sexta-feira, 27 de junho de 2008

Mariana Ximenes: 'Lara vai começar a desconfiar de Donatela'

Uma jovem em busca de sua identidade. Assim, Mariana Ximenes define Lara, sua personagem em "A favorita". Disputada pelas rivais da história, Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar), Lara se vê no meio do fogo cruzado entre sua mãe de criação e a mãe biológica. E ainda não sabe de que lado deve ficar.

— Por incrível que pareça, estou vivendo a mesma ambigüidade que ela. A cada cena que gravo, penso uma coisa diferente. A Lara e o público carregam a dúvida, não sabem quem está falando a verdade. Eu estou no mesmo barco, não consigo pender para um lado — revela a atriz, que se baseia justamente na dúvida para compor a personagem. — Penso o tempo todo nisso, ela nunca sabe realmente o que pensar em cada situação.

Mariana revela que seguiu, à risca, um conselho do autor da história, João Emanuel Carneiro:
— Ele me pediu para não ler a sinopse. Assim, eu manteria essa dúvida da Lara em mim mesma. Obedeci direitinho.

A personagem está num momento de descobertas, vem perdendo a confiança nas pessoas mais próximas.

— O mundo dela está em ruínas, de uma hora para a outra tudo mudou radicalmente. Ela descobre que pessoas em quem confiava, como a avó Irene (Glória Menezes) e a Donatela, mentiram para ela. E isso, numa pessoa que preza a ética e os valores morais, como a Lara, provoca ainda mais conflitos — comenta Mariana.

Para a atriz, a ambigüidade da personagem aparece ainda mais nas cenas com Flora (Patricia Pillar).

— Quando descobriu a verdade sobre a Flora, ela rejeitou a mãe, mas ouviu tudo o que ela tinha para dizer. É uma contradição muito grande: ao mesmo tempo que ela quer distância, ela quer conhecer melhor a sua mãe de verdade. Com a investigação sobre a morte do pai, ela vai começar a desconfiar da Donatela e aceitar os argumentos da Flora — adianta Mariana.

A relação com Cassiano (Thiago Rodrigues) e toda a sua família é vista com bons olhos pela atriz.

— Eu acho ótimo para ela ter proximidade com uma família bem-estruturada como a dele. Ela não teve isso. A mãe foi presa, o pai assassinado. Teve amor, mas não uma família convencional. Com esse namoro, ela pode vivenciar essas situações, essa rotina— analisa a atriz.

A história prevê um envolvimento de Lara com Halley (Cauã Reymond). Mas a convivência com os atores do núcleo de Cassiano incentivam a atriz a defender o namoro com o operário da fábrica de seu avô Gonçalo (Mauro Mendonça).

— Ah, contracenar com aqueles atores é maravilhoso. Tarcisio Meira, Chico Diaz, Lília Cabral, Gisele Fróes, são todos sensacionais. Quero mais é continuar ali, estou muito feliz por trabalhar com todos esses monstros da TV — brinca ela.

Mariana também não poupa elogios a Mauro Mendonça, Glória Menezes, Patricia Pillar, Claudia Raia, Ary Fontoura...

— Eu fico nos bastidores, só espiando as cenas, observando, aprendendo. É ótimo.

Dos próximos capítulos, a atriz só adianta que Lara terá, em breve, mais um encontro com Flora.

— A Flora vai ligar para ela pedindo para vê-la. Ela vai recusar o convite, mas, no fim das contas, vai aparecer no encontro. Ela quer ou não quer saber o que essa mãe tem a dizer? — provoca a atriz.

Nenhum comentário: