terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Caminho das Índias: Gentileza gera gentileza


Paulo José grava hoje suas primeiras cenas na novela como o Profeta Gentileza. José Datrino, como se chamava antes de se tornar Gentileza, ficou famoso por suas pinturas nos muros e viadutos do Rio de Janeiro, pregando o amor ao próximo, e morreu em 1996. Figura singular de cabelos longos, barbas brancas, vestindo uma bata alvíssima, o “profeta” foi considerado louco por muitos e chegou a ser internado em clínicas psiquiátricas mais de uma vez.

Em Caminho das Índias, Gloria Perez faz uma homenagem a Gentileza, dando vida ao personagem através do aclamado ator Paulo José, que, como você vê na foto ao lado, ficou igualzinho ao “profeta”.

As cenas serão imperdíveis! Fique de olho!

5 comentários:

crica disse...

Adorei a homenagem ao profeta Gentileza.
Sou pedagoga e leciono em uma escola de Novo Hamburgo/RS, onde realizo um projeto que se denomina "Gentileza gera gentileza". e certamente a novela servirá de referência para os alunos e todos os envolvidos.
agradecida.

dinho resler (oswaldo resler) disse...

sou membro da ONG Gentileza Gera Gentileza da cidade de Mirandópolis/sp., onde José Datrino nosso Gentileza faleceu está ak no campo santo e seus familiares residem, A ONG é um orgão estabelecido co CGC e pregamos a paz, defesa da natureza e vemos a 1ª apresentação pífea, o sapato dele não condiz com a realidade, seu jeito de olhar e falar e completamente diferente, temos video,as roupas, a tabua o sapato original do Gentileza, doado pelos familiares para a ONG, Gloria Peres tem q rever os detalhes o ator é exelente. A direção tem que procurar a ONG, conhecemos Gentileza pessoalmente, até falecer, temos que corrigir o personagem que foi apresentado..ok em nome da ONG Gentileza Gera Gentileza -Mirandópolis/SP.

dinho resler (oswaldo resler) disse...

A ONG tem uma comunidade em mirandópolis, criada pelo amigo escritor Fred..Tiens Jass,que falava com o Jose Datrino até nos seus ultimos dias no Hospital Geral de Mirandópolis, o cineasta Dado Amaral, do Rio, conhece nossa ONG e Mirandópolis, fez várias filmagens (curtas) da historia do Gentileza>>AGRADECIDO eram as palavras usadas por ele e visitem a comunidadeda >ONG “Gentileza Gera Gentileza”
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8935055

Anônimo disse...

Glória Perez fez uma homenagem mais que merecida em "Caminhos para a Índia"!
GENTILEZA está vivo no coração de todos que o conheceram ou ouviram a história de sua vida. História marcada por renúncia ao mundo material e a saga de um pregador da PAZ e do AMOR UNIVERSAL...
A ONG GENTILEZA GERA GENTILEZA, procura manter viva a história e memória de GENTILEZA que, infelizmente, reclamou como mostrou-se equivocado o personagem apresentado no capítulo que foi
ao ar no dia 17/02.
O figurino de Emília Duncan, a interpretação de Paulo José que, apesar de ser um grande ator, a
concepção e direção da novela o fez apresentar um personagem repleto de equívocos. GENTILEZA
não vestia-se assim, não falava assim, não olhava para o alto entre outros. O que vimos foi um
personagem com trejeitos tresloucados, parecendo ora um louco ora um palhaço e GENTILEZA não foi nem um, nem outro. Era um visionário comprometido em propagar sua visão de mundo, marcada por valores espirituais, superando a si mesmo com a renúncia à vida comum e pregando o BEM.
Sinto muito pela distorção da imagem e o que GENTILEZA representou para todos nós.
O relato da professora Crica preocupa, pois seus alunos não terão a informação correta e, ela nem sabe disso!
Queremos que a produção da novela nos acolha na intenção de correção de erros inconcebíveis para nós. Infelizmente, apesar da tentativa de diálogo e de termos enviado mensagens diretamente para o
diretor, Marcos Schechtman, entre outros, não obtivemos nenhum retorno. A ONG tem vasto material e poderia ajudar muito para o sucesso da trama e fazer o público conhecer GENTILEZA e, para aqueles que o conheceram fazer lembrar aquele ser tão especial, generoso, sábio e que nos faz muita falta...
A indiferença à solicitação de uma entidade representativa dos valores e propagação do legado que
GENTILEZA nos deixou, infelizmente, retraram o caráter autoritário e desprezo pelos interesses nobres de preservação da história e memória de GENTILEZA.
Ressalto que ainda assim, continuamos aguardando um contato da emissora e equipe.

dinho resler (oswaldo resler) disse...

HOJE MAIS DO QUE NUNCA... GENTILEZA GERA GENTILEZA!
Postado por Fred Souza em 2 dezembro 2008 às 10:00
Exibir blog de Fred Souza
Em homenagem ao “Dia Mundial Pelos Atos de Gentileza”, comemorado no dia 13 de novembro, trago até você um pouco da vida de um grande brasileiro...

José Datrino - Profeta Gentileza, que durante 35 anos pregou a gentileza e o amor ao próximo em todo o Brasil
José Datrino, chamado Profeta Gentileza, (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São Paulo, 29 de maio de 1996) tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

Sua infância
Nascido em Cafelândia-SP, no dia 11 de abril de 1917. Com mais nove irmãos, José Datrino teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia “amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento”. Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos doze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais. Passando sempre o que aprendia a seus amigos.

Surge o Profeta Gentileza
No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, entregando flores, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

Os murais
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.

Após sua morte
Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de seus familiares (Mirandópolis-SP.), onde se encontra enterrado, no "Cemitério Saudades".
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. O apagamento das inscrições foi criticado e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
No ano de 2000, na cidade de Mirandópolis-SP., onde o profeta está enterrado, foi criada a primeira ONG da cidade - ONG "Gentileza Gera Gentileza", por parentes e amigos que admiravam a filosofia de vida do Profeta. A ONG além de lembrar a pessoa de José Datrino (Profeta Gentileza) ,em sua criação, tinha a missão de difundir educação e cultura em toda a região. Vários eventos foram feitos, como: Sarau mensal itinerante, Encontro de Corais, MPB na Praça – MPB em Tarde de Graça, Tarde Cultural para Crianças no Bosque da cidade, Participação em Eventos Escolares e um evento anual denominado "Gentileza Gera Gentileza, com música, teatro, poesia e dança, entre outros.
No final do ano 2000 foi publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) o livro “Brasil: Tempo de Gentileza”, de autoria do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no "universo" do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele, além de trazer fatos relacionados ao projeto “Rio com Gentileza” e descrever as etapas do processo de restauração dos escritos. O livro é ricamente ilustrado com inúmeras fotografias, principalmente do profeta e de seus penduricalhos e painéis. Além de fotos do próprio profeta Gentileza trabalhando junto a algumas pilastras, existem imagens dos escritos antes, durante e após o processo de restauração.
Em 2001, foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.
Em Conselheiro Lafaiete, cidade do interior de Minas Gerais, há um amplo trabalho feito pela ONG “AMAR” que dá continuidade ao trabalho do Profeta Gentileza. Foram desenvolvidas oficinas com jovens da cidade, onde foi possível repassar as técnicas de mosaico. Além disso, um grande muro no bairro São João recebeu uma linda aplicação de mosaico. E a praça São Pedro, no bairro Albinopólis, foi toda decorada seguindo o exemplo do Profeta Gentileza.
Em 2009 o ator Paulo José viverá o Profeta Gentileza na nova novela das 21h da rede Globo, "Caminho das Índias", da escritora Glória Perez, que abordará, entre outros temas, a loucura em seus vários aspectos, inclusive o social.

SERVIÇO: Para Saber Mais...
www.riocomgentileza.com.br
Compartilhar
ESSA FOI UMA EXPLANAÇÃO DA VIDA DO GENTILEZA QUE NINGUEM SABE, FEITA PELO AMIGO FRED - THIENS JASS, (jANIO)- QUE ESTEVE ATÉ OS ULTIMOS MOMENTOS DE SUA VIDA, TESTEMUNHA VIVA DA MORTE DO GENTILEZA, QUE ESTÁ NOS NOSSOS CORAÇÕES. ORO PRO NOBIS!!!