sábado, 14 de agosto de 2010

Arlete Salles se veste de noiva em seriado


Arlete Salles está de volta à TV. A atriz, de 68 anos, gravou uma participação no seriado "A Vida Alheia", vestida de noiva. Ela ficou longe das câmeras desde o fim de "Toma Lá Dá Cá", no ano passado, no qual vivia a divertida e ninfomaníaca Copélia. As duas produções têm Miguel Falabella como autor.

No episódio, previsto para ir ao ar na próxima quinta-feira (19), ela interpreta Vanusa Lessa, mãe interesseira de uma ex-participante de reality show, que faz exigências para dar uma entrevista exclusiva. Além de querer que sua idade seja reduzida na matéria, ela pede que sejam publicadas fotos de seu casamento, o que fez Arlete colocar um vestido de noiva.

Canal Brasil lança 'Bipolar', 'Genial!!', 'Vampiro carioca' e 'Na trilha de Macunaíma'


Novos programas vão surgir na grade do Canal Brasil a partir de setembro. O primeiro da fila é "Bipolar", uma série dirigida por Edu Felistoque (do longa "Inversão"), que estreia no dia 2, à meia-noite.

- A história trata da vida de pessoas que por acaso são policiais. Não espere ver sangue jorrando na tela ou cenas incríveis de ação. O foco não está nas armas de fogo, mas na cólera, na traição, na solidão, na mentira, armas bem mais perigosas - conta o diretor, que mostra policiais divididos entre o estresse do trabalho e seus problemas pessoais.

Produtor do filme "400 contra 1", Felistoque conta que a vontade de explorar esse cenário nasceu durante o tempo em que percorreu favelas, presídios e quartéis para o filme.

- Fazer série é muito louco. Resolvi encarar como se estivesse dirigindo 12 curtas, cujos personagens são sempre os mesmos e só a história muda - brinca.

Às 0h30m do dia 17 de setembro, o canal leva ao ar a série "Vampiro carioca", que traz Fausto Fawcett no papel do ascensorista Otoniel, que se imagina um vampiro atacando pescoços suculentos.

- São episódios curtos, de cinco minutos cada, que serão repetidos ao longo da programação. Pensamos no Fawcett por se tratar de uma participação inusitada - conta o diretor Marcelo Santiago, que usa a animação quando Otoniel se vê como um vampiro, um sinal de que ninguém precisa ficar com medo: - Quando morde alguém, ele acha que deixou a marca dos dois dentes de vampiro, mas, na verdade, a marca é de toda a sua arcada dentária. E, em seus ataques, é sempre rechaçado pela vítima.

Piloto de fim de ano em escalação


Ingrid Guimarães será uma das protagonistas de “Batendo o ponto”, especial de fim de ano da Globo escrito por Paulo Cursino e dirigido por José Lavigne.

O programa — um piloto candidato à grade de 2011 — é uma comédia ambientada num escritório. O ator que fará par com ela ainda será escalado.

é torcer para que caso seja aprovado, não seja exibido aos domingos e tenha o mesmo fim de SOS Emergência.

SESSÃO BEIJO: Passione

Confira o provável logotipo de “Araguaia”, próxima novela das seis


Com exclusividade, confira o provável logotipo de “Araguaia”, próxima novela das seis. A trama assinada por Walther Negrão tem estreia prevista para o dia 27 de setembro, substituindo “Escrito nas Estrelas”.

A trama contará a história de uma pequena cidade construída à beira do Rio Araguaia (origem do nome da novela), e a luta de um jovem rapaz chamado Solano (Murilo Rosa), um gaúcho, domador de cavalos, um herói romântico que vive de fazenda em fazenda, mas que retorna à região do Araguaia após a morte de sua avó.

Segundo a lenda contada, essa cidade era uma aldeia indígena antiga, por isso muitas coisas devem acontecer envolvendo os novos moradores desse lugar. Sendo assim, além de enfrentar forças ocultas tentando vencer uma maldição lançada por um xamã, o mocinho de Araguaia fará de tudo para conquistar um amor impossível e lutar pela justiça social.

Autor de Passione chama público de burro


O autor de novelas Silvio de Abreu encerrou nesta sexta-feira (13) o ciclo Encontros Estadão & Cultura, parceria do jornal O Estado de S.Paulo com a Livraria Cultura que discutiu os 60 anos da TV no Brasil. O encontro aconteceu no teatro Eva Herz, dentro da Livraria Cultura, na avenida Paulista, em São Paulo.

Coube a Abreu falar sobre o filão das telenovelas, principal produto da indústria televisiva nacional. Em sua fala, o autor criticou a qualidade intelectual do telespectador brasileiro nos dias atuais. Ele ressaltou a piora na educação no país e lembrou que, na década de 1970, tinha telespectadores mais inteligentes.

- Hoje, você fica fazendo um monte de coisa e não se aprofunda em nada. Porque o público está assim, né? Então, quando você vai fazer uma coisa que exige certo raciocínio, precisa ter muito cuidado.

Como exemplo da preguiça do telespectador para acompanhar coisas mais complexas, o novelista citou a reação aos primeiros capítulos de sua atual novela, Passione.

- Quando fizemos as primeiras pesquisas de Passione, as pessoas diziam que nessa novela não aconteciam nada. Como não acontece nada, meu Deus do céu? Não é que não acontecia, é que elas não entendiam a história. Não conseguiam acompanhar. Por quê? Porque eram muitas informações ao mesmo tempo.

O autor contou que precisou dar as informações aos poucos e criar elementos mais populares, na tentativa de prender a atenção do telespectador.

- Novela tem de ser repetitiva. Novela não tem capacidade de enfiar uma ideia na cabeça da pessoa, como o filme e o teatro enfiam, porque não é vista com o mesmo respeito.

O novelista se mostrou descrente da ética do povo brasileiro. Ele diz que essa crise acaba refletida na sua trama.

- Em Passione, os mocinhos vão usar as mesmas armas dos bandidos. A Bete e o Totó vão falsificar documentos para enganar o Fred. O povo brasileiro é um povo que perdeu a ética. Hoje você faz porque vai conseguir isso ou aquilo então está certo. Não importa se vai infringir uma regra moral ou prejudicar alguém. A novela reflete isso.

Silvio de Abreu afirmou que não acredita que a novela será extinta no futuro. Para ele, o que mudará serão as mídias nas quais as histórias serão veiculadas.

Após Passione, ele afirmou que vai se dedicar ao remake da novela Guerra dos Sexos, protagonizada por Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 1983. Jorge Fernando deverá dirigir a trama, prevista para estrear em 2012 no horário das 19h. Segundo Abreu, o novo elenco ainda não foi escolhido.

Fonte: R7

Guel e Furtado: especial de fim de ano


A dupla Guel Arraes e Jorge Furtado, responsáveis pelos sucessos de “Lisbela e o Prisioneiro” e “Comédia da Vida Privada”, vão atacar novamente. De acordo com a coluna “Controle Remoto”, do jornal “O Globo”, desta sexta-feira (13), os parceiros escreveram o roteiro adaptado de “San Manuel Bueno, mártir”, um conto do espanhol Miguel Unamuno., para passar no especial de fim de ano da TV Globo.

Ambos já realizaram notáveis trabalhos no campo da comédia, mas desta vez devem passar longe do gênero que o consagraram.

Críticos espanhóis classificam a obra como uma “verdadeira joia” e trata sobre a dúvida, a identidade, a crise religiosa, as contradições da vida e as conseqüências dos atos humanos.

Gabriela Duarte conquista o público com a ninfomaníaca Jéssica de “Passione”


Independente da área de atuação, o grande desafio de qualquer profissional é saber aproveitar as oportunidades que surgem em suas carreiras. Muitas vezes elas aparecem nos momentos menos inesperados ou de uma forma menor do que se deseja. Mas o importante é transformar em sucesso essas oportunidades. É mais ou menos o que acontece com Gabriela Duarte em “Passione”. Jéssica será, sem dúvida nenhuma, o divisor de águas na carreira da atriz, que ficou marcada na televisão por papéis bem comportados e mocinhas chatas de tão politicamente corretas que eram.

A ninfomaníaca criada por Silvio de Abreu para o núcleo de humor da trama das 21h da Globo rompe com tudo isso, conquistou o telespectador e está roubando a cena porque sua intérprete resolveu aproveitar a oportunidade oferecida através deste papel. E como tem impressionado inclusive Silvio de Abreu, Gabriela Duarte ganha cada vez mais cenas interessantes e assim alimenta a engrenagem que faz o autor pensar em mais sequências para a atriz.

Ganha Gabriela Duarte. Ganha o telespectador.

HBO anuncia novidades de programação na Feira e Congresso ABTA 2010


A HBO anuncia as estreias no Brasil e América Latina de algumas das suas principais e mais aguardadas produções ainda este ano durante a Feira e Congresso ABTA 2010.

"Estamos muito empolgados com as novidades que temos para o segundo semestre. Depois de um começo de ano repleto de produções marcantes, como The Pacific, You Don't Know Jack,How to Make it in America e Temple Grandin e as novas temporadas de Mad Men, True Blood, Hung e Entourage, ainda temos previstos outros títulos que continuarão entretendo e cativando nossos assinantes", afirma Emilio Rubio, presidente da HBO Latin America Group. "Não nos cansamos de investir em novos filmes e séries e renovar as temporadas de produções que ganham cada vez mais adeptos. A HBO está altamente comprometida com o que há de melhor e mais inovador em entretenimento".

Já as duas partes do especial de Alice mostram a protagonista dois anos após ter se mudado para São Paulo, seus relacionamentos com novos personagens e as mudanças definitivas que ocorrem em sua vida. O Alice – Um Especial em Duas Partes é produzido pela HBO Latin America Originals em parceria com a produtora brasileira Gullane Filmes.

SESSÃO FALHA NOSSA: Especial TOP 10

A Cura: Edelweiss (Inês Peixoto) é encontrada com Dimas (Selton Mello)


No segundo episódio de A Cura, que a Rede Globo exibe nesta terça-feira, dia 17, às 23h10, logo após o Casseta & Planeta, Urgente!, Edelweiss (Inês Peixoto) é encontrada em uma cabana afastada com Dimas (Selton Mello). Vários curiosos, entre eles Gildinha (Dayse Belico), mãe do amigo de escola do médico que faleceu na infância, se aglomeram no local. A expressão de todos é de perplexidade: para eles, Dimas voltou a fazer a “loucura” que no passado teria resultado na morte do menino.

A trama é intercalada com cenas que mostram a fragilidade do estado de saúde do explorador de minas de diamante Silvério (Carmo Dalla Vecchia), antepassado de Dimas. Ele dá a sorte de encontrar um médico, Bartolomeu (Felipe Kannenberg), de passagem pelo local onde vive com seus escravos. Mas sua maior preocupação é manter o sigilo sobre a presença de diamantes na região.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Araguaia: Conheça a história do protagonista Solano


De autoria de Walther Negrão, com direção de núcleo de Marcos Schechtman, a próxima novela das seis da Rede Globo, Araguaia, terá Murilo Rosa como o protagonista Solano. Na trama, ele viverá um adestrador de cavalos experiente, mestre na montaria e na doma, que parece entender a linguagem dos animais.

Solano é filho de Fernando (Edson Celulari) e neto de Antoninha (Regina Duarte), mas foi criado pela avó postiça Mariquita (Laura Cardoso). Ao saber que sua avó biológica, Antoninha, está doente, segue para a região do Araguaia com o pai e Mariquita para conhecê-la. Ao chegar lá, se depara com um povo oprimido pela vilania do homem mais poderoso do local, o criador de gado Max (Lima Duarte). Muito honesto e justo, Solano mobiliza a população e inicia a construção de uma cidade com bases cooperativistas, irritando o fazendeiro.

Solano se apaixona justamente pela filha desse perigoso oponente, Manuela (Milena Toscano), uma bela veterinária decidida, impetuosa e comprometida com o empresário Vitor Vilar (Thiago Fragoso). E um conflito de sentimentos atormenta o domador. Ele também vive a culpa de se sentir atraído pela envolvente Estela (Cléo Pires), esposa de seu pai. O ator fala de sua inspiração para construir o personagem:

- Um dos aspectos interessantes do Solano é que ele usa a doma racional na qual não há violência contra o animal. Para construí-lo, me inspirei no treinador e escritor americano Monty Roberts, criador desse método de doma sem violência. Além de um encantador de cavalos, ele é um homem com muito caráter, um herói romântico - conta Murilo Rosa.

Além de Max e de amores complicados, Solano tem que enfrentar uma antiga maldição lançada sobre sua família há muitas gerações e que o transforma em um “homem marcado para morrer”.

Com estreia prevista para setembro, Araguaia tem direção geral de Marcos Schechtman e Marcelo Travesso e direção de Fred Mayrink, Luciano Sabino e Alexandre Klemperer. Além de Murilo Rosa, também fazem parte do elenco atores como Regina Duarte (em participação especial), Júlia Lemmertz, Thiago Fragoso, Mariana Rios, Suzana Pires, Emílio Orciollo Netto, Raphael Viana, Thais Garayp, Raquel Villar, Nanda Lisboa, Cinara Leal, Nando Cunha, Eduardo Coutinho, Gésio Amadeo, Paula Pereira, Tânia Alves, Maria Joana Chiappetta, Aninha Lima, Ângelo Ântonio, Thiago Oliveira, Flávia Guedes, Yunes Chami e Turíbio Ruiz.

Audiência de quinta (12/08)


Sinhá Moça - 16

Malhação - 15

Escrito nas estrelas - 23

Ti-ti-ti - 27

Passione - 34

A grande família - 29

A vida alheia - 17

Pérola negra - 5

Esmeralda - 4

Uma rosa com amor - 7

Ana Raio e Zé Trovão - 8

Os mutantes - 4

Ribeirão do Tempo - 11

Clara voltará à mansão dos Gouvêia como mulher de Totó e chocará Bete


Bete Gouvêia (Fernanda Montenegro) ficará muito feliz nos próximos capítulos de "Passione".


Tudo porque seu reencontro com o filho Totó (Tony Ramos) será emocionante, e muitas coisas se esclarecerão a partir daí. Mas a materiarca não sabe o que a espera: ela também irá rever Clara (Mariana Ximenes), que ela escurraçou de sua casa há tempos.


O reencontro será na própria casa de Bete, que irá oferecer um jantar em homenagem a Totó e sua mulher. Clara irá entrar pela porta da frente da mansão dos Gouvêia, elegantemente vestida, como se nada tivesse acontecido, de braços dados com Totó.


É claro que a vilã vai adorar a vingança. E Bete ficará estarrecida.


Reecontro de Fred e Clara não eleva audiência de "Passione"


Na noite da última quinta (12), o capítulo de "Passione" esteve agitado. Totó (Tony Ramos) reencontrou Clara (Mariana Ximenes). Depois da reconciliação, os dois foram para um hotel. Lá, após fazerem amor, Totó recebe Fred (Reynaldo Gianechinni) para uma conversa franca sobre seus bens. É quando o vilão se depara com sua ex-comparsa, Clara.

Apesar do capítulo forte, "Passione" não teve seus índices elevados. No ar a partir das 21h, a novela registrou média de 34 pontos, com pico de 39 e share de 50%.

Na sequência da cena, que vai ao ar hoje (13), Fred tenta se manter calmo diante de Totó. Clara marca um encontro a sós com Fred. Totó reclama com Fred pelos gastos indevidos e exige conhecer o escritório de advocacia do qual ele faz parte. Fred se encontra com Clara no saguão do hotel.

TRILHA SONORA: Malhação 2006

Malhação 2006 Nacional


01. LUTAR PELO QUE É MEU - Charlie Brown Jr. (tema de abertura)
02. ÓDIO - Luxúria (tema de Priscila)
03. MATRIZ - Ramirez (tema de Eduardo)
04. O VENTO - Los Hermanos
05. QUERO SÓ VOCÊ - Afroreggae (tema de Manuela e Eduardo)
06. PESCADOR DE ILUSÕES - O Rappa (tema de locação: Giga Byte)
07. DIA COMUM - Detonautas (tema de Cauã)
08. O QUE TIVER QUE SER - Marjorie Estiano (tema de Adriano e Vitória)
09. QUEM SABE UM DIA - Charlotte (tema de Manuela e Cauã)
10. EU NÃO SOU UMA FLOR (I´M NOT BEAUTIFUL) - Camila (tema de Bárbara e Kiko)
11. BEIJO, BLUES E POESIA - K-Sis (tema de Manuela)
12. A IDADE DO CÉU - Moska (tema de Cleyton e Roberta)
13. VALE DE LÁGRIMAS - Lulu Santos (tema de locação: Piscinão)
14. A 2 - Os Paralamas do Sucesso (tema e Rachel)
15. O QUE EU NÃO DISSE - Z.D.S.
16. REAL GOLD - Black Alien
17. CÊ SABE - Gustavo Nunes (tema romântico geral)


PESCADOR DE ILUSÕES - O Rappa (tema de locação: Giga Byte)


Malhação 2006 Internacional


01. MOVIN´ ON - Ian Van Dahl
02. YOUR BODY - Tom Novy
03. S.O.S. - Rihanna
04. COME CLEAN - Hilary Duff
05. STUPID GIRL - Pink
06. YOUTH - Matisyahu
07. NO TOMORROW - Orson
08. THE ONLY DIFFERENCE BETWEEN MARTYRDOM AND SUICIDE IS PRESS COVERAGE - Panic at the Disco
09. LIGHTS AND SOUNDS - Yellowcard
10. DIRTY LITTLE SECRET - The All-American Rejects
11. BREAKAWAY - Kelly Clarkson
12. UNTITLED - Simple Plan
13. WAITING FOR YOU - Ben Harper
14. TOW TRUCK CO-PILOT - The Rewinders
15. SWEET MAMMA - Babootz
16. NOT SCARED - Ásfora

BREAKAWAY - Kelly Clarkson


Malhação 2006 Complementar: Malhação Riffs - música original de Victor Pozas


01. RETROSPECTIVA
02. SKATE ROCK
03. SEM PRESSÃO
04. BAD TRIP
05. CAUÃ E MANUELA
06. ONDA BOA
07. VOVÔ TARADO
08. QUANDO TE ENCONTREI
09. AMOR PROIBIDO
10. CARTEIRADA
11. ISSO ME LEMBRA
12. OLD ROMANCE
13. DECEPÇÃO
14. TRISTE AMOR
15. RECOMEÇAR
16. FREESTYLE
17. 360º
18. DEPRÊ
19. PAI E FILHO
20. CÚMPLICES


Sem Pressão

Ti-Ti-Ti: Bruna começa a usar peruca por causa dos efeitos da quimioterapia


Giulia Gam gravou cenas de "Ti-Ti-Ti" usando uma peruca. Bruna, sua personagem na trama de Maria Adelaide Amaral, luta contra o câncer e, por conta das sessões de quimioterapia, começa a perder os cabelos. Quem a ajuda nessa difícil missão é Julinho (André Arteche). O cabeleireiro decide voltar para Minas Gerais e vai até o quarto da mãe de Osmar (Gustavo Leão) comunicar a sua decisão.

Quando ele chega, encontra Bruna sentada em frente a sua penteadeira, escovando os cabelos. Julinho percebe que Bruna está perdendo os cabelos e se propõe a ajudar, fazendo uma peruca. O ator faz com que os dois fiquem ainda mais ligados e Julinho desiste de deixar São Paulo.

A cena vai ao ar no capítulo da próxima sexta-feira (13/8).

Globo retoma "Projeto Quadrante", com a adaptação de "Dois Irmãos"


A Globo voltará a apostar em minisséries baseadas em obras literárias. Dessa vez, a rede carioca adaptará o livro “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum. O programa faz parte do "Projeto Quadrante", pelo qual foi produzida a minissérie “A Pedra do Reino” (2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

A emissora resolveu apostar novamente em obras literárias após seriados como “Na Forma do Lei” registrar baixos índices, quase sempre inferiores a 20 pontos de média. Com a decisão, “Dois Irmãos”, que contará com oito capítulos roteirizados por Maria Camargo, deverá estrear em setembro.

Maria Camargo está na Globo desde 1998, entretanto assinou poucos projetos na casa, como alguns episódios de “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. De acordo com a coluna Outro Canal, a autora pretende deixar “Dois Irmãos” mais narrativa que “A Pedra do Reino”. Para isso, a minissérie contará com um narrador que conduzirá a trama, que terá boa parte das cenas gravadas na Amazônia.

A primeira série do projeto Quadrante, “A Pedra do Reino” registrou baixos índices em 2007. Na ocasião, a trama oscilou entre 9 e 12 pontos na capital paulista e chegou a deixar a Globo, em algumas ocasiões, em terceiro lugar na média.

Como assim?


Não há confirmação de nada, mas existem rumores na Globo sobre a volta do “S.O.S. Emergência”. Alguma coisa ainda para a grade de 2010.

Alguns episódios talvez ficaram na gaveta.

Complicado entender. O seriado saiu do ar há pouco tempo e, pelas notícias que se tem, não deixou saudades em ninguém.

O seriado era bom, mas o horário de domingo péssimo.

Quem sabe a série não possa migrar, com episódios inéditos para o Canal Viva? é uma opção!

Grupo de discussão altera os rumos de novela na Record


“Ribeirão do Tempo”, novela da Record, a partir dos resultados de um Grupo de Discussão realizado recentemente, começa a reagir no Ibope. Na quarta-feira, por exemplo, fechou com média de 13 pontos.

O autor Marcílio Moraes foi convencido a deixar um pouco de lado a parte política da história e a investir muito mais no seu trio avançado de personagens, Arminda, Joca e Diana –Bianca Rinaldi, Caio Junqueira e Letícia Medina.

A Madame Durrel –Jacqueline Lawrence– será morta, e Arminda assumirá todos os negócios da milionária.

Nos últimos capítulos, percebe-se, houve essa necessária mudança de foco e a história passou a rolar com maior facilidade. Causa e efeito. Novela, como obra aberta, tem que funcionar dessa maneira. É sempre importante “medir o seu pulso” o tempo todo.

É por aí que se condena o jeito do SBT conduzir a sua teledramaturgia. Grava tudo rapidamente e coloca no ar depois de encerrar os trabalhos, sem saber como será a reação do telespectador.

Se alguma coisa sair errado, como sempre acontece, paciência.

Passione: Totó deixa de ser bobo e engana Fred e Clara de uma vez só


Quem torce para Totó (Tony Ramos) abrir os olhos, vai se surpeender com que o italiano vai fazer, em “Passione”. Segundo o Extra Online, de uma vez só, o italiano vai enganar Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes). Ciente de que foi a mulher que roubou as joias de Bete (Fernanda Montenegro) e deixou Olga (Débora Duboc) ser presa, o camponês nem se abala quando Clara resolve lhe contar sobre o delito. Ela ainda diz que Fred a está chantageando: quer as ações do italiano para não entregá-la à polícia por causa do roubo.

E, então, o que Totó faz? Com ajuda de um advogado, que redige um documento falso de transferência das ações, ele assina tal papel e faz Fred pensar que está recebendo o que mais deseja na vida. Feito isso, o vilão lhe entrega as joias. De posse delas, o camponês vai à delegacia denunciar Clara, que foge e passa a ser procurada pela polícia.

SESSÃO ABERTURA: A cura

Canal Viva reprisa série e pula episódios


O Canal Viva estreiou ontem a série "Brava Gente", exibida na Globo entre 2000 e 2003, mas cuidado caso você vá assistir, pois o canal pago, não está exibindo os episódios cronologicamente, e até pulando algum deles, conforme foram exibidos na Globo.

Confira abaixo a data de exibição dos episódios no Viva:

12/08 - Um edifício chamado 200
13/08 - O condomínio
16/08 - A coleira do cão
17/08 - O tocador de tuba
18/08 - História de carnaval
19/08 - Alandeão Delapatrie e A história do passarinho (2 episódios)
20/08 - o morto do encantado morre e pede passagem

A série é exibida de segunda à sexta, sempre às 20h30. Caso queira verificar a listagem completa dos episódios, confira na seção vale a pena ler denovo .

Crítica: A Cura tem ‘jeitin’ de série médica brasileira


Estreia dessa semana na Globo, a série A Cura desponta como uma das boas novidades da TV brasileira em 2010. Finalmente, temos um seriado médico brasileiro. Brasileiro com algum sotaque mineiro.

Na série escrita por João Emanuel Carneiro e bem dirigida por Ricardo Waddington, Dimas (Selton Mello) é um jovem médico paranormal, atormentado pela acusação de ter assassinado um amigo na juventude, algo do qual ele não tem certeza.

Depois de estudar em São Paulo, Dimas volta a Diamantina (MG), onde é hostilizado. Consegue emprego em um hospital, mas é proibido de fazer cirurgias, por causa de seu passado. Uma mulher doente, no entanto, o convence de que ele tem poder de cura, que pode fazer cirurgias, digamos, espíritas.

Além de uma boa interpretação de Selton Mello, A Cura merece pontos por apostar em atores mineiros, que lhe acrescentam um sotaque impagável. E por desenvolver narrativas em diferentes tempos, mas todas interligadas.

O episódio de estreia marcou 20 pontos na Grande São Paulo, com a sintonia de 34% dos televisores ligados no horário. O desempenho foi superior à péssima Na Forma da Lei, que antecedeu.

Eleonora será a próxima vítima de Ribeirão do Tempo


A ricaça Eleonora Durrel (Jacqueline Laurence) será a próxima vítima dos conspiradores de Ribeirão do Tempo, novela de Marcílio Moraes exibida pela Record.

Segundo o autor, a empresária será assassinada logo após descobrir que Querêncio (Taumaturgo Ferreira) é o filho que ela abandonou 50 anos atrás, quando deixou a pequena cidade e foi morar na França. "Mas ninguém vai perceber que foi um assassinato", conta Moraes, sem revelar detalhes do crime.

A ação, segundo Moraes, irá "mudar a cara da novela". O primeiro da série de assassinatos misteriosos da trama foi o do senador Érico (Henrique Martins).

Também nos próximos capítulos de Ribeirão do Tempo, uma sabotagem derrubará o avião do mocinho Tito (Ângelo Paes Leme), matando o piloto, Sílvio (Rodrigo Phavanello). A pousada de Tito quase irá à falência.

Público pede agilidade

Ribeirão do Tempo foi submetida em julho a uma pesquisa de avaliação pelo público. A sondagem, realizada pelo Ibope, apontou dois grupos de telespectadores, segundo Moraes.

Um grupo, o de telespectadores que assistem à trama todos os dias, não fez reparos. O outro grupo, de telespectadores que vêem um ou dois capítulos por semana, pediu mais pressa no desenrolar dos acontecimentos.

Moraes, no entanto, diz que não irá alterar o ritmo, porque é agora que "as coisas começam a acontecer", e isso já estava previsto. "Eu sou um pouco lento. Tenho necessidade de desenvolver o preâmbulo. No segundo mês da novela é que a coisa desencadeia", diz.

Para o autor, o público já percebeu que a novela está se desenrolando mais rapidamente, tanto que sua audiência subiu na semana passada (a média de segunda a quinta-feira foi de 11,2 pontos na Grande São Paulo).

Globo tem R$ 26 milhões para produções independentes


A Globo tem projetos em análise na Ancine (Agência Nacional do Cinema) que somam R$ 26,305 milhões. Os recursos são suficientes para fazer uma minissérie de 52 capítulos a R$ 500 mil cada um.

A informação foi revelada ontem por Mário Diamante, diretor da Ancine, durante debate sobre produção local e independente na feira e congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), em São Paulo. Diamante não informou quantos são e quais são os projetos da Globo em análise pela Ancine.

Os R$ 26,3 milhões da Globo representam 51% do total de R$ 51,4 milhões que a Ancine já arrecadou por meio de um novo mecanismo de incentivo fiscal à produção independente, o chamado artigo 3A da Lei do Audiovisual.

O mecanismo permite que as emissoras abertas e os canais pagos destinem para uma conta-corrente vinculada à Ancine 70% dos 15% que pagam de imposto pela remessa de recursos ao exterior pela compra de direitos de transmissão de eventos (Fórmula 1, Olimpíada, Copa do Mundo, shows etc.) e obras audiovisuais (filmes, séries). Se uma rede, hipoteticamente, paga R$ 10 milhões por um evento internacional, ela pode destinar R$ 1,050 milhão para essa conta.

Esse dinheiro deve ser usado na produção de filmes, documentários e produtos televisivos, como séries e minisséries. No entanto, somente produtoras independentes podem usar os recursos. As emissoras determinam em quais projetos os recursos serão empregados e exibem os produtos realizados.

Depois da Globo, a programadora HBO é a empresa que mais tem recursos vinculados ao artigo 3A (R$ 8,598 milhões). A Fox Latin America aparece em terceiro lugar, com R$ 4,943 milhões, e a Record, em quarto, com R$ 4,866 milhões.

Dos R$ 51,4 milhões arrecadados até agora pela Ancine, apenas R$ 8,955 milhões foram efetivamente destinados para produções. A HBO alocou R$ 5,831 milhões nas séries Alice e Mulher de Fases. A Record empregou R$ 1,559 milhão em dois projetos baseados em obras de Machado de Assis, um deles o especial Uns Braços, exibido no final do ano passado.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SESSÃO GRANDES ATORES: Carlos Zara - parte1


Antônio Carlos Zarattini, mais conhecido como Carlos Zara, (Campinas, 14 de fevereiro de 1930 — São Paulo, 11 de dezembro de 2002) foi um ator e diretor brasileiro.

Chegou a estudar piano por oito anos, formou-se em engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mas foi nos palcos que achou seu caminho, tanto que enquanto estudava engenharia ele fez parte do Grupo de Teatro da Poli. Estreou no teatro com a peça "Cama para três".

Depois da estreia nos palcos, Zara foi parar nos estúdios da TV Record, em 1956. Em 1959 participou do teleteatro da TV Tupi. Um ano depois, a convite da Record, aceitou o desafio de encenar e dirigir clássicos da literatura no Grande Teatro Record. Em 1963 foi chamado para fazer parte do elenco da TV Excelsior. E nesta emissora que, em 1967, fez um de seus papéis mais marcantes: o Capitão Rodrigo, personagem da adaptação para a TV do romance O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

Atuou em mais de 30 novelas e minisséries, 26 peças teatrais e quatro filmes, entre eles Pra Frente, Brasil (1981) e Lamarca (1994). Na Rede Globo atuou em Pai Herói, Baila Comigo, Elas por Elas, Direito de Amar, Sassaricando, Lua Cheia de Amor, Anos Rebeldes, Mulheres de Areia, Pátria Minha e Cara e Coroa, entre outras. Talvez seu trabalho mais marcante na emissora carioca tenha sido o seu primeiro, em Pai Herói, de Janete Clair, onde viveu o mau-caráter César Reis, que tiranizava a esposa Carina (Elizabeth Savalla) e que era o principal antagonista de André (Tony Ramos). Seu último trabalho na TV foi ao lado de sua mulher e também atriz Eva Wilma - com quem foi casado por 23 anos - no seriado Mulher (1998/99). Os dois se conheceram nos bastidores da TV Tupi, na década de 1970.

Morreu aos 72 anos de idade, em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago, após passar cinco dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava sob os cuidados dos médicos Drauzio Varella e Wagner Ibraim Pereira. O câncer, descoberto em agosto de 2001, estava sendo tratado com sessões de radioterapia e quimioterapia.

TELETEMA: Água Viva

Em "Ti-Ti-Ti", Ari vai visitar Cecília e leva um susto


Em "Ti-Ti-Ti", Ariclenes (Murilo Benício) está tão feliz com a repercussão de Victor Valentim que ele resolve fazer uma visita a Cecília (Regina Braga) na casa de repouso. Ao entrar no quarto de Cecília, Ari a encontra deitada na cama, abraçada às suas bonecas. Quando ela o vê, levanta-se rapidamente e grita: “Vai embora! Eu não quero ver você!”

Ari leva um susto e tanta acalmá-la. “A senhora não está me reconhecendo? Sou seu amigo, lembra?”. Cecília fica mais calma e pede um favor a Ari. “Se o senhor é meu amigo, tira ela daqui”, diz ela, apontando para Olga (Hilda Rabello), uma senhora que está na porta. “Ela me batia quando eu era criança! Ela não gosta de mim. Jamais gostou. E agora voltou para me atormentar”, explica. A cena vai ao ar nesta quinta-feira (12/8).

Em "Passione", Bete puxa Fred pela gravata


Em "Passione", Bete (Fernanda Montenegro) descobre por intermédio de Adamo (Germano Pereira) que Totó (Tony Ramos) está no Brasil. Com a informação em mãos, a matriarca dos Gouveia coloca Fred (Reynaldo Gianecchini) contra a parede para saber onde ela pode encontrar o filho. O vilão garante que não sabe de nada, mas não convence Bete. Irritada, ela chega a puxar o vilão pela gravata: "Eu já ouvi essa conversa de vítima muitas vezes. Com quem você pensa que está lidando? É claro que você sabe. Eu falei com o Adamo, ele disse que o Totó está no Brasil!"

Revoltado, Fred não deixa barato e também ameaça Bete: "Pra que eu vou dizer pra senhora onde ele está? Pra senhora ir lá encher a cabeça dele contra mim? De jeito nenhum! Por mim a senhora nunca vai saber onde está o seu filho! Entendeu, dona Bete? Nunca!" As cenas vão ao ar nesta quinta-feira (12/8).

Claudia Jimenez divulga foto de seu último dia de gravação em "A Vida Alheia"


Intérprete da venenosa Alberta Peçanha de “A Vida Alheia”, Claudia Jimenez gravou nesta quinta-feira (12/8) suas últimas cenas como a editora-chefe do seriado.

Emocionada, a atriz postou uma foto dos bastidores da gravação em seu Twitter, ao lado de Marília Pêra, que na história interpreta a dona da revista “A Vida Alheia”, Catarina Faissol.

“Chegando no Projac para o último dia de gravaçäo. Obrigada a toda equipe, formada por eternos amigos! Mig [Miguel Falabella], do meu amor você sabe. Nosso último plano. Acabou. Obrigada, gente", escreveu a atriz no microblog.

VALE A PENA LER DENOVO


Água Viva foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 9 de agosto de 1980. Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma (que acumulou a direção geral) e Paulo Ubiratan, teve 161 capítulos. A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 13 de fevereiro a 31 de agosto de 1984.

Sinopse
A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely, uma assistente social, que descobre o seu pai, Nelson, irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.

Paralelo a isso, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene. Ela se apaixona por Marcos e o sentimento será recíproco, mas terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera aristocrática Lourdes Mesquita, mãe de Marcos, que deseja ver o filho casado com Sandra. A vilã, ainda por cima, detesta o genro Edir, marido de sua filha Márcia, ocasionando diversos problemas conjugais. Lourdes é bem diferente de Stella Simpson, uma milionária divertida e excêntrica.

Entretanto, desenrola-se o drama de Lígia, mulher rica e interesseira, casada com o banqueiro Heitor, homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nelson. Lígia passa por um período de crise com o marido e apaixona-se por Nelson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. É amor à primeira vista. Ela não sabe quem ele é, mas encanta-se com sua aparência de homem rico. Este, por sua vez, oculta a sua real condição financeira. Miguel, sem saber da ligação do seu irmão com Lígia, também se apaixona por esta. E aí começa uma enorme disputa entre os dois. Nesse momento, a órfã volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nelson e resolve adotá-la sem ele saber.


Elenco
Em ordem de abertura
Reginaldo Faria - Nelson Fragonard
Betty Faria - Lígia
Lucélia Santos - Janete
Cláudio Cavalcanti - Edir
Glória Pires - Sandra Fragonard
Fábio Júnior - Marcos Mesquita
Eloísa Mafalda - Irene
Mauro Mendonça - Evaldo
Arlete Salles - Celeste
Ângela Leal - Suely
Isabela Garcia - Maria Helena Fragonard
José Lewgoy - Kléber Simpson
Kadu Moliterno - Bruno Fraga Simpson
Natália do Vale - Márcia Mesquita
Jorge Fernando - Jáder
Maria Padilha - Beth

Participação especial
Tônia Carrero - Stella Fraga Simpson
Raul Cortez - Miguel Fragonard

Atriz convidada
Beatriz Segall - Lourdes Mesquita

Participações
Carlos Eduardo Dolabella - Heitor
Milton Moraes
Tamara Taxman - Selma
Tetê Medina
Ivan Cândido - Técio

Outras participações
Aracy Cardoso - Wilma
Maria Zilda Bethlem - Gilda
Clementino Kelé - Tinhorão
Jacqueline Laurence - Clarice
Fernando Eiras - Alfredo
Ilva Niño - Antônia
Lícia Magna - Edite
Maria Helena Dias - Clara
Maria Helena Pader - Mary
John Herbert - Jaime
Nildo Parente - Fonseca
Ricardo Petraglia - Max
Ênio Santos - Delegado Rômulo Siqueira
Ivan Mesquita - Detetive Milton Sarpo
Tony Ferreira - Valdir
Jardel Mello - Carlos
Francisco Dantas - Marciano
Ísis Koschdoski - Cíntia
José Carlos Sanches - Lúcio
João Cláudio Melo - Paulo Roberto (filho de Lígia e Sérgio)
Walesca Souto Maior - Patrícia (filha de Lígia e Heitor)
Márcia Veloso - Amélia (empregada doméstica de Evaldo e Wilma)
João Luiz - Galdino
Haroldo Macedo - Poti
Laura Vasconcelos - Cláudia
Dary Reis - Joel
Cleyde Blota - Marlene
Érica Kupper - Roberta
Orion Ximenes - Valtinho
Fernando Amaral - Serpa
Hemílcio Fróes - Armando
Danton Jardim - Edson
Terezinha Sodré - Marinete
Ticiana Studart - Lia
Edson Silva - Lafayette
Paulo Pinheiro - Advogado
Rogeriano de Freitas - Advogado
Giovanni Magdalena - Marinheiro
Lucy Mafra - Nurse (Fisioterapeuta de Kléber)
Maria Alice Mansur - Babá de Paulo Roberto
Davi Pinheiro
Carla Marins - amiga de Maria Helena
Beki Klabin
Milton Moraes - Sérgio
Tetê Medina - Lucy Fragonard
Grande Otelo - Canivete
Henriette Morineau - Jojô Besançon(amiga de Stella)
Maria Clara Machado

Final de “Malhação ID” você confere aqui!


Quando descobre a armação de Bia (Mariana Molina) para distanciá-la de seu amado, Bernardo (Fiuk), Cristiana (Cristiana Peres) se apressa em contar tudo a ele. Porém, o que a patinadora não espera é que a esperta Bia irá se apoderar de um falso exame de gravidez e inventará que está grávida do namorado.

O músico conta a novidade a Cristiana e avisa: não poderá ficar com ela, pois terá de se casar com Bia. Desesperada, a patinadora questiona a gestação da rival e chega a desconfiar que tudo não passa de um golpe. Porém, desanima quando Bernardo afirma que a namorada mostrou os exames positivos.

Inseguro, o gato tenta fazer com que Bia aceite adiar o casamento. E fica muito enciumado quando a namorada revela que Cristiana vai viajar com Flávio (Marco Antônio Gimenez). Bernardo acaba exigindo que Bia faça o teste de gravidez que ele compra para ela na farmácia e constata a armação. Depois de tanta confusão, ele e Cristiana reatam o romance com um beijo apaixonado. Em seguida, Bê, que vira um cantor e tanto, chama sua amada para uma viagem. Será a despedida de Fiuk de Malhação após uma temporada de muito sucesso e que fez o ídolo ganhar o coração do Brasil inteiro.

Malhação terminará com uma romântica cerimônia de casamento em dose tripla. Como já haviam combinado, Zuleide e Anselmo, Lise e Serjão, e Arlete e Antônio sobem ao altar na mesma igreja e horário. Antes do enlace, Zuleide chega a desmaiar, já que o noivo não está no altar como da outra vez. Porém, tudo acaba bem. Anselmo chega atrasado, mas com uma surpresa: as passagens para a lua de mel na China!

A iniciativa de se entregarem à polícia acaba beneficiando Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e Cissa (Vera Zimmermann). O casal consegue responder ao processo em liberdade e volta para casa. Quem fica feliz com a novidade é Clarinha (Luciana Didone). Bernardo também se reconcilia com o pai e admite: se orgulha pelo fato de ele estar acertando suas contas com a Justiça.

Dois casais também assumem a paixão no final desta temporada. Primeiro é Rodrigo (Ricky Tavares) que, ao ver Tati (Élida Muniz) beijando Reco (Daniel Belmont), fica cheio de ciúme. O amigo incentiva Rodrigo a assumir a paixão pela garota e o casalzinho se acerta. E Maria Cláudia (Isabella Dionísio) pede para voltar com Alê (William Barbier), que topa na hora!

SESSÃO CHAMADAS: Memorial de Maria Moura

Passione: Diana descobre o segredo de Gerson


Diana (Carolina Dieckmann) viaja para fazer um trabalho e acaba voltando um pouco antes do esperado. Justamente no momento em que Gerson (Marcello Antony) deixa o computador ligado e vai tomar banho. A jornalista, claro, decide dar uma espiadinha. E fica em estado de choque.

Até o marido sair do banheiro e surtar. “Você não tinha nada que mexer no meu computador!”, grita, desesperado. Assustada, Diana se afasta, implorando que ele não encoste nela. “Agora estou entendendo o teu comportamento, o teu desequilíbrio. É mais do que doença. É tara!”, afirma a jornalista, desorientada.

Gerson pede a ela que fale baixo, Diana se nega, com a intenção de revelar a todos o que descobriu, e acaba sendo agredida fisicamente. O piloto a agarra com violência, tapa sua boca e ameaça se matar caso ela conte a alguém seu tão guardado segredo.

Depois que a esposa concorda em ficar calada, ele a larga e explica que só a companhia dela pode salvá-lo da tara que o atormenta. Gerson reconhece que é doente, mas Diana reafirma seu horror por ele. “Nunca senti tanto nojo de uma pessoa como estou sentindo de mim agora. Só de lembrar das vezes que eu deixei você botar a mão em mim”, diz.

Ribeirão do Tempo: Eleonora descobre que é mãe de Querêncio


Querêncio (Taumaturgo Ferreira) tenta vender o quadro na praça do Enforcado e Eleonora (Jacqueline Laurence) aparece. Os dois puxam a tela e Teixeira (Victor Fasano) intervém. Ele faz Querêncio ficar debruçado no chafariz, o que acaba revelando a marca de nascença no bumbum do pintor.

A ricaça fica pasma e desmaia. Mais tarde, recuperada, desiste de ir embora e conta a Filomena (Liliana Castro) que Querêncio é seu filho. A menina fica chocada e aceita fazer o exame de DNA para provar que é neta da poderosa.

Luigi Baricelli volta às novelas em "Insensato Coração" da Globo


Luigi Baricelli voltará a atuar. O ator, que está distante da teledramaturgia desde 2006, quando estava no elenco de "O Profeta", viverá um executivo em "Insensato Coração", próxima novela das nove da Globo, assinada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

"Não tinha como recusar esse convite. Já estava com saudades de atuar", garante o ator, que se afastou do comando do "Vídeo Show" para que sua imagem não ficasse marcada. "Aproveitei e viajei para o Chile com a família para descansar", conta.

No folhetim, ele será casado com Gilda, vivida por Helena Fernandes, e será pai de Vinícius, interpretado por Thiago Martins.

Elenco da nova temporada de Malhação é apresentado à imprensa


Os novos nomes do elenco e da equipe da nova temporada de Malhação foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira, dia 11, no Rio de Janeiro. Durante a festa de lançamento da trama da Rede Globo que estreia na segunda-feira, dia 23, o autor Emanuel Jacobina era só elogios para os atores:

- Esse elenco é sensacional, talentoso e adequado à história. Vai dar tudo extremamente certo.

Diretor de núcleo da nova fase do programa, Ricardo Waddington aposta na parceria de longa data com o escritor:

- Faço Malhação porque adoro esse programa. Eu e Jacobina fizemos uma parceria em 1999 e fomos felizes. É um programa necessário na grade porque fala sobre o jovem para a família inteira. E o Jacobina é um mestre em falar sobre jovens. Esta temporada tem um dos melhores elencos que a gente já reuniu.

Veja mais fotos do lançamento da nova temporada de Malhação e confira o estilo do elenco

Para protagonizar a nova fase de Malhação, foram convocados os atores Daniela Carvalho e Bruno Gissoni. Os dois viverão os personagens Catarina e Pedro, que representam o tema principal da temporada: “cidade partida”. Pedro é um menino da periferia que ingressa no colégio Primeira Opção por meio de uma bolsa de estudos. Já Catarina mora em um bairro nobre. Presentes no evento, eles falaram sobre o desafio de dar vida a estes personagens:

- Estou me sentindo preparado e ansioso. Estou adorando meu papel - comemorou Bruno.

- A direção, a equipe, o autor, tudo é muito bacana. A expectativa é grande - completou Daniela.


No elenco estão ainda nomes como o do rapper MV Bill, que encara pela primeira vez um papel fixo na televisão aberta. Ricardo Waddington e Emanuel Jacobina comentam sobre a participação do rapper:

- O MV Bill é um canal de comunicação. Para nós é muito importante ter uma pessoa como ele por perto - disse Waddington.

- Eu tive a primeira conversa com MV Bill depois que ele aceitou o convite. Meu filho é absolutamente fã dele, tem suas músicas no iPod. Ele é ícone do público jovem - contou Jacobina.

Já o cantor conta detalhes sobre o personagem:

- Eu me senti muito bem encaixado no rumo dessa história. Meu personagem é um entusiasta do sistema de bolsa de estudos - disse o cantor. Também integra o time da nova temporada Helena Ranaldi, que assume o papel de diretora do colégio Primeira Opção:

- Vou poder mostrar um pouco do meu trabalho para o público jovem - disse a atriz.

Estavam presentes no lançamento os atores Ana Terra, Bernardo Mesquita, Carolina Lavigne, Dandara de Morais, Duam Socci, Gabriel Chadan, Júlia Oristanio, Junior Madalena, Lucas Salles, Luíza Casé, Marcello Melo Junior, Maria Pinna, Nathalie Jourdan, Pedro Maya, Pedro Van-Held, Ronny Kriwat, Alexandre Barros, Christiane Alves, Cris Nicolotti, Genézio de Barros, Gisela Reimann, Joelson Medeiros, Kiko Vianello, Márcio Ribeiro, Mário José Paz, Marizabel Pacheco, Ranieri Gonzalez e Sandra Corveloni.

A nova temporada de Malhação é escrita por Emanuel Jacobina, com colaboração de Flávia Bessone, Gabriela Amaral, Márcio Wilson, Zé da Silva, e tem pesquisa de Renata Lacombe. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, a direção-geral de Leonardo Nogueira e a direção de Adriano Melo.

Galera, a equipe do blog NOVELAS ONLINE agradece aos mais de 250 mil acessos!

Sabemos que as vezes o Blog Novelas Online, deixa um pouco a desejar, devido as atualizações, mas sempre buscamos as informações que os outros sites não informam!

E isso que é o bacana, pois além dos vídeos, temos reviews de séries brasileiras e fotos exclusivas.

Enfim, fazemos isso, às vezes de madrugada, por você e pra você!

E preparem-se, pois até o fim de agosto estaremos chegando ao twitter!

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Água Viva

Araguaia: Ana Lima e Thiago Oliveira fazem treinamento em salão


A atriz Ana Lima e o ator Thiago Oliveira posam com Rudi Werner em um dos salões de sua rede durante o laboratório que fizeram para seus personagens em Araguaia, próxima novela das seis da Rede Globo.

Ana será a manicure Lenita e Thiago será o cabeleireiro Tavinho na trama de Walther Negrão.

Passione: Totó não acredita em Clara


Preocupada em ser desmascarada, Clara (Mariana Ximenes) decide abrir o jogo com Totó (Tony Ramos). A moça decide contar toda a verdade no capítulo de Passione que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 16, a partir de 20h55, logo após o Jornal Nacional, na Rede Globo. Como Totó já viu o dossiê de Fred (Reynaldo Gianecchini) e sabe que o vilão tinha uma comparsa, sua esposa vê o cerco fechar e revela que esta comparsa é ela, a moça que trabalhava na casa dos Gouveia. Mas essa é a única verdade na história que Clara conta para o marido.

A vilã diz que Fred, na época, seu namorado, a obrigou a ir para a Itália, ameaçando raptar Kelly (Carol Macedo). Totó fica atordoado, sem acreditar na história que a esposa conta. Clara ainda tenta convencê-lo de que é inocente, e chora explicando que nunca contou a verdade por medo de perder o amor dele, com quem tem uma família, mas o camponês não consegue aceitar. Muito abalado, ele prefere ficar em um quarto separado de Clara, que diz não reconhecer mais. Mas é quando fica sozinha que Clara revela suas verdadeiras emoções. Tudo com o que ela se preocupa é que, desta vez, a farsa parece ter ido por água abaixo.

Em palestra, Ricardo Linhares diz que não há mais espaço para o realismo fantástico na TV


Autor da próxima novela das oito ao lado de Gilberto Braga, Ricardo Linhares diz que acredita que a realidade vem cada vez mais invadindo o horário nobre. Ainda assim, o novelista afirma que o telespectador não quer um retrato fidedigno de seu cotidiano e que o drama não pode se perder.

Linhares foi um dos comentaristas da quinta edição do Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva), produzido pela Globo Universidade e que chega ao fim nesta quinta-feira, na Pontifícia Universidade Católica (Puc-Rio). Já trabalhando em "Insensato coração", Linhares foi sabatinado por estudantes e pesquisadores sobre o tema depois de comentar a apresentação das pesquisas sobre a TV brasileira e chilena.

- Já escrevi muitas tramas de realismo fantástico e hoje em dia não há mais espaço para esse tipo de temática, que não diga respeito ao dia a dia. O telespectador quer se ver na TV. Tentamos levantar assuntos progressistas, que o público gostaria de ver: novas mentalidades e possibilidades. No entanto, a telenovela não pode deixar de ser dramática ou folhetinesca. A novela não pode fazer um retrato da realidade, porque ela é muito cruel. O público liga a TV para ver um drama real, mas não o dele - avalia o escritor. - Se você quiser doutrinar o público ele perde o interesse. A função da novela é lúdica.

Ciente das mudanças na audiência, Linhares aposta no futuro da novela em novas plataformas, como o celular.

- Com a pulverização da audiência, estamos vivendo um período de transição. A novela perdeu os jovens, mas isso não significa que eles não tenham interesse por ela. Alguns programas repercutem muito mais na internet, por exemplo - avalia o coautor de "Paraíso tropical", entre outras tramas.

'A grande família': Nenê perderá dinheiro de Lineu no pôquer


Nenê, personagem de Marieta Severo em "A grande família", é uma mãe zelosa, esposa perfeita e excelente dona de casa. Mas também tem seus vícios. Em um dos próximos episódios do humorístico, ela irá convidar as amigas para jogar cartas e acabará caindo no pôquer.

A ideia será dada por Abigail (Márcia Manfredini), que quer jogar algo mais emocionante do que biriba. Sabendo da dificuldade da mãe em resistir ao vício, Tuco (Lúcio Mauro Filho) ficará vigiando Nenê, mas ela não resistirá.

Num descuido do filho, a matriarca apostará o dinheiro que Lineu (Marco Nanini) lhe deixou para que ela resolva os problemas da casa durante sua viagem. E terá de se virar para recuperar a grana.

A previsão é de que o episódio vá ao ar no dia 26 de agosto.

Audiência de quarta (11/08)


Sinhá Moça - 17

Malhação - 19

Escrito nas estrelas - 25

Ti-ti-ti - 30

Passione - 35

Pérola negra - 5

Esmeralda - 5

Uma rosa com amor - 7

Ana Raio e Zé Trovão - 8

Os mutantes - 5

Ribeirão do tempo - 13

SESSÃO HUMOR: Chico Anysio

Bernardo Mesquita é o competitivo Fred na nova temporada de Malhação


Esportivo, largado, preguiçoso, bagunceiro e falastrão. Estas são as características de Fred (Bernardo Mesquita), personagem da nova temporada de Malhação, que estreia na Rede Globo em agosto. O rapaz compete o tempo todo com a irmã mais nova, Duda (Nathalie Jourdan), pela atenção da mãe.

Também irmão de Catarina (Daniela Carvalho), para ele é um inferno ser o único homem da casa. Mimado, Fred não chega a ser antipático porque tem uma boa natureza e frequentemente é bastante carinhoso. Gosta de exibir força e de se fazer de valentão, mas, de fato, não é um menino violento.

A Grande Família: Lineu e Agostinho discutem no Dia dos Pais, na quinta


Na família dos Silva, motivos não faltam para que Lineu (Marco Nanini) e seu genro Agostinho (Pedro Cardoso) entrem em conflito. No episódio desta quinta-feira, dia 12, é a comemoração do Dia dos Pais que faz com que os dois, mais uma vez, briguem. A Rede Globo exibe A Grande Família a partir de 22h, logo após Passione.

Enquanto o funcionário público pretende levar todos a uma exposição sobre a vigilância sanitária no cotidiano das pessoas, o taxista não quer abrir mão de jogar futebol com os vizinhos.

