domingo, 4 de julho de 2010

Aguinaldo Silva diz que 'Roque Santeiro' moldou seu estilo como autor de novelas


Escrita por Dias Gomes, "Roque Santeiro" completa 25 anos agora em 2010 e será lançada em DVD em agosto. É a primeira vez que uma novela da TV Globo chegará às lojas neste formato. No próximo domingo, a Revista da TV conta essas e outras curiosidades sobre a trama, protagonizada por José Wilker, Lima e Regina Duarte.

O autor Aguinaldo Silva assumiu a trama a partir do capítulo 40 e conduziu o trabalho até sua reta final, quando Gomes decidiu escrever os capítulos finais.

"Roque Santeiro" foi a segunda novela assinada por Silva. Segundo o novelista, a obra definiu seus trabalhos futuros.

- Eu queria mostrar que o realismo fantástico de "Roque Santeiro" também era de minha autoria. Em "Tieta" e "Pedra sobre Pedra", "Fera Ferida" e "A Indomada" fui ainda mais longe por esse caminho... Mas a essa altura já tinha descoberto que meu realismo fantástico não tinha mais nada com "Roque Santeiro", é que eu adorava fazer aquilo. Tanto que estou pensando em fazer de novo qualquer dia desses - antecipa o autor.

Aguinaldo comenta ainda como foi escrever uma obra concebida e já iniciada por outro autor.

- Para mim a maior dificuldade foi entrar no clima da novela, que era uma farsa despudorada. Eu estava acostumado a escrever textos, digamos assim, mais sérios. Mas essa dificuldade teve que ser superada com a maior rapidez possível, porque em novela é assim, você não tem tempo para maiores elocubrações, o negócio é mandar bala - ensina.

Nenhum comentário: