quinta-feira, 31 de março de 2011

‘Lara com Z’: Susana Vieira ameaça se jogar do alto de prédio em gravação


Quem passou perto do Museu da Imagem e do Som, no Centro, na madrugada de sábado quase caiu para trás de susto. É que, de longe, era possível ouvir gritos de uma mulher querendo se jogar de cima do prédio. A “louca” era ninguém menos que Susana Vieira, que estava gravando cenas de sua personagem, a protagonista homônima de “Lara com Z”.


Depois foi a vez de Humberto Martins se aventura nas alturas. Nos intervalos do trabalho, o ator atacou a carrocinha de pipocas e Susana esperou, pacientemente, a volta às gravações.

Saiba um pouco da história de "Cordel Encantado", a próxima novela das seis


Um reino fictício da Europa chamado Seráfia vive em guerra e, em consequência, foi dividido em duas partes: Norte, comandada por Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchi), e Sul, liderada por Rei Teobaldo (Thiago Lacerda). Para que a paz seja selada, após séculos de conflitos, a princesa do Norte foi prometida em casamento ao príncipe do Sul, quando ambos ainda eram bebês. Porém, durante viagem ao Brasil em busca do tesouro de Seráfia que fora escondido na região, Rainha Cristina (Alinne Moraes), do Norte, morre em um trágico acidente, planejado pela Duquesa Úrsula (Débora Bloch). Todos crêem que princesa Aurora Catarina de Ávila também estava junto da mãe, mas desconhecem que sua majestade consegue salvar a vida de sua filha a tempo.


A princesa é entregue para um humilde casal de uma pequena cidade fictícia no sertão nordestino, chamada Brogodó. Lá, ela cresce com o nome de Açucena (Bianca Bin), ao lado de seu noivo, Jesuíno, por quem é apaixonada desde a infância. Ambos, no entanto, desconhecem suas verdadeiras origens. O jovem sertanejo, na verdade, é filho de Capitão Herculano (Domingos Montagner), o temido Rei do Cangaço. As famílias do casal trabalham na fazenda de Coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria).


Vinte anos após a morte de Rainha Cristina, a realeza de Seráfia do Norte volta ao Brasil em busca da princesa Aurora, pois Augusto descobre indícios de que ela poderia estar viva. E a partir deste momento se desenrola a história do encontro de duas culturas muito diferentes: os sertanejos e cangaceiros de Brogodó com a realeza de Seráfia.

Fique ligado em Cordel Encantado, nova novela das seis, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de Amora Mautner, que estreia em 11 de abril na Globo.

Macho Man: Jorge Fernando e Marisa Orth só alegria nas gravações


O clima é de amizade e muitas risadas nos bastidores de gravações de Macho Man, nova série da Rede Globo que tem estreia prevista para 8 de abril.

Jorge Fernando, que interpreta o cabeleireiro Nelson, e Marisa Orth, que vive a amiga assistente dele no salão Fréderic’s, gravaram a cena na casa noturna onde acontece o acidente que vai mudar a vida de Nelson.

SESSÃO CHAMADAS: Cordel Encantado

Lara com Z: Dalton Vigh coberto de lama nos bastidores do programa


Nos bastidores de Lara com Z - série que estreia em abril na nova grade da Rede Globo, Dalton Vigh (Claus) se prepara para uma cena em que irá aparecer na casa de Lara Romero (Susana Vieira) coberto de lama.

Lara com Z é escrita por Aguinaldo Silva e Maria Elisa Berredo e tem direção de núcleo de Wolf Maya. No elenco também estão os atores: Susana Vieira, Humberto Martins, Beatriz Segall, Thais de Campos, Roberto Maya, Monique Alfradique, Augusto Zacchi, Eliane Giardini, Pierri Baitelli, Maria Casadevall, André Garolli, Othon Bastos, Leandro Develly, Paulo Betti, Paola Crosara, André Dale, Carlo Porto, Emiliano Queiroz, Maria Helena Pader, Rogério Barros e Fernando Eiras.

Andrea Beltrão e Érico Brás nos bastidores de Tapas & Beijos


Andrea Beltrão e Érico Brás curtem a recente parceria na série Tapas & Beijos, com estreia prevista para o dia 5 de abril, logo após Insensato Coração, na Rede Globo.

Durante a gravação de seus personagens, Sueli e Jurandir, eles se abraçam e caem na gargalhada com o texto de Cláudio Paiva. Na trama, Jurandir é ex-marido de Sueli e a abandonou sem nenhuma explicação. Depois de dois anos, o malandro volta para pedir o enxoval deles de volta para casar com outra.

Tapas & Beijos tem redação final de Cláudio Paiva e direção-geral de Mauricio Farias. O seriado conta ainda com redação de Péricles Barros, Claudio Lisboa, Nilton Braga e Regina Valladares e direção de Daniela Braga.

Duca Rachid e Thelma Guedes falam sobre o universo de "Cordel Encantado"


As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid vão levar um mundo de fantasia à TV com Cordel Encantado, próxima novela das 18h da Rede Globo. A trama mistura os diferentes universos de reis, sertanejos e cangaceiros, com base na história de amor de dois jovens criados no sertão nordestino. Thelma conta que a ideia já era um projeto antigo de sua parceria com Duca, e define a novela como um convite para o telespectador sonhar: “A decisão nasceu de uma vontade de oferecer ao público das 18h alguns minutos de completo deleite”. Leia a entrevista com as escritoras:

Como surgiu a ideia de escrever a trama principal de Cordel Encantado?

Thelma: Cordel Encantado é um projeto bem antigo de nós duas. Assim que nossa primeira novela saiu do ar (o remake de O Profeta), em 2007, já começamos a pensar no que seria o nosso próximo trabalho. Dentre algumas ideias, surgiu a de escrevermos uma novela que fosse um convite para o telespectador sonhar. Num primeiro momento, a decisão nasceu de uma vontade de oferecer ao público das 18 horas alguns minutos de completo deleite, sonho e fantasia, já que sabemos que é isso o que ele mais busca, quando liga a televisão nesse horário. A escolha de escrever uma trama assim é também um presente que estamos dando para nós mesmas: a oportunidade de darmos vazão às nossas almas de contadoras de história. Me sinto um pouco como aqueles narradores orais, de antigamente, que contavam e recontavam as histórias, na beira do fogo, cercados pela sua tribo. No fundo, é esse o papel e o desejo de todo escritor. Ao nos inserirmos nesse mundo de reis, profetas, princesas e cangaceiros, talvez essa natureza fique mais explícita e viva.

O que a novela vai trazer para o público das 18h?

Thelma: A novela traz elementos de narrativas míticas – universais e locais -, folhetins de aventura, histórias de cangaceiros, romances de cavalaria, de capa-e-espada. Foi assim que nasceu a história de Aurora, uma princesinha europeia, perdida de seus pais nobres, e criada no sertão, como Açucena. Essa princesa cresce e se apaixona por Jesuíno, um príncipe sertanejo, filho de um “rei” cangaceiro. Parece ser algo muito estranho e novo a junção desses universos. Mas essa mistura já existe no imaginário brasileiro. Esse sertão povoado por reis, profetas e cangaceiros está presente, há muito tempo, na nossa literatura de cordel, nos versos escritos, lidos e, muitas vezes, cantados por repentistas.

Qual o maior diferencial da novela?

Duca: Creio que o diferencial começa na história, que é bastante “inventiva”, e continua na realização: desde o elenco até a equipe, temos certeza de estarmos trabalhando com os melhores profissionais. O figurino, a arte, o tratamento de imagem, tudo tem um bom gosto incrível! Aliás, é essa a marca do núcleo Ricardo Waddington, não é? Com a direção geral da Amora Mautner, que põe verdade e brilho em tudo que faz, a novela não poderia estar em melhores mãos.

Qual está sendo o maior desafio em escrever a trama?

Thelma: Há muitos desafios. Mas o maior deles talvez seja não cairmos num tom farsesco, paródico ou infantil. Não é nossa intenção escrever uma novela infantil, nem uma sátira de costumes ou uma paródia social. O desafio é escrever a sério uma novela de reis, rainhas e cangaceiros. Queremos que os telespectadores acreditem nesses personagens e seus dramas. Riam e chorem com eles, mas não com distanciamento.

Existe uma preocupação para vocês em fazer um equilíbrio entre o drama e o humor, ou é algo que flui naturalmente ao escrever?

Duca: As duas coisas. O humor flui naturalmente, mas é claro que a gente tenta sempre equilibrar drama, romance, ação, humor, aventura, ação, dentro de um mesmo capítulo e ao longo da novela, para não “cansar” e manter o público sempre interessado nas tramas.

O que o público pode esperar do triângulo amoroso formado por Açucena, Jesuíno e Timóteo?Duca: Pode esperar muito romance, temperado com humor, ação, aventura e drama também.

Insensato coração: Pedro e Marina se reconciliam e têm a primeira noite de amor


A nuvem de lágrimas sobre os olhos de Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) vai se dissipar. O casal, finalmente, ficará junto e terá sua primeira noite de amor, em cena que vai ao ar dia 18 de abril. E o período de felicidade dos dois não será passageiro.

— O casal vai ter ótima fase, de muito amor, que vai durar por um bom tempo — avisa o autor Ricardo Linhares.

Andando com a ajuda de uma muleta, Pedro vai ao Rio atrás de Marina. Ele vai à mansão no dia do aniversário de Vitória (Nathália Timberg) e diz que foi falar com a amada. Irritada, a designer dispara: "Você tem coragem de se fazer de vítima? Quantas vezes fui ao seu encontro e você me deu as costas? (...) Agora quer que eu te receba de braços abertos? Desaparece da minha frente!"

Pedro concorda que fez tudo errado, mas afirma que a ama e precisa se explicar. Marina insiste que não quer mais vê-lo. Só quando o ex-piloto se vira para ir embora, a designer amolece e decide conversar com ele.

Os dois vão para o quarto de Marina durante a festa. Lá, Pedro começa a conversa, mas se interrompe dizendo que ela é incrivelmente linda. O papo, claro, termina numa transa apaixonada.

A partir do reencontro, eles vão recuperar o tempo perdido. Vão namorar, sair para dançar na Barão da Gamboa, frequentar o bar do Gabino, no Horto, vão à praia, passear na Lagoa nos fins de semana, como qualquer jovem casal apaixonado. Pedro consegue trabalho. E os dois fazem planos de morar juntos — conta Linhares.

Gloria Perez vai falar da África em sua próxima novela


Por sugestão da direção da própria Globo, Gloria Perez vai incluir a África entre os temas da sua próxima novela para o horário nobre. A autora deve voltar ao ar somente em 2013.

Em livro, Lauro César Muniz conta porque deixou a Globo

Principal nome do time de autores de novelas da Record, Lauro César Muniz lança hoje sua biografia, "Lauro César Muniz Solta o Verbo".

O evento será na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a partir das 19h. Muniz estará no local autografando a obra.

O livro integra a coleção "Aplauso", da Imprensa Oficial, dedicada à preservação da memória do cinema, teatro e televisão brasileiros. A partir de amanhã, estará disponível para download gratuito no site da Imprensa Oficial (clique aqui).

O livro foi escrito em 2005, mas só agora chega às livrarias. "É uma biografia da minha vida profissional com alguns toques de questões mais pessoais", define Muniz, autor de Cidadão Brasileiro (2006) e Poder Paralelo (2009), na Record, além de Escalada (1975), O Casarão (1976), Os Gigantes (1979), Roda de Fogo (1986) e O Salvador da Pátria (1989), entre outras novelas e minisséries que escreveu para a Globo.

No livro, Muniz conta em detalhes episódios como a crise que teve com o diretor Jaime Monjardim, durante a produção da mininissérie Aquarela do Brasil, em 2000, e sobre sua saída da Globo, em 2005, após cinco anos na "geladeira" (sem conseguir produzir nenhuma de suas ideias). Muniz então retornou à Record, onde trabalhara entre 1970 e 1972.

A seguir, trecho do livro de Lauro César Muniz em que ele narra sua saída da Globo (lembre-se que a obra foi escrita em 2005):

'O monopólio é sempre nocivo e perigoso. Uma das razões que me anima a trabalhar na TV Record foi contribuir para abrir o mercado de trabalho, gerando uma concorrência.'

(Lauro César Muniz)

"Nos últimos anos houve uma grande transformação no quadro administrativo da Rede Globo, com mudanças não apenas nos nomes, mas de filosofia de trabalho, de opções por novelas mais populares, mais esquemáticas, de fácil comunicação. Nesses últimos anos apresentei cinco projetos excelentes, de telenovelas e minisséries. Alguns chegaram a entrar em produção; depois, por razões nem sempre muito claras, foram abandonados.

Alguns trabalhos que apresentei à Globo e que ficaram nas gavetas: Mãe Terra, em parceria com Rosane Lima, baseada no maravilhoso romance "A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas", de Maria José Silveira; Tutti Frutti, novela em parceria com Renato Modesto, baseada em três obras de Molière; Vendetta, baseada no romance de Sílvio Lancellotti; e Espumas Flutuantes, a vida de Castro Alves.

A gota d'água de meu desânimo aconteceu em 2004 numa reunião em que o Mário Lúcio Vaz, diretor artístico, mencionou que meu projeto sobre Castro Alves poderia ser produzido em 2009. Havia ironia e deboche em sua frase. Eu já estava congelado há quatro anos!

Decidi, a partir dessa reunião, que buscaria outro caminho fora da TV Globo. Tinha convites de uma emissora de Santiago do Chile para assumir a supervisão de um departamento de novelas e fazer trabalhos de minha autoria. E percebia também o movimento da TV Record, que abandonara a terceirização desastrosa para produzir suas própria telenovelas. Almocei com o Hiran Silveira, diretor responsável pelas novelas da Record, e senti que estava diante de um projeto bem planejado e sério. Comecei então a analisar as possibilidades de sair da Globo e voltar a escrever para a televisão.

Já estava decidido a ir para a Record, no início de janeiro 2005, quando a TV Globo me propôs fazer uma telenovela, retomar um tema que eu já havia apresentado. Imperatriz do Café foi inicialmente cogitado para ser uma minissérie, depois eu mesmo sugeri que virasse novela. A história, baseada no livro O Lírio e a Quimera, do Romaric Büel, é um folhetim maravilhoso, uma mistura inteligente do universo de Vítor Hugo e Alexandre Dumas. Nesse momento, informei à TV Globo que não renovaria contrato. O Carlos Manga [diretor da emissora] ainda insistiu, afirmando que agora era pra valer, mas... mas eu já tinha em mãos uma proposta irrecusável da TV Record, não pelo valor da proposta, mas por me abrir as portas com um novo horário, com perspectivas muito animadoras.

Trabalhei muito durante os 33 anos em que permaneci na Rede Globo. Sou um dos autores que mais produziu teledramaturgia: escrevi e participei de 19 novelas e minisséries, vários teleteatros, cenas cômicas para o Fantástico, substitui dois colegas que não tinham condições de terminar seus trabalhos, supervisionei vários outros. Não creio que a Marluce (Dias da Silva) e o Octávio Florisbal, que hoje comandam a emissora [nota do blogueiro: Marluce não dirige mais a TV Globo], ou mesmo os Marinho, tivessem consciência plena do processo de congelamento de meu nome. Senti na Marluce um espanto quando comuniquei minha saída. Tivemos um longo e emocionado papo pelo telefone. Com o Florisbal, tive um contato pessoal excelente, harmonioso e ele entendeu as razões da minha decisão.

O monopólio é sempre nocivo e perigoso. Uma das razões que me anima a trabalhar na TV Record foi contribuir para abrir o mercado de trabalho, gerando uma concorrência. É claro que a Record de hoje nada tem a ver com a Record que eu deixei [em 1972]. É outra administração, que vem construindo uma rede com empenho e planejamento.

Fui o último autor a deixar a TV Record para ir para a TV Globo e o primeiro a voltar."

SESSÃO CHAMADAS: Cordel Encantado

Baixaria na coletiva da novela Cordel Encantado


Zé Celso Martinez surtou na coletiva de "Cordel encantado" nesta segunda-feira, no Projac. Com um vinho na mão, o ator fez um discurso constrangedor:

“'Eu tinha um tabu com a Globo e, a Globo, comigo. Eu odeio novela. Se eu tivesse juízo, não teria vindo. Quando me mostraram o contrato, vi que era um absurdo, uma escravidão! Até marketing eu tinha que fazer. Eu disse que não vinha. Nunca admiti acordar cedo. Tenho 73 anos, estou no inferno astral. Mas resolvi vir. Essa novela é um teatro eletrônico ao vivo. Essa novela é uma libertação, os personagens podem ser mais canastrões...”

Após escutar o ator discursar por vinte minutos, Matheus Nachtergaele tentou salvar a situação. Mas só piorou. Ele pegou o microfone e começou a cantar, sem a companhia de mais ninguém do elenco. Após toda a cena desnecessária, Zé Celso Martinez abriu o vinho e bebeu com Amora Mautner, Duca Rachid, Thelma Guedes e Ricardo Waddington. Aliás, o diretor também pecou durante a apresentação do elenco: anunciou “Zé Celso Martins” e “Matheus Nachtergail”.

Na próxima novela da Record Betty Lago vira empregada


Betty Lago desceu do salto para viver uma empregada na próxima novela da Record.

A atriz, que trocou a Globo pela Record, promete divertir como Marizete em "Vidas em jogo".

Susana Vieira beija Humberto Martins nas gravações de 'Lara com Z'


Em ritmo acelerado das gravações da minissérie Lara com Z, Susana Vieira foi fotografada atuando ao lado de Humberto Martins.

Em um dos momentos, os atores trocaram alguns beijos, já que formam par na trama. As cenas foram gravadas no Mirante do Leblon.

Quem também gravou momentos de sua personagem na trama foi Monique Alfradique. Com um tom de loiro bastante claro, a atriz chamou a atenção com o visual em Ipanema.

Amor e Revolução promete primeiro beijo gay da TV brasileira


Além das fortes cenas de tortura, que depois de vazarem na internet em janeiro viraram febre no You Tube, a nova novela do SBT, “Amor e Revolução”, quer também causar polêmica explorando relações homossexuais. “Gays fazem parte do nosso convívio. Toda família têm. O público GLS gosta de se ver retratado nas tramas”, diz Tiago Santiago, autor do folhetim, que estreia no próximo dia 5 de abril, às 22h15. Ambientada inicialmente na década de 1960 e com a missão de retratar o período da ditadura, “Amor e Revolução” contará com pelo menos quatro personagens gays.

A aposta do autor, entretanto, é que o relacionamento do casal formado pelas personagens de Luciana Vendramini e Giselle Tigre é o que vai fazer mais barulho. “Tenho muita fé nessas duas, vai ser o grande zunzunzum da novela”, diz ele, se referindo a paixão da Dra. Marcela (Vendramini) pela amiga de infância, a jornalista Marina (Tigre).

“A principio Marina fica confusa, pois é heterossexual e está muito apaixonada por um homem. Mas como gosta muito da amiga, não a afasta da sua vida depois da revelação. Pelo contrário: com a perseguição as duas personagens elas ficam ainda mais próximas”, conta Giselle Tigre, que diz estar torcendo pela felicidade da personagem, seja ou não ao lado de Marcela. “Eu e a Luciana conversamos bastante sobre isso, vamos tratar a história com muita integridade, longe do caricato”.

O final feliz da dupla ou dos outros possíveis casais gays da novela, no entanto, pode nunca vir a acontecer – Santiago só exibirá um beijo gay depois de ouvir a opinião do público. “Assim como em todas as novelas, o destino dos personagens depende do que o público quer”, defende-se ele.

Vale lembrar que nunca um beijo entre um casal gay foi ao ar em uma novela no Brasil - em "Mulheres Apaixonadas o beijo de Clara e Aline foi numa encenação da peça "Romeu e Julieta", na qual elas interpretavam os personagens título. “Mas queremos ser os primeiros, com certeza!”, garante Santiago. As duas atrizes engrossam o coro. “Ainda mais porque sempre fiz papeis de donzelas e mocinhas”, comemora Vendramini.

Terror é o molho da trama

Matéria publicada no jornal O Globo de 14/07/1991

O que pode juntar um capitão reformado, uma historiadora, uma cantora de rock e vampiros? A novela das sete que estréia amanhã na Globo.

Escrita por Antônio Calmon - com a colaboração de Vinícius Vianna, Lílian Garcia e Thiago Santiago e sob supervisão de Aguinaldo Silva - e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Júnior, "Vamp'', como seu autor já avisava na primeira linha da sinopse, "não é uma novela de vampiros, mas uma novela com vampiros".

Com "Vamp", dou prosseguimento a um processo que começou no cinema, com ''Menino do Rio": a preocupação de falar para um público jovem, nem sempre lembrado. Com a "Armação Ilimitada", continuei nessa linha. E deu certo. Sou de uma geração que cresceu lendo o "Drácula", do Bram Stocker, vendo os filmes da Hammer, com Christopher Lee, e fascinado por ficção científica e literatura de horror. Então, juntei as duas coisas. Nasci em 1945 e vivi muito os anos 50, que ainda tinham. um certo romantismo. Fico com vontade de devolver às gerações de hoje coisas que foram marcantes na minha formação. Mas acredito que os jovens, de um modo geral, acabam repetindo - em qualquer época - os mesmos comportamentos na descoberta do amor, da sexualidade, de como é amadurecer, se libertar dos pais, enfrentar os problemas do próprio desenvolvimento físico. Acho que esses temas são eternos.

Para os jovens e crianças de "Vamp" - filhos de Carmen Maura, historiadora especializada no período colonial brasileiro, e Jonas, capitão reformado da Marinha Mercante - os problemas são reais e imediatos. Além das crises individuais, eles têm que lidar, respectivamente, com madrasta e padrasto novos e seis outros irmãos. Mas a capacidade de adaptação do ser humano contribui para que logo todos descubram encantos nessa nova vida, com algumas exceções...

Quando a tranqüilidade parece começar a existir para essa imensa família, surge Natasha, cantora conhecida internacionalmente e ídolo de grande parte dos jovens, inclusive os de Armação dos Anjos. Ela chega à cidade para a gravação de um novo clip na paradisíaca Baía dos Anjos. Na verdade, porém, a roqueira está em busca de sua libertação. Calmon explica:
- No início da história, Natasha mora em São Paulo e há tempos bate em vão na porta do sucesso. Em mais um dos testes a que se submete, sem êxito, ela cruza com Vlad, um vampiro antiqüíssimo, que está perambulando por lá. Furiosa, a cantora diz que até venderia sua alma em troca da fama e, sem querer, faz um pacto com o Mal, não com o Diabo, mas com o vampiro. Ele se aproveita disso para mordê-la, dominá-la, dando em troca o que queria. Mas é um preço muito alto, que a jovem decide não mais pagar. Como acredito num equilíbrio entre as forças, existem também as do Bem, através de Rafa, um humilde faxineiro que vai ajudá-la. Ele sabe onde Vlad se esconde e o que terá que fazer para destruí-lo: encontrar uma antiga cruz, a Cruz de São Sebastião, perdida na Baía dos Anjos. Como o Santo Graal, na lenda do Rei Arthur, ela deve ser usada por um homem de coração muito puro, que aqui se chama Rocha.

As peças começam a se encaixar. Rocha é o sobrenome de uma das famílias mais conhecidas de Armação dos Anjos, a do Capitão Jonas. Isso é apenas o início. Ao chegar ao local, Natasha traz para o sossego da região alguns intrusos, como o empresário Gerald Lamas e o produtor Giron, todos ligados à sombra de Vlad. Além de Rafa, apenas Ivan, um pintor sensível, sabe sua presença na Baía dos Anjos. Mas não são apenas esses os "vampiros" de "Vamp", segundo o autor:
- Tem que ficar claro que o vampirismo na novela é apenas o molho, a maneira que encontrei de dar um charme diferente à história. O vampiro é muito forte, que, ligado à sexualidade e à imortalidade, atiça a das pessoas. Os meus andam de dia, não têm problemas com alho... E isso tem causado revolta nos vampirólogos de plantão, que se acham donos do assunto. Não estou usando o tema gratuitamente. Os vilões da história são todos vampiros ou se transformarão num deles, ligados ao poder econômico, à falta de escrúpulos. Só estes terão prazer. A Natasha é uma vítima, nunca mordeu ninguém, e, portanto, necessita de transfusões de sangue. E o Ivan, um vampiro trágico, uma pessoa boa que foi contaminada, vive torturado, angustiado com isso.

O molho está preparado, mas outros ingredientes dessa receita têm um peso fundamental. Principalmente nas histórias de Calmon, onde crianças e adolescentes se destacam. Ele explica:
- Tenho coisas até meio pesadas nos filmes que fiz. Mas entrei e saí pobre do cinema brasileiro. Minha vida só melhorou porque virei um escritor de TV, que agora pode se dar ao luxo de ser roteirista de filmes também. Aos poucos, esse lado infanto-juvenil das minhas histórias foi se tornando mais forte. Normalmente, nas novelas, as crianças não têm vida própria, só existem porque há personagens que precisam de filhos, netos... Percebi que essa situação me incomodava, porque a criança e o adolescente são pessoas mais abertas e sinceras, com quem se pode ser menos hipócrita.

Em sua segunda novela, após "Top Model", Calmon não esconde a satisfação de ter Jorge Fernando na direção:
- Sempre fui seu fã e estou adorando! O Jorginho não sabe, mas foi completamente vampirizado por mim e pela equipe dele, que já estava na novela. Seu ótimo astral se reflete em todo o trabalho. Vou roubá-lo, para sempre, do Sílvio de Abreu - brinca.


Colaborou
Júlio César Martins
jcamartins@gmail.com

VALE TUDO: Odete quer contaminar comida da empresa de Raquel


Odete (Beatriz Segall) segue como um trator para destruir a vida de Raquel (Regina Duarte). Pra começar consegue infiltrar seu amante Walter (João Bourbonnais) na Paladar. Depois que o gigolô é contratado, precisa aprender todos os processos da empresa para que possam agir.

Mas a mãe de Helena (Renata Sorrah) não quer só causar problemas, quer que Raquel perca tudo e volte a vender sanduíche na praia, como a própria amante de Ivan (Antônio Fagundes) afirmou que faria se precisasse abrir mão de seu amado.

A astuta presidente da TCA não pensa duas vezes no que é preciso fazer para desmoralizar publicamente a ex-cozinheira e acabar com seu negócio: intoxicação alimentar. Se a Paladar servir comida estragada aos seus usuários, Odete consegue mexer seus pauzinhos com órgãos de vigilância sanitária e imprensa. É a ideia que ela precisava para chegar onde quer.

A sogra de Fátima (Glória Pires) só precisa agora descobrir como executar seu plano. Não perca os próximos capítulos de Vale Tudo. Essas cenas vão ao ar nesta quinta-feira.

Audiência de ‘Morde & Assopra’ só cai desde a estreia

A Globo já ligou as anteninhas. Depois de uma estreia promissora, “Morde & Assopra”, novela de Walcyr Carrasco, vem caindo na audiência dia após dia. Se comparadas os maiores e menores números, houve um decréscimo de 12 pontos em cinco dias. Ainda não é o caso de uma intervenção, claro. A trama precisa de um tempo para se firmar. Mas vale a emissora deve acompanhar ainda mais atentamente os índices. Veja as médias da semana passada, dia a dia:

Segunda – 32

Terça – 28

Quarta – 27

Quinta – 26

Sexta – 23

Sábado – 20

Para efeito de comparação, a antecessora, “Ti Ti Ti”, teve menos audiência no primeiro capítulo, mas manteve-se praticamente estável, diminuindo sua média apenas no sábado. Ou seja: uma prova de que a novela de Maria Adelaide Amaral literalmente segurou seus espectadores na primeira semana. Compare os números:

Segunda – 29

Terça – 29

Quarta – 29

Quinta – 29

Sexta – 29

Sábado – 24

Morde & Assopra: Júlia pede para Ícaro inventar raio X para escavações

No capítulo de Morde & Assopra que a Rede Globo exibe nesta segunda-feira, 4, Júlia (Adriana Esteves) vai até a casa de Ícaro (Mateus Solano) e pede para ele inventar um raio X.


Júlia (Adriana Esteves) pede para Ícaro (Mateus Solano) inventar um raio x (Foto: TV Globo / Blenda Gomes)

A paleontóloga precisa do aparelho para poder escavar no local correto e encontrar os fósseis que precisa para sua pesquisa.

SESSÃO CHAMADAS: Tapas & Beijos

Batendo Ponto: Nestor é assaltado com carro da empresa no domingo, 3

Amanda (Daniele Valente) pede para Val (Ingrid Guimarães) colocar o nome de seu filho na lista para o rodízio do carro (Foto: TV Globo / Marcio Nunes)

No episódio de estreia de Batendo Ponto, que a Rede Globo exibe neste domingo, dia 3 de abril, às 23h05, logo após o Fantástico, os funcionários da empresa Colapax vão aprender, ou não, o que é a noção de propriedade. Tudo começa quando o automóvel da empresa que Nestor (Stênio Garcia) está dirigindo quebra e ele acaba sendo assaltado. A partir daí, os funcionários se unem para pressionar Guilherme (Pedro Paulo Rangel) a pedir uma nova frota de carros à matriz. Porém, ele só consegue um veículo. Na tentativa de evitar brigas na equipe, decide fazer um rodízio e nomeia a secretária Val (Ingrid Guimarães) para fazer o controle.

Amanda (Daniele Valente) apresenta um vídeo de treinamento antigo (Foto: TV Globo/ Blenda Gomes)

Alguns funcionários têm dificuldade para compreender a diferença entre um patrimônio da empresa e um bem pessoal e cometem certos exageros com o veículo da Colapax. Para tentar conscientizá-los, a assistente de RH Amanda (Daniele Valente) prepara uma palestra que os leva a uma viagem pela história para compreender que a civilização só existe porque o homem aprendeu a noção de propriedade.

"Roque Santeiro" é a mais cotada para substituir "Vale Tudo" no Viva

Regina Duarte e Lima Duarte em cena de Roque Santeiro, novela de Aguinaldo Silva, de 1985

Sempre se considerou que um segundo canal da Globo, exibindo apenas os maiores sucessos do seu arquivo, seria um grande achado. Uma ideia que no passado até chegou a ser cogitada, mas que não foi possível levar à frente pelas dificuldades apresentadas. Havia, antes de tudo, a necessidade de uma parceria.

O Viva, na TV fechada, veio atender essa reivindicação de muito tempo. Hoje, graças a ele, é possível ver de novo antigos episódios do “Sítio”, “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo” além de tantos outros.

E também novelas que marcaram época, como é o caso de “Vale Tudo”, em fase final de reexibição. Para o seu lugar, trama mais cotada para ir ao ar é “Roque Santeiro”, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, exibida de junho de 1985 até fevereiro de 1986. Alguns detalhes burocráticos serão necessários para a sua confirmação.

O canal se prepara para lançar um novo horário para novelas, às 13h30.

Wolf Maya revela participação especial de Rodrigo Santoro em novela de Aguinaldo Silva


O ator Rodrigo Santoro foi convidado para fazer uma participação especial em 50 capítulos na próxima novela de Aguinaldo Silva, "Fina Estampa", com previsão de estreia para dia 15 de agosto. Caso ele não aceite, o plano B é Márcio Garcia. A informação foi confirmada pelo diretor da trama, Wolf Maya, durante a festa de lançamento da nova programação da Rede Globo, na noite desta terça-feira (29), em São Paulo.

A última novela que teve Rodrigo Santoto no elenco foi "Mulheres Apaixonadas", de 2003. De lá para cá, o trabalho do ator para TV se restringiu à séries, como "Hoje É dia de Maria" (2005), "Lost" (2006) e "Afinal, o que Querem as Mulheres" (2010).

Jayme Monjardim ganha mais um programa


Jayme Monjardim, atualmente na direção de “Aventuras do Didi” e “Divã”, vai aumentar o seu número de produtos na Globo.

A convite do alto comando da emissora, Monjardim voltará às novelas, na direção-geral da substituta de “Cordel Encantado”, escrita por Lícia Manzo.

Série “Dois Irmãos”


Antes de se dedicar à próxima novela de Benedito Ruy Barbosa, o diretor Luiz Fernando Carvalho fará uma série para a Globo.

O projeto é “Dois Irmãos”, baseado no romance de Milton Hatoum, para exibição no segundo semestre deste ano.

Novo contrato e nova novela


Benedito Ruy Barbosa também marcou presença na festa da Globo, realizada no Teatro Alfa em São Paulo. Para os mais próximos, revelou que sua renovação de contrato, por mais três anos, está bem encaminhada. Tudo já foi conversado e acertado.

Falta apenas assinar o documento, que passará a valer até metade de 2014.

O avanço nos entendimentos entre Benedito Ruy Barbosa e Globo caminha para provocar uma alteração no quadro de novelas do horário nobre da emissora. Poderá ser do Benedito, e não de João Emanuel Carneiro, a substituta de “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva.

Luiz Fernando Carvalho, que inclusive acompanhou o autor no evento, recebeu convite para fazer a direção-geral. Os dois, na oportunidade, também conversaram com Manoel Martins, número 1 do Entretenimento, sobre a parceria.

Novo par


A partir do dia 2 de maio, em “Insensato Coração”, serão exibidas as cenas da nova fase de Raul, personagem de Antonio Fagundes. É nesse momento da história que terá início o seu envolvimento com Carol, Camila Pitanga.

SESSÃO CHAMADAS: Cordel Encantado

Insensato coração: Milton perderá apartamento que ganhou de Bibi

Fabíola (Roberta Rodrigues) não será a única prejudicada com o fracasso de seu show, em "Insensato coração". Nos próximos capítulos da novela de GIlberto Braga e Ricardo Linhares, Milton (José de Abreu) será obrigado a sair do apartamento que ganhou de Bibi (Maria Clara Gueiros) por conta do fiasco que foi a apresentação.

Bibi descobrirá que seu pai está na pior ao visitá-lo. Quando chegar ao apartamento do pai, verá que ele está empacotando as coisas. A princípio, ela vai achar que Milton inventou de fazer obras no local. Mas ele irá contar a verdade:

- O patrocinador do show que não queria aparecer era eu mesmo. Vendi o apartamento para financiar o show e agora tenho uma semana para ir embora - dirá Milton.

Produtora contratará ex-detentos


Série da HBO, “Preamar” terá egressos do sistema penitenciário na equipe de produção e como assistentes de direção e fotografia.

É resultado de uma parceria da produtora Pindorama com o projeto Empregabilidade, do AfroReggae.

Daniel Filho será Salomão Ayalla no remake de 'O astro'

O diretor Daniel Filho fará Salomão Ayalla no remake de "O astro", sob a direção de Mauro Mendonça Filho. Na década de 70, o assassinato do personagem da novela de Janete Clair parou o país: todos queriam saber quem matou o milionário vivido Dionísio Azevedo, ator que faleceu em 1994.

Na versão original, Ayalla aparece morto no capítulo 42. Seu carro fora encontrado em destroços no Alto da Boa Vista. Depois, descobre-se que ele havia morrido antes, misteriosamente assassinado, e o criminoso planejou tudo para que parecesse um acidente.

Diretor de filmes de sucesso como "Se eu fosse você" e de séries como "As cariocas", exibida no ano passado na Globo, Daniel Filho trabalhou como ator pela última vez na novela "Páginas da vida", de Manoel Carlos, em 2006.

Abaixo, uma foto de Dinonísio Azevedo como Salomão Ayalla

"Um Mundo Melhor" já tem data de estreia na Globo

A Globo já trabalha com a possível data de 10 de outubro para a estreia de "Um Mundo Melhor", novela de Miguel Falabella que substituirá "Morde & Assopra" na faixa das 19h.

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, a história será uma comédia sobre a intolerância, passada em um templo de consumo. No elenco estão Giovana Antonelli, Grazi Massafera, Claudia Jimenez, Maria Zilda, Fernanda Souza, Ricardo Pereira, Luíz Salém, Diogo Vilela e Marília Pêra. Há o desejo de contar ainda com as presenças de Edson Celulari e Marisa Orth.

Realidade inspira ficção em "Insensato Coração"

"Insensato Coração" aos poucos vai mostrando a verdadeira face de alguns dos seus personagens. O próximo a ter grande destaque na trama será o banqueiro Horácio Cortez, personagem de Herson Capri. De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, Cortez será denunciado pela própria mulher e será preso.

Tudo começa quando Natalie (Deborah Secco), disposta a acabar com a união do casal, entrega um vídeo de sexo entre ela e o banqueiro a Clarice (Ana Beatriz Nogueira). Para se vingar, Clarice entregará documentos do marido a PF.

Caso alguém associe a história a banqueiros como Edemar Cid Ferreira ou Salvatore Cacciola, ou até mesmo ao caso do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, falecido em 2009, onde a esposa do político o denunciou à polícia, Ricardo Linhares, coautor do folhetim, avisa que tudo não passa de mera coincidência.

Globo segue analisando projetos para "Malhação"

Como informado, a TV Globo pretende mexer radicalmente em "Malhação". A novelinha teen nem de longe lembra os auspiciosos números de 2004/2005 e por conta disso vem tendo dificuldades para entregar a audiência em um bom patamar para "Araguaia".

Vários projetos vêm sendo analisados pela emissora, entre eles, existe até a opção de apostar em algo totalmente novo no horário.

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, um projeto do diretor Mário Márcio Bandarra é o mais cotado para a próxima fase da novelinha, mas fala-se também em uma proposta desenvolvida por uma cineasta. O projeto, dizem, é revolucionário.

"Morde & Assopra" já preocupa a Globo

"Morde & Assopra" estreou na última segunda (21) e até agora não conseguiu segurar os altos índices de "Ti Ti Ti", sua antecessora no horário.

Os seis primeiro capítulos (21/03 a 26/03) da trama de Walcyr Carrasco atingiu 26 pontos de média semanal. No mesmo período, a novela de Maria Adelaide Amaral marcou 29 pontos. Já "Tempos Modernos", de Bosco Brasil, atingiu 25 pontos, pior primeira semana de uma novela das sete da Globo. "Morde & Assopra" superou essa marca em apenas 1 ponto. Ou seja, a luz amarela está acesa.

De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim da Veja, a história de Júlia e Abner já é motivo de preocupação em alguns setores da emissora. Esta segunda semana servirá para analisar, detalhadamente, o que está acontecendo. Para tal, o número de chamadas será aumentado.

Maria Adelaide Amaral poderá entregar sinopse para o horário das 9

Maria Adelaide Amaral que acabou de escrever o remake de "Ti Ti Ti", grande sucesso na faixa das sete, já se prepara para seu próximo trabalho na TV, a minissérie "Dercy" sobre a vida da comediante Dercy Gonçalves. A obra terá quatro capítulos e irá ao ar em janeiro de 2012.

Além da minissérie, a autora poderá entregar uma sinopse, em parceria com Walther Negrão, que escreveu "A Casa das Sete Mulheres" junto com ela, para o horário das nove. De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, existe um incentivo para que isto aconteça.

Insensato Coração: Clarice morrerá em misterioso acidente de trânsito

Em "Insensato Coração", a personagem Clarice, após denunciar seu marido a Polícia Federal e pedir divórcio, terá uma morte misteriosa. A dona de casa morrerá em um grave acidente de carro.

Após saber que foi sua mulher que o denunciou para a Polícia, Cortez, personagem de Herson Capri, tentará uma reconciliação em seu casamento com Clarice. Porém, muito magoada ao saber que seu marido tem um caso com Natalie, pedirá divórcio.

Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Cortez não aceitará o pedido de divórcio e sua mulher ameaçará recorrer aos seus advogados. Clarice afirma que não quer o perdão de seu marido.

"Não ouse falar assim comigo. Você não sabe do que eu sou capaz '', afirma Cortez, ameaçando sua esposa.

Gilberto Braga, autor de ''Insensato Coração'', adianta apenas que a morte da personagem estará recheada de grandes mistérios.

"Pode ser acidental, suicído ou assassinato", afirma Gilberto.

Confira resumo dos primeiros capítulos de "Amor e Revolução"

http://img695.imageshack.us/img695/4895/httpwebcastsambatechcom.jpg

(Foto: Reprodução - SBT)

Capítulo 1, terça-feira, 05 de abril

É 1964 e Nina Madeira está em esconderijo na mata com jovens e fala sobre a Revolução no Brasil. Eles discutem sobre a política brasileira. Homens encapuzados chegam, começam a atirar e jogam bomba no local. Nina consegue fugir pela mata, mas uma jovem é morta. José Guerra vai reconhecer o corpo da jovem, que é sua namorada Cléo. O delegado Aranha e o inspetor Fritz prometem encontrar os culpados. Desolado, José Guerra recebe o apoio da família. José diz ao pai, o General Lobo Guerra, que vai vingar a morte de Cléo. Maria Paixão faz discurso no qual apoia a reforma agrária no país. Thiago e Lúcia, pais de Maria, assistem às notícias na TV sobre uma possível Revolução no Brasil. Em esconderijo no sítio, Jandira e Batistelli falam a respeito dos preparativos para a luta armada. Eles discutem sobre os ideais de liberdade e igualdade. Jandira diz que vai lutar ao lado de Batistelli. José Guerra conta ao pai, o General Lobo Guerra, que as notícias sobre o golpe militar correm pelo país. Na redação do Jornal, Thiago, Dra. Marcela, Marina e Mário conversam sobre o caos político que o Brasil se encontra. Os quatro falam sobre o poder da imprensa numa época tão obscura. José diz ao irmão, Filinto, que prefere romper com o pai e o irmão a participar do golpe militar. Maria Paixão comunica à família que vai para o Rio de Janeiro participar de uma Assembléia ao lado de estudantes. A jovem quer lutar por seus ideais. O General Lobo Guerra pede ao filho, José Guerra, que também vá ao Rio de Janeiro à paisana para apurar informações sobre o Movimento Revolucionário Brasileiro. No Jornal, Dra. Marcela recebe telefonema anônimo sobre ameaça de bomba. Nina conta a Duarte o que passou na mata. Ela está em pânico, pois foi a única sobrevivente da chacina. Artistas do grupo de teatro prometem combater o golpe militar. O Coronel Demóstenes é assassinado pelo Tenente Telmo. O General Lobo Guerra acoberta o crime. O sítio em que Jandira e Batistelli estão escondidos é cercado por policiais. Jandira foge e Batistelli troca tiros com os militares. Considerados subversivos, Carlo e Odete planejam fuga da cidade. O casal despede-se das filhas Alice e Lara. Fritz, um militar torturador, persegue o casal. Mário e Maria Paixão estão na Assembléia da UNE. José Guerra chega à paisana e diz para os estudantes sairem do local, pois o policiais cercaram o prédio. Maria e José se encontram pela primeira vez. José a protege de bomba de gás lacrimogêneo. O Delegado Aranha fecha o cerco contra Batistelli, que consegue se esconder. Fritz captura Carlo e Odete e os algema. As filhas do casal são levadas pelos militares. Jandira é perseguida na mata pelos policiais, que estão fortemente armados. O Jornal recebe confirmações de morte por telefax de vários lugares do Brasil. Filinto leva as garotas Lara e Alice, filhas de Odete e Carlo, para sua casa. Carlo e Odete são levados para a sala de tortura.

http://img541.imageshack.us/img541/4895/httpwebcastsambatechcom.jpg

(Foto: Reprodução - SBT)

Capítulo 2, quarta-feira, 06 de abril

José Guerra conta a Maria Paixão e Mário que os militares venceram e que Jango fugiu. Maria diz que nunca vai deixar de resistir. Odete e Carlo passam a ser torturados psicologicamente para revelar o que sabem. Jandira e Batistelli se reencontram e saem do sítio. Filinto leva as duas meninas para casa. Olivia acolhe Lara e Alice. Carlo passa a ser fortemente torturado pelos militares. O General Lobo Guerra repreende Filinto por ter levado Lara e Alice para a mansão da família Guerra. José Guerra pede o número de telefone de Maria Paixão. Na redação do Jornal, indignada, Dra. Marcela lê baixa de civil. Marina, dona do Jornal, aconselha Thiago a se cuidar, pois ele foi membro do partido Comunista. Dra. Marcela pergunta a Marina se ela sente algo por Thiago. Idealista, Nina diz aos integrantes do grupo de teatro que a única solução é partir para a luta armada. Carlo é colocado na cadeira do dragão, instrumento de tortura. Delegado Aranha diz que é a última chance que Carlo tem para falar algo sobre o Movimento Revolucionário. Odete começa a gritar desesperada ao ver o marido em tal situação. Jandira e Batistelli chegam à casa de Lúcia, mãe de Maria Paixão, mulher de Thiago. Os dois pedem ajuda. Thiago diz que é perigoso os dois ficarem em sua casa. Lúcia entrega dinheiro para Jandira e Batistelli fugir. Mário pergunta a Maria Paixão se ela ficou interessada no suposto João Mariano. Mário desconfia de que o suposto José Mariano é um militar infiltrado. Jandira e Batistelli deixam a casa de Lúcia e Thiago. O médico do exécrito, Dr. Ruy, examina Carlo. Odete implora para o médico salvar seu marido, que vai para o hospital. Maria fala para os estudantes que os militares deram o golpe, mas ela afirma que eles não podem deixar de resistir. Os policiais chegam no momento e alguns estudantes são espancados. Carlo entra em convulsão por conta dos choque elétricos.

Carolina Dieckmann substituirá Juliana Paes em "Fina Estampa"

Após o impasse sobre a escolha da substituta de Juliana Paes, que deixou "Fina Estampa" para aproveitar melhor o filho recém-nascido, o diretor Wolf Maya e o autor Aguinaldo Silva bateram o martelo e optaram por Carolina Dieckmann, recém-saída de "Passione" para viver o papel antes destinado a Juliana. Na trama, que tem estreia prevista para o dia 15 de agosto, Dieckmann será uma pegadora infiel que se envolverá com o personagem de Malvino Salvador.

Falando em "Fina Estampa", Aguinaldo Silva vem demonstrando o desejo de contar com algumas participações especiais no decorrer da trama. Gisele Bündchen é uma que está na lista do autor. Rodrigo Santoro é outro. A ideia é contar com o astro durante aproximadamente 50 capítulos.

Vera Fischer e Ellen Roche entrarão em "Insensato Coração"

Vera Fischer, longe da TV desde a série "Afinal, o Que Querem as Mulheres", voltará à telinha em breve. A veterana foi escalada para uma participação especial em "Insensato Coração". Na trama, Vera será Catarina Diniz, um antigo amor de Teodoro (Tarcísio Meira). Os dois reviverão um romance do passado.

Outra que dará o ar da graça na obra de Gilberto Braga e Ricardo Linhares é Ellen Roche. A beldade entrará para atrapalhar os planos de Natalie Lamour (Deborah Secco).

Morre Sérgio Madureira, colaborador de "Amor e Revolução"

http://sessao.tv.br/wp-content/uploads/2011/01/L%C3%BAcia-Ver%C3%ADssimo-ao-lado-de-S%C3%A9rgio-Madureira-e-Reynaldo-Boury.jpg

Sérgio Madureira, Lúcia Veríssimo e Reynaldo Boury (Foto: Reprodução - SBT)

Na manhã dessa quarta-feira (30), a TV brasileira está em LUTO com a morte de Sérgio Madureira, 56 anos, produtor-executivo da nova novela do SBT, Amor e Revolução.

Sérgio Madureira estava internado em coma desde janeiro, por conseqüência de um AVC, pouco depois de começar as gravações da novela da emissora de Silvio Santos.

Ele produziu mais de 30 novelas na Rede Globo, a maioria com a autora Glória Peres.

Madureira será cremado em São Paulo e as cinzas serão levadas para Nova Friburgo - RJ.

Insensato Coração: Kléber perde o emprego

Foto: Divulgação/TV Globo

Depois de passar mais um vexame na frente de Olívia (Polliana Aleixo), Daisy (Isabela Garcia) e Haidê (Rosi Campos), Kléber (Cássio Gabus Mendes) afoga suas lembranças em um balcão de bar. O jornalista chega alterado à redação onde trabalha e provoca um escândalo, assustando os colegas. Álvaro (Ricardo Rathsam), seu chefe, tenta acalmar os ânimos, mas é novamente insultado pelo repórter. Kleber não consegue se controlar e é demitido. Indignado, ele só sai do local retirado pelos seguranças.

O jornalista passa por momentos difíceis desde que seu vício em jogos de azar destruiu sua relação com a família e o colocou em uma posição complicada no trabalho. Depois de mais uma discussão com a ex-mulher e o irmão Gabino (Guilherme Piva), ele se afunda ainda mais em problemas.

As cenas serão exibidas a partir de sexta-feira, dia 01º de abril.