Para aumentar o clima de hostilidade, Agostinho abre um embrulho que estava na sua casa, pensando ser seu presente. A churrasqueira elétrica que ele desembrulha, no entanto, era um agrado de Bebel (Guta Stresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho) para Lineu. Inconformado com o abuso do genro em desembrulhar o presente alheio, o marido de Nenê (Marieta Severo) decide se vingar anunciando um grande churrasco no quintal e convidando toda a vizinhança.

Dessa vez, quem fica insatisfeito é Agostinho, que afirma que ninguém terá disposição para jogar futebol depois de comer churrasco. Os vizinhos se empolgam com o convite e a comemoração de Dia dos Pais na casa de Lineu faz sucesso. Mas o pai de Floriano não entrega o jogo e encontra uma forma de acabar com a festa e “resgatar” os amigos para um programa à sua maneira.

O episódio "A guerra dos papais" tem redação de Mariana Mesquita, Max Mallmann e Bernardo Guilherme. A direção do episódio é de Olivia Guimarães e a direção-geral é de Maurício Farias.

A Vida Alheia: Príncipe movimenta rotina de paparazzi nesta quinta, 12


O romance de um príncipe (Patrick Braun) com uma modelo (Kelly Costa) mobiliza a redação da revista A Vida Alheia no episódio da série que vai ao ar na quinta-feira, dia 12, às 22h40 , logo após A Grande Família, na Rede Globo.

Ao saber que o nobre desembarcou no Rio de Janeiro para pedir a namorada em casamento, mesmo contra a vontade da realeza, a editora Alberta (Claudia Jimenez) convoca toda a sua equipe para conseguir um furo sobre o noivado do casal.

A notícia chega durante a comemoração do aniversário da repórter Manuela (Danielle Winits). Reunidos em um bar, os funcionários da publicação rapidamente montam um esquema para cobrir a estada do príncipe na cidade. O fotógrafo free lancer Manolo (Daniel Rocha), que também estava no local, não perde tempo. Com fama de fazer qualquer coisa por uma boa foto, o paparazzo pega sua moto e vai até o local onde a modelo, provavelmente, estaria ensaiando para um desfile.

Sem querer perder o furo, o fotógrafo da revista, Lírio (Paulo Vilhena), vai com Manolo. Os dois acabam encontrando o casal ainda na estrada, dentro de um carro. Quando eles percebem que estão sendo fotografados, aceleram o veículo. Determinados a conseguir os cliques, os paparazzi começam a perseguir o automóvel, sem medir os riscos das perigosas manobras na estrada.

O episódio ‘Acidente de trabalho’ vai ao ar na quinta-feira, dia 12 de agosto. A Vida Alheia tem autoria de Miguel Falabella, com colaboração de Antônia Pellegrino, Carlos Lombardi e Flávio Marinho. O seriado tem na equipe de direção Cininha de Paula, Marco Rodrigo e Miguel Falabella, e direção de núcleo de Roberto Talma.

Após câncer, nova doença afasta Joana Fomm das telinhas


Joana Fomm teve de deixar o elenco da próxima novela das oito, ‘Insensato Coração’, por conta de uma nova doença.

Segundo o jornal Extra, a atriz, de 69 anos, sofre de disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e tem comprometido seus movimentos. “Vivia caindo e cheguei a quebrar uma costela numa queda. Minha pressão foi a três e brinquei com os médicos que fui ressuscitada. Agora medicada, não tenho me acidentado, mas sinto pouca força nas pernas”, disse.

Mineira de Belo Horizonte, em 2007 ela venceu um câncer nos seios, que a deixou fora do elenco de ‘Paraíso Tropical’.

Passione: Clô descobrirá que Berilo é casado com Agostina


O segredo que Berilo (Bruno Gagliasso) esconde da esposa Jéssica (Gabriela Duarte) será descoberto por sua sogra, a perua Clô (Irene Ravache). A mulher do rei do lixo descobrirá a bigamia do genro na próxima semana.

A descoberta será feita após Clô atender o celular do italiano. Do outro lado da linha estará Agostina, que, preocupada com o sumiço do amado, resolve ligar. Quando Clô atende, a italiana achará que está falando com a patroa de Berilo e pedirá desculpas.

Curiosa, a madame não perderá tempo e perguntará quem é. “Ah, desculpa, não falei. Sou Agostina, a esposa do Berilo”, dirá a italiana, que ainda conta que é mãe de um garoto, fruto do casamento com Berilo.

Arrasada com a novidade, Clô desligará o telefone e desmaiará na frente de Olavo (Francisco Cuoco) e Fortunato (Flávio Migliaccio). Após se recuperar do susto, ela irá procurar o genro, que contará toda a verdade à Clô. Além disso, Berilo revelará que Agostina é filha de Totó (Tony Ramos). “Você está me dizendo que está casado com a filha e com a neta do Olavo?”, indaga a perua, que informa ao italiano que, caso ele não conte a verdade para Jéssica, ela contará tudo.

SESSÃO BRIGAS: Ti-Ti-Ti (2010)

Divulgado elenco completo da novela "Insensato Coração"


Os novelistas Gilberto Braga e Ricardo Linhares já definiram o elenco da próxima novela escrita pelos dois para a faixa das 21h da Globo. A trama, que substituirá “Passione”, tem previsão de estreia para o dia 17 de janeiro de 2011.

Na lista divulgada pelo jornal Extra, algumas ausências foram notadas, como a da atriz Joana Fomm, que retornaria às novelas, após se recuperar de um câncer. A mesma sofre de disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e tem comprometido seus movimentos.

Além dela, outros nomes cogitados nos bastidores da produção também ficaram de fora, como Daniel Dantas, Adriana Birolli, Marcos Palmeira e Mateus Solano. “Insensato Coração” contará com direção geral de Denis Carvalho.


Confira o elenco completo da novela


Glória Pires
Natália do Vale
Maria Clara Gueiros
Eriberto Leão
Fábio Assunção
Ana Beatriz Nogueira
Ana Lúcia Torre
Ana Paula Arósio
Antonio Fagundes
Bete Mendes
Camila Pitanga
Carla Lamarca
Cássio Gabus Mendes
Daniel Marques
Deborah Evelyn
Deborah Secco
Eduardo Galvão
Fernanda Machado
Fernanda Paes Leme
Guilherme Piva
Helena Fernandes
Herson Capri
Hugo Carvana
Isabela Garcia
Jonatas Faro
Lázaro Ramos
Leonardo Carvalho
Leonardo Miggiorin
Louise Cardoso
Luigi Baricelli
Marcelo Valle
Marcos Damigo
Milton Gonçalves
Nathália Timberg
Norma Blum
Paloma Bernardi
Petrônio Gontijo
Ricardo Pereira
Ricardo Tozzi
Rosi Campos
Thiago Martins
José Wilker (participação)

Globo só estreará o seriado "Divã" em 2011


O seriado “Divã” não irá mais estrear em 2010. A decisão foi tomada pelo diretor de entretenimento da Globo, Manoel Martins, que ainda não autorizou o início das gravações da trama. A previsão é de que a nova série estreie no primeiro semestre de 2011.

O novo programa, baseado no filme de mesmo nome, será protagonizado por Lília Cabral, que também estrelou a trama nas telonas. O projeto será desenvolvido por José Alvarenga, responsável por projetos como “Mulher”, “Os Normais”, “Minha Nada Mole Vida”, “Força Tarefa” e “Separação”.

Na telinha, a trama deverá ter entre 8 e 12 capítulos. “Divã” conta a história de Mercedes (Lília Cabral), uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, leva uma vida estável. Entretanto, por curiosidade, ela resolve procurar um analista. Com o tempo, a personagem descobre facetas ainda desconhecidas e precisa contar com a ajuda do marido e de uma amiga para superar o momento.