quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Maysa - Quando Fala O Coração (Capítulo 06 e 07)
O sétimo episódio de Maysa como terminou o sexto: Maysa cantando uma música para André em Portugal. Da tristeza absurda que ela sentia, nada restou no jantar com os novos amigos que fez, Miguel e Gabriela.
Maysa ainda volta ao Brasil para buscar o filho e em cenas dos últimos momentos de André podemos ver o quanto este havia se apegado ao pai. Quando Maysa chega em casa o menino assiste à mãe na televisão e chora.
Maysa levaria o filho consigo para a Espanha, mas acabaria por colocá-lo em um internato, mesma infância que ela teve e tinha odiado. Abre parênteses: vocês também sentem aflição olhando pros dentes daquele menino?? Nossa, me dá um desespero! Fecha parênteses.
O interesse de Maysa por Miguel, e a contra-partida, é imediato e evidente, só não sei ao certo se Gabriela já percebeu isso logo de cara. A escolha do ator que faz Miguel foi ótima, ele é realmente um playboy sedutor. E adoro a atriz que faz Gabriela (a Luiza de Mothern), mas ela de vez em quando escorrega no sotaque.
A cena da noite, sem dúvida, é a de Maysa cantando no Olympia de Paris. Sua versão de Ne Me Quitte Pas é uma de minhas preferidas para a canção (gosto também da versão de Nina Simone) e a imagem de Maysa no palco, somente ela iluminada, em aquele vestido vermelho é realmente algo grandioso.
A espera pelo episódio foi um súplicio e, seja isso, seja o sono já que o sexto episódio começou depois das onze da noite, ele nem foi tão bom, só engrenando no finalzinho. Do início fica a bela cena de Maysa se olhando no espelho após o acidente de carro que acabou por deixá-la com várias cicatrizes no rosto, a cena foi mais honeste com a angústia da cantora do que ela posando de forte após seu último show no Brasil. Maysa era uma mulher extremamente preocupada com sua aparência e as cicatrizes lhe afetaram bastante.
Aquele não foi um bom período para Maysa, apesar de significar seu primeiro sucesso com a Bossa Nova, com o lançamento do disto O Barquinho, produzido por Bôscoli. A pressão do casamento de André, o fim de seu relacionamento com Bôscoli, o acidente. Com tudo isso Maysa resolve passar um tempo fora do país, na Europa, a príncipio para descansar.
Em seu último show no Brasil ela ainda carrega as cicatrizes, antes de passar por uma cirurgia plástica no rosto e, que alguns especulam, no abdomem. No camarim ela receberia a visita de Bôscoli com sua nova namorada, que na série recebei o nome de Lisa, mas sabemos ser Elis Regina. Peço a ajuda da Tati agora, porque não lembro, se neste encontro Maysa foi tão carinhosa com Elis quanto mostrado na minissérie. Ela ainda devolve para Bôscoli o anel de noivado comprado por ele na Argentina e lhe pede que não magoe a garota (achei isso tão anti-Maysa).
Em Portugal Maysa é recebida como estrela. Devemos ainda mais admirar o sucesso da cantora, já que, em seu tempo, internet não existia, as transmissões de televisão eram restritas e o fato da cantora ser conhecida fora do país mostra sua força. Inicialmente Maysa não pensa em se apresentar, mas ela não resiste aos apelos de Ana, que, eu imagino, pensava que Maysa acabaria por enlouquecer ser a música. Ela chega a falar com Jayme ao telefone, de quem nem ao menos se despediu antes de viajar, e fica muito triste. Mais uma vez suas memórias fazem com que Maysa viaje no tempo, relembrando a auto-entrevista que fez e na qual Bôscoli lhe disse que sua música sempre estaria acima da família e de seu filho.
A tristeza da Maysa no telefone não é pela saudade, mas pela constatação de que era essa a verdade: ela fez um último show, mas não se despediu da família.
O primeiro show de Maysa na Europa seria no Cassino Estoril em Lisboa, lugar onde a nata da sociedade da época só recebia as estrelas mais importantes. Mas o ponto mais importante de sua estada na cidade seria Miguel, com quem ela troca olhares em uma jantar em seu hotel, e com quem ela viria a se casar.
Após o show Maysa recebe a mais triste notícia de sua vida: André morre de um enfarte fulminante, com apenas 45 anos de idade. Maysa ainda volta ao palco, atendendo aos apelos do público, e canta a música preferida de André, após fazer a declaração de amor que, acredito eu, poderia ter salvo o casamento dos dois. Acho que Maysa nunca mais deixou de se sentir sozinha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário