domingo, 26 de abril de 2009
Review: Tudo Que É Sólido Pode Derreter
Já demos a dica sobre Tudo Que é Sólido Pode Derreter por aqui, mas até esse dia, não sabia nada sobre a existência da nova aposta da TV Cultura em seriados para adolescentes, esse foi o primeiro erro, flata de uma divulgação maior. A segunda é o horário ingrato.
A idéia do seriado é simples: uma adolescente, Thereza (interpretada por Mayara Constantino), segue com sua vida no ensino médio, só que, seja pela paixão pela literatura seja por ter perdido seu querido tio escritor há pouco tempo, ela começa a olhar a vida com outros olhos: os olhos das obras de literatura que está estudando na escola.
Apaixonei-me pela personagem já no primeiro episódio assistido, o segundo da série. A temática usava Os Sermões, do Padre Antonio Vieira e Thereza enfrentava as incertezas relacionadas ao seu relacionamento com seus pais e com seus amigos.
Logo em seguida, para minha felicidade, a TV Cultura exibiu uma reprise do primeiro episódio, que usava a obra A Barca do Inferno de pano de fundo. Ela começa a olhar as situações pelas quais passa pensando qual seria o destino de cada uma das pessoas a sua volta, se seriam levados pela Barca em direção ao Inferno ou se seriam salvos por um anjo do céu.
O interessante seriado surgiu, em verdade, de um curta, produzido pelo jovem Rafael Gomes. A obra ganhou diversos prêmios e participou do festival infanto juvenil da Alemanha, um dos mais importantes no mundo. Rafael agora tem a função de diretor geral da série e está totalmente envolvido na execução do projeto.
Vocês podem ter ouvido falar de Rafael por outro trabalho: o vídeo de ficção Tapa Na Pantera, sucesso do You Tube.
A série também é dirigida por Esmir Filho, parceiro de Rafael no vídeo Tapa Na Pantera, e que já recebeu prêmios logo em seu primeiro longa metragem, Os Famosos e Os Duendes da Morte.
Para quem, como eu, tinha saudades de Confissões de Adolescente, fica a dica de se aventurar por esta mistura de televisão e literatura. Sempre às sextas-feiras, a partir das 19h30.
Sugiro, ainda, uma visita ao site da série, onde você pode acompanhar os episódios já exibidos, ter acesso ao blog da Thereza, conhecer as músicas da trilha sonora e os livros de cada episódio, inclusive com links para download das obras de domínio público.
Marcadores:
séries brasileiras,
tudo o que é sólido pode derreter,
tv cultura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário