domingo, 23 de maio de 2010

"Passione" tem terceira pior quinta-feira da década


A novela das oito da Globo, Passione, marcou anteontem 30,7 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Foi a terceira menor audiência de uma novela das oito nos últimos dez anos. Só não foi inferior às registradas por Viver a Vida em 24 e 31 de dezembro passados, respectivamente 20,2 e 20,7 pontos. Mas eram feriados, quando o número de televisores ligados desaba. Portanto, a audiência de anteontem foi a menor média da faixa das 21h da Globo em um dia útil.

Mas o que estaria levando uma boa e movimentada novela como Passione a cravar recorde negativo?
Há que se considerar que Passione está pagando o preço de ter recebido a audiência do horário em um patamar menor do que suas antecessoras. Mas a explicação pode estar na TV paga e no uso do televisor como tela de computador, para ver DVD e jogar videogame.

Acompanhe essa comparação:
Há quase quatro anos, em sua primeira quinta-feira no ar, Páginas da Vida marcava 49,8 pontos. No mesmo horário, a Record tinha 8,5 e o SBT, 7,9. Anteontem, enquanto Passione alcançava 30,7, a Record registrava 9,8 e o SBT, 6,0. Ou seja, a Globo caiu 19,1 pontos, mas o crescimento da Record foi inferior à queda do SBT. Band e Rede TV! também apresentaram quedas.

Para onde foi o público perdido?
Uma parte dos telespectadores de 2006 desligou o televisor. Uma outra parte, bastante significativa, manteve o televisor ligado, mas não na TV aberta.
Na primeira quinta-feira de Páginas da Vida, o relatório do Ibope creditava 3,8 pontos aos chamados "outros canais" e 2,8 aos "outros aparelhos" (DVD, videogame). Anteontem, os "outros canais" marcavam 11,7 pontos no horário de Passione e os "outros aparelhos", 3,9.

Em outras palavras, em quatro anos a sintonia nos "outros canais" triplicou.
O Ibope trata com "outros canais" cerca de 200 canais, entre eles os pagos, os UHF, os recebidos por antenas parabólicas e até os de circuitos internos de segurança. Esse agrupamento de microcanais já representa, de acordo com o relatório de quinta-feira, a segunda maior audiência, maior do que a Record, no horário da tradicional novela das oito da Globo.

Pode ter sido um caso isolado. Na quinta-feira, a TV paga teve dois jogos importantes. No horário de Passione, estavam em campo Estudiantes e Internacional, jogo que interessava principalmente à torcida são-paulina.

A TV paga, porém, mesmo nos maiores clássicos, não tem força para marcar os 11,7 pontos atribuídos aos "outros canais" (a audiência dos jogos de quinta-feira na TV paga só será conhecida em uma semana). Sozinha, ela não explica essa fuga de público.

Nenhum comentário: