quarta-feira, 12 de maio de 2010

Elenco estelar de 'Passione' se reúne em festa em São Paulo


Mistério, drama, comédia e paixões. É o que Silvio de Abreu promete ao público na nova novela das 20h da TV Globo, "Passione", com estreia marcada para segunda-feira, dia 17 de maio. Na festa de lançamento do folhetim, que aconteceu na noite desta segunda-feira em grande estilo na Casa Fasano em São Paulo e reuniu elenco, diretores e equipe técnica, o autor contou que a ideia da trama surgiu de uma canção italiana clássica, chamada "Malafemmena", que fez sucesso nos anos de 1920 na voz de um dos maiores atores da Itália, o Totó.

- Toda a trama veio à minha cabeça quando ouvi essa música, que fala de um homem que se apaixona perdidamente por uma mulher que não presta - lembrou Silvio de Abreu, completando que escreveu o personagem Antonio, não por acaso também Totó, pensando em Tony Ramos.

Antonio (Tony Ramos) é um agricultor viúvo que vive na Itália com sua família. Vai se apaixonar cegamente por Clara (Mariana Ximenes). Cerca de 30 anos mais jovem que Totó, Clara se aproxima do viúvo por interesse. Ela e Fred (Reynaldo Gianecchini), outro golpista, descobrem que Totó é filho e herdeiro da industrial brasileira Bete Gouveia (Fernanda Montenegro). A dupla, que vive no Brasil, viaja para a Itália planejando dar um golpe em Antonio. Totó se encanta por Clara e ela não pensa duas vezes antes de tirar Fred da jogada.

- No início, os vilões agem juntos. Depois brigam e um vai querer se vingar do outro - explica o novelista. - Fred e Clara não têm nenhum caráter, só ambição. Mas há explicações para a maldade no passado dos dois.

É a 13ª novela de Silvio de Abreu na TV Globo. O novelista explica que não há protagonistas em "`Passione", são quatro núcleos com igual importância na trama e cujas histórias se relacionam. O eixo da história é matriarca da família Gouveia, Fernanda Montenegro. O público saberá mais que os personagens. O autor diz que a novela é como os italianos, "alegre e dramática, com personagens que amam ou odeiam demais".

- Adoro Fernanda Montenegro e queria criar para ela uma personagem completamente diferente de Bia Falcão ("Belíssima"). Bete Gouveia é muito bom caráter, uma mulher que quer aglutinar a família que está se estraçalhando - completa, lançando um mistério no ar. - Por volta do capítulo 100 um personagem importante vai ser assassinado.

Fernanda Montenegro causou alvoroço ao chegar à festa, em um elegante vestido vermelho. Sobre o assédio maior do que o sofrido por Reynaldo Gianecchini quando entrou no salão, a atriz que acaba de completar 80 anos, disse com modéstia: "isso é porque existo há mais tempo que ele". "Passione" é a sexta novela de Silvio de Abreu estrelada por Fernanda Montenegro.

- Na TV já fiz cafetinas, bandidas, pestes. Esta é a primeira vez que faço uma senhora honesta, digna e rica. Bete Gouveia é uma "mater dolorosa" - comemora Fernanda, que promete voltar aos palcos de São Paulo assim que acabarem as gravações da novela, em janeiro, com a peça "Viver sem tempos mortos".

Não foi revelado como, mas Fred, personagem de Reynaldo Gianecchini, terá algum tipo de envolvimento com Fernanda Montenegro. Interpretando pela primeira vez um vilão, Gianecchini conta que seu personagem é capaz de tudo para se dar bem.

- Fred tem várias caras. Uma das minhas referências para criar o personagem foi o filme "Gigolô americano". Ele é um pouco michê, usa o corpo para seduzir as pessoas. Fazer um vilão dá ao ator licença para experimentar certas coisas que não faríamos na vida - diz.

Mariana Ximenes trabalha pela primeira vez em uma novela de Silvio de Abreu e comemora o convite para interpretar a vilã Clara.

- Clara foi maltratada pela avó, foi abusada quando criança. O único vículo de afeto que ela tem é com a irmã mais nova, a quem tenta proteger - adiantou a atriz.

Enquanto na Itália Clara dá o golpe em Antonio, Mauro (Rodrigo Lombardi) e Gerson (Marcello Antony) disputam o amor da jornalista Diana (Carolina Dieckmann) em São Paulo. Mauro e Gerson são amigos, foram criados juntos na casa dos Gouveia. Gerson é um dos filhos de Bete, enquanto Mauro é filho do matorista da família. Quem vai levar a melhor na disputa é o aventureiro Gerson, piloto de stock car. Ele pedirá Diana em casamento e ela aceitará. No capítulo 44, o piloto sofrerá um acidente em uma corrida. E não é só essa surpresa que Gerson reserva ao público.

- É um personagem que vai quebrar barreiras na dramaturgia brasileira. Vamos abordar uma coisa que jamais foi abordada na TV - disse Marcello Antony.

Nenhum comentário: