segunda-feira, 24 de maio de 2010

E o vale a pena ver denovo?


O Canal Viva estreou triunfante, com as reprises das saudosas novelas Quatro por Quatro e Por Amor (para a alegria de seus fãs nostálgicos), além do retorno de seriados consagrados da TV Globo. E nem por isso, a sessão de novelas da própria Globo deixa de ter seu destaque evidenciado.

Para substituir Sinhá Moça, já apareceram 5 candidatas aptas para suceder. Por enquanto, "só" 3 prosseguem na disputa. E pelo andamento da seleção, certamente não será uma novela das 6.

A primeira candidata a aparecer é a que tem mais apoio maciço de seus fãs. Celebridade, exibida entre 2003 e 2004, já aparece desde 2007 nessas candidaturas, mas é agora que tem uma certa vantagem de favoritismo. Pelo menos por enquanto, porque vai ser preciso editar muita cena. Se bem que a inesquecível luta de tapas entre Maria Clara (Malu Mader) e Laura Prudente (Claudia Abreu) não deve ficar de fora...

A novela foi escrita por Gilberto Braga e teve ainda Marcos Palmeiras, Marcio Garcia, Bruno Gagliasso, Déborah Secco, Juliana Paes, Hugo Carvana, entre outros.

Cobras e Lagartos também tem forte apelo popular, e pode ser a substituta também. E é uma novela das sete que fez grande sucesso, salvando o horário na época, em 2006. O mesmo ano em que passou Sinhá Moça. Ou seja, de abril até outubro, quando Sinhá terminou, ambas as novelas dividiam a atenção do público antes do Jornal Nacional, e tiveram seus sucessos.

Cobras foi escrita por João Emanuel Carneiro e teve Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira como mocinhos. Carolina Dieckmann e Henri Castelli foram os vilões. Mas foram a dupla Taís Araújo e Lázaro Ramos que fizeram o maior barulho na trama, como Ellen e Foguinho. Lázaro foi até indicado ao Emmy de melhor ator.

Em 2006, também passava Belíssima, que era outra séria candidata ao Vale a Pena, mas perdeu força, ao passo que Sílvio de Abreu acabou de entrar no ar com Passione. A Globo não gostaria de coincidir com um autor ter duas novelas em exibição, mesmo que isso tenha acontecido algumas vezes na década. Agora mesmo, entre 2009 e 2010, houve esta coincidência, com Walcyr Carrasco, no ar com a reprise de Alma Gêmea, e a inédita Caras e Bocas (que não deve demorar tanto para voltar ao ar).

Na atual seleção de candidatos, a que mais surpreende é a presença de Beleza Pura. Exibida ainda em 2008, com Regiane Alves, Edson Celulari, Carolina Ferraz, Humberto Martins, Christiane Torloni e Reginaldo Faria no elenco principal. Sua repentina reprise poderia acontecer em uma forma de homenagear a autora da trama, Andréa Maltarolli, que faleceu no ano passado.

O Clone, que por pouco não foi reprisada no lugar de Alma Gêmea, também não está descartada. Mas há a probabilidade de que, se quiser, reprisa só em 2011, ano em que sua estreia completa 10 anos.

E pra você, leitor, qual novela merece ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, no lugar de Sinhá Moça?

Nenhum comentário: