sexta-feira, 24 de julho de 2009

Som & Fúria - Episódio 11


Que episódio sensacional, que atuações fantásticas, que roteiro esplêndido. Fiquei boquiaberto com o fôlego que a série mostrou em seu penúltimo episódio. E ao fim do episódio, a tristeza era a única sensação que tinha. Pois sei que o inevitável fim está muito próximo.

Aconteceu de um tudo nesse episódio. Romances, brigas, revelações, a estréia de Macbeth, etc. Fato é que grandes tramas foram finalizadas nesse episódio, e algumas outras já estão encaminhadas para o seu final. Resta-nos apenas esperar pela estréia de Macbeth e uma solução para o difícil relacionamento de Dante e Ellen. Em segundo plano, veremos Patrick e Sarah e o estranho casal em Romeu e Julieta.

Aliás, “Romeu e Julieta” torna-se quase desnecessário com tanto romances que vimos na série. Nesse episódio tivemos o estranho casal Ana e Lionel, que divertiu bastante. Foi ótimo ver um lado mais fogoso da Ana, ou pelo menos a tentativa de ter um, como quando tenta rasgar a camisa de Lionel e fica preocupando-se em costurá-la, ou na cena de sexo deles. Confesso que torcia para que Ana algum dia ficasse com Naum. Não aconteceu e nem acontecerá, mas o casal que ela fez com Lionel também é ótimo.

Continuando com o clima romântico, temos dois casais: Dante e Ellen são o primeiro e Patrick e Sarah, o segundo. O primeiro está em um momento de turbulência, mas teve direito a uma cena fofa, quando Ellen pede para Dante chamar Henrique de volta. E o segundo casal é teatralmente incrível. Não importa o quão estranhos eles são na vida real, seus personagens acabam unindo-os. E as cenas onde os dois estão interpretando Romeu e Julieta são ótimas. Eles são excelentes e conseguem passar toda a emoção do secular amor Shakespeariano. Até consegui me livrar do preconceito que tinha com o Leonardo Miggiorin. Não o considerava um bom ator, mas até então ele desenvolveu o seu papel muito bem.

Eles não são um casal, mas são excelentes juntos. De quem estou falando? Sanjay e Ricardo. Adorei o arco que Rodrigo Santoro fez na série e a sua dupla com Dan Stulbach. Foi ainda melhor do que Regina Casé, na primeira fase da série. E nesse episódio, os dois ainda renderam ótimas cenas, como a da cadeia. Ricardo é o meu personagem preferido da série, e acho que nada do que possa acontecer no episódio final me fará mudar essa opinião.

E por fim, a pré-estréia de Macbeth. Primeiramente, destaco que fiquei muito feliz ao ver Dante demitir Henrique. O cara é arrogante demais e nem sei por que Dante agüentou tanto. Mas infelizmente, ele é o ator certo para interpretar Macbeth. A pré-estréia foi bem e conseguiu mostrar que a visão de Dante da peça é excelente, mas Geraldo deixou muito a desejar, pulou três páginas do texto e não conseguiu superar o nervosismo. Fiquei triste na cena onde ele foi dispensado, principalmente depois que Dante o elogiou na frente de sua mulher.

O futuro da peça, entretanto, é incerto. Henrique voltou, mas aparentemente continuará sendo tão arrogante quanto antes e Dante, com certeza, não abrirá mão de sua visão de Macbeth. Como esse impasse será resolvido é o grande mistério da finale dessa sexta.

Sei que não tenho elogiado os atores nas últimas reviews, pois achei desnecessário já que todos estavam excepcionais. Mas não tem como deixar passar em branco o quão brilhante foi Andréa Beltrão nesse episódio. Já disse na última review que não gosto muito dessa trama atual de sua personagem, mas independente disso, fiquei boquiaberto com a grandiosidade que ela nos mostrou em cena hoje. Tudo o que Ellen passou enfraqueceu a muralha que a personagem sempre levantou em torno de si, e a Andréa soube encontrar o ponto certo dessa Ellen frágil e sentimental.

E agora? Uma maluca mistura entre expectativa e tristeza me atormenta. Quero ver o que o final de Som & Fúria nos reserva, mesmo já sabendo que algo grandioso virá, mas ao sou bom com despedidas, ainda mais quando me despeço de algo que tão bem me fez.

Nenhum comentário: