quarta-feira, 10 de junho de 2009
Cenas da minissérie Decamerão - A Comédia do Sexo são gravadas no Rio Grande do Sul
Foi em meio aos parreirais da Serra Gaúcha, em um ambiente que remete à imigração italiana do século XIX, que os quatro episódios da minissérie Decamerão - A Comédia do Sexo foram gravados. O programa, que já teve um especial exibido na Rede Globo no dia 02 de janeiro, reuniu elenco e equipe dos dias 03 a 29 de maio para as filmagens.
O texto, inspirado nos contos do escritor Giovanni Boccaccio, traz a história de sete típicos personagens da Commedia dell´arte. O patrão Tofano (Matheus Nachtergaele), sua esposa Monna (Deborah Secco), o falso padre Masetto (Lázaro Ramos), os criados Tessa (Drica Moraes) e Calandrino (Edmilson Barros), e o romântico casal em crise Filipinho (Daniel de Oliveira) e Isabel (Leandra Leal) se entrelaçam em histórias que têm como elementos principais o amor e o riso.
Há, ainda, a participação especial da personagem Belisa (Fernanda de Freitas), prima de Isabel, que chega de Paris, e do Abade (Nelson Diniz), que tenta desmascarar o falso padre, para incrementar as aventuras da trupe. Tudo isto bordado por um roteiro escrito em versos.
- A tradição do verso popular no Brasil é muito rica. Há uma tendência do realismo naturalista e eu queria ir para o lado oposto, criando algo mágico. Os diálogos construídos em versos estabelecem esta fronteira com o realismo. É uma fábula completa - conta o diretor Jorge Furtado.
Para palco deste conto, foram escolhidas duas locações nos arredores das cidades de Farroupilha e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. A primeira delas, onde estão a casa de Tofano (Matheus Nachtergaele) e de seus criados, se fixa na Vila Jansen. Este distrito de Farroupilha abriga um dos ponto turísticos do local, o Caminho das Pedras, e é conhecido por reunir edificações que datam de 1800. Já em Garibaldi, as gravações aconteceram dentro de um sítio de descendentes de colonos italianos. O local está sendo projetado para ser um museu iconográfico do século XIX e, por isso, as casas da época, até então deterioradas, foram restauradas. Lá, foram feitas cenas no comércio de Filipinho (Daniel de Oliveira), na ferraria, na igreja de Masetto (Lázaro Ramos), na lagoa e no riacho.
- Embora todo o ambiente remeta a este período, no entanto, o programa não tem compromisso temporal - conta Jorge Furtado.
As gravações, feitas em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre, foram todas realizadas em película, em rolos de 16 milímetros. Para estruturar o projeto, foram necessárias oito toneladas de equipamentos, 55 funcionários e 80 figurantes, todos habitantes da região.
Decamerão - A Comédia do Sexo é uma co-produção da TV Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre. Inspirado na obra de Giovanni Boccaccio, a série tem textos de Jorge Furtado, Guel Arraes, Carlos Gerbase e Adriana Falcão e direção de Ana Luiza Azevedo e Furtado, que assina a direção geral e o texto final.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário