segunda-feira, 6 de agosto de 2012

VALE A PENA LER DENOVO



Mad Maria é uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005 em 35 capítulos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com direção de Ricardo Waddington, baseada no romance homônimo de Márcio de Souza, que retrata a incrível construção da impossível Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), entre 1907 e 1912. A minissérie foi gravada nas cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia na Região Norte e as cenas finais rodadas na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais.
A minissérie Mad Maria esteve engavetada por 24 anos, quando o diretor artístico da emissora José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mostrou o livro homônimo do escritor amazonense Márcio Souza a Benedito Ruy Barbosa e pediu que ele o transformasse em uma minissérie. Escrita entre 1980 e 1981, a minissérie deixou de ser produzida, uma vez que na época não existia os recursos necessários para o empreendimento.
Para as primeiras gravações, foram usadas locações em Rondônia: Abunã e Porto Velho. Para gravações feitas em Abunã, foi necessário reconstruir seis quilômetros de trilhos que estavam soterrados por barro e mato, e reformar a Mad Maria, nome da locomotiva que há um século abria a estrada de ferro.
Ao todo, a minissérie mobilizou cerca de 400 funcionários em Rondônia. Elenco e Técnicos geraram só nos trinta dias que ficaram em Guajará-Mirim, uma das bases de gravações, o impacto de um milhão de reais da economia local. A minissérie como um todo, foi orçada em cerca de doze milhões de reais, uma das mais caras da história da emissora.
A trilha sonora produzida especialmente para a minissérie.
A Globo Marcas lançou o livro Uma Saga Amazônica Através da Minissérie Mad Maria, que retrata as gravações da minissérie.  O DVD da minissérie também foi lançado comercialmente.
A minisséie foi reapresentada no Faixa Comentada do Canal Futura (canal de TV por assinatura pertencente à Rede Globo) a partir de 02/07/2012, às 23 horas.


Sinopse:
No coração da floresta amazônica é construída a estrada de ferro Madeira-Mamoré, concluída pelo empreendedor americano Percival Farquhar. A ferrovia atende a interesses políticos e comerciais de autoridades nacionais e estrangeiras, porém custa a vida de milhares de trabalhadores.
 O governo brasileiro investiu na ferrovia para compensar a Bolívia pelo território do Acre. A ferrovia iria superar 19 cachoeiras dos rios Madeira-Mamoré que dificultavam o transporte de borracha da Bolívia para o Atlântico, via Amazonas. Mas, ao ser concluída, a borracha entrava em decadência.
 Indo contra os interesses de Farquhar está o ministro Juvenal de Castro, amigo pessoal do então Presidente da República, o Marechal Hermes da Fonseca. Planejando derrubar o ministro e tirá-lo de seu caminho, Farquhar descobre o romance extra-conjugal de J. de Castro com a jovem Luiza, e não exita em tirar proveito desse segredo.
 Enquanto isso, na Amazônia, o engenheiro inglês Stephan Collier comanda com mãos de ferro a construção da ferrovia liderando um grupo de homens tratados como animais no meio de uma floresta selvagem, ameaçados por toda sorte de infortúnio, principalmente doenças.
 A mudar este panorama está a chegada de três novos personagens: o índio Joe Caripuna, que roubava o alojamento dos trabalhadores e ao ser descoberto teve as mãos amputadas. O Dr. Finnegan, um jovem médico idealista que bate de frente com a autoridade de Collier. E a bela Consuelo, encontrada na floresta entre a vida e a morte após o naufrágio do barco onde viajava com seu noivo.

Elenco:
JUCA DE OLIVEIRA - Stephan Collier
 FÁBIO ASSUNÇÃO - Joe Richard Finnegan
 ANA PAULA ARÓSIO - Consuelo
 TONY RAMOS - Percival Farquhar
 ANTÔNIO FAGUNDES - Ministro Juvenal de Castro
 PRISCILA FANTIN - Luiza
 CÁSSIA KISS - Amália
 OTHON BASTOS - Marechal Hermes da Fonseca
 CLÁUDIA RAIA - Tereza
 EDWIN LUISI - Alexander Mackenzie
 WALMOR CHAGAS - Dr. Lovelace
 JOSÉ RUBENS CHACHÁ - Coronel Agostinho
 RENATO BORGHI - Rui Barbosa
 FIDÉLIS BANIWA - Joe Caripuna
 DÉBORA OLIVIERI - Harriet
 ELIANE GUTTMAN - Dona Inês
 LUCIANO CHIROLLI - Addams
 MARCELO SERRADO - Jim
 ANDRÉ FRATESCHI - Ted
 GENÉSIO DE BARROS - Thomas
 EVANDRO SOLDATELLI - Harold
 ARTHUR KHOL - King John
 BUKASSA KABENGELE - Jonathan
 CREO KELLAB - Dick
 ESTER JABLONSKI - Maria
 GILBERT STEIN - Antônio
 CAMILO BEVILÁCQUA - Hans
 MARCOS SUCHARA - Günther
 MILTON ANDRADE - Gustav
 EDDIE JANSSEN - Joseph
 AISHA JAMBO - Sofia
 ALMIR MARTINS - Juan
 GABRIEL TACCO - Alonso
 ANDRÉ BANKOFF - Werner
 RICARDO BLAT
 SERAFIM GONZALEZ
 GLÁUCIO GOMES
 CREUSA DE CARVALHO
 MÁRCIO RICCIARDI - médico
 FELIPE KANNENBERG - operário
 HSU BUN LUNG - operário
 NICOLAS ROHRING - operário
 LUCIANO QUIRINO - policial
 TÁCITO ROCHA - Vice-Ministro

Nenhum comentário: