sexta-feira, 7 de maio de 2010

Série Mulher de fases estreia em 2010 na HBO


Claudia Tajes já escreveu roteiros para as seriados Mandrake e Antônia
Uma mulher que muda de personalidade de acordo com cada namorado. Se o dito em questão é fumante, ela adota o cigarro mesmo que nunca tenha fumado na vida. Se arruma um outro que é místico, passa a estudar tudo o que se relaciona ao assunto. Tem muita gente que pode conhecer uma mulher assim. E é isso que torna as personagens da escritora e publicitária gaúcha Claudia Tajes interessantes. Ainda que em alguns momentos elas caiam num exagero proposital, não deixam de trazer um quê de verdade. Claudia já lançou sete livros do gênero e um deles vai ganhar, em 2010, uma adaptação para a TV.

Louca por homem (2007), o tal livro descrito ao lado, vai virar Mulher de fases – a música homônima dos Raimundos já foi comprada para virar tema da série – na HBO. Coproduzido com a Casa de Cinema, será inteiramente rodado, em Porto Alegre, e é a quarta produção original do canal pago no Brasil. A protagonista será vivida pela atriz Elisa Volpato, também gaúcha. Na direção, Ana Azevedo e Marcio Schoenardie. A série terá 13 capítulos de meia hora. Claudia assina o roteiro, ao lado de Pedro Furtado (filho de Jorge Furtado) e do irmão Duda Tajes.

O livro foi comprado pela HBO antes mesmo da publicação. “A HBO procura projetos para fazer com produtores independentes. A Casa de Cinema ficou sabendo disso e o pessoal de lá me ligou perguntando se não tinha alguma ideia. Disse que só tinha uma, para um livro que estava escrevendo. Para nossa surpresa, o canal gostou e comprou o projeto ainda em 2006”, conta Claudia. De lá para cá ela teve duas experiências do gênero: integrou a equipe de roteiristas das séries Mandrake (da própria HBO) e de Antônia (da Globo).

De acordo com Claudia Tajes, roteirizar um texto original é bem diferente. “Foi engraçado porque ao mesmo tempo em que conhecia bem a história, as pessoas que estavam trabalhando comigo tinham uma visão diferente da minha.” Uma das adaptações necessárias para o bom entendimento da série é que a protagonista vai conhecer dois homens a cada episódio, totalizando 26, número maior que o do livro. “Isso foi feito para que o público perceba bem a mudança radical da personagem. Mas não quer dizer que ela vá se envolver com os 26. O que ela vai é se adequar à personalidade do cara que admire.”

Nenhum comentário: