domingo, 14 de junho de 2009

Aguinaldo Silva diz que Senhora do Destino seria sua última novela


Animado com os altos índices de audiência da reprise de Senhora do Destino, Aguinaldo Silva resolveu contar em seu blog alguns dos segredos da pré-produção do folhetim estrelado por Susana Viera em 2004.

Aguinaldo relata que Senhora do Destino seria a última novela de sua carreira e que a elaborou apenas para cumprir seu contrato com a Globo. Para ele foi uma grande surpresa a trama ter atingido índices de audiência históricos para a emissora carioca.

Entre alguns dos segredos que até então nunca haviam sido revelados de Senhora do Destino está na escolha do diretor. Aguinaldo disse que foram escolhidos 2 nomes antes da escolha de Wolf Maya. Luiz Fernando Carvalho (o mesmo de A Pedra do Reino e Capitu) havia sido o primeiro indicado, porém na época não havia demonstrado interesse em assumir o projeto, o que foi comemorado por Aguinaldo. O segundo havia sido Jayme Monjardim, que não pode aceitar o convite pois estava comprometido com a direção de América, texto de Glória Perez, cargo o qual seria destituído semanas após a estreia.

Aguinaldo Silva também revelou alguns segredos quanto a escalação das atrizes que viveriam a protagonista Maria do Carmo e da antagonista Nazaré Tedesco. Segundo ele a dupla seria interpretada por Regina Duarte e Susana Vieira respectivamente. Entretanto houve mudanças, afinal Regina demorou muito para responder ao convite e impôs a filha Gabriela Duarte no papel de Isabel, que foi interpretado por Carolina Dieckmann.

Enquanto Regina Duarte não dava seu parecer quanto ao convite, Aguinaldo relembra que Wolf Maya lhe sugeriu Renata Sorrah como Nazaré e Susana Vieira como Maria do Carmo. O autor se recorda que parou para pensar por alguns segundos e que logo aceitou. As atrizes foram contatadas e aceitaram os papeis um dia antes de Regina Duarte retornar a Aguinaldo, demonstrando entusiasmo em viver a Maria do Carmo.

Quanto aos colaboradores, Aguinaldo Silva relata que também houve alterações na época de pré-produção de Senhora do Destino. O autor relata que Tiago Santiago seria um de seus colaboradores, mas que para isso teria que abrir mão de um de seus colaboradores mais antigos, o que optou por não fazer. Aguinaldo acredita que tomou a decisão certa, pois não teve que mexer em seu time de roteiristas e Tiago seguiu para a Record, onde se tornou a estrela do canal após as bem-sucedidas A Escrava Isaura e Prova de Amor.

Fazendo um balanço geral de Senhora do Destino, Aguinaldo Silva classifica a obra como "abençoada". Seus índices de audiência foram os maiores registrados por uma atração na TV brasileira desde 1997 e mesmo tendo chegado ao fim há 5 anos, tal título permanece intacto. A reprise, que vai ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, também tende a marcar a história da sessão.

Nenhum comentário: