sexta-feira, 16 de julho de 2010

VALE A PENA LER DENOVO


Plumas e Paetês foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas entre 1980 e 1981, contou com 197 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Jardel Mello e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Gonzaga Blota. A novela exibida no Vale a Pena Ver de Novo com maior número de capítulos: 175. A reprise aconteceu entre 2 de janeiro e 2 de setembro de 1983, em 175 capítulos, as 13h30. Apenas 22 a menos do que os 197 originais. Cronologicamente, a reapresentação ficou mais tempo no ar que a apresentação original: 35 semanas em 1983, contra 33 em 1980 e 1981, devido à diferença de números de capítulos por semana.

ENREDO

Um acidente automobilístico em direção à São Paulo põe a única sobrevivente, Roseli, em contato com a família do motorista, Osmar, um amigo. Ela é confundida com Júlia, a noiva do rapaz, que também morrera. Grávida, fugindo do passado em Minas Gerais, e para não ficar desamparada numa cidade onde não conhece ninguém, Roseli apresenta-se como noiva de Osmar e com outro nome, Marcela. A moça passa a desfrutar, então, de todas as regalias da rica família, liderada pela matriarca Bruna, que a recebe com desconfiança.

Edgar, o filho mais velho de Bruna, apaixona-se pela falsa cunhada, e antes que possam completar essa união, Marcela/Roseli reencontra um antigo amor de Minas, Paulo. Mas ela não sabia que o próprio Paulo mentira o nome para ela: ele é na realidade Renato, namorado da modelo Amanda, moça que havia se tornado sua amiga e com quem ela dividia um apartamento com outras duas modelos, Dorinha e Veroca.

Do outro lado da história estava Rebeca, uma rica empresária viúva, dona de uma confecção, sempre assediada por seu assessor Márcio, mas descobrindo o amor de Gino, um segurança de sua empresa. Rebeca ainda tomava conta da vida afetiva de seu único filho, Jorge Luís, impedindo seu envolvimento com a simplória Nadir, a "moça do cafezinho"; e com Veroca, a modelo interesseira que desfilava suas confecções.

Por volta do capítulo 100, o autor sofreu um enfarte e teve de deixar a trama aos cuidados de outro novelista. Indicou Sílvio de Abreu para substituí-lo. Sílvio conseguiu aumentar a audiência transformando o destino da protagonista Marcela, que muda de uma humilde moça, vítima das circunstâncias e que tenta a vida na cidade grande, em uma mulher oportunista e trapaceira.


ELENCO
ELIZABETH SAVALA - Marcela / Roseli
JOSÉ WILKER - Renato / Paulo
CLÁUDIO MARZO - Edgar
MARIA CLÁUDIA - Amanda
EVA WILMA - Rebeca
PAULO GOULART - Gino
MILA MOREIRA - Dorinha
LÚCIA ALVES - Veroca
PAULO GUARNIERI - Jorge Luís
SOLANGE THEODORO - Nadir
NEUZA AMARAL - Bruna
JOSÉ LEWGOY - Gustavo
JOHN HERBERT - Márcio
MYRIAN PÉRSIA - Bianca
ARY FONTOURA - Raul
CLEYDE BLOTA - Yara
SURA BERDITCHEWSKI - Lidia
MÁRIO GOMES - Ângelo
ELIZÂNGELA - Sandra
HERALDO GALVÃO - Zeca
SÍLVIA SALGADO - Melina
EDSON CELULARI - Kurlan
ANGELINA MUNIZ - Cláudia
EDUARDO CONDE - Francis
MARIA HELENA DIAS - Luísa
MÁRIO LAGO - Cristiano
MONAH DELACY - Irene
FELIPE CARONE - Clóvis
ELOÍSA MAFALDA - Zeni
LÍDIA MATTOS - Zenaide
NESTOR DE MONTEMAR - Padre Clodovil
WÁLTER STUART - Chico
ÍSIS DE OLIVEIRA - Biba
VERA BRITO
ROGACIANO DE FREITAS - Adauto
CRISTINA PROCHASKA
DINA FLORES
STEPAN NERCESSIAN - Osmar
CRISTINA ACHÉ - Júlia
MILTON MORAES
ELZA GOMES - Dona Nina (moradora do prédio)
BRANDÃO FILHO - Adolfo

Nenhum comentário: