segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Maysa" resgata a vida e a obra da polêmica cantora e compositora


Há dez anos, Jayme Monjardim sonha em produzir uma minissérie para homenagear sua mãe: a cantora e compositora Maysa, morta há 31 anos em um acidente de carro na ponte Rio-Niterói.

Apesar de o sonho ser antigo, até o ano passado, o diretor ainda não havia encontrado alguém para dividir com ele a delicada tarefa de resgatar a vida e a trajetória artística da mãe. "Ainda fazíamos ´Páginas da Vida' quando o Jayme me falou sobre o sonho de realizar um trabalho sobre a Maysa. E me perguntou se aceitaria escrever a minissérie. O convite me comoveu e envaideceu. Era irrecusável", lembra Manoel Carlos, autor de "Maysa - Quando Fala O Coração", minissérie de nove capítulos que a Globo estreia nesta segunda.

Para contar a história de Maysa - cheia de amor, conflitos, sucesso e excessos -, Jayme se cercou de uma série de cuidados. A começar pelo minucioso processo de seleção da atriz que encarnaria a cantora. "Tinha de ser uma grande atriz. Senão não teria como fazer a minissérie. E a Larissa é muito interessante porque veio sem vícios e livre para viver a Maysa de forma profundamente intensa", conta Jayme, referindo-se à gaúcha Larissa Maciel, que foi escolhida entre 500 jovens atrizes para interpretar a cantora e compositora.

Misturando ficção com imagens de arquivo, a minissérie vai mostrar seis fases de vida de Maysa, dos 15 aos 40 anos. Do casamento com o bilionário André Matarazzo, vivido por Eduardo Semerjian, aos 17 anos, passando pela época em que teve seu talento musical descoberto, até o tumultuado "affair" com Ronaldo Bôscoli, de Mateus Solano, tudo será abordado na minissérie.

"Faço uma Maysa diferente em cada uma dessas fases. Até porque, a minissérie não é contada em ordem cronológica. Ela vai e volta o tempo todo", explica Larissa, que dedicou o ano de 2008 exclusivamente à composição de Maysa. "Me permiti mergulhar fundo na vida dela. Foi um trabalho muito meticuloso, cuidadoso e profundo", acrescenta ela.

Como se não bastasse ter de lidar com a forte emoção de ver, a todo momento, a mãe "reencarnada" - com a ajuda do caracterizador Fernando Torquatto e das figurinistas Marília Carneiro e Lúcia Dadário -, Jayme teve de se equilibrar muito na hora de dirigir. É que seus dois filhos, André Matarazzo, de 10 anos, e Jayme Matarazzo, de 22, fizeram parte do elenco da produção. "A idéia de colocar os dois para me interpretar foi do Manoel Carlos. No início, fiquei muito reticente, mas mudei de idéia quando vi o resultado dos testes deles", confessa Jayme.



Com o custo de R$ 1 milhão por capítulo - ao todo, a produção teve um orçamento de R$ 9 milhões, "Maysa - Quando Fala O Coração" foi gravada de agosto a outubro de 2008. Para ser o mais fiel possível à biografia da cantora, a equipe de cenografia optou por filmar 90% das cenas em locações externas, em edifícios históricos que retratam a alta sociedade dos anos 50, 60 e 70. Entre as locações que vão dar o ar da graça na minissérie, estão o Palácio Laranjeiras, o Copacabana Palace, o Hotel Glória e a Casa Julieta de Serpa, entre outros prédios históricos do Rio de Janeiro. "Dos 34 anos que tenho de Globo, 'Maysa' é o trabalho mais bonito que já fiz. A cena do velório do André Matarazzo, que filmamos no Palácio Laranjeiras, é maravilhosa", derrete-se a diretora de arte Tiza de Oliveira.

Ainda que a minissérie resgate boa parte da vida e da obra de Maysa, alguns momentos da biografia da cantora ficarão de fora. Afinal, Manoel Carlos e Jayme Monjardim optaram por inserir à história apenas os fatos marcantes de sua história. Para resgatar o passado com minúcia de detalhes, Jayme rodou toda a minissérie com câmaras de alta definição e com o luxuoso auxílio do diretor de fotografia Affonso Beato. "Filmamos com uma tecnologia praticamente inédita no mundo.
Acredito que estamos fazendo o futuro da televisão", derrete-se Jayme.

Quem é Quem em "Maysa"

Maysa (Larissa Maciel) - Dona de um talento incontestável, desafiou as regras da sociedade e desfez um casamento bilionário para correr atrás do sonho de cantar. Corajosa e muito intensa, construiu uma carreira de grande sucesso no Brasil e no exterior.

Jayme Monjardim (André Matarazzo/Jayme Matarazzo) - Filho único de Maysa, sofreu um bocado com a ausência da mãe na infância, já que, na ocasião, ela fazia muito sucesso. Depois da morte do pai, passou sete anos em um internato na Espanha. Na volta, rompeu com a mãe e pediu a emancipação aos 15 anos.

André Matarazzo (Eduardo Semerjian) - Homem da alta sociedade paulistana, foi o primeiro marido de Maysa. Quase 20 anos mais velho que ela, era um importante empresário da indústria brasileira. A diferença de idade criou inúmeros conflitos entre o casal, culminando na separação. Juntos, tiveram um único filho: Jayme Monjardim.

Amália Matarazzo (Denise Weinberg) - Mãe de André Matarazzo e sogra de Maysa, era para lá de tradicional e radicalmente contra os anseios artísticos da nora.

Andrea Matarazzo (Rogério Falabella) - Pai de André Matarazzo e sogro de Maysa.

Inah Monjardim (Ângela Dip) - Mãe de Maysa, era de personalidade muito doce. Sempre se preocupava com as idéias vanguardistas da filha.

Alcebíades Monjardim (Nelson Baskerville) - Pai de Maysa, era conhecido como Monja. Boêmio, convivia com muitos artistas e, vira-e-mexe, promovia saraus em sua casa.

Cibidinho (Michael Nix/Luiz Carlos Ayres/Gustavo Trestini) - Irmão de Maysa.

Ana (Priscilla Rozenbaum) - Uma combinação de três secretárias que a cantora teve ao longo de seus 20 anos de carreira.

Ronaldo Bôscoli (Mateus Solano) - Compositor e um dos precursores da Bossa Nova, era um galanteador. Teve um breve e tumultuado romance com Maysa.

Miguel Azana (Pablo Bellini) - Espanhol, conheceu Maysa durante a turnê que a cantora fez na Europa. Casado à época, separou-se da mulher e viveu com Maysa durante quase dez anos.

Gabriela (Melissa Vettore) - Esposa de Miguel Azanza. Quando descobre o caso entre o marido e Maysa se separa.

Carlos Alberto (Marat Descartes) - Famoso ator de televisão, foi um dos últimos namorados de Maysa. Foi ele que a levou a Maricá, cidade que se tornaria um refúgio para a cantora.

Nina (Simone Soares) - Miss Israel, foi a segunda esposa de André Matarazzo.

Marlene (Cristiane Carniato) - Amiga de infância de Maysa.

Beta (Cristine Perón) - Uma das muitas namoradas que passaram pela vida de Ronaldo Bôscoli.

Nenhum comentário: