terça-feira, 2 de julho de 2013

“Amor à Vida” sofre com acusações de plágio a seriados americanos


Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcelo Antony) em cena de “Amor à Vida” (Foto: Uol)


“Amor à Vida”, novela escrita por Walcyr Carrasco,  continua com índices razoáveis de acordo com o desejado pela Globo. A atual trama das 21h, estreou com a missão de colocar nos eixos o horário, que sofreu uma perda considerável de audiência após “Salve Jorge”. Passado mais de um mês da estréia, o objetivo parece não ter sido cumprido ainda, mas esse não é o único problema enfrentado pela novela.
 
Os folhetins nacionais constantemente sofrem com comparações, e até mesmo acusações de plágio por parte dos próprios brasileiros, aos famosos seriados americanos. “Avenida Brasil” sofreu deste mal. Frequentemente apontava-se semelhanças entre a trama de João Emanuel Carneiro e o seriado “Revenge”, agora exibido pela própria Rede Globo. O mesmo vem acontecendo com a novela de Walcyr Carrasco.
 
De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do “Uol”, em alguns núcleos de “Amor à Vida”, estão sendo apontados trechos com igualdade nas cenas em relação às atrações dos Estados Unidos.
 
Um dos plots mais comentados seria o da adoção gay, e também do relacionamento homossexual dos personagens de Marcello Antony e Thiago Fragoso. As semelhanças ficariam por conta de séries como “Brothers & Sisters” e “The New Normal”, onde, por sinal, o casal gay também é formado por um advogado e um chef de cozinha.
 
As cenas do hospital também estão em pauta quando o assunto é plágio. O núcleo tem cenas inteiras iguais as da série “Grey’s Anatomy”.
 
Ainda de acordo com a coluna, os criadores das séries, estariam contatando advogados no Brasil para tratar do tema e, se necessário, ir à justiça. Walcyr Carrasco diz não saber de nada, e afirma que por se passarem num hospital não fica caracterizado o plágio nas cenas. As histórias são diferentes. Já com relação à adoção gay, a justificativa é que se trata de um tema recorrente nos dias atuais.
 

Nenhum comentário: