quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Santa Maria Madalena, terra natal de Dercy, é cenário da nova minissérie

Dercy de Verdade (Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior) 
Santa Maria Madalena, terra de Dercy, é cenário da minissérie Dercy de Verdade, que estreia em 2012
(Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior)
Dercy e Santa Maria Madalena. Ou seria Santa Maria Madalena e Dercy? Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena é nacionalmente conhecida como a “terra de Dercy Gonçalves”. Foi lá que a humorista nasceu, cresceu e escolheu ser sepultada. Logo, não há como contar uma história sobre Dercy sem mencionar Madalena e vice-versa. E foi por esta razão que a equipe de Dercy de Verdade, de Maria Adelaide Amaral com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, não teve dúvida ao eleger a cidade como uma das locações para as gravações da minissérie, com estreia marcada para o dia 10 de janeiro.
Terra natal de Dolores Gonçalves, nome de batismo de Dercy (Luiza Périssé/ Heloísa Périssé/ Fafy Siqueira), Santa Maria Madalena fez uma viagem no tempo durante os sete dias de gravações. Graças ao trabalho das equipes de produção de arte, cenário e figurino, casas, ruas e igreja foram transformadas em algo bem próximo do que a comediante viveu. O destaque é para a casa onde a protagonista morou, ambiente que mais emocionou o elenco, principalmente Heloísa Perissé e Fafy Siqueira, atrizes que interpretam a artista na minissérie.
 
Para dar continuidade a esta volta ao passado - e retratar um momento importante da trama - foi necessário, no entanto, fazer um deslocamento até Tiradentes, Minas Gerais.

Dercy de Verdade (Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior) - Como em Madalena não existe mais Maria Fumaça, e foi nesse tipo de trem que Dercy (Heloísa Périssé) fugiu com o artista Pascoal (Fernando Eiras) e a companhia Maria de Castro, tivemos que recriar a cena em outra região - explica Jorge Fernando.

As gravações duraram três dias e contaram com uma equipe de 100 pessoas, entre produção, elenco e figurantes locais. Nas cidades, participaram das gravações: Luiza Périssé e Heloísa Périssé (Dercy), Tuca Andrada (Augusto Duarte), Cássio Gabus Mendes (Valdemar), Fernando Eiras (Pascoal), Rosi Campos (Bita), Walter Breda (Manuel), Álvaro Diniz (Álvaro Castro), Rose Abdallah (Maria de Castro) e Anja Bittencourt (vizinha) e Anthero Montenegro (artista da trupe Maria de Castro).
Uma mulher ousada e abusada, mas também tímida e recatada. Digna, porém desbocada. Uma mulher que caiu e se levantou quantas vezes foram necessárias. Que amou, mas disse nunca ter sido apaixonada. Uma guerreira incansável, que escondia das pessoas o seu romantismo e a sua fragilidade. A atriz que, com improviso, liberdade, irreverência e bom humor, em quase um século de trabalho, conquistou uma plateia fiel com apenas uma preocupação: o público. Uma mãe que encontrou em sua filha a mais bela relação que teve na vida. Seu nome? Dolores Gonçalves Costa (1907 – 2008) ou, simplesmente, Dercy.


Na minissérie Dercy De Verdade, a autora Maria Adelaide Amaral propõe revelar quem foi Dercy. E destaca os motivos que a impulsionaram a contar a história da artista e sua amiga pessoal:

- Não queria que ela fosse esquecida. Segundo, eu não gostaria que ela fosse lembrada como aquela velha que só falava palavrão - adianta a autora.

Dercy De Verdade é uma minissérie com autoria de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra “Dercy de cabo a rabo”, da própria autora, com colaboração de Leticia Mey e direção geral e de núcleo de Jorge Fernando. O programa tem quatro capítulos, com previsão de ir ao ar de 10 a 13 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário: