quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Poder Paralelo: Rudi culpa os pais por sua marginalização


Bêbado, Rudi (Petrônio Gontijo) invade o quarto dos pais, Freda (Lu Grimaldi) e Caló (Gracindo Jr.), no meio da madrugada, reclamando do tratamento que sempre recebeu da família. Ele alega que, apesar de ser o mais velho, foi Tony (Gabriel Braga Nunes) quem assumiu os negócios da família Castellamare e que o irmão sempre foi o preferido de todos. Ele ainda culpa os pais por sua marginalização, já que sempre foi deixado de lado porque a atenção era toda para o irmão.

A cena vai ao ar no capítulo de Poder Paralelo de segunda-feira, dia 21 de setembro

Minissérie sobre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins começa a ser gravada


Minissérie de Maria Adelaide Amaral vai falar sobre a vida pessoal e profissional do casal de cantores A história de amor e ódio de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins será tema de uma minissérie da Rede Globo que tem estreia prevista para janeiro de 2010. Em cinco capítulos, Maria Adelaide Amaral vai falar sobre a vida dos dois cantores e da relação profissional e pessoal do casal.

- Raramente a paixão, desta forma virulenta, trouxe um trabalho, uma produção de tanta qualidade, de tanto sucesso - diz a autora sobre a trajetória artística e musical dois dois.

As gravações começaram nesta segunda-feira, dia 14, em prédios antigos que ainda mantêm a arquitetura das décadas de 30 e 40, na região central do Rio de Janeiro. Participaram das primeiras cenas os atores Adriana Esteves (Dalva), Denise Weinberg (Alice), Fabio Assunção (Herivelto), Maurício Xavier (Nilo Chagas), Janaína Prado (Lila), Adriana Salles (Nair), Emílio de Mello (Benedito Lacerda), entre outros.

A minissérie tem direção de núcleo de Dennis Carvalho, direção de Cristiano Marques, e previsão de estreia para janeiro de 2010.

SESSÃO BRIGAS: Especial Novelas 3

Review: Descolados – 01×09 – Bauru


Um episódio perfeito dentro do que Descolados é como série. Aqui, os três protagonistas se sentiram fora de rumo num mesmo nível, e cada qual na sua linha narrativa, sem a necessidade de um artifício externo, como um tema da semana.

É bom quando o roteiro consegue equilibrar a evolução do trio sem precisar deixar um ou dois em ponto morto ou com apenas uma ponta de uma história que se desdobrará depois. É o caso até de Felipe, que parece apesar começar o problema, mas, pela bagagem, ele já está todo exposto.

Teco obviamente domina o episódio com a tentativa de resolver uma situação limite de sua mentira para com seus pais. É interessante ele se sacrificar apesar de ter uma casa e um emprego que queria. O melhor de tudo é a reviravolta que acontece, como também na sua sutil apresentação. Foi uma bela construção de cena, primeiro um bom gancho para um intervalo comercial, depois uma bela piada e finalmente dando um conceito que desorienta o personagem.

Lud, por sua vez, sofre com aquilo que se propôs a fazer. A personagem sempre teve duas vertentes claras: os enlaces amorosos e o seu emprego no clube noturno. O lado emocional já foi bem explorado com idas e vindas às vezes sem muito sentido, mesmo assim válido para a série. Já esse lado de carreira serviu apenas para construir aquele mal ajambrado episódio do DJ, o pior da série. Aqui nesse episódio o desenvolvimento acontece de boa maneira e agrada.

Um detalhe interessante é notar que esse episódio estaria quase nos moldes de ser o segundo ou o terceiro em exibição na série, de tão conectado as premissas iniciais de Descolados. E da maneira que ele se sai tão bem fica claro que houve muita enrolação pelo meio do caminho.

Segunda temporada do seriado 'Filhos do carnaval', do HBO, é gravada no Rio


Apresença de um Walmor Chagas completamente careca e a volta de Carlos Alberto Riccelli à TV injetam novidade na segunda temporada da elogiada "Filhos do Carnaval", série da HBO que marcou a TV em 2006. Com direção geral de Cao Hamburger e produção da O2 Filmes, o seriado está sendo novamente gravado no Rio - serão sete episódios que custarão R$ 1 milhão cada - em locações como a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel.

As recentes aquisições do elenco foram a solução encontrada para tentar compensar a ausência de Jece Valadão, morto há dois anos. Era dele o papel do patriarca da série, o bicheiro Anésio Gebara, pai de Nilo (Thogun), Brown (Rodrigo dos Santos) e Claudinho (Enrique Diaz). Depois de uma passagem de tempo na trama, o trio estará cuidando dos negócios da família e tentando se entender.

- A morte do Jece foi um golpe enorme. Tivemos que matar o personagem e redesenhar o conflito principal que era sobre três filhos disputando o amor de um pai. Agora, eles tentam se entender como irmãos, apesar do crime e de tudo que os cerca - conta Elena Soarez, que assina o roteiro da série com Hamburger. - O antagonista será o Comodoro (papel de Walmor Chagas), que vai representar a velha guarda do crime.

O veterano terá um personagem misterioso. Comodoro aparecerá no enterro de Gebara e o público descobrirá aos poucos sua ligação com a família. Com estréia prevista para o ano que vem, os novos episódios de "Filhos do carnaval" mostrarão Claudinho, único filho legítimo de Gebara, no comando das operações. Os outros irmãos atuam como seus testas-de-ferro. Brown tentará ser um homem de negócios e comandará a escola de samba da família. Nilo estará morando em São Paulo, mas logo volta a se envolver com os problemas do clã.

- O personagem do Jece ainda nos acompanha, mas a segunda temporada marca a mudança nos negócios da família: o romantismo do jogo do bicho começa a dar lugar ao pragmatismo dos jogos modernos, como as máquinas de caça-níqueis - diz Hamburger, que conversou com a Revista da TV antes das gravações na quadra da Mocidade Independente. - Os irmãos agora travam uma guerra mais psicológica e afetiva. Para mim, a série é mais um drama familiar do que uma história sobre o mundo do crime - completa.

A primeira cena gravada naquele dia era a de uma festa promovida por Brown. Estava no set quase todo o elenco, além de ritmistas da escola e inúmeros figurantes. O trabalho começou por volta das 18h e atravessou a madrugada. Enrique Diaz - que tem levado para o set episódios da série "A sete palmos" para assistir no computador enquanto espera sua entrada em cena - só começaria a gravar às 2h. Mas o ator chegou mais cedo para conversar com os jornalistas.

- Claudinho continua atrapalhado e com dificuldade de lidar com a selva desse mundo adulto masculino. Com a morte do pai ele perdeu um dos seus principais pilares - explica Diaz, que diz buscar "um equilíbrio interessante entre o drama e um certo tom patético" para o personagem.

A maldição que ronda a família Gebara ainda está presente. Todos os homens serão presos num determinado momento da trama. O que servirá de deixa para as mulheres ganharem espaço nos negócios.

- Elas eram coadjuvantes e agora começam a protagonizar os eventos - avisa Mariana Lima, enquanto devora um sanduíche de pão integral com queijo branco. A atriz, casada com Enrique, faz Ana Cristina, mulher dele no seriado. - Eles têm outro filho e o Cris (Vítor Thiré, neto de Cecil Thiré) já está adolescente.

Os pais e o irmão de Ana Cristina, que são de Campinas, também irão aparecer na trama, passada no Rio. O ator Gustavo Falcão será o advogado Gabriel, irmão da personagem de Mariana. Carlos Alberto Riccelli interpretará o desembargador Norberto, provável caso dela.

- O Claudinho se envolve com assassinatos e Ana Cristina saca que o casamento está no fim. Ela terá um amante, mas ele será muito ruim - conta Mariana.

Audiência de terça (15/09)


Alma Gêmea - 21

Malhação - 22

Paraíso - 29

Caras & Bocas - 36

Viver a Vida - 39

Toma lá dá cá - 21

Véu de Noiva - 6

Bela, a Feia - 8

Poder Paralelo - 9

Caras & Bocas é a maior audiência desde "Cobras & Lagartos"


Caras e Bocas virou fenômeno dentro da Rede Globo, com fim de Três Irmãs aonde teve pior ibope das 19h com 24 media geral, globo esperava de CeB 27/28 mais novela foi alem disso foi esticada duas vezes de 174 cap agora pode ter em vez de 234 ter 240 cap , globo ja pensa em esticar mais 1 semana para proxima não começar na primeira semana de janeiro, qto isso Walcir ja passou ele mesmo com sete Pecado e novela mais visto desde 2006 com Cobras, seu maior ibope ate momento foi 37,5 picos 43 no casamento de Milena.

Veja a comparação:

2005 = Bang Bang = 27,40
2006 = Cobras e Lagartos = 37,10
2006 = Pé na Jaca = 29,30
2007 = Sete Pecados = 30,0
2008 = Beleza Pura = 28,0
2008 = Três Irmãs = 24,45
2009 = Caras e Bocas = 30,63

Cama de Gato: Emanuelle Araújo faz qualquer coisa pelo amado


Emanuelle Araújo define Heloísa como divertida, romântica e determinada Uma secretária divertida, mas passional. É assim que Emanuelle Araújo define Heloísa, sua personagem na nova trama das seis, Cama de Gato.

- A minha personagem é ótima. A Heloísa é uma secretária do escritório do Gustavo (Marcos Palmeira) e tem um caso com o Tião (Aílton Graça), o ex da Rose (Camila Pitanga). Só que a Heloísa, além de ter esse lado leve e divertido, é realmente apaixonada pelo Tião (Aílton Graça) e é capaz de fazer qualquer coisa por amor.

O sentimento de Heloísa por Tião (Aílton Graça) é tão forte que pode sobrar até para a batalhadora ex-mulher dele, Rose, vivida pela atriz Camila Pitanga:

- Ela pode ir até para um lado não tão legal para ir atrás do amor dela e, quem sabe, até prejudicar a Rose (Camila Pitanga) para conseguir esse amor só para ela, porque a Heloísa não é uma amante frívola. Ela quer casar com o Tião (Aílton Graça), que ainda luta pela ex porque para ele é difícil se desligar desse casamento. Mas ele é um safado - adianta Emanuelle.

Para Emanuelle, o clima nos bastidores não poderia ser melhor, já que a harmonia é total :

- Eu me sinto em casa porque também tem uma mistura do elenco de A Favorita e de Três Irmãs, então é ótimo porque eu conheço boa parte do elenco. Está sendo delicioso. A novela já está começando no clima certo.

SESSÃO HUMOR: TV Pirata

Caras & Bocas: Léa é interditada por Judith!


Quando vai comemorar seu noivado com Cássio, Léa descobre que seu cartão está bloqueado.

A perua não consegue pagar a conta do restaurante e passa o maior constrangimento com André. Mas ela nem imagina que é Judith quem está por trás disso!

No momento em que a vilã confessa que entrou com um processo de interdição contra a mãe, Léa fica chocada e afirma que educou muito mal a filha.

Cássio concorda e tenta recuperar o tempo perdido:

“Educou sim, perua. Essa aí merecia ter levado muitas palmadas. Mas não seja por isso. Leva agora!”, ele diz e já vai colocando a vilã no colo e lhe dando umas boas palmadas!

Você não pode perder essas cenas, que vão ao ar a partir de quinta-feira, dia 17/09.

Viver a Vida: Helena pensa em parar


Certas profissões não estão atreladas a idade para ser exercidas. Outras, no entanto, dependem dela. A de modelo é uma delas. Começa-se muito cedo e, aos 30, a profissional já uma veterana – caso de Helena. Ela é uma das poucas que podem usar com propriedade o título de top model, isso porque já chegou o máximo da carreira, tirando dela tudo que poderia tirar. Mas, evidentemente, seria precipitado dizer que Helena já deu o que tinha que dar. Basta uma olhada na sua performance no Búzios Summer Collection para afirmarmos categoricamente o óbvio: ela é linda, tem o corpo perfeito e total domínio da passarela. Pode render muito mais. Ficasse na ativa mais 10 anos e todos diriam que o tempo não passa pra ela. Pedissem que parasse e multidões furiosas reagiriam em coro: “Fica Helena, fica Helena!”.

Mas não é ninguém exceto ela quem pensa em parar. Não tem certeza, mas já aventa a possibilidade. E confessa isso a Osmar, em conversa de pé de ouvido: “Preciso pelo menos dar um tempo. Estou com problema na família”. Família? Pode ser, mas o problema talvez não seja na família que ela tem, mas na que pretende formar. Será Helena está pensando em parar para então se casar? E o candidato, seria Marcos?

HBO apresenta segunda temporada de "Filhos do Carnaval"


A HBO apresentou para a imprensa nesta terça-feira, 15, a segunda temporada da série brasileira "Filhos do Carnaval", que estreia em 4 de outubro. Serão exibidos sete novos episódios que, com os seis exibidos anteriormente, totalizam uma temporada completa de 13 capítulos. Com orçamento de cerca de R$ 1 milhão por episódio, a série produzida pela O2 Filmes, conta com recursos do artigo 39 para sua realização. "Temos que reconhecer o papel da Ancine em melhorar a qualidade da televisão", comentou o vice-presidente executivo da HBO Latin America, Luis F. Peraza.

Embora não tenha revelado valores, Peraza disse que o investimento em divulgação da série é alto, já que as ações serão panregionais.

Com a temporada de "Filhos do Carnaval" completa, há planos, ainda sem data definida, de lançar a série em DVD. Em cerca de três meses, a primeira série original da HBO no Brasil, produzida pela Conspiração, "Mandrake", deve ser lançada em DVD pela Sony Pictures.

A primeira temporada terá reexibição a partir do dia 22/09 às 19h30 na HBO Plus e no dia 28/09 às 20h na HBO.

Carmem Verônica voltará à novela 'Caras & bocas' numa cadeira de rodas


Em casa recuperando-se de uma cirurgia na perna direita - consequência de um atropelamente acontecido no dia 11 de agosto - Carmem Verônica conta que voltará a gravar "Caras & bocas" numa cadeira de rodas. A atriz, que na novela vive a ex-vedete Josefa, diz estar muito triste por estar longe do folhetim e por ainda não conseguir andar. Muito emocionada, ela conta ainda que tem feito sessões diárias de fisioterapia e talvez precise usar um andador para voltar a dar os primeiros passos.

- Não posso me locomover, estou sem movimento na perna, que está cheia de pinos e enxertos no joelho e no tornozelo. Se eu tivesse numa Olimpíada seria de se estranhar - acaba brincando a atriz, que tenta manter o bom humor. - MInha situação é horrível, estou jogada na cama. Se eu perder o humor, aí já era.

Carmem adianta que já combinou com a produção de "Caras & bocas" de voltar ao Projac antes de começar a trabalhar para avaliar se aguenta ficar muito tempo numa cadeira de rodas.

- Vou começar a gravar sentada, claro. Mas preciso ver como minha perna se comporta, se vou sentir dor - esclarece. - Caso contrário, quem sabe eu danço balé e ainda ando de skate (risos). Ninguém nesse mundo quer mais voltar à novela do que eu. Sou uma pessoa ativa e agora me encontro assim, imobolizada.

Aos 76 anos, Carmem Verônica foi atropelada por um táxi, na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon. A atriz atravessava a rua quando foi atingida. Ela foi levada para uma clínica particular e depois transferida para o Hospital Samaritano, em Botafogo. No dia seguinte, foi submetida a uma cirurgia no joelho e tornozelo.

Paisagens naturais se destacam mais do que atuação do elenco na estreia de "Viver a Vida"


Após a avalanche de revelações, reencontros e paternidades descobertas no capítulo final de "Caminho das Índias", "Viver a Vida" chegou sem conseguir empolgar tanto. As paisagens de Búzios, no Rio de Janeiro, se destacaram mais do que as atuações do elenco da nova trama de Manoel Carlos.

A Helena da vez, interpretada por Taís Araújo, passou boa parte do capítulo de estreia dando uma entrevista para um programa fictício de TV. A artificialidade da conversa, com uma falsa cumplicidade entre entrevistada e repórter, chegava a incomodar.

A superficialidade e os estereótipos marcaram boa parte dos personagens, como a mimada e infantil Luciana, modelo vivida por Alinne Moraes, e a dependente de álcool Renata (Bárbara Paz), que precisou aparecer em todas as cenas com um copo na mão para evidenciar seu vício.

O melhor momento deste primeiro capítulo ficou por conta da discussão entre o casal recém-divorciado Marcos (José Mayer) e Tereza (Lilia Cabral). Sem fugir ao seu tradicional estilo "galã grosseiro", o ator já esbravejou na primeira cena ("você é uma idiota!"), enquanto a atriz cumpriu bem a personagem de mulher amarga e rancorosa que já a consagrou tantas vezes, como em "Páginas da Vida".

De resto, a trama trouxe os elementos que caracterizam o autor, como as belas paisagens naturais, a bossa nova, casas deslumbrantes e os pequenos conflitos da vida privada. A única quebra nessa tradição foram as cenas com a irmã problemática de Helena, Sandra (Aparecida Petrowky), que fugiu e apanhou da polícia, com o namorado bandido Benê (Marcello Melo), em uma perseguição da qual ambos conseguiram escapar com uma facilidade digna de folhetim.

Ao que parece, esse núcleo da favela terá mais conflitos mais consistentes neste início de novela. Enquanto isso, em Búzios, só restou uma briga de egos na passarela.

Para encerrar, o autor resgatou um recurso utilizado em "Páginas da Vida": os depoimentos finais com pessoas comuns --uma senhora em cadeira de rodas, contou como enfrentou a poliomielite, com direito a lágrimas e fotos de família no fundo da tela. É bom preparar o lenço --ou mudar de canal.

O Encontros das Helenas

Primeira minissérie bíblica em dezembro


"A história de Ester", com texto de Vivian de Oliveira, já está em produção no RecNov para ser exibida em dezembro, dentro do projeto "Minisséries Bíblicas".

Curiosamente, em 1998, a emissora já havia exibido produção homônima, escrita por Yves Dumont e com a atriz Daniela Camargo no elenco.

Cama de Gato, nova novela das seis, irá abordar resgate de valores e solidariedade


Assinando seu primeiro roteiro original, a dupla de autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, sob a supervisão de João Emanuel Carneiro, autor de "A Favorita", escolheu o individualismo e a capacidade de amar para serem os temas centrais de "Cama de Gato", nova novela das seis que estreia no dia 05 de outubro no lugar de "Paraíso". "Esta história partiu de um sentimento que nós duas temos partilhado em nossos papos de amigas. De que o individualismo do mundo atual está levando as pessoas a perderem de vista alguns valores fundamentais do ser humano", conta Thelma.

O folhetim contemporâneo é ambientado no Rio de Janeiro e conta a história de Gustavo (Marcos Palmeira), um perfumista que venceu na vida, mas transformou-se num homem arrogante e infeliz por causa do poder e da riqueza. Logo nos primeiros capítulos, a vida desse homem sofre uma reviravolta que o faz perder tudo. E com a ajuda da faxineira Rose (Camila Pitanga), ele vai reaprender a viver, ser feliz e recuperar os valores que esqueceu ao longo de sua trajetória. "Tomara que eu consiga tocar as pessoas, com a simplicidade da personagem e a beleza da alma. Ela é generosa e tem muitos valores" diz Camila Pitanga.

Alcino (Carmo Dalla Vecchia), melhor amigo de Gustavo desde a infância, descobre que está doente e não tem muito tempo de vida. Antes de partir, ele resolve usar o tempo que lhe resta para fazer diferença na vida das pessoas que ama, e o primeiro é Gustavo. Alcino arma um plano para levar Gustavo à força para um lugar desértico, onde, longe de seu cotidiano e sem poder lançar mão de seu dinheiro, terá a chance de repensar sua vida.

Mas Verônica (Paola Oliveira), mulher de Gustavo, aproveita a chance para se livrar de vez do marido e herdar sua fortuna. A vilã contrata dois capangas para seguir Alcino em sua viagem ao deserto e, após roubarem os equipamentos do empresário, que monitora Gustavo à distância, uma grande perseguição acontece e termina com o perfumista levando um tiro de raspão e caindo de um penhasco.

Dado como morto, Gustavo custa a entender por que foi traído pelas pessoas que mais amava e ainda descobre que está sendo acusado pelo assassinato da modelo Natasha (Letícia Birkheuer), na verdade mais uma das vilanices de sua mulher. Assim, sem poder voltar para casa ou confiar em quem julgava estar ao seu lado, ele depende da solidariedade de pessoas humildes e estranhas para sobreviver, até reencontrar-se com Rose, a faxineira que no início da história tentou alertá-lo sobre o plano de Alcino.

Viagens e aulas

Para gravar as cenas em que Gustavo é abandonado no deserto, a equipe de "Cama de Gato" viajou até os Lençóis Maranhenses, onde passou 15 dias trabalhando durante o mês de julho. "Inicialmente essas cenas seriam no Chile e na Bolívia, onde fizemos toda a pré-produção. Só que, uma semana antes de começarmos a gravar, o Ministério da Saúde brasileiro desaconselhou viagens para Argentina e Chile por conta da gripe", conta o diretor Ricardo Waddington. Entre o fim de julho e o início de agosto, a Chapada das Mesas e a capital São Luís serviram de cenário para a trama, que também teve locações em Galinhos, no Rio Grande do Norte. Na história, no entanto, todos esses lugares são fictícios.

Além das viagens, para dar mais veracidade às cenas de "Cama de Gato", alguns atores tiveram aulas específicas de acordo com seus personagens. Para as sequências que se passam no clube Esplêndido da Glória, em que a dança de salão é pré-requisito, os atores Daniel Boaventura (Sólon), Wagner Molina (Fiasco), Camila Pitanga (Rose) e Heloísa Périssé (Taís) tiveram aulas de dança com Jayme Arôxa e aprenderam ritmos como valsa, bolero, salsa e tango.

Camila Pitanga treinou ainda a direção em uma Kombi velhinha azul e branca, que será parceira de sua personagem na novela. "Foi um barato, achava que seria mais difícil. A direção é mais dura e as dimensões são bem específicas, mas tudo correu bem. Na trama, a 'Charanga' é quase um personagem, nem sempre pega de primeira e protagoniza vários momentos cômicos", conta a atriz.

Bom Dia Frankentstein: Guilherme Weber se prepara para novela das sete


Com as gravações da atual temporada de "Malhação" chegando ao fim, Guilherme Weber já se prepara para voltar às telinhas em janeiro deste ano na próxima novela das 7. O intérprete do bom médico João do folhetim adolescente irá se transformar em um vilão em "Bom Dia Frankentstein".

Na novela de Bosco Brasil, Weber irá encarar um mau-caráter com toques de comédia. Seu personagem irá fazer dupla com Grazi Massafera, que irá encarar a primeira vilã de sua carreira.

"Bom Dia Frankenstein" irá suceder "Caras & Bocas" na faixa das 19h. Além de Guilherme e Grazi, também estarão no elenco Fernanda Vasconcelos, Thiago Rodrigues e outros grandes nomes. Essa será a primeira novela de Bosco Brasil após sua passagem pela Record, onde foi co-autor de "Essas Mulheres" e de "Bicho do Mato".

"Viver a Vida" marca 38 pontos em 2º capitulo


Como todo inicio de novela no 2º capitulo sempre há queda nos indices de audiência; e com "Viver a Vida" não foi diferente, de acordo com dados preliminares a novela marcou 38.4 pontos de média. E o mais interessante vem agora, durante a exibição da novela a Record empatou com SBT em 7.4, a Redetv! ficou com 3.6.

Leonardo Vieira pode ser o protagonista de "Ribeirão do Tempo"


Depois de protagonizar a novela Sonho Meu, em 94, Leonardo Vieira pode voltar a trabalhar com o autor Marcílio Moraes. Isto mesmo, o ator está reservado para "Ribeirão do Tempo", trama que substituirá "Poder Paralelo".

"Ribeirão do Tempo" se passará em uma pequena cidade que se alvoroça com a chegada de um grande empreendimento, um resort. Terá uma série de assassinatos que, mais tarde, se revelarão conectados a uma conspiração política.

"Ribeirão" está prevista para estrear em meados de janeiro de 2010.

SESSÃO CHAMADAS: Queridos Amigos

Após 10 meses de afastamento, Fábio Assunção volta a gravar para a TV


Na última segunda-feira (14), após 10 meses de afastamento, Fábio Assunção começa a gravar as primeiras cenas da microssérie "Dalva e Herivelto", sobre a vida, os escândalos e o amor de dois grandes astros da era do rádio, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. “Estou me reencontrando com a musica através do Herivelto Martins. Estou me preparando, fazendo aulas de canto”, conta o ator.

O papel marca a volta de um dos artistas mais queridos e talentosos da TV brasileira. Em 18 anos de profissão, foram 12 novelas, oito filmes e várias minisséries de sucesso.

Em novembro do ano passado, Fábio teve que deixar a novela "Negócio da China", na qual era protagonista, alegando problemas de saúde.

Novelas escritas por mais de um autor são sucessos na Rede Globo


Cama de Gato, estreia em outubro, tem autoria de duas estreantes em um roteiro original: Duca Rachid e Thelma Guedes. As autoras também são responsáveis pelo remake de "O Profeta", um grande sucesso também do horário das seis.

Outras novelas escritas por duas mãos já renderam sucessos para a teledramaturgia da Rede Globo.

Relembre algumas abaixo. Nos anos 1970, no horário das 19h, a novela Bravo! (1975/1976) teve não apenas um elenco memorável, que incluía Grande Otelo, mas também o texto de dois autores de renome: Janete Clair e Gilberto Braga.A década de 1980 foi repleta de sucessos na dramaturgia. Entre os grandes nomes, a inesquecível Roque Santeiro (1985/1986) foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

Na novela Vale Tudo (1988/1989), de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, os telespectadores ficaram na curiosidade até os últimos capítulos para saber quem matou a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall). Durante Tieta (1989/1990), novela das 20h escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, a personagem principal foi interpretada por Cláudia Ohana e Betty Faria. A trama foi inspirada no livro “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado.Na fictícia cidade de Resplendor, um triângulo amoroso movimenta a trama de Pedra Sobre Pedra (1992), novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. O cantor Fábio Junior interpretou o fotógrafo assassinado, Jorge Tadeu.

Nos anos de 1993 e 1994, Fera Ferida, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, contou a história do antigo prefeito da fictícia Tubiacanga, Feliciano Mota da Costa (Tarcísio Meira), que acredita que a cidade esconde preciosas minas de ouro. A novela Salsa e Merengue (1996/1997) marcou a estreia de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa na autoria de novelas, numa parceria que já havia produzido peças de teatro e programas de televisão, como Delegacia de Mulheres e Sai de Baixo. Personagem marcante do enredo de A Indomada (1997) foi o Cadeirudo (Sônia de Paula), a figura misteriosa que saía à noite e atacava mulheres pela cidade de Greenville. A novela teve autoria de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.

O Cravo e a Rosa (2000/2001) foi uma comédia inspirada no clássico “A Megera Domada”, de William Shakespeare. Com uma história que se passa no ano de 1927, Walcyr Carrasco estreiou na Rede Globo ao lado do autor Mário Teixeira e narrou o conflituoso romance entre o machista Petruchio (Eduardo Moscovis) e a feminista Catarina (Adriana Esteves). Em 2007, Gilberto Braga e Ricardo Linhares foram os autores do sucesso de Paraíso Tropical. A novela ficou na memória dos telespectadores com o casal Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga).

Marcos Palmeira reclama de seu último personagem em "Três Irmãs" e elogia o atual


Sem a presença da protagonista Camila Pitanga, aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no Projac, Rio de Janeiro, a coletiva de imprensa de Cama de Gato, próxima novela das seis da Globo, que estreia em 5 de outubro no lugar de Paraíso.
O galã da trama, Marcos Palmeira, roubou a cena e confessou que, ao conferir a sinopse das autoras Duca Rachid e Thela Guedes, desistiu de seu projeto de ficar longe das novelas por uma longa temporada.

“Minha mulher (Amora Mautner, diretora-geral da novela) me mostrou a sinopse e, na hora, disse que gostaria de fazer o Gustavo, que é personagem fantástico. Ter oito meses para desenvolver um bom papel é ótimo. Caso contrário...”, avalia o ator.
Segundo ele, o motivo de sua desilusão foi sua participação no folhetim Três Irmãs, de Antônio Calmon, que chegou ao fim em abril.

“Criei expectativa em relação a esse personagem e ele não aconteceu. Não consegui contar a história desse personagem, não sabia nem mesmo do que se tratava. Na verdade, a última sinopse muito boa e diferente que li, foi uma do Gilberto Braga. Até que chegou essa em minhas mãos e não resisti”.

Em Cama de Gato, Palmeira será Gustavo, um empresário poderoso que não esquece as humilhações que enfrentou quando era muito pobre. Logo no início da trama, ele precisa se safar de uma armadilha criada pelo melhor amigo de infância, que o abandona em uma ilha para que reflita e abandone a arrogância.

Infantil e sitcom vão disputar vaga na Globo em 2010


A Globo já definiu dois de seus especiais de fim de ano, que podem ganhar uma vaga fixa na programação em 2010. São eles: um infantil de Péricles Barros e Denise Saraceni sobre uma fábrica de brinquedos muito especial, e uma sitcom de Cláudio Paiva sobre os bastidores caóticos de uma telenovela.

Ainda sem nome, o infantil, da mesma dupla que fez em 2009 o especial "O Natal do Menino Imperador", conta a história de uma fábrica de brinquedos que está há muitas gerações sob o comando de uma mesma família. Na véspera de Natal, a fábrica recebe a visita de um menino pobre e muito criativo, que mudará para sempre o destino daquela família.

Já o projeto de Claudio Paiva tem um ar "Som & Fúria", da 02 Filmes. A atração, também ainda sem título definido, mostrará os bastidores de uma novela com duas narrativas distintas: a da trama e a do que acontece por trás das câmeras. Brigas, chiliques de atores, dificuldades de produção, resumindo: o mundo televisivo sem nenhum glamour.

Ambos os programas buscam uma chance entre as temporadas curtas (de três meses) na programação da Globo em 2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Caras & Bocas: Ivonete flagra Fabiano e Adenor abraçados na cama


Preocupada com os dois sozinhos em casa, Ivonete resolve ir até lá para ver como estão:

“Oxe, que tou mermo preocupada. Só de pensa em Fabiano e Adenor, os dois, suzinho, na mesma casa. Eu tenho medo que acabe em pancadaria”, ela desabafa com Magaly.

Só que, ao entrar no quarto, ela se depara com Fabiano e Adenor dormindo abraçados e, assustadíssima, dá um berro ao ver a cena!

O que ela não sabe é que o abraço dos dois foi por causa de um sonho que tiveram. Só que Fabiano e Adenor nem têm a chance de contar!

Essa cena vai ao ar a partir de sexta-feira, dia 18/09.

SESSÃO BEIJO: Caras & Bocas

Manoel Carlos já tem projeto de minissérie após "Viver a Vida"


Manoel Carlos já pediu à Globo que compre os direitos do livro “Vale Abraão”, da escritora Agustina Bessa-Luís, considerado uma obra-prima da literatura portuguesa. A ideia é transformar a história numa macrossérie com cerca de 50 capítulos.

O livro conta a trágica saga de Ema, uma espécie de Madame Bovary portuguesa. Bela e neurótica, a personagem tem vários poderes, incluindo tirar os homens do sério.

Ema, uma mulher de uma beleza ameaçadora. Para Carlos, o marido com quem casou sem amor, "um rosto como o seu pode justificar a vida de um homem". O seu gosto pelo luxo, as ilusões que tem na vida, o desejo que inspira aos homens, fazem-lhe valer o epíteto de "A Bovarinha". Conhecerá três amantes, mas esses amores sucessivos não conseguem suster um sentimento crescente de desilusão que a leva a definir-se como nada mais que "um estado de alma em balouço". Ema morrerá - "acidentalmente? Quem sabe?" - num dia de sol radioso, depois de se ter vestido como se fosse para ir a um baile.

Record informa que Bianca Rinaldi renovou contrato até 2013


Depois que saiu nota de que Bianca Rinaldi recusou renovar com a Record, a assessoria de imprensa da emissora acaba de enviar um comunicado:

“Bianca Rinaldi tem contrato com a Record. A renovação foi em 24/08/2009 com duração de 4 anos e mais 1 ano de renovação automática”, esclarece.

Com isto, acaba com a especulação de que a atriz estaria negociando com o SBT.

Audiência de segunda (14/09)


De acordo com os números prévios de audiência na Grande São Paulo, nesta segunda (14/09), a reprise de "Alma Gêmea" registrou seu recorde. A trama exibida no "Vale a Pena Ver de Novo" marcou uma média de 21 pontos com pico de 26. Destaque também para "Paraíso", que conquistou pico de 34 pontos.

Confira algumas prévias do dia:

Alma Gêmea – 21

Paraíso – 30

Caras & Bocas – 37

Viver a Vida – 42

Bela, a Feia – 7,5

Poder Paralelo – 7

Vende-se um Véu de Noiva – 4,5

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Viver a Vida estréia com 42 pontos de média


A novela "Viver a Vida" começou com o pé direito neste 1º capitulo; A tempos a globo não via uma estréia acima dos 40 pontos.

De acordo com dados preliminares a novela marcou 42 pontos de média com picos de 45.


** Dados preliminares, que podem sofrer alterações no consolidado.

Audiência: Confira como foi a audiência do último capitulo de "Caminho das Índias" pelo Brasil


Florianopólis 64.5 e pico de 67.8 (89% de share)

Porto Alegre 63.0 e pico de 66.0 (86% de share)

Salvador 64.8 e pico de 68.7 (87% de share)

Recife 64.6 e pico de 69.0 (87% de share)

Rio de Janeiro (menor audiência)52 de média

Nas outras cidades onde há medição do ibope ficou entre 54 e 61 pontos.

domingo, 13 de setembro de 2009

SESSÃO CENA INESQUECÍVEL: Caminho das Índias

Bom dia Frankestein: Grazi Massafera irá viver sua primeira vilã


Grazi Massafera, 27 anos, está empolgada com seu novo trabalho na TV Globo. Ela está confirmadíssima no elenco da próxima novela das sete, Bom Dia, Frankenstein, do autor estreante na emissora, Bosco Brasil. Ontem (10/9/2009), durante a première do monólogo Viver sem Tempos Mortos, com Fernanda Montenegro, no Teatro Fashion Mall (RJ), Grazi falou de sua próxima personagem. ''A gente está fazendo preparação. Está uma delícia, muito gostoso, o trabalho é diferente. Estou fazendo aulas de kung fu! Está emocionante.''

Massafera vai viver uma vilã cômica, um novo desafio na vida da atriz, que não teme colocar, de novo, a cara à tapa. ''É difícil e ao mesmo tempo uma delícia fazer uma vilã. E o fato de ela ter humor, e não ser apenas uma aventureira, será muito bom, trará mais cor ao trabalho. Acho que vai dar certo. Estou estudando e me dedicando bastante para que isso aconteça.''

Rodrigo Lombardi já deixou Raj para trás


Pego de surpresa com o convite para viver um dos protagonistas de "Passione", a substituta de "Viver a Vida", Rodrigo Lombardi já a partir de janeiro começa a gravar a nova novela de Silvio de Abreu.

Nos próximos dias, depois de colocar a casa em ordem, vai viajar com a mulher, Betty Baumgarten, mas não será para o exterior.

Só depois começará a se preparar para "Passione".

Na luta pela faixa das seis


Elizabeth Jihn está novamente na disputa por um espaço na faixa das 6 da Globo. Ela entregou a sinopse de "Além da vida" para a direção de Entretenimento da emissora, que agora avalia o trabalho.

A última novela da autora, exibida em 2007, foi "Eterna Magia", produção de época com bruxarias e lendas, protagonizada por Malu Mader, Thiago Lacerda, Maria Flor e Cássia Kiss.

Não foi bem de audiência, chegando inclusive a ser tachada de "eterna agonia" por profissionais da própria emissora.

Dalva: Preparativos para o retorno


Fábio Assunção, escalado para viver um dos protagonistas da microssérie "Dalva", que estreia em janeiro na Globo, não se cansa de buscar informações que possam auxiliá-lo na composição do papel de Herivelto Martins.

Está assistindo várias entrevistas que o cantor e compositor concedeu ao longo da vida, vendo fotos de família, encontro com os filhos. Também dedica-se à leitura do texto de Maria Adelaide, além de ouvir a obra de Dalva e Herivelto.

Tá completamente entregue ao trabalho que marcará sua volta à televisão.

Autora de "Malhação" abandona universo adolescente


Na próxima semana, a autora Patrícia Moretzsohn deve entregar os últimos capítulos da atual temporada de "Malhação". Conforme informado, promessa de final movimentado. Além da presença de Cláudia Leitte, haverá um festival de música na última semana do programa, fechando o ciclo que iniciou com o de Canoa Quebrada no começo do ano.

Apresentações de Yasmin Fontes (Mariana Rios) e da Quadribanda, mas também de bandas convidadas. As gravações estarão concluídas em meados de outubro.

"Malhação" tem alcançado média de 24 pontos e vai passar a bola redondidinha para a equipe de Ricardo Hofstetterer e Mário Márcio Bandarra, cuja temporada estreia dia 9 de novembro.

Por sua vez, Patrícia Moretzsohn sai de férias em outubro - vai para a Turquia -, mas já começou a pensar em um novo projeto para a Rede Globo.

Trata-se inclusive de uma investida que não tem nada a ver com o universo adolescente. Na verdade, ela decidiu se afastar desse público por um tempo. A autora pretende desenvolver um seriado adulto que vai misturar religião, ação e mitologia. Está confiante que tem uma boa história para contar.

Ricardo Hofstetter, responsável pela próxima temporada de "Malhação", já organizou o grupo que irá colaborar no texto da novela.

Neste início de trabalho ele conta com Laura Rissin, Flávia Bessone e Zé Dassilva. Depois que o programa estrear, virão Alessandra Poggi e Eliza Palatnik.

Viver a Vida: Maneco apresenta o elenco da novela

Venha Viver a Vida


Não é só a troca da Índia pelo bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, que marca a grande diferença entre “Viver a Vida”, nova novela do horário nobre da Rede Globo, e a fantasia descabelada de “Caminho das Índias”, que nos dá adeus. O telespectador sai de um universo delirante, com histórias rocambolescas, danças, roupas e hábitos exóticos (até demais, para os próprios indianos) e acompanha, agora, histórias comuns desenvolvidas no cotidiano brasileiro. Como é sabido, o novelista Manoel Carlos, autor de “Viver a Vida”, repete alguns recursos em seus folhetins.

O Leblon é o endereço certo de vários personagens; Helena é sempre o nome da protagonista e é nas situações prosaicas do dia a dia que todos os conflitos e romances acontecem. Dessa vez, ele abriu espaço também para o charmoso balneário de Búzios, no Rio. Mas, apesar de repetir a fórmula, há novidades. Helena é, pela primeira vez, negra – e também mais jovem, beira os 30 anos. A atriz Taís Araújo, escolhida para o papel, viverá uma modelo internacional de sucesso que encontra sua cara-metade em Marcos (José Mayer), pai de uma de suas rivais na profissão.Também não faltarão histórias de superação.


COTIDIANO
Lília Cabral e Natália do Valle interpretam duas sócias em um estúdio de fotos.

Luciana (Alinne Moraes), a antagonista de Helena nas passarelas, ficará tetraplégica após um acidente de carro. Em contraste com cenas leves em paisagens exuberantes, seja no Rio, seja na Jordânia, em Paris ou em Israel – lugares em que a novela foi gravada -, o “lado B” da vida estará bastante presente. Dessa vez, o autor aborda os desafios da medicina paliativa, que dá conforto a pacientes terminais, as armações de uma vilã de apenas seis anos e o alcoolismo, que esteve presente em quatro de suas tramas e agora reaparece na modalidade de anorexia alcoólica. “O que torna uma novela atraente não é o grau de complexidade, mas o conteúdo. O público precisa se reconhecer nas personagens”, diz o diretor Jayme Monjardim. E, para aproximá-lo da trama, temas atuais estarão também mais presentes nos diálogos. Malu Trindade (Camila Morgado), uma jornalista de economia, pode até entrar ao vivo para dar informes na novela.

A mocinha Taís Araújo sabe o peso dessa identificação. “Vivendo no Brasil, não há como negar que todos os meus trabalhos têm uma função social”, diz a atriz, que não foi escolhida por sua cor, asseguram autor e diretor. Outros trunfos de “Viver a Vida” são Lília Cabral e José Mayer.

O ator está prestes a interpretar seu sexto galã e completar mil capítulos em novelas do autor: “Faço um trabalho mais econômico para saltar o conteúdo do que ele escreve.” Lília vive um bom momento e estourou nas bilheterias com o filme “Divã”. “Um papel, nas mãos dela, nunca fica banal”, diz Maneco, como é conhecido.

Ele não se incomoda de estar repetindo até o título de outro trabalho, uma minissérie que produziu para a extinta TV Manchete, em 1984: “A repetição é inevitável para um produto que se estende por mais de 200 capítulos, a cada três anos, por mais de 30 anos.” Sua preocupação central, como já declarou em outras oportunidades, é fazer sucesso. “Sou pago para dar ibope”, disse, certa vez. Com uma fórmula vencedora com a qual acostumou o público, melhor mesmo que não mude.

Record pode estar interessada no diretor Jayme Monjardim


A contratação de Jayme Monjardim pode estar nos planos da Record. Ontem, em alguns setores do canal, falava-se no nome do diretor para comandar o departamento de teledramaturgia da emissora. A Globo estreia nesta segunda-feira a novela Viver a Vida, de Manoel Carlos, que tem Monjardim na direção geral.

O contrato do diretor com a Globo termina em Dezembro desse ano, e ainda não houve qualquer sinal de renovação.

Stênio Garcia sai irritado da festa de encerramento de “Caminho das Índias”


Na noite da última sexta-feira, enquanto todo o elenco da novela global “Caminho das Índias” se reunia para se despedir da novela e comemorar o sucesso, o ator Stênio Garcia não parece ter curtido muito. Enquanto os atores, que se reuniram no Porcão Rios para um jantar especial e para apreciar o útimo capítulo da trama de Glória Perez, o ator, acompanhado de sua mulher, não assistiu mais que o primeiro bloco da novela.

No primeiro intervalo de “Caminho”, Stênio deixou o restaurante irritado. Apesar de não ter conversado com os jornalistas sobre o motivo da irritação, sua mulher revelou o problema. “É descontentamento”, disse ela. “Cortaram cenas dele. Na segunda-feira ele vai até a Globo reclamar!”, completou ela.

Visivelmente irritado, Stênio não quis parar, e continuou puxando a mulher pelas mãos até o carro. Intérprete de Doutor Castanho, Stênio já se mostrava chateado com a falta de destaque de seu personagem na trama. “Foi uma falta de respeito com este grande profissional e com a pureza de ser humano que ele é”, desabafou.

Último capítulo de “Caminho das Índias” vai a pico de 59 pontos


A novela “Caminho das Índias”, cujo último capítulo foi exibido na noite desta sexta, 11 de setembro, se despede em paz com a audiência. Patinando no início, a trama de Gloria Perez surpreendeu e, na sua reta final, superou a casa dos 55 pontos, Índices que não são obtidos desde “Paraíso Tropical”, em setembro de 2007.

A ntrama estreou em janeiro, e os cinco primeiros meses foram de médias mensais inferiores a 40 pontos – em fevereiro, amargou média de 33,7. A partir do momento em que a autora Gloria Perez desenvolveu tramas paralelas, como as ações da vilã Yvone (Letícia Sabatella) e as traições da Norminha (Dira Paes), a audiência decolou. A virada aconteceu em junho, quando começou a ultrapassar os 40 pontos.

Para a autora, a trama é um dos trabalhos mais felizes que já realizou. “Consegui encantar o público e fazê-lo pensar”, declarou.

O último capítulo
Maya e Raj
Final feliz para os protagonistas! Dado como morto, após um acidente de trem, Raj procura por Pandit (José de Abreu), que se assusta. Ele pergunta o que houve com Maya e, ao ouvir que a mulher está nos becos de Varanasi, vai atrás dela.

Raj e Maya se avistarão de longe e, emocionados, correm um em direção ao outro. “Nós construímos um amor, agora eu sei”, finaliza o empresário.

Bahuan
O personagem de Márcio Garcia, inicialmente apontado como verdadeiro amor de Maya, apareceu pouco no último capítulo. Ele e Shivani (Thaila Ayala) se casam.

Maya e Raj assistem o cortejo de longe. Ela fica um pouco constrangida, mas o marido diz: “Que sejam felizes como nós somos”.

Surya
A verdade sobre a gravidez da cunhada de Maya, vivida por Cleo Pires, não foi revelada. Surya compra o bebê, mas descobre que “deu à luz” uma menina. “Estou perdida, vou voltar a ser criada da casa”, disparou.

Yvone
Yvone (Letícia Sabatella) seduz o carcereiro e foge do presídio. Ela sabe que algumas presas terão o direito de sair para visitar as mães e diz ao carcereiro que gostaria de abraçar a sua. Com pena, o funcionário dá cobertura para ela, que supostamente ficaria 2h fora da cadeia, com a “mãe”. Obviamente, Yvone não volta – e se dá bem.

Tarso e Tônia
O esquizofrênico deixou sua mãe, Melissa (Christiane Torloni), orgulhosa. Escondida, ela assiste a uma apresentação do filho na clínica. O rapaz canta “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, e é surpreendido por Tônia (Marjorie Estiano), que o beija apaixonadamente. Os dois se casam na Gafieira Estudantina, com direito a show de Maria Bethânia.

A Audiência
O último capítulo de “Caminho das Índias”, da Globo, exibido na noite desta sexta-feira (11), das 21h às 23h03, marcou média de 54 pontos, com pico de 59 e 77% de share, segundo dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo.

A Favorita, a antecessora de Caminhos das Índias no horário, terminou com média de 50 pontos e pico de 53.

Multishow Mostra os Bastidores de Viver a Vida


Isabel Wilker viajou até a Jordânia para acompanhar as gravações de "Viver a Vida", próxima novela da TV Globo, para o programa "Bastidores", que vai ao ar no Multishow nesse domingo, dia 13, às 22h. Isabel conversou com a protagonista Taís Araújo e também com Alinne Moraes sobre seus personagens e a preparação de cada uma.

Sobre gravar em outro país tão diferente, Taís ficou impressionada com o clima. "A geografia daqui é completamente diferente da nossa. É tudo muito árido e o sol é uma loucura. Você não sua o dia inteiro porque o clima é muito seco, diferente daquela umidade do Rio", contou ela.

A apresentadora descobriu ainda que quem adorou esse clima foi o maquiador Fernando Torquatto, pois a maquiagem não deteriora com facilidade. "Aqui eu fico a maior parte do tempo conversando com as atrizes", brincou ele.

Já Rodrigo Hilbert revelou que perdeu alguns quilos por causa da comida da Jordânia. "Estou louco para voltar para casa e comer a comidinha do Brasil, pois não existe nada igual!", disse. Isabel também conferiu as fotos que Thiago Lacerda fez na câmera de seu personagem. "Esse lugar é muito especial, é como se estivesse perdido no tempo. Acho meio ilógico olhar esse lugar e pensar que as pessoas viviam aqui", falou.

O diretor Jayme Monjardim também conversou com o programa e contou como foi gravar as cenas num lugar tão inóspito como Jordânia.