terça-feira, 23 de setembro de 2008

Alice – 1x01: Pela Toca do Coelho


Eu sou um grande entusiasta de produções tupiniquins para televisão e talvez por isso eu me empolgue e fique cego com certas séries que prometem muito e infelizmente não cumprem a proposta (9mm: São Paulo). Outras vezes presenciamos uma série muito legal decair absurdamente (Mandrake).

Felizmente ao que parece às promessas por uma série brasileira de nível vão ser cumpridas. Alice é muito bom.

Muito antes da série ir ao ar agente já nota como a divulgação de Alice foi bem estudada e executada. Ambas as ações promocionais e o site oficial são verdadeiras provas de que a HBO está em sintonia com seu público ao contrário da maioria dos canais a cabo de maior acessibilidade.

A saga de Alice começa em Palmas que como ela mesmo explica na narração em over é uma cidade planejada. Assim como Palmas, Alice já têm sua vida planejada. Ela pretende casar com o namorado, ter filhos e levar uma vida pacata. Porém, tudo muda quando seu pai se suicida e ela vai até São Paulo para o enterro, e é na Terra da Garoa que Alice começa que por acaso se conhecer melhor.

Os elementos de um bom drama estão presentes, como a meia-irmã, a madrasta, a tia “descolada” e os amigos festeiros. A fotografia é muito boa assim como a edição e a trilha sonora. O Elenco tem boa química e o roteiro simples talvez seja o grande trunfo da série, afinal, fica mais fácil para pessoas se identificarem.

A protagonista Andréia Horta não é nenhum fenômeno de interpretação, mas cumpre bem o papel da garota perdida que resolve refletir sobre o futuro pré-planejado após a morte do pai.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi à forma meio atropelada que as coisas aconteceram depois que Alice se perde em São Paulo e na mesma noite já entra no circuito alternativo de São Paulo numa festa regada a drogas, musica eletrônica e sexo. Mas, como o conto de fadas de Alice é exagerado e de ritmo frenético, a série acaba que cumprindo sua proposta.

Como toda série HBO, Alice é de conteúdo mais adulto, porém os diálogos não são uma sucessão sem fim de palavrões como em 9mm: São Paulo e as cenas de sexo não são apelativas e funcionam perfeitamente na narrativa.

Estou muito contente e satisfeito com a série e espero que a temporada seja consistente com o nível do piloto. Como a própria Alice diz no final do episódio, “Mais vale uma Alice voando do que mil com os pés no chão”. Espero que voe, decole, faça muito sucesso e sirva como espelho para as próximas produções brasucas.

PS – Quem não possui HBO e quer dar uma checada na série é só entrar no site oficial e assistir online.

Nenhum comentário: