sábado, 17 de janeiro de 2009

Maysa - Quando Fala O Coração (Capítulo 09)


Chega ao fim da minissérie que tentou nos contar a história de Maysa, cantora excepcional, mulher difícil, linda e impulsiva. Fez sucesso jovem, morreu jovem, deixou muitas músicas lindas, mas, infelizmente, a certeza de que a felicidade pode ser uma busca difícil. Não acho que a vida tenha sido cruel com Maysa, como ela por vezes dizia, se ela teve muitas perdas a única responsável foi ela própria.

No último capítulo da minissérie vemos o fim do relacionamento de Miguel e Maysa, após ela trai-lo com Bôscoli em seu camarim e após mais uma tentativa de suicídio. É interessante notar que a família de Maysa não entendia a gravidade de sua loucura e como o fato de tanto protegê-la não a ajudava.

Maysa, não aceitando as críticas da família quanto ao fato dela deixar o filho esquecido na Europa , resolve seguir para Maricá, praia do Rio de Janeiro que Carlos Alberto havia dito ser o lugar perfeito para ela. A cantora realmente se apaixona pelo lugar, compra um terrenos e inicia a construção de sua casa. Ela grava um vídeo para O Barquinho, apresentando uma nova imagem, outra coisa que podemos dizer da cantora é que ela era uma verdadeira camaleoa.

Ela reencontra Carlos Alberto, leva-o para conhecer seu projeto e os dois iniciam um relacionamento que duraria por alguns anos de relativa paz, com Maysa afastada da mídia e bebendo menos. Não que Maysa tenha se tornado menos impulsiva, as brigas entre os dois eram recorrentes, mas ela parece ter encontrado certa paz na maturidade. Pena que ela mais uma vez não resistisse ao apelo da mídia e mentisse sobre uma gravidez para uma revista de grande circulação. Ela também volta a gravar e a beber. Essas três coisas, em diferentes medidas, acabariam com a relação dos dois.

Maysa não era uma mulher de ficar sem amor e o fato de ficar sozinha viria a entristece-la muito em seus últimos anos de vida. Junte-se a isso o fato de Jayme, ao retornar da Europa, não perdoar sua mãe pelos anos de abandono, pedindo sua emancipação e ficando sem ter contato com ela por vários anos.

Na época ele tinha apenas 15 anos de idade, mas havia passado quase 10 sem o carinho da mãe. Ele só voltaria a procurá-la próximo da data de seu primeiro casamento, que também ocorreu cedo, aos 20 anos de idade - ao que parece Jayme sofreu mais influência da personalidade da mãe do que poderíamos imaginar devido a distância dos dois.

Apesar de não concordar com o casamento, a discussão entre os dois sobre o assunto foi maior do que nos fez crer a minissérie, Maysa está presente no alter e depois leva o filho e a nova esposa ao aeroporto para a lua-de-mel. Somente então os dois fazem as pazes, talvez se sentindo muito feliz Jayme tenha conseguido relevar os vários motivos que causaram ao afastamento dos dois.

Infelizmente Maysa não poderia aproveitar a paz da vida em Maricá e da amizade com o filho por muito tempo, ela morreria logo em seguida, num acidente na Ponte Rio-Niterói, por uma conjunção de datores: a falta de sono causada pela medicação para emagrecer, a cabeça cheia de pensamentos e uma rajada de vento forte, nas proximidades do espaço existente na mureta que separa as duas vias da ponte praticamente no centro desta, que iria fazer com que ela perdesse o controle de seu carro.

O único problema da minissérie, foi o horário da segunda semana, e principalmente do último capítulo.

Nenhum comentário: