sábado, 23 de outubro de 2010

Cinara Leal, Nanda Lisboa e Raquel Villar brilham como as joias de 'Araguaia'


Uma saiu de Salvador, a outra de um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, a terceira da Zona Sul carioca e todas se encontraram no rio Araguaia. Nanda Lisboa, Cinara Leal e Raquel Villar trilharam estradas diferentes, mas, juntas, acertaram o caminho para dar vida às irmãs Ametista, Safira e Esmeralda, respectivamente, mais conhecidas como "as joias" na novela das 18h da TV Globo.

As meninas, que tinham pouca experiência na telinha, se esforçaram muito para ganhar as personagens da trama de Walther Negrão e, segundo o diretor de núcleo de "Araguaia", Marcos Schechtman, estão conseguindo dar unidade ao trio de irmãs fogosas e espevitadas:

- Estamos muito felizes com o trabalho das três. A Nanda é um lançamento, é a primeira vez dela na TV. Raquel e Cinara vêm de alguns trabalhos anteriores e todas estão correspondendo muitíssimo bem. Nós sabíamos que iam dar essa liga. Elas são lindas, talentosas e estão abrilhantando a nossa história - elogia o diretor.

Para as atrizes, a constante convivência nos bastidores trouxe intimidade:

- Passamos um mês juntas no Araguaia e acabamos criando uma cumplicidade, como irmãs mesmo. Hoje, nos vemos quase que diariamente por causa das gravações e, além disso, ainda saímos juntas - revela Cinara, de 32 anos, a mais velha do trio dentro e fora da trama: - Acabamos nos apegando e eu, como mais velha das três, sempre me preocupo com elas.

No folhetim, Cinara interpreta Safira, a primeira filha do casal Pérola (Tânia Alves) e Cirso (Gésio Amadeu). Na vida real, ela é a caçula da família. Criada na Penha, subúrbio do Rio, a menina que entrou no balé aos cinco anos de idade se tornou bailarina profissional. Mas acabou mudando o roteiro de sua história e deixou de lado as sapatilhas.

- Quando eu tinha 18 anos, minha família resolveu morar na Zona Sul. No começo resisti à mudança, mas, com o tempo, fui me acostumando. Passei a ir cada vez mais ao teatro e, um dia, assistindo ao espetáculo "A máquina", de João Falcão, pensei: "Isso é o que eu quero para a minha vida" - conta a atriz, que largou a faculdade de Educação Física depois de três anos de curso e parou de dar aula de dança para se dedicar exclusivamente à faculdade de Artes Cênicas e aos trabalhos como atriz.

Com peças de teatro, participações em programas de TV e no cinema, Cinara teve que batalhar para conseguir o papel em "Araguaia".

- Fui até a sala do Marquinhos (Marcos Schechtman) pedir para fazer o teste. Eu já sabia que a personagem era mais nova do que eu. Então, coloquei um vestido, com o estilo mais menininha, e fui na cara e na coragem - diz ela.

Depois de um mês, a atriz foi chamada para o teste e, trinta dias mais tarde, ficou sabendo que tinha conquistado o tão sonhado papel.

- Hoje me dedico à carreira. Foi uma escolha. Mas amo dançar. Outro dia mesmo tinha uma cena de dança na novela e fiz da Safira uma verdadeira pé de valsa - conta Cinara.

Aos 21 anos e a mais nova do grupo, Nanda Lisboa interpreta a irmã do meio, Ametista. A baiana, que saiu de Salvador aos 16 para trabalhar como modelo em São Paulo, lembra que já perdeu muito trabalho em comerciais. O motivo?

- Eu não passava nos testes por causa do meu sotaque. Como não tinha dinheiro para pagar aulas de fonoaudiologia, comecei a imitar as pessoas falando na rua - diverte-se.

Depois de fazer aulas de teatro e deixar seu vídeo cadastrado na Globo, Nanda teve que esperar um ano até ser chamada para o teste de sua personagem em "Araguaia". E, por pouco, não ficou de fora da seleção:

- Fiquei um tempão sem ver meu e-mail e uma noite resolvi checá-lo. Meu olho bateu direto na mensagem da Globo, que me chamava para fazer um teste. Quando li, me dei conta que para participar da seleção eu teria que estar no dia seguinte, às 13h, no Rio. E eu estava em São Paulo! Bateu um desespero. Corri muito para conseguir confirmar minha presença e para comprar a passagem. Só no aeroporto notei que não tinha onde dormir naquela noite.

Com tudo resolvido, a atriz conseguiu decorar o texto no caminho para o estúdio e, ao chegar lá, ficou nervosa com as outras atrizes que foram participar do mesmo teste - muitas com mais experiência em televisão do que ela.

- Foi uma correria. Uma loucura. Mas deu tudo certo e, um mês depois, me chamaram para outra etapa. Eu fiquei muito tensa, mas foi ótimo - revela Nanda, que se sente realizando um grande sonho: - Eu fiquei muito feliz. Todo dia olho pela janela do meu apartamento e ainda não acredito no que está acontecendo. Não imaginava que tão cedo conseguiria fazer uma novela na Globo e morar no Rio de Janeiro.

Raquel Villar, de 23 anos, que interpreta Esmeralda, a irmã mais nova da trupe, diz que soube do teste para "Araguaia" quando ainda estava no ar em "Cama de gato".

- Soube do teste logo que a novela acabou e quis participar da seleção. Fiquei radiante por ter passado e poder interpretar a Esmeralda - vibra.

Raquel, que vem de uma família de músicos, começou a fazer teatro ainda criança na igreja que a família frequentava. Aos 13 anos, procurou cursos de interpretação e de canto para ter uma formação mais completa. Em seguida, foi atrás de informações sobre testes para novelas e chegou a participar de curta-metragens de amigos. Entre 2007 e 2008, a moça participou da novela "Duas caras", em que viveu uma dançarina de boate. Pouco depois, em "Cama de gato", interpretou Glória, uma das filhas de Rose (Camila Pitanga), que queria ser independente e se tornar modelo.

- Eu sempre tive cara de menina mais novinha mesmo. Então, acabei perdendo alguns papéis por causa disso - conta Raquel, que hoje se sente realizada na pele da irmã mais nova do trio.

Sabendo que ainda têm um longo caminho pela frente, as atrizes dizem que não ficam tímidas nem incomodadas com as inúmeras cenas em que aparecem com roupas curtinhas ou usando biquínis:

- São três meninas que cresceram e viraram mulheres lindas. Elas chamam atenção e sabem disso. E, com esses nomes, se acham verdadeiras joias mesmo - explica Cinara: - Ao mesmo tempo em que elas são muito ligadas à família, adoram a rotina que vivem na cidade e sonham em encontrar um marido rico.

Assim como suas personagens, as atrizes estão curtindo cada momento da rotina de gravações e já sabem que a experiência vai deixar saudades no trio.

- Cada papel tem uma característica e deixa uma marca registrada na gente - afirma Raquel.

Nenhum comentário: