terça-feira, 30 de março de 2010

A partir do dia 05 de abril, Malhação ID aborda luta contra o crack


A partir do dia 05 de abril, Malhação ID terá um novo desdobramento em sua trama a partir do personagem João, interpretado por Carlos André Faria. A história é um alerta para jovens, pais e familiares sobre um vício que faz parte da realidade do Brasil: o uso do crack.

- Falamos sobre o problema desta droga e suas conseqüências, mas principalmente sobre como buscar ajuda - conta o autor Ricardo Hoffstetter.

- Eu me sinto honrado de fazer este personagem. É uma experiência nova e muito interessante - afirma o ator Carlos André Faria.

- Já tinha trabalhado com o Carlos em Força-Tarefa e ele foi muito bem. Quis repetir essa experiência com ele, que novamente está impressionando - diz o diretor Mario Márcio Bandarra.

Tudo começa quando Cristiana (Cristiana Peres) está patinando e sai para beber água. Nesse momento, ela é abordada por um garoto que tenta beijá-la. Bernardo (Fiuk) e Beto (Murilo Couto) a ajudam e percebem que o jovem é João, um amigo que estudou com eles no Primeira Opção. Eles conversam rapidamente, estranham a aparência do amigo e desconfiam de que ele esteja doente. O namorado de Cristiana relembra que a mãe do rapaz, Kátia (Dayse Posato), era muito amiga de Cissa (Vera Zimmermann) quando moravam no bairro, mas as duas perderam o contato no mesmo período em que o João sumiu da escola.

- A Cissa é a desinformada. Ela representa o preconceito na história. Ela tem muito medo do filho se influenciar - conta Hoffstetter.

Kátia vive procurando João e implorando para que o jovem volte para casa, mas ele se recusa e, constantemente sai a procura de Sapão (Helio Rodrigues), seu fornecedor de drogas. Desconfiados, Bernardo, Beto e Cristiana seguem João e o flagram comprando crack. Todos tentam convencê-lo a encontrar um caminho melhor, mas João os ignora.

Determinado, Bernardo sugere que conversem com Arlete (Simone Pontes), assistente social, para pedir conselhos de como ajudar o amigo para afastá-lo do vício. Ela explica que o crack age muito rápido e que lembrá-lo de como ele era feliz e saudável antes do uso da substância talvez ajude a estimulá-lo.

- É importante levar essas informações para os jovens e familiares. As pessoas vão ver Malhação e a partir disso seguirão atrás de mais detalhes na internet, jornais, dentre outros. Às vezes a pessoa cai no vício por falta de informação - diz Carlos André Faria.

O trio parte novamente em busca de João e faz mais um apelo para que ele desista do vício, mas dessa vez ele reage agressivamente, aumentando a preocupação dos amigos.

Bernardo entra em contato com Kátia e os dois decidem aproximar João da sua realidade anterior, saudável, com amigos e bons hábitos. Para reconquistar a confiança do jovem ele se desculpa pela discussão do dia anterior e o chama para ir à sua casa ver fotos dos bons tempos. João aceita, mas suas intenções são escusas, já que deve dinheiro a Sapão.

- Esse mundo é duro, triste. A gente sente isso de perto quando faz uma pesquisa para a trama. Aproveito essa oportunidade para aprender tudo - conta Fiuk.

Nenhum comentário: