quinta-feira, 5 de julho de 2012

‘Mad Maria’ na nova temporada do Faixa Comentada



A partir de hoje, o Canal Futura reexibe a minissérie “Mad Maria”, com direção de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, sobre construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no norte do Brasil, entre 1907 e 1912.

A nova temporada do Faixa Comentada, que vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 23h, conta agora com a apresentação da atriz Taís Araújo. Os 35 episódios, de 50 minutos cada, serão acompanhados de comentários sobre a cenografia, o  figurino, a fotografia, a preparação do elenco, as curiosidades da produção, a construção da narrativa e dos personagens. Por meio de entrevistas com profissionais e especialistas, o programa também abordará os aspectos históricos, literários e comportamentais da minissérie, exibida pela Rede Globo em 2005.

Baseada no romance homônimo de Márcio Souza, e adaptada para TV por Benedito Ruy Barbosa, “Mad Maria” retrata a extraordinária história que cerca a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A ferrovia, que se estende por 366 km dentro da floresta amazônica, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, foi um dos maiores desafios arquitetônicos do século XX e contabilizou a perda de 1.522 homens, por conta das condições insalubres de trabalho, a má alimentação, os ataques de índios e de animais.

A narrativa é dividida em dois grandes núcleos principais, separados geograficamente – uma parte da história se passa no meio da Amazônia, durante a construção da estrada de ferro; e a outra trama tem, como pano de fundo, o Rio de Janeiro do início do século XX, então capital federal. Através desses dois cenários opostos, “Mad Maria” mostra o cotidiano dos homens que trabalharam duro para finalizar a ferrovia, contrastando-o com o glamour e efervescência da vida dos políticos e empresários da capital.

A minissérie teve uma superprodução e contou com um grande elenco da Rede Globo nos papéis principais, como Antônio Fagundes, Fábio Assunção, Ana Paula Arósio, Tony Ramos, Cássia Kiss, Fidelis Baniwa, Cláudia Raia e Juca de Oliveira.

Nenhum comentário: