quarta-feira, 22 de abril de 2009

TRILHA SONORA: Brilhante

Nacional


01. ME DEIXAS LOUCA - Elis Regina (tema de Luiza e Paulo César)
02. DANS MON ILE - Caetano Veloso (tema de Leonor)
03. MEU BEM MEU MAL - Gal Costa
04. MISTÉRIO - Ângela Ro Ro
05. DECISÃO - Joanna
06. LUIZA - Tom Jobim (tema de abertura)
07. NAQUELA NOITE COM YOKO - Simone
08. ACONTECÊNCIAS - Cláudio Nucci
09. DE LEVE - Lulu Santos
10. DOCE DE CÔCO - Elizeth Cardoso
11. LUZES E ESTRELAS - Edson e Terezinha
12. CANÇÃO DA MANHÃ FELIZ - Nana Caymmi


ACONTECÊNCIAS - Cláudio Nucci


Internacional


01. COMIN' IN AND OUT OF YOUR LIFE - Barbra Streisand
02. DO YOU MISS ME - Morris Albert (tema de Edite)
03. HURT - Carly Simon (tema de Leonor)
04. GOOD TIME TONIGHT - Kool & The Gang *
04. QUEEN OF HEARTS - Linda Kooly *
05. IF LEAVING ME IS EASY - Phil Collins (tema de Fred)
06. LOVE GAMES - Ian and Christopher
07. SUGAR - Ronay
08. MURMURES - Richard Clayderman
09. YOU WEREN'T IN LOVE - Mike Fleetwood
10. OLD PHOTOGRAPHS - Jim Capaldi
11. LITTLE DARLING - Sheila
12. TAKE ME NOW - David Gates (tema de Luiza e Paulo César)
13. ANGELICA AND RAMONE - Secret Service
14. SONG OF LAURA - Sound Orchestra

* A trilha sonora internacional foi lançada com duas versões:
a primeira trazia a música "Good Time Tonight" com o grupo Kool & The Gang,
e a segunda, em substituição, trazia "Queen of Hearts" com a cantora Linda Kooly.



COMIN' IN AND OUT OF YOUR LIFE - Barbra Streisand

VALE A PENA LER DENOVO


Ti Ti Ti foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 5 de Agosto de 1985 e 8 de Março de 1986 em 185 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes com colaboração de Luís Carlos Fusco e direção de Wolf Maya e Fred Confalonieri. A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 4 de abril e 21 de outubro de 1988.

Enredo
As rivalidades entre Ariclenes Almeida e André Spina, que vêm desde a infância, se tornam mais acirradas quando Ari resolve entrar no terreno profissional de André, um conceituado estilista da sociedade paulistana, conhecido como Jacques Leclair.

Ari se infiltra no mercado da moda na pele do espanhol Victor Valentín, que vem ao Brasil para revolucionar o mundo da alta costura. Ele é ex-marido de Suzana. Os modelos de Ari/Victor são idealizados por Cecília, conhecida como Tia, uma doente mental que veste pequenas bonecas com classe e elegância. Só que Ari não sabe que Cecília é a mãe desaparecida de André.

Para piorar essa competição, os filhos dos dois rivais, Luís Otávio (Luti), filho de Ari, e Walkíria, filha de André, se apaixonam e precisam lutar por esse amor.

No outro lado da história, destaca-se Gabriela, moça pobre e de caráter duvidoso que trabalha no ateliê de Jacques Leclair. Ela é seduzida e depois desprezada pelo filho do patrão, Pedro, um playboy com quem sua mãe, Marta, tivera um envolvimento. Para se vingar, Gabriela finge-se de grávida, e a família do rapaz obriga-o a se casar. Ela passa meses afirmando a falsa gravidez e fazendo Pedro passar por muitas humilhações, até que ele se apaixona por ela.


Elenco
Reginaldo Faria .... André Spina (Jacques Leclair)
Luís Gustavo .... Ariclenes Martins(Victor Valentín)
Marieta Severo .... Susana Almeida
Cássio Gabus Mendes .... Luís Otávio de Almeida Martins (Luti)
Malu Mader .... Walkíria Spina (Wal)
Nathália Timberg .... Cecília Spina
Paulo Castelli .... Pedro Spina
Myrian Rios .... Gabriela (Gabi)
Aracy Balabanian .... Marta
Sandra Bréa .... Jacqueline Mendonça
Lúcia Alves .... Nicole
Thaís de Campos .... Ana Maria
José de Abreu .... Chico
Tânia Alves .... Clotilde Assunção
Adriano Reys .... Adriano Mendes de Morais
Yara Côrtes .... Júlia Spina
Tato Gabus Mendes .... Alex
Betty Gofman .... Eduarda
Rodolfo Bottino .... Lupercínio (Bob)
Older Cazarré .... Natalino
Cleyde Blota .... Lídia
Guilherme Fontes .... Caco
Andréa Sandi - Patrícia
Regina Restelli .... Silvia
Nara de Abreu .... Ofélia
Karen Accioly .... Rosário
Keni Castro .... Maria Eugênia
Rejane Goulart .... Mônica

Participações especiais
Cláudia Jimenez .... Lazinha
Mila Moreira .... Mila Moreira
Júlia Lemmertz .... Cecília (jovem)
Sandra Barsotti .... Júlia (idem)
Juliana Carneiro da Cunha .... Mãe de Ariclenes
Suzana Vieira .... senhora Marcutti
Vera Gimenez .... madame Cantanutti
Tânia Scher ...madame Machado

Flávia Monteiro participa de A Lei e O Crime


Em cena do episódio 15 de A Lei e O Crime, que vai ao ar no dia 27 de abril, Catarina (Francisca Queiroz) encontra Rebeca Souza (Flávia Monteiro) em uma festa no Clube de Golfe.

Depois de uma conversa com Leandro (Heitor Martinez), a delegada decide investigar Rebeca. Ela contará com a ajuda de Joana (Valquíria Ribeiro) e Izaque (Luiz Carlos de Moraes).

Bruno Mazzeo estreia Cilada no Fantástico


Programas que se transformam em grandes "roubadas" e tiram qualquer um do sério. Este é o enredo de Cilada, quadro que estreia neste domingo, 26 de abril, no Fantástico, que é exibido pela Rede Globo a partir das 20h40, logo após o Domingão do Faustão. O quadro é escrito e protagonizado por Bruno Mazzeo.

Nada melhor do que um belo dia de praia para relaxar após uma semana de trabalho. Nada melhor, se este dia não for um domingo. A primeira tarefa árdua de Bruno (Bruno Mazzeo) é encontrar um lugar ao sol numa praia lotada de banhistas. E a lotação não é a única cilada. O personagem também vai ter que conviver com a vizinhança "espaçosa", cheia de crianças pulando, jogando areia e correndo de um lado para o outro. Fora os gritos de vendedores ambulantes por todos os lados. O episódio "Praia" abre a série de histórias que mostra as “roubadas” do cotidiano.

Os episódios terão uma duração média de oito minutos e sempre receberão atores convidados, entre eles Fernanda de Freitas e Maria Clara Gueiros. As ciladas escolhidas para o Fantástico vão retratar acontecimentos do dia-a-dia. Nos próximos domingos, Bruno (Bruno Mazzeo) vai contar - sempre com muito humor - tudo o que pode acontecer de errado quando você decide marcar um encontro amoroso durante o dia ou sair para almoçar com colegas de trabalho em uma churrascaria. Os temas não são escolhidos por acaso.

- Quase sempre são histórias que aconteceram comigo ou com meus amigos. Ou que poderiam acontecer. O interessante do Cilada é que ele tem uma mistura inovadora, de diferentes linguagens. Não é um sitcom, tem esquetes soltas, com referências de "stand up comedy", sátiras a comentários e vinhetas gráficas – afirma Bruno.

Força-Tarefa: Namorada de Wilson pode estar grávida


Jaqueline (Fabíula Nascimento) sente enjoos e desejos e os sintomas levantam a suspeita de uma gravidez. Desconfiado, Wilson (Murilo Benício) leva a namorada ao médico, mas, como o trabalho é a prioridade de sua vida, ele não consegue acompanhar a consulta pois precisa se dedicar às investigações do sequestro. Estas cenas de Força-Tarefa devem ir ao ar na Rede Globo no dia 23, a partir das 23h, logo após A Grande Família.

Enquanto isso, a equipe do Coronel Caetano (Milton Gonçalves) tenta desvendar os mistérios que envolvem o sequestro de um policial. O oficial foi mantido em cativeiro enquanto sua mulher providencia o dinheiro do resgate. Estranhamente, um colega consegue libertá-lo e pouco a pouco os envolvidos com o crime vão desaparecendo. Porém, um deles consegue escapar com a ajuda do Tenente Wilson (Murilo Benício), que passa a proteger sua vida.

Após estudar o caso, a equipe chega à namorada do policial, que está sob proteção, e começa a montar um quebra-cabeça para chegar ao mentor do sequestro.

O segundo episódio de Força-Tarefa, entitulado Lista Negra, vai ao ar quinta-feira, 23, após A Grande Família. Escrita por Fernando Bonassi e Marçal Aquino, a série tem direção de Mário Márcio Bandarra e direção geral de José Alvarenga Jr.

Viver a Vida: Mel Lisboa faz teste para novela


Mel Lisboa pode ganhar seu primeiro papel na televisão, após a maternidade. De acordo com o Jornal Extra, a atriz esteve no Rio de Janeiro para fazer um teste para a próxima novela de Manoel Carlos, Viver a Vida.

A atriz agora está na torcida para conquistar o papel, na trama do dramaturgo responsável por lançá-la nacionalmente como a ninfeta da série Presença de Anita.

Vale lembrar que, atualmente, Mel Lisboa, mãe do pequeno Bernando, mora em São Paulo com o marido, o músico Felipe Roseno.

SESSÃO CENA INEQUECÍVEL: Paraíso Tropical

Paraíso: Santinha desmaia e Zeca volta a sentir as pernas


As coisas estão prestes a ficar agitadas em Paraíso, da Globo. Santinha está em greve de fome, e fica trancada em seu quarto rezando para que Zeca consiga voltar a andar. Enquanto isso, o peão continua imobilizado em sua cama. Essa situação, porém, está prestes a mudar.

No capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 22, Santinha começa a se sentir cada vez mais fraca, e acaba desmaiando em seu quarto, enquanto reza para Zeca. A família da moça não apóia sua decisão de fazer jejum, e se preocupa com a saúde da garota.

As orações começam a fazer efeito, no entanto, quando o peão acorda assustado, e percebe que está sentindo as pernas formigar. Zeca grita para seu pai, que corre para saber o que está acontecendo com o filho. Eleutério fica radiante ao saber da boa nova, e mal pode se conter.

As cenas estão previstas para ir ao ar nesta sexta-feira, dia 24.

Título de próxima novela não agrada executivos do SBT


O título "A Ilha do Profeta", escolhido para a próxima novela do SBT, encontra forte rejeição na emissora. É quase uma unanimidade. Mas, por enquanto, não há sinais de mudança.

Segundo informações do jornal Tribuna da Imprensa, Íris Abravanel pretende mantê-lo. A produção, como se sabe, é baseada em "Vende-se um Véu de Noiva", que pertence ao acervo de rádio de Janete Clair.

Vamos combinar que não agrada nem aos fãs de novelas! Parece nome de novela mexicana.

Senhora do Destino: Ministério da Justiça ameaça reclassificar reprise


O Ministério da Justiça está de olho na reprise de “Senhora do Destino”. Desde 2 de março, quando o folhetim reestreou, a Rede Globo foi advertida duas vezes. Se não adaptar o conteúdo ao horário, a trama poderá ser reclassificada, de 10 anos para 12 ou 14 anos, o que implicaria mudar o Vale a Pena Ver de Novo para depois das 20 horas.

Antes de reapresentar a trama, a emissora já havia feito, por conta própria, cortes nas cenas que poderiam causar problemas com o Departamento de Classificação Indicativa da Justiça. Agora, terá de passar a faca em mais capítulos.

A reprise da trama de Aguinaldo Silva registrou nesta terça, dia 21, o seu recorde de audiência: 25 pontos.

Paraíso bate recorde de audiência


Em pleno feriado, a novela "Paraíso" consegue bater recorde de audiência. De acordo com dados prévios obtidos pelo "O Planeta TV!", nesta terça (21/04), a trama escrita por Edmara Barbosa cravou uma média de 26 pontos com pico de 30. No horário, Record ocupava a segunda posição e o SBT em terceiro.

O destaque do capítulo ficou por conta de Eleutério (Reginaldo Faria) que decidiu matar o touro que derrubou Zeca (Eriberto Leão). Outro ponto emocionante foi a cena que Padre Bento (Carlos Vereza) tenta convencer Maria Rita (Natalia Dill) a desistir de sua promessa.

*Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.

Record amarga o 4º lugar com reprises de novelas


As reprises de Prova de Amor e Bicho do Mato seguem em baixa na faixa vespertina da Record. Ambas as novelas estão longe da vice-liderança, posição da qual o canal detém, e prejudicam a média vespertina.

Na tarde de ontem, Bicho do Mato fechou com apenas 3 pontos de média. O SBT, com a exibição do Quem Não Viu Vai Ver registrou o dobro, 6 pontos. Mais tarde, os últimos capítulos de Prova de Amor ainda estão longe de empolgar como na primeira exibição. A novela de Tiago Santiago fechou com 4 pontos, contra 5 do SBT e 6 da Bandeirantes.

Esses índices são prévios e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores da Grande São Paulo.

TELETEMA: Fascinação

Audiência de segunda (20/04) e terça (21/04)


Senhora do destino - 19 (segunda) e 25 (terça)

Malhação - 21 e 24

Paraíso - 23 e 27

Caras & bocas - 26 e 30

Caminho das Índias - 36 e 39

Toma Lá Dá Cá - 24

Promessas de Amor - 10 e 9

Chamas da vida - 14 e 14

Poder Paralelo - 12 e 13

Substituição temporária


Houve uma substituição urgente, porém, bem temporária, para o andamento de Caminho das Índias, ao decorrer deste sábado.

Glória Perez precisou passar por uma cirurgia urgente, no sábado (18), por causa da tireóide. A autora de Caminho das Índias, da Globo, contou tudo em seu blog. Ela revela ainda que precisou apelar para a ajuda de um dos colegas autores da emissora, Carlos Lombardi, para escrever alguns blocos de sua trama:

“A tireóide explodiu e acabei, neste sábado, fazendo uma cirurgia. Saiu tudo bem, sem problemas. Estou contando, nesse bloco, com o help do meu amigo Lombardi (Carlos), que escreveu sequências hilárias para que eu não perca a frente dos capítulos”, contou Glória.

A novelista ainda acrescenta no texto que já entregou o referido capítulo desta terça-feira (21) e termina com um “Are Baba!”.

Vale lembrar que, este ano, Glória Perez já quebrou o pé direito e precisou repousar por alguns dias. Ainda assim, ela continuou escrevendo a novela, porém, num ritmo mais lento. Segundo uma pauta, mais de dez capítulos futuros já estariam prontos. E com uma simples força de Lombardi.

Caminho das Índias, atualmente, mantém uma média semanal de 37 pontos.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Chamas da Vida: Michelle e Guilherme superam a AIDS e terminam felizes


Contrariando os boatos, Michelle (Luiza Curvo) terminará feliz ao lado de Guilherme (Roger Gobeth) em "Chamas da Vida".

A mocinha consegue engravidar de Guilherme através de inseminação artificial. A criança não herdará a doença da AIDS do pai, para alegria do casal.

A autora Cristianne Fridman preferiu passar a ideia de que um soropositivo também leva uma vida normal e pode ser feliz ao lado de quem ama.

O último capítulo de "Chamas" será exibido na próxima terça, dia 28, às 21h35.

Record exibe Poder Paralelo sem intervalos


Com o objetivo de prender a atenção do público e usar os últimos capítulos de Chamas da Vida para alavancar a audiência, a Record está exibindo Poder Paralelo sem abertura e intervalos comerciais. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, a ordem dada nos interiores da emissora foi realizar esse procedimento por duas semanas, a partir da estreia. Até o momento, não existe música de abertura definida. Sabe-se apenas que Laura Pausini foi a cantora escolhida.

Toma Lá, Dá Cá tem aniversário de casamento e recompensa milionária


Enquanto Celinha (Adriana Esteves) tenta curtir um jantar romântico para comemorar seus dez anos de casada com Mário Jorge (Miguel Falabella) no segundo episódio de Toma Lá, Dá Cá que vai ao ar nesta terça-feira, 21 de abril, às 22h25, logo após o Casseta & Planeta, na Rede Globo, as famílias tentam ganhar uma recompensa milionária entregando Arnaldo (Diogo Vilela) para o FBI.

Em "Por Causa da Maionese", Celinha (Adriana Esteves) prepara um jantar especial para o marido usando maionese, mas mas uma confusão se instaura no 11º andar e os dois não conseguem ficar sozinhos.

Parte da confusão fica por conta da semelhança de Arnaldo (Diogo Vilela) com o terrorista Ahmed Al Jacira, que teria vindo secretamente para o Brasil. Quando Isadora (Fernanda Souza), Tatalo (George Sauma), Adônis (Daniel Torres) e Rita (Marisa Orth) descobrem que a recompensa para entregar o foragido é de de cinco milhões de dólares, eles pensam em entregar Arnaldo (Diogo Vilela) aos agentes do FBI que estão no país. Enquanto Arnaldo suplica por compaixão da família, Dona Álvara (Stella Miranda) se adianta e começa a organizar uma festa de boas vindas aos agentes americanos.

Neste episódio, a Dra. Percy (Carlos Magno), psicóloga de Adônis há anos, chega ao condomínio Jambalaya para atender seus pacientes do parque aquático do condomínio e se envolve aos poucos com a história das famílias do 11º andar. O ator Carlos Magno pode ser novato em Toma Lá, Dá Cá, mas já está bem familiarizado com os colegas de programa:

- Já tinha trabalhado com a maior parte do elenco. Com quem eu nunca trabalhei, sempre vi e admirei.

Ele ainda brinca sobre o fato de interpretar uma mulher no humorístico:

- Estreei na TV Globo fazendo uma mulher, no programa Armação Ilimitada. No teatro já interpretei papéis femininos muitas e muitas vezes. Daqui a pouco vou acabar ganhando prêmio de melhor atriz.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

SESSÃO BEIJO: Como uma onda

Força-Tarefa e Som & Fúria poderão ter nova temporada


Força-Tarefa estreou no último dia 16 de abril. O primeiro episódio de Som & Fúria está previsto para ir ao ar somente em junho. Independente disso, parece que a direção da Globo não quer aguardar o retorno do público para estas duas séries antes de determinar se elas terão ou não uma segunda temporada.

De acordo com o jornal O Globo, tanto a trama policial quando a história de uma companhia de teatro que trabalha com obras de Shakespeare deverão ganhar uma continuação na emissora.

A assessoria de imprensa da Globo revelou que está sendo estudada a possibilidade de uma segunda temporada de Força-Tarefa, mas no momento não é possível afirmar que elas acontecerão. Já a assessoria responsável por Som & Fúria não foi localizada para comentar a notícia.

Nana Caymmi e Erasmo Carlos farão participação em Caminho das Índias


Os próximos capítulos de Caminho das Índias reservam ótimos momentos para os fãs da Música Popular Brasileira.

Recentemente, Nana Caymmi foi convidada para fazer uma participação especial na novela. Ela irá cantar na Gafieira Estudantina.

Na cena em questão, Erasmo Carlos também irá aparecer. Ele estará na plateia do show que marcará a chegada de Bahuan, personagem de Márcio Garcia, no Rio de Janeiro.

Fox estreia nova temporada de 9mm em maio


A Fox já está anunciando em seus intervalos comerciais a estreia da nova temporada de 9mm. A série brasileira, que foi ao ar pela primeira vez no dia 10 de junho de 2008, teve 4 episódios em sua primeira temporada e ganhará novos a partir do dia 14 de maio, às 22h.

9mm conta a história do dia-dia de um grupo de 5 policiais, que além dos problemas profissionais, também passam por crises pessoais. A produção é assinada por Roberto D'Ávila, Newton Cannito e Carlos Amorim.

Assessoria da Record omite baixa audiência de 'Promessas de Amor'


A Record, sempre ávida por divulgar suas audiências em boletins que envia à imprensa, vem omitindo os números de “Promessas de amor”, que volta e meia fica abaixo dois dígitos.

Desde sua estreia, a trama de Tiago Santiago vem registrando médias inferiores a "Os Mutantes". Até agora, a média da temporada é de 10 pontos, mas aos sábados, já chegou a marcar apenas 6.

Episódio de estréia de ‘Força-Tarefa’ deixa a desejar


Se depender do episódio de estréia de Força-Tarefa, não será desta vez que assistirei entusiasmado a uma série policial brasileira.

Não achei que foi uma tragédia. É totalmente assistível. Tanto que relevei, sem culpa, diversos pequenos pecados - como a arma do tenente Wilson (Murilo Benício) ficar descarregada após um único tiro na cena do aeroporto.

A grande decepção foi a falta de ritmo, fruto de uma história mal desenvolvida e de uma edição confusa. Aliás, como pode dois roteiristas tarimbados, como Marçal Aquino (O Invasor) e Fernando Bonassi (Carandiru), apresentarem uma trama tão rasa? Será pressa, já que o episódio foi extremamente curto, com menos de uma hora de duração?

Falando nisso, a Globo deve se preocupar com o clima morno de Força-Tarefa. A série corre sério risco de não repetir o sucesso de A Lei e o Crime. A produção policial da Record não é um primor, mas caiu no gosto popular ao apresentar muitas cenas de ação com elevada carga de violência.

Porém, mesmo frustrado com o episódio de estréia, acredito que Força-Tarefa tem potencial para se tornar uma boa série. O elenco tem bons nomes. Jonas (Rogério Trindade), o policial que se matou para não ser preso por Wilson, pode colocar em xeque os inflexíveis princípios morais do tenente. Além disso, achei totalmente adequado o ambiente que cerca o protagonista, que precisa fazer bico como taxista para sobreviver e adora estabelecimentos comerciais de qualidade duvidosa, com Calypso como trilha sonora.

Resta torcer pelos próximos episódios.

domingo, 19 de abril de 2009

SESSÃO ABERTURA: Viva o Gordo

Caminho das Índias: Leinha registra tudo


A documentarista Leinha, interpretada por Júlia Almeida, está a mil com a produção de seu documentário sobre o trabalho social da DASPU.Olha ela aí na foto ao lado registrando tudo o que acontece no evento com sua câmera profissional!

As cenas do desfile da DASPU vão ao ar na próxima quinta-feira (23/04). Não perca!

Caminho das Índias: Kochi descobre que o filho que Maya espera é de Bahuan


O que Maya tanto temia vai finalmente acontecer. Kochi será a primeira pessoa a descobrir que a filha está grávida de Bahuan e não de Raj.

Após saber por Manu que o bebê de Maya se mexeu, Kochi, que já andava bastante desconfiada, passa a ter certeza de que Maya mentiu sobre a paternidade de seu filho.

Furiosa, ela inventa que está doente e pede para Rani chamar Maya correndo. Quando a filha chega, Kochi vai direto ao assunto: “Não minta mais!”, ela ordena. Maya fica tensa. Kochi puxa o sári de Maya e põe a mão sobre a barriga da filha: “O que você fez?”, a mãe pergunta, incrédula. Maya sabe que não tem como fugir da descoberta da mãe e implora por ajuda: “Mamadi! Me salve!”

Mas será que Kochi vai querer se envolver nessa mentira e ajudar Maya? Fique ligado nos próximos capítulos de "Caminho das Índias"! Você não pode perder essas cenas! Elas estão previstas para ir ao ar a partir da próxima segunda-feira (20/04).

Paraíso: Marcos e Jacira se beijam


Se as “regateiras” de Paraíso são bem saidinhas, os cariocas que visitam a cidade não ficam atrás. Marcos que o diga! O engenheiro vai aproveitar o passeio de helicóptero com Jacira para se aproximar da jovem.

Durante o voo, ele finge que o aparelho está apresentando problemas e diz que será obrigado a pousar em uma clareira. Apavorada, Jacira concorda, com medo que a “geringonça” caia lá de cima.

Ao chegarem em solo firme, Marcos parte para o ataque: ele dá um estonteante beijo em Jacira, que corresponde e adora! “Nunca ninguém me bejô desse jeito!”, suspira a loirinha, toda feliz.

Mas, enquanto isso, em Paraíso, Norberto e seus dois sócios começam a se preocupar com a demora do engenheiro. Principalmente quando lembram que ele levou Jacira consigo no helicóptero. “Era tudo o que eu precisava... Um escândalo desses envolvendo meu nome, prá acabá c’a minha reputação!”, resmunga o prefeito.

As cenas devem ser exibidas a partir de segunda-feira, dia 20.

Caras & Bocas: Gabriel pede Laís em casamento


Gabriel finalmente decide se casar com Laís. Mas para que ele chegasse a essa decisão, foi preciso ouvir os conselhos de Padre Guilherme, seu amigo de infância. Gabriel assume para o padre que não é apaixonado por Laís, pelo menos não como já foi um dia... Será que ele está falando de Dafne?

O rapaz conta também que o pai da namorada o ameaçou de despejo caso não se casasse com ela.

E ele tem poderes para isso, afinal, é o dono do prédio onde Gabriel mora e fica o bar.

Por fim, Gabriel desabafa que ainda sonha encontrar um grande amor. Mas Padre Guilherme acha que, com o tempo, ele possa construir um amor com Laís.

Após a conversa, Gabriel pensa, pensa e sai decidido: vai à casa de Laís. Diante da namorada, ele faz o que acha ser o certo:

“Quero casar com você, Laís. Você me aceita, apesar do meu jeito tosco, das minhas idas e vindas? Aceita ser minha companheira?”.

Mas será que é esse mesmo o certo? Vote na enquete!

As cenas acima você assiste em Caras & Bocas! Elas devem ser exibidas a partir de quinta-feira, dia 23/04.

Caras & Bocas: Vicente propõe casamento a Dafne


Vicente está sempre cheio de boas intenções, principalmente quando o assunto é Dafne.

Tudo bem que ele é apaixonado por ela, mas também está muito preocupado com os rumos que a corrida pela presidência da empresa estão tomando.

O rapaz, então, respira fundo e passa por cima de toda a sua timidez para fazer uma proposta à mulher que ama: um casamento formal, apenas no papel, para que ela possa tomar posse da presidência.

“Eu nunca ouvi proposta tão maluca”, diz Dafne.

“É a proposta de alguém que te quer bem. Sem um beijo, Dafne. Sem um abraço (...)”, explica Vicente.

Será que ela vai aceitar? E você, acha que ela deveria aceitar? Vote na enquete!

As cenas devem ser exibidas a partir de sexta-feira, dia 24/04.

TELETEMA: Três Irmãs

Crítica de 'Poder paralelo', da Record: sotaque é armadilha


Com a estreia de "Poder paralelo" semana passada, a Record parece ter deixado um pouco de lado a tendência infantilizada e infantilizante de sua teledramaturgia. A novela de Lauro César Muniz, dirigida por Ignácio Coqueiro, disputa um lugar junto ao público adulto e capaz de compreender uma trama mais intrincada. O folhetim conta a história de guerras entre mafiosos do Brasil e da Itália. Uma história que, pelo menos na estreia, foi capaz de prender a atenção do telespectador com muita ação, personagens convincentes e belas sequências na Itália.

Houve mais pontos altos do que baixos. Entre eles, atores que conseguiram se destacar e "carregar" outros, bem mais apagados. Paloma Duarte iluminou a cena em todas as suas aparições como Fernanda, amante de Bruno (Marcelo Serrado, também seguro e eficiente). Gabriel Braga Nunes é um profissional de primeira linha. Ele já tinha mostrado isso em "Essas mulheres" (uma das únicas boas produções da mesma emissora), andou tristemente perdido entre as criaturas esquisitas de "Os mutantes", e agora volta a ter um papel à sua altura. Maria Ribeiro fez breves aparições, todas promissoras. Daniela Galli, numa especialíssima participação, também brilhou.

Porém, todos os que apostaram no sotaque italianado escorregaram na péssima armadilha. Quando isso aconteceu, o ridículo dominou a cena impedindo que o espectador se concentrasse em outra coisa. A um tal ponto que Marcelo Serrado e Gracindo Jr tiveram o seguinte diálogo: Marcelo: "O senhor sabe dar 'tchiro'". Gracindo: "Tchiro?', O que é 'eso'?Ah! 'tiro' (com pronúncia italianada)". Houve quem quisesse "fechar um negozzio" e por aí foi. Pode? Não pode.

Outra ressalva fica por conta da violência excessiva, resultado da crença da Record de que sangue e tiroteios fazem a audiência subir. Então, para chegar às belas imagens de Palermo, o telespectador teve que pagar um pedágio: ver aquelas perseguições e Ricardo Petraglia em estado lastimável na cama do hospital.

Bruno Mazzeo fala dos projetos do 'Cilada' para a TV e o cinema


Com um incenso aceso em cima da mesa de centro de seu novo apartamento, Bruno Mazzeo faz cara de ponto de exclamação ao confessar que está atrasado em um trabalho pela primeira vez em 31 anos de idade. Coisas da vida - como a recente separação - e as mil e uma tarefas profissionais - como começar a rodar o filme "Muita calma nessa hora", sua primeira incursão no cinema; escrever a sexta e última temporada do "Cilada", no Multishow; e gravar os seis episódios do quadro "Cilada", no "Fantástico", que deverão estar no ar no dia 26 de abril - fizeram com que ele se desentendesse com o calendário. Nada grave. Nesta entrevista, ele fala ainda do filme que se desdobrará da grife "Cilada", de sua volta às novelas e do preconceito contra os caras que fazem humor. Mas garante: para este último ele não está nem aí. (Assista a um vídeo de Bruno Mazzeo falando do Cilada)

"FANTÁSTICO": "Vai ser uma versão pocket do 'Cilada' para as massas, quase um remake, uma versão de 8 minutos. Na hora de bolar os textos me deu medo, senti dificuldade de escrever menos. Mas deu certo. Está todo gravado, serão seis episódios: praia, motel, churrascaria, shopping, mercado e cinema. Mas lá não vai ter a Débora Lamm, foi doloroso tomar esta decisão. Achamos que dramaturgicamente não daria tempo de abordar questões de casal. Então, não há personagem fixo além do meu. Fernanda de Freitas, Maria Clara Gueiros. Daniele Valente e Danielle Suzuki farão participações especiais."

AUDIÊNCIA: "Os fãs do 'Cilada' no Multishow vão torcer o nariz para esta ideia de estar no 'Fantástico', já li alguma coisa nas comunidades do programa no Orkut. Vão dizer que eu me rendi ao sistema, coisa e tal. Quero atingir um público maior. Um dia de audiência no 'Fantástico' é 30 vezes maior do que o mês inteiro no Multishow. Por enquanto, ficou acertado que serão só seis episódios. Me falaram para já ir escrevendo mais, mas não quero trabalhar à toa para depois não vingar. Vamos esperar."

MULTISHOW: "Faremos mais uma temporada, a sexta, em setembro. Já foram 40 episódios temáticos, o limite. Ficamos com medo de não ter mais 13 ideias novas. Por isso, mudaremos o formato. Não posso contar muito, mas adianto que vai ser meio seriado. Um amigo meu brinca dizendo que o 'Cilada' é como Chico Science: leva dez anos para sua importância ser entendida. Foi o primeiro programa de dramaturgia nacional da TV por assinatura, e agora é a primeira vez que a Globo importa um formato. Inegavelmente, foi o divisor de águas da minha carreira. A partir dele as pessoas me conheceram, dali vieram a novela e o cinema. Eu meti a cara, mandei o projeto para o Multishow em uma folha de papel, e gostaram. Teve gente no canal que relutou, mas alguém me deu um voto de confiança. Quem trabalhou no projeto recebeu, durante um tempão, um cachê simbólico. O orçamento de uma temporada inteira é menor do que o de um único episódio de série da Globo. Foi ralação, e hoje rende frutos. Tem o quadro no 'Fantástico', o filme, e escreverei um livro. Adoro a marca, se pudesse faria até bonequinho miniatura do Bruno e da Débora, a dupla do 'Cilada'."

PROJETOS: "Se o 'Cilada' fosse ao ar na Globo, numa sexta-feira à noite, por exemplo, tenho certeza de que seria um sucesso. Mas não me interessa assim, não neste formato que já venho fazendo. Seria ótimo fazer um programa na casa, tenho vontade e mil ideias. Já apresentei muitos projetos que a emissora não aprovou. Então, não vou apresentar mais, não. Pelo menos por enquanto."

CINEMA: "Este mês começaremos a rodar o 'Muita calma nessa hora', minha primeira incursão no cinema. Será a história de amigas de 20 e poucos anos que se veem na lama e resolvem ir para Búzios. Uma não consegue decidir a profissão e está trancando a sétima faculdade, outra flagrou o noivo na cama com a amante... O filme fala de amizade, e terá feras como Fernanda Souza, Andréia Horta, Débora Lamm, Maria Clara Gueiros, Lúcio Mauro Filho, Marcos Mion, Chico Anysio. Eu escrevi e produzi, e fiquei envergonhado de atuar. Parecia que eu estava me encaixando, sabe? Constrangedor. Só para não dizerem que não fiz, apareço em uma cena rápida. Sou o noivo traidor (risos)."

AGENDA: "Preciso terminar de escrever o roteiro do filme 'Cilada.com', que não é baseado no programa, é quase um spin-off. Tem o mesmo personagem estressadão, meio paranoico. Mas o público não terá a impressão de que está vendo um episódio da TV esticado. Por causa de outros projetos, e até por causa da separação (Bruno era casado com a atriz Renata Castro Barbosa, com quem tem um filho, João, de quase 4 anos), estou atrasado pela primeira vez na vida!"

NOVELA: "Adorei fazer 'Beleza pura', e estarei na próxima novela da Andréa Maltarolli. Ela já me disse que tem um personagem para mim. Eu ia entrar na reta final de 'Três irmãs', seria um investigador (papel que coube a Erik Marmo), mas a Globo achou melhor não, ficaria colado ao 'Fantástico'. Fui muito feliz em 'Beleza', fiquei mal quando acabou. Quero muito fazer de novo, e deve ser um personagem assim, mais para a comédia. Não estou pronto para um drama. Não me sentiria seguro. E acho que nem me chamariam para fazer."

Tom Cavalcante: sitcom na Record


Tom Cavalcante começou a gravar esta semana uma sitcom para a Record. Os dois primeiros episódios já foram produzidos. Serão 16 programas e a estreia está prevista para maio, aos sábados. Era um antigo sonho dele.

Mais ‘Alice’


O sucesso da série “Alice” ainda repercute nos bastidores da HBO. Existe o projeto de se produzir a segunda temporada do programa estrelado por Andréia Horta. As negociações já começaram, e provavelmente Alice irá ao encontro da mãe. Esperamos ansiosos a segunda temporada e que não demore a ser exibida né!

O público quer ação nas novelas


Uma das conclusões do grupo de discussão de “Paraíso” é curiosa. As entrevistadas eram mulheres de todas as idades, mas as de mais de 40 anos foram mais enfáticas em dizer que “aquele tipo de amor de Santinha (Nathália Dill) e Zeca (Eriberto Leão) não existe mais”. Segundo as participantes da pesquisa, “alguém tem que ‘pegar’ alguém logo na novela”. De fato, “Paraíso” está no ar há um tempão, mas só esta semana a protagonista, Santinha, levantou o véu para que Zeca pudesse olhá-la nos olhos. Isso aconteceu quando a mocinha foi até a fazenda do nosso herói, rezar para que ele se recupere de uma paralisia causada por uma queda de cavalo.

Uma das especialidades da teledramaturgia é justamente separar os casais por bastante tempo, de preferência até os últimos capítulos de uma novela. Entre encontros e desencontros, os autores tentam manter uma tensão no ar e é em cima dessa aflição crescente que eles constroem suas histórias. “Paraíso” é assim, igual a tantas outras novelas que a televisão já produziu. Só que agora, o público parece estar querendo mais ação. Não basta centrar a expectativa no casal principal, as tramas paralelas devem dividir as atenções. Pode não ser o fim do amor romântico na teledramaturgia, mas que o telespectador espera um passo mais acelerado, isso é inegável.

SESSÃO HUMOR: TV Pirata

Chamas da Vida atinge 37 pontos de média em Fortaleza


Os índices de audiência de Chamas da Vida continuam crescendo em Fortaleza. Na última quarta-feira (15), a novela de Cristianne Fridman bateu seu recorde na capital do Ceará e além de atingir a liderança isolada, também adquiriu o título de folhetim mais visto do horário nobre.

Na média geral, Chamas da Vida fechou com 37 pontos com picos de 40. A Globo registrou 22 pontos no mesmo período com a exibição do Futebol 2009. No mesmo dia, Caminho das Índias havia fechado com 35 pontos.

O novo Vídeo Show


Talvez o problema seja querer fazer algo parecido com jornalismo, mas sem jornalistas. Talvez a Globo ainda tenha mesmo o que aprender em fazer entretenimento ao vivo. Fato é que o novo Video Show transformou a atração no TV Fama da Globo. Está tudo lá: os erros, as gafes, as matérias narradas sobre fotos, os vídeos sem qualidade da internet, os apresentadores se atropelando e atravessando o samba e até mesmo a reprise de cenas do dia anterior das novelas da Globo - agora, devidamente autorizadas. Só faltaram mesmo os figurinos de festa de quinze anos e o cenário em chroma-key.

Será que existe mesmo a necessidade do programa de bastidores da emissora ser ao vivo? Talvez, mas para isso é necessário muito mais cuidado e preparação do que o que foi apresentado na primeira semana. Um dos problemas é justamente tratar a informação de entretenimento como coisa "menor" - é o que justifica esquecer da qualidade ao exibir os off sobre imagens paradas ou vídeos com qualidade de YouTube.

Fosse um jornal (ou pelo menos, uma equipe de jornalistas), outras imagens seriam buscadas no arquivo, na fonte, com as devidas autorizações, sem picaretagem. É o que difere o nosso jornalismo de celebridades do anglo-saxônico: O Entertainmente Tonight trata esse tipo de conteúdo como notícia de verdade. Até a CNN tem sua atração desse segmento, o Showbizz This Week. Basta dar uma conferida para entender que os programas nada mais são do que jornais, só que sobre o tema "entretenimento".

Vale considerar que a atitude de experimentar novidades é louvável. Pelo menos perderam espaço as infindáveis "matérias" mostrando a Regina Duarte dialogando com ela mesmo ao telefone (ou Fagundes, Fernandona, etc). E claro, ainda falta ver o que vai trazer o novo Vídeo Game, quadro que estreou tímido e sempre experimentando foi ganhando cada vez mais (justo) espaço.

Pode ser que seja apenas a inexperiência da semana de estreia. Ou pode ser que o caminho esteja errado. Conforto é saber que o Vídeo Show não vai sair do ar: errando ou acertando o programa sobreviverá. Vamos ver o que fica.

por Bruno Motta

Review: Tudo novo de novo


Depois da estréia de Força Tarefa (nem tão bem recebida) é dia de estréia de uma “dramédia” nacional na Rede Globo: Tudo Novo de Novo.

A idéia é mostrar a nova dinâmica das famílias, hoje formadas das mais diferentes maneiras, com filhos de antes, filhos de agora, ex-marido, ex-mulher, ex-sogra, enteada, madrinha, cachorro e papagaio.

A escolha de elenco não poderia ter sido mais feliz: a arquiteta Clara é interpretada por Júlia Lemmertz, enquanto o engenheiro Miguel ganha o rosto do Marco Ricca. Tenho especial carinho pelos dois atores, que considero super competentes, mas não são do tipo “badalado”.

Os dois enxergam a nova relação como uma possibilidade de recomeço e, mais que tudo, uma possibilidade de dar certo, mas terão na bagagem muita história: Clara está saindo de seu segundo casamento, com Paulo (Guilherme Fontes), que a traiu, já Miguel é divorciado de Ruth (Arieta Corrêa) e dedicado a filha Júlia (Polliana Aleixo). E o clima é tenso como é com ex-mulher histérica que reclama da pensão, do pai que esquece os filhos depois da separação, da mãe que se divide em mil.

E são as pequenas situações do dia a dia dentro de um núcleo familiar expandido que vão exigir muito bom humor do casal central. Os dramas do nosso dia a dia, sem o glamour das novelas de Manoel Carlos, as dores de um recomeço, as dúvidas e incertezas, que rondam nossas vidas, estão ali.

E o primeiro episódio foi tão poético, simples, singular, mas não no tom pejorativo, mas porque é nas pequenas flores que estão no jardim , que sentimos os melhores perfumes. Algo muito parecido com nossa própria vida.

Só o horário não é dos melhores: 23h15, sujeito as variações comuns da televisão aberta. Mas nada que um bom gravador de dvd ou um vídeo cassete não resolva, afinal essa é uam série que vale a pena assistir.

CAMINHO DAS ÍNDIAS - LAPA


01. Eu Vou pra Lapa - Alcione
02. Malandro é Malandro, Mané é Mané - Diogo Nogueira
03. Só Faltou Você - Lado a Lado B - Leandro Sapucahy
04. Vaso Ruim - Casuarina
05. Tristeza Pé no Chão - Teresa Cristina & Grupo Semente
06. Amor de Verdade - ao Vivo - Beth Carvalho
07. Errei - ao Vivo - Sururu na Roda
08. Pretinha Jóia Rara - Moyseis Marques
09. Chatos em Desfile - Jota Canalha
10. Pimenta e Sal - Part. Especial Afroreggae - Gabriel o Pensador
11. Puro Êxtase - Barão Vermelho
12. Anjo da Madrugada - Babi
13. Lourinha Bombril - Bangalafumenga
14. Vou Ficar Legal - Quatro Fatos
15. Põe a Música Aê - Hey Dj - Alex Guedes
16. Uma Raiz, uma Flôr - Fino Coletivo
17. Mezcla - Riosalsa

Caras & Bocas mira no óbvio e acerta na audiência


Nada mais sem matizes que Caras & Bocas, a nova história do horário das sete da noite na Globo. Para uma novela que deveria girar em torno das artes visuais, o enredo é de um descolorido de dar tristeza: Mocinho está separado da mocinha. Mocinho vai reencontrar mocinha. Mocinho e mocinha ficam juntos. Mocinho e mocinha se separam e - final surpreendente - mocinho e mocinha ficam juntos e felizes para sempre.

O "trepidante" argumento de Walcyr Carrasco faz pouca ou nenhuma diferença. O que importa é seu andamento, a maneira de encadear os acontecimentos de uma história que todo mundo conhece de cor, para manter os olhos pregados no vídeo. O escritor e o diretor Jorge Fernando usam recursos poderosos.

O primeiro deles se chama Flavia Alessandra, um supersônico com rosto de boneca com um efeito perturbador sobre os homens. E ainda por cima emoldurada por um corte de cabelos moderninho, lindas roupas, belos colares e sempre muito chique ¿ para a alegria das mulheres. E, indispensável dizer, trata-se de uma boa atriz, seja sobre os scarpins da atual Dafne ou como a bailarina de "pole dance", da novela Duas Caras.

O segundo é Malvino Salvador, alçado a ídolo sexual após os contatos de terceiro grau de seu personagem Damião na insaciável Dedina, de Helena Ranaldi, em A Favorita. Na primeira semana, sob a pele de Gabriel, ele já aplicava alguns agarrões vigorosos em Laís, de Fernanda Machado, apetrechada com alguns quilos a mais e uma cabeleira voluptuosa.

A novela do diretor Jorge Fernando promete muito torsos nus de Malvino e muitas "barrigas de tanquinho", de Marcos Pasquim - como o pintor Dênis - em ultra-exposição. A passarela de gente bonita que é Caras & Bocas deu certo de primeira, com 33 pontos no ibope logo na estréia.

Os antagonistas seguem a mesma lógica simples e de fácil entendimento dos heróis. A Judith de Deborah Evelyn é invejosa e materialista mas sem exageros, como convém a uma malvada do horário das sete. A tendência é que ela e a adúltera Léa, de Maria Zilda, se tornem mais histriônicas e rocambolescas. Seus planos e maldades e os encontros e desencontros do casal principal serão o combustível com que Walcyr Carrasco vai alimentar esta história sem arestas, redondinha mesmo.

De resto, o bom elenco de apoio com um núcleo familiar construído em torno da enérgica Socorro, de Elizabeth Savalla, e da carinhosa Piedade, de Bete Mendes. Ingrid Guimarães promete divertidas galhofas com sua estabanada Simone.

Uma trilha sonora com destaque para a música-tema com as canoras Chicas para estômagos capazes de encarar um "mexido" que vai de Jota Quest e Padre Fábio de Melo a Kelly Key e Wanderléa, muita ação, crianças e bichinhos completam esta novela leve, ingênua e feliz. O chipanzé Xico promete roubar a cena como o verdadeiro pintor dos quadros assinados por Dênis. Um expressionista abstrato, com toda certeza.

SESSÃO BRIGAS: A Viagem

SBT anuncia os últimos capítulos de Revelação


SBT já está exibindo os últimos capítulos da novela "Revelação". Segundo informações da Joven Pan, a trama de Íris Abravanel terminará na segunda quinzena de maio. Sua sucessora, "A Ilha do Profeta", será gravada mais próxima de sua exibição, permitindo que os autores possam mexer na história a partir da reação dos telespectadores.

Nesta sexta-feira (17), de acordo com dados prévios, Revelação obteve 5 pontos de média. Silvio Santos avisou que, apesar dos baixos índices, Dona Beija continuará na programação da emissora.

Domingo Espetacular mostra Gravações da novela Poder Paralelo


Hoje, a revista eletrônica da Record apresenta uma matéria exclusiva sobre os bastidores das gravações da novela "Poder Paralelo" em Palermo, na Itália. Paulo Henrique Amorim mostra como a cena da explosão de um carro teve de ser gravada parcialmente na Itália e no Rio de Janeiro. E por que os produtores da novela precisaram conversar com mafiosos de verdade durante as gravações. O jornalista apresenta o segundo episódio da série de reportagens especiais: “Itália - Nos Labirintos da Máfia”.

O repórter Raul Dias Filho mostra o sofrimento das famílias residentes no município de Altamira, na região oeste do Pará. No último domingo (12) uma forte chuva provocou enchentes e rompimento de barragens. A reportagem mostra que a ação do homem agrava o efeito da chuva e como os desabrigados enfrentam a falta de água potável e comida.

A série “A Incrível Máquina Humana” apresenta imagens da estrutura que sustenta o corpo humano: os ossos. A reportagem da jornalista Fabiana Scaranzi mostra como as exatas 206 peças de ossos estão interligadas com os demais órgãos do corpo para garantir movimento, força e resistência.

O quadro “Saúde na Mesa” revela os segredos do espinafre. O alimento faz sucesso com as crianças e é sinônimo de força. Porém, a reportagem explica por que não é qualquer pessoa que pode consumi-lo.

O Dr. Pet (Alexandre Rossi) encara um novo desafio. Ele trabalha para curar um cachorrinho que está doente de amor pelo dono. Bob fica agressivo e faz as maiores loucuras quando é obrigado a se separar do dono.
Apresentado por Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi, o Domingo Espetacular vai ao ar às 18h.

Rumo a ilha


A Teledramaturgia do SBT enviou para alguns diretores as primeiras cenas de "A ilha do profeta", próxima novela da emissora. O material impressionou a todos pela alta qualidade, em especial o trabalho de fotografia. Tudo gravado com o que há de mais moderno em matéria de equipamentos. O avesso do avesso em relação à "Dona Beija", atualmente no ar.

Audiência de sexta (17/04)


Senhora do Destino - 18

Malhação - 23

Paraíso - 24

Caras & Bocas - 27,5

Caminho das Índias - 36

Tudo novo denovo - 24

Promessas de Amor - 8

Chamas da Vida - 12

Poder Paralelo - 12 e pico de 15

Ô, Coitado - 5