sábado, 17 de janeiro de 2009

Maysa - Quando Fala O Coração (Capítulo 08)


Ontem eu havia comentado que talvez não tivéssemos assunto para 16 capítulos, pois bem, da maneira como a minissérie acabou sendo montada até poderíamos ter, afinal, boa parte da vida de Maysa acabou apertadinha nos capítulos de ontem e hoje. São muitos anos da vida da cantora espremidos em apenas 80 minutos de história.

Ontem vimos uma das cenas mais discutidas antes da estréia da minissérie: Maysa visita o filho no internato, ele doente, e se recusa a beijá-lo, com medo de ficar gripada e perder a voz.

Mais de um jornalista perguntou para Jayme se o fato dele ter pedido que a cena fosse inclusa e mais de um perguntou se isso seria expiação dos seus problemas. Jayme foi categórico ao dizer que esta era uma maneira de mostrar a importância que a música tinha para sua mãe. Da maneira que a cena foi montada nós acabamos por ver muito de expiação mesmo (e sim, aquele menino continua me dando pânico ou, como a Vivi bem disse: dá vontade de entrar na televisão para empurrar os dentes dele).

É nessa visita ao internato, também, que percebemos a atração que Miguel exercia sobre Maysa, que vai ao internato com a cantora. É nessa época também que Gabriela descobre sobre o caso dos dois, colocando-os para fora de casa. Achei muito digna a atitude dela.

Entre a expulsão de Maysa, seu casamento com Miguel e sua volta ao Brasil bons anos se passaram, por mais que a série nos dê a impressão que foi uma questão de semanas ou meses.

O retorno de Maysa ao país é realmente triunfal, mas não foi o auge de seu sucesso no país. Lá fora Maysa chegou a lugares que nenhum outro artista nacional conseguiria, aqui a Bossa Nova já havia virado sucesso e começa a ser coisa comum, mas a lembrança de Maysa justifica um show de retorno no Canecão.

Em uma casa lotada Maysa volta a surpreender, não somente por ainda admitir que seu único amor foi André, mas por suas pernas de fora. Não há dúvida de que ela foi uma mulher a frente de seu tempo, a despeito de suas loucuras injustificadas.

Mais marcante para mim, e acho que para Jayme, é o fato da mãe voltar ao país e esquecê-lo na Europa. Bem como foi estranho ver a família assistindo ao show e ninguém falar do menino.

O reencontro com Bôscoli serve para mostrar que a paixão de Maysa por Miguel já não é tão forte e ela acaba vivendo um momento com o compositor em seu camarim, o que acabaria por causar uma grande briga entre o casal, com a saída de Miguel de casa e uma nova tentativa de suicídio.

Mas Maysa dificilmente faz o que esperamos e, com certeza, ela não espera nada mais de Bôscoli do que aquele momento e ela não desvia o olhar de Carlos Alberto, ator de sucesso na televisão.

Nenhum comentário: