domingo, 3 de janeiro de 2010
VALE A PENA LER DENOVO
Bravo! foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 16 de junho de 1975 a 31 de janeiro de 1976, contou com 197 capítulos. Novela de Janete Clair, foi escrita por Janete Clair e Gilberto Braga e dirigida por Reynaldo Boury e Fábio Sabag. O nome se refere a profissão do protagonista, que era um grande maestro. Foi produzida em preto-e-branco.
Trama
Para os outros, Clóvis Di Lorenzo é o maior maestro do país, um gênio da música. Para sim mesmo, ele é um fracasso, pois não consegue compor uma obra-prima musical à altura de seu talento. Até agora só conseguiu escrever quatro peças sofríveis que serviram apenas para deixá-lo mais frustrado. O sucesso continua, promovido pela televisão, que transmite seus concertos. Mas o maestro não suporta mais a contradição em que vive.
Temperamental como devem ser os gênios, intolerante com as pessoas e insatisfeito consigo mesmo, Di Lorenzo andava casado das bajulações da popularidade, que atribuía mais à influência de sua rica família do que ao próprio talento. O maestro era inclusive desestimulado por Fabiana, sua irmã possessiva, que cultivava a imagem de sua falecida mulher, Branca.
Até que Clóvis conhece Cristina, moça pobre que viera do interior para trabalhar numa editora. Ingênua e desinformada, ela o toma por um escritor fracassado e, por piedade, começa a relacionar-se com ele. O maestro, que pela primeira vez não é tratado como gênio, apaixona-se por Cristina e, apesar do susto da moça ao conhecer sua verdadeira identidade, acaba casando com ela. Mas ele tem ainda que lidar com os problemas da filha, a jovem Lia, que não aceita a união do pai com Cristina.
O casamento, entretanto, não resolve a profunda insegurança de Clóvis: ele separa-se de Cristina e simplesmente desaparece. Passará um tempo escondido sob nome falso, exercendo outras atividades e tentando compor a obra que julga ser sua única chance de auto-afirmar-se. A luta anônima pelo sustento acaba dando ao maestro a autoconfiança que a música não lhe proporcionava. Reencontrando Cristina e já convencido de que sua fama anterior não era fruto exclusivo da influência da família, Clóvis Di Lorenzo retoma sua brilhante carreira de maestro.
Elenco
CARLOS ALBERTO - Clóvis Di Lorenzo
ARACY BALABANIAN - Cristina Lemos
BETE MENDES - Lia
NEUZA AMARAL - Fabiana
CLÁUDIO CAVALCANTI - Maurício
CARLOS EDUARDO DOLABELLA - Edú Ribas
ARLETE SALLES - Myrian Serpa
MARCELO PICCHI - Rick
GRANDE OTHELO - Malaquias
ÍTALO ROSSI - Paes Duarte
JOSÉ AUGUSTO BRANCO - Rudy
DAISY LÚCIDE
BIBI VOGEL - Alice
LUÍS DE LIMA - Nelson Bávaro
BRANDÃO FILHO - Santiago
JORGE CHAIA - Guido
LÍCIA MAGNA - Marta
ROBERTO HAYA
REYNALDO GONZAGA - Jorge
MONIQUE LAFOND
HELOÍSA HELENA - Eugênia
TEREZA CRISTINA ARNAULD - Sheyla
LUPE GIGLIOTTE - Dalva
SUZY ARRUDA
ANTÔNIO PATIÑO
JOYCE DE OLIVEIRA
FERNANDO JOSÉ
RODOLFO SICILIANO
NORMA BLUM - Elvira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário