quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VALE A PENA LER DENOVO



A pequena órfã é uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de julho de 1968 a maio de 1969. Escrita por Teixeira Filho e dirigida por Dionísio Azevedo. Em 1970, a Rede Globo reapresentou a telenovela. Em 1973 Clery Cunha filmou a versão cinematográfica da novela da Excelsior, com o mesmo elenco base. Em 1993, Marcílio Moraes usou as tramas centrais de A pequena órfã e Ídolo de pano, ambas de Teixeira Filho, para escrever Sonho meu, na Rede Globo. Ainda, em 2005, Tiago Santiago tomaria como base A pequena órfã para criar Prova de amor, na Rede Record.

Sinopse

Toquinho, uma criança abandonada pelos pais, sofre nas mãos da megera Elza, dona do orfanato onde vive, uma mulher desajeitada no trato com as crianças, ambiciosa, encrenqueira e possessiva.

Enquanto a mãe de Toquinho, arrasada pelo sentimento de culpa, luta para reencontrar a filha, a menina encontra amparo no velho Gui, seu protetor, um velhinho que conserta brinquedos e adora crianças. Foi numa de suas escapadas que Toquinho travou contato com Gui, que passa a lhe dar carinho e atenção. O bom velho ensina a menina a fazer barquinhos de papel entoando uma antiga canção de ninar: "vou mandar fazer um barquinho de papel, de papelão...".

Mas o misterioso desaparecimento de Toquinho mobiliza a todos no esforço para encontrar a menina e devolver a alegria de viver ao velho Gui.


Elenco
Patrícia Ayres .... Toquinho (Maria Clara)
Marize Ney .... Toquinho (Maria Clara) (substituindo Patrícia Ayres)
Dionísio Azevedo .... Velho Gui
Riva Nimitz .... Elza
João José Pompeo .... Nicolau
Lurdinha Félix .... Madalena
Roberto Maya .... Jerônimo
Yara Amaral
Eduardo Abbas .... Padilha
Edmundo Lopes .... Miguel
Rachel Martins .... Amazília
Tony Vieira .... Pereira
Nádia Lippi .... amiga de Toquinho
Ruthinéa de Moraes
J. França .... Mercadoria
Djalma Lúcio
Glória Pires
Hemílcio Fróes

Nenhum comentário: