quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fina Estampa, uma novela para a classe C?


“Fina Estampa” já pegou o Brasil de jeito. As más línguas estão dizendo que é uma novela pra classe C. Eu devo ter perdido essa aula onde falaram que novelas são feitas pra classe A ou B, ou D. Até então, novela era, e é, uma mania brasileira capaz de fazer com que milhões e milhões de pessoas, parem todos os dias à noite para assistir personagens em busca de um final feliz. Eu me pergunto, quem e como conseguiram encaixar uma luta de classes no meio disso? Viva a revolução. Em que momento novela deixou de ser um produto popular pra virar algo refinado? E o contrário também vale! Novela é clichê ainda, e tem uma definição mais clichê: obra aberta. Obra aberta é um verdadeiro “oba-oba”, onde a qualquer momento as coisas viram e se transformam, porque é medida pela empatia, pelo sucesso, e principalmente, pelos dígitos da audiência a se sacudirem nos aparelhos do Ibope.



“Fina Estampa” é grata surpresa. Vivemos em dias que a televisão virou quase um rádio, ela está ligada, mas nossos olhos estão na tela do computador ou do celular. Não é à toa, que a programação em tempo real é sempre um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Se alguma novela, programa ou ator consegue a proeza de nos fazer desviar o olhar para a TV, a ponto de perder a última piadinha no Twitter, é porque de algum jeito ela começa a ter nossa atenção. Em três semanas de exibição, Aguinaldo Silva conseguiu aumentar em muito a audiência inicial de uma novela das 21h. Mas não só isso, eles plantaram sementes, que se bem regadas, serão germinadas, o sol ajudando e a primavera vindo com força, farão dessa história uma árvore grande, frondosa, crescendo em direção ao céu. Elementos pra isso não faltam.

Pelas classificações dos institutos, eu não faço parte da Classe C, nem tão pouco da A. Mas vivemos em um país em que muita gente agora tem acesso à internet, é capaz de visitar um portal de notícias como este, discutir, enviar opiniões. Se “Fina Estampa” é uma novela feita para o grupo C, D, X, não sei dizer, só sei dizer que se for brega gostar da novela, eu meto o pé na jaca mesmo, danço que nem a Joelma e faço coraçãozinho com a mão, porque a novela é boa demais. 

Nenhum comentário: