatrais e festas, contribuindo para essa redução. Os dados da medição minuto-a-minuto revelam algumas curiosidades, entre elas que “A Favorita” é a trama com maior queda. No último sábado, a história de João Emanuel Carneiro atingiu 31 pontos, enquanto durante a semana oscila entre 39 e 41. “Pantanal” fechou 12 de média, 3 a menos do que o capítulo de quinta-feira; já “Os Mutantes” perdeu 4 pontos e marcou 11 de média no sábado.

A Favorita: Flora vai roubar Gonçalo e engraxar os sapatos de Dodi


Quem acha que já viu tudo em A Favorita, ainda não viu nada. Já imaginou Flora (Patrícia Pillar) engraxando os sapatos de Dodi (Murilo Benício)? A vilã que aparenta não temer ninguém vai ficar nas mãos do amante. O motivo? Dodi gravou a cena quando Flora atirou em Salvatore (Walmor Chagas). Ele colocou o vídeo do celular em um DVD e mostrará a Flora, passando a chantageá-la, segundo o jornal O Dia desta segunda-feira.

Dodi ficará revoltado com Flora depois que ela tentou matá-lo em uma explosão com gás, num resort. Dodi vai exigir muito dinheiro e Flora acaba roubando as barras de ouro de Gonçalo (Mauro Mendonça), que ele guarda em um cofre da sala.

A cena do roubo vai acontecer no rancho, em uma festa de lançamento do projeto ambiental que leva o nome de Marcelo. Dodi estará presente na festa e quando Gonçalo termina seu discurso o malvado grita e ofende toda a família. Neste momento, os seguranças de Gonçalo prendem Dodi e Flora aproveita para entrar na sala e roubar todo o dinheiro e as barras de ouro.

Dodi é preso, mas acaba sendo solto após Silveirinha (Ary Fountora) pagar fiança. Fora da delegacia, Flora entrega duas barras de ouro para o amante, que aproveita obrigá-la a engraxar seus sapatos.

O pior estar por vir. As barras de ouro de Gonçalo têm código de identificação. Ao saber disso Flora vai entrar em pânico.

Três Irmãs: Estranhos visitantes em Caramirim e na Praia Azul


Com o objetivo de recuperar o poderio que a fortuna de sua família lhe proporcionou no passado e, de quebra, expulsar os surfistas que vivem na Praia Azul, Violeta (Vera Holtz) convence o prefeito Nelson Santana (Aloísio de Abreu), sempre interessado “no progresso e modernização da cidade”, a ir ao Rio de Janeiro procurar algum grande empresário do ramo hoteleiro. A idéia é construir um resort em Caramirim. Além do lucro que terá com esta negociata, Violeta conseguirá acabar com outro inconveniente em sua vida – a farmácia de Virgínia (Ana Rosa) –, já que o empreendimento inclui a descaracterização do centro histórico da cidade.

Aliado de Violeta, Nelson segue suas orientações e acaba conhecendo Vidigal (Luis Gustavo), que logo se interessa pelo negócio e promete conseguir a participação de um empresário espanhol amigo seu, há muito interessado em construir um hotel no Brasil. Assim como Violeta, Vidigal está interessado em recompor a fortuna de sua falecida esposa, que ele dilapidou por desonestidade e incompetência. Sua idéia é conseguir financiamentos colossais e embolsar boa parte do dinheiro, sem se preocupar com as questões ecológicas, o patrimônio histórico e a vida dos moradores locais.

Quando chega a Caramirim, acompanhado de sua secretária Valéria (Graziella Moretto), Vidigal é recebido com toda pompa por Violeta, o prefeito Nelson e seu assessor Glauco (Guilherme Piva). Ele apresenta aos anfitriões Don Ramón y Ramón Pallares (Otávio Augusto), dono de uma cadeia internacional de hotéis. Na verdade, Don Ramon não passa de uma invenção de Vidigal. Conhecido como Chuchu, sobrevive de pequenos e grandes golpes. Por isso, quando Vidigal lhe procura, não pensa duas vezes e aceita se passar pelo tal empresário espanhol.

Os visitantes fazem um passeio de reconhecimento da região. No centro de Caramirim, Violeta faz questão de mostrar a principal nódoa na pracinha: a farmácia Jequitibá. De olho nessa movimentação, os moradores se perguntam quem é aquela gente que está sendo recepcionada. E mais importante: o que querem ali? O mesmo acontece quando o grupo chega à Praia Azul, provocando a desconfiança de Sandro (Marcello Novaes), do pescador Pacífico (Roberto Bonfim) e de Janaína (Solange Couto), dona da “Pousada Azul”.

Essas cenas foram gravadas na praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio, e na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, e devem ser exibidas a partir do primeiro capítulo, na segunda-feira, dia 15 de setembro.

A Favorita: Lara expulsa Flora do cemitério

Lara está revoltada com Flora por causa da morte de Donatela. O enterro de Donatela será hoje, e Lara irá expulsar Flora do cemitério. No capítulo, Flora fala para Silveirinha que vai ao enterro de Donatela e afirma que ela não devia ter morrido. Dulce tenta sensibilizar Rita para conseguir dinheiro. Lara fala para Irene e Gonçalo que não quer Flora no enterro.

Alícia consola Zé Bob. Lara se incomoda com a presença de Dodi. Donatela liga para Lara durante a cerimônia e não fala nada. Donatela assiste o enterro escondida. Lara não deixa Flora jogar flores para Donatela e a expulsa do enterro. Gonçalo pede desculpas a Flora pela atitude de Lara. Donatela se revolta ao ver Silveirinha chorando. Romildo se encontra com Diva.

Lara pede para ficar a sós com Donatela que, de longe, se sensibiliza com o sofrimento da filha. Pepe fala para Donatela ir embora para não ser descoberta. Diva avisa a Romildo que ainda tem interesse em continuar os negócios. Zé Bob fala para Flora que não sabe quando conseguirá se envolver com alguém novamente. Irene presenteia Lara com um CD de Cassiano.

Lorena repreende Átila por incentivar Cassiano a se dedicar à música. Rita pede desculpas a Camila por ter mentido sobre Zé Bob. Flora diz a Dodi que ele não devia ter ido ao enterro e ele a enfrenta.

Mulheres Apaixonadas: "A novela tem o amor como tema", diz o autor

Uma história sobre relações familiares, em que a protagonista se vê dividida entre um casamento sólido e o desejo de viver uma nova paixão. Assim é ‘Mulheres Apaixonadas’, novela que a TV Globo volta a exibir a partir de segunda-feira, dia 01 de setembro, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Assinada por Manoel Carlos, em sua quinta parceria com o diretor de núcleo Ricardo Waddington, a obra foi exibida originalmente em 2003, alcançando grande sucesso de audiência.

Marca do autor, a protagonista Helena é interpretada por Christiane Torloni. Na trama, seu casamento de muitos anos – com Téo, personagem de Tony Ramos – sobrevive com amizade, mas sem muita paixão. É neste momento de sua vida que Helena reencontra o ex-namorado César, neurocirurgião vivido por José Mayer. Com a reaproximação do amor do passado, suas angústias e incertezas sobre a vida que leva aumentam, e Helena conta com suas irmãs, Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), para desabafar. Estas, por sua vez, são casadas, mas têm relacionamentos bem diferentes. Enquanto Hilda é feliz com o marido Leandro (Carlos Eduardo Lago), Heloísa sofre por desconfiar excessivamente de Sérgio (Marcelo Antony).

Helena trabalha como diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), cuja dona é a sua amiga e cunhada Lorena (Suzana Vieira), uma mulher de personalidade forte que vive um momento de reviravolta em sua vida. Divorciada, Lorena se encanta por Expedito (Rafael Calomeni), um homem mais novo. O rapaz é irmão de Edwiges (Carolina Dieckman), que trabalha com a mãe, Ana (Regina Braga), na ERA. A jovem Edwiges também tem seus dilemas amorosos. Apaixonada por Cláudio (Erik Marmo), ela sofre quando o rapaz se envolve com Gracinha (Carol Castro, em sua estréia na TV).

“A novela tem o amor como tema, já que a Mulher e o Amor são duas das muitas molas do mundo”, explica Manoel Carlos, cuja obra se destacou também pela abordagem de temas relevantes para a sociedade, como os direitos da terceira idade, a violência contra a mulher, o desarmamento, o preconceito e o câncer de mama. Também estão na novela Alinne Moraes, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Carmem Silva, Carolina Kasting, Cláudio Marzo, Elisa Lucinda, Helena Ranaldi, Julia Almeida, Louzadinha, Marcos Caruso, Natália do Vale, Regiane Alves, Rodrigo Santoro, Vera Holtz e Xuxa Lopes, entre outros.

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Hilda Furacão



Cena do primeiro capítulo da minissérie, onde Hilda chega vestida de noiva ao bordel.

Antônio Calmon reclama de copia e Tiago Santiago se defende

Recentemente o autor Antônio Calmon, que assinou entre outros trabalhos, a novela O Beijo do Vampiro, reclamou um plágio por intermédio do jornal O Globo ao autor Tiago Santiago, da Record.

Calmon alerta para as semelhanças que existem entre o personagem de Gabriel Braga Nunes, que na novela global atuava como vampiro e em Os Mutantes - Caminhos do Coração também repete o mesmo papel. Segundo o autor global, as semelhanças são muito grandes: "Estão me copiando sem pedir licença" desabafou ao jornal carioca. Procurado pela reportagem do NaTelinha, Tiago Santiago se defende: O autor da Record revelou ser grato pelas oportunidades que teve com Calmon e diz que muito aprendeu com ele em novelas como Olho no Olho e Vamp, porém achou a declaração do ex-colega de emissora infeliz. "Vi muito pouco de O Beijo do Vampiro, praticamente nada, porque logo percebi que era um produto bem inferior a Vamp, novela em que colaborei com ele" disparou em uma declaração para o site.

O autor da trama dos mutantes ainda completa diferenciando os dois vampiros: "O vampiro mau que o Gabriel faz conosco não é o vampiro das lendas e sim um mutante com genes de morcego vampiro. As tramas são muito diferentes na história, na novela na Globo não havia mutantes nem extraterrestres".

Em tempo, depois de 4 anos sem escrever novelas - a última foi Começar de Novo, em parceria com a até então novata Elizabeth Jhin - Calmon estará de volta a partir do dia 15 de setembro com Três Irmãs.

Protagonizadas por Cláudia Abreu, Giovana Antonelli e Carolina Dieckmann e terá como plano de fundo a fictícia Praia Azul. Nomes como o de Regina Duarte, Marcos Palmeira, Ana Rosa, Débora Duarte, José Wilker e Vera Holtz também estarão na trama.

Eliane Giardini irá sofrer nas mãos de Laura Cardoso

Em Caminho das Índias, de Glória Perez, Eliane Giardini irá sofrer nas mãos de Laura Cardoso. Na trama de Glória, Laura Cardoso será mãe de Opash (Tony Ramos), casado com Indira (Eliane Giardini).

Na casa da família indiana quem manda é sempre a mais velha. Caminho das Índias irá substituir A Favorita e tem estréia prevista para 2009.

Diretores da Record querem Vendetta contra Caminho das Índias

Depois de meses de atraso, a nova novela de Lauro César Muniz pode dar início a uma novela interna entre os diretores da Record. A questão da vez está relacionada com o horário da trama.
Vendetta, trama que abordará a máfia italiana, já divide alguns membros da cúpula da emissora paulista que defendem o conflito direto com a superprodução Caminho das Índias da Globo. Já outros, acreditam que o melhor horário continuará sendo às 22 horas, substituindo Chamas da Vida.

Segundo a coluna Canal 1, até a segunda ordem, o cronograma deverá ser mantido e a estréia ocorrerá por volta de março de 2009 às 22 horas. Pouco antes, em fevereiro, deverá entrar Corpos Partidos, de Ana Maria Moretzsohn substituindo Os Mutantes - Caminhos do Coração.

Atrizes de "Três Irmãs", da Globo, se estranham no Rio


Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli, irmãs na trama, têm sido alvo de comentários nos bastidores do Projac. Há uma disputa entre elas para ver quem se destaca mais. Até escolha de maquiador é motivo de saia justa. Elas também vivem pedindo para refazer cenas. Já Cláudia Abreu, que viverá a terceira irmã, faz a linha blasé. Grava e vai embora. Não gosta de interagir.