segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

VALE A PENA LER DENOVO


Viva o Gordo foi um programa de televisão humorístico brasileiro exibido pela Rede Globo na década de 1980, com apresentação de Jô Soares e participação de convidados. Composto por esquetes feitas pelo humorista Jô Soares, com texto de Max Nunes, onde mais de 300 personagens foram compostos ao longo dos seis anos de existência do programa. Viva o Gordo foi produzido de 1981 a 1987 e apresentava quadros fixos e esquetes, com personagens vividos pelo humorista e o elenco de apoio, além da participação de convidados especiais.

Histórico

O programa estreou em 9 de março de 1981 e dentre os personagens mais famosos de Jô Soares no Viva o Gordo estão: Capitão Gay (criado por Max Nunes para Jô Soares) e seu assistente Carlos Suely (Eliezer Motta), Alice no País das Maravilhas, Reizinho, Ciça (ginasta), Aninha (a cozinheira que apresentava um programa de culinária), Zé da Galera (com seu bordão "Bota ponta, Telê!"), Reizinho, Vovó Naná, Pai Coruja e Dalva (a mulheríssima). Grande parte do conteúdo das histórias eram críticas implícitas ao governo da época.

O título foi retirado de uma peça de teatro do Jô Soares, Viva o Gordo e Abaixo o Regime, fazendo trocadilho com a palavra regime, já que o Brasil estava na fase final da ditadura.

Jô Soares saiu da Rede Globo e reeditou o programa no SBT, com o nome Veja o Gordo.


Curiosidades

* Alguns episódios do "Viva o Gordo" foram reprisados no Programa do Jô até 2004.
* Jô Soares, que estreou no SBT em março de 1988, cumpriu seu contrato com a TV Globo até o final, 15 de dezembro de 1987, data de exibição do último "Viva o Gordo".
* Era possível rever quadros de sucesso do "Viva o Gordo" no bloco final do Programa do Jô, quando era exibido o quadro "No Fundo da Caneca".
* Em Portugal, onde o "Viva o Gordo" fez muito sucesso em 1986, quando era exibido pela RTP, a atração podia ser vista, na íntegra, no canal GNT Globo, aos domingos pela manhã (até 2005).
* Em Portugal, Jô Soares é conhecido como "Gordo", em virtude do sucesso do programa "Viva o Gordo".
* Em reprise no canal Viva, a partir de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário: